Sei sulla pagina 1di 10

Instalao e Configurao de Computadores em Redes Locais e Rede Internet

Instalao, manuteno e utilizao de redes locais Equipamentos activos de rede

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

NIC Placa de Rede


Uma placa de rede (tambm chamada adaptador de rede ou NIC) um dispositivo de hardware responsvel pela comunicao entre os computadores numa rede. A placa de rede o hardware que permite aos computadores conversarem entre si atravs da rede. A sua funo controlar todo o envio e recepo de dados atravs da rede. Quanto taxa de transmisso, temos actualmente placas Ethernet de 100 Mbps / 1000 Mbps, devendo utilizar cabos adequados velocidade da placa de rede.

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

Placa de Rede Wireless - WNIC


As placas de rede sem fios (WNIC) tm vindo a estar cada vez mais presentes nos nossos PCs, tendo comeado nos computadores portteis sob a forma de placas PCMCIA, evoluindo depois para dongles USB e ao mesmo tempo que eram implementadas de fbrica no mesmo gnero de computadores; Cada vez mais encontramos este gnero de placas nos PCs de secretria utilizando uma conexo PCI para o efeito

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

Hub
Hub (do Ingls, "transmitir") ou concentrador o processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informao, tendo como principal caracterstica que a mesma informao est sendo enviada para muitos receptores ao mesmo tempo. Uma das suas aplicaes o controlo de trfego de dados de vrias redes, quando uma mquina (computador) ligada rede envia informaes para o hub, e se o mesmo estiver ocupado a transmitir outras informaes, o pacote de dados retornado a mquina requisitante com um pedido de espera, at que ele termine a operao. Esta mesma informao enviada a todas as mquinas interligadas a este hub e aceite somente por um computador pr-endereado, os demais ecos retornam ao hub, e mquina geradora do pedido (caracterizando redundncia).
Rui Dias ruidias61176@gmail.com 4

Switch
Um comutador ou switch um dispositivo utilizado para reencaminhar mdulos (frames) entre os diversos ns. Possuem portas, assim como os hubs e a principal diferena entre um comutador e um concentrador, que o comutador segmenta a rede internamente, sendo que a cada porta corresponde um domnio de coliso diferente, o que significa que no haver colises entre os pacotes de segmentos diferentes ao contrrio dos concentradores, cujas portas partilham o mesmo domnio de coliso.

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

Switch
Os comutadores operam semelhantemente a um sistema telefnico com linhas privadas. Neste sistema, quando uma pessoa liga para outra, a central telefnica liga-as numa linha dedicada, possibilitando um maior nmero de conversaes simultneas. Um comutador encaminha os pacotes de acordo com o endereo MAC de destino, e destinado a redes locais para segmentao. Porm, actualmente existem comutadores que operam em conjunto na camada 3 (camada de rede), herdando algumas propriedades dos routers.

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

Router
Roteador (estrangeirismo do ingls router, ou encaminhador) um equipamento usado para fazer a comutao de protocolos, a comunicao entre diferentes redes de computadores fornecendo a comunicao entre computadores distantes entre si. Os Roteadores so dispositivos que operam na camada 3 do modelo OSI de referncia. A principal caracterstica destes equipamentos seleccionar a rota mais apropriada para encaminhar os pacotes recebidos. Ou seja, escolher o melhor caminho disponvel na rede para um determinado destino.

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

Modem
A palavra Modem vem da juno das palavras modulador e demodulador; um dispositivo electrnico que modula um sinal digital numa onda analgica, pronta a ser transmitida pela linha telefnica, e que demodula o sinal analgico e o reconverte para o formato digital original; O processo de converso de sinais binrios para analgicos chamado de modulao/converso digital-analgico. Quando o sinal recebido, o modem reverte o processo (chamado demodulao).

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

Bridge
Bridge ou ponte o termo utilizado para designar um dispositivo que liga duas ou mais redes informticas que usam protocolos distintos ou iguais ou dois segmentos da mesma rede que usam o mesmo protocolo. As Bridges servem para interligar duas redes, como por exemplo ligao de uma rede de um edifcio com outro. Uma bridge um segmento livre entre as rede, entre o servidor e o cliente (tunel), possibilitando a cada utilizador ter a sua senha independente.

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

Repetidor
Um repetidor um equipamento utilizado para interligao de redes idnticas, pois eles amplificam e regeneram electricamente os sinais transmitidos no meio fsico. Um repetidor atua na camada fsica (Modelo OSI). Recebe todos os pacotes de cada uma das redes que interliga e repete-os nas demais redes sem realizar qualquer tipo de tratamento sobre os mesmos. No se pode usar muitos destes dispositivos numa rede local, pois degeneram o sinal no domnio digital e causam problemas de sincronismo entre as interfaces de rede. Repetidores so utilizados para estender a transmisso de ondas de rdio, por exemplo, redes wireless, WiMax, etc.
10

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

Potrebbero piacerti anche