Sei sulla pagina 1di 61

Faculdade de Teologia e Filosofia

TEOLOGIA BBLICA DO VELHO TESTAMENTO


A SUA UNO VOS ENSINA A RESPEITO DE TODAS AS COISAS 1 Jo 2.27 A sabedoria a coisa principal; adquire pois, a sabedoria; sim com tudo o que possuis adquire o conhecimento (Pv 4.7)

Pr. A. Carlos G. Bentes DOUTOR EM TEOLOGIA

NDICE AS CINCIAS BBLICAS E A TEOLOGIA DO VELHO TESTAMENTO A DOUTRINA BBLICA DA REVELAO DE DEUS A DOUTRINA DO DEUS O NOME DENOTA ESSNCIA A ESSNCIA E OS ATRIBUTOS NATURAIS DE DEUS O PARENTE REMIDOR - GOEL - O PARENTE VINGADOR A ORIGEM, A NATUREZA E O DESTINO DO HOMEM A DOUTRINA DO PECADO O PROBLEMA DO MAL A SALVAO NO VELHO TESTAMENTO O REINO DO DEUS (PG. 215-236) [APOSTILA 120-132] A ESPERANA MESSINICA A VIDA FUTURA TANATOLOGIA - S H E O L O G I A CONCLUSO 4 6 9 17 22 31 36 39 40 41 44 49 49 49 60

TEOLOGIA DO VELHO TESTAMENTO


CRABTREE. A. R. TEOLOGIA DO VELHO TESTAMENTO. 2 ed. Rio de Janeiro, JUERP, 1977.

AS CINCIAS BBLICAS E A TEOLOGIA DO VELHO TESTAMENTO


1. Investigaes Histricas 2. Investigaes Arqueolgicas

1. Israel nasceu num ambiente de politesmo e no de animismo 1. 2. Sob a orientao de Moiss, como o profeta de Yahweh2, a f de Israel representa um rompimento definitivo com o politesmo, e no um desenvolvimento que resultou finalmente no monotesmo dos profetas. 3. Desde o perodo patriarcal os hebreus tinham certeza das suas comunicaes com o Todo-Poderoso, El Shaddai3, que tomou a iniciativa na chamada de Abrao, prometendo engrandecer o seu nome e abenoar, por intermdio dele, todas as famlias da terra (Gn 12.1-3; 17.1-27). 4. Os israelitas creram em Deus, como resultado das experincias que os ligaram com o Senhor.

A Origem Histrica da F de Israel (PG. 20-22)

O Conceito Bblico da Histria


1. no Velho Testamento que encontramos o primeiro conceito distintivo e coerente da histria. 2. Se h desgnio de uma inteligncia suprema na histria da humanidade, ele tem que ser descoberto pela f. A verdade que o significado da histria tem que ser buscado fora da histria, e que o princpio da interpretao da histria no ser achado dentro dela. O historiador que no tem f em coisa alguma no encontrar indicaes de qualquer desgnio na histria (Alan Richardson). 3. O Velho Testamento histria teolgica e ao mesmo tempo teleolgica. 4. Os profetas do Velho Testamento foram os primeiros a apresentar as evidncias das atividades divinas na histria, e a interpretarem o desgnio de tais atividades. esta interpretao proftica das atividades de Deus na histria de Israel que produziu o Velho Testamento. 5. Os profetas produziram as Escrituras Sagradas nos perodos crticos da vida nacional, e a sua f brilhava mais quando tinham que enfrentar aflies e sofrimentos. Mesmo na derrota nacional e na humilhao do cativeiro, floresceram as esperanas ureas na vinda do reino eterno do Messias do senhor. Os seus ensinos ticos e morais purificavam-se medida do crescimento do seu conhecimento da santidade e justia de Deus. O seu conceito de um s Deus, justo e misericordioso, lutava contra as formas sedutoras de politesmo, e ganhou a vitria que vai influenciando e abenoando cada vez mais os povos do mundo.

A Arqueologia e o Velho Testamento (PG. 24-28)


1. No h nenhum perodo da histria de Israel, desde Abrao at o perodo interbblico, que no tenha ficado melhor conhecido como resultado das informaes acumuladas pelo nmero de descobertas arqueolgicas nas runas da Palestina. Podemos dizer que a cincia confirma, esclarece ou suplementa a informao histrica, poltica e religiosa do Velho Testamento em quase todas as suas partes. 2. A arqueologia tem-nos demonstrado muito mais do que as semelhanas existentes entre as formas e cerimnias religiosas do povo de Israel e as de seus contemporneos. Por exemplo, a literatura ugartica4, que mais semelhante da Bblia hebraica do qualquer outra, fala da bestialidade de Baal e da horrvel imoralidade de seus sacerdotes e outros seguidores em seus atos religiosos. 3. A descoberta dos manuscritos nas cavernas do Mar Morto oferece uma vasta quantidade de material
1

Doutrina segundo a qual uma s e mesma alma o princpio da vida e do pensamento; monodinamismo. Yahweh a transliterao do tetragrama Hebraico JHVH (ou JHWH, YHVH, YHWH), que representa o nome inefvel de Deus. 3 Declara-se em xodo 6.23: Apareci a Abrao, a Isaque e a Jac como o Deus Todo Poderoso (El Shaddai); mas pelo meu nome, IAHWEH, no me fiz conhecido (nifal) a eles. O Senhor, ento era desconhecido pelos israelitas at que se lhes revelou por intermdio de Moiss. Assim se identifica IAHWEH, o salvador dos israelitas, como El Shaddai, o Deus de Abrao. 4 Referente antiga cidade de Ugarit (na atual Sria).

para ajudar na verificao do melhor texto da Bblia hebraica.

A Mudana de nfase no Estudo do Antigo Testamento (PG. 28-31)


1. Racionalismo (18 Sculo) Pg. 29 2. Teoria Darwiniana (19 Sculo) - Pg. 29 3. O novo conhecimento do fundo cultural da Bblia, acumulado nos ltimos anos, pe em relevo as caractersticas distintivas da religio e das Escrituras do Antigo Testamento (Pg. 29). 4. Com o novo conhecimento das cincias bblicas, vai-se mudando a defesa da Bblia como a mensagem de Deus (Pg. 29).

A Cincia da Teologia do Velho Testamento (Pg. 31-37)


1. A palavra teologia pode ser em si fonte de confuso porque tem sido usada de muitos modos diferentes. A palavra no ocorre no Antigo ou no Novo Testamento. Plato e Aristteles a empregam no sentido de cincia das coisas divinas, idia que pode insinuar que as coisas divinas podem ser compreendidas s com o intelecto. Terrien ops-se a essa definio de Plato e Aristteles. Ele disse que, no Antigo Testamento, a expresso mais prxima de teologia o conhecimento de Deus. Essa expresso indica uma realidade que induz e transcende a investigao e a discusso intelectual. Ela designa a presena de Iav.5 2. A teologia a cincia que trata da natureza de Deus e da sua relao com o universo. A Teologia do Velho Testamento o estudo dos atributos de Deus e o propsito das suas atividades na histria e na vida do povo de Israel, de acordo com a doutrina da revelao divina nos livros sagrados deste povo (Pg. 31,32). 3. A cincia da Teologia do Velho Testamento propriamente se limita ao estudo dos ensinos caractersticos, distintivos e persistentes dos veculos da revelao divina (PG.31). 4. A cosmologia dos escritores tem pouca importncia para o telogo, mas a doutrina da criao do mundo e das atividades de Deus na direo da histria tem importncia especial, porque pe em relevo o poder e a autoridade do Senhor. A Exegese das Escrituras essencial na exposio dos seus ensinos teolgicos, e deve acompanhar a discusso das doutrinas. O conhecimento do hebraico indispensvel para o telogo que deseje aprofundar-se no estudo da teologia do Velho Testamento. preciso estudar os ensinos dos escritores segundo a sua prpria norma psicolgica, reconhecendo e interpretando as experincias religiosas, reconhecendo e interpretando as experincias religiosas que so distintivas e que se relacionam entranhadamente com as doutrinas bblicas (PG. 32). 5. Qual o valor do estudo da Teologia do Velho Testamento para o cristo? Os dois testamentos esto entrelaados de tal modo que no se pode entender a fundo um, sem conhecimento bsico do outro. O Novo Testamento surgiu do Antigo. O Velho Testamento era a Bblia dos cristos primitivos antes da produo do Novo. O pregador, ou qualquer outro estudante do Evangelho pode estudar o Velho Testamento, a Bblia do Mestre, no somente com proveito, mas com o corao enlevado (Lc 24.29-49). Os ensinos teolgicos da primeira diviso da Bblia constituem as verdades religiosas e bsicas que produziram a Segunda parte (PG. 33). 6. O Antigo Testamento a histria das experincias de comunho do povo de Israel com Deus, e a resposta progressiva de Deus fome espiritual dos homens (PG. 35). 7. Os dois Testamentos so complementos um do outro e o cristianismo no pode abandonar a primeira parte da sua Bblia sem grande prejuzo da f crist (PG.35).

Transcrio do Livro Teologia do Velho Testamento de Ralph Smith, PG. 68.

A DOUTRINA BBLICA DA REVELAO DE DEUS A Psicologia dos Hebreus (PG. 41-43)


1. Os hebreus, no perodo da sua histria, freqentemente sentiram-se cnscios da comunho direta com Deus, como aconteceu com Abrao, Isaque, Jac, os juizes, os salmistas e os profetas (41). 2. caracterstico dos escritores bblicos, que raramente apresentam argumentos para provar a sua comunho pessoal com Deus. No explicam como Deus pode ser conhecido. 3. O hebreu pensava que o esprito do homem podia ser invadido por algum esprito externo ou uma energia de fora. Portanto, a inspirao do ponto de vista do profeta, era a invaso do seu esprito (ruah - axUr) pelo Esprito (axUr) do Senhor. Os profetas freqentemente declaram que o Esprito do Senhor apoderou-se deles, e lhes deu entendimento e poder. O conceito que o profeta tinha da inspirao pelo Esprito do Senhor muito diferente do xtase do grego. O grego ficava extasiado quando a psyche (psiqu) deixava o seu corpo e vagava longe dele. 4. Apesar da falta do conhecimento da psicologia dos povos antigos por parte do homem moderno, sabemos que os elementos essenciais da revelao divina se expressaram segundo a psicologia hebraica. Toda revelao comea com Deus. A mo irresistvel de Deus descansava sobre o profeta. Na sua comunicao com o homem, Deus no fica limitado pela psicologia do homem moderno.

A Revelao de Deus nas Obras da Criao (PG. 43-44)


1. O Velho Testamento no faz distino especial entre a revelao geral ou natural, e a revelao direta aos escritores da Bblia (PG. 43). 2. No h no hebraico a palavra natureza, mas as obras do mundo fsico, segundo os escritores bblicos, dependem absolutamente de Deus, o seu Criador e Sustentador (PG. 44). 3. Como o controlador do mundo, Deus usa a natureza para revelar o seu poder, a sua sabedoria, a sua glria e a sua benignidade (Am 5.8; J 38; Is 40.12,26; Pv 8,9; Sl 104). (PG. 44). 4. Devido psicologia dos hebreus, difcil encontrar no Velho Testamento qualquer apoio do conceito moderno da revelao natural ou geral, no sentido de que o homem, sem qualquer orientao divina, capaz de descobrir, nas obras da natureza, provas satisfatrias da existncia de Deus (PG. 45).

Deus Se Revela Diretamente aos Escritores Bblicos (PG. 44-49)


1. Deus conhecido, segundo o Velho Testamento, no porque os homens nos seus esforos intelectuais o descobriram, mas somente porque o prprio Deus se revelou (PG.45). 2. O processo da revelao transcende os poderes racionais do homem. Essencialmente a revelao bblica a comunicao de conhecimento da Pessoal (Pessoalidade) de Deus. Ora, estas verdades a respeito da Pessoalidade, da vontade e dos planos de Deus que o homem no tem a capacidade de descobrir, mas uma vez comunicadas por Deus, no intercurso6 com homens idneos, concordam perfeitamente com o conhecimento racional da humanidade (PG.45). 3. Quando a revelao se refere s verdades comunicadas por Deus, estas se tornam elementos do conhecimento que mais enriquecem a vida humana. 4. Segundo o conceito bblico, o homem no recebe, no processo da revelao, doutrinas teolgicas acerca de Deus, mas recebe conhecimento pessoal do Senhor, da sua majestade, santidade e glria. Recebe tambm conhecimento da justia do Senhor, do seu propsito e da sua vontade para com o seu povo. A essncia da revelao bblica o intercurso de inteligncias (PG.46). 5. Deus se revela por suas atividades na vida e na histria do seu povo, escolhido para ser a sua possesso peculiar dentre todos os povos do mundo (x 19.4-6; 20.2). Pelas atividades constantes do Senhor, em favor de Israel, atravs de todas as vicissitudes da histria, ele revelou o seu hesed,7
6 7

Comunicao, trato, Relacionamento. Hesed. A palavra significa o amor firme, persistente, imutvel, no cumprimento das promessas do seu concerto com Israel, mesmo quando o povo falhava e se mostrava indigno. A palavra sempre acentua a fidelidade de Deus para com o seu concerto com Israel.

(Desex) o seu amor firme, fiel, constante e imutvel (PG.47). 6. Na orientao persistente de Israel, Deus levantou os seus mensageiros para interpretar a sua vontade e o seu propsito na escolha deste povo. Os profetas apresentavam ao povo as suas credenciais pela convico inabalvel de que eram portadores da palavra (dabar rfbfD)8 de Deus, e pela qualidade da mensagem que lhe transmitiam. O fato essencial da revelao a verdadeira atividade de deus na vida do povo atravs de seus agentes, os profetas. O mais alto conceito da religio fraternidade entre Deus e o homem, mas no pode haver fraternidade quando a comunicao se limita ao homem. Se Deus ficasse eternamente silencioso, a religio seria a mais triste de todas as decepes humanas, e esta experincia espiritual da personalidade humana seria a mais cruel iluso do universo irracional (PG.47). 7. Os escritores do Antigo Testamento no faziam uma distino formal entre a revelao geral e a revelao especial. Deus conhecido em parte por todas as suas operaes no mundo fsico e na conscincia do homem (PG.48).

A Revelao da Pessoa de Deus no Velho Testamento Incompleta


1. No h em qualquer parte do Antigo Testamento a mnima sugesto de que Deus tenha revelado aos profetas o conhecimento completo da sua Pessoa (ou pessoalidade). 2. Nenhum profeta, nem todos juntos puderam dar uma revelao exaustiva da Pessoalidade de Deus e dos mistrios de todos os seus propsitos. 3. Na linguagem, o carter pessoal de Senhor revela-se em seu Nome. No Antigo Testamento, o nome significa o que ns designamos por personalidade. Assim, na revelao do seu Nome a Moiss, Deus lhe comunicou conhecimento da sua Pessoa (x 3.11-15). Deus ento veio a ser notavelmente acessvel a Moiss. Falou com ele como qualquer fala com o seu amigo (x 33.11), e fez passar por diante dele toda a sua bondade (x 33.19). Na comunicao do seu Nome, Deus estabelece comunho pessoal com o seu povo (1Rs 1.29; Sl 9.9). x 3.11-15: 11 Moiss, porm, respondeu a Deus: Quem sou eu para apresentar-me ao fara e tirar os israelitas do Egito? 12 Deus afirmou: Eu estarei com voc. Esta a prova de que sou eu quem o envia: quando voc tirar o povo do Egito, vocs prestaro culto a Deus neste monte. 13 Moiss perguntou: Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser: O Deus dos seus antepassados me enviou a vocs, e eles me perguntarem: Qual o nome dele? Que lhes direi? 14 Disse Deus a Moiss: Eu Sou o que Sou. isto que voc dir aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocs. 15 Disse tambm Deus a Moiss: Diga aos israelitas: O SENHOR,9 o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abrao, o Deus de Isaque, o Deus de Jac, enviou-me a vocs. Esse o meu nome para sempre, nome pelo qual serei lembrado de gerao em gerao. 1Rs 1.29: O rei fez um juramento: Juro pelo nome do SENHOR (YHWH), o qual me livrou de todas as adversidades. 4. Ao passo que o Antigo Testamento reconhece claramente a impossibilidade de uma revelao perfeita de Deus ao entendimento limitado do homem, no concorda com o conceito filosficoteolgico de que Deus completamente outro. 5. Embora no seja possvel a comunicao completa da natureza do Senhor ao homem, a revelao concedida aos escritores do Antigo Testamento de Deus mesmo. real, verdadeira, necessria, aproveitvel para o homem, embora seja incompleta. Os israelitas entenderam, talvez melhor do que o homem moderno, a verdade da transcendncia de Deus, reconhecendo que no fsico, mas Esprito Pessoal, justo e benigno, e sempre coerente em falar e atuar de acordo com a sua natureza santa.

A Distino entre a Revelao e a Inspirao


1. Como se faz distino entre Teologia do Velho Testamento e a Histria da religio do povo de Israel, assim se faz distino tambm entre a revelao e a inspirao.
8

Dabar significa comunicao do Senhor, mensagem, mandamento, ordem ou promessa. O Logos do Novo Testamento relaciona-se com Dabar do Senhor. 9 YHWH. O termo assemelha-se expresso Eu Sou em hebraico.

2. A revelao obra exclusiva de Deus. a comunicao do conhecimento da sua Pessoa, de seus propsitos e da sua vontade ao homem incapaz de descobrir, pelos poderes do seu prprio intelecto, estas verdades divinas. o processo pelo qual Deus se faz conhecido ao homem. 3. A Inspirao o termo que descreve, no sentido bblico, a habilitao dos escritores que produziram os livros da Bblia. A Inspirao significa a atuao do Esprito de Deus no esprito de homens idneos, escolhidos para receberem e transmitirem as mensagens da revelao divina. 4. Quando reconhecemos que a inspirao no anulou a personalidade dos escritores bblicos, mas que fatores humanos e divinos operam juntos na produo dos livros do Velho Testamento, atravs de longos perodos histricos, no podemos deixar de reconhecer mudanas no ponto de vista dos escritores. 5. A finalidade ou o propsito de Deus na revelao mais do que o esclarecimento intelectual ou a instruo do povo em doutrinas teolgicas. Tem por fim o estabelecimento de uma relao pessoal entre Deus e os homens. Andarei entre vocs e serei o seu Deus, e vocs sero o meu povo (Lv 26.12). Deus revelou o seu amor (ahabah - hfbha))10 no concerto que fez com os patriarcas (Gn A 17.1-6), e mais tarde com Israel no Monte Sinai (x 19.4-6). Demonstrou o seu amor imutvel (hesed - Desex)11 nas atividades persistentes em favor de Israel atravs de sua histria, e especialmente em perodos de crise e calamidades. 12 Alguns profetas interpretaram o significado do concerto pela figura do casamento (Os 2.19; Jr 3.14). A frase a palavra de Deus descreve a orientao divina que Israel recebia constantemente por intermdio dos profetas. Todas as atividades divinas em favor de Israel so coerentes e harmoniosas no testemunho da fidelidade do Senhor no cumprimento fiel dos seus planos e das suas promessas em favor do povo escolhido. No obstante a desobedincia obstinada, e freqentes revoltas de Israel contra a palavra de Deus, o Senhor, pelos maravilhosos recursos do seu hesed (Desex), disciplinou e guiou o seu povo escolhido, segundo a sua justia divina, no desempenho da sua misso no mundo (x 19.6; Is 2.1-3; 49.6).

A Autoridade do Velho Testamento


1. Autoridade do Velho Testamento a autoridade da verdade, da verdade moral e religiosa que transcende a esfera cientfica. 2. A Lei Moral apresentada no Velho Testamento tacitamente aceita por todos os povos civilizados do mundo moderno. 3. A continuidade, a coerncia, a unidade e a harmonia de todas as partes dos ensinos fundamentais do Antigo Testamento, nas vrias pocas da histria, representam a orientao dos profetas por uma inteligncia superior. Ora, a verdade da revelao de Deus nas Escrituras Bblicas, como a verdade de proposies comuns, deve ser julgada pelo conjunto de todas as provas. 4. Seguindo este modo de julgar, o carter de Deus apresentado no Velho Testamento no pode ser explicado, seno de acordo com o prprio testemunho coerente, persistente e unnime de escritores que tiveram a firme convico de que tinham recebido do Senhor as suas mensagens.

ahabah. O substantivo descreve o amor do marido pela esposa (Gn 29.20). O amor de Deus por seu povo desiganado pela mesma palavra (Dt 7.8; 2Cr 2.11). A afeio de Jonas por Davi (1Sm 18.3; 20.17; 2Sm 1.26). 11 Hesed. A palavra significa o amor firme, persistente, imutvel, no cumprimento das promessas do seu concerto com Israel, mesmo quando o povo falhava e se mostrava indigno. A palavra sempre acentua a fidelidade de Deus para com o seu concerto com Israel. 12 Norman H. Snaith, The Distinctive Ideas of the Old Testament, Pg. 102. Maravilhoso como o amor de Deus para com o seu povo do concerto, a sua persistncia resoluta neste amor ainda mais extraordinria. A mais importante de todas as idias distintas do Velho Testamento esta persistncia resoluta e maravilhosa em continuar a amar a Israel errante, apesar de sua obstinao.

10

A DOUTRINA DO DEUS O CONHECIMENTO DE DEUS SEGUNDO O VELHO TESTAMENTO


1. Para os escritores do Velho Testamento no surgiram dvidas sobre a existncia de Deus. (PG.57). 2. No Antigo Testamento Deus se apresenta nas experincias religiosas dos homens, e no nas suas especulaes filosficas. (PG.58). 3. A premissa bsica de todos escritores da Bblia que Deus pode ser conhecido. Mas eles ensinam tambm como Deus pode ser conhecido, reconhecendo sempre que conhecido medida que se revela a si mesmo nas suas comunicaes aos homens. (PG.58). 4. O vocabulrio da revelao: 13 Essas passagens (Sl 103.7; Ex 6.3; Nm 12.6-8; Ez 20.5) usam as formas passivas ou reflexiva do verbo Yada ((adfy), conhecer, ra, ver, e a forma intensiva do verbo dabar rfbfD, falar. Todos esses verbos so palavras cognitivas. O hebraico no possui um substantivo que signifique revelao; possui o verbo gal hflfG, revelar. A raiz ocorre cerca de 180 vezes no Antigo Testamento. Ela contm dois conceitos bsicos: desvendar, revelar, e ir embora, ser aberto (Jr 32.11,14). Em alguns casos refere-se revelao do prprio Iav. usada em Gn 35.7 () em referncia ocasio em que Deus apareceu a Jac em Betel, quando este fugia de Esa. E edificou ali um altar e ao lugar chamou El Betel; porque ali Deus se lhe revelou (Ul:gin) [perf. Nifal] quando fugia da presena de seu irmo. A forma participial nifal de gl usada em Dt 29.29 () em referncia Tora como as [coisas] reveladas: As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, o nosso Deus, mas as reveladas (tol:gNh:w) pertencem a ns e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta ia lei. Esse versculo indica que algumas coisas so reveladas e eles eram responsveis por executalas, enquanto algumas eram secretas (no reveladas). Eles no tinham conhecimento delas. Eles no tinham responsabilidade por coisas no reveladas. Os versculos 21-27 de Dt 29 referem-se a uma poca em que Israel quebraria a aliana, cultuando outros deuses, e isso os levaria ao exlio. Eles tinham sido alertados que isso ocorreria se no obedecessem s palavras reveladas da lei. Peter Craigie disse que seria pretenso supor que essa revelao lhes dava conhecimento total de Deus. Talvez jamais seja possvel conhecer todas as coisas, as coisas encobertas, pois a mente humana restrita pelos limites de sua infinitude [...] e possvel conhecer a Deus de um modo profundo e vivo, por meio de sua graa, sem jamais ter captado ou compreendido as coisas encobertas. A palavra gl usada em referncia a uma poca em que Samuel no conhecia o Senhor. Porm Samuel ainda no conhecia o Senhor, e ainda no lhe tinha sido manifestada (helfGiy) [imperf. Nifal] a palavra do SENHOR (1Sm 3.7). Usa-se gl em 2Sm 7.27 quando Davi alegou que o Senhor dos Exrcitos descobriu seus ouvidos, revelando-lhe que Deus lhe construiria uma casa ou seja, uma dinastia. Isaas afirmou que Deus desvendou-se ou revelou-se aos ouvidos de Isaas, dizendo que o pecado que o profeta havia identificado no seria perdoado (Is 22.24). O termo gl usado para falar da revelao da palavra de Iav (1Sm 2.27), de sua glria (Is 40.5), de seu brao (Is 53.1), de sua salvao (Is 56.1), das coisas secretas Dt 29.29; Am 3.7) e do mistrio (Dn 2.19,22,28,29,30,47). O povo no Antigo Testamento cria que Deus havia se revelado muitas vezes, mas em modos, lugares e momentos escolhidos por ele. 5. O significado da revelao: 14 O Antigo Testamento fala com freqncia em conhecer (Yada) ou no conhecer Iav (compare Is 1.3; Jr 2.8; 4.22; 31.34; Os 2.20; 4.1,6; 5.3,4; 6.6; 13.4). O conhecimento no Antigo Testamento bem diferente de nosso entendimento do termo. Para ns, conhecimento implica compreender coisas
13 14

SMITH Ralph L. Teologia do Antigo Testamento. So Paulo: Vida Nova, 2001, p. 94-95. SMITH Ralph L. Op. Cit., p. 95-96.

pela razo, analisar e buscar relaes de causa e efeito. No Antigo Testamento, conhecimento significa comunho, familiaridade ntima com algum ou algo. Falando em Nome de Deus a Israel, Ams disse:
De todas as famlias da terra a vs somente conheci; portanto, todas as vossas injustias visitarei sobre vs. (Am 3.2, ARC)

Vriezen disse que o Antigo Testamento faz do conhecimento de Deus a primeira exigncia da vida, jamais explica o significado do termo. O propsito da revelao divina no declarado especificamente no Antigo Testamento. A revelao no se baseia em alguma necessidade de Deus. Deus no criou o mundo nem revela a si mesmo para ter algum que guarde o sbado, como diziam alguns rabinos antigos. O conhecimento de Deus mais que um mero conhecimento intelectual; diz respeito vida humana como um todo. essencialmente uma comunho com Deus e tambm f; um conhecimento do corao que exige o amor do homem (Dt 4); sua exigncia vital que o homem aja de acordo com a vontade de Deus e ande humildemente nos caminhos do Senhor (Mq 6.8). o reconhecimento de Deus como Deus, a rendio total a Deus como Senhor. Gerhard von Rad entende que o conhecimento de Deus significa compromisso, confiana, obedincia vontade divina. O conhecimento efetivo de Deus a nica coisa que coloca uma pessoa num relacionamento correto com os objetos de sua percepo. A f como comum crer hoje no obstrui o conhecimento; pelo contrrio, ela o libera. Assim, conhecer a Iav ser obediente a ele, ter um compromisso com ele. No conhecer a Deus significa rebelar-se contra ele, negar o compromisso com ele. Em Osias, o significado do termo conhecimento de Deus ampliado para incluir a moralidade do israelita como indivduo. O conhecimento de Deus pode ser identificado como a prtica da moralidade hebraica tradicional, integridade moral (Os 4.1,2). A expresso hebraica o conhecimento de Deus traz assim pelo menos trs conotaes: (1) o sentido intelectual, (2) o sentido emocional e (3) o sentido volitivo. O verbo conhecer (yada) refere-se basicamente ao que chamamos atividade intelectual, cognitiva; mas a psicologia hebraica no conhecia uma faculdade especfica que compreendesse o intelecto ou a razo. O hebraico no possui uma palavra que signifique crebro. A palavra mais comum usada em lugar de mente em hebraico corao, Lb (1 Sm 9.20; Is 46.8). 0 corao considerado sede do intelecto, bem como da vontade e das emoes. O hebraico antigo no supunha que as pessoas pensavam com a mente, sentiam com as emoes e tomavam decises com a vontade. Todas essas atividades eram desempenhadas pela pessoa como um todo. Conhecer a Deus significava ter um entendimento intelectual de quem ele era, ter um relacionamento pessoal e emocional com ele e ser obediente sua aliana e mandamentos. Um verdadeiro conhecimento de Deus sempre resultava numa conduta tica Jeremias disse ao perverso rei Jeoiaquim a respeito de seu pai justo: Acaso, teu pai no comeu, e bebeu, e no exercitou o juzo e a justia? Por isso, tudo lhe sucedeu bem. Julgou a causa do aflito e do necessitado; por isso, tudo lhe ia bem.. Porventura, no isso conhecer-me? diz o SENHOR. (Jr 22.15-16) No conhecer a Deus no Antigo Testamento no significa necessariamente ignorncia acerca de 10

Deus; s vezes significa falta de disposio para obedecer a ele. A sobrevalorizao da revelao Karl Barth e alguns outros telogos modernos sobrevalorizaram o papel da revelao na teologia ao negar todo e qualquer conhecimento de Deus nas pessoas, exceto pela revelao especial. Carl Braaten questionou a concepo de Barth, que fazia da revelao a idia dominante na teologia. Braaten disse: Se a ignorncia do homem posta-se no centro, o fato da revelao alivia essa sina; mas se a culpa do homem o problema, ento no a revelao, mas a reconciliao, o que deve tornar-se o centro teolgico. Barth negou todos os outros meios de revelao, exceto Jesus Cristo, por causa de sua convico de que Cristo singular e Cristo Braaten cria na singularidade de Cristo, mas disse: Distinguindo, porm, entre revelao e reconciliao, possvel sustentar tanto a dualidade da revelao como a singularidade de Cristo. Jesus o nico Salvador, no o nico revelador. A idia de revelao d a entender que algo previamente oculto desvendado. O evento de Cristo no o desvendar de algo que sempre existiu, mas que at ento permanecia oculto e encoberto em mistrio. Essa uma viso completamente platnica de revelao. A reconciliao no apenas revelada, como se estivesse ali, meramente oculta; ela realizada na histria, um evento nico algo absolutamente indito debaixo do sol [...] O ato de reconciliao provoca uma situao objetivamente nova, no s para o que cr, mas tambm para o cosmo. O mundo foi reconciliado com Deus em Cristo. Conhecer o Senhor significa ser reconciliado com ele. Ele faz isso por ns mediante a morte e a vida de seu Filho em nosso lugar (veja Rm 5.10-11; 2Co 5.15-21). 6. O conhecimento de Deus revelado aos homens justamente aquele que satisfaz sua fome da sua natureza espiritual. A palavra Yada ((adfy) significa conhecer pessoalmente (Gn 12.11: x 33.17; Dt 34.10); conhecer por experincia (Js 23.14); ganhar conhecimento (Sl 119.152); conhecer o carter de uma pessoa (2Sm 3.25); Ter relaes amistosas com algum (Gn 29.5; x 1.8; J 42.11); conhecer a Deus (x 5.2). A palavra descreve tambm p profundo conhecimento que Deus tem de pessoas (Os 5.3; J 11.11; 1Rs 8.30; 2Sm 7.30; Sl 1.6). O conhecimento de Deus resulta em adorao e obedincia inteligente sua vontade (Jz 2.10; 1Sm 2.12; Os 8.2; Sl 79.6). Segundo os profetas, o conhecimento de Deus o discernimento da natureza divina por parte do conhecedor que fica habilitado a reconhecer as verdadeiras manifestaes ou revelaes da natureza e da vontade do Senhor. (PG. 58,59). 7. no esforo prolongado de entender a nossa relao com Deus que chegamos a entender as nossas relaes com os outros (John Baillie). 8. A experincia de Isaas com Deus transformou a sua vida, e determinou o carter do seu servio na direo da histria do seu povo. 1 No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado, e a aba de sua veste enchia o templo. 5 Ento gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lbios impuros e vivo no meio de um povo de lbios impuros; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exrcitos! 6 Logo um dos serafins voou at mim trazendo uma brasa viva, que havia tirado do altar com uma tenaz. 7 Com ela tocou a minha boca e disse: Veja, isto tocou os seus lbios; por isso, a sua culpa ser removida, e o seu pecado ser perdoado (Is 6.1,5-7). 9. As Escrituras ensinam tambm que Deus no pode ser conhecido. Estas vrias declaraes contraditrias entendem-se como antinomias15. Apresentadas juntas, explicam-se facilmente (PG.59-61). 10. A Bblia no nos explica em que sentido Deus pode ou no ser visto; como pode ou no ser conhecido. Mas perfeitamente claro que os homens do Velho Testamento entenderam a
Do gr. Antinomia. Contradio entre duas leis ou princpios. Conflito entre duas asseres demonstradas ou refutadas, aparentemente com igual rigor.
15

11

impossibilidade de conhecer a Deus na glria da sua transcendncia. Porm o conhecimento da Pessoa de Deus, com o discernimento da parte do conhecedor que o habilita a reconhecer o Criador de todas as coisas, o Senhor dos cus e da terra. 11. Para os hebreus o conhecimento de Deus no era especulao sobre o Ser Eterno ou Princpio Transcendente, mas era o reconhecimento e o entendimento do Senhor, que atua sabiamente, com plano e propsitos, e exige obedincia aos seus mandamentos por causa da sua prpria natureza, como o Santo de Israel (Dt 11.2-7; Is 41.20). 12. dever principal do homem receber e desenvolver seu conhecimento de Deus. Sabe, pois, hoje, e reflete no teu corao, que o Senhor Deus em cima nos cus, e embaixo na terra; no h nenhum outro (Dt 4.39). Is 43.10,11: Vocs so minhas testemunhas, declara o Senhor, e meu servo, a quem escolhi, para que vocs saibam e creiam em mim e entendam que eu sou Deus. Antes de mim nenhum deus se formou, nem haver algum depois de mim. 11 Eu, eu mesmo, sou o Senhor, e alm de mim no h salvador algum. Os 6.6: Pois desejo misericrdia, e no sacrifcios; conhecimento de Deus em vez de holocaustos. 13. A finalidade da Bblia a de fazer Deus conhecido por suas atividades na histria e nas experincias que homens fiis tenham com ele. Pois o conhecimento mais importante de Deus, segundo a Bblia, esta comunho pessoal com ele. O intercurso pessoal com o Senhor resolveu para J as suas dvidas e os seus problemas, no porque Deus lhe tivesse oferecido uma explicao intelectual dos mistrios da sua providncia na vida dos justos, mas porque inspirou nele a confiana na bondade e na justia divina. J 42.5,6: Meus ouvidos j tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram. Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no p e na cinza. 14. O homem pode receber o conhecimento de Deus por vrios meios. Encontrar-se com Deus no exerccio da sua inteligncia, no estudo das maravilhas da natureza, na atividade direta de Deus na sua conscincia, na experincia da providncia de Deus, na profecia, no milagre e at nos sonhos e nas suas meditaes.

12

O Nome de Deus
SHEMOT = NOMES (do livro: SOBRE DEUS E O SEMPRE Nilton Bonder) {O livro de xodo relata a histria de Moiss e a sada do povo de Israel do Egito e intitula-se Shemot (Nomes) em hebraico. Tal ttulo deriva da segunda palavra contida em seu texto e que se inicia com Estes [so os] nomes. O ttulo captura o sentido literal de xodo que se inicia listando os nomes das famlias descendentes de Jacob e que saram da escravido do Egito. Em um sentido mais simblico, porm, este o livro no qual o Nome de Deus ser apresentado. Por nome devemos compreender a essncia, algo que expresse a individualidade daquilo que nomeamos. O xodo basicamente um livro que explicita, ou melhor, revela o Nome deste Deus que os patriarcas e matriarcas conheceram em sua realidade, mas que no sabiam nomear. No sab-lo denota um convvio sem compreenso ou uma dimenso intuitiva carente de conscincia acerca de Sua essncia. Muito provavelmente Abrao compreende este Deus como o Deus do futuro. Um Deus preocupado em lhe prover famlia e descendncia. O Deus que revela a Moiss faz questo de nomes. Moiss, porm, que primeiro se mostra interessado pela natureza de Deus ao perguntar seu nome diante da sara ardente. E Deus no lhe furta uma resposta como furtara anteriormente a Jacob: E disse Moiss a Deus: Eis que quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser o Deus de vossos pais enviou-me a vs, e diro para mim: Qual o seu nome? Que direi a eles?. E disse Deus a Moiss: Serei O Que Serei. E disse: Assim dirs aos filhos de Israel: Serei enviou-me a vs. (Ex 3.13,14) Esta a primeira referncia que Deus faz a seu nome como uma essncia expressa pelo tempo. Serei O Que Serei contm identidade porque aparece na primeira pessoa e contm temporalidade. Aparentemente um tempo futuro, mas mais do que um tempo futuro. Para isto teria bastado chamarse de Ehie Serei. H um esforo lingstico por determinar um verbo num tempo novo. deste tempo que Deus deseja falar como forma de se fazer compreender por sua criatura. Que tempo este? E por que Deus se definiria como uma expresso no tempo? Essa parece ser a grande revelao de xodo, uma revelao que ousa abordar a questo da prpria essncia do Criador. A centralidade da questo do Nome em xodo reaparece em outra passagem em que Deus tenta esclarecer Moiss acerca de sua natureza. E falou Deus a Moiss e disse-lhe: Eu sou YHWH. E apareci a Abrao, a Isaque e a Jac como Shadai; mas por meu nome, YHWH, a eles no fiz me saber. (Ex 6.3). O significado de a eles no me fiz saber denota maior amplitude a este novo Nome. Mais ainda, este Nome contm em si alguma informao que vai alm daquela conhecida pelos patriarcas. A eles Deus se revela como Shadai, como um Deus que parte da natureza. Agora, a Moiss, novamente o Nome de Deus se expressa pelo tempo. Da mesma forma que Serei O Que Serei se esfora para definir um tempo distinto, YHWH, o Tetragrama em forma de Nome-Revelao, tambm um empenho por definir algo novo. Qualquer pessoa familiarizada com a lngua hebraica sabe que YHWH est associado noo de tempo, uma vez que contm o radical do verbo existir ou do verbo SER. Como a lngua hebraica no declina o verbo ser no presente, YHWH parece ser uma mistura dos verbos ele ser, ele foi e ele somado ao gerndio do verbo SER. J outros preferem a leitura do Tetragrama como uma representao do tempo presente (YHWH) sendo precedido pela partcula Y, que lhe d um sentido futuro. Ou seja: Eu sou aquele que empurra o Presente na direo do Futuro. Nessa leitura, Deus se define como a prpria fora motriz do tempo. Mais do que se expressar como o tempo lembrando que o tempo designa forma e Deus se revelou nos Dez Mandamentos como ausente de forma ou irrepresentvel -, talvez haja aqui um esforo para tornar visvel ao humano algo que lhe interdito. Em resumo, o Tetragrama seria um cdigo do 13

tempo. Como algoritmo16 ou uma instruo sobre o tempo. Neste saber estaria o mapa ou o caminho (Tor) ao Criador. Como se empenhado em mediar entre o saber e a nossa ignorncia, o Criador talvez estivesse dizendo que o maior obstculo a Ele a noo limitada que temos do tempo. Sem ultrapassar nossa iluso do tempo, no podemos nos sensibilizar presena ou existncia do Criador. Basicamente Deus no h na realidade que concebemos no dia-a-dia. Esta seria a razo do esforo por estabelecer outros parmetros para leitura da realidade que permitam enxergar o que est para alm de nossa viso. Esta, em si, a Revelao. Nada mais contundente do que Um Criador que se revela alm de nossa realidade. No faam formas de Mim nem tentem desenhar perfis de Mim. Pois Eu sou aquele no tem forma. Aquele que est fora do tempo que vocs conhecem. Eu Sou a essncia daquilo que no h, mas perpassa a realidade de vocs a todo o momento. Minha atemporalidade a chave fundamental para que vocs conheam uma outra face da realidade. Na presena de algo que no se representa que vocs se maravilham e se atemorizam. Mgica e responsabilidade so produtos desta invisibilidade constante em nossas vidas. Louvar o Deus que no expressa a suprema sofisticao de quem tem f. O Nome YHWH - Iav indica uma eterna presena em um contexto de redeno, um Deus que cumpre as promessas da aliana feita com os antepassados na f. Porque Deus o EU SOU sempre presente, suas promessas de salvao so eternas}.

O Nome de Deus17 - hyh

re$ hyh

18

adonai) ou O Nome de Deus ({yiholE) {"$ shem Elohim). Faam-me um altar de terra e nele sacrifiquem-me os seus holocaustos e as suas ofertas de comunho, as suas ovelhas e os seus bois. Onde quer que eu faa celebrar o meu nome (yim$ te) Et shemi), virei a vocs e os abenoarei : (x 20.24). Refere-se freqentemente ao santurio, o lugar do culto, onde habita o Nome do Senhor (Dt 12.11). A bno sacerdotal mais do que uma prece a Deus em favor de Israel. um meio de comunicar ao povo o poder ou a influncia do Nome do Senhor (Nm 6.24-27). Assim poro o meu Nome (yim:$-te)) sobre os filhos de Israel, e eu os abenoarei. 3. Usa-se tambm O Nome de Iav para indicar o prprio Senhor. Em ti exultem os que amam o teu nome (;!em$) (Sl 5.11). Darei graas ao Senhor por sua justia; ao nome do Senhor (hfwh:y:

1. No mundo antigo o nome de uma pessoa usava-se no somente para distingui-la de outras pessoas, mas tambm para indicar ou descrever a sua prpria natureza. Quando um homem tinha uma nova experincia de significao especial ele recebia um novo nome. Assim Abro recebeu o novo nome Abrao, e Jac (suplantador) recebeu o nome de Israel (Prncipe de Deus). (PG.61). 2. Usa-se freqentemente no Velho Testamento a frase O Nome do Senhor (}Odf) {"$ shem

{"$ = SHEM YAHWEH) Altssimo cantarei louvores (Sl 7.17). Os que conhecem o teu nome (!em$) confiam em ti (Sl 9.10). O nome do Senhor (hfwh:y-{"$) uma torre forte; os justos :

correm para ela e esto seguros (Pv 18.10). 4. O Nome do Senhor associa-se tambm com o conceito da soberania e da glria de Deus. 5. propsito do Senhor, por amor do seu Nome, revelar-se a todas as naes do mundo como o nico e o verdadeiro Deus.

Mat. Processo de clculo, ou de resoluo de um grupo de problemas semelhantes, em que se estipulam, com generalidade e sem restries, regras formais para a obteno do resultado, ou da soluo do problema. Inform. Conjunto de regras e operaes bem definidas e ordenadas, destinadas soluo de um problema, ou de uma classe de problemas, em um nmero finito de etapas. 17 CRABTREE. A. R. TEOLOGIA DO VELHO TESTAMENTO. 2 ed. Rio de Janeiro, JUERP, 1977, p. 61-62. 18 CRABTREE. A. R. TEOLOGIA DO VELHO TESTAMENTO. 2 ed. Rio de Janeiro, JUERP, 1977, p. 68-71.

16

14

Os Nomes Particulares de Deus 19


1. O termo Nome refere-se principalmente natureza de Deus, ou para usar uma palavra moderna, personalidade de Deus, no sentido do conjunto de suas caractersticas ou atributos distintivos. 2. Os nomes Elohim e Iav (YAHWEH) so os mais usados pelos escritores bblicos. 3. Elohim ({yiholE)) o nome mais usado no Velho Testamento para expressar o conceito de divindade. Usa-se Elohim como o nome do Criador de todas as coisas. Quando se refere s relaes do Senhor com as naes, ou s suas relaes csmicas, usa-se em quase todas as partes do Velho Testamento o nome Elohim. 4. Mas quando se trata das relaes do Senhor com o povo de Israel, ou quando se refere s atividades do Senhor na histria deste povo do seu concerto, usa-se o nome Iav - hwhy (YAHWEH). 5. Entre os povos semticos o nome de antigidade remota de Deus EL. Segundo a opinio de muitos, a palavra deriva-se de uma raiz que significa ser forte, ser poderoso, ou talvez ligar, mas ainda no h certeza quanto a estas derivaes. Desde tempos remotos El e Elohim eram os nomes usados nas lnguas semticas para designar os espritos ou demnios que, na crena popular se associavam com objetos, tais como rvores, pedras e lugares. Em Gn 33.20 usa-se EL como o nome de Deus, bem como o nome do altar levantado por Jac. Ali edificou um altar e lhe chamou El Elohe Israel l")fr:&iy y"holE) l") (El, o Deus de Israel). 6. Iav - hwhy (YAHWEH) ocorre cerca de 6.700 vezes. 8. Iav - hwhy YAHWEH, no Elohim, era o nome do Deus a ser cultuado. Durante boa parte da histria do Antigo Testamento o nome Iav parece Ter sido usado livremente por todo e qualquer israelita. Mas no perodo ps-exlico o nome foi retirado do uso geral, provavelmente por temor do julgamento divino, caso o nome fosse pronunciado em vo. Na poca de Jesus o nome era usado s em certas ocasies no Templo, mas no mais nos cultos em sinagogas. Essa hesitao em pronunciar o nome reflete-se na maneira pela qual o nome aparece no texto massortico. Em geral ele aparece como quatro consoantes, YHWH, junto com as vogais da palavra ADONAI, criando uma combinao (Jeov) que nenhum israelita jamais pronunciava. Em Israel, no pr-exlio, provvel que o nome fosse pronunciado Iav ou Iav. 9. Palavra Jeov reflete a pronncia alem, uma vez que o J alemo usado em lugar do Y, e o W pronunciado V em alemo. A pronncia Jeov jamais foi usada pelos judeus. Eles liam e pronunciavam a palavra como adonay. Entretanto, quando a palavra aparece antes do tetragrama na Bblia Hebraica (310 vezes), as vogais da palavra elohim so usadas com as quatro consoantes, e a palavra pronunciada Elohim. 10. Ao revelar seu nome a Moiss e, por sua vez, a Israel, Deus escolhe ser descrito como o definvel, o distintivo, o indivduo. Desse modo a f israelita ope-se ao conceito abstrato de divindade e tambm contra uma base de existncia sem nome. Tanto os equvocos intelectualistas de Deus como os msticos so rejeitados. 11. Isso bem diferente da descrio abstrata de Deus dada por Paulo Tillich, como aquele que mistrio ltimo, a profundeza infinita, a base, o poder e a fonte de todo ser. Essa definio no chega perto do Definido, o Deus Vivo, o Salvador Vindouro do antigo Testamento. O nome Iav um nome pessoal, no abstrato. Baseado numa forma do verbo ser, relaciona-se de algum modo idia de existncia: passada, presente e futura. 12. Esse nico Deus definvel e distinto (Iav - hwhy YAHWEH) escolheu um homem (Abrao) e um povo (Israel) e firmou uma aliana especial com eles. Por meio deles Deus abenoaria todas as naes. 7. Elohim ({yiholE)) s ocorre 2.500 vezes.

19

CRABTREE. A. R. TEOLOGIA DO VELHO TESTAMENTO. 2 ed. Rio de Janeiro, JUERP, 1977, p. 62-63.

15

NOMES DE DEUS
NOMES
Iav IAHWEH Jeov Campos: 86

SENTIDO/SIGNIFICADO
O auto-existente. Alguns acham que ele destaca a natureza ontolgica de Deus: EU SOU O QUE SOU; outros crem que apresenta a fidelidade de Deus: Eu sou [ou serei] quem eu tenho sido, ou Eu serei quem eu serei. Esse nome o nome prprio e pessoal de Deus. O Senhor prover

REFERNCIAS BBLICAS
x 3.14,15; cf. Gn 12.8; 13.4; 26.25; x 6.3; 7; 20.2; 33.19; 34.5-7; Sl 68.4;76.1; Jr 31.31-34

YHWH

hyh
Iav Jireh Campos: 87 Iav Nissi Campos: 87 Iav Shalom Campos: 88 Iav Sabaoth

Gn 22.8-14 x 17.15 Jz 6.24 1Sm 1.3; 17.45; Sl 24.10; 46.7,11 x 31.13 Sl 23.1 Jr 23.6; 33.16 Jr.51.56 Ez 7.9 Ez 48.35 x 15.26 x 4.10-12; Js 7.8-11 Campos: 84,85 Gn 1.1,26,27; 3.5; 31.13; Dt 5.9; 6.4; Sl 5.7; 86.15; 100.3 Gn 14.18, 20; Nm 24.16; Is 14.13,14; Sl 82.6 Gn 16.13 Gn 17.1-20 Gn 21.33; Is 40.28 Gn 33.20

;he)fry hfwh:y "


O Senhor minha bandeira

yiSin hfwh:y
O Senhor paz

{Olf$ hfwh:y
O Senhor dos Exrcitos

tO)fb:c hfwh:y
Iav Macadeshm O Senhor o vosso Santificador Campos: 87 ;{ek:$iDaq:m hfwh:y = $dq hwhy Iav Raah (Rohi) Campos: 87 Iav Tsidknu Campos: 88 Iav el Gemolah Iav Nakeh O Senhor meu pastor = yi(or

hfwh:y

h(r hwhy
O Senhor nossa justia

wnqdc hwhy
;heKam hfwh:y

hfqfd:cU hfwh:y

O Senhor o Deus da retribuio O Senhor que fere O Senhor que est presente/ou est ali

hkn hwhy
Iav Sham Iav Raf Adonai

hfMf$ ;hfwh:y

O Senhor que sara = !e):por

hfwh:y

}Odf)

Elohim

{yiholE)
El Elion

;}Oy:l( l") e
El Roi El Shadai

Senhor, Mestre; o nome de Deus usado em lugar de Iav quando o nome prprio de Deus passou a ser considerado muito sagrado para ser pronunciado Poderoso; termo plural aplicado a Deus, que geralmente se refere sua majestade ou sua plenitude. Campos: 81 Altssimo (literalmente, o poderoso mais forte). usado com referncia aos seus monarcas. Campos: 82 O Poderoso que v = yi)or l") Deus Todo-Poderoso ou Deus Todo-Suficiente Deus Eterno ou Deus da Eternidade

yaDa$ l")
El Olam Campos: 83 El Elohe Israel

Gn 21.33:;{flO( l") hfwh:y

Is 40.28: hfwh:y {flO( y"holE)

Deus, o Deus de Israel = l")fr:&iy

y"holE) l")

Era tanto o Parente Remidor como tambm o Parente Is 44.6; 48.17; 59.20; Rt Goel l")oG 3.6-9; Remidor/Redentor Vingador (Nm 35.12-19; Lv 25)

16

O Nome Especial de Deus Iav 20


1. O nome especial de Deus Iav IAHWEH21 hwhy. Baseando-se na associao de Iav com troves e relmpagos (Ex 19.16; 20.18; 1Rs 18.38; J 37.5; Am 1.2; Sl 18.14), alguns julgam que ele era o deus do firmamento. Convm notar, porm, que estes trechos descritivos podem ser poticos ou figurativos. Os inimigos de Israel pensaram que os seus deuses eram deuses dos montes (1Rs 20.23). Mas Iav manifestava-se tambm no fogo, na sara (Ex 3.2) e na coluna guiadora de nuvem e de fogo (x 13.21). Falou com Elias, no no vento poderoso, nem no terremoto, nem no fogo, mas na voz mansa e delicada (1Rs 19.12). 2. Eruditos modernos levantam dvidas sobre a origem e o significado do nome, segundo Ex 3.14, onde o escritor liga o nome com o verbo hebraico hava (hfwfh),22 ser ou haver. O substantivo Jeveh, formado da primeira pessoa do singular do imperfeito do verbo ser, significa Eu Sou. Assim o Senhor disse a Moiss: Eu sou o que sou. claro que os israelitas no puderam usar esta forma do nome, derivado da primeira pessoa do verbo. Ento disse Deus a Moiss: Assim dirs aos filhos de Israel: Javeh hfwh:y (Iav) Deus de vossos pais, o Deus de Abrao, o Deus de Isaque e o Deus de Jac, me enviou a vs; este o nome eternamente, e este meu memorial de gerao em gerao (Ex 3.15). (PG.64). 3. Todos os estudantes do assunto reconhecem agora que Jeov no pode ser a pronncia certa do tetragrama IHVH. A palavra Jeov resultou no uso das vogais de Adonai - }Odf) (Senhor) com as quatro consoantes do nome sagrado, e foi introduzida no tempo da reforma, cerca de 1520. No se sabe como foi pronunciado antes do tempo, quando os israelitas, por reverncia, deixaram de mencionar o Nome Inefvel. A opinio de que era pronunciado Yahweh (Iav ou Iav em portugus) prevaleceu, e este o termo geralmente usado pelos telogos modernos. (PG.64). 4. tO)fb:c hfwh:y - Iav Sabaoth, ou Iav Elohe Sabaoth, o Senhor dos Exrcitos, um ttulo especial de Iav. A teoria, ou a interpretao, provavelmente errada, que Sabaoth refere-se aos exrcitos militares de Israel. Esta interpretao baseia-se nas referncias em 1Sm 4.4; 17.45; 2Sm 6.2. Mas a nica passagem que d esta interpretao definitiva 1Sm 17.45. 5. Quando os israelitas deixaram de pronunciar o nome indizvel IHVH, eles o substituram pelo nome Adonai, Senhor. A Septuaginta traduziu as quatro letras msticas com as vogais de Adonai por Krios. E quase todas as modernas da Bblia, nas muitas lnguas, traduzem o nome do Deus de Israel pelo termo que significa Senhor. (PG.65).

O nome denota essncia23


O conhecimento de Deus no Antigo Testamento brota no s da histria, palavra, criao e teofania, mas tambm da revelao do nome Iav. Concorda-se em geral que entre povos primitivos e em todo o antigo Oriente, o nome denota a essncia de algo: chamar algo pelo nome conhec-lo e, por conseguinte, possuir poder sobre ele. Os israelitas no eram exceo a essa regra geral entre os povos primitivos. Eles supunham que a essncia total da pessoa concentrava-se em seu nome. O nome estava relacionado natureza do carter da pessoa. O nome de Eva, vida, ligava-a ao homem (Gn 2.18-23). Esa disse que as aes de Jac refletiam seu nome (Gn 27.36). Nabal era como seu nome, um tolo (lSm 25.25). Von Rad e Jacob argumentaram que o nome de um deus no mundo antigo encerrava poder e podia ser ou perigoso ou beneficente. Era, assim, importante conhecer o nome do Deus. A invocao do nome

CRABTREE. A. R. TEOLOGIA DO VELHO TESTAMENTO. 2 ed. Rio de Janeiro, JUERP, 1977, p. 63-65. Para um estudo profundo do Nome de Deus ver o Dic. Int. de Teologia do Velho Testamento (484a, b), PG. 345-349. 22 Em todas as formas desta palavra tenho usado a letra v, ao invs de y, como a transliterao do hebraico yodh, seguindo o espanhol e o portugus. 23 (transcrio do livro Teologia do Velho Testamento de Ralph Smith, PG. 111-116)
21

20

17

No Antigo Testamento, era necessrio invocar o nome de Iav para aproximar-se dele. A primeira palavra de muitas das oraes nos salmos uma invocao, Iav (3.1; 6.1; 7.1; 8.1; 12.1). Entretanto, em algumas oraes, Elohim, Deus, usado em seu lugar. A doxologia de Davi comea com a palavra Iav (1Cr 29.10-11). A invocao do nome era ainda importante na poca do Novo Testamento. Jesus ensinou seus discpulos a comear assim suas oraes: Pai nosso [...] santificado seja o teu nome (Mt 6.9). Quando Deus tomou a iniciativa de revelar-se, comeou pronunciando o prprio nome: Eu sou Iav (Gn 35.11; x 6.2; 20.1; 34.5-6). Mas a revelao do nome no tornou Iav acessvel e familiar. Israel considerava o nome de Iav santo e insistia que ele no devia ser profanado (Lv 22.2, 32; S1 103.1; 105.3; 111.9; 145.21; Ez 20.39; 36.20-23; 39.7; 43.7; Am 2.7). O nome de Iav substitua o prprio Deus, representando toda sua presena santa. A invocao do nome era parte importante do culto. Se Iav no tivesse revelado seu nome, o adorador no poderia invoc-lo e no haveria culto. Childs reconheceu que a ligao entre o nome e o culto vlida. Mas quando Deus deu seu nome a Moiss (x 3.14), a questo era mais de relacionar o chamado de Moiss ao nome pela autoridade de Deus que pelo culto. O significado e a importncia do nome do Deus de Israel O nome Iav parece vir de uma forma imperfeita do verbo hebraico hay (hfwh), ser ou f tornar-se. Albright argumentou que o nome vem da forma hifil (causativa) do verbo, de modo que significa aquele que causa a existncia e, portanto, o criador. Muitos dos alunos de Albright apresentam propostas semelhantes. David Noel Freedman entende que o tetragrama YHWH deve ser traduzido ele cria. Frank Cross pensava que Iav era originariamente um nome cultual de El. A frase cultual El que cria tornou-se mais tarde Iav, o criador. Philip Hyatt afirmou que em lugar de ver Iav como uma divindade originariamente criadora, devia-se entend-lo como a divindade padroeira de um dos ancestrais de Moiss. Seu nome poderia ter significado ele causa a existncia (do ancestral) ou ele sustenta (o ancestral). William Brownlee, especialista no material de Qumran, entende com base no uso que o Manual de Disciplina faz de 1 Samuel 2.3 e em outros indcios que o significado de Iav deve ser aquele que faz acontecer. Brownlee disse que esse nome combina com o anncio de que Iav livraria os hebreus da escravido. A situao deles parecia desesperadora. O que eles precisavam era a garantia de que o Deus deles, Iav, podia fazer as coisas acontecerem e cumprir as promessas que lhes havia feito por intermdio de Moiss. A idia de que Iav significa o criador pode ser questionada seriamente porque se baseia na pressuposio de que o nome Iav vem da forma hifil (causativa) do verbo ser. A forma hifil desse verbo jamais ocorre no Antigo Testamento. Tanto Jacob como Von Rad criam que o significado bsico de Iav presena, estarei convosco (x 3.12; cf. Gn 28.20; Js 3.7; Jz 6.12). Terrien disse: Ao vacilante Moiss, Iav primeiro deu segurana ao afirmar: Estarei contigo. Pela revelao de seu nome, Iav, Eu sou ou Eu serei, Deus estava prometendo sua presena a Moiss. Deus estaria com ele. Na Grande Comisso, Jesus prometeu estar com os discpulos sempre, at o fim dos tempos (Mt 28.20). Deus estava se revelando quando deu seu nome a Moiss? Ou estava sendo evasivo, recusandose a dar uma resposta a Moiss, quando disse: EU SOU O QUE SOU (x 3.14)? Deus recusou-se a dar o nome a Jac (Gn 32.30) e a Mano (Jz 13.17-18). A. M. Dubarle concluiu que Deus recusa-se a revelar o nome a Moiss em xodo 3.14 porque isso comprometeria sua liberdade de ser Deus. Dubarle entendia que Deus estava dizendo: Meu nome no lhe diz respeito. Ludwig Khler tambm interpretou xodo 3.14 como uma resposta evasiva pergunta. Deus o Deus absconditus.24 Alguma ambivalncia aparece no texto, mas o propsito principal revelar o que Deus far, e
O Deus abscndito. Embora o Antigo Testamento reconhea que, em certo sentido, todo o mundo est ciente do divino ou do sagrado, ele se refere com freqncia ao Deus abscndito. J cria em Deus, mas no conseguia encontr-lo (transcrio do Livro: Teologia do Velho Testamento de Ralph Smith, PG. 98.
24

18

no a essncia de seu ser. Assim, embora Iav tenha revelado seu nome a Moiss e a Israel e se tenha permitido ser invocado por eles, ou se entregado em compromisso e confiana s a Israel, ele ainda manteve sua liberdade. Zimmerli disse que a liberdade de Iav significa que ele jamais um simples objeto. Ainda que se tenha revelado liberalmente, ele deu o Terceiro Mandamento do Declogo para proteger essa liberdade contra abusos religiosos. A origem do nome O nome Iav mais antigo que Moiss? Iav aparece como nome de Deus a partir do segundo captulo de Gnesis. Entretanto, xodo 6.3 diz: Apareci a Abrao, a Isaque e a Jac como Deus TodoPoderoso; mas pelo meu nome, O SENHOR [Iav], no lhes fui conhecido. Por indcios bblicos e extrabblicos, provvel que o nome divino Iav existisse fora de Israel antes de Moiss; mas ainda no temos prova conclusiva disso. O elemento Jo em Joquebede, nome da me de Moiss, d a entender um uso bblico de Ja (Yah) antes de Moiss. A respeito de indcios extrabblicos, PG. D. Miller disse: O nome Iav em si agora amplamente confirmado em inscries na Judia (mais de trinta casos) e no h referncias a outras divindades. Childs disse que devemos reconhecer os cognatos do nome divino encontrados no antigo Oriente Prximo e at contar com uma longa pr-histria do nome antes de sua entrada em Israel, mas o autor permaneceu aberto possibilidade de Israel ter atribudo um significado totalmente novo ao nome. Walter Harrelson admitia que o aparecimento da crena em Deus sob o nome pessoal Iav anterior ao perodo mosaico. W. H. Schmidt chegou a dizer: O nome Iav no se restringe a Israel e, alm disso, anterior ao Antigo Testamento, ou seja, bem possvel que no seja israelita de origem. R. W. L. Moberly alegou recentemente com veemncia que o nome Iav foi primeiro revelado a Moiss e que empregos anteriores em Gnesis so anacronismos. Podemos concluir apenas que a questo da origem do nome Iav ainda no tem resposta. O nome de Deus e sua presena Deuteronmio fala com freqncia de fazer o nome de Deus habitar ou morar em certo lugar (Dt 12.5,11). Obviamente, Israel no podia contar demais com a presena de Deus na adorao. S Deus podia garantir sua presena. O nome de Iav representa sua presena, poder e autoridade. Talvez esse seja o motivo pelo qual o nome Iav ocorre com tanta freqncia (cerca de 6.700 vezes) no Antigo Testamento, enquanto Elohim s ocorre 2.500 vezes. Iav, no Elohim, era o nome do Deus a ser cultuado. Durante boa parte da histria do Antigo Testamento o nome Iav parece ter sido usado livremente por todo e qualquer israelita. Mas no perodo ps-exlico o nome foi retirado do uso geral, provavelmente por temor do julgamento divino, caso o nome fosse pronunciado em vo. Na poca de Jesus o nome era usado s em certas ocasies no Templo, mas no mais nos cultos em sinagogas. Essa hesitao em pronunciar o nome reflete-se na maneira pela qual o nome aparece no texto massortico. Em geral ele aparece como quatro consoantes, YHWH, junto com as vogais da palavra adonay, criando uma combinao (Jeov) que nenhum israelita jamais pronunciava. Em Israel, no pr-exlio, provvel que o nome fosse pronunciado Iav. A palavra Jeov reflete a pronncia alem, uma vez que o J alemo usado em lugar do Y, e o W pronunciado V em alemo. A pronncia de Jeov jamais foi usada pelos judeus. Eles liam e pronunciavam a palavra como adonay. Entretanto, quando a palavra aparece antes do tetragrama na Bblia Hebraica (310 vezes), as vogais da palavra elohim so usadas com as quatro consoantes, e a palavra pronunciada Elohim. Resumo Iav era o nome especial de Israel para seu Deus. Ao revelar seu nome a Moiss e, por sua vez, a Israel, Deus escolhe ser descrito como o definvel, o distintivo, o indivduo. Desse modo a f israelita 19

ope-se ao conceito abstrato de divindade e tambm contra uma base de existncia sem nome. Tanto os equvocos intelectualistas de Deus como os msticos so rejeitados. Isso bem diferente da descrio abstrata de Deus dada por Paulo Tillich, como aquele que o mistrio ltimo, a profundeza infinita, a base, o poder e a fonte de todo ser. Essa definio no chega perto do Definido, o Deus Vivo, o Salvador Vindouro do Antigo Testamento. O nome Iav um nome pessoal, no abstrato. Baseado numa forma do verbo ser, relaciona-se de algum modo idia de existncia: passada, presente e futura. Ele est ligado ao passado no que diz respeito a Moiss. Iav o mesmo nome do Deus dos pais Abrao, Isaque e Jac (Ex 3.16). Ele tambm o Deus do futuro: Este o meu nome eternamente, e assim serei lembrado de gerao em gerao (Ex 3.15b). O nome tambm possui urna dimenso escatolgica no Antigo Testamento. Pode haver uma ligao entre o nome Iav e a origem da escatologia, pois um Deus que se define como eu sou no descansa at que esse ser e essa presena sejam concretizados em sua perfeio. O profeta do exlio podia referir-se a Iav como O primeiro e o ltimo Criador, Senhor da histria e nico Salvador (Is 41.4; 43.10; 44.6; 48.12-13; 49.6, 26; cf. Ap 22.13). Pelos atos poderosos de Iav na histria, o fara, os egpcios, as naes e Israel saberiam que Iav era Deus (Eu sou Iav Ex 7.5; 8.10, 22; 9.1 10.2; Ez 20.26, 38; 24.24, 27; 34.27; 35.9, 15; 36.11, 23, 38; 38.23; 39.6, 28). Esse nico Deus definvel e distinto Iav escolheu um homem (Abrao) e um povo (Israel) e firmou urna aliana especial com eles. Por meio deles Deus abenoaria todas as naes.

O Esprito de Deus 25
A palavra ruah axUr (vento, esprito) empregada no Velho Testamento de tantas maneiras que difcil analisar os seus vrios sentidos. Aqui a discusso limitada principalmente ao estudo do Esprito de Deus (PG. 65). O texto a seguir transcrio do livro: A F do Antigo Testamento de Werner H. Schmidt (PG. 175-177) da Editora Sinodal: 1. Esprito de Iav sobrevm a uma pessoa que, diante da ameaa inimiga, vocacionada para ser um lder carismtico e trazer a salvao (Jz 3.10; 6.34; 11.29; 1Sm 11.6). Evidentemente se trata de um acontecimento relacionado a uma determinada situao e restrita mesma. Por isso o Esprito dificilmente experimentado como uma fora que repousa de forma permanente sobre aquele que chamado; pelo contrrio, ele o impele somente respectiva ao (cf. a respeito das faanhas de Sanso, Jz 13.25; 14.6,19; 15.14). Diz-se expressamente, por primeiro, de Davi que o Esprito de Iav atuou nele daquele dia em diante (1Sm 16.13; cf. 2Sm 23.2; tambm Is 11.2), mesmo que no se diga que o Esprito novamente se retirou dele (como se diz de Saul, 1 Sm 16.14). Assim, o ser do Esprito no preponderantemente um existir, mas um tornar-se ativo; ele poder medida que se torna poderoso. Ele movimento que pe em movimento. O Esprito o que faz do heri um heri e do profeta um profeta. 2. Do mesmo modo como o Esprito desce sobre aqueles juzes, assim ele tambm toma os primeiros profetas, deixando grupos em xtase, arrebatamento e delrio (1 Sm 10.6ss.; 19.20ss.; cf. sobre o esprito de Moiss Nm 11.16s.,24ss.). A condio transfervel: Tu sers mudado em outro homem (1 Sm 10.6 acerca de Saul). Teria Israel conhecido esta manifestao do Esprito somente na terra de cultivo? Seria o fenmeno da profecia exttica de origem canania um fenmeno que primeiro teve que ser permeado pela f em Iav? Contudo, ele atribudo ao Esprito de Iav (10.6 em comparao com Esprito de Deus em 10.10 e outras). Logo ele experimentado tambm como poder que concede a palavra compreensvel e transmissvel (Nm 24.2ss.; 2 Sm 23.2; 1 Rs 22.24). O Esprito
25

CRABTREE. A. R. TEOLOGIA DO VELHO TESTAMENTO. 2 ed. Rio de Janeiro, JUERP, 1977, p. 65-68.

20

no realiza, com isso, nenhuma unidade mstica entre Deus e ser humano, mas ele experimentado de modo diferente pelas pessoas precisamente pelo modo como ele as acomete e dota. Talvez em algumas afirmaes ainda ecoem idias naturalistas sobre um poder impessoal do Esprito. Mas decisivo que o dom do Esprito uma maneira atravs da qual Deus se torna ativo entre as pessoas no mundo no mais de forma "direta", mas indireta. O Esprito pode criar o bem e o mal (1Sm 16.13s.; 1Rs 22.21). Contudo, digno de nota que os profetas literrios dos sculos 7 e 8 no se reportam ao Esprito, se bem que Osias (9.7) seja censurado: O homem de esprito um louco (cf. 2 Rs 9.11; Jr 29.26; tambm Mc 3.30; Jo 10.20). E possvel que eles evitem aproximar-se demais da profecia exttica (cf. Ez 13.3); em todo caso, eles experimentaram o poder e a revelao de Deus na palavra. Uma exceo constitui Ezequiel, que retomando o antigo profetismo (1 Rs 18.12,46; 2 Rs 2.9,15s. e outras) testemunha ser possudo pelo Esprito: O Esprito me levantou e me levou (Ez 3.14; cf. 3.12; 8.3; 11.1,5,24; 37.1 e outras). Assim, no perodo exlico e ps-exlico, o poder pleno dos profetas novamente pode ser entendido como atividade do Esprito: O Esprito do Senhor Iav est sobre mim [...] Ele me enviou para pregar boas novas aos pobres (Is 61.1; cf. 42.1; Zc 7.12; 2 Cr 15.1; 24.20). Visto que somente indivduos tornam-se capazes de receber a inspirao proftica, Moiss expressa, segundo Nm 11.29,0 desejo: Oxal todo o povo de Iav fosse profeta, que Iav lhes desse o seu Esprito! Este desejo se realiza na promessa: Depois disso, derramarei o meu Esprito sobre toda carne. Vossos filhos e vossas filhas profetizaro, vossos velhos sonharo, e vossos jovens tero vises. At sobre os servos e as servas derramarei o meu Esprito naqueles dias (Jl 3.1s. ou 2.28s.; Cf. Ez 39.29; Is 32.15ss.; 44.3 e outras). Essa esperana futura no conhece mais indivduos privilegiados (Hans Walter Wolff, sobre a passagem); desigualdades existentes no presente sero abolidas. Atravs do derramamento do Esprito, cada pessoa, sem distino de gnero, idade e posio social (cf. Jr 31.34: dos menores aos maiores) encontrar-se- diante de Deus sem intermedirios. 3. Quo pouco o Esprito entendido a partir do antagonismo entre esprito e corpo ou natureza, quo pouco ele um princpio superior ou autoconscincia, mostra-se na dimenso do significado do termo (ruah). O termo significa expirar, soprar (originalmente onomatopico?). Explicar-se-ia, assim, a transio do significado para flego, vento, tempestade, de um lado, e para esprito e sentido, de outro lado. A variedade de significados parte de uma atividade ou movimento e consegue, com isso, unir o fsico e o psquico, o corporal e o anmico, o material e o espiritual. Como, aqui, interior e exterior, ser e agir, so concebidos como uma unidade, assim, no acontecimento do Esprito, o ser de Deus entendido como um agir. 4. Se verdade que o Esprito pode realizar o extraordinrio, milagroso, ento tambm pode realizar a vida natural em suas manifestaes cotidianas. A essncia do Esprito , ento, estabilidade; no uma atividade nica e singular, mas uma ao continua. A base destas afirmaes est uma idia completamente diferente, que em sua origem dificilmente est relacionada com a experincia do Esprito que distingue certas pessoas de outras. Paralelos do Antigo Oriente falam do flego de vida; de modo semelhante, no AT, o Esprito a fora doadora e renovadora da vida. O Deus dos espritos de toda carne (Nm 16.22; 27.16) concede ao povo na terra o flego e o esprito aos que nela andam (Is 42.5). Retir-los significa morte: Se ocultas o teu rosto, eles se perturbam; se lhes tiras o Esprito, morrem e voltam ao p. Se envias o teu Esprito, eles so criados (Sl 104.29s.; cf. 33.6; 146.4; Gn 2.7; 6.3; Ec 12.7). O Esprito me fez e o sopro do Todo-Poderoso me d 21

vida (J 33.4; ef. 34.14s.; Ez 37.9ss.; Zc 12.1). Tambm sobre o esprito, como fora de vida, a pessoa no pode dispor; ele justamente a faz experimentar sua dependncia. A pessoa no tem o que lhe proporciona vida. Deste modo, ela no pode dispor justamente daquilo que constitui a sua vida. s vezes, esprito contraposto a carne para caracterizar a diferena entre Deus e ser humano como sendo uma diferena entre poder e impotncia (Is 31.3; cf. 40.6s.; Gn 6.3); tambm esprito e poder podem ser contrapostos (Zc 4.6). Embora o AT no afirme que Deus seja esprito (cf. Is 40.13), Esprito de Deus pode ser sinnimo da presena de Deus (Sl 139.7 e outras). dolos no tm flego, esprito e fora vital (Jr 10.14). 5. Por fim, na esperana proftica, o dom nico do Esprito pode se tornar um bem permanente, que no se perde. Ele ser concedido a certos indivduos ao Messias (Is 11), ao Servo de Deus (Is 42) bem como a todos: o novo corao e o novo esprito, atravs de uma profunda mudana interior da pessoa, inauguram um novo futuro (Ez 36.26s.; cf. 11.19; 18.3). A pessoa que ora o Sl 51 (v. 1 2s.; cf. 143.10) retoma a promessa de uma pessoa no mais afastada de Deus, mas dedicada a ele. Ela combina o conhecimento da profundeza do pecado com o pedido por renovao que abrange o pensar, o querer e a fora para agir: Cria em mim, Deus, um corao puro, e renova dentro em mim um esprito inabalvel! Nesta orao encontra-se tambm a expresso Esprito Santo, muito rara no AT (somente atestada ainda em Is 63.10s.): No retires de mim o teu Santo Esprito! Como quer que o Esprito seja entendido como um acontecimento pontual ou constante, particular ou geral , em cada caso ele que capacita para algo, ele que possibilita a realizao.

Atividades do Esprito 26
1. O Velho Testamento no trata de causas secundrias. Em todas as suas atividades, Deus atua diretamente e no por intermdio de causas secundrias. At as atividades de seus agentes humanos so reconhecidascomo a atuao do prprio Senhor. Deus especialmente ativo nas foras histricas e nas atividades humanas que operam em favor do seu reino na terra. O Esprito opera de uma maneira excepcional na vida e na obra do seu Ungido. 2. O Esprito do Senhor o prprio Senhor em atividade. 3. No, h, porm, no Velho Testamento, o desenvolvimento do conceito da personalidade distintiva do Esprito Senhor. 4. A doutrina do Esprito Santo, como a 3 Pessoa da trindade, um desenvolvimento no Novo Testamento, de acordo com a experincia crist. Tem as suas razes nas experincias religiosas do povo de Israel, sem ser assim entendida pelos escritores do Velho Testamento. 5. Textos do V. T. que falam do Esprito de Deus como personalidade: Ag 2.5; Zc 4.6; Is 48.16.

A ESSNCIA E OS ATRIBUTOS NATURAIS DE DEUS 27 A Essncia de Deus


1. No encontramos no Antigo Testamento qualquer declarao que defina a essncia do Senhor. Mas o Novo Testamento ensina diretamente que Deus Esprito. A declarao de Jesus: Deus
26
27

CRABTREE. A. R. TEOLOGIA DO VELHO TESTAMENTO. 2 ed. Rio de Janeiro, JUERP, 1977, p. 68-71. CRABTREE. A. R. TEOLOGIA DO VELHO TESTAMENTO. 2 ed. Rio de Janeiro, JUERP, 1977, p. 75-97.

22

2. 3.

4.

5.

Esprito, e importa que os que o adoram o adorem em esprito e em verdade, concorda perfeitamente com o pensamento dos profetas do Velho Testamento. A espiritualidade de Deus subentendida, verdade bsica, em toda as experincias religiosas dos hebreus com ele (Is 31.3). Em x 20.4 proibida a representao do Senhor por qualquer imagem material. O piedoso salmista, descrevendo a sua experincia espiritual com Deus, declara: Para onde poderia eu escapar do teu Esprito? Para onde poderia fugir da tua presena? Se eu subir aos cus, l ests; se eu fizer a minha cama no Sheol, tambm l ests. Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mo direita me guiar e me suster. (Sl 139.7-10). Assim a presena do Esprito de Deus a presena dele mesmo. Tudo que Deus , e tudo que possa significar para o homem representado pelo ministrio do seu Esprito que vida e poder. o Esprito de Deus, operando no esprito do homem piedoso do Velho Testamento, como no esprito do crente do Novo Testamento, que produz a vida de justia, retido, felicidade, e paz. Qualquer conhecimento que o hebreu tenha recebido dos atributos de Deus foi-lhe comunicado diretamente no intercurso do seu esprito com o Esprito Supremo, o Senhor Deus de Israel. O Cria em mim um corao puro, Deus, e renova dentro de mim um esprito estvel. No me expulses da tua presena, nem tires de mim o teu Santo Esprito. Devolve-me a alegria da tua salvao e sustenta-me com um esprito pronto a obedecer. Ento ensinarei os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem para ti (Sl 51.10-13).

O Deus Vivo
1. Deus vida e a fonte ltima de toda a vida. O Deus Espiritual da Bblia apresenta-se como Deus Vivo (PG. 76). 2. Nos ensinos religiosos dirigidos ao povo de Israel, em todas as grandes pocas da sua histria, desde Moiss at Malaquias, os profetas falaram no Senhor de Israel como o Deus Vivo (PG. 76). 3. Deus tem caractersticas semelhantes aos nossos, mas so infinitamente superiores. um instinto verdadeiro no homem que atribui a Deus as caractersticas da personalidade, pois na sua natureza pessoal que o homem leva a imagem divina (PG. 76). 4. A vida pessoal concedida ao homem testifica poderosamente da existncia do Deus Vivo (PG. 76). 5. As manifestaes do seu poder entre os homens so provas de que ele o Deus Vivo. Assim sabero que o Deus vivo est no meio de vocs e que certamente expulsar de diante de vocs os cananeus, os hititas, os heveus, os ferezeus, os girgaseus, os amorreus e os jebuseus (Js 3.10). Vivo (PG. 76, 77). 6. Os santos do VT regozijaram-se na comunho espiritual com o Deus Vivo. Em contraste com os dolos impotentes, o Deus de Israel o Deus Vivo, a fonte das guas vivas (Jr 2.13). Quando o salmista se achava abatido e desalentado, o seu esprito suspirava por Deus. Como a cora anseia por guas correntes, a minha alma anseia por ti, Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo (Sl 42.1,2). 7. Este nome, O Deus Vivo, significa mais do que um contraste com os deuses das naes. Explica a razo dos desejos ardentes dos homens de Deus. Nada mais do que a Pessoa Suprema pode satisfazer fome e sede do esprito do homem mortal, que fica desassossegado at que descanse em Deus. O regozijo do salmista caracterstico das experincias dos homens em comunho com Deus. Como agradvel o lugar da tua habitao, Senhor dos Exrcitos! A minha alma anela, e at desfalece, pelos trios do Senhor; o meu corao e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo (Sl 84.1,2). Jr 10.10: Mas o Senhor o Deus verdadeiro; ele o Deus Vivo; o rei eterno. Quando ele se ira, a terra treme; as naes no podem suportar o seu furor. Quando Osias contemplava o futuro do povo de Israel, em contraste com as circunstncias do tempo, ele os viu como a areia do mar, que no se pode medir, nem contar, e continua: Contudo os israelitas ainda sero como a areia da praia, que no se pode medir nem contar. No lugar onde se 23

8.

9.

10.

11.

dizia a eles: Vocs no so meu povo, eles sero chamados filhos do Deus vivo (BJ). Na figura de ossos secos, Ezequiel viu os israelitas no cativeiro, mas o Senhor lhe disse: Ento ele me disse: Profetize a estes ossos e diga-lhes: Ossos secos, ouam a palavra do SENHOR! Assim diz o Soberano, o SENHOR, a estes ossos: Farei um esprito entrar em vocs, e vocs tero vida (Jr 37.4,5 BJ). A idia da vida de Deus encontra-se com maior freqncia no juramento, prestado com a mo levantada, por exemplo, no santurio: To certo como vive Iav; Pela vida de IAHWEH - BJ (Jz 8.19 e muitas outras).28 A frmula de juramento se assemelha terminologia do louvor, com o qual o orador sintetiza de forma genrica o seu agradecimento a Deus pela redeno da aflio: Vive Iav, e bendita seja a minha rocha! Exaltado seja o Deus da minha salvao (Sl 18.47). O Senhor vive! Bendita seja a minha Rocha! Exaltado seja Deus, o meu Salvador! (BJ, Sl 18.46). Certamente Deus no AT nunca se chama a vida. O AT pode designar Iav de fonte da vida (Sl 36.10; Jr 2.13; 17.13). O AT transferiu a concepo da vida de Deus para a relao entre Deus e as pessoas (1Sm 2.6; 2Rs 5.7).

12. AUTO-EXISTNCIA.29 Auto-existncia a perfeio de Deus em poder existir por si mesmo, na completa autonomia de qualquer fonte, origem ou energia. Ele no tem dependncia intrnseca com qualquer coisa existente ou ainda por existir. Sua existncia depende dEle mesmo, da Sua prpria natureza. A auto-existncia de Deus est implcita no nome IAHWEH (Ex 3.14): E disse Moiss a Deus: Eis que quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser o Deus de vossos pais enviou-me a vs, e diro para mim: Qual o seu nome? Que direi a eles?. E disse Deus a Moiss: Serei O Que Serei. E disse: Assim dirs aos filhos de Israel: Serei enviou-me a vs. Qualquer pessoa familiarizada com a lngua hebraica sabe que YHWH est associado noo de tempo, uma vez que contm o radical do verbo existir ou do verbo SER. Como a lngua hebraica no declina o verbo ser no presente, YHWH parece ser uma mistura dos verbos ele ser, ele foi e ele somado ao gerndio do verbo SER. J outros preferem a leitura do Tetragrama como uma representao do tempo presente (YHWH) sendo precedido pela partcula Y, que lhe d um sentido do futuro. Nesta leitura, Deus se define como a prpria fora motriz do tempo. A idia da auto-existncia de Deus era geralmente expressa pelo termo asseidade, significando auto-originado. Mas alguns telogos preferiram a palavra independncia, para dizer que Deus no s independente em Seu Ser, mas independente em tudo mais: virtudes, obras, etc. Entretanto, autoexistncia o termo mais comum para expressar a vida de Deus absolutamente independente, seno de Sua prpria natureza.

O Deus Vivo o Deus Eterno


1. Este conceito da eternidade de Deus, subentende-se em toda parte da Bblia. Como o Deus Vivo, a fonte e o Criador de todas as formas da vida, o Senhor no teve princpio, e nunca ter fim. A existncia prpria de Deus subentende-se no nome Iav, Eu Sou. A essncia de Deus, tudo que ele em si mesmo, o Ser no causado. Jeremias entendeu isto quando disse que O Deus Vivo o Rei sempiterno (10.10). No seu louvor a Deus, o salmista declara: Sl 90.1,2: Senhor, tu s o nosso refgio, sempre, de gerao em gerao. Antes de nascerem os montes e de criares a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu s Deus. 2. INFINIDADE.30
Transcrio do Livro: A F do Antigo Testamento de Werner H. Schmidt. Ed. Sinodal. Pg. 243. Transcrio da apostila do Pr. Bentes: A Doutrina de Deus, PG. 21. 30 Transcrio da apostila do Pr. Bentes: A Doutrina de Deus, PG. 22.
29 28

24

A infinidade de Deus a qualidade de Deus ser isento de toda e qualquer limitao imposta pela criao. No pode haver qualquer limitao do Ser de Deus e dos Seus atributos, imposta pelo universo. Textos como J 11.7-9; Sl 145.3 e Rm 11.33 falam da infinidade divina. Este atributo est intimamente relacionado com alguns outros. A Infinidade de Deus pode ser vista de duas maneiras: 1) Quando vista com relao ao tempo a chamamos de Eternidade; 2) E quando a vemos com relao ao espao a chamamos de Imensido ou Onipresena. ETERNIDADE: Gn 21.33; Sl 90.2; 102.27; Is 57.15; 1Tm 1.17; Hb 1.2; 11.3 Eternidade a infinidade de Deus em relao ao tempo. Ele dura pelos sculos sem fim (Sl 90.2; 102.12; Ef 3.21). A Bblia fala da eternidade de Deus como durao infinitamente prolongada, para trs e para frente. Esta uma maneira popular de representar aquilo que transcende todas as limitaes temporais (2Pe 3.8). A nossa vida tem passado, presente e futuro, mas no assim com Deus. Ele o eterno Eu Sou. Berkhof define a eternidade de Deus como a perfeio de Deus pela qual Ele elevado acima de todos os limites temporais e de toda sucesso de momentos e tem a totalidade da Sua existncia num nico presente indivisvel. IMENSIDADE: A imensidade de Deus a Sua infinidade em relao ao espao (1Rs 8.27; Is 66.1). Pode ser definida como a perfeio do Ser divino pela qual Ele transcende todas as limitaes espaciais e, contudo, est presente em todos os pontos do espao com todo o Seu Ser. Portanto, a transcendncia e a imanncia de Deus esto presentes na idia de imensidade (1Rs 8.27; 2 Cr 2.6; Jr 23.24; Sl 139.7; Is 66.1; At 17.28). ONIPRESENA. Por Onipresena no se deve entender que Deus enche o espao como faz o universo. A relao de Deus com o espao no a mesma que existe entre este e a matria. E por conseguinte, no devemos afirmar que Deus est presente em toda parte como o universo est em alguma parte. Sendo Deus Esprito, no ocupa espao. S matria ocupa espao. A verdadeira idia da Onipresena de Deus que Ele age com a mesma facilidade como pensa e quer, porque para Deus no h espao, nem tempo. A Bblia ensina a Onipresena de Deus: Sl 139.7-9; Jr 23.23,24; At 17.27,28; Rm 10.6-8. A Onipresena de Deus uma fonte de conforto para o crente. A natureza espiritual de Deus permite seja Ele Onipresente e ao mesmo tempo, esteja mui prximo de ns (At 17.27,28): ...ainda que no est longe de cada um de ns; porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como tambm alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos tambm sua gerao. Enquanto a imensido d nfase Transcendncia de Deus, a onipresena d nfase sua imanncia. Deus est em todas as suas criaturas, em sua criao total, mas de maneira alguma encerrado por ela (L. Berkhof). Como a eternidade a perfeio por meio da qual Deus no tem comeo nem fim, como a Imutabilidade a perfeio pela qual ele no tem aumento nem diminuio, assim a Imensido ou Onipresena a perfeio pela qual ele no tem fronteira nem limitao. Como ele est presente em todo tempo, tambm est acima e alm do tempo; assim como ele est em todos os lugares, todavia, est acima e alm da limitao espacial (Charnock).

O Deus Vivo imutvel


1. Nas suas experincias religiosas, atravs da sua longa histria, os profetas, salmistas e homens piedosos aprenderam que o Senhor, na sua prpria natureza, no muda. Sendo perfeito nos seus atributos e na sua vontade, a mudana da sua natureza para menos perfeita contraria a sua perfeio. Seria tambm impossvel a mudana da natureza perfeita de Deus para melhor. As fundaes da terra e dos cus, obras de Deus, perecero, mas tu s o mesmo, e os teus anos nunca tero fim (Sl 102.25-27). Pois Eu, Iav, no mudo (Ml 3.6). 25

2. Com imutabilidade31 queremos dizer que em essncia, atributos, conscincia e vontade, Deus Imutvel. Deus s tem uma substncia, por isso imutvel. Todas as mudanas tm que ser para melhor ou para pior. Mas Deus no pode mudar para melhor, pois absolutamente perfeito; nem to pouco mudar para pior, pela mesma razo. Ele nunca poder ser mais sbio, mais santo, mais misericordioso, mais verdadeiro. Tampouco mudam seus planos e propsitos. As Escrituras ensinam a Imutabilidade de Deus: Tg 1.17; Ml 3.6; Sl 33.1; 102.26,27; Hb 1.12; Rm 4.20,21; Is 46.10; Rm 11.29; 1 Rs 8.56; 2 Co 1.20; Sl 103.17; Gn 18.25; Is 28.17. Como harmonizar as Escrituras que dizem que Deus no se arrepende (Nm 23.19; 1 Sm 15.29; Sl 110.4) com outras passagens que O mostram se arrependendo (Gn 6.6; x 32.14; 2 Sm 24.16)? Da seguinte maneira: A Imutabilidade de Deus no como a pedra que no reage s mudanas sua volta, mas como a de uma coluna de mercrio que sobe e desce conforme as mudanas de temperatura. Sua Imutabilidade consiste em sempre fazer o que certo e em adaptar o tratamento de suas criaturas s variaes de seu carter e conduta. Deus diz: se a tal nao se converter da maldade contra a qual eu falei, tambm eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe (Jr 18.8): Rasgai o vosso corao, e no as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus, porque ele misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal (Jl 2.13). Em outras palavras, as ameaas de Deus so s vezes de natureza condicional, como quando Ele ameaou destruir Israel (x 32.9,10,14) e Nnive (Jn 1.2; 3.4,10). Deus Imutvel no Seu Ser: Tg 1.17; Sl 102.25-27; Deus Imutvel nos Seus Decretos: J 23.13,14; 42.2; Pv 19.21; Is 14.24-27; 43.13; Deus Imutvel nas Suas Promessas: 2Tm 2.13; Gn 12.1-3; Gl 3.14-22; Deus Imutvel nos Seus Atributos; Deus Imutvel na Concesso dos Seus Dons: Tg 1.17; Ml 3.6; Rm 11.29; Deus Imutvel em Sua Verdade: Lc 21.33; Sl 119.89; Deus Imutvel em Sua Misericrdia: Ml 3.6; Sl 103.10; 100. 5; Is 54.10.

O Conhecimento do Deus Vivo


Os escritores do VT usam as palavras perceber (bin sbio (hakam - {fkfx), com os seus respectivos substantivos, para descreverem o conhecimento do Senhor. Deus a fonte, o doador de todo o conhecimento, todo o entendimento e toda a sabedoria humana. O Senhor deu a sabedoria ou a habilidade aos homens escolhidos para fazer as obras artsticas do santurio (Ex 31.6; 35.35; 36.1,2). Deus deu a Salomo sabedoria, entendimento em alto grau e largos conhecimentos (1Rs 4.29).

}yiB), conhecer (Yada - ((adfy), e ser

O Poder do Deus Vivo


1. As atividades do Senhor testificam do seu poder, bem como da sua sabedoria. 2. Em todos os perodos do Antigo Testamento, a majestade divina despertou no homem o temor do Senhor, que sempre o princpio da sabedoria. 3. Os primeiros onze captulos de Gnesis explicam a atividade de Deus na criao do mundo. 4. No perodo patriarcal, Deus o Todo-Poderoso, que chama Abrao em Ur dos caldeus, dando incio ao plano de usar o povo de Israel como vaso de bno para todas as famlias da terra.32
Transcrio da apostila do Pr. Bentes: A Doutrina de Deus, Pg. 21. Se a histria de Abrao no foi escrita em sua forma final at alguns sculos depois da poca patriarcal, segundo a crtica literria, este fato, por si s, no negaria: em absoluto as verdades bsicas das tradies. Seja qual for a data da ltima redao de Gnesis, o livro representa as convices religiosas e a teologia dos redatores, firmemente estabelecidas, e evidentemente por muito tempo. Os Textos de Nuzu foram escritos pelos horeus (Gn 14.8), contemporneos dos patriarcas bblicos. Os documentos foram escritos na poca, e descrevem vrios hbitos e costumes praticados pelos horeus atravs de algum tempo, e estes correspondem perfeitamente com a sociedade representada no livro de Gnesis. Estes documentos constituem um testemunho poderoso em favor da autenticidade das narrativas de Gnesis.
32 31

26

O Deus Criador
1. Os ensinos do Velho Testamento sobre Deus como Criador do universo constituem uma parte indispensvel da teologia bblica. 2. Deus se apresenta como inteiramente independente da sua obra da criao. 3. O Criador preserva as obras da criao e dirige as estrelas nos seus movimentos. 4. O mesmo poder Que criou o universo tambm o poder que criou o homem. O mesmo poder que dirige o mundo fsico dirige tambm o homem. A diferena est no mundo inanimado e o homem criado imagem de Deus, com a prerrogativa de exercer a sua prpria vontade at o ponto de impedir, em parte pela menos, a direo divina.

Deus Um
1. difcil determinar quando os escritores chegaram a crer que o seu Deus, Iav, era o nico Deus. 2. Os hebreus chegaram ao seu conceito da unidade de Deus pelas experincias religiosas, e no por um processo de anlise lgica. 3. Unidade. Este atributo salienta a unidade e a unicidade de Deus, isto , Deus um e nico. Implica que existe um s Deus, soberano; tudo mais depende dEle. O politesmo no cabe no conceito bblico de Deus. A idia de dois ou mais deuses em si contraditria, porque cada qual limita o outro e assim cada qual destri a divindade do outro. A unidade de Deus implica tambm em que no h diviso ou conflito no Ser ou na natureza de Deus. Trata-se de uma unidade interior e qualitativa do Ser divino. A unidade de Deus, entre outras passagens, ensinada em Dt 6.4; 1Rs 8.60; Is 44.6; 1Co 8.6; Ef 4.5,6; 1Tm 2.5. dfxe) hfwh:y UnyholE) hfwh:y l)fr:&iy (am$ :Dt 6.4. : Dt 6.4 em hebraico diz: Ximah Israel Iahweh Eloheinu Iahweh Errad, que traduzido fielmente significa: Escuta Israel: O eterno nosso Deus, O Eterno um (Traduo do rabino Meir Masliah Melamed). Deus um. Esta afirmao do texto bblico, mais do que um algoritmo 33 ou hierarquia, uma expresso metafsica com grandes implicaes. O Gnesis, a Criao, s foi possvel atravs da gerao de dualidade e de diversidade. Separa-se a luz da escurido, os cus da terra, o homem da mulher e ramificam-se espcies ampliando a biodiversidade, e assim se cria. O UM, entretanto, no se inclui seja na diversidade, seja na Criao. O UM uma grave afirmao que ressoa de canto a canto de nossa conscincia. Nele h informaes preciosas sobre a natureza e o ocultamento de Deus - (Nilton Bonder SOBRE DEUS E O SEMPRE).

A Personalidade de Deus
1. 2. 3. 4. 5. 6. Muitas das citaes bblicas sobre outros atributos de Deus falam tambm da sua Pessoa. Deus vivo, poderoso, sbio e ativo; tem propsitos e planos. A Bblia menciona os atributos de Deus na discusso das suas relaes com o mundo fsico e com a humanidade, mas no os descreve sistematicamente. Deus, como Pessoa, tem outros atributos pessoais que no pertencem ao homem. O atributo de Deus que mais distintivo e mais acentuado no Velho Testamento a sua personalidade. Todos os livros da Bblia ensinam a direo prpria e a determinao racional do Senhor.

A obra de John Bright, Early Israel in Recent History Writing, representa a notvel mudana de opinies de estudantes do Antigo Testamento sobre a autenticidade das tradies do povo de Israel. 33 al.go.rit.mo. s. m. Sistema particular de disposio que se d a uma sucesso de clculos numricos: Algoritmo de clculo diferencial.

27

Esprito como Pessoa 34


Discusses sobre a deidade e personalidade do Esprito, em livros de teologia, giram principalmente em torno de textos do Novo Testamento e do dilogo filosfico. Embora a deidade do Esprito de Deus no Antigo Testamento geralmente no seja negada, a personalidade do Esprito geralmente posta em dvida. O Esprito de Deus, em ambos os testamentos, parece preferir um papel velado. Tudo isto dificulta mostrar a obra do Esprito como ama pessoa mais do que somente um indicador da obra de Deus, de sua vontade, poder e atividade. Alm disso, o argumento de J. B. Payne de que o Antigo Testamento enfatiza a unidade de Deus e assim evita a revelao do trinitarianismo para resguardar-se do politesmo pode ser vlida. Mas a principal dificuldade em apresentar a personalidade do Esprito Santo no Antigo Testamento devido ao foco do mesmo sobre os atos do Esprito em relao humanidade. Assim, palavras e frases no pessoais so usadas para descrever o Esprito como a energia divina, como vento e fogo, como luz e espao. Referncias para o ruah em relao a Deus, na concepo Hebraica so entendidas como a extenso da personalidade Deus, por meio da qual os planos divinos so efetuados. Assim, o pensamento hebreu normalmente associou o rah com poder, habilidade, criatividade e o viu como uma extenso da presena de Deus. 0 rah foi entendido descritivamente para indicar a atividade de Deus e sua presena de alguma forma. Isto passa longe de afirmar que o Antigo Testamento apresenta um entendimento ontolgico do rah como uma pessoa ao longo do cnon hebraico. Embora A. B. Davidson afirme que a linguagem usada sobre o Esprito expresse a concepo do Esprito como uma soa distinta, ele colocas que a idia de personalidade no a que podemos esperar encontrar no Antigo Testamento. O termo rah em vrias tradues, concebido como uma fora impessoal. Contudo, o resumo de PG. K. Jewett de ajuda aqui:
Parece que os hebreus, falam de Deus deste modo porque eles o concebem em seu ser essencial, como o Poder (Energia) atrs de tudo que h o flego criativo pelo qual as criaturas viventes, de fato, todo o universo, animado. Ainda no contexto do Antigo Testamento como um todo evidente que este Poder animador, este Flego criativo, no entendido como uma fora impessoal, mas mais do que isso como um sujeito vivo. A energia pessoal que est em Deus mesmo, o flego pelo qual Ele chama os mundos existncia (Sl 33.6) em primeira instncia, a Energia pela qual Deus ser o que Ele . Ele quem pelo seu prprio atuar; que seu ser de forma pessoal, ser que pode ser entendido somente como um ego autodeterminado, um Eu.

Dos muitos sufixos possessivos e estados construtos com rah e o divino, fica evidente que os hebreus percebiam o rah como sendo uma personalidade independente em alguns exemplos (cf. 1Rs 2:21-22; Is 63:11; Sl 51:11). Atividades pessoais e algumas disposies atribudas ao rah (Gn 6:3; 2 Sm 23:2; Is 4:4; 63:10; Ne 9:20). Tem sido argumentado que trs pessoas divinas so referidas em Is 48:16, o profeta registra: E agora o Soberano, o Senhor, enviou-me, com seu Esprito, contudo, isto aparenta mais que seja um lder real profeta) que clama ser comissionado e enviado por Yahweh e pelo rito. Outros afirmam que, em Is 61:1, a divindade est trabalha nem conjunto de uma forma trplice O Esprito do Soberano Senhor sobre mim, porque o Senhor tem me ungido para pregar as boas as para o pobre. Nesta passagem, o Senhor unge o Messias com Esprito. Est implcito que o rah no era somente um mensageiro divino que tinha o poder de efetuar a vontade divina, mas tambm se cria que era uma pessoa. Talvez a tentativa de J. Moltmann de desenvolver uma pneumatologia trinitariana fora da experincia e teologia do Esprito Santo providencia a mais frutfera discusso recente sobre a questo da personalidade. Sua metodologia envolve uma investigao dedutiva nas metforas que expressam a operao do Esprito. Ele afirma que Na operao do Esprito n6s experimentamos a operao do pr6prio Deus, e todas as metforas usadas para o Esprito Santo so metforas para Deus em sua vinda
34

Transcrio do livro: Teologia do Esprito de Deus no Antigo Testamento, Wilf Hildebrant, Pg. 106-108.

28

at n6s, e, em sua presena conosco. Assim, esta forma de revelao ajuda-nos a entender Deus em geral, e como Deus relaciona-se com a humanidade em particular. O estudo de Moltmann sobre as metforas para a experincia do Esprito no Antigo Testamento levam-no para esta definio: A personalidade de Deus, o Esprito Santo, amvel, auto-comunicativa, fortalecedora e derramadora da presena da vida eterna do Deus trino.78 Para dizer mais do que isso nos levar a uma intruso especulativa nas referncias do Antigo Testamento. O Novo Testamento desenvolve a concepo ontolgica do Esprito como uma pessoa em muitos e maiores detalhes que algum poderia esperar na reve1ao progressiva das Escrituras. A revelao do Novo Testamento sobre o Esprito como a terceira pessoa da Trindade necessria para apreciar totalmente a pneumatologia do Antigo Testamento. Ao mesmo tempo, a concepo neotestamentria do Esprito Santo como uma pessoa est baseada sobre e desenvolvida das Escrituras do Antigo Testamento.

OS REDENTORES ATRIBUTOS DE DEUS 35 A Santidade de Deus


1. No h outra palavra que, no seu pleno sentido bblico, descreva mais perfeitamente a natureza de Deus do que o termo santidade. 2. Santidade. a traduo da palavra hebraica qodesh ($edoq), que tem uma longa e complicada histria, e que tem sido usada em vrios outros sentidos, mas exclusivamente para expressar idias religiosas. SANTIDADE. 36 Ele absolutamente separado de todas as suas criaturas e exaltado sobre elas, Ele igualmente separado da iniqidade moral e do pecado. Santidade denota a perfeio de Deus em tudo que Ele . A santidade de Deus vista como a conformidade eterna do Seu Ser com Sua vontade. A vontade de Deus a expresso de Sua natureza que santa. A santidade ocupa o primeiro lugar entre os atributos de Deus. E o atributo pelo qual Deus queria essencialmente ser conhecido nos tempos do Velho Testamento (Lv 11.44,45; Js 24.19; 1 Sm 6.20; Sl 22.3; Is 37.23; Ez 39.7; Hc 1.12). No Novo Testamento, a santidade atribuda a Deus com menos freqncia (Jo 17.11; Hb 12.10; 1 Pe 1.15,16; Ap 4.8). Devido natureza fundamental desse atributo, a santidade de Deus deveria ser considerada mais do que Seu amor, poder e vontade. Santidade o princpio regulador desses trs; pois Seu trono estabelecido com base em Sua santidade (Sl 47.8; 89.14; 97.2). Deveramos aprender trs coisas importantes pelo fato de Deus ser santo. A primeira que existe um abismo entre Deus e o pecador (Is 59.1,2; Hc 1.13). No apenas est o pecador separado de Deus, mas Deus est separado do pecador. Antes do advento do pecado, o homem e Deus tinham comunho um com o outro; agora essa comunho est quebrada e se tornou impossvel. A segunda coisa que o homem tem de se aproximar de Deus pelos mritos de um outro, se que ele jamais vai conseguir se aproximar de Deus novamente. O homem nem possui nem pode adquirir a necessria ausncia de pecado para ter acesso a Deus. Mas Cristo veio e tornou esse acesso possvel (Rm 5.2; Ef 2.18; Hb 10.19,20). Na santidade de Deus est a razo para a expiao; e o que Sua santidade exigiu, Seu amor providenciou (1 Pe 3.18). A terceira coisa a de que devemos nos aproximar de Deus com reverncia e santo temor (Hb 12.28,29). Opinies certas da santidade de Deus levam a opinies certas a respeito do pecado (J 40.3-5; Is 6.5-7): Ento, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lbios impuros, habito no meio de um povo de impuros lbios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exrcitos! Ento, um dos serafins voou para mim, trazendo na mo uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lbios; a tua iniqidade foi tirada, e perdoado o teu pecado. Estas duas passagens so exemplos notveis da relao entre Deus e o homem. Humilhao, contrio e confisso brotam de uma viso bblica da santidade de Deus.
35 36

CRABTREE. A. R. TEOLOGIA DO VELHO TESTAMENTO. 2 ed. Rio de Janeiro, JUERP, 1977, p. 101-122. Transcrio da Apostila do Pr. Bentes A Doutrina de Deus, Pg. 24, 25.

29

RETIDO E JUSTIA. Por retido e justia de Deus queremos indicar aquela fase da santidade de Deus que vista em Seu tratamento com o homem. Repetidamente so essas qualidades atribudas a Deus (2 Cr 12.6; Ed 9.15; Ne 9.33; Sl 89.14; Is 45.21; Dn 9.14; Jo 17.25; 2 Tm 4.8; Ap 16.5).

Idias Primitivas de Santidade


Entre os hebreus a santidade se referia primeiramente ao mysterium tremendum, ao numinous,37 ou as caractersticas da Divindade que a separa de tudo que comum, tudo que do mundo fsico ou da humanidade. Com esta idia de otherness, separao de Deus, o termo santo aplicava-se s coisas e aos homens separados para o Senhor.

A Santidade de Iav, o Deus de Israel


1. A Santidade no propriamente um atributo de Deus. Descreve antes a prpria natureza de Deus. 2. Santidade abrange, ou compreende, todos os atributos de Deus. 3. na santidade que Deus transcendente, ficando, na sua Divindade, por cima de tudo e independente de toda a sua criao.

A Justia do Deus
1. A justia do Senhor o atributo de perfeio moral que caracteriza a sua Santidade, a sua prpria Natureza, a sua Divindade. 2. O padro divino da justia to eterno como o prprio Deus. 3. Um ato de Deus justo simplesmente porque ele o praticou. O Redentor de Israel (Goel)

Resgate
[Textos mais antigos descrevem a libertao do Egito como fazer subir ou fazer sair ou salvar (x 3.8,10; Am 9.7 e outras); os mais recentes interpretam-na como livrar, remir (gaal: x 6.6P; Sl 74.2; 77.15 e outras). Em retrospectiva, a vinculao escravido parece ao povo ter sido to forte, que ele prprio no poderia ter se libertado (Alfred Jepsen, Pg. 184). O resgate um costume jurdico sumamente significativo para o AT, que tambm foi regulamentado em lei (Lv 25.24ss.). Um israelita tem o direito e tambm o dever de socorrer um membro da famlia que se encontra em necessidade: se devido sua situao econmica precria algum obrigado a alienar sua casa e propriedade, seu parente mais prximo este ento o resgatador tem a prioridade de compra (Jr 32.7) e, com isso, a incumbncia de manter a terra nas mos da famlia. Pois propriedade de terra herdada, por ser meio de sobrevivncia, no deve ser alienada (cf. 1 Rs 21). Mas se um israelita livre estiver to empobrecido que precisa vender-se como escravo (a um estranho), ento um parente seu tem a obrigao de compr-lo de volta. O resgate, i. e., a re-aquisio, pressupe, portanto, vnculos familiais. O livrinho de Rute (2.2Oss.) e a compra do campo em Anatote por parte de Jeremias (Jr 32.6ss.) atestam que o costume do resgate era realmente praticado. Sempre o patrimnio de um cl, em forma de terra e pessoas, deve ser preservado intacto (J. J. Stamm, Pg. 28). Caso um membro da famlia tenha sido assassinado, o parente recebe a incumbncia de resgatar ou vingar a morte. Quem se tornou assassino acidentalmente pode encontrar asilo nas cidades de refgio (Nm 35.10ss.; cf. x 21.13; Dt 19.4ss.; 2 Sm 3.27). Se um membro da famlia morre sem deixar filhos, seu irmo obrigado a casar-se com a viva
37

Numinous. 1.Filos. Segundo Rudolf Otto (1869-1927), telogo e filsofo alemo, o sentimento nico vivido na experincia religiosa, a experincia do sagrado, em que se confundem a fascinao, o terror e o aniquilamento.

30

O primognito considerado herdeiro do falecido ( o chamado dever do levirato ou do cunhado: Dt 25.5ss.; Gn 38.8; Rt 4.5,10). Por outro lado, padah no pressupe necessariamente relaes de parentesco e parece ser de cunho menos rigoroso: libertar, resgatar de escravido (Ex 21.7-11; Lv 19.20; J 6.23), resgatar o primognito pertencente a Deus por meio de uma indenizao (x 34.19s.; 13.11s.; Lv 27.26ss.; cf. 1 Sm 14.45 e outras). Como um parente intervm em favor de um necessitado de ajuda, assim Deus resgata ou livra o ser humano da aflio, seja ela inimizade ou doena (Gn 48.16; 2 Sm 4.9; 1 Rs 1.29; Jr 15.21 e outras). Cada indivduo pode pedir para ser libertado da dificuldade (Si 26.11; 69.19; 119.154), bem como agradecer por um salvamento experimentado: Tu me remiste/resgataste, Deus fiel (31.5; 107.1s.; Lm 3.58). Quem no tiver resgatador por causa de sua situao social, encontra-lo- no prprio Deus. Este assume a incumbncia do parente mais prximo: No removas os marcos da viva, nem entres nos campos dos rfos Porque seu Redentor (Goel) forte, e lhes pleitear a causa contra ti! (Pv 23.10s.; cf. 22.23; Jr 50.34) Por Deus proteger os socialmente fracos e ter libertado Israel, a f tem conseqncias ticas (Dt 24. 17s.; 15. 12ss.). A libertao de Deus se refere tanto ao indivduo quanto ao povo todo. No exlio, o profeta Dutero-Isaas dirige a palavra aos desterrados como se estes fossem um indivduo, anunciando-lhes a salvao iminente e inclusive j presente: Mo temas, porque eu te remi! (Is 43.1). Os que saem do cativeiro babilnico devem confessar: Iav remiu/resgatou seu servo Jac (48.20; cf. 52.9); mais ainda: Redentor toma-se um cognome fixo de Deus (44.6,24; cf. 63.16; tambm 1.27 e outras). Um acrscimo ao Salmo 130 insere a seguinte lamentao de um individuo no culto da comunidade: Espere Israel em Iav, pois em Iav h misericrdia, nele, copiosa redeno. Por isso ele redimir/resgatar Israel de todas as suas iniqidades (Sl 130.7s.; cf. 25.22; 34.23). Enquanto que aqui redeno significa - uma nica vez no AT perdo de pecados, por fim ela significa salvamento da morte (Sl 103.4) ou na morte (49.16; 73.24; cf. J 19.25). Com isso, a f na redeno de Deus transcende o mbito da histria e da experincia humana].38

O PARENTE REMIDOR - GOEL - O PARENTE VINGADOR39

l")oG
Disse, pois, Jeremias: Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Eis que Hanameel, filho de teu tio Salum, vir a ti, dizendo: Compra o meu campo que est em Anatote, pois a ti, a quem pertence o direito de resgate, compete compr-lo. Veio, pois, a mim, segundo a palavra do Senhor, Hanameel, filho de meu tio, ao ptio da guarda, e me disse: Compra agora o meu campo que est em Anatote, na terra de Benjamim; porque teu o direito de posse e de resgate; compra-o Ento entendi que isto era a palavra do Senhor. Comprei, pois, de Hanameel, filho de meu tio, o campo que est em Anatote; e lhe pesei o dinheiro, dezessete siclos de prata.
38 39

Transcrio do livro: A F no Antigo Testamento (Werner H. Schmidt) Pg. 75-77. BENTES, A. C. G. O Dia do Senhor. Lagoa Santa, MG. Edio Prpria, 2007, p. 12-15

31

Assinei a escritura, fechei-a com selo, chamei testemunhas e pesei-lhe o dinheiro numa balana. Tomei a escritura da compra, tanto a selada, segundo mandam a lei e os estatutos, como a cpia aberta; Dei-a a Baruque, filho de Nerias, filho de Maasias, na presena de Hanameel, filho de meu tio, e perante as testemunhas, que assinaram a escritura da compra, e na presena de todos os judeus que se assentavam no ptio da guarda. E dei ordem a Baruque, na presena deles, dizendo: Assim diz o Senhor dos exrcitos, o Deus de Israel: Toma estas escrituras de compra, tanto a selada, como a aberta, e meteas num vaso de barro, para que se possam conservar muitos dias; pois assim diz o Senhor dos exrcitos, o Deus de Israel: Ainda se compraro casas, e campos, e vinhas nesta terra. E depois que dei a escritura da compra a Baruque, filho de Nerias, orei ao Senhor, dizendo: Ah! Senhor Deus! s tu que fizeste os cus e a terra com o teu grande poder, e com o teu brao estendido! Nada h que te seja demasiado difcil! (Jr 32.6-17). A doutrina das ltimas Coisas ESCATOLOGIA est fundamentada na doutrina da Redeno. Esta por sua vez est alicerada na doutrina do Parente Remidor, que em hebraico GOEL. QUEM O GOEL? Era tanto o Parente Remidor como tambm o Parente Vingador (Nm 35.12-19). A Bblia Vida Nova traz o seguinte comentrio: Era o costume do parente prximo de um injustiado reivindicar justia por este: isto era uma garantia de que sempre haveria algum interessado em trazer o malfeitor punio. A lei do refgio era a maneira de Deus preservar este costume contra o Vingador(Goel) injusto e cruel.. O Senhor providenciou seis (06) cidades de refgio nas quais, as pessoas culpadas de homicdio acidental, podiam buscar proteo com segurana, protegendo-se do Vingador do Sangue at serem julgadas (Nm 35.11,12). Se o Vingador do Sangue (Goel) achar o homicida fora dos termos da cidade de refgio e mat-lo, no ser culpado do sangue(Nm 35.27). A palavra GOEL Vingador do sangue vem do verbo retribuir que tambm significa redimir no sentido de comprar algo de volta pelo preo do resgate. Jesus tanto o Parente Remidor como tambm o Parente Vingador.

la)fg = gaal = redimir, vingar, resgatar, livrar, cumprir o papel de resgatador


(Dicionrio Internacional de Teologia do Antigo Testamento. R. Laird Harris, Gleason L. Archer, Jr., Bruce K. Waltke. Editora Vida Nova). Lemos em Lucas 4.16-21 que Jesus entrou na sinagoga, na cidade de Nazar, e tomando o livro do profeta Isaas, leu: O Esprito do Senhor est sobre mim, pelo que me UNGIU para EVANGELIZAR aos pobres; enviou-me para proclamar libertao aos cativos e restaurao da vista aos cegos, para pr em liberdade os oprimidos, e apregoar O ANO ACEITVEL DO SENHOR(Is 61.1,2). Jesus parou de ler exatamente neste ponto e afirmou: Hoje se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir. Ele deixou de ler a ltima parte do versculo 2. Por qu? Porque hoje o dia da Graa, o Ano Aceitvel do Senhor, e Ele o nosso Goel, o Parente Remidor, o Resgatador. Porm vir o Dia da Vingana, quando o mesmo Parente Remidor vir como Parente Vingador para trazer juzo sobre Satans, juzo sobre a terra. A abertura dos selos em Apocalipse captulo 5 a vingana do Parente Vingador. Quando abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que deram. E clamaram com grande voz, dizendo: At quando, Soberano, santo e verdadeiro, no julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?(Ap 6.10). Porque verdadeiros e justos so os seus juzos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com a sua prostituio, e das mos dela vingou o sangue dos seus servos(Ap 19.2). Pois o Senhor tem um dia de vingana, um ano de retribuies pela causa de Sio. Porque o dia da vingana estava no meu corao, e o ano dos meus remidos chegado(Is 34.8; 63.4). O Ano Aceitvel o perodo da Graa; 32

Um dia para Vingana o perodo da Grande Tribulao; Um ano para Retribuio dos meus remidos o perodo do Milnio. GOEL o protetor do oprimido e libertador de seu povo. Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor (Goel), o Senhor dos Exrcitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o ltimo, e alm de mim no h Deus(Is 44.6). Quanto ao nosso Redentor (Goel), o Senhor dos Exrcitos o seu nome, o Santo de Israel. Assim diz o Senhor, o teu Redentor (Goel), o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que til, e te guia pelo caminho em que deves andar(Is 48.17). Vir o Redentor (Goel) a Sio e aos de Jac que se converterem, diz o Senhor(Is 59.20). O Parente-Remidor tinha a funo de resgatar uma propriedade familiar(Lv 25.23-28). R. de Vaux no seu livro: Instituies de Israel no Velho Testamento, nos diz: A SOLIDARIEDADE FAMILIAR. O GOEL.40
Os membros da famlia em sentido amplo devem uns aos outros ajuda e proteo. A Prtica particular desse dever regulado por uma instituio da qual se encontram anlogas em outros povos, por exemplo, entre os rabes, mas que, em Israel, toma uma forma particular, com um vocbulo especial. a instituio do Goel, palavra procedente de uma raiz que significa resgatar, reivindicar, e mais fundamentalmente, proteger. O Goel um redentor, um defensor, um protetor dos interesses do indivduo e do grupo. Ele intervm em certo nmero de casos. Se um israelita precisou se vender como escravo para pagar uma dvida, dever ser resgatado por um de seus parentes prximos, Lv 25.47-49. Quando um israelita precisa vender seu patrimnio, o Goel tem direito preferencial na compra, pois muito importante evitar a alienao dos bens da famlia. A lei est codificada em Lv 25.25. como Goel que Jeremias adquire o campo de seu primo Hanameel, Jr 32.6-17. O costume ilustrado tambm na histria de Rute, mesmo que a a compra se complique por um caso de levirato. Noemi tem uma posse que a pobreza a obriga a vender; sua nora Rute viva e sem filhos. Boaz um Goel de Noemi e de Rute, Rt 2.20; mas h um parente mais prximo que pode exercer o direito de Goel antes de Boaz, Rt 3.12; 4.4. Esse primeiro Goel estaria disposto a comprar a terra, mas no aceita a dupla obrigao de comprar a terra e casar com Rute, pois o filho que nascesse dessa unio levaria o nome do defunto e herdaria a terra, Rt 4.4-6. Boaz adquire ento a posse da famlia e se casa com Rute, Rt 4.9,10. O relato mostra que o direito do Goel era exercido segundo certa ordem de parentesco; esta detalhada em Lv 25.49: primeiro o tio paterno, depois o filho deste, finalmente outros parentes. Alm disso, o Goel pode ser por isto censurado, renunciar a seu direito ou fugir de seu dever: o ato de descalar-se, Rt 4.7,8, significa o abandono de um direito, como o gesto anlogo na lei do levirato, Dt 25.9. Contudo, nesse ltimo caso, o procedimento tem um carter infamante. A comparao dessa lei com a histria de Rute parece indicar que a obrigao do levirato era assumida, no incio, pelo cl, assim como o resgate do patrimnio, e que foi mais tarde restrito ao cunhado. Uma das obrigaes mais graves do Goel era a vingana de sangue, estudada com a organizao tribal por causa de sua relao com os costumes do deserto. O termo GOEL passou linguagem religiosa. Assim, Iahv, vingador dos oprimidos e Salvador de seu povo, chamado GOEL em J 19.25; Sl 19.15; 78.35; Jr 50.34, etc., e freqentemente na segunda parte de Isaas: 41.14; 43.14; 44.6,24; 49.7; 59.20, etc.

Jesus o nosso Goel, Ele j pagou o resgate com o seu sangue. Ele pagou o resgate da terra e ir casar-se com sua Igreja. Stanley M. Horton diz: {A Bblia emprega a metfora do resgate ou da redeno para descrever a obra salvfica de Cristo. O tema aparece muito mais freqentemente no Antigo Testamento que no Novo. O tema aparece muitas
40

Instituies de Israel no Velho Testamento, R. de Vaux.

33

vezes no Antigo Testamento, referindo-se aos ritos da redeno! No tocante s pessoas ou bens (cf. Lv 25; Rt 3,4, que empregam a palavra hebraica gaal). O Parente redentor funciona como um goel. O prprio YAHWEH o Redentor (heb. Goel) do seu povo (Is 41.14; 43.140, e eles so os redimidos (heb. geulim, Is 35.9; 62.12). O Senhor tomou medidas para redimir (heb. padhah) os primognitos (x 13.13-15). Ele redimiu Israel do Egito (x 6.6; Dt 7.8; 13.5) e tambm os remir do exlio (Jr 31.11). s vezes Deus redime um indivduo (Sl 49.15; 71.23); ou um indivduo ora, pedindo a redeno divina (Sl 26.11; 69.18). Mas a obra divina na redeno primariamente moral no seu escopo. Em alguns textos bblicos, a redeno claramente diz respeito aos assuntos morais. Salmos 103.8 diz: Ele remir a Israel de todas as suas iniqidades. Isaas diz que somente os remidos, os resgatados, andaro pelo chamado O Caminho Santo (Is 35.8-10). Diz ainda que a filha de Sio ser chamada povo santo, os remidos do Senhor (Is 62.11,12). No Novo Testamento, Jesus tanto o Resgatador quanto o Resgate; os pecadores perdidos so os resgatados. Ele declara que veio para dar a sua vida em resgate (gr. Lutron) de muitos (Mt 20.28; Mc 10.45). Era um livramento [gr. Apolutrosis] efetivado mediante a morte de Cristo, que libertou da ira retribuitiva de Deus e da penalidade merecida do pecado. Paulo liga a nossa justificao e o perdo dos pecados redeno que h em Cristo (Rm 3.24; Cl 1.14, apolutrosis nestes dois textos). Diz que Cristo para ns foi feito por Deus sabedoria, e justia, e santificao, e redeno (1Co 1.30). Diz tambm que Cristo se deu a si mesmo em preo de redeno [gr. Antilutron] por todos (1Tm 2.6). O Novo Testamento demonstra claramente que Ele proporcionou a redeno mediante o seu sangue (Ef 1.7; Hb 9.12; 1Pe 1.18,19; Ap 5.9), pois era impossvel que o sangue dos touros e dos bodes tirasse os pecados (Hb 10.4). Cristo nos comprou (1Co 6.20; 7.23, gr. Agorazo) de volta para Deus, e o preo foi o seu sangue (Ap 5.9).} - (Stanley M. Horton Teologia Sistemtica, CPAD).

REDENO

hfLu):G

Geull

O cristianismo no um circulo, com um s centro, mas, sim, uma elipse, que tem dois focos as doutrinas da Redeno e do Reino de Deus (Albrecht Ritschl). A redeno consiste do processo de RESTAURAR, ao proprietrio original, algo que ele perdeu ou vendeu. Em o Novo Testamento, a forma nominal da palavra grega apokathistemi (restaurar) usada apenas uma vez em Atos 3.21 (a)pokata/stasij-apokatstasis). A palavra significa literalmente estabelecer algo novo em sua ordem original. Esta palavra era usada no mundo secular grego para indicar a volta do legtimo proprietrio posse de sua casa ou fazenda. Quando a alma redimida, ento restaurada a Deus. O corpo ser redimido: ... aguardando a adoo de filhos, a REDENO do nosso corpo(Rm 8.23). A terra ser redimida: ... at ao RESGATE da sua propriedade... (Ef 1.14). Toda a redeno envolve purificao. A Bblia reconhece apenas dois agentes purificadores: um o sangue, e o outro o fogo. Os pecadores arrependidos podem ser redimidos pelo sangue de Cristo, mas a terra ter que ser redimida pelo fogo: Mas quem pode suportar o Dia da sua Vinda? E quem pode subsistir quando Ele aparecer? Porque Ele como fogo do ourives e como a potassa (sabo) dos lavandeiros (Ml 3.2). Pois eis que vem o Dia, e arde como fornalha; todos os soberbos e todos os que cometem perversidade sero como o restolho; o Dia que vem os abrasar diz o Senhor dos Exrcitos, de sorte que no lhes deixar nem raiz nem ramo(Ml 4.1). Ora, os cus que agora existem, e a terra, pela mesma palavra tm sido entesourados para o FOGO, estando reservados para o Dia do Juzo e destruio dos homens mpios. Vir, entretanto, como ladro, o Dia do Senhor, no qual os cus passaro com estrepitoso estrondo e os elementos se desfaro abrasados; tambm a terra e as obras que nela existem sero atingidas(2 Pe 3.7,10). 34

O primeiro anjo tocou a trombeta, e houve saraiva e fogo de mistura com sangue, e foram atirados terra. Foi, ento, queimada a Tera parte da terra, e das rvores e tambm toda erva verde(Ap 8.7). Os acontecimentos narrados no livro de Apocalipse do captulo 6 ao 19 o juzo de fogo sobre a terra e a expulso de Satans do cu e da terra ( Ap 12.7-9; 20.1-3,7-10). E o quarto anjo derramou a sua taa sobre o sol, e foi-lhe permitido que abrasasse os homens com fogo. E os homens foram abrasados com grande calor(Ap 16.8,9). E ser a luz da lua como a luz do sol, e a luz do sol sete (7) vezes maior, como a luz de sete dias, no dia em o Senhor atar a ferida do seu povo (Israel), e curar a chaga do golpe que ele deu(Is 30.26). Quo terrvel o Dia do Senhor! O Senhor purificar a terra com fogo!

O Amor de Deus
A palavra hebraica aheb muito usada, e, como verbo, pode significar todas as qualidades de amor e de gosto, mas o que mais nos interessa o seu LISO no sentido religioso. usada trinta e duas vezes expressando o amor de Deus: duas vezes o seu amor a Jerusalm, sete vezes o seu amor justia e vinte e trs vezes o seu amor a Israel, ou a pessoas em particular. O substantivo usado quatro vezes expressando o amor de Deus para com o seu povo e uma vez quanto ao seu amor para com Jerusalm. Em resumo, a raiz da palavra usada vinte e sete vezes para expressar o amor de Deus para com o homem, e vinte e quatro vezes quanto ao amor do homem para com Deus. A palavra hashaq (qa$fx) (Dt 7.7; 10.15) refere-se ao amor de Deus, no sentido de ter afeio a Israel, ou assentar o seu amor nele. Assim, sinnimo de ahabah (hfbh)), ou o amor que escolheu a A a Israel. Ezequias declara, na sua ao de graas (Is 38.17), que o Senhor amou a sua alma e assim a livrou da cova da corruo.41 Moiss declara (Dt 33.3) que Deus ama, habab, os povos, todos os santos de Israel. H vrias passagens (Dt 33.12, Sl 60.5 e outras) que falam do amado, yadid, do Senhor. A palavra raham traduzida poucas vezes como amor, mas freqentemente significa a compaixo, a piedade, a misericrdia do Senhor. H duas palavras que se referem a pessoas ou atos de pessoas que agradam ao Senhor. Estes termos, haphets e ratsah, talvez sejam do vocabulrio tcnico dos sacrifcios ou de atos generosos de espritos nobres.

O Amor Eletivo de Deus


1. Os escritores bblicos maravilhavam-se da eleio de Israel, mas no tentavam explicar por que Deus escolheu o seu povo, ao invs de qualquer outro, para ser a nao sacerdotal entre as naes do mundo. Mas reconheceram que o amor de Deus para com Israel era soberano e irrevogvel. Israel deve obedecer ao Senhor motivado pelo seu prprio amor. Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus o nico Senhor. Amars, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu corao, e de toda a tua alma (desejo) e de todo o teu poder (Dt 6.4,5). Os motivos divinos que determinaram a escolha de Israel como o povo do concerto encerram-se no seu eterno propsito revelado em Efsios 3.1-6. A eleio encaminhava, atravs de Israel, o amor do Senhor a todas as famlias da terra (Gn 12.3). O amor do Senhor para com Israel no foi devido a qualquer mrito deste povo. O amor de Deus a fora operativa no estabelecimento da justia no mundo.

2. 3.

4.

5. 6.
41

O texto, neste caso, no certo. Os crticos, em geral, preferem hashak (reter) em vez de hashaq. Pem de lado a palavra mais rica e mais significativa.

35

7.

8.

O amor de Deus exigia de Israel obedincia fiel, e a responsabilidade de cumprir as condies do concerto generoso que Deus fez com ele, Ele te fez conhecer, homem, o que bom; O que que o Senhor requer de ti, seno fazer a justia, e amar a beneficncia, e andar humildemente com o teu Deus? (Mq 6.8). O Deus do Velho Testamento o Deus de amor, o mesmo que se apresenta no Novo Testamento. O Senhor no assentou (hashaq) a sua afeio em vs, e vos escolheu, porque reis mais numerosos do que outros povos ' mas porque o Senhor vos amava (Dt 7.7,8). Com amor [ahabah - hfbAha)] eterno te amei, com amorvel benignidade [hesed desex] te atra (Jr 31.3).

A Significao do Hesed do Senhor


No fcil traduzir o sentido exato desta palavra hebraica, usada to freqentemente com referncia ao concerto entre Deus e o seu povo escolhido. Nas verses da Bblia em portugus traduzi da por bondade, beleza, glria, benevolncia, beneficncia, benignidade, amorvel benignidade, misericrdia e compaixo. Na verso inglesa, que precedeu a famosa King James, Miles Coverdale traduziu a palavra por loving kindness, que significa mais ou menos a amorvel benignidade de Almeida, em Jeremias 31.2. Snaith traduz o termo por covenant love, e a nova verso em ingls, The Revised Standard verteu-a por steadfast love. Outras verses trazem os termos amor eterno. Lutera usou a palavra Gnade, a mesma que usou no Novo Testamento para traduzir a palavra grega, charis (graa). Quando hesed usada referindo-se relao de Deus com o povo do concerto, tem o sentido cada vez mais perto de graa. Quando o plural do substantivo hasidim usado referindo-se aos homens fiis, especialmente nos Salmos (30.4; 37.28, e muitos outros versculos), traduzido em portugus por santos (ver 2 Pedro 1.6). Parecem infrutferas as discusses sobre a etimologia de hesed. Segundo a opinio de Brown, Driver e Briggs, o sentido radical da palavra avidez, vivacidade, zelo intenso, e zelo geralmente caracteriza o significado do termo no Velho Testamento. A palavra era usada primeiro para designar a fidelidade dos contratantes de qualquer pacto. Por exemplo, no pacto entre Davi e Jnatas (1 Sm 20.14-16), eles prometem usar, um para com o outro, o amor fiel (hesed) do Senhor. Um pacto assim selado pelo hesed do Senhor nunca podia ser desfeito. At o revoltoso Absalo ficou espantado quando Husai veio aderir ao seu partido (2 Sm 16.17) contra Davi. Perguntou-lhe: esta a tua fidelidade (hesed) para com o teu amigo? Mas foi a astcia de Husai para com Absalo, e o seu amor fiel a Davi, que salvou o rei da morte. Estes exemplos nos ajudam a entender a fora da palavra, quando usada no sentido da fidelidade do Senhor em manter e observar as condies do seu concerto com o povo de Israel. W. F. Lofthouse, W. Eichrodt e Norman H. Snaith tm demonstrado que a palavra hesed representa o amor fiel e imutvel de Deus no cumprimento das suas promessas feitas a Israel no concerto.

A Origem, a Natureza e o Destino do Homem 42 A Criao do Homem


1. 2. O Velho Testamento ensina a unidade da raa. O livro de Gnesis apresenta duas explicaes da criao do homem (1.26-30; 2.4-7,18-22). De acordo com a segunda, que geralmente considerada a mais antiga, Deus formou o corpo do homem do p da terra e soprou-lhe nas narinas o flego da vida, e o homem se tornou alma vivente. Os animais tambm so denominados almas viventes (Gn 2.19); Uma nao se originou de Abrao, como tambm do seu filho Isaque; Todos os descendentes de Jac constituem o povo de Israel. Todos os povos, raas e naes so descendentes de No; Todas as pessoas so dependentes das suas respectivas unidades sociais, naes, tribos, cls e famlias. A variedade de naes devida s lnguas diferentes, lutas e guerras, migraes, e adaptaes s condies geogrficas histricas.
CRABTREE. A. R. TEOLOGIA DO VELHO TESTAMENTO. 2 ed. Rio de Janeiro, JUERP, 1977, p. 125-145.

3. 4. 5. 6.

42

36

A Natureza do Homem do Velho Testamento


As palavras bassar - rf&fB (corpo, carne), leb (bl), lebab (bfbl) (corao), kely (hfy:liK) (rins) referem-se a rgos do corpo. 2. Nephesh (alma) e ruah (esprito) referem-se a elementos invisveis do homem. A relao entre a mente e o corpo do homem um estudo de interesse perene para o psiclogo moderno, como o para o estudante e o telogo do Velho Testamento. 3. Em Eclesiastes 3.18-21, ruah tem quase o mesmo sentido de nephesh (alma). Em Isaas 26.9 e J 7.11, ruah e nephesh so sinnimos. A palavra nephesh, como ruah, usada em vrios sentidos, mas no o equivalente geral de ruah. 4. Deus forma o esprito no homem (Zc 12.1); 5. E o preserva (J 10.12). 6. Quando o homem morre, o esprito volta a Deus (Ec 12.7). Assim o esprito geralmente reconhecido como o elemento mais importante do homem, o qual ele recebe de Deus. 7. O esprito que o homem recebe de Deus o flego de vida (nishmath hayim). 8. A palavra leb ou lebab significa corao, mente, inteligncia, vontade, conscincia, ntimo. Depois a conscincia (leb) doeu a Davi, por ter cortado a orla do manto de Saul (1 Sm 24.5). O corao geralmente considerado como a sede da inteligncia e da vontade (Is 10.7). 9. difcil fazer uma distino exata entre nephesh, ruah e leb do homem. 10. O pensamento pode representar a atividade de qualquer um destes trs rgos, mas isto no quer dizer que as palavras so sinnimos, a no ser em sentido muito limitado. 11. Na totalidade do seu ser, o homem pode ser designado por nephesh, mas ele tem um ruah e um leb. Convm lembrar que nephesh tem vrios outros sentidos. 12. Os rins (kelayoth), as entranhas (mayim), e uma vez o fgado (kabad) so representados como rgos da emoo ou dos sentimentos. O corao o rgo de todas as qualidades de pensamento e de emoes que revelam o carter do homem. 1.

37

A Natureza Religiosa do Homem


1. O esprito o elemento humano que est mais aliado com Deus, e que tem o poder ou a capacidade de receber a orientao divina e as influncias benficas do Esprito do Senhor. 2. este esprito invisvel que distingue o homem das outras criaturas de Deus. 3. O Velho Testamento reconhece que o homem foi criado para Deus, e que no pode ser feliz sem achar descanso no seu Senhor.

Caractersticas do Pensamento do Homem do Velho Testamento


1. Crendo na afinidade do seu esprito com o Esprito do Senhor e que foras de fora podiam invadir o esprito humano, o hebreu julgava-se capaz de reconhecer a operao do Esprito de Deus no seu corao e na sua vida. 2. O modo de pensar do hebreu era notavelmente teocntrico. 3. No se pode identificar o homem do Velho Testamento com qualquer elemento do seu corpo ou do seu esprito. um ser vivente, uma realidade. 4. No se esforava para analisar a sua natureza. 5. Reconhecia a interdependncia do corpo e da inteligncia, sem se envolver em problemas de psicologia. 6. No entrava no seu pensamento a idia de que o pecado residisse na matria ou na carne do homem. 7. A interdependncia do corpo e do esprito tambm complicava, para ele, o problema do seu destino depois da morte.

O Homem Criado Imagem e Semelhana do Deus


1. A imagem ou a semelhana de Deus mencionada apenas em Gnesis 1.26,27; 5.1 e 9.6. 2. O esprito do homem veio do Esprito de Deus (Gn 2.7), e isto explica a afinidade do homem com o Esprito de Deus. 3. A possibilidade de comunho entre Deus e homem depende absolutamente desta semelhana entre Deus e o homem. 4. Alguns pensam que a imagem divina significa apenas a autoridade do homem sobre os animais. 5. A mera autoridade sobre os animais tem pouca importncia em relao com a imagem divina no ser humano. 6. em virtude de sua semelhana com Deus que o homem recebe a promessa de autoridade sobre os animais. 7. A imagem e a semelhana divina se acham na personalidade do homem. 8. Deus se apresenta como Pessoa atravs de todas as Escrituras do Velho Testamento. H duas caractersticas essenciais da personalidade: a conscincia prpria e a direo prpria. 9. Podemos verificar, pelas Escrituras, que Deus e o homem tm as seguintes caractersticas em comum: as faculdades de sentir, raciocinar e querer. 10. Deus tem estes poderes em absoluta perfeio. 11. Nota-se, todavia, que ele no precisa raciocinar, como ns, para descobrir a verdade por um processo de lgica. 12. A Bblia nos revela o fato de que Deus freqentemente ajuda os seus mensageiros, no processo de raciocinar e esclarecer as mensagens divinas dirigidas aos seus ouvintes (Sl 94.9; Ams 3.2; Is 1.18) e em todos os apelos inteligncia do homem. 13. O homem tambm tem afinidade com Deus na sua capacidade de sentir emoes e entender, em parte pelo menos, o amor de Deus. 14. Assim sendo, a imagem natural entre Deus e o homem durar para sempre, porque o homem no poder jamais deixar de ser um esprito como Deus o . Da mesma forma, a semelhana natural entre Deus e o homem perdura sempre, porque o homem no poder jamais deixar de ser uma pessoa como Deus o . O esprito no homem corresponde ao Esprito do seu Criador, e sustentado por Ele. Foi declarado que o esprito do homem, o esprito que est nele, s ele conhece as coisas relacionadas com o homem, , portanto anlogo ao Esprito Divino, que o nico que conhece as coisas de Deus (1 Co 2.11). 38

A DOUTRINA DO PECADO43
O conceito que qualquer pessoa, ou qualquer povo, tenha do pecado determinado por seu entendimento do carter de Deus e da natureza do homem.

A Moralizao do Conceito do Pecado


1. Entre os povos primitivos o pecado era considerado simplesmente como ofensa contra Deus, e por algum tempo alguns israelitas tiveram esta mesma opinio. 2. A lei moral associava-se, s vezes, com o costume do povo. 3. A natureza tica e moral da religio dos hebreus estabelecida por Moiss sempre lutava contra as influncias insidiosas do baalismo e da imoralidade dos cananeus. 4. Com o entendimento cada vez mais claro da justia absoluta de Deus, o povo compreendia mais perfeitamente que o Senhor, como o Juiz supremo, exigia a justia do homem nas relaes com o seu prximo. 5. Com a nfase nos pecados sociais, os profetas chegaram a entender mais claramente a natureza dos pecados cometidos diretamente contra o Senhor.

Palavras Hebraicas que Descrevem a Natureza do Pecado


O portugus, bem como o ingls, luta com dificuldade na traduo de uma palavra hebraica por uma s palavra que d o sentido exato em nosso vernculo. A classificao das palavras hebraicas em grupos, de acordo com o seu sentido geral, facilita a explicao da natureza das vrias formas do pecado. H vrios termos que so utilizados na bblia para referir-se idia do pecado. Estes termos podem nos fornecer aspectos do conceito bblico do assunto. No Antigo Testamento, os principais termos hebraicos para pecado so: a) bar - raBfa( (x 38.26; Dt 2.14; J 13.13) transgredir. i b) sham - {f$f) (Lv 5.5-8; Jz 21.22; Sl 34.21-23; Os 10.2; 13.1; Is 24.6; Jl 1.18) O sentido principal da palavra sham parece ser o de culpa. Todavia, o sentido varia desde a ao que traz culpa at a condio de culpa e, ainda, at o ato de punio. c) ashemah - hfm:$a) (Lv 4.3; 22.16). Pecado, culpa, iniqidade, aes pecaminosas, culpabilidade. d) Awon - }owf( (1Rs 17.18). Com a idia de torcer, e refere-se culpa produzida pelo pecado, iniqidade. e) Chath - hf)f+Ax (Ex 32.30), seu cognato chete - )i:+"x (Sl 51.9), significando errar o alvo ou falhar (= Hamartia). Chath - hf)f+ax = pecado. f) Pesha - (a$eP (Pv 28.13). Quer dizer rebelio ativa, uma transgresso da vontade de Deus. g) Peraq qar:P (Despedaar, romper, pecados. A palavra usada mais no sentido literal).

Pecado Social
1. Do ponto de vista dos escritores bblicos, o pecado entre o povo escolhido essencialmente a infidelidade dos homens de Israel no cumprimento das suas responsabilidades perante Deus, de acordo com o concerto entre Deus e o povo da sua escolha. Estas responsabilidades incluem a prtica de justia e retido entre os homens. A prtica da justia entre os homens a vontade de Deus. Os profetas condenaram os pecados sociais porque eram ofensas contra Deus, e contra o bem-estar do povo escolhido (Mq 6.8).

2. 3. 4.

43

CRABTREE. A. R. TEOLOGIA DO VELHO TESTAMENTO. 2 ed. Rio de Janeiro, JUERP, 1977, p. 149-167.

39

A Origem do Pecado
1. 2. Telogos modernos do Velho Testamento dizem pouco, ou nada, sobre a origem do pecado, ou a queda do homem. Dizem que o Antigo Testamento no tem nenhuma doutrina da queda do homem. Apresenta-se em vrios escritos do Velho Testamento o ensino explcito da universalidade do pecado. Pois no h homem que no peque (1 Reis 8.46). Certamente no h homem justo sobre a terra, que faa o bem e que nunca peque (Ec 7.20). O Velho Testamento no diz nada sobre a transmisso da culpa do pecado original humanidade inteira, mas os escritores falam claramente da natureza perversa do homem, e da sua inclinao para o mal. Mas, apesar da sua natureza pecaminosa, o homem retm a liberdade e a responsabilidade de escolher o bem, ao invs do mal. Todas as formas de pecado, segundo o Velho Testamento, so cometidas contra Deus. Qualquer falta de conformidade Vontade de Deus pecado.

3.

4. 5.

Conseqncias do Pecado
A justia e a retido so princpios inerentes no carter de Deus, e qualquer violao de tais princpios ipso facto rebelio contra Deus. Assim os profetas denunciaram tambm todas as formas de injustias praticadas contra a humanidade, como, a iniqidade cometida contra o Senhor.

Influncias do Pecado
1. 2. 3. Os israelitas entenderam to claramente como ns que muito da misria e do sofrimento humano o resultado direto ou indireto do pecado. O homem que enfraquece o seu corpo com doenas pela prtica do pecado pode transmitir aos filhos que ho de nascer as conseqncias maliciosas da sua perversidade. O homem, pela improvidncia ou pelo crime, pode trazer sobre a famlia a pobreza e a vergonha. A injustia, nas suas muitas formas, a causa principal do sofrimento humano.

O PROBLEMA DO MAL44 O Pecado, a Culpa e a Punio


1. 2. No Velho Testamento o pecado sempre acarreta o reconhecimento da culpa e a justia da punio do pecador. A culpa significa que o pecado cometido merece censura e punio, mas nem sempre corresponde com a convico do pecador.

O Ponto de Vista Sacerdotal do Sofrimento


1. Segundo a literatura sacerdotal, principalmente Levtico, Nmeros e Crnicas, todo o sofrimento, incluindo os males fsicos, cai sobre o homem por causa dos seus pecados.

O Ensino dos Profetas


1. 2. Os grandes profetas dedicaram os seus talentos e a sua vida ao ensino dos princpios da justia tica. Percebiam que o Senhor estava atuando na histria do seu povo, e que eles eram os seus mensageiros, chamados para denunciar os ensinos falsos sobre a eficcia dos ritos religiosos e os pecados da injustia social, a imoralidade e a desumanidade do seu povo.

O Problema do Sofrimento nos Salmos


O livro dos Salmos apresenta a vida religiosa de Israel atravs de um longo perodo de tempo. Escritos por diversos autores, os Salmos representam uma variedade de experincias religiosas e muitas
44

CRABTREE. A. R. TEOLOGIA DO VELHO TESTAMENTO. 2 ed. Rio de Janeiro, JUERP, 1977, p. 171-187.

40

qualidades de sentimentos humanos. Muitos descrevem a profunda tristeza, e at o desespero dos autores. Em geral, os autores representam o ponto de vista tradicional dos sofrimentos. Reconhecem que, s vezes, os mpios prosperam e os inocentes sofrem.

O Problema do Sofrimento na Literatura de Sabedoria


Os livros de Provrbios, Eclesiastes e J, deste grupo, escritos por israelitas, apresentam meditaes sobre a vida humana em geral, sem limitar os seus pensamentos comunidade de Israel. Dois destes livros, J e Eclesiastes, desafiam com ousadia a teoria tradicional da distribuio da justia imparcial. Eles refletem o ensino da responsabilidade pessoal, apresentado com fora por Jeremias e Ezequiel.

A SALVAO NO VELHO TESTAMENTO45


No Velho Testamento, o termo salvao abrange todas as qualidades de socorro que os israelitas recebem do seu Deus, o Senhor Iav. O verbo hebraico yasha significa fazer largo, viver em abundncia, conseguir a vitria, libertar do poder do inimigo, salvar da opresso, do pecado, da aflio, da doena, da morte. O substantivo yesha ou yeshua, pode significar a salvao em qualquer um, ou em qualquer conjunto, destes vrios sentidos. A palavra pode ser usada para significar a salvao do mal na vida futura, ou no sentido de libertao de todas as qualidades de aflio da vida neste mundo. A salvao no Antigo Testamento significa que o processo iniciado e efetuado pelo Senhor, em favor do seu povo e pode ser independente do entendimento de Israel.

O Concerto e a Salvao no Velho Testamento


Os profetas do muita nfase ao amor fiel (hesed) do Senhor no cumprimento das promessas do concerto. Mas ao mesmo tempo os profetas explicam as conseqncias terrveis da ingratido, da injustia e da infidelidade do povo do concerto. A revelao do nome de Deus ao povo de Israel, por intermdio de Moiss (x 6.1-9), produziu uma relao permanente entre Iav e este povo. Esta relao representada pelo berith entre Iav e Israel. Deus quem toma a iniciativa e quem faz o concerto com o seu povo. Israel pode aceitar, ou rejeitar, o concerto oferecido pelo Senhor, mas nunca pode determinar os seus termos ou condies. Eis que lhe dou o meu concerto (Nm 25.12). Quando o Senhor ofereceu ao povo de Israel o seu concerto, assim aceitou a responsabilidade de cumprir as suas promessas que ele mesmo, e no Israel, tinha estipulado.

O Sistema Sacrificial dos Israelitas


1. Os sacrifcios foram assim oferecidos a Deus, que estava em relaes de graa com o seu povo. No foram oferecidos para alcanar a sua graa, mas para ret-la, ou para evitar que a comunho existente entre Deus e o seu povo fosse interrompida ou terminada pelas imperfeies ainda inevitveis do seu povo, quer seja de indivduos, quer seja do povo inteiro. 46 Apesar de seus defeitos, o sistema sacrificial servia ao propsito do Senhor no treinamento espiritual do povo escolhido no perodo primitivo da sua histria.

2.

A Pessoa e a Funo do Sacerdote


1. 2. 3. 4.
45 46

O sacerdote, o rei, o profeta e o Servo do Senhor so figuras proeminentes nas Escrituras do Velho Testamento. So agentes e servos do Senhor. O sacerdote ministro do Senhor. O sistema sacrificial culminava no grande dia de expiao. Este era o dia mais santo e mais importante na vida religiosa do povo de Israel. Os captulos 29 de xodo e 8 de Levtico apresentam as instrues para a consagrao dos
CRABTREE. A. R. TEOLOGIA DO VELHO TESTAMENTO. 2 ed. Rio de Janeiro, JUERP, 1977, p. 191-211. A. B. Davidson, The Theology of the Old Testament, p. 316.

41

sacerdotes; xodo 28.3-5 e Levtico 8.7-9 descrevem as ricas vestimentas usadas pelos sacerdotes quando ministravam perante o Senhor. O tabernculo, o altar e o sacerdote tinham que ser ungidos para os santificar para o servio (Levtico 8.10-12).

A Fidelidade do Senhor no Perdo do Pecado


O profeta Ezequiel descreve ainda mais claramente o perdo que transforma a natureza humana. E vos darei um corao novo, e porei dentro de vs um esprito novo, e tirarei da vossa carne o corao de pedra, e vos darei um corao de carne. Porei dentro de vs o meu esprito, e farei que andeis nos meus estatutos e observeis fielmente as minhas ordenanas. Habitareis na terra que dei a vossos pais; e vs sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus. E vos salvarei de todas as vossas imundcias (36.2629). So expressivas as figuras que descrevem o perdo do pecado. Purifica-me com hissope, e ficarei puro; Lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve ... Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqidades. Cria em mim, Deus, um corao puro, e renova em mim um esprito reto (Sl 51 .7,9,10). Eis! tocou isto nos teus lbios, tirada a tua culpa, e o teu pecado coberto (Is 6.7). Pois lanaste para trs das tuas costas todos os meus pecados (Is. 38.17). Eu te confessei o meu pecado, e a minha iniqidade no encobri; disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgresses; e tu perdoaste a culpa do meu pecado (Sl 32.5). Perdoaste a iniqidade do teu povo; cobriste todos os seus pecados (Sl 85.2).

O Motivo Divino em Perdoar


1. No sistema sacrificial dos israelitas, as ofertas apresentada.s ao Senhor representaram apenas o esprito de arrependimento do ofertante, enquanto o amor imutvel do Senhor operava persistentemente no perdo do pecador desviado que desejava o restabelecimento da comunho com o seu Deus. A graa do Senhor, no perdo do pecado, manifestava-se, no princpio, quase exclusivamente dentro de Israel. O motivo deste favor especial de Deus para com o povo de Israel por amor de mim ou por amor do meu Nome. Por amor do meu Nome retardo a minha ira (Is 48.9). No perdo dos pecados do seu povo, Deus se lembrava das promessas que tinha feito aos pais. Orei ao Senhor, dizendo: Senhor Deus, no destruas o teu povo e a tua herana, que remiste com a tua grandeza, e que fizeste sair do Egito com mo poderosa. Lembra-te dos teus servos Abrao, Isaque e Jac; no atentes para a dureza deste povo, nem para a sua maldade, nem para o seu pecado (Dt 9.26,27; x 32.12,13; Ne 9.15,23). Todavia o Senhor no quis destruir a Jud por amor de Davi, seu servo, porquanto lhe havia prometido que lhe daria uma lmpada, a ele e a seus filhos, para sempre (2 Rs 8.19). Convm notar que tais promessas se relacionam ao concerto, sempre operante. O amor e a justia do Senhor sempre constituem o seu motivo imutvel no perdo do pecado. A natureza divina, a santidade que abrange a justia, no podem deixar de exigir o arrependimento e a f por parte do pecador, sem o qual nenhum sacrifcio e nenhuma orao pode induzir o Senhor a perdoar o pecado. Mas Deus tem prazer em perdoar, por amor do seu Nome, todos os que almejam o perdo. O motivo do perdo sempre se acha no Senhor: no seu amor eletivo (ahaba), e no seu amor imutvel (hesed), que mantm o concerto pela orientao misericordiosa do seu povo e pela operao da sua providncia na direo da histria para o fim que ele mesmo predeterminou. O seu propsito redentor visa todas as naes do mundo, comeando com Israel.

2.

3.

4.

5.

A Operao da Santidade, da Justia e do Amor na Salvao


O profeta multiplica as evidncias da atividade redentora do Senhor. As palavras Confortai, confortai o meu povo a traduo correta das palavras introdutrias desta profecia. O mensageiro do Senhor no tinha recebido ordem de falar apenas palavras de consolao ao povo na sua tristeza, mas a palavra de conforto que termina com a tristeza, e fortalece o esprito com as boas-novas de redeno. 42

Eis o vosso Deus! Cansado e fatigado, o povo receber o amparo do poder do Senhor. possvel que a mulher se esquea do seu menino de peito, todavia, eu no me esquecerei de ti, diz o Senhor (49.15). O Senhor se apresenta freqentemente nesta profecia como o Redentor do seu povo. A palavra hebraica goel designa na linguagem popular o parente mais chegado que tem a responsabilidade de cuidar dos direitos do parente falecido. Pois assim diz o Senhor: Por nada fostes vendidos; tambm sem dinheiro sereis remidos. Em Jeremias 50.34, o Senhor dos exrcitos apresenta-se como o Redentor do seu povo do poder da Babilnia. O Senhor Vindicador do seu povo e promete resgat-lo do poder do inimigo. Jr 50.34: Mas o seu Redentor [Goel - l")Og] forte; o Senhor dos exrcitos o seu nome. Certamente defender em juzo a causa deles, para dar descanso terra, e inquietar os moradores de Babilnia. No temas, bichinho de Jac, homens de Israel! Eu te ajudo, diz o Senhor, o teu Redentor (goel) o Santo de Israel (Is 41.14).

O Mistrio da Eleio de Israel


A comunidade de Israel foi eleita e separada do mundo para transmitir a palavra de redeno s naes (Gn 12.2-4; 18.18; 22.17,18; 26.4). Os escritores bblicos apresentaram a eleio deste ponto de vista teolgico, 47 mas o povo em geral nunca ficou entusiasmado no desempenho da sua misso. A Bblia insiste em que Israel no escolheu ao Senhor. O Senhor fez a escolha, e estabeleceu Israel como nao.

Deus, como Pai, no Velho Testamento


Na religio do povo de Deus, no Velho Testamento, o amor de Deus, como pai, recebe muito mais nfase do que a sua autoridade paterna, especialmente entre os grandes profetas que receberam a mais ampla revelao do carter de Deus. H tambm vrias passagens que falam figuradamente do Senhor como pai, e Israel como seu filho, ou os israelitas como seus filhos, Nestas comparaes o amor ou a compaixo do Senhor recebe nfase. Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem (Sl 103.13). Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei a meu filho (Os 11.1). Tu, Senhor, s nosso pai; nosso redentor desde a antiguidade, o teu nome (Is 63.16). Pois sou pai de Israel, e Efraim o meu primognito (Jr 31.9; ver tambm Dt 32.6; 2 Sm 7.14; Sl 68.5; 85.27; Is 64.8; Jr 3.4; 4.19). Nestas passagens o Senhor reconhecido como o pai do seu povo, na sua coletividade, mas no se nega ao israelita como indivduo o direito de chamar-se, ou de ser chamado filho de Deus. Segundo o que notamos no Captulo VI, a democracia dos israelitas, a dignidade do homem e a defesa dos seus direitos indicam que o israelita como indivduo tinha o privilgio de pensar no Senhor como seu pai, e reconhecer-se a si mesmo como filho de Deus.

H. H. Rowley, The Biblical Doctrine of Election. p. 39: sempre a eleio que visa algum propsito, e Deus sempre escolhe aqueles que so mais aptos para realizar o seu propsito. Os seus propsitos so muitos, e ele escolhe muitos para o servirem. O seu maior propsito o de revelar-se aos homens, e Israel foi escolhido porque era o povo mais idneo para fazer isto. Isto no significa que no se revelou a homens de outras naes, ou que no escolheu outras naes para outros propsitos ... , Todavia, aos homens de Israel ele deu uma revelao mais ampla, no porque eram inicialmente melhores do que outros, nem porque eram os mais favorecidos, mas porque eram os mais idneos para prestar este servio.

47

43

O REINO DO DEUS (PG. 215-236) [Apostila 120-132]


1. profundo o significado bblico da frase o reino de Deus. Examinado luz do conceito da soberania de Deus, o governo divino do universo eterno; tambm manifestado na direo da vida dos homens, e ser realizado na sua perfeio ainda no futuro. Na escolha de Israel como o seu povo sacerdotal, o Senhor revela o seu propsito de estabelecer o seu reino entre todas as naes do mundo.

2.

Povo de Israel e o Reino de Deus


1. 2. Atravs do Velho Testamento inteiro Iav o Deus de Israel, identificado com Elohim, o Criador de todas as coisas, e com EI Shaddai, o Todo Poderoso, o Deus de Abrao, Isaque e Jac. As Escrituras reconhecem que o Senhor tinha dirigido o mundo desde a criao (Dt 32.8), e mostram nos primeiros onze captulos de Gnesis que Abrao era descendente de Sem, filho de No, segundo a linhagem de Arfaxade e Eber (Gn 10.21-24; 11.13-26). Era a escolha de Israel, libertado do poder do Egito pelo Senhor e por ele estabelecido na Palestina como sua nao sacerdotal, uma unidade religiosa que representava uma nova forma do reino de Deus no mundo.

3.

A Natureza do Reino de Israel


1. 2. O reino de Israel no , e no pode ser, mais reconhecido como o reino de Deus na terra, mas Osias no perdeu esperana quanto ao futuro de Israel. E desposar-te-ei comigo para sempre; desposar-te-ei comigo em retido (righteousness) e justia, Em benignidade amorvel (hesed) e terna compaixo; sim, desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecers o Senhor (2.19, 20).

Caractersticas Polticas e Religiosas do Reino de Jud


Com a queda de Israel e a poltica de genocdio da Assria, O povo desta pequena nao gradualmente perdeu a sua identidade. provvel que a esperana de Osias (2.19,20), e de Jeremias (31.1-6,15-22), foi realizada em parte na vida de alguns israelitas fiis, ou na sua terra ou no estrangeiro. Sabemos de 2 Cr 30.10,11, que alguns israelitas das tribos de Aser, Manasss e Zebulom aceitaram o convite de Ezequias e visitaram o templo em Jerusalm a fim de participar do culto ao Senhor. tambm provvel que alguns dos israelitas fiis no territrio de Babilnia, tomada da Assria, voltaram do cativeiro com os judeus, na restaurao ordenada por Ciro.

O Restante Fiel do Povo Escolhido


Apesar da infidelidade do Estado de Jud, sob o governo de reis como Acaz e Manasss, Isaas no creu que a nao seria completamente destruda, como foi destrudo o Estado de Israel. Apesar de ter cado Jud nos mesmos pecados que destruram o Estado de Israel, Isaas no podia acreditar que a sua nao havia de ser totalmente exterminada. Para entendermos a personalidade de Isaas e o valor teolgico de seus ensinos, temos que estudar o seu entendimento do carter de Deus. A sua doutrina do restante fiel relaciona-se com suas profundas experincias religiosas com o Senhor. O Deus de Isaas o Senhor santo da viso inaugural (cap. 6), o Deus cuja glria enche no somente o templo, como tambm a terra toda. Perante o Senhor santo e justo o homem mortal no nada (2.11,12). Os poderes das naes da terra, como a Assria, so apenas utenslios na sua mo (7.18,19). Na direo da histria humana, Deus usa os poderes, como a Assria, para conseguir os seus propsitos, em visitar sobre eles o fruto da sua arrogncia (10.5-19). O Deus soberano dirige a histria da humanidade de acordo com o seu propsito supremo, e no o abandona a qualquer poder ou ideologia poltica dos homens.

O Dia do Senhor
O Dia do Senhor (hfwh:y-{Oy) o dia de juzo do Senhor. Nas verses portuguesas da Bblia, a palavra juzo considerada como sinnima de justia, mas freqentemente significa tambm os 44

estatutos de Deus e as ordenanas da lei. No sentido do julgamento do Senhor, o termo refere-se ao julgamento dos atos dos homens e das naes na histria, e tambm no fim da histria. Como foi indicado na discusso do restante fiel do Senhor, o reino de Deus visa a vindicao da justia e dos justos. No tempo de Ams, o povo do Reino do Norte desejava o Dia do Senhor (5.18). Mas o povo sofria da doena da teologia. 48 O povo de Israel pensava que o Dia do Senhor significava o estabelecimento do seu governo benfico sobre o povo escolhido. Mas no entendia a justia de Deus, que exige a justia do povo do seu reino. Nesta profecia o Dia do Senhor ser um dia de julgamento de Israel. Contrrio ao pensamento popular, a eleio e os privilgios especiais de Israel no podem isentlo do julgamento, mas pedem antes o castigo de todas as suas injustias (cap. 3). No pode haver esperana nenhuma para Israel no Dia do Senhor. Ser como se um homem fugisse de diante dum leo, e lhe sasse ao encontro um urso; ou como se entrasse em casa, e encostasse a mo parede e o mordesse uma cobra (5.19). Sofonias descreve o castigo terrvel que cair sobre Jud e Jeremias no Dia do Senhor: Dia de indignao aquele dia, Dia de angstia e nsia, Dia de alvoroo e assolao, Dia de trevas e escurido, Dia de nuvens e de densas trevas (1.15). O Senhor derramar toda a fria da sua ira sobre as naes, e toda a terra ser devorada; mas apesar deste terrvel castigo, um restante de Israel e das naes escapar, receber do Senhor o dom de uma lngua pura e servir no estabelecimento do novo reino mundial do Senhor (3.8,9). Segundo Ezequiel 30.3-10, Egito, Pute, Lude, Etipia e outras terras seriam desoladas no terrvel Dia do Senhor. Isaas tambm descreve a terribilidade do Dia do Senhor (13.6-22). Ser um dia cruel, com furor e ira ardente, fazendo da terra uma desolao, com a destruio dos pecadores. A terra ser sacudida do seu lugar, o sol ficar escurecido, a lua e as estrelas no daro a sua luz. Joel declara que o Senhor se assentar no vale de Josaf para julgar as naes. O Egito e Edom sero castigados por causa da violncia que fizeram aos filhos de Jud, mas o Senhor ser o refgio do seu povo (3.11-13). Os profetas assim entenderam que o Dia do Senhor o dia em que Deus havia de julgar os povos e as naes com justia, e estabelecer o seu reino eterno em todo o mundo. O DIA DO SENHOR49

hfwh:y-{Oy
Eis que vem o Dia do SENHOR, em que os teus despojos se repartiro no meio de ti. Porque eu ajuntarei todas as naes para a peleja contra Jerusalm; e a cidade ser tomada, e as casas sero saqueadas, e as mulheres, foradas; metade da cidade sair para o cativeiro, mas o restante do povo no ser expulso da cidade. Ento, sair o SENHOR e pelejar contra essas naes, como pelejou no dia da batalha. Naquele dia, estaro os seus ps sobre o monte das Oliveiras, que est defronte de Jerusalm para o oriente; o monte das Oliveiras ser fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haver um vale muito grande; metade do monte se apartar para o norte, e a outra metade, para o sul. Fugireis pelo vale dos meus montes, porque o vale dos montes chegar at Azal; sim, fugireis como fugistes do terremoto nos dias de Uzias, rei de Jud; ento, vir o SENHOR, meu Deus, e todos os santos, com ele. Acontecer, naquele dia, que no haver luz, mas frio e gelo. Mas ser um dia singular conhecido do SENHOR; no ser nem dia nem noite, mas haver luz tarde (Zc 14.1-7). O captulo 14 de Zacarias inicia com a seguinte afirmao: Eis que vem o Dia do Senhor. Para entendermos a importncia dessa declarao, temos de considerar alguns fatos: Em primeiro lugar, a expresso o Dia do Senhor se refere interveno de Deus nos eventos
48 49

John Bright, The Kingdom of God, p. 60. A frase significa preconceitos teolgicos. VARNER, William C. Jerusalm no Centro do furaco. Porto Alegre: Actual Edies, 2004, p. 31-41.

45

mundiais para julgar os Seus inimigos, cumprir o Seu propsito quanto histria e, assim, demonstrar quem ele o Deus soberano do Universo (Is 2.10-22; Ez 13.5,9,14,21,23; 30.3,8,19,25,26). Em segundo lugar, j aconteceram vrios Dias do Senhor, nos quais Deus demonstrou o Seu domnio soberano ao levantar naes para executarem o Seu julgamento sobre outras naes. Por exemplo, Ele levantou a Babilnia para julgar o Egito e seus aliados em torno de 500 a.C. (Jr 46.2,10; Ez 30.3-6). O futuro Dia do Senhor A Bblia, entretanto, tambm prediz um futuro Dia do Senhor. Por exemplo, Is 2.10-22 descreve um Dia do senhor que compreender o sexto selo da futura septuagsima semana de Daniel 9 (Ap 6.12-17). O apstolo Paulo predisse um futuro Dia do Senhor, quando uma destruio repentina e inescapvel sobrevir a todos aqueles que no creram em Jesus Cristo como seu Salvador pessoal (1Ts 5.1-11). Ira e Bno A Bblia tambm assinala que o futuro Dia do Senhor ter, no mnimo, dupla natureza. Por um lado, ele ser caracterizado pela escurido e por um terrvel derramamento da ira divina sobre o mundo (Sf 1.14,15). Assim ser a sua natureza durante a septuagsima semana de Daniel 9 (o perodo da Grande Tribulao). Contudo, o Dia do Senhor tambm ser caracterizado pela luz, por um derramamento da bno divina e pela administrao do governo de Deus sobre a terra. Aps descrever o escurecimento do sol, da lua e das estrelas, bem como o juzo de Deus sobre os exrcitos das naes reunidos em Israel no Dia do Senhor (Jl 3.9-16), o profeta Joel predisse a grande bno de Deus naquele dia (Jl 3.18-21). O profeta Zacarias, depois de considerar o futuro Dia do Senhor, quando os exrcitos de todas as naes guerrearo contra Jerusalm e sero surpreendidos pela volta do Messias Terra para combat-los (Zc 14.1-50, indicou que aquele dia tambm ser caracterizado por luz (vv. 6,7), por grande bno (v.8), e pela administrao do governo de Deus sobre toda a Terra (v.9). Essa ser a natureza do Dia do Senhor durante o Milnio.

Amplo e estrito O futuro Dia do Senhor tem um duplo aspecto: tanto amplo quanto estrito. O sentido amplo se refere a um tempo extenso, que cobre pelo menos toda a septuagsima semana de Daniel 9 e o Milnio. O sentido estrito se refere a um dia especfico o Dia em que Cristo voltar Terra na Sua Segunda Vinda com os Seus anjos e a Igreja (Ap 19.11-16; Zc 14.5). O DIA DO SENHOR (AMPLO) Perodo de Paz Perodo de 2 Vinda Regenerao da Terra: Perseguio Mt 19.28 3,5 anos 3,5 anos Ap 19.11-21 Milnio A Angstia de 2 Pe 3.10,11 Jerusalm Jac o Trono do Senhor Jr 30.7; Dn 12.1 70 Semana de Daniel Jr 3.17; 17.12; Ez 43.6,7; O Dia do A Grande Tribulao Senhor Estrito Mt 25.31

O Dia do Senhor estrito: quando Cristo voltar Os seguintes fatos indicam que um futuro Dia do Senhor ser limitado a um nico dia: Primeiro: o texto de Ap 16.12-16 revela que os exrcitos de todas as naes do mundo iniciaro a sua concentrao em Israel para o Armagedom apenas depois do derramamento da sexta taa (a que antecede ao ltimo juzo da Grande Tribulao). Assim, esses exrcitos comearo a se reunir no final daquele perodo (aps os sete selos, as sete trombetas, e depois que as primeiras cinco taas de 46

julgamentos do Dia do Senhor amplo tiuverem ocorridos). Segundo: os textos de Jl 3.9-16 e Zc 14.1-5 indicam que, aps o ajuntamento dos exrcitos da naes em Israel, vem o Dia do Senhor (Zc 14.1) e ele est perto (Jl 3.14). Conseqentemente, esse Dia do Senhor s acontecer depois que os exrcitos tiverem se concentrado em Israel e uma importante parte do Dia do Senhor amplo tiver transcorrido. Esse Dia do Senhor estrito ser uma parte do Dia do Senhor amplo, mas tambm se constitui num completo Dia do Senhor em si mesmo. O Dia do Senhor amplo abranger um extenso perodo de tempo. O Dia do Senhor estrito ser limitado a um dia (Zc 14.7). Terceiro: os textos de Jl 3 e Zc 14 indicam que o Dia do Senhor a que se referem ser o dia em o Messias guerrear contra os exrcitos reunidos em Israel. De acordo com Ap 19.11-21, esse o dia em que Cristo voltar do cu para a Terra. Sendo assim, o Dia do Senhor estrito o dia do retorno de Cristo na Sua gloriosa Segunda Vinda aps a Grande Tribulao (Mt 24.21,29,30). O texto de Jl 3.14,15 indica que o sol, a lua e as estrelas escurecero antes que venha o Dia do Senhor estrito. O texto de Jl 2.31 declara que o sol se converter em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrvel Dia do Senhor. Portanto, o Dia do Senhor estrito de Jl e Zc 14 o grande e terrvel Dia do Senhor o dia da gloriosa Segunda Vinda de Cristo. Dessa maneira, as Escrituras aplicam a expresso o grande e terrvel Dia do Senhor ao Dia estrito, no ao Dia amplo, implicando que o Dia estrito diferir do Dia amplo tanto em durao quanto em importncia. Ainda que o perodo inicial do Dia do Senhor amplo envolva um grande derramamento da ira de Deus sobre o domnio de Satans e da humanidade, o Dia estrito ser o clmax apotetico do julgamento. Tal Dia expor os inimigos de Deus autntica presena de Cristo e plenitude do Seu divino poder, glria, julgamento e podrio blico (Mt 24.29,30; Ap 19.11,12,15). Esse Dia marcar a interveno dos exrcitos angelicais celeste contra os inimigos de Deus (Mt 24.31; Ap 19.14,17), dar fim ao governo de Satans e da humanidade rebelde sobre o sistema mundial, bem como os expulsar da terra (Dn 2.31-35,37-45; 7.18,25-27; Lc 17.26-37; Ap 19.17-20.3). Por conseguinte, E. W. Bullinger declarou: Ele chamado o grande e terrvel Dia do Senhor por o clmax de todo o perodo conhecido como o Dia do Senhor. Em virtude do Dia do Senhor estrito ocasionar uma mudana to decisiva e permanente no mundo, o profeta Joel chamou de vale da deciso ao local onde o clmax do julgamento de Deus ser derramado sobre Satans e a humanidade rebelde (Jl 3.14). C. F. Keil o denomina de vale do julgamento decisivo, a partir do termo hebraico charats que signmifica decidir, determinar irrevogavelmente. Qual a razo do Dia do Senhor estrito? O texto de Zc 14.2 declara a razo do Dia do Senhor estrito. Antes que chegue aquele dia, os exrcitos de todas as nales concentrar-se-o para empreenderem guerra contra Jerusalm. Eles conquistaro pelo menos a metade de Jerusalm, saquearo as casa, violentaro as mulheres e levaro a metade da populao da cidade para ocativeiro. Porm, a outra metade no ser removida, provavelmente porque o Dia do senhor estrito se iniciar antes que os exrcitos possam conquistar a outra metade da cidade. Outras passagens profticas revelam que os lderes polticos e os exrcitos de todas as naes viro contra Israel e Jerusalm perto do fim da futura Tribulao (Is 34.1-8; Jl 3.2,9-17; Mq 4.11-13; Sf 3.8; Zc 12.2,3,9; Ap 16.12-16; 19.11-21). O propsito de Deus Deus desempenhar um papel fundamental no ajuntamento desses lderes e exrcitos (Zc 14.2; Jl 3.2; Mq 4.11-13; Sf 3.8) e ter dois propsitos. O primeiro ser o de usar essa fora militar como a Sua vara para quebrantar a rebeldia obstinada de Israel contra Ele e o Messias, de modo que a nao venha a se arrepender (Dn 9.9.24; 12.1,5-7; Zc 12.10-13.1). Enquanto Israel no se arrepende, Deus no esmagar Satans e o seu reino, no os remover da terra, nem estabecer o Seu governo teocrtico, Seu Reino sobre a terra (Zc 12-14; At 3.12-21), porque j determinou que Israel ser lder espiritual do mundo durante o governo milenar de Cristo sobre a terra (Is 2.1-5; 61.6; Zc 8.20-23). E tambm que Israel ser cabea das naes por toda a eternidade (Is 61.7-9; 65.17-25; Ez 37.24-28; Dn 7.18,27). 47

O segundo propsito que Deus tenciona ter todas as foras polticas e militares do reino de Satans reunidas num s local para que, juntas, sejam destrudas por Cristo quando Ele voltar do cu, por ocasio da sua gloriosa Segunda Vinda no Dia do Senhor estrito (Is 34.1-8; Jl 3.2,9-17; Mq 4.1113; Sf 3.8; Zc 12.2,3,9; Zc 14.3,4; Ap 16.12-16; 19.11-21). O propsito de Satans Satans tambm desempenhar um importante papel no ajuntamento dessas foras polticas e militares concentradas contra Israel e Jerusalm prximo ao fim da tribulao (A 16.12-16). Ele igualmente tem dois propsitos. O primeiro ser o de usar essas foras para tentar aniquilar Israel antes que o povo judeu possa se arrepender. J que no se arrepende, Satans ter em mente que, se Israel for completamente destrudo antes que se arrependa, Deus nunca esmagar a ele e ao seu reino. Num segundo propsito, uma vez que Zacarias 14.4 revela que, por ocasio do Dia do Senhor estrito, o Messias voltar do cu para Jerusalm, a inteno de Satans que as foras polticas e militares do mundo gentlico estejam concentradas naquele local para o auxiliarem na tentativa de impedir a segunda Vinda de Cristo terra. Elas estaro congregadas para pelejarem contra aquele que estava montado no cavalo [o Messias] e contra o seu exrcito (Ap 19.19). O livramento divino Quando o remanescente de Israel na terra for inescapavelmente encurralado, sem dispor de qualquer recurso terreno para livrar-se do iminente aniquilamento, voltar-se- para Deus e o invocar para que envie o Messias O Goel (Lc 13.34,35; Rm 11.26; Is 59.20,21). Ento o Messias aparecer vindo dos cus com Seus poderosos anjos e Sua Igreja (Zc 14.5; Jl 3.11; Ap 19.14). Quando os judeus contemplarem as feridas da crucificao no corpo ressuscitado de Jesus, percebero que Aquele a quem rejeitaram na Primeira Vinda era o seu legtimo Messias o seu Goel. Ento se arrependero (mudaro suas mentes deixando de rejeit-lo e passaro a confiar nEle como seu Messias e Salvador (Goel), conforme Zc 12.10-14). Em resposta ao arrependimento da nao, Deus a purificar de seus pecados (Zc 13.1). Uma vez que Israel tenha se arrependido, o Messias sair para lutar contra as foras polticas e militares da naes (Zc 14.3). Seus ps tocaro no monte das Oliveiras, localizado a leste de Jerusalm. O monte se dividir ao meio. Uma metade se mover para o norte e a outra metade se deslocar para o sul, formando um novo vale na direo leste-oeste, atravs do qual o remanescente do povo de Israel escapar dos seus inimigos (Zc 14.4,5). O messias destruir os poderes polticos e militares do mundo num horrendo juzo cheio de ira (Zc 14.12-15; Ap 19.15-21). A Pedra esmiuar a esttua (Dn 2) e encher a terra (Dn 2,35,44,45). O Parente Vingador Goel tomar vingana e remir Israel e sua terra. Para Israel Jesus o Parente Remidor, para os seus inimgos Ele o Parente Vingador. O texto de Zacarias 14.6,7 indica que o futuro Dia do Senhor estrito no se caracterizar integralmente por trevas, nem completamente por luz. Pelo contrrio, esse um dia ser tanto de trevas quanto de luz. Naquele Dia, a primeira parte ser marcada pela escurido, enquanto os exrcitos atacarem Jerusalm; mas a segunda e ltima parte ser caracterizada pela luz, quando O Messias voltar para libertar o remanescente de Israel e destruir seus inimigos. (Renal E. Showers). Salmo 118.26:

;hfwh:y {"$B )fBah |UrfB :


Baruch h bah Adoshem Adonai (IAHWEH). Bendito o que vem em nome do Senhor Lc 13.35: Eis que a casa de vocs (Israel) ficar deserta. Eu lhes digo que vocs no me vero mais at que digam: bendito o que vem em nome do Senhor.

48

O Novo Concerto
Um Israel novo e espiritual sair do forno de aflio, acrisolado, e o Senhor poder fazer com ele o Novo Concerto, dado pela graa de Deus ao povo arrependido e entregue ao Senhor. Eis que vm os dias, diz o Senhor, em que farei um novo concerto com a casa de Israel e com a casa de Jud, no semelhante ao concerto que fiz com seus pais, quando os tomei pela mo, para os tirar da terra do Egito, o meu concerto que eles violaram ainda que me desposei com eles, diz o Senhor. Mas este o concerto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu corao; eu serei o seu Deus e eles sero o meu povo. No ensinar mais cada um ao seu prximo, dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecero desde o menor at o maior deles, diz o Senhor; pois perdoarei a sua iniqidade e no me lembrarei mais dos seus pecados (Jr 31.31-34). O reino de Deus ser completamente vitorioso no fim da histria. Apesar de todas as foras que operam contra o progresso do reino de Deus no mundo, no fim da histria, o propsito do Senhor, o propsito do Controlador da histria, ser realizado, e o seu reino ser estabelecido no mundo inteiro. Diz o Senhor: Pouco que sejas o meu servo, Para levantares as tribos de Jac e restaurares os preservados de Israel; Eu te darei para luz dos gentios, para seres a minha salvao at os confins da terra (Is 49.6).

A ESPERANA MESSINICA O Juzo Divino A Luta com o Pecado e a Esperana de Vitria A Redeno de Israel O Reino Messinico O Messias Vindouro O Filho do Homem O Servo Sofredor Salmos do Servo do Senhor A VIDA FUTURA A Morte Fsica Sheol TANATOLOGIA - S H E O L O G I A
A cincia confirma a existncia do SHEOL-HADES, antes de entrar neste estudo quero transcrever o texto traduzido de Maranatha, Jornal da Maranatha Batist Mission que, por sua vez, traduziu o artigo do Jornal Finlands AM MENUSASTIA de junho de 1990. Pode parecer esquisito, mas um grupo de cientistas teme haver aberto os portais do inferno. Um grupo de gelogos que logrou descer suas perfuradoras a uma profundidade de 14,4 Km na crosta terrestre, afirmam apavorados, terem ouvido gritos humanos oriundos do fundo da terra. Tais gritos, disseram esses gelogos, eram o que se poderia classificar de gemidos de almas condenadas que vinham at os seus ouvidos do fundo da terra. Esses cientistas esto apavorados, temerosos de terem trazidos os poderes malignos do inferno at a face da terra. A informao que estamos passando , de fato, to surpreendente que estamos de fato temerosos em relao ao que poderemos descobrir l...Diz o Dr. Azzacov, Diretor desse projeto que perfurou esses 14,4 Km em direo ao centro da terra, numa rea remota da Sibria. Os geologistas esto estupefatos.

49

Aps terem perfurados vrios quilmetros atravs da crosta terrestre, a perfuratriz de repente, comeou a girar descontroladamente e para isso s havia uma explicao: a de que o fundo da terra oco, explicou o surpreso Dr. Azaccov. A segunda foi a constatao de alta temperatura anotada nesse centro da crosta terrestre os clculos nos davam uma temperatura de cerca de 1.100 graus Celsius ou de 2.000 Fahrenheit, explicou o cientista que acrescentou: isso bem mais do imaginvamos. Parece algo como que um inferno de fogo entrando pelo centro da terra a dentro. A nossa ltima descoberta, porm a que foi mais chocante para ns, porque, por causa do que ouvimos, os cientistas esto temerosos de prosseguir com o projeto. Ns tentvamos ouvir os movimentos terrestres em certos intervalos com supersensveis microfones que foram descidos atravs dos buracos feitos pela perfuratriz e que ouvimos colocou o nosso raciocnio lgico de cientistas em frangalhos, as vezes os gemidos eram fracos, porm outras ocasies eram to altos que pensvamos estar vindo dos nossos prprios equipamentos e tentvamos localizar o defeito, at que tivemos que admitir que os mesmos estavam vindo mesmo de dentro da terra, ouvimos mesmo uma voz humana gritando de dor. No podamos ento crer no que estvamos ouvindo. Enquanto uma voz era discernida, podamos ouvir milhares, talvez milhes de vozes, ao fundo, de gemidos de almas em sofrimentos. Aps esta macabra descoberta, pelo menos a metade dos cientistas preferiram parar, pois estavam temerosos, esperamos mesmo que o que est l em baixo fique mesmo por l... terminou o Dr. Azzacov. Aps esta transcrio entramos agora com as argumentaes bblicas da existncia do INFERNO. A cincia, por crer na indestrubilidade da matria e na conservao da energia, no pode dizer que a crena crist irracional, e a filosofia, com seu reconhecimento das desigualdades da vida, no pode muito bem evitar de postular uma vida depois da morte. Esta possibilidade e necessidade so convertidos em certeza na Bblia. O Velho Testamento ensina que h uma vida depois da morte. Mostra que todos os homens vo(iam) ao SHEOL (HADES no N.T.). Os mpios, claro, vo para l (Sl 9.17; 31.17; 49.14; Is 5.14). Lemos que Cor e Abiro desceram vivos ao SHEOL (Nm 16.33). Mas os justos tambm vo para l (J 3.11-19; 14.13; 17.16; Sl 6.5; 16.10; 88.3). Jac esperava descer a seu filho Jos no Sheol (Gn 37.35; 42.38; 44.29-31). A idia de ir para o Sheol est presente tambm na frase que ouvimos sempre e foi reunido ao seu povo (Gn 25.8, 17; 35.29; 49.33; Nm 20.24; 27.13; Dt 32.50; Jz 2.10). Tambm o Novo Testamento mostra que tanto os maus como os justos desciam ao HADES (#(/dhj) antes da Ressurreio de Cristo. Lemos que o rico desceu ao Hades, e ele e Lzaro estavam to prximos que dava para conversarem um com o outro naquela regio (Lc 16.19-31). O prprio Jesus desceu ao Hades (At 2.27-31).Cristo tem agora as chaves da Morte e do Hades (Ap 1.18); e algum dia, esses dois devolvero os mortos que neles h (Ap 20.13, 14). Se, portanto, as Escrituras ensinam que h uma existncia depois da morte, uma existncia consciente ? O Velho Testamento no explcito quanto a este ponto. Ser reunido a seu povo, ir ter com o filho de algum, etc... do entender esse tipo de existncia, apesar de no declararem isso especificamente. O texto Ec 9.5, 6, 10 parece negar que seja uma existncia consciente, pois declara que no h obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma. Mas precisamos nos lembrar que este livro escrito do ponto de vista do homem natural (psiquikos). Somente a Revelao Divina pode nos falar da verdadeira natureza da vida aps morte. Isaas 14.9-11, 15-17 ensina definitivamente que uma existncia consciente. E o que sugerido no V. T., ensinado claramente no Novo Testamento. Jesus o ensinou em Mt 22.31, 32. O rico e Lzaro estavam conscientes no HADES. Podiam pensar, conversar, lembrar, sentir e ter cuidados (Lc 16.19-31).Jesus d entender a mesma coisa quando fala ao ladro arrependido, dizendo que naquele mesmo dia ele estaria com Cristo no Paraso (Lc 23.4043). Incidentemente, o Novo Testamento indica que havia dois compartimentos no HADES-SHEOL: um para os maus e um para os bons. O que era reservado aos justos era chamado de PARASO. No mencionado o nome do que era reservado aos maus, mas descrito como sendo um LUGAR DE TORMENTO. Assim, fica claro que o termo dormir, quando usado a respeito da morte, se aplica somente ao corpo (Mt 27.52; Jo 11.11-31: 1 Co 15.30, 51; 1 Ts 4.14; 5.10; Al 7.59, 60). No existe o sono da alma, como ensinado pelos Adventistas do Stimo Dia.

50

Depois da ressurreio de Cristo, parece ter tido uma mudana. Daquela poca em diante, mostra-se que os crentes vo presena de Cristo quando morrem. Assim Paulo deixa a entender: 2 Co 5.6-9; Fp 1.23; 2 Co 12.2-4. Vemos tambm as almas do que tinham sido (iro) mortos debaixo do altar e conscientes (Ap 6.9-11). Elas vo para o PARASO, mas agora o PARASO l em cima (2 Co 12.24). Quando Cristo ressurgiu, levou com Ele no apenas as primcias (Mt 27.52.53), mas tambm as almas de todos os justos que estavam no HADES (Ef 4.8; Sl 68.18). Da em diante, todos os crentes vo presena de Cristo quando morrem, enquanto os no crentes continuam a ir para o Hades, como nos tempos do Velho Testamento. O QUE O INFERNO. 1) O inferno um lugar preparado para o Diabo e seus anjos (Mt 25.41; 2 Pe 2.4; Ap 20.1-3, 10, 14). 2) O inferno , tambm lugar de castigo eterno para os mpios (Mt 5.22, 29, 30; 10.28; 18.8, 9; 23.15, 33 (geena); Mt 25.41, 46; 2 Ts 1.9; Ap 19.20; 20.14, 15; Dn 12.2).

I.

SHEOL-HADES: O LUGAR DOS MORTOS

O Sheol, no Velho Testamento, o lugar para onde vo os mortos. 1. Geralmente, entretanto, ele citado como equivalente sepultura, onde cessam todas as atividades humanas; o fim para o qual toda a vida humana se dirige . Gn 42.38: Ele porm disse: No descer meu filho convosco; porquanto o seu irmo morto, e s ele ficou. Se lhe suceder algum desastre pelo caminho em que fordes, fareis descer minhas cs com tristeza ao Sheol. J 14.13: Oxal me escondesses no Sheol, e me ocultasses at que a tua ira tenha passado; que me determinasses um tempo, e te lembrasses de mim! Sl 88.3: porque a minha alma est cheia de angstias, e a minha vida se aproxima do Sheol. 1 Rs 2.6,9: Faze, pois, segundo a tua sabedoria, e no permitas que suas cs desam sepultura (sheol) em paz. Agora, porm, no o tenhas por inocente; pois s homem sbio, e bem sabers o que lhe hs de fazer; fars com que as suas cs desam sepultura (sheol) com sangue. 2. Ao homem debaixo do sol, ao homem natural, que necessariamente julga pelas aparncias, o Sheol parece nada mais que a sepultura - o fim e a cessao total, no s das atividades da vida, mas tambm da prpria vida (Ec 9.5, 10). Mas as Escrituras revelam o SHEOL como um lugar de tristeza (2 Sm 22.6; Sl 18.5; 116.3), para o qual os perversos vo (Sl 9.17), e onde eles ficam totalmente conscientes (Is 14.916; Ez 32.21). Compare Jn 2.2; o que o ventre do grande peixe foi para Jonas, o Sheol para aqueles que se encontram l. A palavra grega HADES (#(/dhj) como o seu equivalente hebraico, SHEOL (lO):$) usada de duas maneiras. 1 ) Para indicar a condio dos que no so salvos entre a morte e o julgamento final diante do Trono Branco (Ap 20.11-15). Lucas 16.23, 24 mostra que os perdidos no Hades esto conscientes, possuem pleno poder de suas faculdades, memria, etc., e esto em tormentos. Isto continuar at o julgamento final dos perdidos (2 Pe 2.9), quando todos os que no so salvos, e o prprio Hades, sero lanados no LAGO DE FOGO (Ap 20.13-15). 2 ) Para indicar, de um modo geral, a condio de todas as almas que partiram, no perodo compreendido entre a morte e a ressurreio. Este uso se encontra ocasionalmente no Velho Testamento, mas raramente no Novo Testamento (Gn 37.35; 42.38; 44.29, 31). No h possibilidade de mudana de um estado para outro depois da morte, pois Lc 16.23 mostra que, quando o homem perdido viu no Hades Abrao e Lzaro, eles estavam ao longe, e o versculo 26 declara que entre os dois lugares h um Grande Abismo, de modo que nenhum pode passar de um para o outro. Alguns intrpretes pensam que Efsios 4.8-10 indica que a mudana de lugar dos crentes que morreram ocorreu na Ressurreio de Cristo. sabido que todos os salvos vo imediatamente presena de Cristo (2 Co 5.8; Fp 1.23). Jesus disse ao ladro penitente: Hoje estars comigo no Paraso (Lc 51

23.43). Paulo foi arrebatado ao Paraso (2 Co 12.2-4). O Paraso um lugar de grande alegria e bemaventurana, mas esta bem-aventurana no ser completa at que o esprito e a alma sejam reunidos ao corpo glorificado na ressurreio dos justos (1 Co 15.51-54; 1 Ts 4.16, 17). Embora ambos, Hades e Sheol sejam as vezes traduzidos para sepultura ou morte (Gn 37.35; 1 Co 15.55), jamais indicam um lugar de sepultamento, mas antes, o estado da alma depois da morte.

II.

SHEOL NO VELHO TESTAMENTO E A SUA LOCALIZAO

Nm 16.30-33: Mas, se o Senhor criar alguma coisa nova, e a terra abrir a boca e os tragar com tudo o que deles, e vivos descerem ao Sheol, ento compreendereis que estes homens tm desprezado o Senhor. 31 E aconteceu que, acabando ele de falar todas estas palavras, a terra que estava debaixo deles se fendeu; 32 e a terra abriu a boca e os tragou com as suas famlias, como tambm a todos os homens que pertenciam a Cor, e a toda a sua fazenda. 33 Assim eles e tudo o que era seu desceram vivos ao Sheol; e a terra os cobriu, e pereceram do meio da congregao, Gn 37.35: E levantaram-se todos os seus filhos e todas as suas filhas, para o consolarem; ele, porm, recusou ser consolado, e disse: Na verdade, com choro hei de descer para meu filho at o Sheol. Assim o chorou seu pai. Gn 44.29-31: Se tambm me tirardes a este, e lhe acontecer algum desastre, fareis descer as minhas cs com tristeza ao Sheol. 30 Agora, pois, se eu for ter com o teu servo, meu pai, e o menino no estiver conosco, como a sua alma est ligada com a alma dele, 31 acontecer que, vendo ele que o menino ali no est, morrer; e teus servos faro descer as cs de teu servo, nosso pai com tristeza ao Sheol. J 17.16: Acaso descer comigo at os ferrolhos do Sheol? Descansaremos juntos no p? J 21.13: Na prosperidade passam os seus dias, e num momento descem ao Sheol. 1 ) A sua localizao: Nm 16.30-33; Gn 37.35; 44.29-31; J 17.16; 21.13; Salmo 30.3; 55.15; Pv 15.24; Is 5.14; 7.11; 14.15; Ez 31.15-17; 32.17-21; Mt 11.23; Lc 10.15; 16.23. Em todos estes textos se diz que os mortos desciam ao Sheol, logo a localizao desta regio o interior da terra, em Nmeros 16.30-33 vemos claramente que a terra se abriu e que aqueles elementos desceram ao Sheol. O Evangelista Mateus (Mt 12.40) cita as palavras de Jesus dizendo: Como Jonas esteve trs dias e trs noites no ventre do grande peixe, assim estar o Filho do Homem trs dias e trs noites no seio da terra (no grego: Kardia tes ges - kardi/# th=j gh=j (que literalmente quer dizer: no corao da terra) Devemos lembrar tambm que em At 2.27-31 afirma que Jesus esteve no Hades. 2 ) SHEOL-HADES: O Lugar dos mortos. A palavra Sheol, em hebraico, usada no V.T. mais de 60 vezes, na LXX (o V.T. em grego) a palavra hades ocorre mais de 100 vezes, na maioria das vezes para traduzir o termo hebraico Sheol. Para benefcio dos estudantes, apresentamos uma lista de algumas das passagens em que o vocbulo SHEOL empregado, segundo a sua traduo na Edio Revista e Atualizada, da Sociedade Bblica do Brasil. Geralmente, na margem, encontra-se a nota esclarecendo que, em hebraico, a palavra Sheol ou Seol. O estudante deve comparar estas referncias com outras verses. A Bblia de Jerusalm (Edies Paulinas) e a Edio Verso Revisada da Traduo de Joo Ferreira de Almeida, traduzem os vocbulos Sheol e Hades de acordo com os originais. O vocbulo Sheol traduzido como inferno na edio Revista e Atualizada no Brasil, nas seguintes passagens; Dt 32.22; Sl 9.17; 116.3; Pv 5.5; 9.18; 15.24; 23.14; 27.20. Nas seguintes traduzido como sepultura: Gn 37.35; Sl 49.14; Pv 7.27; 30.16; Is 57.9; Ez 32.27. Eis aqui outras tradues: Abismo- Nm 16.30; J 11.8; 26.6; Sl 139.8; Pv 15.11; Is 14.15; Am 9.2; Jn 2.2; Cova - Is 5.14; Sl 55.15; Ez 31.14; Sepulcro - Hc 2.5; A Morte - J 17.16; Sl 16.10; 86.13; Is 28.15, 18; Alm - Pv 15.11; Ec 9.10; Infernais - 2 Sm 22.6; e As profundezas da Terra - Ez 32.18. Estes exemplos bastam para que se veja que no fcil determinar o que quer dizer a palavra hebraica SHEOL. Como outras palavras desta espcie, possvel us-la em sentido figurado ou literal. V-se tambm que pode referir-se ao corpo, alma, ou simplesmente prpria pessoa ou ser. Uma definio que abranda todas as acepes da palavra, precisa ser feita em termos genricos, e a mais comum : LUGAR OU REGIO DOS MORTOS. Os tradutores da Bblia fizeram um esforo para dar-lhe o significado que, em cada caso, se enquadrava com o contexto.

52

No h dvida de que muitas vezes Sheol significa o lugar de castigo ou de sofrimento dos maus, e fica bem traduzir como INFERNO (Dt 32.22; Sl 9.17; Pv 15.24; 23.14). Por isso algumas destas passagens advertem os justos, para que evitem ir para l. Em diversos casos verdade que Sheol foi traduzido para Inferno quando deveria ter sido traduzido para sepultura( 1 Rs 2.6,9; J 7.9; 17.16). Entretanto , noutros casos o contexto e a maneira com que a palavra Sheol foi usada na sentena, indica claramente que se refere um lugar de castigo e no simplesmente sepultura. Vamos examinar algumas dessas passagens: Salomo adverte contra as mulheres adlteras, dizendo: Sua casa o caminho para o inferno (Sheol) - (Pv 7.27) e Os seus convidados esto nas profundezas do inferno - Sheol (Pv 9.18). Quando usou a palavra SHEOL evidentemente falava de algum lugar diferente da sepultura, porque todos os homens, bons e maus, tm de descer sepultura. Ele estava admoestando homens imorais, dizendo que seriam punidos no Inferno por causa dos seus pecados e no que morreriam e seriam sepultados. Salomo nos adverte: Tu a fustigar (a criana) com a vara e livrars a sua alma do Inferno Sheol (Pv 23.14). Est muito claro que Salomo aqui se referia a algo alm da sepultura, porque por mais que um filho rebelde seja fustigado, morrer e descer a sepultura, e por mais que se fustigue uma pessoa, ela no poder ser retirada da sepultura, mas o castigo sbio de um pai amoroso pode ser o meio usado por Deus para manter o filho cabeudo afastado do Inferno. Evidente que antes da Ressurreio de Cristo tanto justos como injustos iam ao Sheol, mas os fiis desciam ao Seio de Abrao (Paraso) e os perdidos ao Lugar dos Tormentos, os justos foram traslados para o 3 Cu (Ef 4.8.10) onde est hoje o Paraso (2 Co 12.2-4). O vocbulo equivalente na lngua grega, a palavra Hades. Na Verso dos Setenta, que o Velho Testamento em grego, traduz-se Sheol com a palavra Hades (mais de 100 vezes na Septuaginta). Tambm em At 2.27 emprega-se o vocbulo Hades para traduzir o Salmo 16.10, onde a palavra usada em hebraico Sheol. Vrias verses usam a mesma palavra grega Hades ao invs de traduzi-la. A palavra Hades encontra-se 10 vezes no Novo Testamento: Mt 11.23; 16.18; Lc 10.15; 16.23; At 2.27, 31; Ap 1.18; 6.8; 20.13, 14. O N.T. localiza tambm o Hades (a semelhana do V.T.) como estando dentro da terra (numa outra dimenso), de tal forma que h uma descida para chegar a ele (Mt 11.23; Lc 10.15; confira Mt 12.40 Kardia tes ges = kardi/# th=j gh=j = o Corao da Terra). Paulo em Ef 4.9 nos diz: Ora, isto, Ele subiu, que , seno que tambm desceu partes mais baixas da terra? (to\ de\ )Ane/bh ti/ e)stin, ei) mh\ o(/ti kai\ kate/bh ei)j ta\ katw/tera [me/rh] th=j gh=j = tambm desceu at as inferiores regies da terra? O Hades tambm visto como uma priso (1 Pe 3.19; Ap 20.1-3, 7). Como uma cidade, tem portes (Mt 16.18; J 17.16: Acaso descer comigo at os ferrolhos do Sheol? Descansaremos juntos no p?), e est trancada com uma CHAVE que Cristo tem na sua mo (Ap 1.18). Na ocasio da ressurreio, o HADES devolver os seus mortos (Ap 20.13). Desta forma, no um lugar ou estado eterno, mas, sim apenas temporrio. A Verso Revisada traduz quase que 100% o vocbulo Hades, j a Edio Revista Atualizada no Brasil traduz a palavra grega Hades 7 vezes por inferno, 2 vezes por morte e uma vez por alm. Ser que a palavra Hades deveria ter sido traduzida para sepultura em todos os casos? Achamos que no. Quando Jesus advertiu a cidade de Cafarnaum dizendo que desceria ao Inferno (Hades) e que seria mais castigada do que a cidade de Sodoma (Mt 11.23, 24), Ele estava falando de um lugar que no era a SEPULTURA, porque o apstolo Judas disse que as cidades de Sodoma e Gomorra sofriam punio no Fogo Eterno (Jd 7). Quando Jesus disse que um certo homem rico morreu e foi sepultado e foi ao Hades e que levantou os olhos estando em tormentos, evidentemente Ele falava de um lugar alm da SEPULTURA, porque na sepultura no h tormentos (Lc 16.19-31). Pessoas que esto na sepultura no podem levantar os olhos, nem se lembrar das coisas que aconteceram antes delas morrerem. Os homens tentam contornar esta histria dizendo que foi uma parbola, mas a Bblia no diz que foi uma parbola. Em Lucas como sempre, Jesus props uma parbola..., ele escreveu: Disse Jesus: Ora, havia certo homem rico..., mostrando que Jesus tinha em mente certo homem rico. 53

III.

DEPOIS DO SHEOL-HADES SEGUE-SE O GEENA

Mt 5.22, 29, 30; 10.28; 18.9; 23.15, 33; Mc 9.43, 45, 47; Lc 12.5; Tg 3.6.(ge/enna) Os Testemunhas de Jeov (TJ) dizem que todas as passagens onde a palavra Inferno foi traduzida da palavra grega GEENA (ge/enna), significa destruio ou extino eterna. Mas a verdade que qualquer professor respeitvel de grego pode dizer, que no h absolutamente nenhuma evidncia no N.T. de que GEENA significa aniquilamento, mas antes, h muitos lugares onde est claramente indicado que significa misria eterna. Qualquer pessoa que leia as referncias indicadas junto palavra Geena ver que no existe a idia de ANIQUILAO. Nos 12 versculos anteriores a palavra em portugus uma traduo da palavra grega Geena = ge/enna ; Em 2 Pe 2.4 nossa palavra inferno uma traduo da palavra grega trtaro () . Todas as demais referncias do Novo Testamento com a traduo de inferno so oriundas da palavra grega hades. O meu querido amigo Pr. Aldery Nelson cita Is 34.8-10 para afirmar que o GEENA estar nos ribeiros de EDOM que se transformar em PEZ, cujo solo tambm ser transformado em ENXOFRE, e cuja a terra transformar-se- em PEZ ARDENTE. o versculo 10 afirma que nem de dia nem de noite SE APAGAR este FOGO; para sempre (isto , eternamente) a sua fumaa subir; de gerao em gerao (eternamente) ser assolada. Ser que tambm o Geena ser localizado no Planeta Terra (em outra dimenso)? Os TJ declaram que GEENA no se refere ao Inferno, mas ao Vale de Hinom. Esse fica ao Sul e Oeste dos muros de Jerusalm. Era usado como CREMATRIO ou INCENERADOR, onde os israelitas descarregavam o lixo e tambm os corpos de animais mortos e criminosos para serem destrudos pelo fogo. Entretanto, nenhuma criatura viva era jogada ali, pois era contra a lei judia. O fogo era sempre mantido acesso para aumentar a sua intensidade os judeus acrescentavam enxofre. Acontece que o GEENA ou Vale de Hinom, tornou-se um smbolo, no do tormento eterno, mas da condio da condenao eterna. Suas chamas simbolizam a DESTRUIO completa e eterna, para a qual esto destinados todos os inimigos declarados de Deus e do seu reino e no qual no haver reconstituio ou Ressurreio (Seja Deus verdadeiro - edio de 1 de abril de 1952). Vamos estudar algumas destas referncias para vermos se esta interpretao dos TJ o que Jesus pretendia dizer quando usou a palavra Geena. Jesus disse que se chamarmos nosso irmo de tolo, estaremos sujeitos ao fogo do Inferno-Geena (Mt 5.22). Seria tolice dizer que Ele advertia os homens de que seriam queimados no monte de lixo fora da cidade, pois no h nenhum registro de algum que tenha sido queimado assim. O Senhor Jesus Cristo ensinou que devemos temer mais a Deus do que aos homens, porque os homens podem matar o nosso corpo, mas s Deus pode lanar ao Inferno (Geena). Se Jesus se referia ao lugar crematrio fora da cidade de Jerusalm em Mt 10.28 e em Lc 12.5. Ele no estaria nos ensinando a temer a Deus, porque os homens tm o poder de jogar uma pessoa no incinerador, mas s Deus pode lanar ao Inferno (Geena), no s o corpo, mas tambm a alma. Para enfatizar o terror do Inferno, Jesus ensinou que se o olho no faz tropear, devemos arranclo para no sermos lanados no Inferno-Geena (Mt 18.9), que se uma mo ou p nos faz tropear, devemos cort-los para no sermos lanados no Inferno-Geena (Mc 9.45-48). Jesus repreendeu os fariseus chamando-os de serpentes e raas de vboras e perguntou-lhes como escapariam da condenao do Inferno = Geena (Mt 23.33). Se o Geena no nada mais do que um lugar de incinerar o lixo fora da cidade, como pode estar ligado condenao? Para sermos coerentes em nosso pensamento, se cremos que o cu um lugar literal, temos tambm de crer que o inferno um lugar literal (Cf. Dt 32.33; Sl 86.13; 139.8; Is 14.15; Ez 31.16, 17). Repetidas vezes na Bblia, o inferno relaciona-se com o fogo. Jesus o chamou de ou Fogo do Inferno = geenan tou pyros [th\n ge/ennan tou= puro/j] (Mt 5.22; 18.9). Ele falou dele chamando-o de Fornalha de Fogo = Kaminon tou pyros = (ka/minon tou= puro/j) (Mt 13.42, 50). O inferno (Hades) ser lanado no Lago de Fogo (limene tou pyros = (li/mnhn tou= puro\j) que a condenao eterna e 54

final (Ap 19.20; 20.10, 14, 15); Ap 21.8 = ( e)n tv= li/mnv tv= kaiome/nv puri\ kai\ qei/% ) en te limene te Kaiomene pyri kai theio= no lago ardente de fogo e enxofre). Friso: Ap 20.10; Is 34.8-10. A histria do homem no Hades mostra que este um lugar de conscincia (Lc 16.23, 24). um lugar de sofrimento (Jd 7). Um lugar de dor (Sl 116.3). um lugar de tormentos (Lc 16.24, 25, 28). O Hades-Sheol um lugar de lembranas. Abrao disse ao homem rico que se lembrasse das boas coisas que desfrutou enquanto vivia na terra. O homem rico lembrou-se de seus irmos que estavam na terra. O pecador se lembrar das oraes e rogos de seus pais piedosos. Ele se lembrar de ter ouvido sermes evangelsticos. Ele lembrar de todas as vezes que rejeitou a Cristo. Alm de ser um lugar de recordaes. O Hades um lugar de remorso. A alma do pecador ficar cheia do mais profundo remorso por cada pecado cometido. No Hades ele tomar conscincia da tolice que fez em vender a sua alma por guisado de lentilhas. Ele se encher de remorso por ter desdenhado do Amor de Deus e por ter rejeitado o Evangelho do Nosso Senhor Jesus Cristo. O Hades-Sheol e o Geena no so um lugar de aniquilamento. Para provar que o Hades ser destrudo, os TJ citam que A Morte e o Hades foram lanados para dentro do Lago de Fogo. Esta a 2 Morte (Ap 20.14). Mas eles tm de prever o claro ensinamento de muitas outras passagens para chegarem a esta concluso. Se tenho no mo uma pedao de pau queimando e eu o lano em uma fogueira, ambos continuaro queimando juntos. A Bblia ensina claramente que o Fogo do Inferno (Geena) eterno (Ap 19.20; 20.10; Mt 25.41, 46; Mc 9.44, 46, 48). Em Ap 19.20 vemos a Besta (o Anticristo) e o falso Profeta serem lanados vivos no LAGO DE FOGO. Aps 1000 anos, o Diabo tambm ser lanado no LAGO DE FOGO, e diz a Bblia: onde esto a Besta e o falso Profeta. A Palavra de Deus no diz que o Anticristo e o Falso Profeta foram aniquilados, mas que aps 1.000 anos ainda esto no LAGO DE FOGO. E finaliza a Palavra de Deus afirmando: e de dia e de noite sero ATORMENTADOS pelos sculos dos sculos (isto eternamente). As seguintes provas so apresentadas por Karl Sabiers, como evidncias de que nem SHEOL nem HADES jamais se referem a sepulcro: 1) Tanto o hebraico como o grego tm outra palavra que significa sepulcro ou tmulo: QUEBER (rebeq)e MNEMEION (mnhmei=on). Leia: Mt 23.29; 27.52; Mc 5.2; 6.29; 15.45,46; 16.2, 3, 5, 8; Lc 11.44; 24.2, 9, 12; Jo 11.17, 31, 38; 20.1-4, 6, 8, 11: At 13.29. 2) A palavra Sheol nunca usada no plural, enquanto que Queber muitas vezes: Ex. 14.11; 2 Rs 23.6; 2 Sm 3.32; 21.14; 2 Cr 16.14; e Mnemeion: Mt 27.52, 53; Lc 11.44. 3) Nunca lemos que uma pessoa tivesse um Sheol, mas sim que tinha um sepulcro: Gn 50.5; I Rs 13.30. 4) Nuca se diz que o corpo est no Sheol, nem que o esprito ou a alma esto no sepulcro. 5) Nunca se fala de fazer um Sheol para um morto, nem de preparar um Sheol, como um sepulcro: Is 53.9. 6) No Juzo Final, as duas coisas: a Morte ou sepulcro, e o Hades, entregaro os seus mortos; isto , o lugar dos cadveres e o lugar onde (esto) as almas estiverem morando. 7) A mesma distino entre Hades e a Morte ou Sepulcro se faz em Ap 1.18, onde se diz que Cristo tem as chaves de ambos. 8) Em At 2.27 ( Sl 16.10) est escrito que alma de Cristo no foi deixada no Hades, nem o Seu corpo viu a corrupo (no tmulo, subtende-se). 9) Quando os filhos de Jac venderam Jos para ser escravo no Egito, enganaram ao seu pai, trazendo-lhe a sua tnica manchada de sangue de uma fera. Expressou o seu lamento com estas palavras: Chorando, descerei ao meu filho at ao SHEOL. Sendo que cria que seu filho fora devorado por uma fera, como possvel que se encontraria com ele na sepultura? Isto prova que o SHEOL o lugar das almas, e Jac com razo esperava encontrar ali a alma de seu filho (Gn 37.31-35). 10) Em Gn 49.33 est escrito que Jac expirou e foi reunido ao seu povo. Morreu no Egito; durante 40 dias o seu corpo foi embalsamado, e durante outros 30 dias, foi chorado no pas. Ento, Jos obteve permisso de Fara; fizeram uma peregrinao a Cana; lamentaram-no outra vez por sete dias, para depois sepult-lo na Caverna Macpela, que era a sepultura dos seus pais. A concluso , por certo que SHEOL ou HADES quer dizer lugar das almas desencarnadas, e no outra coisa. 55

Quanto ao PARASO ou SEIO DE ABRAO, ou compartimento de paz no SHEOL ou HADES h passagens que nos do razo para crer que Jesus foi at l quando foi crucificado (At 2.2731). Ele prometeu ao ladro penitente crucificado que o encontraria ali naquele mesmo dia (Lc 23.43). Mas a Alma de Cristo no permaneceu ali (At 2.27). Cremos que, segundo Ef 4.8-10, o Senhor no s ressuscitou, mas tambm levou consigo as almas redimidas que antes estavam naquela parte do SheolHades, que se chama o PARASO ou SEIO DE ABRAO. Por isso que o apstolo Paulo, quando foi arrebatado at o TERCEIRO CU, verificou que este correspondia ao PARASO (2 Co 12.2-4). E nos revela que o Paraso no est mais embaixo, para que algum desa at l, mas acima, de forma que necessrio SUBIR at ele. Uma traduo de Ef 4.8 diz: Ele levou a multido de cativos. No grego: dio\ le/gei, )Anaba\j ei)j u(/yoj v)xmalw/teusen ai)xmalwsi/an = dio legei, Anabas eis hupsos ekmaloteuen aikmaloian. Por isso diz: tendo subido s alturas levou cativo o cativeiro. Tambm Paulo fala da morte como partir e estar com Cristo (Fp 1.23), e estar ausentes do corpo e presentes com o Senhor (2 Co 5.8, 9). Como Cristo SUBIU e est ao lado do Pai Acima de todos os cus (Ef 4.10; Cl 3.1), e aqueles que dormem no Senhor esto com Ele no Paraso tambm, ento necessariamente o Paraso est no Cu (3), onde est Jesus Cristo. Os santos do Antigo Testamento foram guardados no Sheol-Hades at a Ressurreio do Senhor, porque os seus pecados foram cobertos (Sl 32.1); contudo, uma vez sacrificado o REDENTOR, os pecados foram removidos (Hb 10.4; 9.26) e eles logo puderam entrar na presena de Deus. Por isto o cristo hoje tambm entra logo em seguida sua morte, na sua morada, onde viver com seu Salvador. O outro compartimento (Lugar de Tormentos), ou regio do Sheol-Hades no sofreu modificao alguma, nem sofrer, at o juzo final (Ap 20). As almas dos perdidos continuam indo para l, onde ficam at o juzo final que tambm o chamado O JUZO DO TRONO BRANCO. Nesse juzo no h menor ndice de uma 2 oportunidade para crer e ser salvo. At o Juzo Final as almas perdidas estaro sofrendo no Lugar de Tormentos no Hades (Sheol), e at a 2 Vinda de Cristo, os salvos estaro no Paraso.

IV.

A DIVISO DO SHEOL HADES

1. O LUGAR DE TORMENTOS (Lc 16.19-23). o lugar onde os perdidos esto no Sheol aguardando o juzo final, no final do Milnio, um lugar de sofrimento antecipado, pois o definitivo ser o LAGO DE FOGO (GEENA) ETERNO (Ap 20.13-15). 2. ABISMO ABYSSOS (a)/busso): a) usso Lc 8.31; 16.26; Ap 9.1,2, 11; Jd 6; J 26.6; Pv 15.11;27.20; Is 14.15; Ap 20-1.3; Rm 10.7. Este lugar que divide o SHEOL morada priso de demnios (Jd 6) e os que esto fora no desejam ir para l (Lc 8.31). Existe um anjo que tem as chaves do abismo, ele abrir o Poo do Abismo e dali subir uma fumaa e desta sairo, gafanhotos, isto , demnios, que agiro durante a grande Tribulao (Ap 9.1-11;20.1-3). Ali o Diabo ficar preso por mil anos e depois sair para logo ser lanado no Lago de Fogo (Ap 20.10). Is 14.12-15: Como voc caiu dos cus, estrela da manh, filho da alvorada! Como foi atirado terra, voc, que derrubava as naes! 13 Voc, que dizia no seu corao: Subirei aos cus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assemblia, no ponto mais elevado do monte santo. 14 Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altssimo. 15 Mas s profundezas do Sheol voc ser levado, ir ao fundo do abismo! O grande drago a antiga serpente chamada Diabo ou Satans, que engana o mundo todo. Ap 12.9: O grande drago foi lanado fora. Ele a antiga serpente chamada Diabo ou Satans, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lanados terra (na metade da Grande Tribulao). Ap 20.1-3: lanou-o no Abismo (no final da Grande Tribulao), fechou-o e ps um selo sobre ele, para assim impedi-lo de enganar as naes, at que terminassem os mil anos. Depois disso, necessrio que ele seja solto por um pouco de tempo.

56

Ap 20.7-10: Quando terminarem os mil anos (no fim do Milnio), Satans ser solto da sua priso e sair para enganar as naes que esto nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reunilas para a batalha. Seu nmero como a areia do mar. As naes marcharam por toda a superfcie da terra e cercaram o acampamento dos santos, a cidade amada; mas um fogo desceu do cu e as devorou. O Diabo, que as enganava, foi lanado no lago de fogo que arde com enxofre, onde j haviam sido lanados a besta e o falso profeta. Eles sero atormentados dia e noite, para todo o sempre. Ez 31.15-18: Assim diz o Soberano, o SENHOR: No dia em que ele foi baixado ao Sheol, fiz o abismo encher-se de pranto por ele; estanquei os seus riachos, e a sua fartura de gua foi retida. Por causa dele vesti o Lbano de trevas, e todas as rvores do campo secaram-se completamente. 16 Fiz as naes tremerem ao som da sua queda, quando o fiz descer ao Sheol (lO):$)junto com os que descem cova (rOb). Ento todas as rvores do den, as mais belas e melhores do Lbano, todas as rvores bem regadas, consolavam-se embaixo da terra. 17 Todos os que viviam sombra dele, seus aliados entre as naes, tambm haviam descido com ele ao Sheol, juntando-se aos que foram mortos espada. 18 Qual das rvores do den pode comparar-se com voc em esplendor e majestade? No entanto, voc tambm ser derrubado e ir para baixo da terra, junto com as rvores do den; voc jazer entre os incircuncisos, com os que foram mortos espada. Eis a o fara e todo o seu grande povo. Palavra do Soberano, o SENHOR. Lcifer na sua queda segue a seguinte trajetria: 1) lanado do den de Deus para as Regies Celestes (Ez 31.8-18;28.11-19; Ef 6.12) 2) Hoje ainda est nas Regies celestes. 3) Depois ser lanado na Terra na metade da Grande Tribulao (Ap 12.7-12; Ez 32.1-10; 29.1-8; O Drago ser vencido (J 41). 4) No final da Grande Tribulao ser preso no ABISMO dentro do Sheol por mil anos; 5) Ser solto aps o milnio e sair a enganar as naes rebeldes, e fogo do cu descer sobre estas naes (Ap 20.7-9). 6) E finalmente o Diabo ser lana do no Lago de Fogo (Ap 20.10). Evidentemente h mistrios que s a eternidade esclarecer, pois apesar do Diabo ocupar um lugar de cada vez na trajetria de sua queda, a Bblia diz que Satans pode se apresentar diante de Deus juntamente com os anjos do Senhor (J 1.6-12) e que no momento ele nos acusa diante do Senhor (Ap 12.10-12). O Pr. Aldery Nelson diz que aquela reunio onde o Diabo compareceu no era o 3 Cu, mas sim o 2 Cu, isto , nas Regies Celestes. Jesus na sua morte fsica esteve no Hades-Sheol (At 2.24-31) e Paulo em Rm 10.7 d entender que Ele (Jesus) esteve no Abismo (cf. Jn 2.2, 5, 6; Mt 12.40; 1 Pe 1.10, 11; Ef 4.9) 3. PARASO OU SEIO DE ABRAO. (para/deisoj = paradeios). Aparece 47 vezes na Septuaginta e somente trs vezes no Novo Testamento (Lc 16.26; 2 Co 12.2-4; Ef 4.8-10; 2 Co 5.8; Fp 1.23; Ap 7.9, 15, Sl 49.15). Antes da Ressurreio de Cristo todos os mortos desciam no SheolHades (Lc 16.26; 23.43). Depois da Ressurreio do Senhor o Paraso foi trasladado para o 3 Cu (Ef 4.8-10: 2 Co 12.2-4); Paulo quando foi arrebatado at o 3 Cu esteve no Paraso. Qualquer crente que morre passa a se reunir com Cristo (Fp 1.23; 2 Co 5.8) - ainda que despido, isto , sem o corpo (2 Co 5.1-4) - ou est na Jerusalm Celestial (Hb 12.22), ou debaixo do altar no Cu (Ap 6.9) como os mrtires, ou diante do trono de Deus (Ap 7.9; 14.3).

V.

AS CIDADES DE REFGIO - TIPO DO HADES (SHEOL) Nm 35.9-25

1. Os culpados de homicdio involuntrio iam para as cidades de refgio; 2. O Vingador de Sangue no poderia tocar nos culpados escondidos nas cidades de refgio; 3. Os culpados no poderiam sair das cidades de refgio at a morte do Sumo Sacerdote, que foi ungido com leo sagrado. 57

4. Assim tambm os morto iam para o Sheol e Satans tinha as chaves da Morte (Hb 2.14, 15;7.15-28) e do Sheol (Hades). 5. Os culpados escondidos nas cidades de refgio s poderiam sair de l quando morresse o Sumo Sacerdote; assim tambm as almas dos justos s poderiam sair do Sheol-Hades quando morresse o Sumo Sacerdote Jesus Cristo e isto aconteceu l no Calvrio. E quando Cristo desceu at o Sheol (At 2.27-31) arrancou das mos do Diabo as chaves da morte e do Hades (Hb 2.14, 15; Mt 28.18; Ap 1.18). Agora os justos no precisam ficar no cativeiro no Sheol (Sl 49.15; 30.3; 86.13). Cristo na sua Ressurreio levou cativo o cativeiro (Ef 4.8; Sl 68.18). Por isto AS PORTAS DO HADES NO PREVALECERO CONTRA A IGREJA (Mt 16.18).

VI.

PERSONAGENS QUE ESCAPARAM DO SHEOL-HADES

1. Enoque (Gn 5.24; Hb 11.5). Este como tipo da Igreja composta de salvos vivos, foi arrebatado, transformado e no desceu ao Sheol. 2. Elias (2 Rs 2.1-11). Tambm no morreu, foi arrebatado ao Cu. 3. Moiss (Dt 34.1-6; Jd 9). Moiss apareceu no Monte da Transfigurao foi reconhecido pelos discpulos. Isto se deu antes da ressurreio de Cristo, quando ningum poderia ter sado do SheolHades. Moiss apareceu com o corpo glorificado, todavia a Bblia nos diz que morreu e foi sepultado. Creio que o nosso irmo Moiss, passou pouco tempo morto, e logo ressuscitou, pois no deu tempo dele chegar no Sheol. Mas mesmo que ele tivesse estado l, Deus poderoso para tir-lo de l. O Diabo foi procurar o corpo de Moiss, porque (Jd 9) ele no havia chegado l. certo que Moiss no as primcias dos que dormem, mas ele era a semelhana de Cristo (Dt 18.15), o Profeta que havia de vir. Seu aparecimento na Transfigurao deixa-nos duas opes: 1 Ele morreu e ressuscitou; 2 Ele foi trasladado. Fica o mistrio, todavia podemos afirmar que ele no esteve no Sheol, ou se esteve, demorou pouco tempo. Moiss durante a sua vida j gozava de algumas caractersticas especiais no seu corpo fsico: No se lhe escureceu a vista e Nem lhe fugiu o vigor (Dt 34.7). Na Bblia TEB temos o seguinte comentrio sobre o livro de Judas: O ambiente de Judas se manifesta em estreita conexo com os crculos que, a partir do sculo II A.C., virou a elaborao da literatura apocalptica e transmitiu obras como o livro de Enoque, a Assuno de Moiss, os testamentos dos Doze Patriarcas. O Autor cita textualmente uma passagem do livro de Enoque (V.V. 14,15) e utiliza tanto a prpria Assuno de Moiss, como um documento parecido(v.9). O escriba de Moiss relatou que Deus o sepultou na terra de Moabe, mas que nunca se soube onde! Depois vemos o Diabo e o Arcanjo Miguel disputando o seu corpo. O Diabo no tinha diante de si um corpo, mas tinha um problema srio. O Diabo queria saber onde Moiss estava sepultado! O Arcanjo lhe repreendeu. O Diabo queria saber do corpo, pois ele era detentor das chaves da Morte e do HadesSheol, percebeu que Moiss havia morrido mas que ele no havia aparecido l, alguma coisa havia acontecido. Deus o tomou para si. Depois o Diabo ficou sabendo do seu destino, pois ficou sabendo da Transfigurao.

VII. ALGUNS PERSONAGENS QUE PASSARAM POUCO TEMPO NO SHEOL-HADES


1. SIMEO: Lc 2.25-30: Ora, havia em Jerusalm um homem cujo nome era Simeo; e este homem, justo e temente a Deus, esperava a consolao de Israel; e o Esprito Santo estava sobre ele. E lhe fora revelado pelo Esprito Santo que ele no morreria antes de ver o Cristo do Senhor. Assim pelo Esprito foi ao templo; e quando os pais trouxeram o menino Jesus, para fazerem por ele segundo o costume da lei, Simeo o tomou em seus braos, e louvou a Deus, e disse: Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a

58

tua palavra; pois os meus olhos j viram a tua salvao, a qual tu preparaste ante a face de todos os povos; luz para revelao aos gentios, e para glria do teu povo Israel. 2. JOO BATISTA: Mc 6.14-19: 3. LADRO DA CRUZ: Lc 23.42, 43 4. JESUS: At 2.27-31: Sl 16.10 - Jesus tinha o Selo de Deus (Jo 6.27; Lc 3.22; 4.14-19) e a morte e o Hades no poderiam cont-lo, assim como aconteceu com Jonas que foi vomitado pelo peixe. O Hades teve de vomitar Jesus (Jn 2.1-10). a Igreja tem o selo de Deus e o Hades no pode cont-la (Ef 1.13, 14; 2 Co 1.21, 22; Ef 4.30). Algum fez a seguinte encenao: Simeo, aps Ter pego o infante Jesus no colo morreu em seguida. Chegou ento no Hades, no Paraso, e cumprimentou os salvos dizendo: Eu peguei O Messias no colo, Ele est para vir nos libertar do Sheol e nos levar para o terceiro Cu. Mas, enquanto ele falava, apareceu Joo Batista e disse: Cala-te, Simeo, pois eu j vi o Homem adulto, eu batizei nas guas do rio Jordo. Enquanto Joo falava, surge um personagem novo no cenrio. Dimas, o ladro da cruz. Este diz: Simeo, Joo Batista, calem a boca, pois Ele est vindo atrs de mim. Com certeza, o ladro da Cruz foi aquele que menos tempo passou no Hades Sheol! A Igreja no descer ao SHEOL-HADES (Mt 16.18; Nm 35.9-35; 2 Co 5.8; Fp 1.23; Ap 7.9, 15). No podemos explicar satisfatoriamente a severidade do castigo eterno de Deus, nem to pouco podemos sondar as profundezas de Seu Grande Amor e Misericrdia, demonstrado para com os pescadores perdidos que no merecem outra coisa que o castigo, e, contudo, pela graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, so levados para sentar-se com Ele nos lugares celestiais (Rm 11.22; Ef 2.6). Compreendemos, pela magnitude dos sofrimentos de Cristo, que o castigo que receber o homem impenitente ser to terrvel que ningum poder sequer imaginar. Nenhum homem obrigado a ir para o Inferno, mas a todos se roga que tenham misericrdia de suas prprias almas e voltem-se para Cristo em busca de refgio. O homem no vai para o Inferno porque pecador, mas porque no quer ser salvo. Joo 3.36 diz: Quem cr no Filho tem a Vida Eterna; o que todavia, se mantm rebelde contra o Filho no ver a Vida (zwh), mas sobre ele permanece a ir de Deus. Portanto, conhecendo o temor do Senhor, procuramos persuadir os homens(2 Co 5.11). De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por ns vos exortasse. Rogamo-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus(2 Co 5.20).

REFERNCIAS BBLICAS
SHEOL: Gn 37.35; 42.38; 44.29, 31; Nm 16.30, 33; Dt 32.22; 1 Sm 2.6; 2 Sm 22.6; 1 Rs 2.6, 9; J 7.9; 11.8; 14.13; 17.13, 16; 21. 13; 24.19; 26.6; Sl 6.5; 9.17; 16.10;18.5; 30.3; 31.17; 49.14, 15; 55.15; 86.13; 88.3; 89.48; 116.3; 139.8; 141.7; Pv 1.12; Pv 5.5; 7.27; 9.18; 15.11, 24; 23.14; 27.20; 30.16; Ec 9.10; Ct 8.6; Is 5.14; 7.11; 14.9, 11, 15; 28.15, 18; 38.10, 18; 57.9; Ez 31.15-17; 32.21, 27; Os 13.14; Am 9.2; Jn 2.2; Hc 2.5 HADES: Mt 11.23; 16.18; Lc 10.15; 16.26; At 2.27, 31; Ap 1.18; 6.8; 20.13, 14. GEENA: Mt 5.22; 29, 30; 10.28; 18.9; 23.15, 33; Mc 9.43, 45, 47; Lc 12.5; Tg 3.6; Mt 3.12; 25.46; 1 Ts 1.9; Ap 21.8 ABISMO: (ABYSSOS): Lc 8.31; Rm 10.7; Ap 9.1, 2, 11; 11.7; 17.8; 20.1, 3; 2 Pe 2.4; Mt 12.40 (cf. Jn 2.2); Ef 4.8-10; Lc 23.43; 1 Pe 3.19; Is 42.7; 49.9; 61.1 TRTARO: 2 Pe 2.4

59

Novas Revelaes sobre a Vida Futura A Doutrina da Ressurreio do Corpo CONCLUSO As Doutrinas Essenciais do Velho Testamento A Doutrina de Deus A Doutrina do Homem A Doutrina do Pecado A Esperana Eterna

j"B

= BENTES

60

This document was created with Win2PDF available at http://www.win2pdf.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only. This page will not be added after purchasing Win2PDF.

Potrebbero piacerti anche