Sei sulla pagina 1di 21

Homem-Natureza: uma relao sustentvel?

Ecologia: o termo do grego oikos, habitao foi criado por E. Haeckel, em 1866, para designar a cincia da natureza que, luz da fisiologia e da morfologia e segundo a teoria da adaptao, estuda as interaces dos seres vivos entre si e especialmente deles com o ambiente em que vivem. Actualmente, o termo sobretudo usado em sentido antropolgico, designando o estudo interdisciplinar das interaces entre as populaes humanas e seus respectivos ambientes.

Natureza: O principal significado de Natureza diz respeito aos elementos fsico-qumicos e biolgicos produzidos pelas foras csmicas em aco e cuja origem e funcionamento no dependem da interveno humana, ainda que os seres vivos possam influenciar a sua actividade. Natureza opese a artificial, cultural e histrico.

Ambiente: No significado corrente, um complexo de relaes entre mundo natural e ser vivo, que influem na vida e no comportamento do mesmo ser vivo. Nesse sentido, essa palavra foi provavelmente introduzida pelo bilogo Geoffroy St.-Hilaire (1835). Observaes sobre a influncia das condies fsicas, especialmente do clima, sobre a vida dos animais, em geral, e do homem em particular, e at sobre a vida poltica do homem, encontram-se frequentemente nos escritores antigos.

Natureza, ambiente e degradao


Colapso ou desenvolvimento sustentvel?

Natureza, ambiente e degradao


Da Natureza faz parte um conjunto de recursos naturais indispensveis sobrevivncia e qualidade de vida. A Natureza contm os recursos indispensveis actividade econmica. A Natureza abrange todos os elementos para o suporte da vida, desde os essenciais sobrevivncia aos relacionados com os valores culturais da Humanidade.

Natureza, ambiente e degradao


As esperanas num modelo social e econmico de desenvolvimento sustentvel parece terem dado lugar expectativa de um colapso global, associada incapacidade de enfrentar as diferentes vertentes da crise global do ambiente e em particular as alteraes climtica.

esquema.docx

Recursos naturais: conceito e evoluo da explorao


Os recursos constituem a parte da Natureza com potencialidade de utilizao. Alm das energias fsseis como o carvo, o petrleo, o gs natural e o urnio, outros recursos, tal como os metais, minerais e orgnicas, so utilizados como matrias-primas. Com o aumento da populao, a explorao dos recursos aumentou e diversificou-se medida que as exigncias se tornaram maiores e as tecnologias se desenvolveram.

Os recursos no renovveis: as energias fsseis e as matrias-primas


As energias fsseis so as fontes de energia mais utilizadas, representando uma dependncia que se aproxima dos 80%. A constante procura das energias fsseis tem tornado estas mais escassas e aumentando o seu custo.

Carvo
A energia hidrulica era a principal energia nos primeiros tempos da Revoluo Industrial, iniciada nos meados do sculo XVIII. Com a inveno da mquina a vapor, o carvo comea a ser cada vez mais procurado pela indstria. Na primeira metade do sculo XX, o carvo foi sendo substitudo pelo petrleo e gs natural.

Nos ltimos anos tem aumentado o interesse pelo carvo devido ao esgotamento mais rpido do petrleo, aos conflitos associados a essa energia e instabilidade da produo e do preo desde a crise petrolfera de 1973. O carvo relativamente abundante e, por isso, um preo mais baixo. O carvo utilizado sobretudo para a produo de termoelectricidade e nas indstrias metalrgicas. Os maiores inconvenientes da combusto do carvo so a poluio atmosfrica e o aumento do efeito de estufa.

Petrleo e gs natural
Com a inveno do motor de exploso no final do sculo XIX e o desenvolvimento das tecnologia, o petrleo comea a sobrepor-se a todas as outras energias, colocando o carvo em segundo plano. O estilo de vida actual sustentado em grande parte pelo petrleo. Para reduzir a dependncia e a poluio, os pases diversificam o uso das energias usando gs natural e as energias alternativas.

As principais reservas de petrleo encontram-se localizadas em poucas regies, tal como o Mdio Oriente, Rssia, Venezuela, Nigria, Arglia, Brasil. A prospeco e explorao do petrleo tm elevados custos e exigem tecnologias avanadas que so dominadas por empresas com uma grande influncia poltica e econmica. O petrleo um grande poluidor ambiental, atravs dos derrames ocorridos durante a sua explorao e transporte e pelo aumento dos gases de estufa. O gs natural a menos poluente das energias fsseis, e mais fcil de extrair e transportar.

Urnio
O urnio, conhecido desde o sculo XVIII, um dos minrios radioactivos que veio a revolucionar a forma de obteno de energia no sculo XX para responder falta de energias fsseis. Ao contrrio de outras energias, a nuclear seria uma boa alternativa ao petrleo e carvo pois assegura grandes quantidades de energia.

As posies sobre a utilizao desta energia variam entre o abandono devido aos riscos de catstrofes humanas e ambientais e os que defendem a sua expanso com tecnologias mais evoludas e mais seguras. O elevado preo da construo das centrais nucleares e a alta tecnologia envolvida so obstculos sua utilizao.

A actividade humana e a poluio


Muitos pases lanam resduos, tal como desperdcios qumicos e radioactivos, no oceano. Ainda que estejam fechados em contentores, h o risco de libertarem o seu contedo no ambiente. Um dos efeitos da poluio a eutrofizao que resulta do excesso de fertilizantes agrcolas que chegam aos rios e lagos favorecendo o crescimento exagerado das plantas aquticas que consomem o oxignio.

A produo de gases e poeiras que so libertados para a atmosfera constitui uma das maiores preocupaes da populao mundial a par com a poluio da gua potvel. Alguns poluentes acidificam os solos e aceleram os processos de eroso. O aquecimento global, a diminuio da camada do ozono e a subida do nvel do mar so consequncias da produo de gases e do efeitos de estufa. O aquecimento global poder aumentar os fenmenos extremos e acelerar a extino de espcies de flora e fauna.

Formas de assegurar a sustentabilidade


reas protegidas Com o desaparecimento de muitos habitats naturais, tornou-se necessrio proteger determinadas reas, nas quais se estabelecem limitaes s actividades humanas. Criao de legislao e de medidas de proteco e preservao da Natureza.

Tratamento de resduos Os aterros sanitrios e a utilizao de matrias biodegradveis so formas de reduzir o impacto negativo da decomposio e a possibilidade de contaminao do ambiente. Alguns resduos podem ser integrados em novos produtos ou serem incinerados produzindo energia. A reduo das dimenses dos produtos, a reutilizao e reciclagem tm como objectivo prolongar a vida til das matrias-primas.

As energias renovveis A previso da escassez das energias fsseis, assim como os impactos ambientais, tem forado ao desenvolvimento de energias renovveis e alternativas s tradicionais. As energias renovveis esto disponveis em todos os lugares do planeta e so muito diversificadas e pouco poluentes. O custo elevado de investimento e a fraca intensidade da energia produzida so algumas das limitaes das energias renovveis.

A urgncia da sustentabilidade As organizaes internacionais e a presso social das organizaes ambientalistas desempenham um papel importante no estabelecimento de polticas de sustentabilidade. fundamental a conscincia e a responsabilidade de cada indivduo no acto de consumo dos recursos naturais. Necessidade da generalizao de um modelo de desenvolvimento sustentvel atravs de uma melhor gesto dos recursos.

Potrebbero piacerti anche