Sei sulla pagina 1di 27

Evidncias da Colaborao de Leon Trotsky com a Alemanha e o Japo (I)

Evidncias da Colaborao de Leon Trotsky com a Alemanha e o Japo (I)

Grorver Furr

Enviado para comunidade Josef Stlin pelo camarada Lcio Jr

Comunidade Josef Stlin - http://comunidadestalin.blogspot.com/

Pgina 1

Evidncias da Colaborao de Leon Trotsky com a Alemanha e o Japo (I)

Evidncias da Colaborao de Leon Trotsky com a Alemanha e o Japo (I)


Grover Furr (professor de Histria/Montclair State

University/New Jersey).

http://clogic.eserver.org/2009/Furr.pdf

Trad: Lcio Jr

Se uma pesquisa objetiva dos eventos de todos esses anos fosse feita, livre de dogmas ideolgicos, ento mudaramos nossas atitudes a respeito desses anos e das personalidades dessa poca. E isso seria uma bomba que ia causar certos problemas

--Coronel Viktor Alksnis, 2000

essencial para os historiadores que defendam o fundamento de sua disciplina: a supremacia da evidncia. Se seus textos so fices, e em certo sentido eles so, sendo composies literrias, o material de base dessas fices o fato verificvel. Porque isso foi to bem estabelecido, aqueles que negam sua existncia no esto escrevendo histria, seno aplicando tcnicas literrias.

--Eric Hobsbawn, 1994, p. 57

ns podemos demolir um mito somente se ele estiver posto em proposies que se possa mostrar que se assentam em equvocos.

--Ibid. p. 60.

Esse ensaio um questionamento a respeito das evidncias de que Trotsky colaborou com oficiais japoneses ou alemes, em termos militares e governamentais, durante os anos 30. Trotsky e seu filho Leon Sedov foram julgados in absentia ( revelia) por essa colaborao nos trs julgamentos encenados ou pblicos,
Comunidade Josef Stlin - http://comunidadestalin.blogspot.com/ Pgina 2

Evidncias da Colaborao de Leon Trotsky com a Alemanha e o Japo (I)

julgamentos que aconteceram em 1936, 1937 e 19381. Trotsky e seu filho Leon Sedov
2

foram rus julgados sem estarem presentes, mas ainda assim, figuras centrais nesses

julgamentos. Trotsky mesmo proclamou esses julgamentos falsos, mas no acreditavam nele em todo lugar, como hoje em dia, at 1956. Em fevereiro desse ano, Nikita Kruschev leu o seu famoso Relatrio Secreto no vigsimo Congresso do Partido Comunista da Unio Sovitica (PCUS). Por motivos que fogem ao assunto abordado aqui, Kruschev insinuou, mas sem afirmar diretamente, que alguns dos culpados desses julgamentos foram punidos injustamente. Nos anos que se sucederam, ou seja, sob os sucessores de Kruschev, entre 1965 e 1985, a onda de reabilitaes quase cessou. Posteriormente, durante o perodo Gorbachev, entre 1985 at o fim da Unio Sovitica em 1991, uma ainda maior onda de reabilitaes teve lugar. Posteriormente, no presente ensaio, ns vamos discutir qual seria a essncia poltica, mais do que jurdica, dessas reabilitaes. No final dos anos 80 quase todos os rus de todos os Processos de Moscou, mais os rus no caso Tukachevsky de maio-junho de 1937, e alm disso muitos outros, foram declarados inocentes de todas as culpas. As excees foram pessoas como Genrikh Yagoda e Nikolai Ezhov, os dois cabeas do NKVD3 que com certeza foram responsveis por represses em massa, alm de muitos de seus subordinados. As principais excees dentre os reabilitados foram Genrikh Yagoda e Nikolai Ezhov.

Esses julgamentos chamados julgamentos encenados, muitas vezes so identificados pelos nomes dos principais rus. O julgamento de 19-24 comumente chamado julgamento de Kamenev e Zinoviev; o de janeiro de 23-30, 1937, de Piatakov-Radek; o de maro de 2-13, 1938 o Bukharin-Rykov. Os nomes oficiais desses julgamentos so os seguintes: agosto de 1936; O Caso do Centro Zinovievistatrotquista; janeiro de 1937; O Caso do centro anti-sovitico e trotsquista; maro de 38: o caso do bloco anti-sovitico dos direitistas e trotsquistas. 2 Leon Sedov morreu em 16 de fevereiro de 1938, um pouco antes do terceiro julgamento de Moscou. Ele continua a figurar de maneira proeminente nas confisses dos rus, assim como seu pai. 3 O Comissariado do Povo (=Ministrio) de Negcios Internos, o qual inclui a segurana nacional e as funes polticas da polcia.

Comunidade Josef Stlin - http://comunidadestalin.blogspot.com/

Pgina 3

Evidncias da Colaborao de Leon Trotsky com a Alemanha e o Japo (I)

Alm desses dois, os nicos oposicionistas que no eram da NKVD a no serem reabilitados foram Trotsky e Sedov. As declaraes de que todas as conspiraes foram fabricaes significam que todos foram declarados inocentes ainda que no reabilitados legalmente. H um consenso entre os estudiosos de que os Processos de Moscou foram fabricaes, que os rus eram vtimas inocentes de torturas, e todas as conspiraes, invenes da NKVD ou mesmo de Stlin. Esse consenso uma parte constituinte do modelo, ou paradigma, da Histria Sovitica que dominante mesmo na Rssia e nas suas fronteiras. Porm, no h material publicado que indique que os processos foram fabricados e as confisses falsas foram fabricadas, assim como as confisses na forma falsificada nunca foram publicadas, enquanto que a maioria dos materiais investigativos que se referem aos Processos continuam sendo secretos na Rssia, inacessveis at mesmo para os pesquisadores confiveis.

Os Arquivos Soviticos Falam

Durante a existncia da Unio Sovitica e especialmente desde que Kruschev teve acesso ao poder em 1953, poucos dos muitos documentos a respeito dos Processos de Moscou e as represses do final dos anos 30 foram publicados na Unio Sovitica ou tornados acessveis nos arquivos de pesquisa. Kruschev, seus historiadores autorizados e muitos escritores fizeram muitas afirmaes sobre esse perodo da histria e nunca deu a ningum acesso a nenhuma evidncia a respeito.
Comunidade Josef Stlin - http://comunidadestalin.blogspot.com/ Pgina 4

Evidncias da Colaborao de Leon Trotsky com a Alemanha e o Japo (I)

Aqui est um exemplo. Numa conferncia de historiadores em dezembro de 1962, depois de muitas apresentaes defendendo a posio oficial de Kruschev sobre as questes da Histria Sovitica, o membro do comit central (ento chamado presidium) Piotr Pospelov, disse as seguintes palavras:

Estudantes esto perguntando se Bukharin e os demais eram espies de governos estrangeiros e o que voc nos sugere que leiamos. Eu declaro que suficiente que leiam as resolues do 22 Congresso da Unio Sovitica para dizer que nem Bukhrin, nem Rykov, claro, eram espies e terroristas (Vsesoiuznoe soveshchanie 298).

As palavras de Pospelov so corretas no sentido literal, mas criam uma falsa impresso. No processo de 1938 de Bukharin e Rykov, eles no foram condenados de espionarem eles mesmos, mas de serem lderes do Bloco de Direitistas e Trotsquistas que se envolveu em atividades terroristas. Igualmente o que aconteceu foi que Bukharin e Rykov foram julgados por recrutarem pessoas para se engajarem em atos de violncia contra outras pessoas e isso (engajar-se em atos de violncia contra outros indivduos) seria a melhor traduo da palavra russa terror, que significa algo bem diferente em ingls mas no estavam, eles mesmos, envolvidos. Ento, as palavras de Pospelov so corretas no sentido em que muitos leitores vo entender um espio quem ele mesmo espiona, um terrorista quem ele mesmo comete atos de violncia. Mas Pospelov est incorreto desde que ele deseja que sua platia entenda que os processados e o veredicto contra eles contra eles estariam errados. Alm do mais, a questo era a respeito de Bukharin e o resto ou seja, presumivelmente, todos os outros rus no julgamento de 1938, ainda que Pospelov tenha restringido sua resposta a Bukharin e Rykov somente (deixando a entender que Trotsky e Sedov, por exemplo, seriam culpados). Nessa altura do debate, que
Comunidade Josef Stlin - http://comunidadestalin.blogspot.com/ Pgina 5

Evidncias da Colaborao de Leon Trotsky com a Alemanha e o Japo (I)

imediatamente segue sua fala, Pospelov claramente reitera sua audincia que os nicos materiais que os historiadores devem ler so os discursos oficiais feito no vigsimo segundo congresso:

Por que no possvel criar condies normais para o trabalho no arquivo central do partido? Eles no do acesso a materiais que concernem atividade do partido comunista da Unio Sovitica. Eu j te dei a resposta.

Com efeito, Pospelov est dizendo: ns no estamos dando a voc acesso a qualquer fonte primria. Essa situao continuou at que a URSS fosse dissolvida. Graas a documentos publicados no fim da URSS, agora pode-se ver que os discursos no 22 Congresso do Partido continham mentiras descaradas sobre os oposicionistas dos anos 30 um fato que totalmente explica a recusa de Pospelov em deixar algum ver as evidncias. Para dar um exemplo do grau de falsificao no 22. Congresso e sob Kruschev, geralmente comentamos a citao de Aleksandr Shelepin4 de uma carta de Stlin do comandante de primeira categoria (general, acima de Marechal) Iona E. Iakir, acusado de colaborao com a Alemanha nazista. Na citao de Shelepin da carta de Iakir para Stlin em 9 de junho de 1937, o texto lido por Shelepin est destacado. O texto original publicado em 1994 segue abaixo. A parte lida Shelepin est em itlico e em negrito, o restante da carta, no entanto, foi todo omitido:

Uma srie de cnicas resolues de Stlin, Kaganovich, Molotov, Malenkov, Voroshilov e as cartas e declaraes feitas pelos aprisionados testificam o tratamento cruel das pessoas, de pessoas importantes, que se acharam sob investigao. Um exemplo foi quando por sua vez Iakir o comandante da regio militar, apelou para Stlin numa carta onde ele reivindica sua O cabea da KGB (comit de segurana do estado), o sucessor da NKVD para as funes da segurana e da polcia poltica.
4

Comunidade Josef Stlin - http://comunidadestalin.blogspot.com/

Pgina 6

Evidncias da Colaborao de Leon Trotsky com a Alemanha e o Japo (I)

completa inocncia. Aqui o que ele escreveu:Meu caro, querido camarada Stlin. Eu quero te enviar esta dessa maneira porque eu disse tudo, entreguei tudo, e me parece que sou um bom guerreiro, devotado ao partido, ao estado e ao povo, e fui por muitos anos. Toda minha conscienciosa vida foi passada em altrusta, honesto trabalho no sentido do partido e seus lderes ento ca no pesadelo, no irreparvel horror da traio [...] a investigao foi completada. Eu fui formalmente acusado de traio ao estado, eu admiti minha culpa, eu me arrependo totalmente. Eu tenho f ilimitada na justia e na propriedade da deciso da corte e do estado [...]. Agora eu sou honesto em cada palavra, eu vou morrer com palavras de amor para voc, o partido e meu pas, com uma f ilimitada na 5 vitria do comunismo.

Aqui Shelepin l a carta de um homem leal e honesto protestando sua inocncia. Na realidade, Iakir totalmente admitiu sua culpa. (H o problema das duas elipses acima. Algo do texto de Iakir foi omitido mesmo nessa verso publicada. Desde que Iakir confessou sua traio ao estado possvel que ele se refere colaborao com a Alemanha, junto de Trotsky, ou talvez de outros servios de inteligncia. Isso sugerido numa interessante citao do caso de Uritsky que foi discutida, de passagem, mais adiante nesse ensaio. Iakir era um dos militares envolvidos tanto com a colaborao com a Alemanha quanto com Trotsky.) A falsificao vai mais longe que os discursos do 22 Congresso. As evidncias de arquivo agora permitem-nos ver que Kruschev, e depois Gorbachev, e os historiadores que escreveram sob essa direo, tambm mentiram constantemente sobre os eventos nos anos de Stlin numa extenso que dificilmente imaginvel. Um nmero considervel de documentos dos arquivos soviticos que formalmente eram secretos foram publicados desde o fim da Unio Sovitica. Isso uma pequena proporo daquilo que ns acreditamos que existe. Especialmente em relao documentao histrica dos anos 30, os Processos de Moscou, os expurgos
As notas de Shelepin so de seu discurso no 22 Congresso do Partido da URSS, Pravda, 27 de outubro de 1961, p. 10, cols. 3-4, XXII Sezd Kommunistcheskoi Partii Sovetskogo Soiuza, 17-31 oktiabra 1961 goda. Stenograficheskii Otcher (Moscou, 1962), II, 403. As partes que Shelepin omitiu, aqui em negrito, so na verso completa em Spravka, da reportagem Shvernik de 1963-64 e foram primeiro publicadas em Voenno-Istoricheskii Arkhiv 1 (1993), p. 194, agora normalmente citada no volume Reabilitatsia Kak Eto Bylo (Reabilitao, como isso aconteceu), vol. 2, (2003), p. 688.
5

Comunidade Josef Stlin - http://comunidadestalin.blogspot.com/

Pgina 7

Evidncias da Colaborao de Leon Trotsky com a Alemanha e o Japo (I)

militares e as represses massivas de 1937-38, a vasta maioria dos documentos ainda so ultrassecretos, escondidos e inacessveis at mesmo a privilegiados historiadores oficiais. Mas todo sistema de censura tem falhas. Muitos documentos foram publicados. Mesmo esse pequeno nmero nos permite ver os contornos da histria sovitica nos anos 30 de uma forma bem diferente da verso oficial. Durante a ltima dcada (o artigo de 2009, n. do t.) muita evidncia documental emergiu dos arquivos formais soviticos para contradizer o ponto de vista cannico que vigora desde o tempo de Kruschev. Pode-se ento dizer que os rus nos Processos de Moscou e a conspirao militar que ocorreu no Caso Tukachevsky possivelmente no foram vtimas inocentes foradas a fazer confisses falsas. Ns publicamos e escrevemos um grande nmero de trabalhos ou, ao pesquisar para publicar, podemos dizer que agora temos forte evidncia de que as confisses no eram falsas e que rus dos Processos de Moscou pareciam ter sido verdadeiros em confessar as conspiraes contra o governo sovitico. Esse fato nos leva a realizar o presente estudo.

Hiptese

Leon Trotsky e seu filho Leon Sedov foram condenados in absentia em cada um dos trs Julgamentos de Moscou. Se as acusaes contra e as confisses de outros rus foram basicamente acertadas, como nossa pesquisa buscou embasar, isso tem implicaes para as vozes que supem que Trotsky estava aliado com a Alemanha fascista e o Japo militarista. Essas consideraes nos levam a formar a seguinte hiptese para o presente estudo: que se fossem publicados mais documentos dos arquivos soviticos iriam surgir mais evidncias da colaborao de Trotsky com a
Comunidade Josef Stlin - http://comunidadestalin.blogspot.com/ Pgina 8

Evidncias da Colaborao de Leon Trotsky com a Alemanha e o Japo (I)

Alemanha e o Japo do que qualquer outra evidncia encontrada nos trs Processos de Moscou. Ns vamos adotar essa hiptese do mesmo jeito que Stephen Jay Gould descreveu como a forma como seu colega Peter Ward decidiu testar a hiptese Alvarez, a chamada cretceo-terciria catastrfica extino que contradisse a amplamente aceita teoria da morte gradual de tantas formas de vida por volta de 60 milhes de anos atrs6. No curso das leituras de muitos documentos dos arquivos soviticos, identificamos muitos que parecem dar evidncias da colaborao de Trotsky com a Alemanha. Parece-nos que existe muito mais evidncia documentada poder ser encontrada se atualmente procurarmos por elas. Na realidade, se ningum procurar por essas evidncias, elas provavelmente nunca sero encontradas e nunca sero conhecidas. O fato que formamos uma hiptese e isso no significa que ns predeterminamos o resultado de nossa pesquisa. preciso partir de uma hiptese ou teoria que necessariamente pr-condio para qualquer questionamento. Gould nos lembra da sensvel observao que Darwin fez em 1861:

Como estranho que ningum v uma observao se ela no til, mesmo sendo a favor ou
contra uma determinada viso.
7

O presente estudo um teste no sentido que Gould deu a essa palavra: um fino exemplo da teoria Gould fala em teoria, mas quer dizer hiptese aqui,

Stephen Jay Gould. Dinossauro no Palheiro. Natural History 101. (Maro de 1992): 2-13. Online at http://www.stephenjaygould.org/library/gould_dinossaurs-haystack.html. and <http://www.sjarchive.orglibrary/text/b160393.htm 7 Letter 3257 Darwin, C. R., to Fawcett, Henry. 18 sept [1861]. At http://www.darwinproject.ac.ukentry3257.

Comunidade Josef Stlin - http://comunidadestalin.blogspot.com/

Pgina 9

Evidncias da Colaborao de Leon Trotsky com a Alemanha e o Japo (I)

confirmada por dados que ningum poderia coletar antes que a teoria demandasse tal teste.

Note-se a diferena entre fazer um teste e dar o resultado pronto anteriormente. O teste pode falhar, comprometendo a teoria. Boas teorias podem passar por um teste, mas isso no determina o resultado.

um princpio possvel para provar o contrrio. Se Trotsky no colaborou com os alemes ou japoneses no existir evidncia de que ele fez isso. Diferente da situao com a histria natural, de outra forma, com a histria humana surge a possibilidade de fabricadas ou falsas evidncias. No presente artigo devotamos um pouco de ateno a esse problema. Ns procuramos onde se pode encontrar mais evidncia de que Trotsky colaborou com os alemes e japoneses. A certa altura de nossa pesquisa, a quantidade cresceu at o ponto em que era garantido e certo de que era possvel estud-las e vlas juntas. O presente artigo o resultado. Existe uma boa quantidade de evidncias envolvendo atividades clandestinas ligadas ao envolvimento do grupo de Trotsky e suas atividades opositoras dentro da URSS durante os anos 30, longe da colaborao com a Alemanha e o Japo. De acordo com o testemunho dos rus nos Processos de Moscou, ns temos tambm arquivos sob a forma de testemunhos interrogativos para confirmar essa atividade. Rever isso est muito alm do escopo desse artigo. O presente trabalho se concentra somente nas evidncias da colaborao de Trotsky com agentes governamentais e oficiais militares. Ns deixaremos os outros nveis de colaborao sem examinar interrogatrios de investigao para confirmar tal atividade. Rever tudo isso est muito alm do mbito deste ou de qualquer artigo. O presente trabalho se concentra
Comunidade Josef Stlin - http://comunidadestalin.blogspot.com/ Pgina 10

Evidncias da Colaborao de Leon Trotsky com a Alemanha e o Japo (I)

exclusivamente em evidncias da colaborao de Trotsky com funcionrios governamentais e militares japoneses e alemes. Ns deixamos algumas acusaes levantadas contra Trotsky sem serem examinadas. As acusaes de colaborao com os alemes e japoneses foram as mais chocantes. Elas sempre foram consideradas com muito mais ceticismo. Na maior parte do texto, vamos s citar e analisar evidncias diretas sobre Trotsky e os alemes ou japoneses. Esta uma abordagem muito especfica que exclui uma grande quantidade de outras, reunindo evidncias que tendem a adicionar credibilidade evidncia direta de culpa de Trotsky em colaborar com os fascistas. Por exemplo, Nikolai Bukharin teria ouvido detalhes de Karl Radek sobre as negociaes de Trotsky (seus acordos com a Alemanha e o Japo). Bukharin nunca diretamente comunicou-se com Trotsky ou Sedov a respeito disso. No entanto, no h razo alguma para duvidar de que Radek contou a ele sobre a colaborao de Trotsky. Pode-se dizer que esse ponto refora o testemunho de Radek. Bukharin concorda que Radek disse a ele sobre a colaborao de Trotsky com os alemes. Bukharin tambm tende a validar indiretamente o que Radek disse sobre Trotsky, assim como Radek alegou ter obtido informaes sobre isso em primeira mo, ou seja, do prprio Trotsky. Isto , o que Bukharin testemunhou confirma que Radek estava dizendo a verdade, e isso aumenta a credibilidade do prprio testemunho de Radek sobre outros assuntos, inclusive de seus contatos com Trotsky e o que ele lhe comunicou. Mas aqui ns no vamos examinar nem Radek, nem o testemunho de Bukharin. Encaminhamos o leitor interessado ao nosso estudo anterior a respeito de Bukharin (FURR e DOBROV 2007). Em alguns lugares iremos citar algumas evidncias

Comunidade Josef Stlin - http://comunidadestalin.blogspot.com/

Pgina 11

Evidncias da Colaborao de Leon Trotsky com a Alemanha e o Japo (I)

que, reforando essa hiptese, servem principalmente para preparar o contexto para citar as evidncias diretas.

Objetividade e persuaso

O preconceito poltico ainda predomina no estudo da histria sovitica. Concluses que contradizem o paradigma dominante so rotineiramente descartadas como resultado de preconceito ou incompetncia. Concluses que lanam dvidas sobre as acusaes contra Stalin, ou cujas implicaes tendem a faz-lo parecer ou "bom" ou at menos "mal" do que o paradigma predominante pretende ter sido, so chamadas de "stalinistas". Qualquer estudo objetivo da evidncia disponvel agora obrigatoriamente chamado de "stalinista", simplesmente porque ele atinge concluses que so politicamente inaceitveis para aqueles que tm um forte vis poltico, seja anticomunista que em geral ou especificamente trotskista. O objetivo do presente estudo examinar as alegaes feitas na URSS durante a dcada de 1930 que Leon Trotsky tenha colaborado com a Alemanha e o Japo contra a URSS luz das evidncias disponveis agora. Este estudo no um "breve julgamento" contra Trotsky. No uma tentativa de provar que Trotsky "culpado" de conspirar com os alemes e japoneses. Nem uma tentativa de "defender" Trotsky contra tais acusaes. Fizemos um grande esforo para fazer o que um investigador faz no caso de um crime em que ele no tomou partido, mas apenas deseja resolver o crime. Isto o que os historiadores que investigar o passado mais distante, ou a histria de outros pases do que a Unio Sovitica, fazem o tempo todo.
Comunidade Josef Stlin - http://comunidadestalin.blogspot.com/ Pgina 12

Evidncias da Colaborao de Leon Trotsky com a Alemanha e o Japo (I)

Ns queremos convencer o leitor imparcial, objetivo para o qual realizamos uma investigao competente e honesta. Temos feito o que segue abaixo, a saber, depois de coletadas todas as provas que se possam dar apoio ao argumento de que Trotsky colaborou com os alemes e japoneses:

coletadas todas as provas "negativas" - qualquer "libi" de Trotsky ou seu filho, chefe poltico e assessor Leon Sedov possam ter tido. Temos feito isso, principalmente mediante prestar uma sria ateno ao testemunho de Trotsky nas audincias da Comisso Dewey em 1937, onde ele exps sua defesa;

estudamos todas as provas com ateno e honestidade.

elaboramos nossas concluses com base em que evidncias.

Queremos convencer um leitor de olhar objetivo que temos alcanado nossas concluses com base em provas e sua anlise e no em qualquer outra base, como os preconceitos polticos. Ns NO somos a favor de elogiar ou "condenar" Trotsky. Continuamos dispostos a ser convencidos de que Trotsky NO colaborou com a Alemanha e o Japo se, no futuro, aparecerem provas indicando que essas acusaes so falsas.

O papel do ceticismo apropriado

Comunidade Josef Stlin - http://comunidadestalin.blogspot.com/

Pgina 13

Evidncias da Colaborao de Leon Trotsky com a Alemanha e o Japo (I)

Ao longo deste ensaio, tentamos antecipar as objees de um ctico crtico. Isso no mais do que qualquer pesquisador que toma cuidado e que objetivo deve fazer, e exatamente o que tanto a acusao e a defesa devem levar em conta. Qualquer investigao criminal deve confrontar evidncia e interpretao. Temos uma longa discusso de provas no incio do ensaio. No corpo do ensaio seguimos cada apresentao de provas com um exame crtico. Na seo final, subttulo "Concluso", o leitor encontrar uma anlise e refutao das objees, ou seja, uma crtica afiada que se pode fazer de um ponto de vista justo. Estamos conscientes de que existe um subconjunto de leitores para quem a prova irrelevante, para quem - para dizer educadamente - isso no uma questo de prova, mas de crena ou lealdade. Discutimos os argumentos normalmente levantados a partir desta terceira parte na subseo intitulada "Objetividade e negao." Em qualquer investigao histrica, como em qualquer investigao criminal, "crena" e "fidelidade" so irrelevantes para a verdade ou falsidade da hiptese. Por definio, uma crena que no racionalmente fundada em evidncias no pode ser dissipada por um argumento slido e por evidncias. No entanto, aqueles que no podem pr-se a questionar as suas idias preconcebidas podem, contudo, ser levados por aqueles mesmos preconceitos a olhar criticamente especialmente as provas para encontrar pontos fracos em nossa interpretao que pode escapar a outros leitores para quem h menos em jogo. Isso s vezes faz as objees de tais setores digna de ateno. Fizemos um grande esforo tanto para antecipar e lidar com tais objees em uma forma satisfatria.

Comunidade Josef Stlin - http://comunidadestalin.blogspot.com/

Pgina 14

Evidncias da Colaborao de Leon Trotsky com a Alemanha e o Japo (I)

Evidncia

Antes de continuar a citar e estudar os novos documentos de arquivo, precisamos discutir a questo da prova em si. Considerando que "documentos" so objetos materiais em nosso caso, a escrita no papel - "evidncia" um conceito relacional. Estamos preocupados em investigar uma acusao: a de que Trotsky conspirou com as autoridades alems ou japonesas. Nosso objetivo reunir e estudar as evidncias que sugerem que Trotsky agiu como alegado acima. No h alguma coisa como uma prova absoluta. Todas as provas podem ser falsificadas. Qualquer declarao - uma confisso de culpa, uma negao da culpa, uma reivindicao de que foi torturado, uma reivindicao de que foi coagido de alguma forma - pode ser verdadeira ou falsa, uma tentativa de apresentar a verdade como o orador (ou escritor) se lembra, ou uma mentira deliberada. Documentos podem ser forjados e, no caso da histria sovitica, muitas vezes tm sido. Documentos falsos que na ocasio foram inseridos em arquivos, a fim de ser "descobertos". Ou, pode-se alegar que um dado documento foi encontrado em um arquivo quando no foi. Fotografias podem ser falsificadas. Testemunhas podem mentir, e em qualquer caso, testemunhas oculares so to frequentemente equivocadas que, dentre outras, tal tipo de evidncia o tipo menos confivel. Em princpio no h uma coisa como uma "arma fumegante" - prova de que to claramente genuna e poderosa que no pode ser negada. Os problemas de identificao, coleta, estudar e tirar concluses corretas a partir de evidncias so semelhantes em investigao criminal e na pesquisa histrica. Isto especialmente verdadeiro quando, como no nosso caso, a pesquisa deve
Comunidade Josef Stlin - http://comunidadestalin.blogspot.com/ Pgina 15

Evidncias da Colaborao de Leon Trotsky com a Alemanha e o Japo (I)

determinar se uma espcie de crime teve lugar no passado. Mas h diferenas importantes, e vital ser claro sobre elas. Em um julgamento criminal o acusado tem certos direitos. O julgamento tem que ter uma determinada durao, aps a qual o acusado ou condenado ou absolvido para sempre; [na investigao histrica, no]. O ru deveria desfrutar da presuno de inocncia e o benefcio de qualquer dvida razovel. O ru tem direito a um defensor qualificado, cujo nico trabalho interpretar todas as evidncias sua maneira, de modo a beneficiar o seu cliente. Enquanto isso, o juiz e at mesmo o Ministrio Pblico deveria se preocupar no apenas sobre como proteger uma convico, mas tambm sobre a justia. Uma vez que estivermos razoavelmente convencidos de que o ru inocente o seu dever de demitir as cargas e descarga do acusado, embora eles possam ser capazes de influenciar o jri a condenado. Essas prticas destinam-se a impedir que um ru seja condenado inocente de uma injusta sentena e pena. Os historiadores esto em uma situao bastante diferente. Mortos no tm direitos (ou qualquer outra coisa) que precisam ser defendidos. Portanto, o historiador no tem que se preocupar com qualquer presuno de inocncia, "dvida razovel", e assim por diante. Ao contrrio de um veredicto legal, nenhuma concluso final. A investigao histrica nunca precisa acabar. Ele pode, e vai, ser retomado novamente quando novas evidncias so descobertas ou novas interpretaes de velhas evidncias so atingidas. Este de fato o que estamos fazendo no presente artigo. Estamos investigando a questo de saber se Trotsky colaborou com funcionrios alemes e japoneses luz de novas evidncias, enquanto ao mesmo tempo deve-se reconsiderar evidncias que h muito tempo esto disponveis.
Comunidade Josef Stlin - http://comunidadestalin.blogspot.com/ Pgina 16

Evidncias da Colaborao de Leon Trotsky com a Alemanha e o Japo (I)

Identificar, localizar, recolher, e at mesmo estudar e interpretar evidncias so habilidades que podem ser ensinadas para todo mundo. A habilidade mais difcil e mais rara na pesquisa histrica a disciplina de objetividade. A fim de chegar a concluses verdadeiras - as declaraes que so mais verdadeiras do que outras declaraes possveis sobre uma determinada questo - um pesquisador deve primeiro questionar e duvidar de qualquer ideia preconcebida que ele possa ter sobre o assunto sob investigao. So as prprias idias preconcebidas e preconceitos que mais provavelmente vo influenciar em uma interpretao subjetiva da evidncia. Portanto, o pesquisador deve tomar medidas especiais para assegurar isso no acontea. Isto pode ser feito. As tcnicas so conhecidas e amplamente praticada na Fsica e nas Cincias Sociais. Elas podem ser adaptadas para a pesquisa histrica tambm. Se tais tcnicas no foram praticadas pelo historiador, ele inevitavelmente ser influenciado pela suas prprias concepes, preconceitos e preferncias preexistentes, no momento da compreenso da prova. Isso vai garantir que suas concluses sejam falseadas, mesmo que ele esteja na posse das melhores provas e de todas as habilidades necessrias para analis-las. Em nenhum outro lugar a devoo objetividade mais essencial e menos mostrada do que no campo da histria sovitica do perodo de Stalin. Como impossvel descobrir a verdade na ausncia de uma dedicao objetividade, este artigo se esfora para ser objetivo. Suas concluses podem desagradar, mesmo ultrajar, muitas pessoas boas que no so dedicadas objetividade e a verdade, mas em proteger a lenda de Trotsky como um revolucionrio honrado ou a defender a Guerra Fria - paradigma anticomunista da histria sovitica.

Comunidade Josef Stlin - http://comunidadestalin.blogspot.com/

Pgina 17

Evidncias da Colaborao de Leon Trotsky com a Alemanha e o Japo (I)

claro que no tenho a pretenso de ter encontrado todas as evidncias relevantes que existem. esmagadoramente provvel que haja muito mais evidncias, j que a vasta maioria dos documentos e fontes primrias que tratam das oposies da dcada de 1930 ainda esto classificadas como confidenciais na Rssia e os Estados ps-soviticos de hoje e so inacessveis a quaisquer pesquisadores. Mas o que temos agora suficiente. Em nosso julgamento mais do que suficiente evidncia de que Trotsky, de fato, colaborou com a Alemanha e o Japo, mais ou menos como o governo sovitico acusou na dcada de 1930. Porque Trotsky pode ter feito isso uma questo digna de considerao. Ns adicionamos alguns pensamentos sobre isso ao fim deste ensaio.

Telegrama de Trotsky para a liderana sovitica

O primeiro documento que queremos apresentar aquela que ilustra tanto a proposta quanto os problemas de interpretar as evidncias nos documentos. Junho de 1937 foi uma poca de grande crise para a liderana sovitica. Em abril, Genrikh Yagoda, o comissrio (cabea) do NKVD at o ms de setembro de 36 e Enukidze Avel, ambos at bem pouco tempo membros do Comit Central e altos membros do governo sovitico, comearam a confessar seus importantes papis em um plano de dar um golpe de estado contra o governo. O ms de maio comeou com uma revolta interna contra o governo. O ms de maio j tinha comeado com uma revolta revolta interna contra o governo republicano espanhol em que anarquistas e trotskistas participaram. A liderana sovitica sabia que essa revolta tinha envolvido

Comunidade Josef Stlin - http://comunidadestalin.blogspot.com/

Pgina 18

Evidncias da Colaborao de Leon Trotsky com a Alemanha e o Japo (I)

algum tipo de colaborao entre as foras a favor de Trotsky da Espanha, a inteligncia nazista alems e os franquistas. No incio de junho, oito oficiais militares dos mais altos escales, incluindo Mikhail Tukachevsky, um dos cinco marechais do Exrcito Vermelho, haviam sido presos e estavam fazendo confisses de conspirao junto a Trotsky e aos trotskistas, a direita liderada por Bukharin, Yagoda e Rykov, e - o mais sinistro de todos - com os nazistas do Japo e da Alemanha. Em 2 de junho Nikolai Bukharin de repente voltou atrs e confessou ter sido um dos lderes dessa mesma conspirao (Furr & Bobrov). Nesse mesmo dia Lev M. Karakhan, a principal diplomata sovitico que ao mesmo tempo tinha sido intimamente ligada Trotsky, tambm confessou8. Marechal Tukhachevsky e os outros lderes militares, evidentemente, continuaram a fazer confisses mais diretas at 09 de junho. Em 11 de junho, veio a julgamento, onde confessou mais uma vez, e depois foi sua execuo. Vrios altos Bolcheviques e membros do Comit Central estavam associados a eles. Antes e durante a reunio do Comit Central que se realizou de 23 a 29 de junho daquele ano, 24 dos membros do Comit Central e quatorze candidatos a membros foram expulsos por conspirao, espionagem e atividades de traio. Em fevereiro e maro, Bukharin, Rykov e Yagoda tambm tinham sido expulsos. Nunca antes tinham ocorrido tais expulses em atacado da liderana do Partido. Inquestionavelmente, um evento de tal gravidade nunca tinha vindo a pblico. Pode-se dizer que esses eventos, principalmente a conspirao militar, pareciam

Lubianka Stalin i Glavnov Upravlenie Gosbeznopasnosti NKVD 1937-1938 (m.: materik, 2004). No. 102, p. 225. Online at http://ww.alexanderyakolev.org/fond/issues-doc 62056/61084>.

Comunidade Josef Stlin - http://comunidadestalin.blogspot.com/

Pgina 19

Evidncias da Colaborao de Leon Trotsky com a Alemanha e o Japo (I)

constituir a mais grave ameaa segurana - na verdade, existncia- da Unio Sovitica desde os mais sombrios dias da Guerra Civil. Trotsky e seu filho Leon Sedov tinham sido condenados revelia no primeiro Julgamento de Moscou em agosto de 19369 No Julgamento de Moscou segundo de janeiro 1937, Karl Radek tinha explicitamente identificado Leon Trotsky como o lder daquela importante conspirao anti-sovitica. Ele havia mencionado especificamente a Espanha como um lugar onde os adeptos de Trotsky eram perigosos e exortou-os a afastar-se Trotsky. Quando a revolta de maio" em Barcelona eclodiu em 3 de maio, o alerta de Radek pareceu premonitrio. Para os comunistas, mas tambm para muitos no-comunistas que apoiaram a Repblica espanhola, essa punhalada pelas costas na Repblica Espanhola parecia ser o mesmo tipo de coisa que os direitistas, trotskistas e altas patentes militares estavam supostamente tramando para fazer na URSS. Na vspera da reunio de junho do Comit Central, Trotsky decidiu enviar um telegrama de seu exlio mexicano no a Stalin ou o Politburo, mas ao Comit Executivo Central, a mais alto rgo do governo sovitico. Nele, ele chamou diretamente seus membros a rejeitar a liderana de Stalin e voltar-se para ele:

[A POLTICA DE] STLIN EST LEVANDO A UM COMPLETO COLAPSO INTERNO BEM COMO EXTERNO, A SALVAO SE VOLTAR PARA A DEMOCRACIA SOVITICA COM REVISO ABERTA DOS LTIMOS JULGAMENTOS PAREM COM ESSE CAMINHO OFEREO APOIO TOTAL -- TROTSKY.10
Eles foram julgados por ter diretamente preparado e pessoalmente dirigido a organizao dos atos terroristas na URSS contra os lderes do partido e contra o estado sovitico. Fragmento da deciso judicial, o Caso do Centro Zinovievista-trotsquista. Moscou: Comissariado do Povo e da Justia da Unio Sovitica, 1936, p. 180. 10 Ns usamos o telegrama original em ingls, uma cpia do telegrama mesmo que est no Arquivo Volkogonov, Biblioteca do Congresso, Washington D. C. Ao mesmo tempo em que telegramas so normalmente mandados em ingls. Trotsky mandou-o do Mxico, os comentrios de Stlin e seus associados no esto no telegrama mesmo e sim na traduo russa providenciada para eles. O telegrama foi primeiramente publicado no Novoye Vremia nmero 50 (1994), C. 37. Ns colocamos a cpia na traduo russa com as observaes de Stlin e seus associados na internet em <http://chss. montclair.edu.english/furr/research/trotsky_telegram061837.pdf>.
9

Comunidade Josef Stlin - http://comunidadestalin.blogspot.com/

Pgina 20

Evidncias da Colaborao de Leon Trotsky com a Alemanha e o Japo (I)

O que foi escrito depois da publicao original desse telegrama diz o seguinte:

Em junho de 1937 em Moscou, no endereo do Comit Executivo Central (CEC), que era ento formalmente o rgo mximo do poder do Estado na URSS, um telegrama chegou de L.D. Trotsky no Mxico: [texto do telegrama]. claro que este telegrama no terminou acima no CEC, mas no ministrio da segurana, NKVD, de onde foi direcionada para Stalin como uma chamada que dizia: "comunicao especial". Ele escreveu sobre o telegrama a seguinte observao: "espio cara de pau, espio sem 11 vergonha de Hitler" no s Stalin assinou o seu nome sob sua "sentena", mas deu a V. Molotov, Voroshilov K., Mikoian A., e A. Jdanov para 12 assinarem tambm.

O falecido autor trotskista Vadim Rogovin parafraseou este mesmo artigo em uma nota de rodap:

O telegrama de Trotsky acabou no no Comit Central, mas no NKVD onde foi traduzido do Ingls (a nica maneira do telgrafo mexicano poder aceit-lo para o envio) e enviado a Stalin como um chamado "comunicao especial." Stlin leu o telegrama e escreveu nele uma observao que mostra que claramente ele perdeu seu autocontrole: Espio cara de pau, espio sem vergonha de Hitler!Sua assinatura abaixo dessas palavras foi completada com as assinaturas de Molotov, Voroshilov, Mikoian e 13 Zhdanov, as quais expressam seu acordo com a avaliao de Stlin.

O autor annimo do artigo em Novoe Vremia (ver nota 10 acima) julgou a nota de Trotsky como um delrio da parte dele. Como devemos entender a proposta de Trotsky? Ele poderia ter possivelmente suposto que eles aceitariam a sua ajuda? Ou que, em 1937, um retorno para a "democracia sovitica" seria possvel? No se pode chamar isso de ironia, mais parecido com uma iluso. (Como um nmero de

Shpionskaia rozha, literalmente cara de espio. Rogovin traduziu isso como mug of spy. L. B. No existem mais segredos do Kremlin? Novoe Vremia No. 50, 1994, 37. 13 Vadim Rogovin. 1937. O ano de terror de Stlin. Traduzido por Frederick S. Choate. Oak Park MI: Mehring Books, 1998, p. 487, Captulo 50. A reunio de julho no Comit Central.
12

11

Comunidade Josef Stlin - http://comunidadestalin.blogspot.com/

Pgina 21

Evidncias da Colaborao de Leon Trotsky com a Alemanha e o Japo (I)

estudiosos tm mostrado, uma "virada para a democracia sovitica" era de fato um ponto em discusso em 1937).14 Em seu estudo crtico de 1997 a respeito de Trotky, Evgenii Piskun escreveu:

Este documento estranho testemunha o fato de que o lder da Quarta Internacional esperava que a URSS ia sofrer alteraes imensas no futuro prximo e que ele voltaria ao poder novamente. Mas ele estava errado desta vez tambm. Quando a reunio de 15 Junho do CC acabou, a liderana do Partido no tinha mudado.

Rogovin concorda que Trotsky deve ter acreditado que ele tinha uma boa chance de chegar ao poder:

Trotsky no era uma pessoa dada a tomar medidas sem sentido ou impulsivas. Apesar de o fato de que os motivos do seu apelo permanecem obscuros at hoje, natural entender-se que Trotsky possua informaes que mostraram que a verdadeira devoo a Stalin da maioria do Partido e lderes soviticos era em proporo inversa s exclamaes oficiais dessa devoo, e que a posio de Stalin era extremamente frgil e instvel. Isso pode ter sido a fonte de Trotsky espera que, em condies de o Grande Terror, que estava arrancando um membro aps a outra das fileiras Party, uma consolidao das principais figuras na pas seria possvel o que seria o objetivo de derrubar Stalin e sua claque (Rogovin 487).

Rogovin aceitou sem questionamento a posio trotskista ortodoxa de que Trotsky no era envolvido em conspiraes com os alemes. Esta posio apresentoulhe um problema: como explicar o comentrio manuscrito de Stalin no telegrama de Trotsky? Mesmo Rogovin teve que admitir que, uma vez que a nota foi dirigida apenas aos mais prximos dele, associados mais confiveis, ele apareceu para provar que Stalin e o resto deles realmente acreditaram que Trotsky foi culpado de conspirar com os alemes. Tudo o que Rogovin poderia oferecer era a seguinte formulao, o que nos leva ao corao de nosso problema:
Para sumarizar o que existe a respeito em ingls, vejam Grover Furr: Stalin e a luta pela reforma democrtica. Parte um e parte dois, Cultural Logic, 2005. Em <<http://elogic.eserver.org/2005.html.>> 15 Evgenii E. Piskun. Termador v. SSSR, Trotskogo sovetskaia deistivitel nost 1920-1980. Riazan. Russkoe Slovo, 1997, p. 73.
14

Comunidade Josef Stlin - http://comunidadestalin.blogspot.com/

Pgina 22

Evidncias da Colaborao de Leon Trotsky com a Alemanha e o Japo (I)

O documento, assim como muitos outros documentos do Politburo, e at mesmo o correspondncia pessoal de seus membros, mostram que Stalin e seus mais prximos "camaradas de armas", expressavam-se em um cdigo convencional, que foi projetado para dar a impresso de que eles acreditavam nos amlgamas que estavam criando. Caso contrrio, Stalin, que no acreditava na existncia de contatos entre Trotsky e Hitler, no teria escrito essas palavras em um documento que destina-se apenas a seu crculo mais imediato (Rogovin, nota a p. 487, grifo adicionado por

Grover Furr).

Agora possumos evidncias adicionais de que Stalin, de fato, acreditava que Trotsky tramava com os alemes. Rogovin no oferece nenhuma prova em contrrio. Alm disso, agora, tambm temos evidncias de que Trotsky, assim como muitos outros, na verdade, estavam conspirando juntamente com a Alemanha e o Japo. A evidncia sobre Trotsky o tema deste artigo. O telegrama de Trotsky de 18 de junho de 193716 servir como uma introduo, tanto para as novas provas que vieram luz desde o fim da URSS e os problemas relativos a essas evidncias, assim como as barreiras para entender o que isso significa. At onde sabemos, no chegou ao nosso conhecimento que ningum tenha se preocupado em colocar todas essas evidncias juntas ou para reexaminar luz desta nova evidncia a questo dos laos de Leon Trotsky com o Japo e Alemanha, inclusive as supostas ligaes alegadas pelos rus nos Julgamentos de Moscou e pelo governo sovitico. Por que isso? Ns pensamos que os dois comentrios muito diferentes realizados por Piskun e Rogovin sugerem uma resposta. Ao invs de ser objeto de

O telegrama original parece estar datado de 18 de junho, como aquela data, 18 de junho de 1937 colocado como estampado no final da ltima pgina. Isso parece ser a data que o telegrama foi mandado. 06 20 1937 foi escrito em letra pequena no alto da primeira pgina do telegrama. Talvez seja a data em que foi recebido e traduzido. A nota de Stlin, com as assinaturas de Molotov, Voroshilov, Mikoian e Zdanov aparece na traduo do telegrama, data atravs da qual o telegrama foi arquivado. Pode-se dizer que a data dessa traduo, no alto do canto esquerdo, no legvel, mas provavelmente 29 de junho.

16

Comunidade Josef Stlin - http://comunidadestalin.blogspot.com/

Pgina 23

Evidncias da Colaborao de Leon Trotsky com a Alemanha e o Japo (I)

estudo cuidadoso com um olhar capaz de questionar e ao conhecimento prvio, a nova evidncia est sendo empacotada em defesa de velhos paradigmas histricos. O paradigma de Piskun -- de que Trotsky foi, provavelmente, se preparando para algum tipo de golpe contra a liderana sovitica tem sido raramente ouvido durante muitos anos. No entanto, Piskun l o telegrama de Trotsky atravs das "lentes" de seu velho paradigma, uma vez que o texto do telegrama nada sugere sobre qualquer expectativa de mudana iminente e retorno ao poder. O mximo que poderia ser dito que o texto talvez seja compatvel com tal expectativa. Mas ns nunca poderamos deduzir essa expectativa do texto propriamente dito. Uma sbria leitura do telegrama de Trotsky pode depreender que ele evidncia de que Trotsky estava esperando por uma volta ao poder na URSS, mas nada mais. A interpretao de Rogovin ainda mais tensa. De acordo com Rogovin, Stalin no poderia ter acreditado que Trotsky era um espio alemo, embora ele tenha escrito isso em um telegrama que apenas seus associados mais prximos iriam ver. O paradigma de Rogovin faz com que ele acredite que Stalin que tinha inventado a acusao de que Trotsky estava colaborando com os alemes (e japoneses). Se esse paradigma deve ser preservado, em seguida, Stalin deve estar fingindo aqui tambm. Nenhuma leitura objetiva do texto do telegrama de Trotsky e das observaes de Stalin permitem chegar s concluses a que Rogovin chega. Alm disso, Rogovin no tem nenhuma evidncia para apoiar a sua posio que Stalin inventou as acusaes contra Trotsky. Ele simplesmente assume que estas sejam verdadeiras. Piskun e Rogovin representam plos opostos na interpretao tanto deste documento si e quanto em relao questo da relao de Trotsky, ou a falta dela, com Japo e Alemanha. Mas as acusaes de colaborar com os servios de inteligncia
Comunidade Josef Stlin - http://comunidadestalin.blogspot.com/ Pgina 24

Evidncias da Colaborao de Leon Trotsky com a Alemanha e o Japo (I)

das potncias do Eixo principais foram alegadas no apenas contra Trotsky, mas tambm contra muitos dos rus no segundo e no terceiro Julgamentos de Moscou, de janeiro de 1937 a maro de 1937. Em outros lugares, temos estabelecido uma pequena parte das evidncias de que oposicionistas, de fato, ter algum tipo de clandestinos relao poltica, visando a URSS, com a Alemanha e a Japo17. H uma grande quantidade de evidncias sobre os outros oposicionistas. O presente trabalho concentra-se em evidncias sobre Trotsky especificamente. Devemos procurar evidncia de que tal relao, mas no porque estejamos convencidos de que, a priori, essa relao deve ter existido, mas porque , em princpio, impossvel encontrar evidncias negativas - por exemplo, de que tal relao no existia. Se no encontrarmos nenhuma evidncia de que os oposicionistas tinham um relacionamento assim, ento a nica concluso responsvel a que se poderia chegar que eles no tinham nenhuma relao com a Alemanha e o Japo - de novo, salvo prova em contrrio, ou seja, uma hiptese que pode mudar no futuro. Este um procedimento normal em qualquer histrico de investigao: apenas evidncias positivas contam. Isso no significa, no entanto, que toda e qualquer evidncia positivas aponta para um nica concluso, ou suficiente para sustentar qualquer concluso nica. O presente estudo faz concluir que as evidncias agora nossa disposio fortemente reforam a existncia de colaborao entre Trotsky e os alemes e japoneses. Isso cria um problema peculiar para ns, como historiadores, ou seja, a partir de um artigo baseado em evidncias - o presente artigo pois ento desafia-se
Grover Furr e Vladimir L. Dobrov, Primeiro apontamento da confisso de Nikolai Bukharin na Lubianka. Cultural Logic 2007. Est publicado em http://clogic.eserver.org/2007/Furr_Dobrov.pdf. Esta a tradua inglesa de um artigo e texto primeiramente publicado em russo no jornal de So Petersburgo Klio, nmero 36 (maro de 2007).
17

Comunidade Josef Stlin - http://comunidadestalin.blogspot.com/

Pgina 25

Evidncias da Colaborao de Leon Trotsky com a Alemanha e o Japo (I)

diretamente o consenso em vigor naJulgamentos de Moscou e, especificamente, sobre Trotsky.

O que est em jogo?

Este consenso que prevalece parte integrante do modelo, ou paradigma, de Histria sovitica que dominante dentro da prpria Rssia e alm de suas fronteiras. Trotsky e seu filho Sedov foram acusados de envolvimento com a Gestapo alem nos Julgamentos de Moscou de 1936 e de envolvimento com os alemes e japoneses nos Julgamentos de Moscou em 1937 e 1938. Numerosas testemunhas em cada um desses ensaios atestaram que tinham conhecimento direto da colaborao de Trotsky (Sedov). Estas acusaes constituem uma caracterstica central dos julgamentos. Vamos examinar esse testemunho neste artigo. A alegao de que essas acusaes so falsas tambm constitui uma caracterstica central do paradigma dominante da histria sovitica durante o perodo de Stalin. Confirmao da culpa de Nikolai Bukharin nos crimes a que ele confessou culpa j mina seriamente o que podemos brevemente o paradigma "anti-Stalin" paradigma da histria sovitica. A confirmao do envolvimento de Trotsky com os alemes e japoneses reforam as evidncias que j temos de que as acusaes que os rus confessaram-se culpados nos Julgamentos de Moscou eram verdadeiras. Temos evidncias de que temos Trotsky, de fato, colaborou com os alemes e japoneses. Isto consistente com as acusaes feitas contra Trotsky e seu filho nos Processos de Moscou. No nos compete arriscar um palpite quanto ao que podem ser
Comunidade Josef Stlin - http://comunidadestalin.blogspot.com/ Pgina 26

Evidncias da Colaborao de Leon Trotsky com a Alemanha e o Japo (I)

as implicaes deste fato para o trotskismo em si. Na medida em que o trotskismo um conjunto de princpios polticos que podem ser afastadas do poltico Trotsky, isso pode ter algumas implicaes. As suas implicaes podem ser mais de longo alcance para as variedades do trotskismo que se baseiam em um culto e devotam um grande respeito figura humana de Trotsky, sendo ento incapazes de separ-lo de suas idias. Trotskismo j sobreviveu descoberta, no incio dos anos 1980, de que Trotsky mentiu Comisso Dewey. Como o artigo recente de Sven-Eric Holmstrm demonstra as mentiras de Trotsky a respeito do caso do Hotel Bristol, tanto Comisso Dewey quanto em sua revista Boletim da Oposio, so mais abrangentes do que j tinha sido provado. Levar algum tempo at que possamos discernir que se pesquisa qualquer Holmstrm influncia ter sobre os seguidores de Trotsky. Em qualquer caso, para eles, no para ns, que se deve decidir o que essas implicaes podem ser.

Comunidade Josef Stlin - http://comunidadestalin.blogspot.com/

Pgina 27

Potrebbero piacerti anche