Sei sulla pagina 1di 3

Eixo temtico: Oriente Mdio: Os pases rabes Questes:

01. (UE-MT) Israel possui, atualmente, fronteiras com o Egito, ainda, com: a) Jordnia, Lbano e Turquia. b) Jordnia, Lbano e Sria. c) Jordnia, Lbano e Iraque. d) Jordnia, Iraque e Sria. e) Arbia Saudita, Lbano e Turquia.

02. (UnB) As discordncias entre rabes e israelenses apresentam as seguintes caractersticas, EXCETO: a) controle de rotas martimas b) interesses industriais c) interesses raciais e religiosos d) interesses ideolgicos e) n.d.a.

03. Os pases componentes da Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo encontram-se localizados nos seguintes conjuntos regionais: a) Europa, Oriente Mdio e Amrica do Norte b) Extremo Oriente, Amrica do Sul e CEI c) Oriente Mdio, frica e Amrica do Sul d) Amrica do Sul, Extremo Oriente e Oriente Mdio e) n.d.a.

04. (PUC) A poltica internacional brasileira de apoio causa palestina deve-se, fundamentalmente, : a) existncia de um Estado com profunda origem anti-semita. b) presena de um pas de um contingente rabe com grande participao na poltica nacional. c) diminuio do comrcio exterior brasileiro com Israel. d) queda, no Ir, do regime pr-americano com conseqente rompimento dos acordos internacionais pelo novo governo. e) dependncia dos pases s importaes de petrleo dos pases rabes.

05. (VUNESP) As noes de islamismo, pensamento ocidental e cultura indiana remetem para a categoria de: a) etnias

b) raas c) religies d) nacionalidades e) civilizaes

06. (UNIP) Nesta ltima dcada do sculo XX, verifica-se o recrudescimento da ideologia do nacionalismo em todo o mundo, gerando a ocorrncia de movimentos separatistas, que, no raramente, desembocam em sangrentos conflitos, a exemplo do que ocorreu entre o Iraque de Saddam Hussein e a etnia: a) armnia b) libanesa c) sunita d) palestina e) curda.

07. (FAAP) Em Agosto de 1990, Saddam Hussein invoca razes histricas para invadir __________________ e anex-lo(a) ao Iraque. a) A Arbia Saudita b) A Sria c) Israel d) O Kwait e) A Jordnia

08. (OSEC) As guerras entre rabes e judeus, que se verificam no Oriente Mdio, tiveram como causa principal: a) a guerra civil, no Lbano; b) o problema de uma populao sem territrio - os refugiados palestinos - que surgiu com a criao do Estado de Israel; c) o fato de que maiores reservas mundiais de petrleo, se localizam nos pases rabes; d) um discurso do lder Yasser Arafat, na Assemblia na ONU; e) o controle do canal de Suez, por parte do Egito.

09. (VEST - RIO) A Guerra do Lbano, o conflito Ir/Iraque, a questo Palestina, a Guerra do Golfo so alguns dos conflitos que marcam ou marcaram o Oriente Mdio. Das alternativas abaixo, aquela que corretamente explica essa situao conflitosa : a) o aumento, de forma rpida, do preo do barril de petrleo nos pases membros da OPEP; b) a criao do Estado de Israel, sob a tutela britnica, numa regio de ricas reservas de petrleo;

c) os grandes lucros provenientes do petrleo que no beneficiam a maioria da populao nos pases rabes; d) a disputa de terras favorveis ao cultivo, como as encontradas na plancie da Mesopotmia, numa rea desrtica. e) o emaranhado de culturas, religies e interesses estrangeiros numa rea localizada a meio caminho entre a sia, Europa e frica.

10. (GV) Acerca da produo mundial de petrleo em meados dos anos 80, possvel afirmar que: 1) A Unio Sovitica e os Estados Unidos produziam juntos mais de um tero de toda a produo. 2) O Reino Unido, a Venezuela e a China eram trs grandes produtores dessa fonte de energia. 3) O Oriente Mdio como um todo produzia menos do que um quinto do total da produo. 4) O Canad e a Nigria estavam entre os dez maiores produtores dessa fonte de energia. 5) Todas as alternativas esto corretas.

Potrebbero piacerti anche