Sei sulla pagina 1di 19

3.

VOR
Continuando o vo por instrumentos, trataremos agora do instrumento VOR, podemos considerar que este instrumento a evoluo do ADF. VOR VHF (Very High Frequency) Omnidirectional (Todas as direes) Radio Range (faixas pelo radio) Em outras palavras, VOR siginifica: Transmissor de frequencia muito alta que transmite faixas ou cursos em todas as direes. Representao Grfica:

ou

- O circulo com os detalhes a localizao da antena na carta. - CONGONHAS o nome da estao VOR. - 116,90 a freqncia do VOR, que deve ser inserido no rdio. Deve ser utilizado no NAV1 ou NAV2 - A sigla CGO a abreviatura deste auxilio, normalmente usado para inserir dados num GPS ou qualquer outro equipamento de navegao. O ADF tambm possui essa abreviatura. - Os pontinhos em baixo da freqncia o cdigo Morse. - Abaixo de tudo temos as coordenadas geogrficas. - O pequeno D no canto superior esquerda, vem da sigla DME. Isto siginifica que este VOR tambm fornece a distancia exata que a aeronave se encontra da estao.
Algumas aeronaves possuem um instrumento chamado HSI, a grosso modo, o VOR e o Giro direcional tudo integrado numa coisa s, como a figura abaixo:

Ao entender o VOR tradicional, no haver dificuldades em interpretar o HSI. Posteriormente, apenas um vo bastar para a adaptao a este instrumento.

2 Radiais Da mesma maneira que o ADF, no VOR tambm existem 360 linhas, mas agora no chamaremos mais de QDM ou QDR, sero simplesmente radias. Ou seja quando o controlador falar em radial, j sabemos que se trata de um VOR. No ADF, o que determina o QDR ou o QDM a posio do avio em relao a estao. O VOR diferente, as radiais so sempre as mesmas, tanto faz se o avio esta afastando ou aproximando, a radial a mesma.

No exemplo 1, a aeronave esta aproximando pela radial 090, e a sua proa 270. A radial uma linha que parte do VOR para fora. No exemplo 2, a aeronave esta aproximando pela radial 270, e sua proa 090. importante no confundir a proa com a radial, muitas vezes o controlador pode pedir qual a radial que esta mantendo, e como vimos, nem sempre esta iagual a proa atual da aeronave. No exemplo 3, temos a situao inversa. Neste caso a aeronave esta se afastando da estao pela radial 090, sua tambm 090. Lembrando que a proa nem sempre igual ao rumo da aeronave. Considere que no existe vento nesses exemplos.1
1

O RUMO distingue a trajetria da aeronave. A PROA indica para onde o nariz do avio esta apontando. Logo, devido a correes de vento, nem sempre a proa ser igual ao rumo.

3 O Instrumento VOR As indicaes do VOR so muito mais claras. Neste instrumentos temos a radial e o rumo tudo muito fcil de visualizar, no necessrio transpor mentalmente o ponteiro como antes no ADF.

Este VOR tem tanto a indicao de radial, quanto de glide para aproximao ILS. Existem alguns VOR que tem somente a barra vertical. Esta barra vertical indica se a aeronave esta voando exatamente na radial desejada e se chama CDI Quando o CDI est alinhado, existem 5 pontinhos para cada lado. Cada pontinho desse representa 2. Na imagem acima, os pontos esto em baixo da barra do glide, mas d pra ver. O VOR tem uma deflexo de 10 graus para cada lado. Se o CDI estiver no batente, significa que voc esta mais de 10 graus fora da radial. Na imagem, o CDI esta a 1 ponto e meio do centro que representa 3 graus. Na parte inferior temos a inscrio NAV e ao lado um pequeno triangulo branco de ponta cabea. Este triangulo indica se a aeronave esta aproximando ou afastando da estao, a indicao to / from. Quando virado para baixo, estamos afastando, quando virado para cima, aproximando. Na parte de cima do instrumento sempre inserido o curso (course). O curso o rumo que baliza uma aerovia, ou o rumo que esta descrito na carta, como no exemplo:

SID de So Jos dos Campos, com transio Bragana.

4 Lembre que as cartas sempre indicam o CURSO, a no ser que venha claramente especificado a radial como no exemplo anterior, onde tem a indicao R141 perto do VOR de Bragana.

IMPORTANTE: Para visualizar rapidamente qual a radial que est mantendo, basta olhar o triangulo TO/FROM. Vimos que quando a aeronave esta afastando (FROM), o curso igual a radial. Ento para identificar a radial, basta olhar a base do triangulo, se ele estiver apontando para cima (TO), a radial ser lida parte de baixo do instrumento. Se o triangulo estiver apontando para baixo, o curso igual a radial, ento a radial lida na parte de cima. Vejam os exemplos abaixo:

Esta uma carta de aerovia, chamada de ERC. Neste tipo de carta, a indicao 176 tambm do curso e no da radial.

Neste exemplo, o triangulo esta na posio TO (ponta para cima), ento para identificar a radial, basta olhar na base do triangulo, neste caso estamos aproximando da estao pela radial 184.

Agora o triangulo esta na posio FROM (ponta para baixo), mantendo a mesma regra, a radial esta na base do triangulo, neste caso, na parte de cima. Radial 341.

5 Mudanas de Radiais com ngulos menores que 90 graus Para a perfeita execuo de procedimentos de decolagem e pouso, necessrio saber como mudar de radial, tanto afastando quando aproximando.

Aproximando: A aeronave aproxima da estao pela radial 180. E o controlador solicita que aproxime pela radial 150. Primeiramente, gire o OBS at o triangulo ficar em TO e a radial 150 ficar na parte de baixo do VOR.

1. Deixe o Triangulo na posio TO 2. Coloque a radial na parte de baixo do instrumento 3. Ao mexer no boto OBS, o CDI se deslocar para direita, no travs do lado que o CDI est, encontra-se a proa de interceptao, neste caso, a proa 060. Sua proa atual 360, por que estamos aproximando pela radial 180. Para interceptar a radial 150, abra para a proa 060, como vimos antes. A proa que dever voar aps interceptar, a proa recproca da radial, ou seja, se a radial 150, a proa dever ser 330. Esta proa j estar identificada no prprio VOR, na parte de cima. Como na figura ao lado:

6 Quando abrir para a proa 060, o Ponteiro CDI comeara a se deslocar, voltando para o centro. Normalmente, quando este ponteiro soltar do batente, deve-se iniciar a curva para a proa 330. Porm, isto depende muito da distancia que a aeronave se encontra da estao. Quanto mais perto, mais rpido, o ponteiro vai chegar ao centro. Se estiver muito longe, 20 NM pra mais, necessrio aguardar e calcular mentalmente a hora de virar, no tem formula para isso, no olhometro mesmo. Mas no se desespere se ao terminar a curva, o ponteiro CDI no esteja alinhado, existe como corrigir. E at mesmo durante a curva, se perceber que est terminando a curva e o CDI no tiver alinhado, aguarde uns 20 graus fora, na proa 350, quando estiver mais perto de alinhar, reinicie a curva e v at o 330.

7 Afastando: A aeronave se afasta pela radial 270, e a carta diz que deve afastar pela radial 320. Da mesma maneira, primeiramente gire o OBS at o triangulo ficar em FROM e coloque a radial desta vez na parte de cima. Desta maneira, a radial estar na base do triangulo TO/FROM.

1. Triangulo na posio FROM. 2. Radial na parte de cima. 3. Quando estamos afastando, a proa de interceptao, ficara 45 graus para o lado do CDI, neste caso, ser 005. A proa que voaremos para manter a radial 320, 320, por que quando estamos afastando RADIAL = CURSO. Abra para a proa 005 e mantenha at o ponteiro CDI comear a se deslocar, quando ele chegar mais ou menos na metade do caminho, curve para a proa 320. Porm, isto tambm varia com a distancia, para interceptar a radial desejada perfeitamente, fique de olho no CDI, se estiver muito lento aguarde um pouco mais.

8 Mudanas de Radiais com ngulos maiores que 90 graus Da mesma maneira que no caso do ADF, acho difcil que exista alguma necessidade de executar uma mudana de radial com ngulo maior que 90 graus, aproximando da estao. De qualquer maneira, se caso necessite entre em contato comigo que explicarei com detalhes. Aqui falaremos somente das mudanas maiores de 90 graus afastando, pois estas sim, sempre aparecem nos procedimentos de subida.

Afastando: A aeronave se afasta pela radial 300, e necessita interceptar a radial 090. A execuo desta mudana muito simples, basta lembrar da seguinte regra. Para mudanas maiores de 90 graus, voe numa proa igual a da radial, ao passar no travs, abra 45 graus para o lado do CDI e aguarde para interceptar. Trocando em midos: 1. Primeiramente coloque a radial 090 na parte de cima do VOR, independente da posio do triangulo. 2. Voe para a proa 090, executando o menor arco de curva. H no ser que a carta mostre a curva para outro lado. 3. Aguarde o triangulo, trocar de TO para FROM. 4. Abra 45 graus para o lado do CDI, ou seja, voe para a proa 125. 5. Basta aguardar o CDI centrar, e voar na proa 090.
Obs. Lembre-se que dependendo da distancia da aeronave, a antecipao para interceptar a radial pode ser maior ou menor.

9 Interpretao de cartas: Para este capitulo escolhi a sada MOGI 5 do Campo de Marte. Esta sada no muito simples e mistura NDB com VOR, ento podemos praticar tanto um quanto outro.

10 Inicialmente necessrio fazer o Briefing da carta, como em qualquer procedimento IFR. Eu comeo sempre lendo as marcaes de visibilidade e restrio, gradiente de subida, dessa maneira, j vejo se posso ou no fazer esta sada. Por exemplo, para aeronaves monomotoras, necessrio que o aeroporto de Guarulhos esteja operando com certas condies para que eu possa decolar de Marte. Isto, por que, caso a aeronave tenha alguma emergncia, possvel pousar em Garulhos, que bem perto. Aps analizamos todos os lados de curvas, radiais e QDR. Para esta sada, decolaremos da pista 30. O primeiro passo sintonizar o NDB MAE (260). A carta diz, que aps a decolagem, devemos curvar para a esquerda, e interceptar o QDR 112.

Note que esta uma mudana de QDR maior que 90 graus. Por que decolando da pista 30, estaremos saindo mais ou menos no QDR 300. Ento decole e aps passar 500 ps, vire a esquerda at a proa 112. (Processo das paralelas, como vimos no capitulo de ADF). Ao passar o travs, abra 30 graus para o lado do ponteiro. Voe na proa 082 e aguarde a marcao relativa 210 ou 150. Aps interceptar o QDR 112, o prximo passo realizar uma curva a direita, onde esta o X destacado em verde.

11 Para executar esta curva, necessrio trocar a freqncia do NDB para TUCA (410) e calcular a marcao relativa. A marcao relativa ser de 222. Para calcular essa marcao, basta pegar a diferena entre o QDR desejado (164) e o QDR atual (112). O resultado ser 52. Depois s somar ou diminuir 52 de 180, dependendo da posio da aeronave em relao a antena. Mas essa conta toda fica muito difcil, ento basta pegar a diferena de um para o outro que d 52 e aguardar que a calda do ponteiro ADF chegue em 52 graus e aps curve para a proa 164. O ponteiro ADF dever estar alinhado com a ponta para baixo, indicando o QDR 164. Dica: Mantenha a freqncia de MAE no ADF. Coloque a freqncia do VOR de BCO (116,00) no NAV2, e sete a radial 251 no instrumento. Dessa maneira, voc saber quando estar prximo ao ponto de virar. Assim que o CDI comear a se deslocar, troque a freqncia de MAE para TUCA, ai s aguardar a relativa e curvar. No prximo X amarelo, devemos executar uma curva para esquerda para interceptar a radial 096 de CGO. Coloque a freqncia de CGO (116,90) no NAV1, e sete a radial 096 no instrumento (Lembrando que o Cessna Default tem dois VORs). Quando o CDI chegar mais ou menos na metade do caminho, inicie a curva para esquerda at a proa 096. Se estiver chegando no 096 e o CDI ainda esta longe aguarde uns 15 ou 20 graus fora at que ele chegue mais perto de alinhar, aps voe para a proa 096. Note que neste segundo X, a aeronave deve estar obrigatoriamente a 5000 ps. Em seguida, no VOR2 sintonize a freqncia do VOR de BGC (116,20), e sete o curso 350 (o curso deve ser sempre colocado na parte de cima do VOR, e a radial depender se esta afastando ou aproximando, neste exemplo, o triangulo ficar para cima, e a radial poder ser lida na parte de baixo.). O VOR de BGC esta bastante longe da posio atual da aeronave, ento podemos esperar ate que o CDI do VOR2 fique bem perto de alinhar para executar a curva.

12

Aps curvar para a proa 350, vc estar voando na radial 170 de Bragana. Mantenha esta radial at bloquear o VOR BGC e aps siga para a aerovia escolhida ou o destino. O VOR de BCO aparece nesta carta apenas para auxiliar a identificao de alguns pontos. Em outras cartas voc pode ver a melhor maneira que um VOR secundrio poder te ajudar. Existe um terceiro X nesta perna. Esta posio esta a 20 NM de BGC (D20 BGC), e ao passar ali, deveremos estar no FL 070 ou acima. Salvo, se o controlador orientar outra altitude. Ao lado do VOR DE BGC, temos tambm um NDB (385) da mesma localidade, que pode ser usado, no caso do VOR estar fora do ar.

Sua sada deve ter ficado desse jeito:

13

4. ESPERAS
Este capitulo muito importante, pois a maioria das pessoas que esto iniciando no vo IFR acabam se enrrolando com as esperas. Mas no nenhum bicho de sete cabeas, basta aprender a visualizar o espao e identificar onde a sua aeronave esta. Como o nome j diz, este procedimento serve para o controlador colocar uma ou mais aeronaves em rbita, afim de organizar os trfegos quem chegam em um determinado aeroporto, ou terminal. Sobretudo, importante saber como iniciar uma espera. Pois a entrada na espera acaba sendo o inicio de um procedimento correto. Nem sempre necessrio que se fassa a espera completa, mas necessrio saber como entrar nela, para poder iniciar o procedimento de pouso. Tipos de espera: Padro curvas para o lado direito (sentido horrio) No Padro Curvas para o lado esquerdo.(sentido anti-horrio)

Esta a espera PADRO do procedimento ECHO 4 de SBBH. Perna de Aproximao a trajetria da espera, onde a aeronave esta com o auxilio na sua proa. Perna de Afastamento a trajetria de valor recproco ao da perna de aproximao.

14 Esta uma espera balizada pelo NDB BHZ (520), mas uma espera pode ser balizada por um VOR ou at mesmo um fixo. Existem 3 tipos de entradas, so elas: Entrada PARALELA Setor 1 Entrada DESLOCADA Setor 2 Entrada DIRETA Setor 3 Vamos comentar cada uma delas. Primeiramente, necessrio identificar os setores.

Mentalmente prolongue a perna de aproximao de valor 340. Abra 110 graus para o lado da curva da espera. Se for PADRO, 110 graus para a direita, se for NO PADRO, 110 graus para a esquerda. A perna de aproximao 340. 340 + 110 = 090 O limite superior, a recproca da perna de aproximao, proa 160. O limite do lado esquerdo o numero que voc acabou de achar, proa 090 O limite do lado direito a recproca da anterior, proa 270.

15 Outro exemplo, esta uma espera NO PADRO de Guarulhos:

A diviso a mesma, mas agora para outro lado. Faa a mesma conta: 150 (valor da perna de aproximao) 110 = 040. O tempo na espera de 1 minuto em cada perna at o FL 140, acima disso, o tempo ser de 1 minuto e 30 segundos. Considerando, que a aeronave j esteja na espera, aps bloquear o auxilio, devese executar a curva at a proa da perna de afastamento. Quando passar no travs do auxilio, disparar 1 minuto (ou 1 minuto e 30 segundos). Quando completar o tempo desejado, executar outra curva para o mesmo lado, e mantendo a mesma inclinao da curva inicial. Dessa maneira, ao retornar, a aeronave dever estar com o auxilio exatamente na sua proa. Caso no esteja, execute as devidas correes. Aps bloquear novamente, ou repita a espera ou siga para o procedimento.

16 Identificado os setores, agora vamos falar sobre as entradas. Vindo de cada setor destes, existir uma entrada diferente. A deciso de qual entrada utilizar, cabe somente ao piloto da aeronave, o controlador, nunca lhe dir qual setor voc esta chegando. Setor 1 Entrada Paralela A entrada paralela deve ser feita da seguinte maneira: 1) Aps o bloqueio do auxilio, curvar para uma proa igual a perna de afastamento. 2) Estabilizar na proa definida e disparar 1 minuto. 3) Executar a curva para o lado contrrio da espera 4) Voar na proa do auxilo e iniciar a rbita ou o procedimento.

No desenho acima, a aeronave se aproxima pelo setor 1, na proa 040. - Aps o bloqueio o piloto dever curvar a esquerda para a proa 346. - Ao estabilizar na proa disparar 1 minuto. - Aps 1 minuto, executar curva para a esquerda at a aproar o auxilio. Obs. Devido ao curto espao, dificilmente, a aeronave j retornar exatamente na perna de aproximao. Ento prefervel, que aps a ultima curva, aproar diretamente o auxilio, e aps o rebloqueio, se ajustar na rbita.
O exemplo acima referente a uma espera do procedimento JULLIET 5 de Congonhas.

17 Setor 2 Entrada Deslocada 1) Aps o bloqueio do auxilio voar numa proa: - Espera Padro: 30 graus a menos que a perna de afastamento. - Espera No Padro: 30 graus a mais que a perna de afastamento. 2) Ao estabilizar na proa, disparar 1 minuto. 3) Executar uma curva para o lado da espera. 4) Ao terminar esta ultima curva, o avio dever estar exatamente na perna de aproximao. 5) Iniciar a rbita ou o procedimento.

Neste procedimento, o auxilio base um VOR. - A aeronave se aproxima na proa 090. Aps o bloqueio do VOR, dever curvar a direita ate a proa 111 (30 graus a menos que a perna de afastamento que 147). - Aps estabilizar, disparar um minuto. Durante este tempo coloco que 327 no course do VOR. - Aps 1 minuto curvar a direita ate a proa 327. Lembrando que no final da curva dever estar na perna de aproximao (o CDI do VOR deve estar alinhado no fim da curva).
Exemplo referente ao procedimento DELTA 2 de Belo Horizonte.

18 Setor 3 Entrada Direta Esta deve ser a entrada mais fcil, como o prprio nome sugere. Aproximando pelo setor 3, ao bloquear o auxilio a aeronave estar pronta para iniciar a espera, ou o procedimento, se for autorizado.

- A aeronave se aproxima na proa 236, aps o bloqueio dever curvar a direita at a proa 079 e se ajustar na espera. - Na entrada direta, caso a aeronave seja autorizada, logo aps o bloqueio poder iniciar o procedimento.
Procedimento ECHO 1 de So Jos do Rio Preto

Consideraes A parte mais difcil mentalizar a diviso dos setores, mas com o tempo fica mais fcil. O ideal preparar esses detalhes com bastante antecedncia. Cada setor tem uma tolerncia de 5 graus para cada lado. Lembrando que quem decide a entrada o piloto.

19
As atualizaes estaro disponveis no site www.minasair.com. Direitos Autorais: Este um material gratuito, encoraja-se divulgao dos ensinamentos contidos neste manual. Solicita-se, porm que ao disponibilizar este em qualquer outro site, o autor seja consultado. Agradecimentos especiais ao Cmte. Frederico Souto pela pacincia em revisar todo este trabalho.

Contato: Rafael Arajo rafael1983@bol.com.br

Potrebbero piacerti anche