Sei sulla pagina 1di 119

Introduo

Introduo metodologia da pesquisa: Caminhos da Cincia e Tecnologia

Metodologia: estudo do caminho

Mtodo Cientfico: designa a estrutura da parte do processo de conhecimento em que so elaboradas e testadas hipteses que dizem respeito cincia. O propsito deste livro entender os diferentes mtodos usados na Cincia para produzir conhecimento.

O que conhecimento?

Captulo 1

O problema do conhecimento e a criatividade

Conhecer um processo

Conhecimento: um processo de compreender para adquirir domnio sobre alguma parcela do universo, no qual se valoriza a compreenso da realidade por meio da razo. Informao: um conhecimento j pesquisado e processado. O conhecimento nunca est acabado pelo fato de se tratar de um processo (aberto).

Para que serve o conhecimento?

No h saber desinteressado, pois o conhecimento humano uma atividade eminentemente social que se refere sempre a algo que interessa aos homens de alguma forma. O homem usa o conhecimento para reagir ao meio e para transform-lo.

Conhecimento humano e social

Por meio da produo de sua cultura, que inclui conhecimento das cincias, tcnicas e artes, o homem constitui uma espcie biolgica cujo ecossistema est sempre em expanso. O conhecimento por meio da razo distingue o homem com relao aos demais seres.

O processo do conhecimento

A criatividade est na raiz do processo de adquirir novos conhecimentos, o que deveria ser caracterstico das formas de trabalho humano, e tambm do ensino em todos os seus nveis. A natureza do conhecimento pesquisar, o que exige colocar em dvida o que se ensina e se aprende.

Conhecimento, verdade e realidade

Para alguns, o conhecimento cientfico pode ser representado pela alegoria da caverna de Plato. Na filosofia platnica, o mundo se revela como aparncia, mas h uma correspondncia com as idias, que a filosofia e a cincia podem ajudar a conhecer cada vez mais, mesmo que sua essncia continue inacessvel.

Conhecimento, verdade e realidade

A dificuldade em se definir o quanto de verdade h no conhecimento nos mostrou que: a) evidncia b) conformidade com a realidade c) sucesso d) ausncia de contradio

no bastam para que se tenha a verdade do conhecimento.

Conhecimento, verdade e realidade

Tais dificuldades contriburam para que surgissem tendncias radicais como: a) ceticismo b) relativismo

O conhecimento ser tanto mais verdadeiro quanto mais conseguir integrar todas as suas reas de interesse.

Empirismo

Doutrina ou atitude que admite, quanto origem do conhecimento, que este provenha unicamente da experincia, seja negando a existncia de princpios puramente racionais, seja negando que tais princpios, existentes embora, possam, independentemente da experincia, levar ao conhecimento da verdade. Dicionrio Aurlio

Empirismo

Empirismo: se conhece apenas aquilo que se experimenta com os sentidos, e a mente serve somente para ajudar os sentidos. Crtica: os sentidos, porm, nos enganam facilmente e no podem ser uma base segura para o conhecimento.

Empirismo
A descrio empirista no parece dar conta da multiplicidade dos caminhos que so seguidos na busca do conhecimento.

Exemplo: o experimento de Galileu (15641642) para a queda dos corpos ignorado pelos empiristas por se tratar de um experimento mental.

Experimentalismo

No confundir empirismo com experimentalismo: uma grande parte dos conhecimentos recorre ao mtodo experimental, sem dar primazia aos sentidos. Experimentao: atividade comandada pela razo que costuma pressupor algum tipo de teoria, seno as experincias seriam conduzidas ao acaso.

Experimentalismo
As experincias devem ser:

Reprodutveis Generalizveis Permitir predies do que ainda no foi testado Exemplo: Galileu e as fases de Vnus

Conhecimento Cientfico

Teoria: viso generalizante de fenmenos de qualquer natureza, que possa ser comprovada de alguma forma, direta ou indiretamente. Para tentar entender o que seja o conhecimento cientfico mostramos o que no .

Conhecimento Cientfico
Caractersticas intrnsecas do conhecimento cientfico:

Certo ou infalvel Geral Sistemtico Essas qualidades contm forte dose de subjetividade.

Conhecimento Cientfico
Como saber, com base em tais caractersticas, se a Astrologia uma teoria de conhecimento cientfico?

Astrologia: Estudo e/ou conhecimento da influncia dos astros, especialmente de signos, no destino e no comportamento dos homens. Astronomia: cincia que trata da constituio, da posio relativa e dos movimentos dos astros.

Conhecimento Cientfico
Outras caractersticas dbias atribudas ao conhecimento cientfico:

Objetividade nem sempre atendido Desinteresse no existe na prtica Imparcialidade Autonomia Neutralidade No est livre de interesses econmicos, polticos, sociais, etc.

Conhecimento Cientfico

desejvel que no haja contradio interna e externa coerncia Outras noes objetveis:

Racional e objetivo Claro e preciso Comunicvel Metdico Acumulativo, entre outros

Conhecimento Cientfico

A caracterstica mais duradoura e menos questionvel o esprito crtico. Uma caracterstica marcante do mtodo de conhecimento cientfico fazer perguntas mais importante que dar respostas
Exemplo: Scrates (400 a.C) e a tcnica da ''maiutica'' tcnica do parto. Esse mtodo tambm foi usado por Galileu (1600 d.C).

Conhecimento Cientfico

Em conexo com a necessidade de crtica, destacamos que no h conhecimento cientfico ''absoluto'', independente de sistemas sociais e polticos, embora possa haver uma tendncia a isso. O conhecimento cientfico se distingue por evitar ambigidades.

Conhecimento Cientfico

Outras formas de conhecimento como a linguagem e arte fazem uso de metforas e ironia, tidas como no evitando ambiguidades. O uso da crtica na cincia agua o poder da razo, que se identifica principalmente por sua aplicao na cincia e tecnologia.

Conhecimento Cientfico

O sucesso proveniente do conhecimento cientfico, como a descoberta de novos medicamentos, pode levar a uma crena exagerada nesse tipo de conhecimento, chamada cientificismo. Cientificismo: crena de que o conhecimento s pode se dar pela matemtica ou por alguma outra cincia em particular. Induz a considerar a cincia sem
criticismo

Filosofia e conhecimento cientfico

At o sculo XIX algumas das cincias eram ainda conhecidas como ''filosofia natural'' Qual a relao entre conhecimento cientfico e filosofia?

Rosemberg: prope uma definio para Filosofia da Cincia Magalhes: defende que a filosofia e o conhecimento partilham do ato de criticar

Filosofia e conhecimento cientfico

A filosofia compartilha com o conhecimento processos de busca sobre o sentido da vida, as interpretaes do universo e as possibilidades a respeito do homem, bem como seus valores. A crtica feita pela histria e pela filosofia da cincia prtica do conhecimento cientfico acaba interessando prpria cincia.

Filosofia do conhecimento
O conhecimento cientfico somente materialista ou tem algum contedo metafsico? Opinies divergem: alguns exemplos:

Existe ou no causalidade nos eventos? Hume Pode existir espao sem matria ou energia? O tempo tem uma direo?

Racionalismo
Doutrina que considera ser o real plenamente cognoscvel pela razo ou pela inteligncia, em detrimento da intuio, da vontade, da sensibilidade, etc. Dicionrio Aurlio Doutrina que admite, quanto origem do conhecimento, que este, em ltima instncia, determinado por princpios racionais, inatos ou a priori, ainda que se possa condicionar a validade do uso desses princpios disponibilidade de dados empricos. Dicionrio Aurlio

Racionalismo

Razo: a capacidade de ordenar e criar, pela qual se busca exercer o conhecimento. Essa capacidade de ordenar seria decorrente de uma viso humana, ou seria uma propriedade do universo?

Argumentos teolgicos admitiam que as duas coisas seriam as mesmas.

Racionalismo

Supomos que o crebro humano consiga descobrir estruturas ordenadas porque a substncia da realidade, a matria e a energia se organizam espontaneamente, formando, com o passar do tempo, estruturas complexas e ordenadas. A possibilidade da razo estaria dada a partir da criao do Universo.

Racionalismo

Um desdobramento do racionalismo o conceito de beleza empregado na arte e que tem sido aplicado tambm na cincia, para descrever uma obra ou teoria que nos parea ''verdadeira''. Exemplo: modelo pitagrico para o universo.

Charles Seife sobre a viso pitagrica do universo


Para os pitagricos, as razes e as propores controlavam a beleza musical, a beleza fsica e a beleza matemtica. Compreender a natureza era to simples como compreender a matemtica das propores. Esta filosofia - a intermutabilidade da msica, da matemtica e da natureza conduziu ao primeiro modelo pitagrico do universo. Pitgoras (sec. VI a.C) argumentava que a Terra estava no centro do universo e que o Sol, a Lua, os planetas e as estrelas giravam em volta da Terra,

Charles Seife sobre a viso pitagrica do universo


cada um fixo numa esfera. As razes dos tamanhos das esferas eram atraentes e bem ordenadas e, quando as esferas se moviam, produziam msica. Os planetas mais afastados, Jpter e Saturno, moviam-se mais depressa e produziam as notas mais agudas. Os mais interiores, como a Lua, produziam a ''harmonia das esferas'' e os cus eram uma bela orquestra matemtica. Era isto o que Pitgoras queria dizer quando insistia que tudo era nmero."

O senso comum
Que saber se ope ao conhecimento cientfico? No o artstico, mas sim o do senso comum.

Saber do senso comum: constitui-se de forma fragmentar, apoiado em crenas no-verificveis, em que prevalece a opinio, como as supersties .

O senso comum
Erros comuns nos raciocnios do senso comum:

Trocar a causa pelo efeito. Tomar o todo pela parte Generalizaes apressadas Argumentos falaciosos Espinosa se props a destruir as opinies do senso comum para buscar o conhecimento verdadeiro.

O senso comum

Existe uma aproximao entre senso comum e opinio pblica. O ponto de partida do conhecimento verdadeiro pode at ser o senso comum, mas neste h uma crena de que suas verdades seriam eternamente vlidas. O senso comum, se for depurado de seus preconceitos, pode se tornar aliado do conhecimento verdadeiro?

O senso comum
Um trao diferenciador mais decisivo entre senso comum e conhecimento a crena arraigada no senso comum de que suas verdades seriam eternamente vlidas. O conhecimento, exerce continuamente uma crtica sobre si mesmo, usando de mtodos adequados para isso.

Mitos do conhecimento
Mitos: explicaes fantasiosas que tm servido para orientar a sociedade, geralmente a partir de um fundo religioso e com freqncia com o intuito de exercer controle social.

Os mitos costumam ter fundamento histrico na realidade e que ainda hoje podem ser teis para orientar estudiosos como antroplogos, psiclogos, etc.

Mitos do conhecimento
Freud (1856-1939), o fundador da psicanlise, usou os mitos gregos para dar o enquadramento intelectual para suas teorias, tais como:

Mito de dipo Mito de Electra

Mitos do conhecimento
Mitos cientficos:

Objetividade cientfica O conhecimento deve seguir um mtodo fixo: por exemplo, o indutivo e o dedutivo As descobertas cientficas so acidentais.

Mitos do conhecimento

H aquele para quem o prprio conhecimento seria um mito e que rejeitam a procura da verdade pela cincia, igualmente desprezando suas aplicaes no cotidiano. Michael Foucalt (1926-1984): o conhecimento cientfico nada tem a ver com a busca da verdade, uma questo de exerccio do poder, logo todo saber igualmente vlido, dependendo de quem exerce o poder. reao ao cientificismo

Matematizao do conhecimento

O conhecimento pode parecer mais ''cientfico'' quando se d uma importncia exagerada para a matematizao, at no uso de estatsiticas. Recorrer matemtica muitas vezes se justifica plenamente, mas nos aproximamos dos mitos quando verificamos que no h uma viso crtica acerca dos nmeros e grandezas manipuladas.

Captulo 2

As classificaes do conhecimento

Diviso do conhecimento
Nesta seo coloca-se a seguinte questo: como possvel o conhecimento? Para tentar responder essa questo uma maneira prtica dividir o conhecimento em reas estanques com o intuito de atender a uma lgica imperialista da conquista: dividir para conquistar!

O conhecimento pode ser subdividido?

Diviso do conhecimento

Do ponto de vista epistemolgico o conhecimento s pode ser uno e no separado, porque se destina a compreender e controlar um universo que se manifesta como uma unidade global. Admitiremos classificaes quando no se chocarem com a viso unitria do conhecimento, integrado sob a perspectiva humana e histrica.

Diviso do conhecimento

Plato, nos dilogos ''Parmnides'' e ''Sofista'', defende o conhecimento como processo de aproximaes sucessivas a partir de mltiplos, que no alteram a essncia do uno. Ex: no experimentamos a idealizao de algo como ''cama'', mas sim as vrias ''camas'' concretas que vemos ou imaginamos.

Diviso do conhecimento

No confundir ''unidade do conhecimento'' com ''movimento pela unidade da cincia'' O movimento pela unidade da cincia foi defendido pelo ''Positivismo Lgico'' ou ''Empirismo Lgico'', grupo liderado por Moritz Schlick (1882 - 1936), entre outros, em Viena Crculo de Viena. O Positivismo Lgico no passa de um Fisicalismo.

Diviso do conhecimento

No h hierarquias de subordinao de um conhecimento a outro (Reducionismo), como aquelas tentativas de adotar a fsica ou o empirismo como ''modelo'' para as cincias (Fisicalismo). Nessa viso unitria, a metfora uma das chaves para se entender a aquisio de um novo conhecimento.

Diviso do conhecimento
A beleza de algumas teorias mais interessantes da cincia evidencia mais um trao de unio e no separao do conhecimento.

O argumento de Eratstenes (230 a.C.) para estimar a medida da circunferncia da Terra um exemplo de argumento belo.

Diviso do conhecimento

Recusamos qualquer abismo intransponvel entre a cultura artsitica e a cultura cientfica, pois a questo no deveria ficar restrita ao que ou no cincia, mas sim ao que ou no conheciemento.

A classificao do conhecimento pela ''crtica da razo''

Immanuel Kant (1724-1804), autor das obras ''A Crtica da Razo Pura'' e ''A Crtica da Razo Prtica'', onde se ocupa com duas questes centrais: possvel o conhecimento? O que pode ser feito para cada um?

A classificao do conhecimento pela ''crtica da razo''

Para Kant, o conhecimento se expressa nas formas de juzos: Juzos analticos: Juzos sintticos:

A classificao do conhecimento pela ''crtica da razo''

Para Kant, o conhecimento se expressa nas formas de juzos: Juzos analticos: que se pode analisar ou separar em partes Juzos sintticos:

A classificao do conhecimento pela ''crtica da razo''

Para Kant, o conhecimento se expressa nas formas de juzos: Juzos analticos: que se pode analisar ou separar em partes Juzos sintticos: aqueles que resultam de uma sntese ao juno de partes

A classificao do conhecimento pela ''crtica da razo''

Para Kant, o conhecimento se expressa nas formas de juzos: Juzos analticos: a posteriori a posteriori

Juzos sintticos: a priori

A classificao do conhecimento pela ''crtica da razo''

Conhecimento a priori: todo aquele que seja adquirido independente de qualquer experincia. Conhecimento a posteriori: todo aquele que pode ser obtido por meio da experincia puro Conhecimento a priori impuro

A classificao do conhecimento pela ''crtica da razo''

Conhecimento a priori puro: aquele que carece completamente de qualquer empirismo. Exemplo: ''toda mudana tem uma causa'', um princpio ''a priori'', mas impuro, porque o conceito de mudana s pode formar-se extrado da experincia.

A classificao do conhecimento pela ''crtica da razo''

''todos os corpos so extensos'' um juzo analtico porque no preciso sair do conceito de corpo para achar unida a ele a extenso. ''todos os corpos so pesados'' um juzo sinttico porque o predicado algo completamente distinto do conceito de corpo, isto , no faz parte da definio de corpo. (So os juzos da experincia)

A classificao do conhecimento pela ''crtica da razo''


Existem os juzos sintticos a priori?

Kant concluiu que os nicos conhecimentos ''puros'' seriam os que exprimem a ''essncia'' das ideias. Em sua ''Crtica da Razo Pura'', ele admite como inatos os conhecimentos oriundos da geometria eucideana e os conceitos de espao e tempo absolutos usados na mecnica.

A classificao do conhecimento pela ''crtica da razo''


Para mostrar que no h outras formas de conhecimentos a priori alm dos j citados, Kant apresentou suas quatro antinomias (contradies indecidveis):

Nosso universo tem ou no comeo (ou fim)? Os elementos da matria so ou no infinitamente indivisveis? H ou no causas dotadas de liberdade? H ou no uma causa primeira do universo?

A classificao do conhecimento pela ''crtica da razo''


Como os antinomias so bastante amplas e colocam em disputa a possibilidade de um conhecimento da essncia da matria, das foras fsicas e de tudo que nelas se baseia, o sistema kantiano tem dificuldades em aprofundar o que seria o conhecimento da verdade, por entender que as antinomias so obstculos insuperveis.

Classificao positivista e especializao


Para August Comte o positivismo uma doutrina filosfica, sociolgica e poltica. Surgiu como desenvolvimento sociolgico do iluminismo, das crises social e moral do fim da Idade Mdia e do nascimento da sociedade industrial (Revoluo Francesa)

Lema Positivista: ''amor como princpio e ordem como base; o progresso como meta''

Classificao positivista e especializao

O sistema positivista de Comte recomendou a diviso e separao do conhecimento como benfica e escolheu a matemtica como modelo para as demais cincias. Questo sem sentido: qual a geometria que corresponde realidade do mundo?

Classificao positivista e especializao

Cada vez mais houve separao do conhecimento nas diversas especializaes, atendedo a pregao positivista de Comte. Especializaes costumam ir contra a posio unitria do conhecimento quando empregadas sem senso crtico.

Das cincias formais e fatuais s cincias puras e aplicadas


Historicamente as diversas tentativas de separar o conhecimento no se mostraram eficientes. Veremos que algumas tentativas da diviso do conhecimento so contrrias a viso unitria de conhecimento preconizada pelo autor.

Das cincias formais e fatuais s cincias puras e aplicadas


Formais: (matemtica e lgica) Fatuais: (da natureza e do homem) Crtica: diviso arbitrria e pouco realista dado que a matemtica, por exemplo, pode ter um contedo ditado pela percepo do mundo fsico. Geometria.
Contra-exemplo: a partcula psitron, prevista pela teoria, deu origem especulao sobre a existncia de uma ''anti-matria'' em geral.

Das cincias formais e fatuais s cincias puras e aplicadas

Formal Matemtica e Lgica Explicativas: Geografia

Fatual

Emprico-formais ou naturais: Qumica, Bilogia e Fsica Hermenutica: Sociologia, Antropologia, Poltica

Crtica: a mesma que se faz para o empirismo.

Das cincias formais e fatuais s cincias puras e aplicadas


Humanas Exatas Biolgicas Problema: propem um exclusivismo interpretativo do que est alocado em cada agrupamento. Em tais classificaes, onde ficam a psicologia, economia, arquitetura e outras, que s vezes ressaltam aspectos das cincias ditas ''humanas'' e s vezes das cincias exatas?

Das cincias formais e fatuais s cincias puras e aplicadas


Separar entre as Cincias ditas:

Nanomtricas: aquelas que conduziriam a generalizaes, como na Fsica Ideogrficas: aquelas que predomina a ''ideia'' e no o ''fato'', que seriam as originais, singulares e no-generalizveis, como a Histria. Tal separao padece dos mesmos problemas das divises anteriores.

Das cincias formais e fatuais s cincias puras e aplicadas


Divises que utilizam juzos de valor como critrio separador tambm no funcionariam. Crtica: a Fsica no se encaixaria em tal classificao, pois os fenmenos estudados por essa cincia so destitudos de juzo de valor, diferente da Poltica que trata com questes como concentrao de renda (pode ser julgada como boa ou m).

Das cincias formais e fatuais s cincias puras e aplicadas


Puras (ou bsicas): no se preocupam com aplicaes prticas Aplicadas: tem aplicaes prticas Crtica: a histria mostra que muitas cincias puras vieram a ter aplicao, logo traar uma linha divisria entre o que bsico e o que puro torna-se bastante tnue e acaba sendo adotada em funo de convenincias externas. Exemplo: Mendel (1822-1884)

Reducionismo
uma outra forma de dividir o conhecimento com o propsito de ''melhorar'' a compreenso de certos conceitos.

Reducionismo: tentativa de levar uma aplicao do domnio de uma cincia ao de outras cincias. Exemplo: O caso de querer reduzir os fenmenos da Biologia Fsica e a Qumica.

Reducionismo
Os reducionistas admitem uma espcie de hierarquia no conhecimento: a explicao de um fato requer sua anlise a partir de outros fatos de nvel considerado mais bsico.

Seria isso adequado?


''Quebrar''

um problema em partes pode facilitar sua anlise, no entanto o que no se pode garantir que tais partes somadas automaticamente nos devolvam o todo.

Reducionismo

Mecanicismo: toda a realidade pode ser explicada em termos de movimentos de partes mecnicas, como engrenagens, correias e alavancas. Exemplo: a concepo do Universo como um grande relgio (modelo adotado pela filosofia mecanicista de Newton) Crtica: Tal mecanismo poderia gastar com o tempo (Leibniz)

Reducionismo
Exemplo: O mecanicismo biolgico foi fortemente contrariado com as experincias realizadas por Hans Driesch (1867-1941) com o embrio do ourio-do-mar. Problema: o reducionismo no consegue explicar a tendncia formao de estruturas ordenadas e cada vez mais complexas a partir de partes mais simples.

Reducionismo

Exemplos atuais de reducionismo: Ideia de resumir a explicao da vida ao cdigo gentico Crena na possibilidade de inteligncia artificial Tentativa de diviso de matria (energia) at chegarmos em suas partes ltimas Descrio do funcionamento da sociedade restrita luta de classes e ao plano econmico da realidade.

Captulo 3

Cincia, tcnica e tecnologia

Definio de cincia, tcnica e tecnologia


O que vem a ser precisamente a cincia?

Cincia: um conhecimento crtico generalizante, expresso em termos causais e que busca entender o mundo em que vivemos, ou seja, a realidade em qualquer nvel.

O que cincia afinal? (A. F. Chalmers)


''Nos tempos modernos, a cincia altamente considerada. Aparentemente h uma crena amplamente aceita de que h algo de especial a respeito da cincia e de seus mtodos. A atribuio do termo cientfico a alguma afirmao, linha de raciocnio ou pea de pesquisa feita de um modo que pretende implicar algum tipo de mrito ou um tipo especial de confiabilidade. Mas o que to especial em relao cincia? O que vem a ser esse mtodo cientfico que comprovadamente leva a resultados especialmente meritrios ou confiveis?''

Definio de cincia, tcnica e tecnologia

Milton Vargas: cincia um saber terico verificado na prtica. Crtica: h muitas teorias cuja verificao tem sido impossvel. Exemplo: a origem do Universo; quanto as teorias matemticas, o que viria a ser uma verificao na prtica?

Pressuposto do autor: qualquer conhecimento deve ter um mnimo de preciso na linguagem.

Definio de cincia, tcnica e tecnologia

Cincia: um conhecimento crtico generalizante, expresso em termos causais e que busca entender o mundo em que vivemos. Generalizante: quer dizer que a teoria deva estar adequada ao mundo, e tambm no sentido de fazer predies. Exemplo: Todo papagaio verde

Definio de cincia, tcnica e tecnologia


Conhecimento generalizante Crtica Novo conhecimento

Definio de cincia, tcnica e tecnologia


Nesse sentido dizemos que a cincia se distingue exatamente por estar sujeita a transformaes que aperfeioam os nveis anteriores do conhecimento, dentro da perspectiva de avano.

Cincias humanas versus cincias naturais

No se pode assumir que as cincias humanas tenham um objeto histrico, ao passo que as cincias naturais teriam uma cronologia. Por outro lado, no se pode impor a todos os tipos de conhecimento um modelo baseado em alguma das cincias naturais. igualmente um equvoco ver no uso das matemticas um divisor de guas entre cincias naturais e humanas, j que a diferemna no se encontrar nas matemticas, mas sim nos objetos e nas aplicaes de cada conhecimento..

Definio de cincia, tcnica e tecnologia

Cincia: um conhecimento crtico generalizante, expresso em termos causais e que busca entender o mundo em que vivemos Tcnica: conhecimento prtico, equivalente ao saber fazer, ligando a experincia com a razo e que por vezes est apoiado na cincia.. Tecnologia: a cincia de alguma tcnica particular.

Cincias humanas versus cincias naturais

A relao que vemos entre a realidade e nossas teorias esto expressas em termos humanos, mas elas so reais e np subjetivas.

Cincia, ideologia e tica

Tanto as cincias ''exatas'' quanto as ''humanas'' tm ideologias, que so inevitveis ou at necessrias. H muitas definies do que vem a ser uma ideologia, indo desde aquelas de carter mais geral como o processo global de produo de ideias, crenas e valores na vida social at as mais particulares como o das crenas falsas oriundas da estrutura material do conjunto da sociedade.

Cincia, ideologia e tica

A cincias e a tecnologia se impregnaram dos valores dos homens que as fazem, abrindo a porta para a entrada das ideologias. Embora a cincia tenha de conviver com ideologias, sua finalidade super-las na busca de objetividade, uma vez que ideologias podem esconder a realidade.

Cincia, ideologia e tica

O desafio que se coloca o de tornar as pessoas conscientes das suas ideologias por meio do exerccio da crtica decorrente do esprito cientfico, pois para ele todo conhecimento uma resposta crtica a uma questo. No se pode dizer que h uma cincia do bem ou do mal, pois seu uso +e que pode ser bom ou mau, o que no constitui uma defesa do ''tecnologismo''.

Cincia, ideologia e tica

As solues para problemas tecnolgicos devem ser buscadas sem fugir da cincia e tecnologia, j que no possvel humanismo sem conhecimento, o que impe peso maior a sua dimenso moral. A cincia e tecnologia deveriam se tornar ''republicanas'', no sentido de coisas pblicas, sujeitas a avaliao e crtica permanentes da sociedade.

Antropocentrismo

A crena no progresso pode ser identificada com o antropocentrismo, uma viso centralizada no conhecimento adquirido pelo homem. A ideologia oposta do pessimismo disseminou o equvoco de que tal crena seria enganosa porque a cincia e tecnologia no trouxeram a felicidade.

Antropocentrismo

A resposta est na constatao de que o homem uma espcie biolgica que conseguiu ter conscincia de sua historicidade, que reconhece e registra sua prtica de mudanas no mundo. Em conseqncia, o conhecimento cientfico pode, apesar de suas peculiaridades nacionais, ser ''universal''.

Captulo 4

O progresso cientfico e tecnolgico em seu contexto

Progresso

Associa-se a ideia de progresso, por exemplo nas cincias naturais, a um aumento da extenso do campo de um conhecimento (a se incluindo a sua crescente capacidade de generalizao) e da sua preciso em termos de mensurao Boa parte da dicusso sobre os mtodos de pesquisa est ligada a entender essa caracterstica de avano do conhecimento.

Progresso

O progresso no conhecimento decorre de observarmos que se pode com o tempo compreender cada vez melhor algum aspecto do mundo. A ideia de acmulo de conhecimento no bem vista porque pode ser entendida como um crescimento que mantm as mesmas propores relativas das foras produtivas, sem alterar a qualidade do processo.

Progresso

A noo simplista de progresso como acmulo encontra apoio na ideologia positivista de Comte. O autor entende a ideia de progresso como uma ideologia bastante til ao conhecimento.

Progresso

Continuar respeitando o aprendizado legado eplo passado e, ao mesmo tempo, se esforar para conhecer mais do que outras geraes a essncia da ideologia do progresso. Ser que isso que chamamos de progresso poder ser cada vez maior?

Progresso

O progresso tambm pode ser entendido como uma resposta que o homem tem dado descoberta de fatos novos ou, ainda, uma resposta para necessidades novas. Na prtica humana, podemos dizer que o progresso aparece na forma permanente de invenes e inovaes.

Progresso

A cincia e a tecnologia podem ser usadas tanto para um progresso que podemos denominar de ''completo'' (inclui a dimenso da qualidade material e moral do conhecimento - felicidade), quanto para o aniquilamento dos valores humanos.

Desenvolvimento e humanismo

Dado que o conhecimento implica maiores possibilidades de controle econmico e social, uma vez que o conhecimento aplicado na prtica da transformao do mundo, ento no difcil notar que o conhecimento passa pelas mos de entidades que detm o poder.

Desenvolvimento e humanismo

Humanismo prega uma distribuio igualitria tanto do conhecimento como das riquezas materiais. Palavras de ordem como liberdade, igualdade e fraternidade tornam-se ocas quando disssociadas de uma perspectiva centralizada no homem.

Desenvolvimento e humanismo

Um exemplo de desvio ideolgico: conter o progresso afim de ''solucionar'' problemas ambientais. A ideia de que a cincia e a tecnologia seriam neutras em si, com uma variante de que a cincia permaneceria neutra, ao passo que as aplicaes tecnolgicas que suscitariam problemas morais, um tanto falha dado que no clara a demarcao entre cincia e tecnologia.

Desenvolvimento e humanismo

A posio defendida pelo autor de que a cincia e a tecnologia esto impregnadas de valores, mas o conhecimento associado permanece neutro, dado que o conhecimento nunca pode ser um mal isoladamente do contexto em que usado. Nesse sentido, a cincia e a tecnologia se igualam a tantas outras capacidades humanas que podem ser empregadas para o bem ou para o mal.

Desenvolvimento e humanismo
As normas de valor delineadas pelo socilogo Robert King Merton (1910-2003) para lidar com esse tipo de dilema (veja p. 119). No entanto as exigncias de Merton se mostram um tanto ingnuas. Milton Vargas prope entender que h um ''sistema tecnolgico'' na sociedade composto de vrios subsistemas que interagem, mas esse sistema depende que as pessoas tenham concincia de seu papel na transformao do mundo.

Desenvolvimento e humanismo
Para concluir o autor lembra ''Viver muito perigoso, mas nem por isso a vida no vale a pena'' e argumenta que o mesmo pode ser pensado com relao prtica cientfica e tecnolgica.

O pessimismo contra o progresso

A chamada Escola de Frankfurt (1924), composta por pensadores alemes, defendia que havia uma contradio entre a racionalidade cientfica e tcnica e a lliberdade humana. A sociedade contempornea vem sofrendo a influncia dessa ideologia pessimista que ataca a racionalidade em geral, em particular, a cincia e a tecnologia.

O pessimismo contra o progresso

As tecnologias ''adequadas'' acabam sendo tomadas como panacias para minorar e, s vezes, agravar o subdesenvolvimento, no para resolv-lo. obivio que o uso de tecnologias resolve problemas mas tambm acarreta outros. Mais ainda, a soluo de problemas tecnolgicos requer mais tecnologia. Ser esse movimento sem fim?

O pessimismo contra o progresso


A ideia de progresso est ligada a de construo do conhecimento. Determinar ''o que o progresso'', ''como ele se d'', ''de que forma surgem os obstculos e limites internos e externos sua continuidade'' so questes que fazem parte do estudo da essncia e dos mtodos do conhecimento.

Descartes (1596-1650)

A posio filosfica de Descartes, a qual adota uma posio dualista acerca da natureza do corpo e da alma, d forte nfase subjetividade na anlise do processo do conhecimento e caracteriza-se pelo rigor analtico e argumentativo, sendo assim considerado um racionalista. ''Meditaes Metafsicas'' a obra filosfica mais importante de Descartes.

Descartes (1596-1650)
Um dos objetivos primordiais, com relao nascente cincia natural, era defender sua validade diante dos erros da cincia antiga e mostrar a necessidade de se encontrar o verdadeiro mtodo cientfico que colocasse a cincia no caminho correto para o desenvolvimento do conhecimento.

Meditaes Metafsicas
''Das coisas que se podem colocar em dvida''

Refutao do ceticismo (entendicom como negao da possibilidade do conhecimento ) Argumento por reduo ao absurdo Questiona os sentidos como fonte confivel de conhecimento Dvida hiperblica, ou exagerada: o argumento do Deus enganador.

Meditaes Metafsicas
''O argumento do cogito''

Prova a existncia do ser pensante, mas no estabelece nenhuma certeza sobre o mundo exterior, objeto do conhecimento cientfico. O ceticismo encontrado na argumentao de Descartes conhecido como ''ceticismo sobre o mundo exterior''

Meditaes Metafsicas
''As regras do mtodo''

Texto em que Descartes formula suas regras do mtodo cientfico, que contituem o centro da concepo que Descartes tinha de cincia, sendo colocadas em quatro regras.

Meditaes Metafsicas
R1 No tomar jamais coisa alguma como verdadeira a no ser que a conhecesse evidentemente como tal. R2 Dividir cada dificuldade em parcelas para melhor compreend-la R3 Conduzir o pensamento de forma ordenada comeando pelo mais simples R4 Fazer levantamentos completos e inspees gerais a fim de se ter certeza de no ter omitido nada

Hume (1711-1776)
Representante da tradio empirista, a qual leva s ltimas consequncias. Nascido em Edimburgo (Esccia) . Seu ''Tratado sobre a natureza humana'' (1739) foi reescrito em duas partes:
1748 ''Uma investigao sobre o entendimento humano'' 1751 ''Uma investigao sobre os princpios da moral''

Uma investigao sobre o entendimento humano


''Da origem das idias'' A teoria do conhecimento de Hume segue a tradio empirista, atribuindo a origem das ideias experincia sensvel. H uma diferena entre percepo da mente e percepo dos sentidos.

Pensamentos ou idias: (menos fortes e vivas) Impresses: (percepes mais vivas que sentimos, quando ouvimos, vemos ou sentimos)

Uma investigao sobre o entendimento humano


''Da origem das idias'' Todo poder criativo da mente se reduz a nada mais do que a faculdade de compor, transpor, aumentar ou diminuir os materiais que nos fornecem os sentidos e a experincia. Exemplo: 'montanha de ouro' a juno de montanha e ouro, idias j conhecidas.

Uma investigao sobre o entendimento humano


''A causalidade'' A crtica ao princpio da causalidade outro aspecto do ceticismo de de Hume e sua radicalizao das teses centrais do empirismo. ''No temos nenhuma experincia de causa e
efeito como uma conexo necessria entre eventos que ocorrem no real, isto , no temos nenhuma experincia propriamente dita da causalidade''

David Miller
''Todos cometemos erros; errar no especfico do homem. Outros seres vivos, animais e at plantas, tm uma capacidade parcial de prever alguns erros, reconhec-los e at aprender com eles. Porm, parece que s os seres humanos atuam ativamente nesse sentido.''

Potrebbero piacerti anche