Sei sulla pagina 1di 84

O RURAL E O URBANO: POSSVEL UMA TIPOLOGIA?

Eduardo Paulon Girardi

Presidente Prudente 2008

APRESENTAO Este estudo foi elaborado como parte da Tese de Doutorado intitulada Proposio terico-metodolgica de uma Cartografia Geogrfica Crtica e sua aplicao no desenvolvimento do Atlas da Questo Agrria Brasileira, desenvolvida por Eduardo Paulon Girardi sob a orientao do Prof. Dr. Bernardo Manano Fernandes no Programa de PsGraduao em Geografia da FCT/Unesp Campus de Presidente Prudente e que contou com o apoio da FAPESP. Devido a amplitude alcanada pelo estudo o apresentamos como apndice da tese, na qual apresentado um resumo das principais concluses a que chegamos neste estudo sobre o rural e o urbano no Brasil. A tese completa e o Atlas da Questo Agrria Brasileira esto disponveis no endereo www.fct.unesp.br/nera/atlas.

SUMRIO
Pg. INTRODUO................................................................................................. 2 1. 2. 3. 3.1. 3.1.1. 3.1.2. 3.1.3. 3.1.4. 3.2. 3.2.1. 3.2.2. 3.2.3. 3.2.4. 3.3. 3.4. 3.4.1. 3.5. 3.5.1. 3.5.1.1. AS PRINCIPAIS ABORDAGENS TERICAS DO RURAL-URBANO............ O RURAL E O URBANO PELO MUNDO........................................................ CLASSIFICAES E TIPOLOGIAS............................................................... CLASSIFICAO OFICIAL BRASILEIRA....................................................... Populao total............................................................................................. Populao urbana........................................................................................ Populao rural............................................................................................ Populao rural e urbana............................................................................. A PROPOSTA DE TIPOLOGIA DO IBGE....................................................... Dimenso demogrfica................................................................................. Dimenso econmica................................................................................... Grau de urbanizao.................................................................................... Cruzamento das dimenses............................................................................ A PROPOSTA DE JOS ELI DA VEIGA........................................................ A OCDE........................................................................................................... A tipologia regional da OCDE....................................................................... PROPOSTA DE TIPOLOGIA PARA OS MUNICPIOS BRASILEIROS.......... Metodologia e elaborao............................................................................ Incluso das regies metropolitanas na tipologia....................................... REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS................................................................ 3 7 11 11 11 15 18 21 24 25 28 32 36 41 44 46 52 54 67 79

CONCLUSES................................................................................................ 76

LISTA DE ABREVIATURAS
ONU IBGE PEA PIB IPEA OCDE CHA Organizao das Naes Unidas Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica Populao Economicamente Ativa Produto Interno Bruto Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada Organizao de Cooperao e de Desenvolvimento Econmicos Classificao Hierrquica Ascendente

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia?

INTRODUO A partir da segunda metade da dcada de 1990 os estudos a respeito da questo rural-urbano destacaram-se especialmente na Sociologia e na Economia e nos ltimos anos tambm na Geografia. Nesses estudos encontramos distintas interpretaes da questo, pois, de acordo com alguns estudiosos, certos temas recentes exigem novas reflexes. Os principais temas debatidos em relao s novas caractersticas do campo so a intensificao da pluriatividade, o aumento das atividades no-agrcolas em reas rurais, a mecanizao crescente da atividade agropecuria, o agronegcio e os movimentos socioterritoriais no campo. Os problemas da questo agrria brasileira esto diretamente ligados ao conjunto de temas discutido nos estudos sobre o rural e o urbano. A identificao e medida do rural e do urbano, bem como a sua caracterizao, so indispensveis para a compreenso da questo agrria no Brasil, visto que nos ltimos cinqenta anos tm ocorrido mudanas profundas nas dimenses do rural e do urbano que recontextualizaram a necessidade da reforma agrria no Brasil, ainda mais urgente. Identificar, mensurar e entender o rural e o urbano no territrio brasileiro possibilita ampliar o debate sobre a questo agrria. Apesar da importncia do tema rural-urbano na Geografia e de que este seja um tema inquestionavelmente geogrfico, ainda no foi realizado na Geografia brasileira um estudo baseado no mapeamento dos dados, tipologias e classificaes acerca da delimitao do rural e do urbano no Brasil. Um estudo desta natureza deve considerar as classificaes e tipologias j realizadas e analisar os dados atuais e histricos da questo, sendo o mapeamento indispensvel para a anlise e validao das classificaes e tipologias. neste sentido que desenvolvemos este estudo. Nosso objetivo apresentar discusses tericas, analisar metodologias de tipologias e classificaes do rural e do urbano no Brasil e, como resultado, propor uma tipologia rural-urbano para os municpios brasileiros. A metodologia que apresentamos baseada nas diversas abordagens tericas e metodolgicas abordadas no trabalho e constitui mais uma possibilidade de anlise do tema. Acreditamos que a proposta de metodologia e a disponibilizao do mapeamento de propostas de outros autores possibilitar o aprofundamento da pesquisa do tema pelos estudiosos das diversas reas do conhecimento, os quais podero utilizar a informao geogrfica por excelncia que o mapa.

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia?

1. AS PRINCIPAIS ABORDAGENS TERICAS DO RURAL-URBANO As transformaes recentes do mundo rural e da relao rural-urbano tm desafiado estudiosos a construrem teorias e conceitos para explicar essa nova realidade. Por essa razo diversas teorias surgiram de forma que alguns estudiosos chegaram a decretar o fim do rural. Outros, porm, admitem o seu renascimento ou ento, em uma via integradora, optam por uma anlise que considera a leitura regional mais eficiente que a dicotomia urbano-rural. (ALENTEJANO, 2003). Marques (2002) salienta que existiriam atualmente duas grandes abordagens sobre as definies de campo e cidade: a dicotmica e o continuum. Na abordagem dicotmica o campo se ope a cidade; j na abordagem do continuum a industrializao seria elemento que aproximaria o campo da realidade urbana. A autora destaca que Sorokin, Zimmermann e Galpin (1986) so referncias da abordagem dicotmica e enfatizam diferenas entre rural e urbano. A autora assim sintetiza os elementos expostos pelos autores e que contribuiriam para classificar o rural e o urbano:
(1) diferenas ocupacionais ou principais atividades em que se concentra a populao economicamente ativa; (2) diferenas ambientais, estando a rea rural mais dependente da natureza; (3) diferenas no tamanho das populaes; (4) diferenas na densidade populacional; (5) diferenas na homogeneidade e na heterogeneidade das populaes; (6) diferenas na diferenciao, estratificao; e complexidade social; (7) diferenas na mobilidade social e (8) diferenas na direo da migrao. (MARQUES, 2002, p.100).

J a abordagem do continuum admitiria maior integrao entre cidade e campo atravs de diferenas de intensidades e no de contraste. No existiria uma distino ntida, porm tambm seria dual por apoiar-se na idia da existncia e pontos extremos de uma escala de gradao. (MARQUES, 2002). Wanderley (2001) afirma que o conceito de continuum utilizado em duas vertentes. A primeira seria centrada no urbano, sendo este fonte de progresso, enquanto o plo rural seria expresso do atraso, estando fadado reduo pela expanso do urbano. Juntamente com a teoria da urbanizao do campo, esta viso do continuum traduziria o fim da realidade rural. A segunda vertente do continuum para a autora seria aquela que aproxima o rural-urbano, sendo que mesmo com a aproximao de suas semelhanas, suas peculiaridades no desaparecem. Aqui ento reafirmada a existncia do rural. Seguindo a primeira vertente do continuum destacada por Wanderley (2001), Graziano da Silva (1999), escrevendo sobre o rural brasileiro afirma que ele s pode ser entendido como um continuum do urbano (p.1), pois o meio rural teria se urbanizado devido industrializao da agricultura e transbordamento do mundo urbano. A

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia?

pluriatividade uma das bases de Graziano da Silva (1997) para defesa da urbanizao do campo. Este fenmeno seria caracterizado pelo desenvolvimento de atividades noagrcolas pelos agricultores. O autor faz esta afirmao baseando-se na anlise dos dados da PEA segundo a localizao da rea de residncia e da atividade. Suas principais concluses so de que:
o meio rural brasileiro j no pode mais ser analisado apenas como o conjunto das atividades agropecurias e agroindustriais, pois ganhou novas funes. O aparecimento (e a expanso) dessas novas atividades rurais agrcolas e no agrcolas, altamente intensivas e de pequena escala tem propiciado outras oportunidades para muitos produtores que no podem mais serem chamados de agricultores ou pecuaristas e que, muitas vezes, no so nem mesmo produtores familiares, uma vez que a maioria dos membros da famlia est ocupada em outras atividades no-agrcolas e/ou urbanas. (GRAZIANO DA SILVA, 1999, p.X).

Sobre esta abordagem do continuum, Siqueira e Osrio (2001) afirmam que o conceito deve ser utilizado com ponderao, pois esta concepo rural-urbano pode ser adequada para o campo em pases desenvolvidos e em algumas regies dos pases subdesenvolvidos, contudo no pode ser generalizada. As autoras ressaltam que os argumentos de Graziano da Silva (1996 e 1997) no so necessariamente desqualificveis, porm no so aplicveis para todo o Brasil. Esses argumentos poderiam ser aplicados sim a algumas reas rurais prximas aos grandes centros metropolitanos. Outra leitura prxima viso de continuum de Graziano da Silva (1999) a de Grammont (2005), que escreve sobre o processo de urbanizao do campo e a ruralizao da cidade. O autor afirma que:
Falamos na urbanizao do campo porque foram incrementadas as ocupaes no agrcolas no campo, os meios de comunicao em massa (rdio, televiso, telefone, rdio de ondas curtas) chegam at as regies mais distantes, as migraes permitiram o estabelecimento de redes sociais e a reconstruo das comunidades camponesas nos lugares de migrao com o qual nasce o conceito de comunidade transnacional. Porm tambm falamos em ruralizao da cidade tanto porque as cidades latinoamericanas se parecem com grandes fazendas devido falta de desenvolvimento urbano, como pela reproduo das formas de organizao e a penetrao de cultura de migrantes camponeses e indgenas em bairros perifricos onde se estabelecem. (GRAMMONT, 2005, no pag., grifo nosso).

Fernandes e Ponte (2002) questionam a denominao urbanizao do campo presente na tese de Graziano da Silva e ressaltam que este um pensamento urbanide, ou seja, que entende o urbano como espao totalizante, determinante e dominante sobre o rural. Os autores afirmam que o urbano influencia o rural e o rural

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia?

influencia o urbano com suas territorialidades distintas, e concluem: afirmar que o rural se urbanizou, afirmando sua decadncia a caminho de sua extino, no verdadeiro. (p.118). Graziano da Silva (1999) e Grammont (2005) predestinam o fim do rural a partir do entendimento de que a mecanizao, implantao de equipamentos, servios, tecnologias e infra-estrutura social urbanizam o campo por serem exclusivos das cidades. Ns, porm, compreendemos de outra maneira. Acreditamos que esses so elementos em princpio utilizados e implantados nas cidades e que agora chegam ao campo e passam a ser mais uma das caractersticas do rural. No temos um rural que se urbaniza, mas sim um rural que se transforma, seja pela melhoria da qualidade de vida da sua populao (com trabalho menos penoso, acesso a servios bsicos etc.), seja pela imposio de ritmos produtivos para atender a demanda crescente da populao cada vez mais urbanizada ou aumentar a riqueza das empresas e dos agribusinessmen (intensificao da produo, dependncia da indstria e sistemas financeiros). A partir de anlises que salientam o rural autores como Oliveira (2004), Marques (2005), Fernandes (2005) e Simione da Silva (2005) apresentam novos elementos a serem includos nas discusses sobre o rural e o urbano, principalmente no que diz respeito compreenso do campo brasileiro na atualidade. Oliveira (2004) afirma que as maiores modificaes no campo brasileiro seriam aquelas referentes ao dos movimentos sociais, presena de conflitos, instalao de assentamentos rurais e territorializao do agronegcio. Marques (2002) salienta que devido forte presena dos movimentos sociais no campo tem tornado cada vez mais evidente a necessidade de se elaborar uma estratgia de desenvolvimento para o campo que priorize as oportunidades de desenvolvimento social e no se restrinja a uma perspectiva estritamente econmica e setorial. (p.96). Quanto presena dos movimentos sociais no campo e na cidade na luta por alternativas de produo e sobrevivncia, Carlos (2004) diz que a reorganizao do processo produtivo aponta novas estratgias de sobrevivncia no campo e na cidade bem como, movimentos sociais no campo e na cidade, questionando a existncia da propriedade que marca e delimita as possibilidades de apropriao no campo e na cidade. (no pag.). Fernandes (2005) ao tratar de conflito e desenvolvimento em seu texto afirma que alguns projetos de desenvolvimento territorial rural fracassam por no considerarem os conflitos existentes e que conflito agrrio e desenvolvimento so processos inerentes da contradio estrutural do capitalismo e paradoxalmente acontecem simultaneamente. (p.2). Ao analisar a Amaznia acreana Simione da Silva (2005) prope que, para o estudo daquela regio, o par rural-urbano no seria suficiente na explicao da realidade e o agrrio seria formado pelo rural e pela floresta, o que justificaria a sua anlise

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia?

baseada na trade campo-floresta-cidade. O autor analisa a floresta como espao produzido e que se diferencia socialmente do campo e da cidade, apresentado assim particularidades. Essas discusses tericas sobre o rural-urbano nos fornecem subsdios para a interpretao da realidade, anlise das tipologias propostas e tambm para propormos nossa tipologia. Este trabalho, em funo da escala de anlise adotada e de nossa metodologia, no pretende dar conta de todas as especificidades possveis na anlise do rural e do urbano, que podem compreender desde vises governamentais do territrio at estudos sociolgicos e antropolgicos que contemplam o indivduo. O que propomos a apresentar uma proposta que possa fornecer bases para estudos mais especficos de acordo com os diversos objetivos.

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia?

2. O RURAL E O URBANO PELO MUNDO A anlise da publicao World Urbanization Prospects: the 2001 Revision da ONU (UNITED NATIONS, 2002) permite perceber como so diversas as definies de populao urbana pelo mundo, o que implica na diversidade da definio da populao rural. Para ilustrar essa diversidade apresentaremos algumas metodologias de classificao da populao e/ou rea como rural ou urbana. Certos pases apresentam a classificao das reas; j outros a classificao da populao. De modo geral, quando uma rea definida como rural ou urbana a populao que a habita classificada do mesmo modo. Brasil A definio oficial brasileira de rural e urbano baseada na lei e desconsidera o mensuramento de caractersticas como o tamanho populacional, ocupao, renda ou presso antrpica. A classificao baseia-se nas reas, sendo a populao classificada como rural ou urbana de acordo com a localizao de seu domiclio. Para o IBGE so urbanas as sedes municipais (cidades) e as sedes distritais (vilas), cujos permetros so definidos por lei municipal. Tambm so consideradas urbanas as reas urbanas isoladas, igualmente definidas por lei municipal, porm separadas das cidades ou das vilas por rea rural ou outro limite legal. (IBGE, 2000, v.7). As reas rurais so aquelas fora dos permetros definidos como urbanos. Austrlia O Australian Bureau of Statistics utiliza o critrio do tamanho populacional para definir o urbano e o rural. Um centro urbano (urban centre) definido como um agrupamento com mais de 1.000 habitantes. Os aglomerados com menos de 1.000 habitantes so classificados como localidade (locality). A populao das localities classificada como rural. As subclasses resultantes dessas duas grandes classes so: 1) Major Urban - esta categoria dividida em trs grupos segundo os seguintes intervalos populacionais: de 100.000 at 249.999, de 250.000 at 999.999 e; 1.000.000 e mais; 2) Other Urban - dividida em cinco categorias: de 1.000 at 4.999; de 5.000 at 9.999, de 10.000 at 19.999; de 20.000 at 49.999 e de 50.000 at 99.999; 3) Bounded Locality - dividida em duas categorias: de 200 at 499 e de 500 at 999; 4) Rural Balance - so as reas do territrio que no se enquadram nos critrios das outras categorias; 5) Migratory - inclui pessoas em plataformas martimas, em embarcaes em guas australianas e viajantes.

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia?

Desta maneira, urbana toda a populao residente em aglomerados populacionais com mais de 1.000 habitantes. A populao rural formada pelos moradores dos aglomerados populacionais com menos de 1.000 habitantes e pela populao residente fora de aglomerados populacionais. Fonte: Australian Bureau of Statistics (2004). ndia A ndia utiliza diversos indicadores na classificao do rural e do urbano. Segundo o Census of ndia esses elementos so: tamanho populacional, densidade demogrfica, sexo, ocupao e definio poltico-administrativa (lei). As aglomeraes populacionais so divididas em duas categorias: town, para as aglomeraes consideradas urbanas e villages, para as consideradas rurais. As reas urbanas so as seguintes: a) aquelas localidades definidas por lei e que tenham governo prprio; b) aquelas que atendam simultaneamente aos seguintes requisitos: i) ter uma populao mnima de 5.000 habitantes; agrcolas e; iii) possuir uma densidade demogrfica de no mnimo 400 hab./km2. So chamadas de cidades (cities) as aglomeraes com mais de 1.000.000 de hab. e de aglomeraes urbanas (urban agglomerations) elementos como campus universitrios, reas militares e porturias. Fonte: Chakravorty (2004) Estados Unidos A definio do US Census Bureau dos Estados Unidos utiliza tamanho populacional e densidade demogrfica para definir rural e urbano. 1) Urbano todo territrio, populao e domiclios localizados dentro de Urbanized Areas (UA), Urban Clusters (UC) ou em localidades com mais de 2.500 habitantes. i) Urbanized rea (UA): uma rea constituda por um local central e um territrio adjacente com uma densidade populacional geralmente de pelo menos 1.000 hab/milha quadrada e que o total de habitantes seja de no mnimo 50.000. ii) Urban Cluster (UC): um assentamento com no mnimo 2.500 habitantes, porm no mais de 50.000. 2) Rural todo territrio, populao e domiclio no classificado como urbano. Fonte: US Census Bureau 2004. ii) ter no mnimo 75% da populao masculina envolvida em atividades no-

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia?

Paraguai Para a Direccin General de Estadstica, Encuestas y Censos, rgo estatstico oficial do Paraguai, urbano e rural so definidos de acordo com critrios poltico-administrativos, ou seja, por lei. 1) rea Urbana: todas as sedes de distritos oficiais, definidas conforme as leis administrativas, sem levar em considerao o nmero de habitantes. 2) rea Rural: reas com habitaes dispersas, sem considerar a quantidade de habitantes. Fonte: Cuevas (2004) Canad O Statistics Canada utiliza dois critrios para definir o rural e o urbano: tamanho populacional e a densidade demogrfica. 1) Urbano: aglomeraes com pelo menos 1.000 habitantes e que tenham no menos de 400 habitantes por km2. 2) Rural: as reas rurais incluem todo territrio fora das reas urbanas. Fonte: Statistics Canada/Statistique Canada (2004) Alemanha As communities (menores unidades administrativas alems) podem ser classificadas em urbanas, semi-urbanas ou rurais. Essa classificao feita segundo o critrio de densidade demogrfica e tamanho populacional. 1) Urbana: communitie com densidade demogrfica maior que 500 hab./km2 e que possui sozinha ou em conjunto com outras communities vizinhas com a mesma categoria de densidade demogrfica pelo menos 50.000 habitantes; 2) Semi-urbana: so aquelas communities com densidade demogrfica de 100 at 500 hab./km2 e aquelas que possuem sozinhas ou em conjunto com outras communities vizinhas que tenham a mesma categoria de densidade demogrfica populao de at 50.000 habitantes; 3) Rural: communities com densidade demogrfica menor do que 100 hab./km2. Fonte: Zehner (2004) Mxico O Instituto Nacional de Estadistica, Geografa e Informtica do Mxico utiliza o critrio poltico-administrativo e o tamanho populacional para definir o rural e o urbano. 1) Urbano: localidades com 2.500 habitantes ou mais, alm de todas as sedes municipais. 2) Rural: localidades com menos de 2.500 habitantes. Fonte: INEGI (2004)

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 10

Em Israel so classificadas como urbanas as localidades em que 2/3 ou mais dos chefes de famlias so envolvidos em atividades no-agrcolas. J no Chile uma localidade para ser urbana deve possuir, alm de 1.500 habitantes, 50% dos ocupados em atividades secundrias. (DIRVEN, 1997 apud ABRAMOVAY, 2000). Utilizando o critrio do tamanho populacional Espanha, Portugal, Itlia e Grcia classificam como urbanos os habitantes de aglomerados com mais de 10.000 habitantes. (BARTOLOM, 1996; ARNALTE, 1998 apud ABRAMOVAY, 2000). A Frana considera rurais as comunas com populao inferior a 2.000 habitantes. Argentina, Bolvia, Venezuela, Honduras, Nicargua e Panam adotam limites populacionais que variam de 10.000 a 2.500 habitantes para definir o rural. Equador, Guatemala, El Salvador e Repblica Dominicana adotam o critrio polticoadministrativo. (DIRVEN, 1997 apud ABRAMOVAY, 2000). Alm desses trs pases latinoamericanos tambm Brasil, Paraguai e Mxico utilizam o critrio poltico-administrativo, como apresentamos. Com isso podemos concluir que os principais elementos utilizados nas classificaes oficiais de reas e de populaes como rurais ou urbanas so as seguintes: a) definio poltico-administrativa ou legal; b) tamanho populacional; c) ocupao da populao e; d) densidade demogrfica. Esses elementos so geralmente combinados, em especial o tamanho populacional e a densidade demogrfica, como na classificao da ndia, EUA, Canad e Alemanha. Tambm a delimitao poltico-administrativa pode admitir o tamanho populacional, como o caso do Mxico. Vejamos qual resulta da aplicao e mapeamento de algumas classificaes e tipologias nos municpios brasileiros.

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 11

3. CLASSIFICAES E TIPOLOGIAS Nesta seo realizaremos o mapeamento das principais classificaes e tipologias para o rural-urbano no Brasil que utilizam dados censitrios. O mapeamento dessas propostas em escala nacional e com dados agrupados em escala municipal ou microrregional possibilitar visualizar como os dados se comportam pelo territrio nacional e observar assim o diferencial espacial1 resultantes dessas classificaes e tipologias. Isso nos fornecer mais um parmetro geogrfico para reflexo sobre essas propostas e os elementos nelas utilizados.

3.1. CLASSIFICAO OFICIAL BRASILEIRA Como ponto de partida analisaremos os dados populacionais

disponibilizados pelo IBGE de acordo com a classificao oficial brasileira, segundo a qual o instituto disponibiliza os seus dados. Alm dos dados atuais do Censo Demogrfico de 2000 tambm analisaremos a evoluo da populao brasileira nos ltimos cinqenta anos.

3.1.1. Populao total Em 1950 a populao brasileira era de 51.944.397 hab. e em 2000 o Censo Demogrfico do IBGE contou 169.590.693 hab.2, o que representa um crescimento de 226,4% em cinqenta anos. O crescimento relativo foi maior nas regies Centro-Oeste (657,8%) e Norte (529,3%), pois essas regies, com excluso do Sudeste, foram as que mais receberam imigrantes neste perodo em virtude da fronteira agropecuria estabelecida nas duas regies. Como conseqncia do processo de industrializao e modernizao da
1

Apresentamos o termo diferencial territorial como referncia s diversas configuraes visualizadas em um mapa a partir do mapeamento de uma informao ou de um conjunto delas. Utilizamos diferencial territorial para utilizao especialmente quando nos referimos aos fenmenos observados nos mapas e para distinguirmos dos termos diferenciao espacial e configurao territorial. Enquanto o termo diferenciao espacial diz respeito ao conjunto de interaes entre diversas dimenses que do carter nico aos lugares, ou seja, espaos especficos, o termo configurao territorial, de acordo com a teoria de Santos (2000 [1996]), faz referncia aos objetos naturais e/ou construdos pelo homem que formam o espao geogrfico em interao com os sistemas de objetos. Desta forma o termo diferencial territorial nos permite analisar as configuraes especficas observadas no mapa, sejam elas resultado do mapeamento de uma ou de vrias dimenses do espao geogrfico ou ento de elementos dos sistemas de objetos ou do sistema de aes. Com esta separao no propomos que o representado no mapa diferente da realidade, o que contrrio ao que acreditamos. O que buscamos um termo que possibilite a utilizao adequada dos conceitos de diferenciao espacial e de configurao territorial, no os utilizando de forma banal e aleatria, garantindo assim a esses conceitos uma utilizao coerente sua complexidade. 2 Os dados da Contagem da Populao IBGE em 2007 mostram neste ano a populao brasileira era de 183.987.291 hab. No utilizaremos os dados de 2007 do IBGE porque ainda no foram totalmente disponibilizados.

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 12

agricultura no Brasil a partir da dcada de 1960 a populao brasileira deixou de ser predominantemente rural no perodo 1960-1970. Como representado no grfico 01, enquanto a populao total e a populao urbana do Brasil apresentaram evoluo positiva constante, a populao rural do pas apresentou evoluo negativa a partir do perodo 19601970. Foi neste perodo que o xodo rural se intensificou e a linha da populao rural cruzou a linha da populao urbana, indicando a inverso de uma populao baseada no rural para uma populao predominantemente urbana. Entre 1991 e 2000 o crescimento da populao brasileira foi de 1,55% (22.765.218 hab.) e as regies que apresentaram maiores taxas de crescimento relativo foram o Norte (28,5%) e o Centro-Oeste (23,2%). Nordeste, Sudeste e Sul apresentaram taxas de crescimento relativo respectivamente de 12,2%, 15,2% e 13,3%.

GRFICO 01 Evoluo da populao total 1950-2000


180.000.000 160.000.000 140.000.000

Habitantes

120.000.000 100.000.000 80.000.000 60.000.000 40.000.000 20.000.000 0 1950 1960 Pop. Total 1970 1980 1991 Pop. Rural 2000

Pop. Urbana

Dados: IBGE - Org.: Eduardo Paulon Girardi

A densidade demogrfica mdia do Brasil em 1950 era de 6,1 hab./km2 e em 2000 de 19,92 hab./km2, mais de trs vezes superior. Historicamente, assim como no perodo 1950-2000 representado no grfico 02, Sudeste, Sul e Nordeste apresentam sempre densidades superiores densidade mdia nacional enquanto Norte e Centro-Oeste apresentam densidades inferiores. A diferena regional veemente, visto que em 2000 o Sudeste, regio com maior densidade demogrfica, possua 78,2 hab./km2, enquanto a densidade demogrfica da regio Norte era de 3,3 hab./km2. A evoluo da densidade demogrfica nas cinco regies foi positiva e constante no perodo 1950-2000. Apenas uma pequena diferena pode ser notada na linha que representa o Sudeste, com um crescimento mais acelerado a partir de 1970 e tambm no Nordeste, que teve diminuio no ritmo do crescimento da densidade em 1970 e manteve a progresso desde ento. O movimento

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 13

geral de crescimento da densidade demogrfica das regies, paralelamente com o crescimento da densidade demogrfica mdia do Brasil, indica que no h um movimento de redistribuio da populao no territrio, mas sim reafirmao da concentrao histrica.

GRFICO 02 Evoluo da densidade demogrfica regional 1950-2000


90 80 70
Habitantes por Km 2

60 50 40 30 20 10 0 1950
Norte

1960
Nordeste

1970
Sudeste

1980
Sul

1991
Centro-Oeste

2000
Brasil

Dados: IBGE - Org.: Eduardo Paulon Girardi

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 14

PRANCHA 01

Os mapas da prancha 01 representam a situao atual e a evoluo recente da populao brasileira no territrio. Os mapas de populao total e densidade demogrfica em 2000 evidenciam a concentrao da populao nas regies Sudeste, Sul e no litoral, inclusive na regio leste amaznica. A maior parte da populao est concentrada nas capitais estaduais e suas regies metropolitanas, no distrito federal e em algumas capitais regionais da regio concentrada3. As regies Centro-Oeste e Norte apresentam os menores efetivos populacionais, contudo o mapa de evoluo da populao apresenta um diferencial espacial que indica, no Norte e no Centro-Oeste, grandes regies de crescimento
Segundo Santos e Silveira (2008 [2001]) o conceito de regio concentrada foi introduzido por Milton Santos e Ana Clara Torre Ribeiro (1979) e formada pelos Estados das regies Sudeste e Sul: So Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Esprito Santo, Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
3

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 15

populacional. O crescimento populacional nessas zonas, contudo, no importante ao ponto de alterar a concentrao territorial da populao brasileira. Trs regies significativas que apresentam perda populacional so sabidamente baseadas na agricultura camponesa, com peso significativo do rural: Maranho e Piau, os dois Estados mais pobres e com os piores indicadores de qualidade de vida do pas, que provavelmente perdem populao para a fronteira agropecuria, para onde vo camponeses em busca de terras; o norte de Minas, regio tambm com marcada deficincia de qualidade de vida e; o oeste da regio Sul, caracterizado pelo minifndio originrio na colonizao camponesa europia.

3.1.2. Populao urbana Os dados dos Censos Demogrficos do IBGE mostram que em 1950 a populao urbana brasileira era de 18.782.891 de hab., sendo a taxa de urbanizao de 36,1%. Com a urbanizao crescente da populao brasileira a taxa de urbanizao em 1970 era de 55,9%. Em cinqenta anos, entre 1950 e 2000, a populao urbana aumentou 633,4% e em 2000 era de 137.755.550 hab., o que corresponde a uma taxa de urbanizao de 81,22%. A populao urbana quase trs vezes mais do que a populao total nesses cinqenta anos. Para este processo contribuiu o intenso xodo rural e por conseguinte o grande crescimento vegetativo da populao. O grfico 03 mostra que todas as cinco regies apresentaram evoluo positiva da populao urbana com acentuao no perodo 1960-1970. Alm do xodo rural e crescimento vegetativo as regies Norte e Centro-Oeste presenciaram a chegada de um grande contingente populacional que se destinou fronteira agropecuria. Ao contrrio do que se poderia esperar de um fronteira agropecuria, as reas j estabelecidas dessa regio apresentam importante grau de urbanizao da populao devido ao modelo agrcola a predominante o agronegcio e tambm por causa do modelo de ocupao da regio, com incentivo s grandes propriedades e produo capitalista. Desta forma, entre 1950 e 2000 a regio Centro-Oeste teve acrscimo de 9.678.012 hab. (2.436%) na populao urbana, sendo este aumento de 8.395.798 hab. (1.382%) na regio Norte. J o Sudeste, que a regio onde a urbanizao mais intensa (90,5% em 2000), teve aumento relativo de 510% em sua populao urbana entre 1950 e 2000, porm em termos absolutos foi a que ganhou mais habitantes nas zonas urbanas, com um acrscimo de 54.720.782 hab. A partir desses dados podemos concluir que apesar do Sudeste ser a regio que mais recebeu imigrantes, inclusive devido ao xodo rural interegional, a maior parte do crescimento da populao urbana na regio se deu pelo xodo rural interno e crescimento vegetativo. No mesmo perodo 1950-2000 a regio Sul apresentou crescimento de 777.9% (17.993.557

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 16

hab.) de sua populao urbana e o Nordeste de 594% (28.184.510 hab.). A evoluo da populao urbana dessas regies foi ocasionada principalmente pelo xodo rural interno e crescimento vegetativo.

GRFICO 03 Evoluo da populao urbana regional 1950-2000


70.000.000 60.000.000 50.000.000

Habitantes

40.000.000 30.000.000 20.000.000 10.000.000 0 1950 1960 Norte 1970 Nordeste 1980 Sudeste Sul 1991 2000 Centro-Oeste

Dados: IBGE - Org.: Eduardo Paulon Girardi

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 17

PRANCHA 02

Em decorrncia do alto grau de urbanizao da populao brasileira o diferencial espacial visualizado no mapa da populao urbana em 2000 (prancha 02) muito semelhante quele do mapa da populao total em 2000 (prancha 01). Essa comparao permite visualizar a grande concentrao regional da populao brasileira acarretada pelo processo de metropolizao da populao, com a concentrao nas metrpoles nacionais e regionais, alm de centros urbanos regionais. O mapa da evoluo da populao mostra que o crescimento da populao urbana generalizado, no havendo regies com perdas significativas dessa populao. As maiores taxas de urbanizao so verificadas na rea centralizada por So Paulo e que se estende para Estados do Centro-

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 18

Oeste, Sudeste e Sul. A comparao do mapa de taxa de urbanizao em 2000 com o mapa de evoluo da populao permite ver que o interior da regio amaznica apresenta grande crescimento relativo da sua populao urbana, porm ainda caracterizada por baixas taxas de urbanizao. A regio dos cerrados, que compreende a poro mais consolidada da fronteira agropecuria, apresenta graus de urbanizao mais intensos e ao mesmo tempo importante crescimento da populao urbana. Destacam-se as regies de cerrado do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, oeste de Minas Gerais, Gois e Tocantins. O sul de Gois, Mato Grosso, oeste de Mato Grosso do Sul apresentam taxas de urbanizao prximas quelas encontradas no estado de So Paulo e das regies prximas s capitais estaduais. O Nordeste apresenta um diferencial espacial que tende a altas taxas de crescimento da populao urbana e densidades demogrficas baixas, principalmente no polgono da seca e no vale do So Francisco.

3.1.3. Populao rural Em 1950 a populao rural brasileira era de 33.161.506 hab. e correspondia a 63,84% da populao total. Vinte anos depois os habitantes das zonas rurais eram 41.037.586, porm correspondiam a 44% da populao total. A modernizao da agricultura, o extremo parcelamento da terra no campesinato do Sul e o avano da fronteira agropecuria no Centro-Oeste e no Norte conferiram complexidade evoluo da populao rural quando analisada regionalmente. A regio Sudeste foi a primeira a apresentar diminuio da populao rural j na dcada de 1960. Tambm foi o Sudeste que apresentou a diminuio mais intensa da populao rural com um saldo negativo de 4.971.925 habitantes no campo entre 1950 e 2000, o que representa uma diferena de -42% e contrasta com o aumento de 54.720.782 habitantes na zona urbana da regio no mesmo perodo. A modernizao da agricultura e intensificao da industrializao do Sudeste a partir da dcada de 1960 explica esta dinmica populacional. A regio Sul passou a apresentar uma intensa perda de populao rural a partir de 1970 tambm por influncia da industrializao e modernizao da agricultura que transbordou do Sudeste para o Sul, contemplando assim toda a regio concentrada. Em 2000 a populao rural da regio Sul contava com 744.644 hab. a menos do que em 1950 (decrscimo de 13%), embora a populao total da regio tenha aumentado 17.248.913 hab. no mesmo perodo. Em algumas regies a diminuio da populao rural no foi to rpida e intensa devido ao recebimento de fluxos migratrios no campo ou pela menor intensidade

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 19

do xodo rural, reflexo de uma industrializao e modernizao da agricultura menos intensas. O Nordeste s passou a apresentar decrscimo da populao rural no perodo 1980-1991, sendo que em 2000 a populao rural era 11,6% maior do que em 1950. O Centro-Oeste, embora seja uma regio de recebimento de imigrantes, passou a apresentar decrscimo em sua populao rural na dcada de 1970, antes mesmo do Nordeste, sendo que esta uma tendncia que se mantm. A regio Norte foi a nica que apresentou crescimento contnuo da populao rural, mas mostra constncia na evoluo entre 1991 e 2000.

GRFICO 04 Evoluo populao rural regional 1950-2000


20.000.000 18.000.000 16.000.000 14.000.000

Habitantes

12.000.000 10.000.000 8.000.000 6.000.000 4.000.000 2.000.000 0


1950 1960 1970 1980 1991 2000

Norte
Dados: IBGE - Org.: Eduardo Paulon Girardi

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 20

PRANCHA 03

O diferencial espacial do mapa da populao rural em 2000 mostra que a distribuio da populao rural mais homognea do que a da populao urbana. A populao rural est concentrada em uma extensa faixa que acompanha o desenho da costa, sendo secundariamente importante na regio norte. O mapa de evoluo da populao rural mostra a intensa perda populacional do campo no perodo 1991-2000, o que segue a tendncia das ltimas dcadas. A comparao dos mapas de taxa de ruralizao e evoluo da populao rural apontam situaes de regies com alta taxa de ruralizao que apresentam intensa perda de populao rural como a regio de colonizao camponesa europia na regio Sul, o sul de Rondnia, o norte de Minas Gerais, Maranho, Piau e todo

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 21

o nordeste com diferentes intensidades de perda de populao rural. Por outro lado, regies j com baixo grau de ruralizao continuam apresentando taxas importantes de perda de populao rural, em especial no Estado de So Paulo e em grandes reas do Centro-Oeste. Regies em que o peso do rural importante esto perdendo populao rural em taxas muito elevadas, como verificado na regio Sul, norte de Minas Gerais, Rondnia, Piau e Maranho.

3.1.4. Populao rural e urbana De modo geral a populao brasileira apresenta grande crescimento territorialmente concentrado e a continuao do processo de urbanizao. A esta tendncia geral esto ligadas dinmicas regionais relacionadas ocupao de novas reas e fuga de regies pobres. As informaes indicam a caracterizao da regio concentrada com altas taxas de urbanizao e densidade demogrfica. A regio de expanso da fronteira agropecuria, considerando aqui Centro-Oeste e Norte, apresenta altas taxas de crescimento populacional e urbanizao. O Nordeste apresenta uma dinmica heterognea, mas os dados indicam um processo de seguimento das tendncias observadas no Sudeste, com a urbanizao e concentrao territorial da populao. No Brasil, apesar da alta taxa de urbanizao e da intensificao deste processo, um nmero significativo de municpios brasileiros apresenta populao rural predominante. Em 2000 os municpios com mais de cinqenta por cento de populao urbana eram 2.093 (38%) e 3.414 (61,9%) tinham populao urbana predominante (mapa 01).

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 22

MAPA 01

O IBGE utiliza oito classes de localizao da rea do domiclio nos censos. Para contabilizar a populao rural e urbana o instituto agrupa essas classes. Segundo o IBGE a populao urbana formada pelos habitantes das seguintes localizaes de rea:: 1. reas urbanizadas de cidades ou vilas: so aquelas legalmente definidas como urbanas, caracterizadas por construes, arruamentos e intensa ocupao humana; as reas afetadas por transformaes decorrentes do desenvolvimento urbano, e aquelas reservadas expanso urbana. (IBGE, 2000. v.7, no pag.). 2. reas no-urbanizadas de cidades ou vilas: so aquelas legalmente definidas como urbanas, caracterizadas por ocupao predominantemente de carter rural. (IBGE, 2000. v.7, no pag.).

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 23

3. reas urbanas isoladas: reas definidas por lei municipal, e separadas da sede municipal ou distrital por rea rural ou por um outro limite legal. (IBGE, 2000. v.7 no pag.). A populao rural classificada segundo cinco localizaes da rea: 1. Aglomerado de extenso urbana:
so os assentamentos situados em reas fora do permetro urbano legal, mas desenvolvidos a partir da expanso de uma cidade ou vila, ou por elas englobados em sua expanso. Por constiturem uma simples extenso da rea efetivamente urbanizada, atribui-se, por definio, carter urbano aos aglomerados rurais deste tipo. Tais assentamentos podem ser constitudos por loteamentos j habitados, conjuntos habitacionais, aglomerados de moradias ditas subnormais ou ncleos desenvolvidos em torno de estabelecimentos industriais, comerciais ou de servios. (IBGE, 2000, v.7 no pag.).

2. Povoado:
o aglomerado rural isolado que corresponde a aglomerados sem carter privado ou empresarial, ou seja, no vinculados a um nico proprietrio do solo (empresa agrcola, indstrias, usinas, etc.), cujos moradores exercem atividades econmicas, quer primrias (extrativismo vegetal, animal e mineral; e atividades agropecurias), tercirias (equipamentos e servios) ou, mesmo, secundrias (industriais em geral), no prprio aglomerado ou fora dele. O aglomerado rural isolado do tipo povoado caracterizado pela existncia de servios para atender aos moradores do prprio aglomerado ou de reas rurais prximas. , assim, considerado como critrio definidor deste tipo de aglomerado, a existncia de um nmero mnimo de servios ou equipamentos. (IBGE, 2000, v.7 no pag.).

3. Ncleo:
o aglomerado rural isolado vinculado a um nico proprietrio do solo (empresa agrcola, indstria, usina, etc.) dispondo ou no dos servios ou equipamentos definidores dos povoados. considerado, pois, como caracterstica definidora deste tipo de aglomerado rural isolado, seu carter privado ou empresarial. (IBGE, 2000, v.7 no pag.).

4. Outros aglomerados
so os aglomerados que no dispem, no todo ou em parte, dos servios ou equipamentos definidores dos povoados e que no esto vinculados a um nico proprietrio (empresa agrcola, indstria, usina, etc.). (IBGE, 2000, v.7 no pag.).

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 24

5. rea rural exceto aglomerado: so as reas no classificadas como urbanas ou aglomerados rurais. O IBGE disponibiliza os dados populacionais segundo essas oito localizaes de rea, o que pode permitir adequaes na classificao da populao de acordo com os objetivos do pesquisador. Em nossa proposta de tipologia utilizaremos este recurso.

3.2. A PROPOSTA DE TIPOLOGIA DO IBGE Oficialmente o IBGE classifica como rural ou urbana as reas internas dos municpios e a populao residente nessas reas. Para os municpios tomados em sua totalidade no h uma classificao oficial, contudo o instituto prope uma tipologia para os municpios brasileiros como ferramenta analtica. Essa tipologia foi apresentada na publicao Caracterizao e Tendncias da Rede Urbana do Brasil: estudos bsicos para a caracterizao da rede urbana (IPEA/IBGE/Unicamp, 2001, v.2) e faz parte de um conjunto de estudos utilizados como base para a definio da rede urbana brasileira na citada publicao. Segundo IPEA/IBGE/Unicamp (2001, v.2), frente ao quadro de heterogeneidade apresentado pelos municpios brasileiros em 1991, procurou-se agrupar os municpios segundo semelhanas dimensionais e estruturais. A publicao IPEA/IBGE/Unicamp aplicou a tipologia do IBGE nos dados do Censo Demogrfico de 1991. Nesta seo aplicaremos a tipologia do IBGE utilizando os dados do Censo Demogrfico de 2000 e por isso realizaremos alguns procedimentos de adequao para a atualizao de tipologia. Para justificar nossas adaptaes apresentamos a classificao dos dados segundo os critrios originais e em seguida com as adaptaes. A metodologia da tipologia do IBGE IPEA/IBGE/Unicamp (2001, v.2) baseia-se no cruzamento de trs dimenses: a demogrfica, a econmica e o grau de urbanizao. Os municpios so classificados segundo cada uma dessas dimenses e em seguida as trs so consideradas simultaneamente, resultando na classificao final. A dimenso econmica necessitou de adaptaes para que todos os municpios fossem classificados e o patamar mximo do grau de urbanizao foi atualizado para 2000.

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 25

3.2.1. Dimenso demogrfica A definio da dimenso demogrfica da tipologia do IBGE considera a existncia de trs grandes classes e nove subclasses distribudas igualmente. As grandes classes distinguem municpios de grandes dimenses demogrficas (os com mais de 250.000 habitantes), de mdias dimenses demogrficas (com populao total entre 50.000 e 249.999 habitantes) e de pequenas dimenses demogrficas (aqueles com populao menor que 49.999 habitantes). Essas trs classes so subdivididas em subclasses, apresentadas na tabela 01 juntamente com a freqncia dos municpios nelas e nas grandes classes. Os valores da tabela referentes ao ano de 1991 so provenientes da publicao IPEA/IBGE/Unicamp (2001, v.2).

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia?

26

TABELA 01 Dimenso demogrfica da tipologia do IBGE


% do n total Municpios Municpios % do n % do n de municpos N de N de nas classes nas classes de total de total de nas classes de municpios municpios de dimenses dimenses municpos municpos dimenses em 1991 em 2000 demogrficas demogrficas em 1991 em 2000 demogrficas em 1991 em 2000 em 1991 12 24 29 58 62 281 404 1.824 1.797 4.491 13 30 41 64 76 301 395 1.950 2.637 5.507 0,27 0,53 0,65 1,29 1,38 6,26 9,00 40,61 40,01 100 0,24 0,54 0,74 1,16 1,38 5,47 7,17 35,41 47,88 100 65 84 1,45 % da % do n total Populao populao de municpos nas classes total nas nas classes de de dimenses classes de dimenses demogrficas dimenses demogrficas em 2000 demogrficas em 2000 em 2000 1,53 64.999.884 38,28

Classes de dimenses demogrficas

Subclasses de populao

Grandes A mais de 1.000.000 dimenses B 400.000 a 999.999 demogrficas C 250.000 a 399.999 Mdias D 150.000 a 249.999 dimenses E 100.000 a 149.999 demogrficas F 50.000 a 99.999 Pequenas G 30.000 a 49.999 dimenses H 10.000 a 29.999 demogrficas I menos de 10.000 Total..........................................................
Dados 1991: IPEA/IBGE/Unicamp (2001, v.2) Dados 2000: IBGE - Censo Demogrfico 2000 Org.: Eduardo Paulon Girardi

401

441

8,93

8,01

42.529.282

25,05

4.025 4.491

4.982 5.507

89,62 100

90,47 100

62.270.004 169.799.170

36,67 100

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 27

O mapa 02 apresenta o mapeamento das subclasses de populao. Ressaltamos que a utilizao do mtodo coropltico na representao se deve ao fato de que o objetivo aqui representao dos municpios segundo as classes estabelecidas pela metodologia do IBGE e no a representao da populao total de cada municpio, ou seja, o que desejamos a representao da ordem (O) e no da quantidade (Q). O mapa 03 apresenta as trs classes de dimenses demogrficas. Quanto a dimenso demogrfica no houve necessidade de adaptao da metodologia apresentada na publicao IPEA/IBGE/Unicamp (2001, v.2) para aplicao aos dados de 2000. MAPA 02

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 28

MAPA 03

3.2.2. Dimenso econmica Na definio da dimenso econmica os municpios so classificados segundo a participao da PEA nos trs setores da economia: primrio, secundrio e tercirio. Agrupamos a PEA nos trs setores da economia segundo o mesmo critrio que o IBGE (2004, v.29) utiliza para agrupar o PIB em agropecurio (primrio), indstria (secundrio) e servios (tercirio), ficando assim definido4:

As atividades mal especificadas no foram consideradas.

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 29

Setor primrio: agricultura, pecuria, silvicultura, explorao florestal e pesca. Setor secundrio: indstria extrativa, indstria de transformao e distribuio de eletricidade, gs e gua e; construo. Setor tercirio: comrcio, reparao de veculos automotores, objetos pessoais e domstico; alojamento e alimentao; transporte, armazenagem e comunicao; intermediao financeira e atividades imobilirias, aluguis e servios prestados s empresas; administrao pblica, defesa e seguridade social; educao; sade e servios sociais; outros servios coletivos, sociais e pessoais; servios domsticos e; organismos internacionais e outras instituies extraterritoriais. Na dimenso econmica apresentada pela tipologia do IBGE os municpios so classificados em cinco classes. Trs classes so definidas segundo a predominncia da PEA ocupada em cada um dos setores e duas classes so definidas segundo diferentes propores da PEA nos trs setores. As classes so assim especificadas: 1. Predominncia primrio: quando 60% ou mais da PEA ocupada no primrio; 2. Predominncia secundrio: quando 60% ou mais da PEA ocupada no secundrio; 3. Predominncia tercirio: quando 60% ou mais da PEA ocupada no tercirio; 4. Equilibrada (mdia): quando cada um dos setores tem um percentual igual ou superior a 25% e igual ou inferior a 40%; 5. Complexa (baixa): quando um setor inferior a 25% e nenhum dos outros possui igual ou superior a 60%. A tabela 02 apresenta a distribuio dos municpios e da populao segundo as classes da dimenso econmica, representada no mapa 04.

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 30

TABELA 02 Dimenso econmica da tipologia do IBGE


Classes (1) Dominante Primrio (2) Dominante Secundrio (3) Dominante Tercirio (4) Equilibrada (mdia) (5) Complexa (baixa) No classificados Total................................................ N de municpios 1.267 17 542 132 3.454 95 5.507 % do total de municpios do Brasil 23,01 0,31 9,84 2,40 62,72 1,73 100 Populao 13.235.710 389.938 93.216.495 1.378.852 60.258.528 1.319.647 169.799.170 % da populao total 7,79 0,23 54,90 0,81 35,49 0,78 100

Dados: IBGE - Censo Demogrfico 2000 - Org.: Eduardo Paulon Girardi

MAPA 04

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 31

Na tabela 02 no foram classificados 95 municpios segundo os critrios da dimenso econmica da tipologia do IBGE. Esses municpios totalizam uma populao de 1.319.647 hab. Uma tipologia no deve deixar lacunas e todos os municpios devem ser classificados. Para que esta distoro fosse corrigida realizamos uma adaptao na classificao da dimenso econmica, criando novas classes que contemplam os municpios no classificados. Para isso, alm das cinco classes j apresentadas, criamos outras trs classes: 6. Equilibrada (predominncia primrio): quando o setor primrio apresenta entre maior ou igual a 40% e menor ou igual a 50% e os outros setores mais de 25% em cada um; 7. Equilibrada (predominncia secundrio): quando o setor secundrio apresenta entre maior ou igual a 40 e menor ou igual a 50% e os outros setores mais de 25% em cada um; 8. Equilibrada (predominncia tercirio): quando o setor tercirio apresenta entre maior ou igual a 40 e menor ou igual a 50% e os outros setores mais de 25% em cada um. Essas novas classes conseguiram contemplar todos os municpios no classificados. A tabela 03 e o mapa 05 apresentam os dados da adaptao da dimenso econmica. Comparando as tabelas 02 e 03, percebemos que as cinco primeiras classes no foram alteradas e o resultado da adaptao foi somente a classificao dos 95 no contemplados anteriormente. TABELA 03 Adaptao da dimenso econmica da tipologia do IBGE
Classes (1) Dominante Primrio (2) Dominante Secundrio (3) Dominante Tercirio (4) Equilibrada (mdia) (5) Complexa (baixa) (6) Equilibrada (predominncia primrio) (7) Equilibrada (predominncia secundri (8) Equilibrada (predominncia tercirio) Total................................................ N de municpios 1.267 17 542 132 3.454 20 9 66 5.507 % do total de municpios do Brasil 23,01 0,31 9,84 2,40 62,72 0,36 0,16 1,20 100 Populao 13.235.710 389.938 93.216.495 1.378.852 60.258.528 258.604 82.748 978.295 169.799.170 % da populao total 7,79 0,23 54,90 0,81 35,49 0,15 0,05 0,58 100

Dados: IBGE - Censo Demogrfico 2000 - Org.: Eduardo Paulon Girardi

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 32

MAPA 05

3.2.3. Grau de urbanizao A terceira etapa da aplicao da tipologia do IBGE classificar os municpios segundo o grau de urbanizao. As quatro classes so assim definidas de acordo com o grau de urbanizao da populao: A. Muito forte: municpios com grau de urbanizao superior a 75%; B. Forte: municpios com grau de urbanizao entre 75% e 50%; C. Moderado: municpios com grau de urbanizao entre 50% e 25%; D. Fraco: municpios com grau de urbanizao inferior a 25%.

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 33

A tabela 04 apresenta a distribuio dos municpios e da populao nas classes e o mapa 06 permite visualizar o diferencial espacial resultante da classificao dos municpios. Mais de 70% da populao est nos 1.628 municpios classificados com grau de urbanizao muito forte. TABELA 04 Grau de urbanizao da tipologia do IBGE
% do total de Classes municpios do Brasil (A) Muito forte* 1.628 29,56 (B) Forte 1.786 32,43 (C) Moderado 1.639 29,76 (D) Fraco 454 8,24 Total............. 5.507 100 *Considerando o patamar mximo de 75% N de municpios Populao 120.528.029 25.685.823 19.515.477 4.069.841 169.799.170 % da populao total 70,98 15,13 11,49 2,40 100

Dados: IBGE - Censo Demogrfico 2000 - Org.: Eduardo Paulon Girardi

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 34

MAPA 06

Na classe muito forte o grau de urbanizao mnimo adotado na publicao IPEA/IBGE/Unicamp (2001, v.2) de 75%, pois este era o valor prximo ao grau de urbanizao brasileiro em 1991. Devido ao crescimento do grau de urbanizao brasileiro de 79% em 1991 para 81,2% em 2000 foi necessrio que realizssemos uma adaptao/atualizao para aplic-la aos dados de 2000. A adaptao consistiu em adotar o patamar mximo de urbanizao de 81,2%, o que alterou as duas classe superiores (muito forte e forte). A tabela 05 e o mapa 07 mostram o resultado desta adequao. Com essa adaptao observamos que a classe muito forte teve decrscimo de populao e de nmero de municpios, sendo que o contrrio ocorreu com a classe forte. O que percebemos no mapeamento da classificao que onde a classe muito forte era predominante no mapa 06 passa a predominar no mapa 07 as classes forte e muito forte.

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 35

TABELA 05 Adaptao do grau de urbanizao da tipologia do IBGE


% do total % da de Populao populao municpios total do Brasil (E) Muito forte* 1.148 20,85 111.198.649 65,49 (F) Forte 2.266 41,15 35.015.203 20,62 (G) Moderado 1.639 29,76 19.515.477 11,49 (H) Fraco 454 8,24 4.069.841 2,40 Total.............. 5.507 100 169.799.170 100 *Considerando o patamar mximo de 81,2% Classes (grau de urbanizao) N de municpios
Dados: IBGE - Censo Demogrfico 2000 - Org.: Eduardo Paulon Girardi

MAPA 07

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 36

3.2.4. Cruzamento das dimenses Para a elaborao da tipologia final necessrio cruzar as trs dimenses apresentadas. Segundo o IBGE a tipologia resultado do cruzamento das classes de acordo com o quadro 01 mais a seleo dos municpios de regies metropolitanas, que foram um tipo especfico na tipologia final, como na tabela 06, que apresenta a populao e a freqncia dos municpios nos tipos definidos pela tipologia do IBGE. Para estabelecer a tipologia do IBGE seguindo rigorosamente a metodologia apresentada na publicao IPEA/IBGE/Unicamp (2001, v.2) consideramos no cruzamento das dimenses as tabelas 01, 02 e 04 e os municpios de regies metropolitanas, definidas pelo IBGE. O mapa 08 representa os municpios classificados.

QUADRO 01 Tipos da tipologia do IBGE


Tipos Municpios urbanos de grandes dimenses demogrficas Municpios urbanos de mdias dimenses demogrficas Municpios urbanos de pequenas dimenses demogrficas Municpios em transio para o urbano de grandes dimenses demogrficas Municpios em transio para o urbano de mdias dimenses demogrficas Municpios em transio para o urbano de pequenas dimenses demogrficas Municpios rurais de grandes dimenses demogrficas Municpios rurais de mdias dimenses demogrficas Municpios rurais de pequenas dimenses demogrficas
Fonte: IPEA/IBGE/Unicamp (2001, v.2, p.312)

Dimenso demogrfica A, B ou C D, E ou F G, H ou I A, B ou C D, E ou F G, H ou I A, B ou C D, E ou F G, H ou I

Dimenso Grau de econmica urbanizao 2, 3, 4 ou 5 2, 3, 4 ou 5 2, 3, 4 ou 5 2, 3, 4 ou 5 2, 3, 4 ou 5 2, 3, 4 ou 5 1, 4 ou 5 1, 4 ou 5 1, 4 ou 5 A A A B B B C ou D C ou D C ou D

TABELA 06 Distribuio dos municpios e da populao nos tipos


Tipos Municpios urbanos de grandes dimenses demogrficas Municpios urbanos de mdias dimenses demogrficas Municpios urbanos de pequenas dimenses demogrficas Municpios em transio para o urbano de grandes dimenses demogrficas Municpios em transio para o urbano de mdias dimenses demogrficas Municpios em transio para o urbano de pequenas dimenses demogrficas Municpios rurais de grandes dimenses demogrficas Municpios rurais de mdias dimenses demogrficas Municpios rurais de pequenas dimenses demogrficas Municpios pertencentes regies metropolitanas Municpios no classificados Total.........................................................................................................
Dados: IBGE - Censo Demogrfico 2000 - Org.: Eduardo Paulon Girardi

% do total de N de municpios municpios do Brasil 33 0,60 247 4,49 1.026 18,63 1 0,02 59 1,07 1.495 27,15 0 0,00 21 0,38 1.980 35,95 406 7,37 239 4,34 5.507 100

Populao 15.469.150 24.172.662 16.177.509 262.538 4.312.125 18.221.270 0 1.279.587 21.070.770 66.076.781 2.756.778 169.799.170

% da populao total 9,11 14,24 9,53 0,15 2,54 10,73 0,00 0,75 12,41 38,91 1,62 100

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 37

MAPA 08

Como j explicado, a aplicao da metodologia apresentada na publicao IPEA/IBGE/Unicamp (2001, v.2) aos dados do Censo Demogrfico de 2000 apresentou lacunas na classificao da dimenso econmica, no contemplando todos os municpios. Para tentar corrigir este problema foram feitas adaptaes na dimenso econmica e o grau de urbanizao foi atualizado para a taxa de urbanizao da populao em 2000. Essas adequaes, porm, no foram suficientes para compreender todos os municpios na tipologia final, mas conseguiram diminuir o nmero de municpios no classificados, os quais eram na tipologia sem alteraes (tabela 06) 239 e neles residiam 2.756.788 habitantes. Na elaborao da tipologia do IBGE com as adaptaes consideramos a dimenso demogrfica da tabela 01, a dimenso econmica da tabela 03, o grau de

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 38

urbanizao da tabela 05 e os municpios das regies metropolitanas. A adaptao da tipologia considerou os tipos do quadro 02. Aps a adaptao o nmero de municpios no classificados caiu de 239 para 168, nos quais em 2000 residiam 1.739.876 hab. Esses municpios no classificados apresentam caractersticas diversas dos parmetros definidos pela tipologia do IBGE, mesmo adaptada. Isso porm no invalida a tipologia, mas exige outras adequaes, pois uma tipologia para os municpios deve ser capaz de contemplar todas essas unidades espaciais. O mapa 09 apresenta a tipologia do IBGE adaptada. Na tipologia do IBGE (tabela 07 e mapa 09) os tipos urbanos compreendem o menor nmero de municpios, com 16,36% do total e, se somarmos os tipos urbanos aos municpios das regies metropolitanas, a representatividade sobe para 23,73%. Os tipos em transio para o urbano e rurais tm representatividade semelhante, com respectivamente 36,70% e 36,52%. Entre os nove tipos os de pequenas dimenses demogrficas so os mais representativos ao considerarmos a porcentagem de municpios que representa. A distribuio da populao pelos tipos oposta distribuio dos municpios. A populao est concentrada nos 406 municpios de regies metropolitanas, os quais compreendem 39,91% da populao brasileira. Os tipos urbanos compreendem 28,35% da populao, sendo os de mdias dimenses demogrficas mais representativos. Nos tipos urbanos habitam 13,25% da populao e nos em transio para o urbano 18,47%. Na metodologia da tipologia o IBGE no fala sobre a classificao da populao como rural ou urbana, porm vamos fazer um exerccio. Para a classificao da populao como urbana ou rural vamos tomar a populao total do municpio, no importando se reside em aglomerados ou no. Com isso temos trs possibilidades. Uma considerar urbanos todos os habitantes dos tipos urbanos e os habitantes das regies metropolitanas, o que resultaria em uma taxa de urbanizao de 67,26%. Outra possibilidade considerar tambm como urbanos os habitantes dos tipos em transio para o urbano, o que resultaria em uma taxa de urbanizao de 85,73%. A terceira possibilidade considerar urbanos os habitantes dos tipos urbanos, os de regies metropolitanas e os tipos em transio com grandes e mdias dimenses demogrficas. A populao do tipo em transio para o urbano de pequenas densidades demogrficas seria ento considerado como rurais, visto que correspondem principalmente a municpios com menos de 30.000 hab. A terceira hiptese de agrupamento da populao resultaria em uma taxa de urbanizao de 71,51%.

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 39

QUADRO 02 Adaptao dos tipos da tipologia do IBGE


Tipos Municpios urbanos de grandes dimenses demogrficas Municpios urbanos de mdias dimenses demogrficas Municpios urbanos de pequenas dimenses demogrficas Municpios em transio para o urbano de grandes dimenses demogrficas Municpios em transio para o urbano de mdias dimenses demogrficas Municpios em transio para o urbano de pequenas dimenses demogrficas Municpios rurais de grandes dimenses demogrficas Municpios rurais de mdias dimenses demogrficas Municpios rurais de pequenas dimenses demogrficas
*Considerando o patamar mximo de 81,2% para o grau de urbanizao Adaptado de IPEA/IBGE/Unicamp (2001, v.2, p.312) - Org.: Eduardo Paulon Girardi

Dimenso demogrfica A, B ou C D, E ou F G, H ou I A, B ou C D, E ou F G, H ou I A, B ou C D, E ou F G, H ou I

Dimenso econmica 2, 3, 4, 5, 7 ou 8 2, 3, 4, 5, 7 ou 8 2, 3, 4, 5, 7 ou 8 2, 3, 4, 5, 7 ou 8 2, 3, 4, 5, 7 ou 8 2, 3, 4, 5, 7 ou 8 1, 4, 5 ou 6 1, 4, 5 ou 6 1, 4, 5 ou 6

Grau de urbanizao* E E E F F F G ou H G ou H G ou H

TABELA 07 Distribuio dos municpios e da populao nos tipos


Tipos Municpios urbanos de grandes dimenses demogrficas Municpios urbanos de mdias dimenses demogrficas Municpios urbanos de pequenas dimenses demogrficas Municpios em transio para o urbano de grandes dimenses demogrficas Municpios em transio para o urbano de mdias dimenses demogrficas Municpios em transio para o urbano de pequenas dimenses demogrficas Municpios rurais de grandes dimenses demogrficas Municpios rurais de mdias dimenses demogrficas Municpios rurais de pequenas dimenses demogrficas Municpios pertencentes regies metropolitanas Municpios no classificados Total......................................................................................................... *Considerando o patamar mximo de 81,2% para o grau de urbanizao
Dados: IBGE - Censo Demogrfico 2000 - Org.: Eduardo Paulon Girardi

% do total N de de municpios municpios do Brasil 33 0,60 215 3,90 653 11,86 1 0,02 92 1,67 1.928 35,01 0 0,00 22 0,40 1.989 36,12 406 7,37 168 3,05 5.507 100

Populao 15.469.150 21.582.046 11.079.499 262.538 6.960.061 24.137.184 0 1.332.528 21.159.507 66.076.781 1.739.876 169.799.170

% da populao total 9,11 12,71 6,53 0,15 4,10 14,22 0,00 0,78 12,46 38,91 1,02 100

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 40

MAPA 09

A tipologia proposta pelo IBGE (IPEA/IBGE/Unicamp, 2001, v.2) apresenta resultados que possibilitam uma melhor classificao e compreenso do urbano e do rural no territrio brasileiro, como pode ser visto no mapa 09. A tipologia porm no independente da classificao oficial da populao rural e urbana, visto que contempla somente a classificao dos municpios e no da populao de seus habitantes. Alm disso, a tipologia utiliza os dados da populao classificada como rural e urbana de acordo com o critrio legal. A tipologia apresenta uma concepo do processo de urbanizao como linear, o que evidenciado nos tipos em transio para o urbano. Embora este seja um movimento predominante seria necessrio tomarmos como rela a possibilidade da evoluo para o urbano no ocorrer. A tipologia fornece pistas importantes o estudo do rural e do

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 41

urbano no Brasil e avana quando considera a quantidade de pessoas envolvidas nos trs setores da economia.

3.3. A PROPOSTA DE JOS ELI DA VEIGA Jos Eli da Veiga no seu livro Cidades Imaginrias: o Brasil menos urbano que se calcula (2002) e no texto para discusso O Brasil rural precisa de uma estratgia de desenvolvimento (Veiga et al., 2001) faz uma crtica atual classificao oficial brasileira do rural e do urbano e afirma que esta classificao induz a uma leitura em que a sociedade rural to pequena que seria irrelevante o direcionamento de polticas voltadas ela. Diante disso o autor prope uma outra classificao para o rural e o urbano no Brasil, a qual leva em considerao o tamanho populacional dos municpios e a sua densidade demogrfica. A proposio desta nova classificao suscitou a crtica de alguns autores, notadamente Carlos (2003 e 2004) e Oliveira (2004). No incio do seu livro Veiga (2002) afirma que o seu principal objetivo mostrar a necessidade de uma renovao do pensamento brasileiro sobre as tendncias da urbanizao e de suas implicaes sobre as polticas de desenvolvimento que o Brasil deve adotar. (p.31). O autor afirma que considerar urbana a populao de todas as sedes de municpios e sedes de distritos atrapalha a anlise da configurao territorial5 brasileira. Para superar tal empecilho o autor prope que sejam combinados ao tamanho populacional do municpio os critrios de densidade demogrfica e localizao. Uma primeira delimitao da tipologia de Veiga que so inequivocamente urbanos os municpios das 12 aglomeraes metropolitanas, 37 demais aglomeraes e 77 centros urbanos identificados na publicao Caracterizao e Tendncia da Rede Urbana do Brasil do IPEA, IBGE e Unicamp. Essas reas compreenderiam 57% da populao brasileira em 2000. importante ressaltar que Veiga trabalha em sua tipologia com a classificao do municpio e sua populao como um todo e no diferencia reas ou populao dentro dos municpios. Em seguida Veiga (2002) aborda a utilizao da varivel densidade demogrfica e afirma que este indicador est no mago do chamado ndice de presso antrpica. (p.33). Segundo ele este o indicador que melhor reflete as modificaes do meio natural feitas pelo homem e afirma que nada pode ser mais natural do que as escassas reas de natureza intocada, e no existem ecossistemas mais alterados pela ao humana do que as manchas ocupadas por megalpoles. (p.33).

O termo configurao territorial utilizado por Veiga (2002) de forma diferente do que compreendemos.

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 42

Finalmente, utilizando a densidade demogrfica e tamanho populacional, o autor prope outros dois tipos de municpios alm daqueles inequivocamente urbanos. O primeiro seria formado pelos municpios com populao entre 50 e 100 mil habitantes, ou que tenham densidade demogrfica maior que 80 hab./km2, mesmo que tenham menos de 50 mil habitantes. O segundo grupo, denominado municpios de pequeno porte, seria formado por aqueles com menos de 50 mil habitantes e densidade demogrfica menor do que 80 hab./km2. A partir dos parmetros definidos por Veiga (2002) realizamos a tabulao dos dados do IBGE e aplicamos a tipologia aos municpios brasileiros. O resultado pode ser visto na tabela 08 e no mapa 10.

TABELA 08 Tipologia proposta por Veiga (2002)


Nome do Grupo Caracterstica Municpios pertencentes Aglomerao Urbana Metropolitana, Aglomerao Urbana No Metropolitana segundo IPEA/IBGE/Unicamp (2001, v.1) e tambm os Centros Urbanos* com mais de 100.000 hab. Municpios com pop. entre 50.000 e 100.000 hab. ou com dens. dem. maior 2 que 80 hab./km , mesmo que tenha menos de 50.000 hab. Municpios com menos de 50.000 hab. 2 e dens. dem. menor que 80 hab./km N de municpios % do total de municpios Populao em 2000 % da populao total em 2000

Inequivocamente Urbanos

456

8,28

96.493.773

56,8

Intermedirios

567

10,29

21.678.698

12,76

Essencialmente Rurais

4484

81,42

51.626.699

30,39

* A publicao IPEA/IBGE/Unicamp (2001, v.1, p.78) apresenta 62 centros urbanos, porm, Veiga (2002) apresentou em sua metodologia 77 centros urbanos, os quais so os municpios com mais de 100.000 habitantes no ano de 2000. Para a classificao aqui apresentada respeitamos os 77 centros urbanos expostos pelo autor. Dados: IBGE - Censo Demogrfico 2000 - Org.: Eduardo Paulon Girardi

Segundo a proposta de Veiga (2002) a taxa de urbanizao brasileira cairia para 56,80% se considerssemos urbanos somente os municpios com caractersticas inequivocamente urbanas e para 69,56% se fossem considerados urbanos tambm os habitantes dos 567 municpios intermedirios. O autor escreve que necessrio um plano estratgico de desenvolvimento para o Brasil rural (p.47) e acrescenta que para o desenvolvimento deste plano indispensvel a articulao entre os municpios da microrregio. O autor ainda destaca que absolutamente necessria alguma forma de articulao microrregional dos municpios rurais que inclua seu eventual centro urbano e seus municpios intermedirios para que possa haver diagnstico, planejamento, diviso do trabalho e capacidade operacional (p.48) pois

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 43

Qualquer pessoa que conhea um municpio de pequeno ou mdio porte localizado fora de aglomeraes poder confirmar que sua economia essencialmente alicerada na utilizao direta dos recursos naturais. Claro, haver certamente atividades comerciais, de transporte e outros servios. E mesmo indstrias classificadas como empresas urbanas. S que quase tudo diretamente vinculado a lides agrcolas, pecurias, florestais, pesqueiras, minerais, ou a recreaes dependentes da natureza. Mesmo em suas Cmaras h sempre larga maioria de vereadores que atuam nesses ramos da economia, mesmo que tambm exeram outras profisses, como lojistas, farmacuticos, eletricistas, ou empreiteiros e trabalhadores da construo civil. (VEIGA, 2002, p.56)

MAPA 10

A tipologia de Veiga (2002) consegue independncia da classificao oficial do IBGE quanto populao rural e urbana. A classificao do municpio e toda a sua

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 44

populao como rurais ou urbanos faz com que a taxa de urbanizao brasileira diminua significativamente, atendendo aos objetivos do autor e justificando suas proposies. uma tipologia que pode ser utilizada principalmente por aqueles que estudam os fenmenos populacionais. Seria necessrio considerar diretamente a dimenso econmica no estabelecimento dos tipos ou ento valid-los com a anlise do comportamento da dimenso econmica na tipologia.

3.4. A OCDE O trabalho de A. Halis Akder/OCDE (2003) apresenta uma proposta de anlise dos indicadores de bem estar rural na Turquia e tambm aborda a tipologia regional da OCDE. O autor afirma que a dicotomia rural-urbano teria perdido a validade e a questo teria um significado diferente atualmente, tornando necessria a criao de novos indicadores rurais. Akder/OCDE (2003) afirma que existiriam duas principais abordagens sobre o rural-urbano: a espacial e a territorial. A abordagem espacial passaria pelo problema da escolha das menores unidades a serem classificadas, pois se elas no forem homogneas os resultados podem ser errneos. Segundo o autor a questo sobre as unidades bsicas relativa abordagem de ruralidade. A abordagem espacial tem suas razes no territrio de tima localizao. O par distncia e rea tem origem no Estado Isolado de J. H. Thnen. (p.3). Aqui necessrio dizer que o espao ao qual o autor se refere no o espao geogrfico, mas sim a distncia, a superfcie pela qual esto distribudos os objetos geogrficos. Segundo o autor, a abordagem espacial seria mais relevante para pases em desenvolvimento, pois nesses pases o rural e urbano possuem diferenas mais profundas e o rural mais correlato agricultura. Nesses casos a escolha de indicadores como produo agrcola, rea e renda mais apropriada. Nos pases desenvolvidos esta abordagem poderia ser utilizada de maneira indireta. O autor ressalta que a ruralidade definida atravs da abordagem espacial no imutvel porque com o desenvolvimento ocorrem mudanas na intensidade do uso do rural e do urbano. Uma soluo para este problema a definio de escalas do rural e do urbano e no somente a definio de rural e de urbano. (AKDER/OCDE, 2003). A segunda abordagem apresentada pelo autor a territorial, na qual estaria inserida a tipologia regional da OCDE. Esta abordagem removeria e a forte ligao entre rural e agricultura e abandona a dicotomia urbano-rural da abordagem espacial. Ao contrrio, essa abordagem enfatiza a diversificao das reas rurais. O espao dividido em economias locais e regionais e cada territrio contm agricultura, indstria e servios.

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 45

(p.4, grifos nossos). Neste sentido o territrio para o autor sinnimo de diviso polticoadministrativa. Esta abordagem d ao conceito de ruralidade uma certa vaguidade que possibilita flexibilidade de classificao dos territrios. (AKDER/OCDE, 2003). Neste tipo de tipologia a ruralidade definida segundo a disperso e tamanho populacional e nenhum elemento como produo, uso do solo e trabalho considerado. O rural aqui passa do carter dicotmico para nica e exclusivamente populacional. claro que a definio dos patamares de corte para a classificao pode considerar indiretamente o comportamento dessas variveis, pois presumvel que em comunidades com pequena densidade demogrfica a atividade agropecuria seja mais importante, porm isso no uma regra vlida para todos os pases e regies. Sendo assim, seria necessria a utilizao direta de outras variveis. Talvez a juno da abordagem espacial e territorial apresentadas pelo autor seja capaz de classificar melhor as regies, tanto em pases desenvolvidos quanto em subdesenvolvidos. O quadro 03 apresenta os principais indicadores rurais selecionados por Akder/OCDE (2003) de diversos documentos da OCDE. 45 QUADRO 03 - Configurao bsica dos indicadores rurais segundo Akder/OCDE (2003)
Populao e migrao Densidade demogrfica Mudana Estrutura Domiclio - produtores segundo gnero e idade Comunidades Equidade e bem-estar social Renda - PIB agropecurio - Produo agropecuria - Renda do estabelecimento agropecurio - Financiamento agropecurio Moradia Educao - escolaridade do produtor Sade Segurana Meio-ambiente e sustentabilidade Topografia e clima Gerenciamento do estabelecimento Uso do solo - terras em descanso - rotao de reas de cultura - uso agrcola do solo Impactos ambientais da agricultura Habitat e espcies Solos e gua - Uso dos recursos do estabelecimento e dos recursos naturais Qualidade do ar - gases causadores do efeito estufa - conservao da terra

Estrutura econmica e desempenho Fora de trabalho Ocupao - ocupao do produtor - participao da agropecuria na ocupao rural - diferenas territoriais na mudana da ocupao agropecuria - diferenas territoriais em atividades parttime e pluriatividade - gerenciamento Distribuio do setor - nmero de estabelecimentos Produtividade Investimentos Fonte: Akder/OCDE (2003, p.6)

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 46

As variveis apresentados no quadro 03 so sem dvidas abrangentes o suficiente para caracterizar no s o rural, mas tambm o urbano, bem como para a elaborao de uma tipologia regional muito mais abrangente do que a da OCDE. Contudo, dificilmente todas essas variveis so disponveis para todas as unidades territoriais. Talvez a utilizao de todos esses indicadores seja possvel em estudos de caso pontuais, porm dificilmente podero ser agregados dentro de uma mesma tipologia, j que um dos princpios da tipologia a universalidade das variveis (DUMOLARD, 1981). Vale destacar que a listagem de Akder no tem objetivo nico de elaborao de tipologias, mas analisar o rural de diversas maneiras.

3.4.1. A tipologia regional da OCDE A proposta da OCDE tem estado presente em diversos trabalhos que utilizam dados estatsticos para a classificao do rural e do urbano. A metodologia da Tipologia Regional da OCDE (OCDE Regional Typology) apresentada em Akder/OCDE (2003) baseada em trs critrios. O primeiro a densidade demogrfica, sendo que uma comunidade (menores unidades administrativas, o que corresponderia ao municpio brasileiro) rural se ela apresentar densidade demogrfica abaixo de 150 hab./km2 (para o Japo esse valor de 300 hab./km2). O segundo critrio a porcentagem da populao de uma regio vivendo em comunidades classificadas como rurais. A utilizao deste critrio feita pela agregao da populao dessas comunidades dentro de uma regio (que corresponde s microrregies ou mesorregies no Brasil). A partir deste cruzamento as regies podem ser tipificadas como: a) Predominantemente rural: se mais que 50% da populao residir em comunidades rurais; b) Intermediria: se a populao residente em comunidades rurais fica entre 15% e 50%; c) Predominantemente urbana: se menos que 15% da populao residir em comunidades rurais. Finalmente o terceiro critrio diz respeito presena de centros urbanos nas regies: i) Se uma regio classificada como rural pelo segundo critrio possuir um centro urbano com mais de 200.000 habitantes e a populao residente neste centro no

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 47

for inferior a 25% da populao regional, esta regio passa a ser classificada como intermediria; ii) Se uma regio classificada como intermediria pelo segundo critrio possuir um centro urbano com mais de 500.000 habitantes e a populao residente neste centro no for inferior a 25% da populao regional, esta regio passa a ser classificada como urbana; Aplicamos a tipologia regional da OCDE ao Brasil e para isso utilizamos como menores unidades administrativas os municpios e para o nvel regional utilizamos as microrregies. Os dados utilizados foram os do Censo Demogrfico de 2000. O mapa 11 apresenta os municpios com densidade demogrfica superior a 150 hab./km2 (primeiro critrio na classificao) e por isso classificados como urbanos segundo a metodologia da OCDE. Esses municpios so 412 e a mediana da densidade demogrfica de 281 hab./km2, ou seja, metade dos municpios apresenta densidade demogrfica superior a 281 hab/km2. J os municpios que possuem menos de 150 hab./km2 so 5.095 e a mediana da densidade demogrfica 22 hab./km2. Os municpios classificados como urbanos coincidem, em geral, com os classificados como centros urbanos segundo a publicao IPEA/IBGE/Unicamp (2001, v.1) e com as capitais estaduais e as regies metropolitanas. A tabela 09 apresenta a distribuio do territrio e da populao brasileira nos tipos. Segundo a tipologia o territrio predominantemente rural, pois 81,72% das microrregies so predominantemente rurais. A taxa de urbanizao cai de 81,22%, de acordo com a classificao oficial do IBGE, para 40,19%, de acordo com a metodologia da OCDE. Ainda se considerarmos urbana tambm a populao das microrregies intermedirias a taxa de urbanizao brasileira seria de 56,9% no ano de 2000. TABELA 09 Tipologia regional da OCDE
Tipos Predominantemente urbanas Intermedirias Predominantemente rurais N de % das Populao em microrregies microrregies 2000 35 67 456 6,27 12,01 81,72 68.235.802 28.446.174 73.117.194 % da populao total em 2000 40,19 16,75 43,06

Dados: IBGE - Censo Demogrfico 2000 - Org.: Eduardo Paulon Girardi

O mapa 12 apresenta a proposta de tipologia regional da OCDE aplicada ao Brasil e exprime basicamente a distribuio da populao no territrio. O mapa confirma o territrio predominantemente rural, com poucas regies urbanas e centros intermedirios. Para comparar com a aplicao da tipologia em outros pases os mapas 12 e 13

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 48

apresentam a metodologia da OCDE na Amrica do Norte e n Europa. No mapa da Amrica do Norte as regies essencialmente urbanas apresentam-se com maior intensidade no sudoeste, centro-sul e nordeste dos EUA e tambm centro mexicano. Na Europa essas regies so encontradas principalmente na Inglaterra, Alemanha e norte da Itlia, sendo tambm importantes na Espanha e Turquia. Na anlise geral o Canad e os Pases Nrdicos, por motivo da baixa densidade demogrfica, tm quase todo o territrio classificado como essencialmente rural. A comparao permite concluir que o tipo predominantemente urbana tem como referncia o extremo urbano no mundo, pois seleciona as reas mais urbanizadas e mais densamente ocupadas.

MAPA 11

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 49

MAPA 12

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 50

MAPA 13

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 51

MAPA 14

O que podemos concluir quanto classificao da OCDE que se trata de uma metodologia simples e aplicvel a todo o globo devido as variveis que utiliza, porm que no considera as diferenas econmicas e sociais, impedindo assim comparaes entre pases desenvolvidos e em desenvolvimento. Esta tipologia pode ser til se aplicada em apenas um pas para anlise interna ou ento em um grupo de pases que tenham o mesmo nvel de desenvolvimento e se, aps a sua aplicao, forem feitas anlises posteriores de variveis como PIB e PEA para a validao ou no dos tipos, o que depender dos objetivos e da concepo de rural de cada pesquisador. A diferena de tamanho das menores unidades territoriais e as unidades territoriais regionais nos pases pode dificultar a anlise comparativa entre pases.

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 52

Apesar disso a tipologia da OCDE nos fornece algumas pistas para o estudo do rural e do urbano ao escapar da definio oficial brasileira de rural e urbano por considerar a populao total do municpio, no importando sua localizao, ou seja, se vive em campo aberto (em geral populao classificada como rural pelo IBGE) ou se vive em cidades e vilas (em geral populao urbana segundo a classificao do IBGE). O que importa para a metodologia da OCDE a densidade demogrfica e o tamanho populacional, sendo esses dois indicadores utilizados a partir de uma anlise comparativa com vizinhos, o que o diferencial da tipologia. A aplicao da tipologia ao Brasil diminui pela metade a taxa de urbanizao, fornecendo uma referncia alternativa. A fragilidade desta tipologia est justamente no fato de no considerar a dimenso econmica, reduzindo o rural e o urbano ao critrio do tamanho populacional e da densidade demogrfica. Embora esses dados possam expressar indiretamente outros elementos, isso no uma regra. Isso faz com que seja necessrio uma anlise posterior dos sistemas produtivos e da ocupao como elementos caracterizadores do rural e do urbano.

3.5. PROPOSTA DE TIPOLOGIA PARA OS MUNICPIOS BRASILEIROS Nesta seo apresentaremos uma proposta de tipologia rural-urbano para os municpios brasileiros. Para elaborar a tipologia tomaremos como referncia alguns fundamentos e metodologias das tipologias analisadas at aqui e proporemos outros. Nosso objetivo apresentar ao final uma tipologia relativa para os municpios brasileiros que possa contribuir para o debate sobre a mensurao e delimitao do rural e do urbano no Brasil. Na estruturao da metodologia da tipologia tomamos como referencia terica a abordagem do continuum rural-urbano que de acordo com Marques (2002) (ver seo 01) admite maior integrao entre cidade e campo atravs de diferenas de intensidades e no de contraste e apoiada na idia da existncia e pontos extremos de uma escala de gradao. Nesta mesma abordagem Wanderley (2001) afirma que rural e urbano se aproximam, porm mesmo assim suas peculiaridades no desaparecem, o que reafirma a existncia do rural. Para a autora o espao rural mantm particularidades histricas, sociais, culturais e ecolgicas, que o recortam como uma realidade prpria, da qual fazem parte, inclusive, as prprias formas de insero na sociedade que o engloba. (p.32). Baseados nessa abordagem tomamos como pressuposto as especificidades do rural e do urbano e admitimos que existe um movimento de interao entre ambos que indica a existncia de diversos nveis de rural e de urbano, os quais seriam mensurados relativamente em uma escala de gradao que tem nos dois extremos o rural e

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 53

o urbano mais intensos. O rural mais intenso seria caracterizado pelas baixas densidades demogrficas e gerao de riqueza e ocupao da populao predominante no setor primrio; opostamente, o urbano mais intenso seria caracterizado pelas grandes densidades demogrficas e gerao da riqueza e ocupao da populao predominante no setor tercirio. Os diversos nveis de rural e de urbano seriam definidos a partir da maior semelhana com ou outro extremo. Desta forma poderiam ser compreendidos os mais diversos tipos existentes no vasto e complexo territrio brasileiro. A verificao desses tipos seria mais ou menos minuciosa dependendo da escala de anlise adotada, pois isso influiria diretamente na verificao das minuciosidades dos espaos. Neste estudo, em virtude da escala de trabalho adotada, conseguimos identificar, a partir dos dados estatsticos, dois tipos de rural e trs tipos de urbano. Para estabelecer nossa tipologia partimos de alguns fundamentos bsicos apresentados por Dumolard (1981) em seu trabalho Lespace diffrenci, no qual discute diversos mtodos de agrupamento, procedimentos e conceitos de anlise geogrfica ligados classificao, tipologia e geotaxonomia. Esta ltima, por sua vez, para o autor a ambio de adaptar os princpios e tcnicas da taxonomia aos conhecimentos geogrficos. Dumolard ressalta que a convico primeira que preside seu ensaio que a geografia uma cincia social e espacial por se preocupar com a relao que os grupos humanos mantm com o espao terrestre (p.8) e que uma segunda convico que os grupos humanos organizam seu espao de insero (eventualmente os dos outros tambm) e que existe um mnimo de ordem geogrfica, fruto do processo de interao. (p.8). A geotaxonomia assim direcionada explorao, descrio e explicao de arranjos espaciais, bem como considerao das descontinuidades. (DUMOLARD, 1981). O autor prope que a geotaxonomia compreende duas etapas. A primeira a classificao, etapa na qual os elementos so considerados e agrupados segundo suas semelhanas. Classificar implica em diferenciar, caracterizar, identificar e simplificar. A segunda fase o estabelecimento de uma tipologia, que parte da classificao e implica em interpretar as classes a partir do principal que tenhamos retido em relao da quantidade e qualidade. Interpretar implica em explicitar o contedo de cada classe e explorar sua forma, organizao, localizao. (DUMOLARD, 1981, p.73). Tendo em vista que a geotaxonomia a adaptao das prticas taxonmicas Geografia, o mapeamento etapa indissocivel da tipologia. A representao das unidades espaciais dos subconjuntos revela as formas, as quais podem ser ponto de partida para outras indagaes ou ento elementos integrantes de uma explicao, mas nunca podem ser explicadas por si s. Quanto as potencialidades de uma classificao, Dumolard (1981) diz que elas so simplificaes, so particulares, so relativas e tambm so modificveis. So simplificao, modelo do real, porque desejamos sempre que a parte quantitativa indique

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 54

uma qualidade e que as questes sejam clareadas. So particulares porque servem bem a um objetivo, porm dificilmente servem a vrios objetivos ao mesmo tempo. So relativas porque so a escolha de critrios e de suas medidas, natureza e nomenclatura. No h uma universalidade na definio dos elementos, tal como a definio de grande explorao agrcola. As classificaes tambm so relativas s escalas do estudo, espacial e temporal. As classificaes revelam um espao que no absoluto, mas sim relativo, deformado por fluxos, redes e texturas. Finalmente, as classificaes so tambm modificveis, pois as mudanas no mundo fazem com que as descries mais atuais de certo momento se tornarem obsoletas, sendo assim necessria a sua reelaborao. (DUMOLARD, 1981). A anlise multivariada o ferramental de estatstica que utilizaremos para a elaborao de nossa tipologia. Este tipo de anlise estatstica formado por um conjunto de tcnicas utilizadas com o objetivo de considerar simultaneamente diversas variveis e a relao dessas com os indivduos, objetos ou unidades segundo os quais foram coletadas. Dentre as tcnicas multivariadas est o conjunto chamado de anlise de agrupamentos (cluster analysis), utilizado em nossa classificao e que engloba tcnicas que exploram um conjunto de variveis e estabelece grupos de semelhanas. O mtodo especfico de anlise de agrupamentos utilizado a Classificao Hierrquica Ascendente (CHA).

3.5.1. Metodologia e elaborao A primeira etapa de nossa tipologia anlise da forma como a riqueza gerada no municpio e em quais atividades as pessoas esto envolvidas. Para analisar essas dimenses utilizamos os dados do PIB e a PEA municipais. O PIB capaz de mostrar como a riqueza produzida nos trs setores da economia; j a PEA indica como as pessoas esto ocupadas nesses setores. Os dados da PEA so provenientes do Censo Demogrfico de 2000 do IBGE e os dados do PIB so provenientes da publicao Produto Interno Bruto dos Municpios 1999-2002. (IBGE, 2005). Para explorar os dados utilizamos o diagrama triangular e a CHA. Os mapas 15 e 16 apresentam, respectivamente, a classificao dos municpios segundo a participao da PEA e do PIB nos setores primrio, secundrio e tercirio. As cores que representam cada classe de predominncia so as mesmas para os dois mapas. No mapa da PEA a classe que concentra mais municpios a predominncia no setor primrio. O diferencial espacial desta classe apresenta agrupamentos territorialmente definidos e contnuos, localizados principalmente nas regies Norte, Nordeste e Sul e tambm no Estado de Minas Gerais. As classes que seguem em nmero de municpios so as de predominncia do setor tercirio e predominncia

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 55

concomitante dos setores primrio e tercirio. Essas classes ocorrem notada e conjuntamente na regio Centro-Oeste, nos Estados de So Paulo, Rio de Janeiro e Amap, no norte do Paran e no sul do Rio Grande do Sul. A primeira classe e as duas ltimas opem-se no sentido norte-sul. O mapa do PIB mostra que a classe que engloba o maior nmero de municpios aquela na qual predomina o PIB do setor tercirio. Essa classe apresenta continuidade territorial na regio Norte (exceto o Estado do Par), Nordeste e nos Estados de Minas Gerais e Tocantins. Nos demais Estados ela apresenta-se dispersa. As classes que seguem so as de predominncia do setor primrio e de predominncia dos setores primrio e tercirio conjuntamente, as quais se apresentam na faixa central que engloba as regies Sul, Sudeste e o Par. Na anlise conjunta dos mapas 15 e 16 observamos que as classes de predominncia do setor tercirio e de predominncia do setor primrio se opem na regio Norte e Nordeste. Enquanto no mapa da PEA a classe de predominncia do setor primrio abrange grande rea do Nordeste e Norte, essas mesmas reas so abrangidas pela classe de predominncia do tercirio quando os dados so referentes ao PIB.

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 56

MAPA 15

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 57

MAPA 16

O mapa 17 representa a classificao dos dados do PIB e da PEA por meio da CHA, sendo os municpios classificados de acordo com a distribuio dessas duas variveis nos trs setores da economia. Como nos mapas 15 e 16, os dados utilizados so relativos (porcentagem), o que diminui as possibilidades do tamanho do PIB ou da PEA influenciarem na classificao. Tomamos cuidado com este detalhe porque entendemos que no importa o tamanho do PIB ou da PEA, mas sim como as pessoas e a economia esto distribudas nos trs setores dentro de cada municpio, pois o que objetivamos uma tipologia relativa. As quatro classes selecionadas possibilitam algumas concluses sobre a relao da PEA e do PIB nos municpios brasileiros. A classe C1 (amarelo claro) caracterizada pela predominncia da PEA e do PIB no setor primrio e compreende os

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 58

municpios onde este setor tem grande importncia tanto na gerao de riquezas quanto no trabalho da populao. A segunda classe (C2) apresenta predominncia da PEA do setor primrio e do PIB do setor secundrio e compreende provavelmente os municpios onde a populao est envolvida em agricultura familiar e a maior parte do PIB proveniente de aposentadorias, penses e salrios de rgos pblicos. O diferencial espacial da classe C2 bem definido, sendo importante na regio Nordeste e nos Estados do leste amaznico. A terceira classe C3 apresenta predominncia da PEA e do PIB nos setores tercirio e secundrio. Nesta classe existe correlao entre a importncia do PIB e da PEA em cada setor e o secundrio inferior ao tercirio em ambos os casos. A classe C4 corresponde ao grupo dos municpios com importncia industrial e extrativo-mineral e nela predomina a PEA dos setores secundrio e tercirio e o PIB do setor secundrio. Espacialmente ocorre em regies isoladas e definidas por conjuntos de municpios que formam aglomeraes contnuas.

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 59

MAPA 17

Para melhor entender os grupos estabelecidos na classificao e representados no mapa 16 analisamos o comportamento do PIB e da PEA nos grupos e posteriormente realizamos a mesma anlise para o tamanho populacional e a densidade demogrfica. A tabela 10 apresenta o comportamento da PEA nos grupos e na sua anlise observamos que a PEA primria, tanto o terceiro quartil6 quanto o nonagsimo percentil7, apresenta valores decrescentes do grupo C1 para o grupo C4. Na PEA secundria os maiores valores do terceiro quartil e do nonagsimo percentil so verificados no grupo C4 e decresce respectivamente no C3, C1 e C2. Os maiores valores do terceiro quartil e do
O terceiro quartil o valor abaixo do qual se encontram os valores de trs quartos ou setenta e cinco por cento dos indivduos de uma populao. 7 O nonagsimo percentil o valor abaixo do qual se encontram os valores de noventa por cento dos indivduos de uma populao.
6

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 60

nonagsimo percentil da PEA terciria esto nos grupos C3 e C4. Os dados da porcentagem da PEA de cada setor em relao PEA total dos tipos apresentam o mesmo comportamento dos dados do terceiro quartil e do nonagsimo percentil. TABELA 10 CLASSIFICAO Comportamento da PEA nos grupos
Terceiro % da PEA quartil da % primria em da PEA relao a PEA primria em total do tipo relao a PEA total do tipo 53,59 67,03 11,50 8,11 18,70 62,46 72,23 40,63 29,24 58,62 Nonagsimo Terceiro Nonagsimo % da PEA quartil da % percentil da % da PEA percentil da % da PEA secundria da PEA terciria em % da PEA secundria em relao a secundria relao a PEA primria em PEA total do em relao a em relao a total do tipo relao a PEA tipo PEA total do PEA total do total do tipo tipo tipo 72,20 11,92 14,32 19,53 34,49 77,78 7,83 9,72 13,64 25,14 48,72 20,29 22,65 28,12 68,22 39,01 32,89 37,65 46,87 59,00 69,61 21,44 20,87 29,41 59,86 Terceiro quartil da % da PEA terciria em relao a PEA total do tipo 40,53 29,71 57,36 58,68 49,87 Nonagsimo percentil da % da PEA terciria em relao a PEA total do tipo 46,06 33,20 67,01 65,02 59,81

Grupos

C1 C2 C3 C4 TOTAL - BRASIL

Dados: IBGE - Censo Demogrfico 2000 - Org.: Eduardo Paulon Girardi

A tabela 11 tem as mesmas caractersticas da tabela 10, porm os valores so do PIB municipal. Os valores do terceiro quartil e do nonagsimo percentil do PIB primrio, em consonncia com a tendncia verificada na PEA, so decrescentes do primeiro para o quarto grupo. O PIB secundrio apresenta valores do terceiro quartil e do nonagsimo percentil crescentes tambm do primeiro para o quarto grupo, sendo os grupos C1 e C2 muito prximos. Nos valores do PIB tercirio no h uma ordem entre o primeiro e o quarto grupo. O grupo que apresenta o maior valor no terceiro quartil e no nonagsimo percentil o C3. Este mesmo comportamento pode ser tambm visto nos perfis mdios do mapa 16. No quarto grupo, apesar da PEA terciria ser mais importante, no que diz respeito ao PIB a importncia maior do secundrio. TABELA 11 CLASSIFICAO Comportamento do PIB nos grupos
% do PIB primrio em relao ao PIB total do tipo 49,35 24,54 4,80 2,98 7,49 Terceiro quartil da % do PIB primrio em relao ao PIB total do tipo 56,41 29,68 24,48 14,66 42,70 Nonagsimo percentil da % do PIB % do PIB secundrio primrio em em relao ao relao ao PIB total do PIB total do tipo tipo 64,11 9,87 34,83 10,16 32,97 31,16 24,40 61,07 55,78 40,26 Nonagsimo Terceiro quartil da % percentil da % do PIB % do PIB do PIB tercirio em secundrio secundrio relao ao em relao ao em relao ao PIB total do PIB total do PIB total do tipo tipo tipo 12,12 16,53 40,78 13,45 16,70 65,30 28,54 36,07 64,03 65,04 73,65 35,96 25,81 45,13 52,25 Terceiro quartil da % do PIB tercirio em relao ao PIB total do tipo 50,11 71,85 69,04 42,94 63,14 Nonagsimo percentil da % do PIB tercirio em relao ao PIB total do tipo 57,03 79,38 75,06 48,73 71,81

Grupos

C1 C2 C3 C4 TOTAL - BRASIL

Dados: IBGE - Produto Interno Bruto dos Municpios 1999-2002 - Org.: Eduardo Paulon Girardi

A anlise geral do comportamento da PEA e do PIB nos grupos confirma os perfis mdios do mapa 16 e valida a CHA empregada. A prxima etapa de validao de nossa tipologia a anlise do comportamento do tamanho populacional e da densidade demogrfica (tabela 12). Ao analisarmos o terceiro quartil e o nonagsimo percentil da populao observamos que os valores so crescentes do primeiro para o quarto grupo, configurando uma hierarquia populacional entre esses grupos. Desta forma, a varivel

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 61

populao, apesar de no ter sido utilizada no agrupamento dos municpios, compe indiretamente nossa tipologia e que o tamanho populacional pertinente. A varivel densidade demogrfica apresentou comportamento semelhante ao do tamanho populacional. Valores crescentes so verificados do primeiro para o quarto grupo, tanto no que se refere ao terceiro quartil quanto ao nonagsimo percentil. Isso demonstra que a varivel densidade demogrfica tambm intrnseca nossa tipologia, com uma hierarquia entre os grupos.

TABELA 12 CLASSIFICAO Comportamento da populao e da densidade demogrfica nos grupos

Grupos

N de municpios

Terceiro quartil da populao

Nonagsimo percentil da populao

Terceiro Nonagsimo quartil da percentil densidade densidade demogrfica demogrfica 27,74 33,87 72,46 154,16 48,13 40,60 54,55 165,09 433,87 115,46

C1 C2 C3 C4 TOTAL - BRASIL

2.042 813 1.962 690 5.507

12.209 16.064 32.547 54.002 21.356

20.534 24.076 74.495 125.130 47.238

Dados: IBGE - Censo Demogrfico 2000 - Org.: Eduardo Paulon Girardi

Tomando como pressuposto a abordagem do continuum apresentada na seo 3.5.1 e a anlise dos grupos no mapa 16 e nas tabelas 10, 11 e 12, propomos os seguintes tipos para os grupos: C1 = municpios rurais; C2 = municpios rurais com economia baseada no setor tercirio; C3 = municpios urbanos; C4 = municpios urbanos industriais/mineradores. Analisadas as quatro variveis segundo as quais tipificamos os quatro grupos, podemos afirmar que PEA, PIB, populao e densidade demogrfica so variveis indispensveis elaborao de tipologias para o estudo do rural e do urbano no Brasil. Tamanho populacional e a densidade demogrfica se comportam nos tipos propostos de forma que os maiores tamanhos populacionais e densidades demogrficas so encontrados nos municpios dos tipos urbanos e o contrrio caracteriza os municpios dos tipos rurais. Essas duas variveis foram utilizadas para atribuir qualidades e no como elemento

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 62

definidor dos tipos. Entre os tipos de municpios podemos estabelecer uma ordem que parte do mais rural (tipo municpios rurais) e vai at o mais urbano (tipo de municpios urbanos industriais/mineradores). No primeiro tipo predomina grande participao da PEA e do PIB primrios, pequeno tamanho populacional e baixa densidade demogrfica enquanto que no quarto tipo predominam a PEA secundria e terciria, PIB secundrio, grandes tamanhos populacionais e grandes densidades demogrficas.O mapa 18, elaborado a partir do mapa 17, apresenta os municpios segundo os tipos aos quais pertencem.

MAPA 18

Aps estabelecida a tipologia bsica, prosseguimos com a anlise da distribuio dos municpios, da populao, da PEA e do PIB pelo quatro tipos, que pode ser visto nas tabelas 13, 14 e 15. A tipologia foi estabelecida no municpio e no considera

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 63

reas especficas no seu interior. Desta forma, podermos seguir dois caminhos para classificar a populao residente. Um caminho considerar rurais todos os habitantes dos tipos rurais e urbanos todos os habitantes dos tipos urbanos, no importando se os habitantes vivem ou no em aglomerados. Segundo esta primeira possibilidade, 17,51% da populao brasileira seria rural e 82,49% urbana. Isso sugere que a taxa de urbanizao do Brasil ainda maior do que aquela verificada quando adotada a classificao oficial do IBGE. Outro caminho, o qual julgarmos retratar melhor a realidade, considera urbana somente a populao residente em algumas classes de localizao da rea definidas pelo IBGE (2000, v.7) (ver seo 3.1.4). Para o IBGE so totalizados como urbanos os habitantes das seguintes classes de localizao da rea: cidade ou vila rea urbanizada; cidade ou vila rea no urbanizada e; rea urbana isolada. Dessas trs classes excluiremos a segunda (cidade ou vila rea no urbanizada), pois de acordo com o prprio IBGE trata-se de reas legalmente definidas como urbanas, caracterizadas por ocupao predominantemente de carter rural. (IBGE, 2000, no pag.). Segundo Oliveira (2004) tambm deveriam ser considerados urbanos os habitantes dos aglomerados rurais de extenso urbana e aglomerados rurais isolados, sejam esses povoados, ncleos e outros aglomerados. Concordamos com o autor na classificao da populao dos aglomerados rurais de extenso urbana como urbanos devido prpria definio que o IBGE apresenta sobre essas reas:
So os assentamentos situados em reas fora do permetro urbano legal, mas desenvolvidos a partir da expanso de uma cidade ou vila, ou por elas englobados em sua expanso. Por constiturem uma simples extenso da rea efetivamente urbanizada, atribui-se, por definio, carter urbano aos aglomerados rurais deste tipo. Tais assentamentos podem ser constitudos por loteamentos j habitados, conjuntos habitacionais, aglomerados de moradias ditas subnormais ou ncleos desenvolvidos em torno de estabelecimentos industriais, comerciais ou de servios. (IBGE, 2000, v.7, no pag.).

No consideraremos aqui como urbanos os outros tipos de aglomerados rurais destacados por Oliveira (2004) pelo fato de se encontrarem isolados, ou seja, distantes das reas urbanizadas e por possuem tamanho populacional muito prximo ao encontrado nas cidades e vilas dos municpios tipificados como rurais em nossa tipologia. Desta forma, consideramos populao urbana em nossa tipologia os habitantes que pertencem aos municpios de tipos urbanos e que residem nas seguintes localizaes da rea definidas pelo IBGE: Cidade ou vila rea urbanizada; rea urbana isolada e; Aglomerado rural de extenso urbana.

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 64

No contabilizaremos populao urbana para os municpios tipificados como rurais, visto que so poucos os municpios deste grupo em que o tamanho populacional ultrapassa 20.000 habitantes. Desta forma, so rurais todos os habitantes dos municpios tipificados como rurais (primeiro e segundo tipo) e todos os habitantes dos municpios tipificados como urbanos (terceiro e quarto tipos) que no residam nas trs localizaes de rea que consideramos urbanas. A partir desta classificao a taxa de urbanizao brasileira seria de 73,04%. Dos 5.507 municpios brasileiros em 2000, 51,84% esto nos tipos rurais e 48,16% esto nos tipos urbanos. Os tipos que mais concentram municpios so municpios rurais (37,08%) e municpios urbanos (35,63%). A rea compreendida por cada tipo tem distribuio semelhante quela do nmero de municpios. Os tipos rurais compreendem 55,25% da rea e os tipos urbanos representam 44,75%. Na tabela 14 verificamos que a maior concentrao da PEA total est nos tipos urbanos, os quais que detm 82,81%. A PEA primria dos tipos urbanos e rurais semelhante (56,13% nos tipos rurais e 45,57% nos tipos urbanos). Esta distribuio seria alterada caso aplicssemos na classificao da PEA a mesma metodologia empregada na definio da populao como rural ou urbana. Isso contudo no foi possvel por no termos acesso aos dados da PEA por local de rea de residncia e atividade desenvolvida. A distribuio do PIB (tabela 15) segue a mesma tendncia da PEA e os tipos urbanos so responsveis por quase 50% do PIB agropecurio, o que demonstra a importncia das reas rurais dos municpios tipificados como urbanos.

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia?

65

TABELA 13 TIPOLOGIA BSICA Distribuio dos municpios, rea territorial e populao nos tipos
% de populao urbana em relao a populao total do Brasil** 53,43 19,61 73,04 73,04 % de populao rural em relao a populao total do Brasil** 1,17 5,84 17,51 7,17 2,28 9,45 26,96

TIPOS

N de municpios

% do total de municpios rea (km2) do Brasil

% da rea do Brasil

Populao total (habitantes)

% da populao do Brasil

Populao urbana*

Populao rural***

Municpios rurais Municpios rurais com economia baseada no setor tercirio TOTAL RURAIS Municpios urbanos Municpios urbanos industriais/mineradores TOTAL URBANOS TOTAL - BRASIL
Dados: IBGE - Censo Demogrfico 2000 - Org.: Eduardo Paulon Girardi

2.042 813 2.855 1.962 690 2.652 5.507

37,08 14,76 51,84 35,63 12,53 48,16 100

2.928.257 1.765.682 4.693.939 3.146.819 655.102 3.801.921 8.495.860

34,47 20,78 55,25 37,04 7,71 44,75 100

19.809.829 9.923.181 29.733.010 102.897.556 37.168.604 140.066.160 169.799.170

11,67 5,84 17,51 60,60 21,89 82,49 100

90.730.762 33.295.791 124.026.553 124.026.553

19.809.829 9.923.181 29.733.010 12.166.794 3.872.813 16.039.607 45.772.617

*Consideramos populao urbana na tipologia bsica os habitantes dos municpios de tipos urbanos e que residem nas seguintes classes localizao de rea definidas pelo IBGE: cidade ou vila rea urbanizada; rea urbana isolada e; aglomerado rural de extenso urbana. **A populao total adotada foi aquela que agrega todas as classes de localizao de rea, ou seja, 169.590.693 hab. Este valor pouco diferente da populao total do IBGE (169.799.170 hab.) por ter outra metodologia e por isso pode ser verificada uma pequena diferena entre a coluna da populao total e os dados da populao rural e urbana apresentados na tabela. ** Na tipologia bsica consideramos rural a populao total dos municpios tipificados como rurais (municpios rurais e municpios rurais com economia baseada no setor tercirio), independente de residir em aglomerados ou no, e tambm a popuo residente nos municpios tipificados como urbanos mas que no residem nas trs reas cujos habitantes consideramos urbanos (cidade ou vila rea urbanizada; rea urbana isolada e; aglomerado rural de extenso urbana).

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia?

66

TABELA 14 TIPOLOGIA BSICA Distribuio da PEA nos tipos


% da PEA total em relao a PEA do Brasil 11,78 5,41 17,19 60,53 22,29 82,81 100 % da PEA primria PEA PEA primria em relao secundria (habitantes) a PEA (habitantes) primria do Brasil 4.089.416 2.349.866 6.439.282 4.509.537 1.170.626 5.680.163 12.119.445 33,74 19,39 53,13 37,21 9,66 46,87 100 909.856 274.343 1.184.199 7.955.674 4.749.327 12.705.001 13.889.200 % da PEA % da PEA terciria secundria em em relao PEA terciria relao a a PEA (habitantes) PEA secundria terciria do Brasil do Brasil 6,55 1,98 8,53 57,28 34,19 91,47 100 2.631.880 881.401 3.513.281 26.752.795 8.519.458 35.272.253 38.785.534 6,79 2,27 9,06 68,98 21,97 90,94 100

TIPOS

PEA total

Municpios rurais Municpios rurais com economia baseada no setor tercirio TOTAL RURAIS Municpios urbanos Municpios urbanos industriais/mineradores TOTAL URBANOS TOTAL - BRASIL
Dados: IBGE - Censo Demogrfico 2000 - Org.: Eduardo Paulon Girardi

7.631.152 3.505.610 11.136.762 39.218.006 14.439.411 53.657.417 64.794.179

TABELA 15 TIPOLOGIA BSICA Distribuio do PIB nos tipos


% do PIB total em relao ao PIB do Brasil 6,93 1,35 8,28 55,44 36,28 91,72 100 % do PIB primrio em relao ao PIB primrio do Brasil 45,64 4,42 50,06 35,53 14,41 49,94 100 % do PIB secundrio em relao ao PIB secundrio do Brasil 1,70 0,34 2,04 42,92 55,04 97,96 100 % do PIB tercirio em relao ao PIB tercirio do Brasil 5,41 1,69 7,10 67,94 24,97 92,90 100,00

TIPOS

PIB total (X1000 R$)

Valor do PIB primrio (x1000 R$)

Valor do PIB secundrio (x1000 R$)

Valor do PIB tercirio (x1000 R$)

Municpios rurais Municpios rurais com economia baseada no setor tercirio TOTAL RURAIS Municpios urbanos Municpios urbanos industriais/mineradores TOTAL URBANOS TOTAL - BRASIL

70.792.638,59 13.791.544,82 84.584.183,40 566.268.536,49 370.634.213,16 936.902.749,65 1.021.486.933,05

34.936.057,14 3.385.060,38 38.321.117,52 27.200.570,23 11.027.723,15 38.228.293,39 76.549.410,90

6.988.200,48 1.400.549,78 8.388.750,25 176.467.425,51 226.344.336,73 402.811.762,24 411.200.512,49

28.868.380,97 9.005.934,66 37.874.315,63 362.600.540,75 133.262.153,27 495.862.694,03 533.737.009,66

Dados: IBGE - Produto Interno Bruto dos Municpios 1999-2002 - Org.: Eduardo Paulon Girardi

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 67

3.5.1.1. Incluso das regies metropolitanas na tipologia A tipologia bsica no levou diretamente em considerao os municpios das regies metropolitanas definidas pelo IBGE. Nesta etapa vamos considerar esses municpios em um novo tipo que ir compor a tipologia, a qual denominaremos doravante tipologia completa. Este novo tipo, denominado municpios urbanos de regies metropolitanas, corresponde, na abordagem do continuum pos ns adotada, ao urbano mais intenso verificado no Brasil. A insero deste novo tipo redistribui a PEA, PIB e populao nos quatro tipos da tipologia bsica, sendo esta redistribuio verificvel principalmente nos tipos urbanos. Contudo, o comportamento das variveis nos tipos no foi alterado e, como veremos adiante, o novo tipo pertinente tipologia proposta. Para demonstrar a validade deste novo tipo repetiremos algumas verificaes com as variveis PEA, PIB, populao e densidade demogrfica, agora para a tipologia completa. A tabela 16 apresenta o comportamento da PEA na tipologia completa. Segundo a anlise da PEA de cada um dos setores da economia, no houve alteraes significativas em relao tipologia bsica, de forma que a PEA primria mais importante nos tipos rurais e as PEAs secundria e terciria mais importantes nos tipos urbanos. O comportamento dos dados do PIB (tabela 17) tambm no apresenta alteraes significativas em relao tipologia bsica. A anlise do PIB no tipo municpios de regies metropolitanas tambm confirma sua pertinncia tipologia, j que apresenta a menor participao do PIB primrio e por isso maior participao dos outros dois setores. O tipo municpios rurais com economia baseada no setor tercirio mantm sua caracterstica, sendo o PIB tercirio o mais importante em relao ao PIB total do tipo.

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia?

68

TABELA 16 TIPOLOGIA COMPLETA Comportamento da PEA nos tipos


Terceiro quartil da % % da PEA da PEA primria em relao a PEA primria em total do tipo relao a PEA total do tipo 53,58 67,03 20,57 12,10 2,38 18,70 62,44 72,25 41,49 33,37 23,42 58,62 Terceiro Nonagsimo Nonagsimo quartil da % percentil da % da PEA percentil da % da PEA da PEA secundria % da PEA % da PEA terciria em em relao a secundria secundria primria em relao a PEA PEA total do em relao a em relao a relao a PEA total do tipo PEA total do PEA total do tipo total do tipo tipo tipo 72,28 11,87 14,20 19,37 34,55 77,78 7,83 9,72 13,64 25,14 49,60 19,42 21,91 27,57 60,00 42,30 30,35 35,50 43,15 57,55 43,34 24,99 34,81 44,61 72,63 69,61 21,44 20,87 29,41 59,86 Terceiro quartil da % da PEA terciria em relao a PEA total do tipo 40,65 29,71 56,13 57,12 65,06 49,87 Nonagsimo percentil da % da PEA terciria em relao a PEA total do tipo 46,10 33,20 64,80 63,86 71,67 59,81

TIPOS

Municpios rurais Municpios rurais com economia baseada no setor tercirio Municpios urbanos Municpios urbanos industriais/mineradores Municpios urbanos de regies metropolitanas TOTAL - BRASIL
Dados: IBGE - Censo Demogrfico 2000 - Org.: Eduardo Paulon Girardi

TABELA 17 TIPOLOGIA COMPLETA Comportamento da PIB nos tipos


% do PIB primrio em relao ao PIB total do tipo 49,34 24,55 11,23 4,65 0,79 7,49 Terceiro quartil da % do PIB primrio em relao ao PIB total do tipo 56,38 29,68 25,07 16,35 16,06 42,70 Nonagsimo percentil da % do PIB % do PIB secundrio primrio em em relao ao relao ao PIB total do PIB total do tipo tipo 64,08 9,80 34,84 10,15 33,42 25,62 26,59 62,21 33,35 43,21 55,78 40,26 Terceiro quartil da % do PIB secundrio em relao ao PIB total do tipo 12,05 13,45 27,85 64,89 55,42 25,81 Terceiro Nonagsimo quartil da % percentil da % do PIB do PIB % do PIB tercirio em tercirio em secundrio relao ao relao ao em relao ao PIB total do PIB total do PIB total do tipo tipo tipo 16,34 40,86 50,17 16,66 65,30 71,86 34,59 63,14 69,00 74,81 33,13 41,83 66,37 56,00 60,52 45,13 52,25 63,14 Nonagsimo percentil da % do PIB tercirio em relao ao PIB total do tipo 57,06 79,38 75,06 47,61 70,79 71,81

TIPOS

Municpios rurais Municpios rurais com economia baseada no setor tercirio Municpios urbanos Municpios urbanos industriais/mineradores Municpios urbanos de regies metropolitanas TOTAL - BRASIL

Dados: IBGE - Produto Interno Bruto dos Municpios 1999-2002 - Org.: Eduardo Paulon Girardi

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 69

A tabela 18 mostra o comportamento da populao e da densidade demogrfica na tipologia completa. Na comparao com o comportamento dessas variveis na tipologia bsica percebemos que o tipo municpios urbanos industriais/mineradores foi o que perdeu mais municpios para o novo tipo municpios de regies metropolitanas. As variveis populao e densidade demogrfica mantiveram o mesmo comportamento verificado na tipologia bsica, com ordem crescente entre os tipos rurais e os tipos urbanos. O tipo municpios urbanos de regies metropolitanas o que apresenta os maiores valores dessas duas variveis e por isso se adequa aos nossos pressupostos. Em resumo, a partir da anlise do comportamento do PIB, PEA, populao e densidade demogrfica, o tipo municpios de regies metropolitanas pode ser considerado como o urbano mais intenso verificado no Brasil, pois apresenta maior grau de urbanizao e predominncia dos setores secundrio e tercirio, tanto na PEA quanto no PIB. TABELA 18 TIPOLOGIA COMPLETA Comportamento da populao e da densidade demogrfica nos tipos
Terceiro Nonagsimo quartil da percentil da densidade densidade demogrfica demogrfica 27,81 33,72 61,04 100,27 530,65 48,14 40,66 54,35 119,88 185,87 2.089,09 115,46

TIPOS

N de municpios

Terceiro quartil da populao

Nonagsimo percentil da populao

Municpios rurais Municpios rurais com economia baseada no setor tercirio Municpios urbanos Municpios urbanos industriais/mineradores Municpios urbanos de regies metropolitanas TOTAL - BRASIL
Dados: IBGE - Censo Demogrfico 2000 - Org.: Eduardo Paulon Girardi

2.007 812 1.782 500 406 5.507

12.222 16.073 29.812 36.479 97.038 21.356

20.601 24.101 64.110 91.617 306.384 47.238

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 70

MAPA 19

O mapeamento da tipologia mostra que existe uma lgica de vizinhana entre os tipos, o que mais uma evidncia da validade da tipologia se admitirmos o prncpio de que os vizinhos tendem a ser mais semelhantes do que os no vizinhos. O diferencial espacial mostra que o tipo municpios rurais encontrado em uma faixa central norte-sul que exclui o Nordeste (com exceo da Bahia) e a Amaznia ocidental. Territorialmente oposto o tipo municpios rurais com economia baseada no setor tercirio ocorre predominantemente no Nordeste e na Amaznia ocidental. O tipo municpios urbanos industriais/mineradores corresponde aos centros regionais e arredores das regies metropolitanas. A distribuio das variveis nmero de municpios, rea, populao total, PEA e PIB pelos tipos foi alterada com a insero do novo tipo municpios de metropolitanas (tabelas 19, 20 e 21). Esta alterao mais significativa nos tipos municpios urbanos e

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 71

municpios urbanos industriais/mineradores. A distribuio do nmero de municpios e a rea territorial indicam pequena superioridade dos tipos rurais, que concentram 51,19% dos municpios e 55,06% da rea. Contudo, se fossemos aplicar a mesma classificao aplicada na populao para o territrio este seria predominantemente rural. No aplicamos esta classificao porque no tivemos acesso aos dados assim detalhados. Em relao populao total dos municpios, os dois tipos rurais concentram 17,35% e os tipos urbanos detm 82,65%, valor que seria o grau de urbanizao brasileiro caso considerssemos rurais toda a populao dos municpios tipificados como rurais e urbana toda a populao dos municpios tipificados como urbanos, contudo no o fazemos. Com a metodologia adotada a taxa de urbanizao brasileira em 2000 cairia de 81,22%, de acordo com os critrios do IBGE, para 74,6%, de acordo com nossa classificao. Na seo 3.5.1 explicamos como classificamos os habitantes rurais e os urbanos para a tipologia bsica. Para a tipologia completa adotamos os mesmos critrios, com exceo do novo tipo. A classificao para a populao rural e populao urbana da tipologia completa fica assim definida: Populao urbana: a) todos os habitantes dos municpios de regies metropolitanas, independente da localizao de rea estabelecida pelo IBGE e b) todos os habitantes dos tipos municpios urbanos e municpios urbanos industriais/mineradores que residam nas seguintes localizaes de rea definidas pelo IBGE i) cidade ou vila - rea urbanizada; ii) rea urbana isolada e iii) aglomerado rural de extenso urbana. Populao rural: a) todos os habitantes dos municpios rurais e municpios rurais com economia baseada no setor tercirio, independente da localizao de rea definida pelo IBGE e b) os habitantes dos municpios urbanos e municpios urbanos industriais/mineradores que no residam nas trs localizaes de rea utilizadas para definir a populao urbana, ou seja, i) cidade ou vila - rea urbanizada; ii) rea urbana isolada e iii) aglomerado rural de extenso urbana. A distribuio da PEA (tabela 20) e do PIB (tabela 21) sofreu alteraes principalmente nos tipos urbanos. Tambm no aplicamos PEA e ao PIB a metodologia empregada na classificao da populao urbana e rural, por isso consideramos esses dois indicadores como total municipal. Os municpios rurais compreendem 17% da PEA total do pas e os urbanos 83%. A distribuio confirma a tipologia e est nos municpios rurais a maior parte da PEA agropecuria, embora o tipo municpios urbanos compreenda 34,57% dela. Os dados do PIB revelam que 91,84% do PIB total produzido nos municpios dos trs tipos urbanos, sendo que desse total 50,18% produzido nos municpios urbanos de regies metropolitanas. Os dados do PIB dos municpios de regies metropolitanas, em consonncia com os outros dados aqui apresentados revelam que a metade do PIB nacional

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 72

produzida em 406 municpios, que compreendem 7,37% dos municpios brasileiros, 1,47% da rea total, 38,91% da populao e 39,53% da PEA.

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia?

73

TABELA 19 TIPOLOGIA COMPLETA Distribuio dos municpios, rea territorial e populao nos tipos
% de populao urbana em relao a populao total do Brasil** 53,43 19,61 73,04 73,04 % de populao rural em relao a populao total do Brasil** 1,17 5,84 17,51 7,17 2,28 9,45 26,96

TIPOS

N de municpios

% do total de municpios rea (km2) do Brasil

% da rea do Brasil

Populao total (habitantes)

% da populao do Brasil

Populao urbana*

Populao rural***

Municpios rurais Municpios rurais com economia baseada no setor tercirio TOTAL RURAIS Municpios urbanos Municpios urbanos industriais/mineradores TOTAL URBANOS TOTAL - BRASIL
Dados: IBGE - Censo Demogrfico 2000 - Org.: Eduardo Paulon Girardi

2.042 813 2.855 1.962 690 2.652 5.507

37,08 14,76 51,84 35,63 12,53 48,16 100

2.928.257 1.765.682 4.693.939 3.146.819 655.102 3.801.921 8.495.860

34,47 20,78 55,25 37,04 7,71 44,75 100

19.809.829 9.923.181 29.733.010 102.897.556 37.168.604 140.066.160 169.799.170

11,67 5,84 17,51 60,60 21,89 82,49 100

90.730.762 33.295.791 124.026.553 124.026.553

19.809.829 9.923.181 29.733.010 12.166.794 3.872.813 16.039.607 45.772.617

*Consideramos populao urbana na tipologia bsica os habitantes dos municpios de tipos urbanos e que residem nas seguintes classes localizao de rea definidas pelo IBGE: cidade ou vila rea urbanizada; rea urbana isolada e; aglomerado rural de extenso urbana. **A populao total adotada foi aquela que agrega todas as classes de localizao de rea, ou seja, 169.590.693 hab. Este valor pouco diferente da populao total do IBGE (169.799.170 hab.) por ter outra metodologia e por isso pode ser verificada uma pequena diferena entre a coluna da populao total e os dados da populao rural e urbana apresentados na tabela. ** Na tipologia bsica consideramos rural a populao total dos municpios tipificados como rurais (municpios rurais e municpios rurais com economia baseada no setor tercirio), independente de residir em aglomerados ou no, e tambm a popuo residente nos municpios tipificados como urbanos mas que no residem nas trs reas cujos habitantes consideramos urbanos (cidade ou vila rea urbanizada; rea urbana isolada e; aglomerado rural de extenso urbana).

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia?

74

TABELA 20 TIPOLOGIA COMPLETA Distribuio da PEA nos tipos


% da PEA total em relao a PEA do Brasil 11,78 5,41 17,19 60,53 22,29 82,81 100 % da PEA primria PEA PEA primria em relao secundria (habitantes) a PEA (habitantes) primria do Brasil 4.089.416 2.349.866 6.439.282 4.509.537 1.170.626 5.680.163 12.119.445 33,74 19,39 53,13 37,21 9,66 46,87 100 909.856 274.343 1.184.199 7.955.674 4.749.327 12.705.001 13.889.200 % da PEA % da PEA terciria secundria em em relao PEA terciria relao a a PEA (habitantes) PEA secundria terciria do Brasil do Brasil 6,55 1,98 8,53 57,28 34,19 91,47 100 2.631.880 881.401 3.513.281 26.752.795 8.519.458 35.272.253 38.785.534 6,79 2,27 9,06 68,98 21,97 90,94 100

TIPOS

PEA total

Municpios rurais Municpios rurais com economia baseada no setor tercirio TOTAL RURAIS Municpios urbanos Municpios urbanos industriais/mineradores TOTAL URBANOS TOTAL - BRASIL
Dados: IBGE - Censo Demogrfico 2000 - Org.: Eduardo Paulon Girardi

7.631.152 3.505.610 11.136.762 39.218.006 14.439.411 53.657.417 64.794.179

TABELA 21 TIPOLOGIA COMPLETA Distribuio do PIB nos tipos


% do PIB total em relao ao PIB do Brasil 6,93 1,35 8,28 55,44 36,28 91,72 100 % do PIB primrio em relao ao PIB primrio do Brasil 45,64 4,42 50,06 35,53 14,41 49,94 100 % do PIB secundrio em relao ao PIB secundrio do Brasil 1,70 0,34 2,04 42,92 55,04 97,96 100 % do PIB tercirio em relao ao PIB tercirio do Brasil 5,41 1,69 7,10 67,94 24,97 92,90 100,00

TIPOS

PIB total (X1000 R$)

Valor do PIB primrio (x1000 R$)

Valor do PIB secundrio (x1000 R$)

Valor do PIB tercirio (x1000 R$)

Municpios rurais Municpios rurais com economia baseada no setor tercirio TOTAL RURAIS Municpios urbanos Municpios urbanos industriais/mineradores TOTAL URBANOS TOTAL - BRASIL

70.792.638,59 13.791.544,82 84.584.183,40 566.268.536,49 370.634.213,16 936.902.749,65 1.021.486.933,05

34.936.057,14 3.385.060,38 38.321.117,52 27.200.570,23 11.027.723,15 38.228.293,39 76.549.410,90

6.988.200,48 1.400.549,78 8.388.750,25 176.467.425,51 226.344.336,73 402.811.762,24 411.200.512,49

28.868.380,97 9.005.934,66 37.874.315,63 362.600.540,75 133.262.153,27 495.862.694,03 533.737.009,66

Dados: IBGE - Produto Interno Bruto dos Municpios 1999-2002 - Org.: Eduardo Paulon Girardi

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 75

O tipo municpios urbanos de regies metropolitanas, apesar de ter sido inserido aps a classificao, apresentou comportamento e distribuio das variveis PIB, PEA, populao e densidade demogrfica que garante sua pertinncia na tipologia final proposta. Ele compe a tipologia como um terceiro tipo de urbano cujas caractersticas o qualificam como o urbano mais intenso verificado no Brasil. A abordagem do continuum rural-urbano, tomada como referncia na anlise, permitiu o estabelecimento da tipologia com os cinco tipos de municpios identificveis em escala nacional. Os tipos estabelecidos expressam graduaes do rural e do urbano no territrio brasileiro e ao mesmo tempo indicam a pertinncia do pressuposto de que no Brasil o rural est mais prximo da ocupao com atividades primrias, com menores densidades, menores populaes e de que o urbano est mais prximo das atividades secundrias e tercirias, das maiores densidades e dos maiores contingentes populacionais. Essas caractersticas que permitem identificar e mensurar o rural e o urbano no so exclusivas de um ou de outro espao e por isso possvel estabelecer graduaes. A tipologia com seus cinco tipos no absoluta e nem compreende toda a diversidade do territrio; ela aponta as tendncias gerais do fenmeno e pode ser ponto de partida para investigaes mais minuciosas em escalas mais detalhadas. As graduaes no possuem uma ordem crescente ou decrescente; neste caso a escala relativa e no existe o zero de onde partimos para o infinito que o destino nico. O que existe so duas extremidades, as quais s fazem sentido conjuntamente, uma em relao outra, o que no nos permite delimitar, mas sim identificar e mensurar o rural ou do urbano.

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 76

CONCLUSES A tipologia proposta neste trabalho apresenta uma nova metodologia para identificar e mensurar o rural e o urbano no Brasil. Com esta metodologia pretendemos contribuir na anlise da relao rural-urbano, no fornecimento de elementos para o debate e no direcionamento de aes do Estado. Acreditamos ser impossvel dissociar rural e urbano, pois so espaos que se influenciam mutuamente por suas relaes, formando assim o espao geogrfico, o qual admitimos ser um todo heterogneo. A tipologia no visa separar os dois espaos, mas identificar a heterogeneidade do espao geogrfico a partir de semelhanas e diferenas entre o rural e o urbano. A concepo geral que seguimos de que a identificao do rural e do urbano passa pela anlise da intensidade das alteraes realizadas pelo homem no meio atravs das tcnicas. Partindo deste princpio compreendemos que o espao rural caracterizado em relao ao espao urbano por seu menor grau de artificializao, densidades mais tnues, contato mais direto com a natureza e tempos mais longos. No rural, a relao com a terra e com os seres animais e vegetais, por mais artificializada que tenha se tornado em alguns locais especficos, ainda mais prxima e dependente dos ciclos naturais. A importncia da natureza pode ter sido alterada com a utilizao de novas tcnicas, o que comum ao desenvolvimento humano, contudo, os elementos naturais permanecem e formam a base fundamental do rural como particularidades. Da mesma forma a relao rural-urbano pode ter se intensificado, subordinando ainda mais o rural, porm ele no perdeu seu papel insubstituvel de fonte de alimentos, matrias-primas e, mais recentemente, de energia. Essa relao desigual com priorizao do urbano entra atualmente em discusso com a crise alimentar-ambiental-energtica e os debates tero que considerar a forma como a relao rural-urbano tem sido conduzida desde o segundo ps-guerra. Pode ser que a representatividade econmica do rural tenha diminudo em relao produo econmica total, porm sua importncia substancial existncia humana no tem paralelo. Mesmo nos pases desenvolvidos o rural predominantemente agropecurio nas ocupaes e na produo. O que tem havido a valorizao do rural como local de residncia da populao que trabalha em centros urbanos desenvolvendo atividades caractersticas do urbano. Alm disso, este fenmeno no predominante e depende da existncia de sistemas de transporte eficientes, sendo mais comum em pases desenvolvidos e em algumas regies de pases subdesenvolvidos. Esses novos habitantes certamente causam impactos nas localidades rurais, porm a atividade predominante das pessoas que moram e trabalham nas localidades ou regies rurais tem relao com a agropecuria. A questo que os novos moradores no trabalham nas localidades ou

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 77

regies rurais, mas sim nos centros urbanos; as reas rurais so apenas domiclio e no sedes das empresas, instituies e indstrias nas quais eles trabalham. No mesmo sentido podemos considerar os bias-frias que residem nas cidades e se deslocam todos os dias para trabalhar no campo. necessrio refletir sobre a validade de classificaes que supervalorizam o urbano, afinal de contas, as atividades agropecurias no cessam e so condio sine-qua-non para a existncia do urbano. Identificar e caracterizar o rural e o urbano uma questo de mtodo e as medidas de um ou de outro dependem dos pressupostos do pesquisador para realizar esta tarefa, os quais fizemos questo de deixar claros neste estudo. Como verificado nas diversas classificaes, independente da metodologia adotada, a populao brasileira apresenta um alto grau de urbanizao, seja 81,22%, na classificao oficial do IBGE; 67,26%, 85,73% ou 71,51%, na proposta de tipologia do instituto; 56,80% ou 69,56%, segundo a tipologia de Veiga (2002); 40,19% ou 56,9%, segundo a proposta da OCDE ou; 74,6%, que consideramos em nossa tipologia. bvio que a mudana na forma de classificar no altera a realidade, porm permite analis-la de forma diferente e assim tambm agir de forma diferente. Neste sentido, o alto grau de urbanizao em um pas com territrio predominantemente rural, cujas terras so subtutilizadas, 39,69% da populao total sofre de algum tipo de insegurana alimentar e que no consegue resolver os problemas sociais atravs de polticas urbano-industriais deve ser questionado. Soma-se a isso o intenso xodo rural desencadeado a partir da dcada de 1950 e que prossegue sem nenhum sentido que no seja a falta de ao do Estado no incentivo s populaes rurais. A continuao do xodo paralelamente diminuio dos empregos urbanos no significa outra coisa seno a fuga de uma situao de decadncia extrema para um destino incerto. Por conseguinte, em detrimento da vida e trabalho no campo, ocorre o aumento da metropolizao e da concentrao da populao em mdios centros urbanos, onde as taxas de desemprego progridem constantemente e os investimentos do Estado para criar novos empregos so cada vez mais altos em virtude da extorso das empresas para manterem os postos de emprego. neste contexto que o estudo do rural e do urbano deve ser compreendido no interior da questo agrria brasileira. A reforma agrria uma das alternativas para a inverso do quadro crescente de urbanizao e empobrecimento rural e urbano. Para isso, a identificao e caracterizao de regies rurais so essenciais para o incentivo da agricultura camponesa, que o modelo de agricultura capaz de contribuir para a reverso do quadro atual, tendo visto a baixa contribuio para a gerao de trabalho nas regies onde o agronegcio predomina. Desta forma, a identificao e mensurao do rural e do

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 78

urbano no Brasil so essenciais para as medidas que visem minimizar os problemas da questo agrria e da questo urbana no pas.

Eduardo Paulon Girardi Presidente Prudente, agosto de 2008

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 79

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ABRAMOVAY, R. Funes e medidas da ruralidade no desenvolvimento contemporneo. Texto para discusso n 702.IPEA: Rio de Janeiro, 2000. AKDER, A. H.; OCDE ORGANIZATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. Linking agricultural statistics to other data sources for analysing rural indicators of social well being and equity. Paris: OCDE, 2003. ALENTEJANO, P. R. As relaes campo-cidade no Brasil do sculo XXI. Revista Terra Livre. So Paulo: AGB, n.21, 2 sem. 2003, p.25-39. ARNALTE, E. La problmatique rurale au sud de l'Europe : approches et debats. In: Centre dtudes et des Recherches Internationales da Fondation Nationale des Sciences Politiques Paris: Journes dtudes du CERI, 30-31 de outubro de 1998. AUSTRALIAN BUREAU OF STATISTICS. Australian standard geographical classification (ASGC) 2001 7. Section of State (SOS) Structure The spatial units. Disponvel em: <http://www.abs.gov.au/Ausstats/abs@.nsf/66f306f503e529a5ca25697e0017661f/f7c4fb3c8 587f37eca256ad4007f67fe!OpenDocument>. Acesso em: 05 abr. 2004. BARTOLOM, J. M. G. Los procesos rurales en el mbito de la Unin Europea. In: TERESA, A. P.; RUIZ, C. C. La sociedad rural mexicana frente al nuevo milnio. Mxico: Plaza y Valds Editores, 1996. CARLOS, A. F. A. A questo da cidade e do campo: teorias e polticas. In: VI CBG Congresso Brasileiro de Gegrafos, 6., 2004, Goinia. Anais do VI Congresso Brasileiro de Gegrafos. Goinia: AGB, 2004. 1 CD-ROM. CARLOS, A. F. A. Seria o Brasil menos urbano do que se calcula?. Revista GEOUSP. So Paulo: Depto. de Geografia-FFLCH-USP, n.13, 2003, p.113-156. CHAKRAVORTY, C. Publicao eletrnica [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <girardi@estudante.prudente.unesp.br> em: 15 abr. 2004. CUEVAS, J. Publicao eletrnica [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <girardi@estudante.prudente.unesp.br> em: 07 abr. 2004. DIRVEN, M. El empleo agrcola en Amrica Latina y el Caribe: pasado reciente y perspectives. Santiago: Cepal/Unidad de Desarrollo Agrcola, 1997. DUMOLARD, P. Lespace differenci: introduction a une gotaxinomie. Paris: Econmica, 1981. FERNANDES, B. M. Questo agrria: conflitualidade e desenvolvimento territorial. In: BUAINAIN, A. M. (Org.). Luta pela terra, reforma agrria e gesto de conflitos no Brasil. Campinas: Unicamp, 2005.

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 80

FERNANDES, B. M.; PONTE, K. F. da. As vilas rurais do Estado do Paran e as novas ruralidades. Revista Terra Livre. So Paulo: AGB, n.19, p.113-126, 2 sem. 2002. GRAMMONT, H. C. de. El concepto de nueva ruralidad. In: PREZ C, E.; FARAH Q, M. A.; GRAMMONT, H. C. de. (Org.). La nueva ruralidad en Amrica Latina: avances tericos y evidencias empricas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. No prelo. GRAZIANO DA SILVA, J. A nova dinmica da agricultura brasileira. Campinas: Unicamp, 1996. GRAZIANO DA SILVA, J. O novo rural brasileiro. Campinas: Unicamp, 1999. GRAZIANO DA SILVA, J. O novo rural brasileiro. In: SHIKI, S.; GRAZIANO DA SILVA, J.; ORTEGA, C. (Org.). Agricultura, meio ambiente e sustentabilidade do cerrado brasileiro. Urberlndia/Campinas: Embrapa/UFU/Unicamp, 1997. GRAZIANO DA SILVA, J. O novo rural brasileiro. In: SHIKI, S.; GRAZIANO DA SILVA, J.; ORTEGA, C. (Org.). Agricultura, meio ambiente e sustentabilidade do cerrado brasileiro. Urberlndia/Campinas: Embrapa/UFU/Unicamp, 1997. IBGE INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA. Contas nacionais: produto interno bruto dos municpios 1999-2002. Rio de Janeiro, n.14, 2005. IBGE INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA. Sinopse preliminar do censo demogrfico 2000. Rio de Janeiro, 2000, v.7. INEGI - INSTITUTO NACIONAL DE ESTADISTICA GEOGRAFIA E INFORMTICA Mxico. Publicao eletrnica [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <girardi@estudante.prudente.unesp.br> em: 14 abr. 2004. IPEA/IBGE/Unicamp. Caracterizao e tendncias da rede urbana do Brasil: configurao atual e tendncias da rede urbana. Braslia: IPEA, 2001, v.1 MARQUES, M. I. M. O Conceito de espao rural em questo. Revista Terra Livre. So Paulo: AGB, n.19, 2 sem. 2002, p.95-112. OLIVEIRA, A. U. Geografia Agrria: perspectivas no incio do sculo XXI. In: OLIVEIRA, A. U.; MARQUES, M. I. M. (Org.). O campo no sculo XXI: territrio de vida, de luta e de construo da justia social. So Paulo: Casa Amarela/Paz e Terra, 2004. p.29-70. SANTOS, M. A natureza do espao. So Paulo: Edusp, 2002 [1996]. SANTOS, M. e RIBEIRO, A. C. T. O conceito de regio concentrada. UFRJ Departamento de Geografia, 1979 (mimeografado). SANTOS, M. e SILVEIRA, M. L. O Brasil: territrio e sociedade no incio do sculo XXI. So Paulo: Record, 2008 [2001].

__________________________________________O rural e o urbano: possvel uma tipologia? 81

SIMIONE DA SILVA, S. Resistncia camponesa e desenvolvimento agrrio na Amaznia acreana. Presidente Prudente, 2005. Tese (Doutorado em Geografia) Faculdade de Cincias e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, 2005. SIQUEIRA, D.; OSRIO, R. O conceito de rural. In: GIARRACCA, N. (org.). Una nueva ruralidad em America Latina? Buenos Aires: CLACSO, 2001, p.67-79. SOROKIN, P; ZIMMERMAN, C.; GALPIN, C. Diferenas fundamentais entre o mundo rural e o urbano. In: MARTINS, J. de S. (Org.). Introduo crtica sociologia rural. So Paulo: Hucitec, 1986. p.198-224. STATISTICS CANADA/STATISTIQUE CANADA. 2001 Census: geographic units. Disponvel em: <http://www.statcan.ca/english/census2001/dict/geo050.html>. Acesso em 07 abr. 2004. UN - UNITED NATIONS. World urbanization prospects: the 2001 revision. [S.l.]: United Nations Population Division, 2002. US CENSUS BUREAU. Census 2000: urban and rural classification. Disponvel em: <http://www.census.gov/geo/www/ua/ua_2k.html>. Acesso em 05 abr. 2004. VEIGA, J. E. da. Cidades Imaginarias: o Brasil e menos urbano do que se calcula. Campinas: Autores Associados, 2002. VEIGA, J. E. da. et al. O Brasil rural precisa de uma estratgia de desenvolvimento. Texto para discusso n 1. Braslia: convnio FIPE IICA (MDA/CNDRS/NEAD), 2001. WANDERLEY, M. N. B. A ruralidade no Brasil moderno: por um pacto social pelo desenvolvimento rural. In: GIARRACCA, N. (org.). Una nueva ruralidad em America Latina? Buenos Aires, 2001, p.31-44. ZEHNER, P. Publicao eletrnica [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <girardi@estudante.prudente.unesp.br> em: 25 mai. 2004.

Potrebbero piacerti anche