Sei sulla pagina 1di 6

Mulheres protagonistas na obra de Pramoedya Ananta Toer

Maria Johanna Schouten


Centro de Estudos Sociais da Universidade da Beira Interior (UBI_CES)

INTRODUO Pramoedya Ananta Toer geralmente considerado o escritor mais importante da Indonsia do sculo XX, perodo em que este pas conheceu o colonialismo holands, a ocupao pelos japoneses, a luta pela independncia (proclamada em 1945 e oficializada em 1949) e, depois, regimes polticos de vrios teores. Na obra de Pram, como este autor normalmente chamado na Indonsia, um tema frequente a desigualdade na sociedade e a condio dos menos favorecidos: os indonsios no contexto colonial; as classes humildes no sistema feudal e tambm as mulheres no patriarcado. sobre este ltimo que nos focalizaremos nesta comunicao.

A RAPARIGA DA PRAIA Como ilustrao, apresento uma das obras melhor sucedidas de Pramoedya, a novela Gadis Pantai, ou seja, A Rapariga da Praia, que na sua traduo em Portugal (Quetzal, 2002) obteve o ttulo A Rapariga de Java1. A histria, decorrida por volta de 1900, a de uma jovem duma pobre aldeia piscatria na costa norte de Java, e que aos 14 anos forada a casar com um homem da nobreza, que vive na cidade. Esta unio, que se formaliza praticamente sem cerimnia e sem a presena do noivo, causa grande impresso na famlia e nos aldees. Mas a rapariga tem dificuldade em adaptar-se vida luxuosa na manso do marido e alterao do seu estatuto.

Traduzido a partir da verso inglesa por Maria Jos Miranda Mendes; este livro j foi por vrias

vezes re-editado.

Embora tenha uma srie de criados ao seu dispor, est completamente entregue aos caprichos do marido. A rapariga apercebe-se, gradualmente, que para o seu marido ela apenas uma isteri percobaan, ou seja, esposa provisria, e que esta unio serve ao marido como preparao para um verdadeiro casamento com uma mulher da sua classe. Passado algum tempo, ela regressa aldeia forada a deixar a sua filha recm-nascida na residncia senhorial na cidade. Expressivo que o nome da protagonista nunca revelado no livro. Para o autor, esta rapariga da praia o smbolo de tantas outras mulheres e raparigas que tm e tiveram um destino semelhante. O livro pode ser lido como uma denncia da injustia baseada em gnero, mas tambm daquela baseada em classes. No sistema feudal de Java, os habitantes pobres da praia isolada so vtimas fceis das classes superiores que residem no centro administrativo-comercial-religioso. Os homens desta classe costumavam ter vrias mulheres em categorias diferentes; estas mulheres eram elementos nas estratgias de construir e manter redes e eram pees em jogos de negociao e de chantagem. Esta funo acrescentava-se aos papis que elas desempenhavam, como esposas subservientes e representativas, e de mes, preferencialmente de rapazes.

AS RAIZES LITORAIS DE PRAMOEDYA Vrios dos romances e contos de Pramoedya Ananta Toer tm como protagonistas mulheres da zona litoral, em particular o norte da Java central. a zona de onde o escritor era oriundo e a sua cidade natal de Blora referida de passagem no romance sobre a rapariga da praia. Este livro contm outra peculiaridade da biografia de Pramoedya, j que a sua av tambm tinha sido uma esposa provisria, que teve de abandonar a sua filha, a me do escritor. O pai de Pramoedya era director de uma escola bsica, cujo vcio de apostar levou a famlia falncia. Pramoedya, o mais velho de nove irmos, seguiu, aps a escola primria, um curso profissional e, aquando da ocupao japonesa de Java, trabalhou como estengrafo e jornalista. Deixou para trs a regio natal, mas nas suas obras Blora e a zona litoral tm um lugar de destaque.

KARTINI Para alm da rapariga da praia, houve outras mulheres do norte de Java a quem Pramoedya dedicou obras. Significante o seu livro sobre Kartini. Desta vez no se trata de uma mulher annima, mas de uma cujo nome hoje conhecido em toda a Indonsia. So os aspectos trgicos e descabelados da sua vida que Pramoedya sublinha na sua biografia Panggil aku Kartini saja (Chamem-me simplesmente Kartini), livro publicado em 1962. Kartini (1879-1904), filha do bupati (prncipe) de Jepara, frequentou uma escola europeia onde se destacou pela sua inteligncia e ambies. Queria prosseguir os seus estudos, na Indonsia ou mesmo na Holanda, mas estudar implicava sair da casa paterna, o que no era prprio de uma adolescente da aristocracia javanesa, segundo o adat (tradio) em vigor nesses crculos. Os holandeses colonizadores, com receio de provocar distrbios e confuso, no queriam interferir nestes costumes, considerados seculares e imutveis. Esse adat servia bem aos holandeses, j que tinha regras fixas de hierarquia e implicava uma obedincia aos superiores, em ltima anlise os holandeses. Kartini levou os seus pedidos para estudar at ao mais alto nvel, inclusivamente ao Governador-Geral em Batvia (hoje Jacarta), mas no foram diferidos. Foi autorizada, isso sim, a estabelecer uma escola local para raparigas. Na sua correspondncia e nas suas publicaes, num neerlands belo e impecvel, e nos seus contactos pessoais com figuras holandesas salientava o seu ideal: a emancipao da mulher da Indonsia, a ser realizada pelo ensino e pela abolio de certas prticas tais como a poligamia, que condenou veementemente. No obstante, foi compelida a tornar-se a quarta esposa do bupati do principado vizinho de Rembang. No ano depois morreu das sequelas do parto. No seu retrato de Kartini, Pramoedya sublinha as dimenses de desigualdade no contexto em que vivia. A no realizao das suas ambies foi, em parte, culpa das autoridades coloniais, em combinao com as estruturas hierrquicas da sociedade javanesa, que relegaram as mulheres para um papel secundrio. O governo colonial mantinha, alis, ainda durante muito tempo depois uma atitude de rejeio quando confrontado com as ambies emancipatrias de mulheres indonsias. Pramoedya salienta o carcter moderno do pensamento de Kartini. Ela foi uma dos primeiras na Indonsia a interrogar os valores e os hbitos tradicionais e a

querer superar as barreiras entre as classes. A abordagem de Pramoedya apenas uma das vrias vises sobre Kartini2, mas no deixa de ser significante que o seu livro foi publicado nos anos sessenta, aquando da presidncia de Soekarno, mais ou menos em simultneo com a proclamao de Kartini como herona nacional da Indonsia.

ESCRITOR PERSEGUIDO Vida e obra de Pramoedya tm sido ligadas a causas sociais e polticas, razes pelas quais o escritor passou muitos anos da sua vida na priso, sob regimes diferentes. Como jovem de vinte anos, aliou-se s foras armadas indonsias em prol da consolidao da independncia. Foi preso pelos holandeses e neste primeiro perodo de cativeiro, de 1946 at 1949, escreveu e preparou vrias obras com temas que mais tarde na sua carreira de escritor seriam recorrentes. Traou a guerrilha, as crueldades e o papel das mulheres como vtimas, mas tambm como instigadoras de violncia3. Deste perodo datam tambm as memrias amargas e doces da sua terra natal, publicadas em Cerita dari Blora (Contos de Blora), entre as quais a comovente Inem, sobre uma criana que aos oito anos casou com um homem violento e para quem no havia meio de escapar vida de violncia e abuso sexual. O perodo de deteno mais prolongado (1966-1979) foi durante o regime de Soeharto. Sem acusao ou processo, Pramoedya foi exilado para a longnqua ilha de Buru, nas Molucas, e nos primeiros anos no foi autorizado a escrever. Mas o processo criativo no parou ele contou os seus livros aos outros prisioneiros, memorizou fragmentos, e, mais tarde, registou tudo no papel, de maneira que, aps a sua libertao, nos anos oitenta, vrios livros foram publicados. Entre estes, o mais conhecido e aplaudido foi a tetralogia Quarteto Buru4, uma narrativa do movimento independentista indonsio nas primeiras dcadas do sculo XX. Embora a figura principal seja masculina, os depoimentos de mulheres tm um papel fundamental para a linha do romance. De carcter forte e impressionante (e mesmo

Danilyn Rutherford (1993)

Unpacking a national heroine: Two Kartinis and their people,

Indonesia n 55, pp. 23-40.


3 4

Mereka jang dilumpuhkan, dois volumes (1950 1951). Constituda pelos seguintes livros: Bumi Manusia (Terra da Humanidade); Anak Semua Bangsa

(Filho de todas as Naes; Jejak Langkah (Pegadas); Rumah Kaca (Casa de Vidro).

a herona do primeiro volume) Nyai Ontosoroh. Pramoedya relata como ela passou uma vida de explorao e rejeio tanto do lado dos javaneses como pelos holandeses. Tornou-se a concubina de um holands, uma posio submissa em que no pertencia nem ao seu mundo de origem, nem ao dos europeus. Contudo, esta posio tambm oferece a oportunidade de mediao e no caso de Nyai Ontosoroh, ela conseguiu tornar-se numa mulher de negcios com xito. um dos pontos fortes do trabalho de Pramoedya que, ao denunciar a desigualdade e injustia nas relaes entre homens e mulheres, no se limita a retratar as mulheres como vtimas. Mostra vrios casos de female agency, ou seja, o aproveitamento pelas mulheres das oportunidades que surgem. este esprito, o de detectar e denunciar injustias mas ao mesmo tempo acreditar na possibilidade das pessoas de fomentar mudanas, que imbui a obra de Pramoedya Ananta Toer.

ANEXO De Pramoedya Ananta Toer foram publicados em Portugal: Esta Estranha Terra (no original: Bumi Manusia). Quetzal, 2003. ISBN: 9789725645567 A Rapariga de Java (no orginal: Gadis Pantai). Quetzal, 2002.ISBN: 9789725645277 Fabulosa Jacarta (no original: Tjerita Dari Djakarta). Quetzal, 2003. ISBN: 9789725645765 Solilquio Mudo (no original: Nyanyi Sunyi Seorang Bisu). Quetzal, 2001. ISBN: 9789725644676

Potrebbero piacerti anche