Sei sulla pagina 1di 17

1

Alternativas de Reforma da Previdncia Social: Uma Proposta*


FABIO GIAMBIAGI FRANCISCO EDUARDO BARRETO DE OLIVEIRA KAIZ IWAKAMI BELTRO**

RESUMO

Este artigo apresenta uma proposta de reforma da Previdncia com a definio de um teto de benefcios inferior ao atual e a ampliao do espao dos fundos de capitalizao. Calcula-se a taxa de reposio nessa situao, respeitados os direitos adquiridos at a reforma, e mostra-se que, para uma taxa real de capitalizao de 4% a.a., com alquotas de contribuio entre 25% e 30% e tempo de servio entre 30 e 35 anos, a taxa de reposio varia de 57,3% at 93,4%. A diferena em relao a outras propostas reside na combinao de trs princpios: o respeito expectativa de direitos; a livre escolha do plano de benefcios; e a noo de que a aposentadoria deve depender da contribuio individual prvia. A proposta elimina qualquer carter impositivo da reforma previdenciria e tende a inibir a reao das partes prejudicadas, alm de acabar com a polmica sobre o fim da figura do tempo de servio.

ABSTRACT This article contains a proposal for reform of the Social Security System based on a lower benefit ceiling than the current one and on broader access to interest-bearing funds. The replenishment rate for this option is computed, considering the vested rights accruing prior to the reform, showing that for a real interest rate earning of 4% per annum and contributions of from 25% to 30% over 30 and 35 years employment the replenishment rate would range from 57.3% to 93.4%. The difference between this and other proposals lies in a combination of three principles: meeting expectations regarding vested rights; free choice of retirement plans; and the idea that retirement pay must be tied to the amount paid in. This suggestion removes the tax-bearing character of social security reform and softens reaction from those who feel harmed by it, in addition to stemming the controversy about elimination of the length of employment rule.

2 * Os autores agradecem os comentrios de Sheila Najberg a respeito de uma verso preliminar deste artigo e assumem a responsabilidade integral de sua verso final. ** Respectivamente: da Gerncia de Macroeconomia do BNDES; da Diretoria de Pesquisa do Ipea e da Escola de Engenharia da UFRJ; e da Escola Nacional de Cincias Estatsticas do IBGE e consultor da Diretoria de Pesquisa do Ipea.

1. Introduo1 A taxa de crescimento de longo prazo da economia brasileira depender crucialmente de duas variveis: o dficit fiscal e a taxa de poupana. Nveis baixos (elevados) de dficit pblico tendero a estimular (inibir) o investimento, em face da perspectiva de um ambiente macroeconmico de equilbrio (desequilbrio). Paralelamente, a taxa de crescimento esperada ser tanto maior (menor) quanto maior (menor) for o coeficiente de poupana domstica, para uma dada poupana externa. Ambas as questes - o dficit pblico e a poupana - estaro intrinsecamente associadas ao formato que vier a assumir o modelo previdencirio do pas. A preservao do status quo implicar fatalmente a ocorrncia de um dficit pblico elevado e crescente, em funo da transformao do desequilbrio atuarial da Previdncia Social em um dficit de caixa, em funo do envelhecimento progressivo da populao, diminuindo, ao mesmo tempo, a poupana agregada da economia. Por outro lado, a modificao do sistema, no sentido de diminuir o seu desequilbrio, gerar efeitos favorveis sobre as finanas pblicas e o nvel de poupana. A relevncia da discusso em torno do novo modelo previdencirio a ser adotado no Brasil, no que diz respeito ao seu impacto sobre o BNDES, inquestionvel: de um lado, porque os desembolsos do Banco, evidentemente, estaro positivamente correlacionados com a taxa de crescimento do PIB; e, de outro, porque quanto maior for a poupana domstica a ser gerada, em um contexto de estabilidade macroeconmica, maiores sero as possibilidades de o BNDES mudar a composio do seu funding, captando recursos de longo prazo no mercado domstico e ampliando o espao para o financiamento de novos investimentos. Este artigo insere-se no contexto do debate sobre o futuro da Previdncia Social no Brasil e representa uma tentativa de combinar a anlise formal feita em Giambiagi (1993) a respeito do clculo da alquota de contribuio em um sistema previdencirio de capitalizao com a proposta de Oliveira, Beltro e Marsillac (1996) de uma reforma previdenciria baseada em um cardpio de planos alternativos. A proposta a ser defendida no artigo parte do pressuposto de que a reforma da Previdncia Social em discusso no Congresso Nacional extremamente tmida e no resolve os problemas colocados hoje para o sistema previdencirio. Estes esto relacionados com o envelhecimento demogrfico da populao e, principalmente, com a existncia de um conjunto de regras benevolentes de aposentadoria, fatores que geram como conseqncia a piora da sade financeira do sistema, mantidos os atuais parmetros [ver Oliveira e Beltro (1995a)].
Este trabalho similar a um outro texto com o mesmo nome e dos mesmos autores, cuja presente verso faz, basicamente, uma sntese. Para o desenvolvimento analtico das frmulas que geram as tabelas do artigo, ver, portanto, Giambiagi, Oliveira e Beltro (1996).
1

O presente trabalho divide-se em cinco sees: aps esta introduo, so feitas algumas consideraes sobre o debate a respeito da Previdncia Social no Brasil; a seguir, apresenta-se em linhas gerais a mencionada proposta de Oliveira, Beltro e Marsillac (1996) e feita uma tentativa de formalizao matemtica da mesma; posteriormente, mostram-se alguns resultados associados s idias e propostas anteriormente apresentadas; e, por ltimo, expem-se as concluses. 2. Consideraes sobre o Problema Previdencirio H cinco grandes caractersticas do sistema previdencirio brasileiro que so fontes de um desequilbrio atuarial crescente: a) a figura da aposentadoria por tempo de servio, que leva os beneficiados por este mecanismo a ser elegveis e usufruir do benefcio muito cedo em relao ao seu tempo de vida; b) o diferencial de cinco anos (para menos) entre as condies exigidas para a aposentadoria da mulher, de um lado, e do homem, de outro, bem como dos trabalhadores rurais de ambos os sexos, de um lado, e urbanos de ambos os sexos, de outro; c) o benefcio extra concedido aos professores, que podem se aposentar at mesmo com apenas 25 anos de servio (caso das mulheres); d) o clculo do benefcio com base no salrio de contribuio dos ltimos trs anos de servio, independentemente da histria contributiva prvia; e e) um teto de comprometimento elevado (cerca de 8,5 salrios mnimos), que magnifica a dimenso do desequilbrio atuarial. Os problemas que este conjunto de fatores cria so graves. Essencialmente, ocorre que, no sistema vigente, a tendncia as contribuies dos indivduos na ativa tenderem a ser crescentemente insuficientes para sustentar um contingente proporcionalmente cada vez maior de beneficiados. Isto posto, h trs desdobramentos possveis: a) aumentam-se as alquotas de contribuio; b) achata-se o valor dos benefcios; ou c) gera-se um dficit de caixa, a ser coberto pelo Tesouro Nacional. Como a possibilidade de recorrer a a e b , naturalmente, limitada, a tendncia que, mais cedo ou mais tarde, se verifique o problema mencionado em c. A justificativa para a vigncia dos pontos acima assinalados que eles refletem a situao demogrfica observada no passado, quando o governo: a) na origem do sistema, no enfrentava um budget constraint no que tange s contas da Previdncia; ou b) nas dcadas seguintes, tinha espao para elevar as alquotas previdencirias, com possibilidade de aumentar a receita atravs desse mecanismo, na medida em que estaria do lado bom da Curva de Laffer. Agora, quando a pirmide etria da populao passa por grandes

transformaes, o peso dos compromissos assumidos no passado em relao s geraes futuras cada vez maior, traduzindo-se em uma relao nmero de contribuintes/nmero de beneficirios do sistema perigosamente declinante.2 possvel manter inalterada a natureza do sistema atual, ainda que conservando a sua viabilidade por mais algumas dcadas, simplesmente mudando alguns dos parmetros relacionados com os pontos a a d enumerados no incio desta seo. Medidas como a aprovao de mudana que defina uma idade mnima para receber o benefcio de aposentadoria por tempo de servio, ou a diminuio (ou eliminao) do diferencial de requisito de idade das mulheres em relao aos homens para se aposentarem, a penalizao ou mesmo a proibio do acmulo da aposentadoria com outra atividade remunerada3 etc. postergariam a crise financeira do sistema previdencirio, minorando o desequilbrio de caixa, sem implicar alteraes profundas do regime previdencirio vigente. J a alternativa de mudar a natureza do sistema envolve ampliar o componente de capitalizao das contribuies dos indivduos, hoje presente apenas no caso dos empregados das empresas estatais e de um conjunto bastante limitado de participantes de fundos de penso privados. Isso significa, conseqentemente, diminuir o teto mencionado em e, reduzindo os compromissos futuros de desembolsos previdencirios. O problema que, uma vez que o sistema j de repartio, ampliar a parcela das contribuies que capitalizada individualmente gera o chamado dficit de transio. O fenmeno explicado por Beltro et alii (1993, p. 191) com as seguintes palavras: O que ocorre, na realidade, que, no momento em que se institui um regime de capitalizao substitutivo ao regime de previdncia bsica, cessam as receitas de contribuies para o antigo sistema, fazendo com que, no momento da reforma, se explicite uma enorme necessidade de financiamento adicional... Se a deciso for substituir integralmente o regime de repartio na previdncia bsica, o que implica uma linha de corte no nvel zero, a massa de recursos necessrios tende a ser gigantesca, podendo, inclusive, inviabilizar o sistema. Em contrapartida, quanto maior o nvel de rendimentos em
A figura da aposentadoria por tempo de servio, por exemplo, obedece, para a opinio pblica, lgica de um pas com expectativa de vida baixa. Porm, o que relevante, em termos atuariais, saber, primeiro, a expectativa de sobrevida de quem atinge a idade para se aposentar e, segundo, o contingente de populao inativa. Nesse sentido, importante destacar que a expectativa de sobrevida de quem atinge os 60 anos no Brasil est prxima de quem chega mesma idade em pases desenvolvidos. Basicamente, no Brasil aqueles que se aposentavam no passado viviam, em geral, ainda muitos anos, mas, como eram poucos, isto no criava maiores problemas. Com o envelhecimento demogrfico da populao, porm, cada vez mais gente, proporcionalmente, chega aos 60 anos, e agora o sistema no consegue manter a todos como antes. Ver De Alm, Pastoriza e Giambiagi (1996) e, especialmente, os comentrios de Oliveira et alii (1993), com base em dados de Camarano et alii (1991). 3 Dentre os poucos (sete) pases que oferecem aposentadoria por tempo de servio, o Brasil o nico que no requer afastamento da atividade remunerada. Para os demais benefcios, praticamente todos os pases adotam redues do valor no caso de indivduos que voltam ao trabalho.
2

que se estabelece a linha de corte, menor a demanda por recursos para financiar a transio. Na medida em que, de um lado, a) a queda da relao ativos/inativos e b) a falta de incentivos a poupar, associada ao sistema de repartio, sugerem a sua mudana para um sistema de capitalizao, mas, de outro, a) haveria um importante dficit de transio a ser financiado e b) existiria um escasso interesse das instituies financeiras em gerenciar os depsitos dos indivduos de baixa renda, a soluo natural estabelecer um sistema misto, ampliando a participao da parcela das contribuies destinada aos fundos de penso. Entre o sistema de repartio praticamente puro existente no Brasil e o seu plo oposto - o sistema de capitalizao, tambm em estado praticamente puro, implantado no Chile em 1981 -, h diversas nuances de sistemas mistos, que incorporam alguns elementos do sistema de repartio, com o fortalecimento dos fundos de penso, e que tm sido adotados por vrios pases da Amrica Latina nos ltimos anos.4 No cabe aqui reproduzir em detalhes as diferentes propostas, na linha da defesa desse sistema misto, feitas nos ltimos anos no Brasil por diversas pessoas ou instituies.5 O que vai ser feito a seguir desenvolver essa idia e dar alguma noo das suas potencialidades, dos requisitos que isso implicaria em termos da contribuio dos indivduos e dos possveis valores que poderiam assumir alguns dos principais parmetros envolvidos na discusso da matria. O grande desafio a vencer resolver o problema representado pelo paradoxo poltico envolvido na mudana de regime previdencirio em um contexto democrtico, conforme descrito por Oliveira (1993, p. 21) com as seguintes palavras: Most politicians of most countries recognize the need for deep reforms in the Social Security Programs. Very few would, in fact, take any positive steps towards a reform. Their attitude is far from irrational. Social Security reforms have indeed a very negative political aspect: potential gains occur over a long time span, and usually grow as time goes on; political losses are immediate, and usually very large in the beginning, eventually decreasing in time. In other words, politicians are faced with a trade-off they very seldom accept; the loss of present day political support in order to get eventual long range recognition of their merits. Sem dvida nenhuma, este paradoxo que explica a frustrao da tramitao da proposta original de reforma da Previdncia Social feita pelo governo no Brasil em 1995. Conseqentemente, qualquer iniciativa de reforma
Para uma leitura sobre os sistemas estabelecidos nos anos 90 na Argentina e na Colmbia, ver, respectivamente, Schultess e Demarco (1996) e Carta Financiera (1993). Para a anlise do caso chileno, ver Rondanelli (1996). 5 O leitor interessado pode se informar a respeito desse debate consultando o relatrio do Ministrio da Previdncia Social (1993), em particular o volume com as referncias bibliogrficas.
4

que vier a ser tentada tem de levar em considerao a necessidade de: a) capitalizar apoio poltico para a mesma; e b) inibir a fora de reao dos grupos contrrios. 3. A Proposta de Oliveira, Beltro e Marsillac (1996): Uma Tentativa de Formalizao Uma proposta de reforma da Previdncia mais ousada do que aquela tentada sem xito em 1995/96 deve contemplar trs critrios de mudana: a) a modificao de alguns dos parmetros-chave aos quais nos referimos na seo anterior, mas que no afetariam a natureza da Previdncia - no sentido de que no implicariam uma ampliao do espao da Previdncia complementar via mecanismos de capitalizao; b) a definio de uma regra de transio entre as antigas e as novas regras mencionadas em a; e c) a reduo do teto de benefcios/contribuio, o que, embora diminua a receita do sistema por alguns anos, implicaria a reduo posterior dos seus comprometimentos de gasto.6 Ao mesmo tempo, para que a proposta seja politicamente vivel, importante respeitar a figura tanto do direito adquirido - no caso daqueles indivduos j aposentados - como da parcela desse direito adquirido, ou expectativa de direito, correspondente ao reconhecimento do tempo de servio j decorrido - no caso dos indivduos ainda no aposentados, mas que j ingressaram no mercado de trabalho -, respeitada a proporcionalidade entre esse tempo de servio decorrido e os termos da legislao existente no momento de sua mudana. Por outro lado, o mero respeito ao direito adquirido no basta para viabilizar a aceitao de uma proposta de reforma por uma parte significativa da sociedade, a ponto disso se refletir na composio de foras no Congresso em torno da matria. necessrio ir mais alm, tentando identificar formas de subordinar as mudanas ao princpio da livre escolha individual. luz dessas consideraes, h duas premissas bsicas sobre as quais se assenta a proposta a ser desenvolvida: a primeira que os indivduos de uma sociedade, de modo geral, tendem a aceitar o princpio de que a aposentadoria deve depender das contribuies feitas ao longo da vida ativa da pessoa; e a segunda refere-se ao fato de que qualquer tentativa de mudar alguns dos parmetros atuais de forma compulsria tende a gerar a reao de coalizes bloqueadoras que, na prtica, paralisam o tratamento legislativo da matria. A existncia de dois lados - os favorveis e os contrrios a pontos especficos, como a aposentadoria por tempo de servio aps 35 anos de trabalho, o estabelecimento de uma idade x ou y para se aposentar, o diferencial de idade/tempo de servio exigido para a aposentadoria de homens, de um lado, e mulheres, de outro, etc. - conduz a um impasse cujo nico
A potencialidade deste ltimo ponto depende de onde for estabelecida a linha de corte mencionada por Beltro et alii (1993, p. 191) - citao feita na Seo 2 -, no sentido de que, quanto maior for o teto de contribuies/benefcios futuro, menor tender a ser o impacto da mudana.
6

desfecho tende a ser a manuteno do status quo, pelo menos em um contexto de grande fragmentao poltica como o do Brasil, onde o governo no consegue reunir maioria suficiente para mudar as regras do jogo acerca de temas excessivamente polmicos. A proposta a ser aqui defendida que, seguindo Oliveira, Beltro e Marsillac (1996, p. 4), aqueles indivduos que contribussem acima de uma certa linha de corte, a partir da reforma, e que optassem por manter a mesma aposentadoria e o mesmo tempo de servio que teriam conforme a regra atual: ... devero pagar as alquotas de equilbrio atuarial individual, apenas pelo tempo remanescente entre a data da opo e a data de efetivo exerccio do direito (data de concesso do benefcio) (grifos nossos). De forma mais detalhada, Oliveira, Beltro e Marsillac (1996, p. 4-5), propem que: ... o prprio sistema pblico oferte uma multiplicidade de sistemas e regimes de previdncia, dentre os quais o segurado possa escolher o plano que mais lhe convm. Em outras palavras, desde que cada um pague contribuies que cubram integralmente o que vai receber em termos de benefcios, e assegurado um mnimo de cobertura compulsria, pode haver uma multiplicidade de planos que se adequem s preferncias de cada um. justamente esta idia geral que, a seguir, procura-se formalizar, seguindo a metodologia exposta em Giambiagi (1993), com algumas modificaes. Basicamente, em relao a este ltimo artigo, o que se fez foi trabalhar com valores mensais (ao invs de anuais), com taxas de crescimento real dos salrios/rendimentos gradualmente decrescentes (ao invs de constantes) ao longo do tempo e com uma hiptese de soma constante da equao (anos de servio + expectativa de sobrevida aps a aposentadoria) de 60 anos (ao invs de 50). Em linhas gerais, o nmero pode ser entendido como estando associado situao de um indivduo que comea a trabalhar aos 20 anos e, aps 40 anos de servio, aposenta-se aos 60, morrendo aos 80, mas na frmula exposta a seguir, sendo o tempo de servio menor, a pessoa permanece mais anos inativa antes de morrer, ficando, em compensao, com uma aposentadoria menor. Admite-se que a linha de corte seja estabelecida em algum ponto entre 1 e 3 salrios mnimos (SM). A mudana no afetaria aqueles que j estivessem aposentados ou recebendo qualquer tipo de benefcio por ocasio do momento da reforma - independentemente do nvel de benefcios -, e as novas regras aplicar-se-iam integralmente apenas a quem ingressasse no mercado de trabalho aps a reforma. Para aqueles que estivessem na ativa ao ser feita a reforma, criar-se-ia um Bnus de Direito Adquirido (BDA), que concederia o direito a um ttulo equivalente a uma renda vitalcia durante o tempo de vida da pessoa, em funo do seu direito adquirido at data, proporcionalmente aposentadoria qual ela faria jus, caso se aposentasse no

momento da reforma e somente a partir da data da aposentadoria. A rigor, o BDA no chega a ser exatamente um bnus no sentido tradicional, associado a um ttulo, tratando-se, na verdade, de uma espcie de vaucher que concede ao seu detentor o direito a receber uma renda.7 Os princpios apresentados valeriam tanto para os servidores pblicos como para aqueles hoje sujeitos a se aposentarem pelo INSS. As fontes de rendimento dos aposentados poderiam ser divididas conceitualmente, aps a reforma, da maneira mostrada na Tabela 1. O BDA, na ausncia de direito adquirido, por definio, no seria pago queles que ainda no tiverem ingressado no mercado de trabalho ao ser feita a reforma. Adicionalmente, os que ficassem acima do limite da linha de corte receberiam uma parcela da sua aposentadoria dos fundos de penso, a qual seria tanto maior - em relao soma dos componentes da Tabela 1 - quanto maior fosse o salrio do indivduo.
TABELA 1 Fontes de Rendimento dos Aposentados aps a Reforma Proposta -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Categorias de Aposentados Aposentadoria Aposentadoria BDA Fundos de Bsica Adicional Penso -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Previamente Aposentados x x Futuros Aposentados, j no Mercado < Teto x > Teto x x x Futuros Aposentados, fora do Mercado < Teto x > Teto x x

----------------------------------------------------------------------------------------------------Note-se que esta proposta implica, de certa forma, percorrer s avessas o caminho histrico que levou o sistema previdencirio, inicialmente de capitalizao - ainda que coletiva e no individual -, a se transformar, com o passar dos anos e o gasto das reservas atuariais, em um sistema de repartio, ou pay-as-you-go (PAYG), pois, na medida em que se ampliasse o espao para a capitalizao, o sistema - hoje predominantemente de repartio - iria se tornando mais e mais um sistema de capitalizao. De fato, como fica claro pela exposio da proposta, os desembolsos do sistema previdencirio associados s colunas aposentadoria adicional e BDA na Tabela 1 extinguir-se-iam com o tempo, inicialmente os primeiros e depois o resto, ficando os aposentados com apenas duas fontes de recebimento: a aposentadoria bsica e - no caso daqueles que contribussem acima do teto - aquela paga pelos fundos de penso.
7

A expresso Bnus de Direito Adquirido visa manter a fidelidade s idias que geraram o texto de Oliveira, Beltro e Marsillac (1996), que o desenvolvimento de alguns conceitos gerais sobre a matria, expostos inicialmente em Oliveira e Beltro (1995b), onde a expresso usada para definir a transformao dos aportes excedentes - acima de um certo teto -, feitos no passado, em um direito a uma renda futura.

10

O valor do fluxo de renda vitalcia - que o indivduo comearia a receber ao se aposentar - associada ao BDA decorreria da seguinte frmula: Renda BDA = (W - teto de contribuio) . (N*/N0) onde: N* e N0 correspondem ao tempo de servio decorrido por ocasio da mudana de regras e ao tempo-limite de servio da regra atual, respectivamente; W o valor real do salrio de contribuio utilizado como referncia para o clculo do direito adquirido no momento da aposentadoria; e o teto de contribuio refere-se ao novo parmetro (por exemplo, 1 SM). Imagine-se, por exemplo, a situao de um indivduo do sexo masculino cujo valor real do salrio de contribuio, para efeito de clculo do direito adquirido, seja de 8 SM e que tenha trabalhado durante 14 dos 35 anos de servio requeridos para se aposentar pela Constituio em vigor. Conseqentemente, alm do valor de (por hiptese) 1 SM da aposentadoria bsica, o valor do fluxo do seu BDA, pela frmula anterior, na Tabela 1 seria de [(8-1).(14/35)] = 2,8 SM. Isto seria acrescido, naturalmente, da parcela qual ele se tornasse beneficirio a partir de ento, em funo dos novos depsitos acumulados no seu fundo de penso. Pelo mesmo critrio, quem tivesse 28 anos de servio receberia, alm da aposentadoria bsica, [(8-1).(28/35] = 5,6 SM. Cabe notar, contudo, que, sendo o valor da parcela da aposentadoria relacionada com o BDA apenas indexado a um indicador de preos e no capitalizado a uma taxa de juros real, os opositores da mudana poderiam alegar que o valor presente do BDA menor do que aquele que decorreria de se considerar a hiptese de aumentos reais das remuneraes at o momento da aposentadoria efetiva da pessoa. Isso seria uma forma de o governo minorar o desequilbrio atuarial associado preservao do status quo. O valor do fluxo que os indivduos receberiam por conta do fundo de penso decorre da metodologia de clculo exposta em Giambiagi, Oliveira e Beltro (1996). Resumidamente, o princpio do qual se parte o de que o coeficiente k de reposio - correspondente relao entre a aposentadoria e o ltimo salrio/rendimento recebido na ativa - deve ser tal que iguale o valor presente da soma das contribuies (VPC) ao valor presente da soma das aposentadorias a receber (VPA) para uma dada expectativa de anos de sobrevida a partir da aposentadoria, expectativa essa, portanto, inversamente proporcional ao tempo de servio.8 Considera-se, em todos os casos, que, entre o incio e o final da vida ativa do indivduo, seu salrio aumenta a uma taxa real mdia (w) de 3% ao ano, que pode ser associada a um crescimento anual do PIB da ordem de 5% e a uma expanso da Populao Econmicamente Ativa (PEA) da ordem de 2% a.a. nas prximas dcadas. Dada uma alquota de contribuio (a), o nmero de anos de servio (J), o tempo de sobrevida a partir da aposentadoria (T) e a taxa de juros real anual
8

Supe-se que o valor real da aposentadoria constante ao longo da fase de sobrevida do indivduo, uma vez concluda a sua vida ativa.

11

(r) de capitalizao de um Fundo de Capitalizao Individual (FCI), k, naturalmente, uma funo direta de a, J e r.9 O valor de k encontrado como a soluo implcita que iguala o valor de VPC ao de VPA.10 Trabalhou-se com valores de r iguais a 3% e 4%.11 Vale destacar ainda que, mudando alguns termos de lugar na equao que iguala VPC a VPA, possvel inverter os termos da questo e, por exemplo, definir exogenamente k para encontrar endogenamente o valor de a. Os fundos de penso concorreriam entre si pela parcela das contribuies hoje destinadas manuteno do sistema de repartio na faixa entre 1 (ou 2 ou 3) e 8,5 SM, ou seja, correspondente diferena entre o atual e o futuro teto de contribuio/benefcios. Os fundos disputariam os clientes em funo das condies de atendimento e rentabilidade e teriam que divulgar periodicamente a posio do FCI de cada indivduo e o valor do fluxo de aposentadoria associado ao rendimento do FCI capitalizado at data. Isto pode ser calculado com base em uma frmula especfica (ver nota de rodap 1), que indica, dada uma taxa de juros e o tempo em que o indivduo viver na qualidade de aposentado, qual seria a sua aposentadoria, para um certo valor dos depsitos no FCI capitalizados at data. Embora o intuito da diminuio do teto de contribuio/benefcios seja a reduo do desequilbrio atuarial da Previdncia, na medida em que as contribuies que excedessem o teto deixassem de ser contabilizadas como receitas do sistema e tendo este que arcar ainda com as aposentadorias adicionais de quem j fosse aposentado por ocasio da reforma e com o fluxo de despesas dos BDAs, o dficit financeiro do sistema, paradoxalmente, agravar-se-ia na fase de transio. Uma possibilidade para resolver este problema seria a de fazer a cobertura desses dficits atravs de uma contribuio solidria dos empregadores, declinante no tempo. De qualquer forma, naturalmente, esta questo teria de ser devidamente avaliada e aprofundada, para a eventual implementao efetiva da nossa proposta. 4. Resultados Os valores do coeficiente de reposio k, para diferentes combinaes do tempo de servio (J) e da alquota de contribuio (a), encontram-se nas Tabelas 2 e 3.12 Na Tabela 3, com uma taxa de juros real de capitalizao de 4% ao ano, um indivduo que contribua com 20% do seu salrio durante 40 anos, supondo que este salrio aumente - em termos reais - a uma taxa mdia de 3% ao ano, se aposentaria com uma taxa de reposio de 86% do ltimo salrio - igual a 3,17 vezes o salrio inicial, 39 anos depois. J se a pessoa optasse por ter o mesmo percentual de contribuio, mas trabalhasse apenas 35 anos, a taxa de reposio cairia para 62%, prxima de 65% decorrente da
Note-se que, em funo das consideraes feitas anteriormente, T = 60 - J. Isto , fazem-se modificaes sucessivas, com base em um mecanismo interativo, em k, at que a diferena entre VPC e VPA seja nula. 11 Para uma justificativa da escolha desses valores de taxas, ver Oliveira e Beltro (1994). Em Gramlich (1996), a taxa de juros real utilizada para exerccios similares aos nossos, feitos para o caso dos Estados Unidos, de 2,3%. 12 Em todos os casos, no trabalho, a alquota a refere-se soma das parcelas de contribuio do empregado e do empregador.
10 9

12

hiptese de trabalhar 40 anos, porm contribuindo com um percentual de 15% e no mais de 20% - do seu salrio.

13

Tabela 2 Valores de k, conforme Diferentes Hipteses de Tempo de Servio (J) e Alquota de Contribuio (a) (w = 3%; r = 3%) -------------------------------------------------------------------------------------------------------Anos de Trabalho J Alquota de Contribuio a (%) -----------------------------------------------------------------------------10 15 20 25 30 -------------------------------------------------------------------------------------------------------30 0,175 0,263 0,351 0,438 0,526 35 0,236 0,354 0,472 0,590 0,708 40 0,324 0,486 0,648 0,810 0,972 45 0,466 0,699 0,932 1,165 1,398 -------------------------------------------------------------------------------------------------------Tabela 3 Valores de k, conforme Diferentes Hipteses de Tempo de Servio (J) e Alquota de Contribuio (a) (w = 3%; r = 4%) -------------------------------------------------------------------------------------------------------Anos de Trabalho J Alquota de Contribuio a (%) -----------------------------------------------------------------------------10 15 20 25 30 -------------------------------------------------------------------------------------------------------30 0,229 0,344 0,459 0,573 0,688 35 0,311 0,467 0,623 0,779 0,934 40 0,431 0,646 0,861 1,076 1,292 45 0,623 0,934 1,246 1,558 1,870 -------------------------------------------------------------------------------------------------------S para efeitos de mostrar possveis utilizaes alternativas da metodologia de clculo adotada, invertendo os termos da equao e colocando o coeficiente de contribuio a como funo de k, supondo ainda r = 4%, w = 3% e J = 35, possvel, por exemplo, calcular a relao a = (depsitos no FCI/salrio do indivduo) para valores alternativos da taxa de reposio de 70%, 80%,90% e 100% do ltimo salrio anterior aposentadoria:13 Valores de k 70 80 90 100 Valores de a (%) 22,5 25,7 28,9 32,1

O exerccio feito mostra que, se o indivduo contribui, por exemplo, por apenas 35 anos, nas condies acima explicadas teria que contribuir com 23%
13

Os nmeros so compatveis com os da linha correspondente a J = 35, para r = 4%, na Tabela 3.

14

do seu salrio para ter direito a um fluxo de aposentadoria complementar alm do teto da aposentadoria bsica - de 70% do ltimo salrio, proporo que teria de aumentar para 29% do salrio em caso de recebimento de aposentadoria de 90% do ltimo salrio. Como desenvolvimento alternativo ao trabalho de Giambiagi, Oliveira e Beltro (1996), possvel calcular os valores do fluxo da aposentadoria complementar como funo dos depsitos existentes. Os resultados so mostrados na Tabela 4. Para uma taxa de juros real de 4% a.a., por exemplo, um volume de depsitos acumulados equivalente a US$ 100 mil daria direito a uma pessoa a receber um fluxo mensal correspondente a US$ 602,22 durante 20 anos. J se o indivduo quisesse receber um fluxo complementar de aposentadoria, no por 20 e sim por 25 anos, aquele valor cairia para o equivalente a US$ 523,90. Tabela 4 Relao Aposentadoria/Estoque Acumulado, como Funo dos Anos de Aposentadoria (Em %) -------------------------------------------------------------------------------------------------------Nmero de Anos Taxa de Juros (% a.a.) de Aposentadoria -----------------------------------------------------------------------------3 4 -------------------------------------------------------------------------------------------------------20 0,552574 0,602219 21 0,533304 0,583381 22 0,515840 0,566347 23 0,499945 0,550881 24 0,485423 0,536786 25 0,472109 0,523896 26 0,459863 0,512073 27 0,448567 0,501198 28 0,438118 0,491167 29 0,428429 0,481894 30 0,419424 0,473302 -------------------------------------------------------------------------------------------------------5. Concluses Devido notria falncia do modelo previdencirio atual e, por outro lado, dada a necessidade de evitar o surgimento de um dficit de transio que possa se tornar um problema macroeconmico muito difcil de administrar, diversas propostas de reforma da Previdncia Social tm convergido para a idia de se criar um regime misto, que contemple a preservao de mecanismos tpicos do regime de repartio, com uma ampliao do espao para a formao de fundos de capitalizao individuais e o fortalecimentos dos fundos de penso.

15

Este artigo insere-se nesse contexto e props a ampliao do espao para o fortalecimento dos fundos de penso, atravs do estabelecimento de uma linha de corte - acima da qual os indivduos contribuiriam para a Previdncia Complementar - no nvel de 1 a 3 SM, com a capitalizao da parcela restante da contribuio. Naturalmente, a eventual adoo da proposta teria de ser acompanhada de um fortalecimento dos mecanismos de fiscalizao do sistema, tanto no que diz respeito concesso de aposentadorias pelo INSS como no que tange s regras das aplicaes dos fundos de penso em geral. Este requisito indispensvel, de um lado, para garantir a inexistncia de fraudes na parcela do sistema que continuaria a operar nas bases atuais e, de outro, para evitar a ocorrncia de problemas financeiros por parte das instituies que venham a receber novos depsitos, devido ampliao do espao para a capitalizao individual de que este artigo trata. Os benefcios a serem auferidos pelos contribuintes dos fundos de penso dependem crucialmente da taxa de juros real qual os depsitos seriam capitalizados. Uma taxa de 3%, por exemplo, com uma contribuio de 15% do salrio, durante um tempo de servio (e de contribuio) de 40 anos, garante uma aposentadoria (complementar bsica de 1 SM) correspondente a apenas 49% do ltimo salrio anterior aposentadoria. J a mesma contribuio, incidente sobre o mesmo salrio, durante o mesmo perodo de tempo, mas capitalizada a 4%, viabiliza uma taxa de reposio de 65% do ltimo salrio. Isto indica a necessidade de que os mecanismos de fiscalizao dos fundos de penso por parte das autoridades sejam eficientes, de modo a se ter um balanceamento adequado do binmio risco/rentabilidade para assegurar o bem-estar dos futuros aposentados. A diferena da proposta aqui feita, em relao a outras similares de sistema misto, reside na combinao simultnea de trs princpios: a) o respeito aos direitos adquiridos at o momento da reforma; b) o direito de livre escolha do plano de benefcios a partir da mesma; e c) a noo de que a aposentadoria deve depender da contribuio individual prvia. Isto posto, respeitada a proporcionalidade associada ao direito adquirido, a preservao de uma aposentadoria elevada vis--vis o ltimo salrio ou o tempo de contribuio implicaria a cobrana de uma alquota alta entre o momento da reforma e o da aposentadoria do indivduo, ou, alternativamente, este se aposentaria mais tarde ou com uma aposentadoria inferior que teria com o esquema atual. Desse modo, a proposta elimina qualquer carter impositivo da reforma previdenciria e tende a inibir o poder de reao das partes prejudicadas, alm de acabar com a polmica envolvendo o fim da figura do tempo de servio, na medida em que o tempo de contribuio passaria a ser uma deciso estritamente individual. Referncias Bibliogrficas

16

BELTRO, Kaiz, et alii. Fontes de financiamento da seguridade social brasileira. In: MINISTRIO DA PREVIDNCIA SOCIAL. A previdncia social e a reforma constitucional. Braslia, 1993, v. II, p. 129-196. CAMARANO, A. C., et alii. Aposentadoria e esperana de vida. Conjuntura Econmica, Rio de Janeiro, maio 1991. CARTA Financiera. Sistema pensional - la reforma sobreviviente. Colombia, dic. 1993. DE ALM, Ana Cludia, PASTORIZA, Florinda, GIAMBIAGI, Fabio. A aposentadoria por tempo de servio no Brasil: estimativa do subsdio recebido pelos seus beneficirios. Rio de Janeiro: BNDES, 1996 (Texto para Discusso, 47). GIAMBIAGI, Fabio. Alquota de contribuio e taxa de rentabilidade dos fundos individuais de aposentadoria: subsdios para o debate da previdncia social. Previdncia em Dados, Rio de Janeiro, v. 8, n. 3, p. 11-20, jul./set. 1993. GIAMBIAGI, Fabio, OLIVEIRA, Francisco, BELTRO, Kaiz. Alternativas de reforma da previdncia social: uma proposta. Rio de Janeiro: BNDES, 1996, mimeo. GRAMLICH, Edward. Different approaches for dealing with social security. The American Economic Review (papers and proceeding of the Hundredth and Eighth Annual Meeting of the American Economic Association), San Francisco, May, 1996, p. 358-362. MINISTRIO DA PREVIDNCIA SOCIAL (MPS). A previdncia social e a reforma constitucional. Braslia, 1993, vrios volumes. OLIVEIRA, Francisco. The challenge of reforming social security in Latin America. Rio de Janeiro: Ipea, 1993 (Texto para Discusso, 299). OLIVEIRA, Francisco, et alii. Aposentadoria por tempo de servio: diagnstico e alternativas. In: MINISTRIO DA PREVIDNCIA SOCIAL. A previdncia social e a reforma constitucional. Braslia, 1993, v. II, p. 197-263. OLIVEIRA, Francisco, BELTRO, Kaiz. Vendedores de iluses. Rio de Janeiro: Ipea, jan. 1994 (Documento de Poltica, 21). __________. A reforma da seguridade social no Brasil. Banco de Investimentos Garantia (estudo especial), 1995a. __________. Flexibilizando a previdncia. O Globo, Rio de Janeiro, 17 out. 1995b. OLIVEIRA, Francisco, BELTRO, Kaiz, MARSILLAC, Maria Tereza. Reforma da previdncia: modelo de opes. Mimeo, 1996.

17

RONDANELLI, Erik. Chilean pension fund reform and its impact on saving. Santiago de Chile: Universidad Gabriela Mistral, 1996. SCHULTESS, Walter, DEMARCO, Gustavo. El financiamiento del rgimen previsional pblico en Argentina despus de la reforma. Trabalho apresentado no VIII Seminrio Regional de Poltica Fiscal. Santiago de Chile: Cepal, 22-25 jan. 1996.

Potrebbero piacerti anche