Sei sulla pagina 1di 17

APOSTILA DE HEMATOLOGIA CLNICA Prof.

Alpio O Carmo

Introduo

Hematologia o ramo da biologia que estuda o sangue. A palavra composta pelos radicais gregos: Haima (de haimatos), "sangue" e lgos, "estudo, tratado, discurso". A Hematologia estuda, particularmente, os elementos figurados do sangue: hemcias (glbulos vermelhos), leuccitos (glbulos brancos) e plaquetas. Estuda, tambm, a produo desses elementos e os rgos onde eles so produzidos (rgos hematopoiticos): medula ssea, bao e linfonodos. Por outro lado, alm de estudar o estado de normalidade dos elementos sangneos e dos rgos hematopoticos, estuda tambm as doenas a eles relacionadas. HEMATOPOIESE o processo de substituio das clulas sanguneas, que ocorrem nos chamados rgo hematopoiticos, que compreendem a medula ssea e o sistema linfide. MEDULA SSEA o mais importante orgo da gnese das mais diversas clulas sanguneas pois l esto as clulas tronco que do origem a clulas progenitoras de linhagens mielocticas, linfoctica, megacaricitos e eritroblastos. LINHAGEM MIELOCTICA compreende os granulcitos polimorfonucleados (neutrfilo,eosinfilo e basfilo) e moncitos.Quando os moncitos migram para os tecidos se transformam em macrfagos, que so clulas com alto poder de fagocitose. LINHAGEM LINFOCTICA engloba os linfcitos T e B.Os linfcitos B saem maduros da medula ssea enquanto os linfcitos T precisam migrar para o Timo onde iro sofrer o processo de maturao.Os linfcitos B ainda se diferenciam em plasmcitos quando encontram um antgeno num rgo linfide secundrio e secretam anticorpos nos tecidos. MEGACARICITO partes de seu citoplasma do origem s plaquetas, responsveis pela coagulao sangunea. ERITROPOIESE o processo de produo de eritrcitos. Em humanos adultos, a eritropoiese ocorre na medula ssea, mas fetos e em situaes especiais como anemias severas pode ocorrer em outros rgos, principalmente no fgado e no bao. ERITROBLASTO origina as hemcias do sangue, que atuam nas trocas gasosas.

APOSTILA DE HEMATOLOGIA CLNICA Prof. Alpio O Carmo HEMOGLOBINA Estrutura A hemoglobina um tetrmero composto de duas de cada dois tipos de cadeias de globina, a alfa e a beta. Cada uma dessas cadeias contm cerca de 141 aminocidos. Existem quatro grupos heme por protena; estes possuem um on de ferro no seu centro, que liga a molcula de O2. uma protena alostrica, pois a ligao e a liberao do oxignio regulada por mudanas na estrutura provocadas pela prpria ligao do oxignio ao grupo heme. Existe trs tipos de hemoglobina, devido a variao na cadeia polipeptidica: Hemoglobina A1, Hemoglobina A2 e Hemoglobina F.

Distribuio do Oxignio A distribuio feita atravs da interao da hemoglobina com o oxignio do ar (que pode ser inspirado ou absorvido, como na respirao cutnea). Devido a isto, forma-se o complexo oxi-hemoglobina, representado pela notao HbO2. Chegando s clulas do organismo, o oxignio liberado e o sangue arterial (vermelho) transforma-se em venoso (vermelho arroxeado). A hemoglobina livre pode ser reutilizada no transporte do oxignio. A hemoglobina distribui o oxignio para as todas as partes do corpo irrigadas por vasos sanguneos. Localizao A hemoglobina pode ser encontrada dispersa no sangue (em grupos animais simples) ou em vrias clulas especializadas (as hemcias de animais mais complexos). O aumento de glbulos vermelhos no sangue (eritrocitose) geralmente se d por uma adaptao fisiolgica do organismo em locais de altitude elevada. Uma vez que o aumento de glbulos vermelhos favorece o transporte de oxignio pelo sangue, seu uso melhora a performance de atletas, principalmente em esportes que necessitem muita resistncia. Quando os atletas realizam treino em locais de alta altitude, a pequena concentrao de oxignio estimula a produo natural de EPO (Eritropoietina, hormnio que aumenta o nmero de GV e da capacidade muscular)e ao retornar s baixas altitudes, seu corpo est mais preparado e sua resistncia est maior.

APOSTILA DE HEMATOLOGIA CLNICA Prof. Alpio O Carmo HEMOGRAMA

HEMOGRAMA um exame realizado que avalia as clulas sanguneas de um paciente. O exame requerido pelo mdico para diagnosticar ou controlar a evoluo de uma doena. Que compreende o eritrograma, leucograma e plaquetograma. Coleta de sangue O sangue do indviduo colhido com anticoagulante (EDTA), para se evitar a coagulao do mesmo. No h necessidade de colher o sangue com o indivduo em jejum.

Processo Manual Contagens manuais do nmero de hemcias e leuccitos podem ser feitos em cmara de Neubauer, aps uma diluio prvia do sangue. O mtodo dificilmente usado, sendo usado em poucos casos de dvidas da metodologia automtica .

APOSTILA DE HEMATOLOGIA CLNICA Prof. Alpio O Carmo

O esfregao de sangue usado para fazer uma diferenciao entre os leuccitos, isto , fazer uma contagem do nmero de neutrfilos, linfcitos, moncitos, eosinfilos e basfilos. Chegando-se a uma porcentagem de cada clula encontrada. Usado tambm para avaliar a srie vermelha e as plaquetas. feito com uma pequena gota de sangue sendo colocada sobre uma lmina de vidro, onde o tcnico far um esfregao, arrastando a gota de sangue com uma outra lmina de vidro, com isso forma-se uma pelcula. O sangue tem que ser homogenizado antes de se fazer o esfregao para que as clulas estejam bem destribudas. O esfregao corado com Leishman ou Giemsa. E observado em microscpio com objetiva de aumento de 100X.

APOSTILA DE HEMATOLOGIA CLNICA Prof. Alpio O Carmo

A vantagem de se fazer um hemograma que algumas clulas podem ser contadas erradamente pelos processos automticos. Alguns aparelhos no contam clulas imaturas e podem levar a um erro quanto a um diagnstico de leucemia. O esfregao, porm, deve ser avaliado por pessoal experiente. ff

Processo automtico

APOSTILA DE HEMATOLOGIA CLNICA Prof. Alpio O Carmo Hoje em dia o hemograma feito em aparelhos. Os aparelhos usam uma pequena quantidade de sangue. H dois sensores principais: um detector de luz e um de impendncia eltrica. As clulas brancas, ou leuccitos, podem ser contadas baseando-se em seu tamanho ou atravs de suas caractersticas. Quando a contagem baseada no tamanho das clulas, o aparelho as diferencia por 3 tipos: clulas pequenas (linfcitos), clulas mdias (neutrfilos, eosinfilos e basfilos) e clulas grandes (moncitos). Esse primeiro tipo de aparelho requer uma contagem manual de clulas pois na difenrecia as clulas de tamanho mdio, podendo omitir uma eosinofilia por exemplo. Os que utilizam o mtodo de caractersticas da clulas so mais precisos. Em relao a srie vermelha, o aparelho mede a quantidade de hemoglobina, o nmero de hemcias e o tamanho das hemcias. Realizando clculos para chegar ao valor do hematcrito, e os outros ndices hematimtricos. As plaquetas tambm so contadas por aparelhos.

HEMATCRITO a percentagem do volume total de sangue correspondente aos glbulos vermelhos.

APOSTILA DE HEMATOLOGIA CLNICA Prof. Alpio O Carmo uma medio calculada a partir do tamanho mdio e do nmero de glbulos vermelhos e quase sempre parte tambm da contagem sangunea completa, como a (quantidade de) hemoglobina. Os valores mdios so diferentes segundo o sexo e variam entre 0,42-0,52 (42%-52%) nos homens e 0,36-0,48 (36%-48%) nas mulheres. Caso o valor seja inferior mdia significa que existe pouca quantidade de glbulos vermelhos e se for superior existe uma maior quantidade de glbulos vermelhos para o volume de sangue. Esta uma medida cada vez mais importante para efeitos clnicos.

HEMOGLOBINA a protena que d a cor aos glbulos vermelhos (eritrcitos) e tem a funo vital de distribuir o oxignio pelo organismo.

ERITROGRAMA o estudo da srie vermelha (eritcitos ou hemcias). Ao microscpio, as hemcias tem colorao acidfila (afinidade pelos corantes cidos que do colorao rsea) e so desprovidos de ncleo. As hemcias apresentam colorao central mais plida e colorao um pouco mais escura na periferia. Elas so bicncovas e tm aparncia de bala soft. Em indivduos normais, possui tamanho mais ou menos uniforme. Quando uma hemcia tem tamanho normal ela chamada de normoctica. Quando ela apresenta colorao normal chamada de normocrmica. O estudo da srie vermelha revela algumas alteraes relacionadas como por exemplo anemia, eritrocitose (aumento do nmero de hemcias). Os resultados a serem avaliados so: Nmero de glbulos vermelhos: Os valores normais variam de acordo com o sexo e com a idade. Valores normais: Homem de 5.000.000 - 5.500.000, Mulher de 4.500.000 - 5.000.000. Seu resultado dado em nmero por litro. Hematcrito: Representa a quantidade de hemcias exitentes em 100ml de sangue total. Os valores variam com o sexo e com a idade. Valores: Homem de 40 - 50% e Mulher de 36 - 45%. Recm nascidos tem valores altos que vo abaixando com a idade at o valor normal de um adulto.

APOSTILA DE HEMATOLOGIA CLNICA Prof. Alpio O Carmo Hemoglobina: segundo a Organizao Mundial de Sade considerado anemia quando um adulto apresentar Hb < 12,5g/dl, uma criana de 6 meses a 6 anos Hb < 11g/dl e crianas de 6 anos a 14 anos, uma Hb < 1 2g/dl. VCM (Volume Corpuscular Mdio): o ndice mais importante pois ajuda na observao do tamanho das hemcias e no diagnstico da anemia: se pequenas so consideradas microcticas (< 80fl, para adultos), se grandes consideradas macrocticas(> 96fl, para adultos) e se so normais, normocticas (80 - 96fl). Anisocitose: denominao que se d quando h alterao no tamanho das hemcias. As anemais microcticas mais comuns so a ferropriva e as sndromes talassmicas. As anemias macrocticas mais comuns so as anemia megaloblstica e perniciosa. O resultado do VCM dado em femtolitro. HCM (Hemoglobina Corposcular Mdia): o peso da hemoglobina na hmcia. Seu resultado dado em picogramas. CHCM (Concentrao de Hemoglobina Corposcular Mdia): a concentrao da hemoglobina dentro de uma hemcia. O intervalo normal de 32 - 36g/dl. Como a colorao da hemcia depende da quantidade de hemoglobina elas so chamadas de hipocrmicas (< 32), hipercrmicas (> 36) e hemcias normocrmicas (no intervalo de normalidade). importante observar que na esferocitose o CHCM geralmente elevado. RDW (Red Cell Distribution Width): um ndice que indica a anisocitose (variao de tamanho), sendo o normal de 11 a 14%, representando a percentagem de variao dos volumes obtidos. Nem todos os laboratrios fornecem o seu resultado no hemograma. Normalmente realiza-se uma anlise estatstica em testes realizados em um grande grupo de indivduos normais para se chegar aos lmites estabalecidos para hemoglobina, hematcrito e nmero de hemcias, isto quer dizer que cada regio possui um lmite de normalidade.

A Morfologia das hemcias (ou estudo da forma das hemcias) feita em microcpio, analisando o esfregao de sangue, as formas encontrads so: Drepancitos (forma de foice): aparece somente nas sndromes falciformes (no aparecendo no trao falcifrome). Esfercitos (forma esfrica, pequena e hipercrmica): em grande quantidade comum na anemia esferoctica (esferocitose), em menores quantidades podem estar presentes em outros tipos de anemias hemolticas. Eliptcitos (forma de charuto): em grandes quantidades comum na eliptocitose. Em menores quantidades podem aparecer em qualquer tipo de anemia. Hemcias em alvo em grandes quantidades (clulas cujas membranas so grandes havendo uma palidez e um alvo central mais corado) aparece em hemoglobinopatias C, E ou S, nas sndromes talassmicas e em pacientes com doena heptica. Dacricitos (forma de lgrima): em grande quantidade na mielofibrose. Em pequena quantidade podem aparecer em qualquer tipo de anemia. 8

APOSTILA DE HEMATOLOGIA CLNICA Prof. Alpio O Carmo Hemcias policromticas (forma normal mas com colorao azul devido a presena de RNA residual): aparece quando grandes quantidades de hemcias novas esto sendo produzidas. Comuns em anemias hemolticas. Esquiscitos (so hemcias fragmentadas): aparecem quando nas hemcias h uma leso mecnica, em casos de hemlise, ou em casos de pacientes que sofreram queimaduras. Hemcias mordidas: quando ocorre a formao um precipitado de hemoglobina nas hemcias (chamados de Corpsculos de Heinz) ocorre remoo destes precipitados pelo bao formando um aspecto de hemcia mordida. Acantcitos (hemcias com pontas de diversos tamanhos): nas hepatopatias, hipofuno esplnica, esplenectomizados. Crenadas (hemcias com vrias pontas pequenas): na uremia, quando o paciente faz tratamento com heparina, deficincia de piruvatokinase. Outros achados no relacionados a forma: Hemcias aglutinadas (agrupamentos de hemcias): quando a hemlise causada por um anticorpo contra hemcias, elas acabam se agrupando (crioaglutininas). Hemcias em Roleux (hemcias em rolos, formam pilhas de rolos de hemcias): aparece em alta concentrao de globulinas anormais, mieloma mltiplo e macroglobulinemia. Incluses nas hemcias: Corpusclos de Howell-Joly (aparecem como se fossem um boto azul escuro junto membrana da hemcia, por fragmento nuclear ou DNA condensado): aps esplenectomia, anemias hemolticas severas. Hemcias com pontilhados basfilos: (vrios pontos roxos dentro da hemcia, pela preciptao dos ribossomos ricos em RNA): aparecem na talassemia beta, intoxicao por chumbo, anemia hemoltica por deficincia de pirimidina-5nucleotidase. Anel de Cabot (forma de uma anel ou em oito dentro da hemcia, por restos nucelares): em anemias hemolticas severas.

Leucograma

o estudo da srie branca (ou leuccitos), faz-se uma contagem total dos leuccitos e uma contagem diferencial contando-se 100 clulas. O adulto normalmente apresenta de 5.000-10.000 leuccitos por 100ml de sangue. Contagem diferencial de Leuccitos: Em um paciente normal as clulas encontradas so:

APOSTILA DE HEMATOLOGIA CLNICA Prof. Alpio O Carmo Moncitos: uma das maiores clulas da srie branca, tm citoplasma azulado, ncleo irregular (indentado, lobulado, em C ou oval) podem ter vacolos (pela recente fagocitose). Quando esto aumentados usa-se o termo monocitose e ocorre em infeces virais, leucemia mielomonoctica crnica e aps quimioterapia. Linfcitos: se pequenos tm citoplasma escasso, ncleo redondo; se grandes tm citoplasma um pouco mais abundante. Podem ter grnulos. a clula predominante nas crianas. Seu aumento chamdo de linfocitose. Em adultos, seu aumento pode ser indcio de infeco viral ou leucemia linfoctica crnica. Eosinfilos: citoplasma basoflico que no visualizado por causa da presena de grnulos especficos (de colorao laranja-avermelhada), com ncleo com 2-3 lbulos. Quando seu nmero aumenta chamado de eosinofilia, e ocorre em casos de processos alrgicos ou parasitoses. Basfilos: citoplasma cheio de grnulos preto-purpreos que cobrem o citoplasma. Em um indivduo normal, s encontrado at uma clula (em termos percentuais). Neutrfilos Segmentados: citoplasma acidfilo (rseo), ncleo com vrios lbulos (2-5 lbulos) conectados com filamento estreito. a clula mais encontrada em adultos. Seu aumento pode indicar infeco bacteriana, mas pode estar aumentada em infeco viral. Outras Clulas que podem ser encontradas: Blasto: Linfoblasto: L1: clula pequena, citoplasma basoflico e escasso. Encontrada nas leucemia linfide aguda tipo L1. L2: clula de tamanho mdio, citoplasma de tamanho e basofilia variada. Encontrada na leucemia linfide aguda tipo L2.gg L3: clula grande ou mdia, citoplasma com intensa basofilia, com vacolos. Aparece no linfoma de Burkitt. Mieloblasto: possui citoplasma escasso, azulado (basoflico), ncleo redondo ou oval, com um ou mais nuclolos evidentes. Pode apresentar grnulos no seu citoplasma e basto de Auer (forma de agulha). Os mieloblastos aparecem em casos de leucemia mielide, sndrome mielodisplsica ou na reao leucemide (infeco grave). Monoblasto: similar a outros blastos mas com ncleo mais contorcido ou irregular que o mieloblasto. Aparece na leucemia mielomonoctica aguda ou na leucemia monoctica aguda. Promielcitos Neutroflico: O mieloblasto evolui para promielcito, clula maior que o mieloblasto, citoplasma basfilo, grnulos de colorao vermelho-prpura (grnulos primrios), ncleo oval com uma pequena identao. Mielcitos Neutroflico: O promielcito evolui para mielcito, clula com citoplasma acidfilo (rosa), mais abundante que o promielcito e com poucos grnulos e j no so mais visualizados os nuclelos. Metamielcitos Neutroflico: citoplasma acidfilo, ncleo identado com forma de feijo, poucos grnulos.

10

APOSTILA DE HEMATOLOGIA CLNICA Prof. Alpio O Carmo Bastonetes Neutroflico: citoplasma acidfilo, ncleo em forma de S ou C. No comum seu achado em sangue de pacientes normais, mas aparecem em nmero aumentado em casos de infeco. Linfcitos Atpicos: citoplasma mais basoflico que o linfcito normal, ncleo irregular. Aparece em infeces virais. Em grande nmero na mononucleose infecciosa, na infeco por citomegalovrus, na toxoplasmose. Clulas Plasmticas: citoplasma basofilico, tamanho moderado e ncleo excentrico. Pode aparecer no mieloma mltiplo. Clulas Linfomatosas: citoplasma em quantidade variada, ncleo dobrado, convoluto, clivado ou dobrado. Com um ou mais nuclelos. Aparece em linfomas. Hairy Cells: citoplasma azul pildo, com projees citoplasmticas. Aparece somente na leucemia das clulas cabeludas. Clula Cerebriforme: ncleo escuro contendo fendas e dobras (aparncia de crebro). Aparece na sndrome de Szary. Incluses citoplasmticas que podem ser encontradas em neutrfilos: Granulaes Txicas: quando h um aumento na produo dos granulcitos, h uma diminuio no tempo da maturao das clulas precursoras dos neutrfilos. Por isso os neutrfilos aparecem no sangue com os grnulos primrios. Esto presentes em casos de infeces. Vaculos: resultandes da fogocitose. Podem aparecer nos neutrfilos e moncitos. Seu relato s importante quando aparece nos neutrfilos. Aparece em casos de infeces graves.

so observadas em relao a quantidade e seu tamanho. Seu nmero normal de 150.000 400.000 por microlitro de sangue. O tamanho de uma plaqueta varia entre 1 a 4 micrometros. A contagem de plaquetas feita pelo mtodo automtico. A maioria dos laboratrios usam aparelhos cuja contagem de plaquetas se faz no mesmo canal de contagens de hemcias, sendo que a diferenciao de ambas se d pelo volume (plaquetas so menores que 20 fl e hemcias maiores que 30 fl). Devido ao grande volume de exames feito por um laboratrio ficou invivel a contagem manual de todas as plaquetas, mas a contagem manual no foi totalmente abandonada. Quando o nmero de plaquetas encontra-se diminudo, o laboratrio faz um esfregao de sangue para confirmar se elas esto diminudas ou no. Se isso no for confirmado, a contagem de plaquetas feita de modo manual, isto , contagem em cmara de Neubauer. Os erros mais comuns em uma contagem automtica so: aparelhos mal calibrados e problemas na coleta do sangue. A coleta muito importante, uma coleta muito lenta, agitao errada do sangue colhido entre outros problemas podem fazer com que as plaquetas se agrupem e ao realizar a contagem em

Plaquetas

11

APOSTILA DE HEMATOLOGIA CLNICA Prof. Alpio O Carmo aparelhos, seu nmero estar diminudo. O agrupamento de plaquetas no um sinal clnco.

Citometria de fluxo

A tcnica de citometria de fluxo usada para contar e analisar as caractersticas fsicas e moleculares de partculas microscpicas (ex.: clulas) num meio lquido. Um feixe de luz (normalmente laser) de uma nica freqncia (cor) direcionado a um meio lquido em fluxo. Esto apontados ao local onde a corrente do fluido passa atravs do feixe de luz alguns detectores: (i) Forward Scatter ou FSC, que est na linha do laser e atrs da zona onde passam as partculas, e uma medida do volume das partculas; (ii) Side Scatter ou SSC, que est perpendicular direco do laser, e uma medida da complexidade das clulas, i.e., forma do ncleo, quantidade e tipo de grnulos citoplasmticos ou rugosidade membranar: (iii) Detectores fluorescentes (um ou mais), tambm perpendiculares direo do laser. Cada partcula que passa atravs do feixe de luz dispersa-a de alguma forma e os corantes qumicos na partcula podem ser excitados de modo a emitir luz numa freqncia mais baixa que a da fonte de luz. Esta combinao de luz dispersa e fluorescente detectada pelos detectores e analisando as flutuaes de brilho de cada detector (um para cada pico de emisso fluorescente) possvel vrios factos sobre a estrutura fsica e qumica de cada partcula individual. Os parmetros possveis de medir so: volume e complexidade morfolgica das clulas, pigmentos celulares como clorofila, ADN (anlise de tipo de clulas, cintica celular, proliferao, etc.), RNA, anlise e classificao de cromossomos, protenas, antgenos superfcie celular (marcadores CD), antgenos intracelulares (vrias citosinas, mediadores secundrios, etc.), antgenos nucleares, atividade enzimtica, pH, clcio ionizado intracelular, magnsio, potencial membranar, fluidez membranar, apoptose (quantificao, medidas da degradao do ADN, potencial da membrana mitocondrial, alteraes na permeabilidade, atividade da caspase), viabilidade celular, monitorizao da electropermeabilizao das clulas, caracterizao da multi resistncia a frmacos em clulas tumorais, glutationa, vrias combinaes (DNA/antignios de superfcie, etc.). Esta lista muito longa e est em constante expanso.

12

APOSTILA DE HEMATOLOGIA CLNICA Prof. Alpio O Carmo

ANEMIAS
uma anomalia caracterizada pela diminuio da concentrao da hemoglobina dentro das hemcias, intraeritrocitria, e pela reduo na quantidade de hemcias no sangue. Isso resulta em uma reduo da capacidade do sangue em transportar o oxignio aos tecidos. A hemoglobina, uma protena presente nas hemcias, responsvel pelo transporte de oxignio dos pulmes para os demais rgos e tecidos e de dixido de carbono destes para ser eliminado pelo pulmo.

Sinais e sintomas So variveis, mas os mais comuns so fadiga, fraqueza, palidez (principalmente ao nvel das conjuntivas), dficit de concentrao ou vertigens. Nos quadros mais severos podem aparecer taquicardias, palpitaes. Afeta tambm a gengiva (causando, em casos mais graves, o seu sangramento).

Causas da Anemia Genticas: Hemoglobinopatias, sendo as mais comuns hemoglobinopatias S (anemia falciforme), C, E e D Sndromes Talassmicas (talassemia alfa ou beta) Defeitos na membrana da hemcia: eliptocitose e esferocitose Anormalidades enzimticas: deficincia em glucose-6-fosfato desidrogenase Abetaproteinemia Anemia de Fanconi Nutricionais: Deficincia de ferro (Anemia Ferropriva) Deficincia de vitamina B12 (Anemia megaloblstica) Deficincia de folato (Anemia megaloblstica) Perda de sangue: Hemorragia excessiva por acidentes, cirurgia, parto Sangramento crnico por sangramentos causados em casos de lcera, cncer intestinal, ciclo menstrual excessivo, sangramento nasal recorrente (epistaxes), sangramento por hemorridas Imunolgicas:

13

APOSTILA DE HEMATOLOGIA CLNICA Prof. Alpio O Carmo mediadas por anticorpos Efeitos Fsicos: Trauma Queimaduras Uso de medicamentos e exposio a produtos qumicos: Anemia aplsica Anemia Megaloblstica Doenas Crnicas: Uremia Hipotireoidismo Hepatite Doena Renal(provocando problemas na sntese de eritropoietina) Neoplasias Infeces: Bacterianas: septicemia ; Protozorios: Malria, Toxoplasmose, Leishmaniose Virais: hepatite, Aids, Mononucleose, Citomegalovrus;

DIAGNSTICO O Hemograma o principal exame a ser realizado quando h uma suspeita de anemia. O mais importante em um hemograma, no que diz respeito a uma suspeita de anemia, a avaliao da srie vermelha (glbulos vermelhos ou hemcias). Esta avaliao inclui a determinao do nmero de hemcias, hematcrito, hemoglobina, do volume corpuscular mdio (volume da hemcia), hemoglobina corpuscular mdia (peso da hemcia) e concentrao corpuscular mdia (concentrao da hemoglobina dentro de uma hemcia). HEMOGRAMA um exame realizado que avalia as clulas sanguneas de um paciente. O exame requerido pelo mdico para diagnosticar ou controlar a evoluo de uma doena. Que compreende o eritrograma, leucograma e plaquetograma. Coleta de sangue O sangue do indviduo colhido com anticoagulante (EDTA), para se evitar a coagulao do mesmo. No h necessidade de colher o sangue com o indivduo em jejum. 14

APOSTILA DE HEMATOLOGIA CLNICA Prof. Alpio O Carmo

HEMATCRITO a percentagem do volume total de sangue correspondente aos glbulos vermelhos. uma medio calculada a partir do tamanho mdio e do nmero de glbulos vermelhos e quase sempre parte tambm da contagem sangunea completa, como a (quantidade de) hemoglobina. Os valores mdios so diferentes segundo o sexo e variam entre 0,42-0,52 (42%-52%) nos homens e 0,36-0,48 (36%-48%) nas mulheres. Caso o valor seja inferior mdia significa que existe pouca quantidade de glbulos vermelhos e se for superior existe uma maior quantidade de glbulos vermelhos para o volume de sangue. Esta uma medida cada vez mais importante para efeitos clnicos.

HEMOGLOBINA a protena que d a cor aos glbulos vermelhos (eritrcitos) e tem a funo vital de distribuir o oxignio pelo organismo.

Estrutura A hemoglobina um tetrmero composto de duas de cada dois tipos de cadeias de globina, a alfa e a beta. Cada uma dessas cadeias contm cerca de 141 aminocidos. Existem quatro grupos heme por protena; estes possuem um on de ferro no seu centro, que liga a molcula de O2. uma protena alostrica, pois a ligao e a liberao do oxignio regulada por mudanas na estrutura provocadas pela prpria ligao do oxignio ao grupo heme. Existe trs tipos de hemoglobina, devido a variao na cadeia polipeptidica: Hemoglobina A1, Hemoglobina A2 e Hemoglobina F.

Distribuio do Oxignio

15

APOSTILA DE HEMATOLOGIA CLNICA Prof. Alpio O Carmo A distribuio feita atravs da interao da hemoglobina com o oxignio do ar (que pode ser inspirado ou absorvido, como na respirao cutnea). Devido a isto, forma-se o complexo oxi-hemoglobina, representado pela notao HbO2. Chegando s clulas do organismo, o oxignio liberado e o sangue arterial (vermelho) transforma-se em venoso (vermelho arroxeado). A hemoglobina livre pode ser reutilizada no transporte do oxignio. A hemoglobina distribui o oxignio para as todas as partes do corpo irrigadas por vasos sanguneos. Localizao A hemoglobina pode ser encontrada dispersa no sangue (em grupos animais simples) ou em vrias clulas especializadas (as hemcias de animais mais complexos). O aumento de glbulos vermelhos no sangue (eritrocitose) geralmente se d por uma adaptao fisiolgica do organismo em locais de altitude elevada. Uma vez que o aumento de glbulos vermelhos favorece o transporte de oxignio pelo sangue, seu uso melhora a performance de atletas, principalmente em esportes que necessitem muita resistncia. Quando os atletas realizam treino em locais de alta altitude, a pequena concentrao de oxignio estimula a produo natural de EPO (Eritropoietina, hormnio que aumenta o nmero de GV e da capacidade muscular)e ao retornar s baixas altitudes, seu corpo est mais preparado e sua resistncia est maior.

Normalmente realiza-se uma anlise estatstica em testes realizados em um grande grupo de indivduos normais para se chegar aos lmites estabalecidos para hemoglobina, hematcrito e nmero de hemcias, isto quer dizer que cada regio possui um lmite de normalidade. A normalidade varia de acordo com sexo, idade e etnia. A morfologia das hemcias ou estudo da sua forma ajuda a diagnosticar alguns tipos de anemias. Algumas formas s aparecem em alguns tipos de anemia. A contagem de reticulcitos usada para avaliar a produo de hemcias. Expresso em porcentagem, o valor normal de at 2%. H um aumento quando ocorre uma anemia hemoltica ou aps perda de sangue. Reticulcitos so hemcias immaturas e possuem residuos de RNA em seu interior, so visualizadas ao microscpio usando-se corantes especiais.

16

APOSTILA DE HEMATOLOGIA CLNICA Prof. Alpio O Carmo Quando se desconhece a causa da anemia, outros exames so utilizados para ajudar no diagnsticos. A dosagem de ferritina ajuda no diagnstico da anemia ferropriva, assim como do ferro srico. A eletroforese de hemoglobina usada para detectar o tipo de hemoglobinopatia que tem causa gentica. A deficincia de G6PD, uma enzima, detectada pelo teste de G6PD. Resistncia Globular Osmtica (ou RGO) ajuda no diagnstico de algumas anemias hemolticas (esferocitose, eliptocitose). Teste de Coombs usado para detectar se a anemia um defeito extracorpuscular adquirido. Teste de HAM serve para detectar anemia causada pela hemoglobinria paroxstica noturna. DHL aumentado aparece quando h hemcias lisadas, portanto em casos de hemlise.

[editar] Tratamentos O tratamento da anemia depende da sua causa e gravidade. Em casos de suspeita de anemia, recomenda-se procurar um mdico.

17

Potrebbero piacerti anche