Sei sulla pagina 1di 4

'CENTRO UNIVERSITRIO DO NORTE - UNINORTE DIREITO PROCESSUAL CIVIL

PROFESSOR: ARILCIO BASTOS LOBATO

SANTOS, Moacyr Amaral. Primeiras linhas de direito processual civil. So Paulo: Saraiva. WAMBIER, Luiz Rodrigues. Curso avanado de processo civil. So Paulo: RT CINTRA, GRINOVER, DINAMARCO. Teoria Geral do Processo. So Paulo: Malheiros. LISBOA, Senise Roberto. Manual de direito civil. Vol. 1: Teoria Geral do Direito Civil. So Paulo: RT. VENOSA, Silvio de Salvo Venosa. Codigo civil interpretado. Sao Paulo. Atlas.

INTERVENO DE TERCEIRO

ASSISTNCIA CDIGOS 1939 LITISCONSORTE ASSISTNCIA 1973 - LITISCONSORTE ASSISTNCIA

CAPTULO V / SEO I / LITISCONSORTE

ASSISTNCIA:

1. SIMPLES / ADESIVA (Direito Romano) art. 50, CPC

2. LITISCONSORCIAL / (Direito Germnico)

QUALIFICADA

AUTNOMA

CONCEITOS: ASSISTENTE aquele que intervm em auxilio de uma das partes contra a outra, em razo do interesse jurdico que tem na vitria daquela e na derrota desta. ASSISTNCIA SIMPLES / ADESIVA consiste na interveno de terceiro no processo entre as partes visando a sustentar as razes de uma delas contra a outra.

FUNO DO ASSISTENTE auxiliar a parte assistida / SUJEITO PROCESSUAL SECUNDRIO (art. 52)

LEGITIMAO extraordinria

INTERESSE no um simples interesse de fato, mas o interesse jurdico que tem o assistente de que a sentena no seja proferida contra o assistido, porque proferida contra o este poderia influir desfavoravelmente na sua situao jurdica.

ASSISTNCIA LITISCONSORCIAL / AUTONOMA / QUALIFICADA O terceiro se apresenta como titular de uma relao jurdica deduzida em juzo, ou seja, de uma relao jurdica contra o adversrio do assistido, e que ser normada pela sentena. SENTENA normar a relao jurdica (ex.: ao de anulao de testamento).

REQUISITOS:

1.) h de haver uma relao jurdica entre o interveniente e adversrio do assistido. 2) essa relao h de ser normada pela sentena.

INFLUNCIA diversos graus: ABSOLUTA na relao de terceiro quando essa for por ela normada, ou seja, quando constituir coisa julgada em face deste. RELATIVA sem constituir coisa julgada em face de terceiro, interfira na situao jurdica deste, melhorando-a ou piorando-a.

ATOS POSSVEIS: a) Impugnar atos da parte contrria b) Requerer provas c) Impulsionar o processo d) Recorrer

VEDADO AO ASSISTENTE SIMPLES a) Formular pedido para si prprio b) Reconvir c) Alterar, restringir ou ampliar o objeto da causa

d) Recorrer, quando o assistido haja desistido do recurso ou renunciado e) Impugnar perito aceito pelo assistido f) Impugnar testemunha quando arrolado pelo assistido

ASSISTIDO REVEL processual.

gestor

de

negcio

meramente

LITISCONSORCIAL poderes:

CAPACIDADE DE SER PARTE A) CAPACIDADE PROCESSUAL B) CAPACIDADE POSTULATRIA Obs.: no se subordina ao comportamento do assistido. COISA JULGADA (art. 467 e 472).

Potrebbero piacerti anche