Sei sulla pagina 1di 74

Portugal - Perfil Pas

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011)

ndice

1. Histria 2. Cultura 3. Geografia e caractersticas socio-econmicas 3.1 Geografia, clima 3.2 Indicadores scio-econmicos 4. Organizao poltica e administrativa 4.1 Estrutura poltica 4.2 Organizao administrativa 5. Populao 5.1 Repartio regional 5.2 Migraes 5.3 Populao activa 5.4 Nveis de escolaridade da populao activa 6. Infra-estruturas 6.1 Rede viria 6.2 Rede ferroviria 6.3 Rede porturia 6.4 Rede aeroporturia 6.5 Infraestruturas tecnolgicas 6.6 Polticas para o futuro 7. Recursos e estrutura produtiva 7.1 Agricultura, silvicultura e pesca 7.2 Indstria 7.3 Construo 7.4 Servios

4 5 7 7 7 9 9 10 12 12 13 14 15 15 16 16 17 17 18 20 21 22 25 34 34
2

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011)

8. Situao econmica 8.1 Poltica econmica recente 8.2 Perspectivas de evoluo 8.3 Economia das regies 9. Enquadramento econmico regional Portugal e a Unio Europeia 10. Comrcio 10.1 Evoluo da balana comercial 10.2 Principais parceiros comerciais 10.3 Principais produtos transaccionados 10.4 O comrcio internacional e as regies 11. Investimento 11.1 Evoluo do investimento directo estrangeiro em Portugal 11.1.1 Principais pases investidores 11.1.2 Principais sectores 11.1.3 Projectos recentes de investimento em Portugal 11.2 Evoluo do investimento directo portugus no estrangeiro 11.2.1 Principais pases de destino 11.2.2 Principais sectores 11.2.3 Projectos recentes de internacionalizao das empresas portuguesas 12. Turismo 13. Relaes internacionais e regionais 14. Condies legais de acesso ao mercado 14.1 Regime de trocas intra-comunitrias 14.2 Regime geral de importao 14.3 Regime de investimento estrangeiro

39 39 40 42 50 51 52 53 55 56 57 57 58 58 58 60 60 61 61 64 66 67 67 68 69

ANEXOS Anexo 1 Regimes aduaneiros Anexo 2 Documentos de importao Anexo 3 Endereos teis de Internet 71 72 73
3

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011)

A batalha de S. Mamede travada em 1128, entre os fidalgos portucalenses liderados por D. Afonso Henriques e os nobres galegos liderados pela sua me D. Teresa, decisiva para o nascimento de Portugal. Uma vez vencida a batalha e concretizada a expulso de D. Teresa do Condado Portucalense, D. Afonso Henriques declara o principado independente. Seguem-se vrias lutas contra Leo e Castela e contra os muulmanos, mas com a Batalha de Ourique, em 1139, que declarada a independncia de Portugal e que D. Afonso Henriques, com o apoio dos chefes portugueses, aclamado soberano - D. Afonso I de Portugal. Todavia, a independncia de Portugal s viria a ser reconhecida pelo Rei de Castela em 1143 com a assinatura do Tratado de Zamora.
Padro dos Descobrimentos

Segue-se um amplo perodo de conquistas e de assinaturas de tratados entre Portugal e a coroa de Castela e, em 1297, no reinado de D. Dinis, estavam definidas as fronteiras actuais do Pas (as mais antigas da Europa).

atravessados, mas nunca ocupados) impedido pelas ambies imperiais inglesas, criando o fermento para uma nova mudana de regime poltico. Assim, no incio do sculo XX, instaurada a I Repblica em Portugal (1910).

No sculo XIV comeam a brilhar as primeiras luzes da Idade de Ouro de Portugal. A sua lngua separa-se do galaico-portugus, a Corte ganha brilho intelectual de dimenso europeia e fundada a Universidade.

Como resultado da crise financeira que varreu a Europa aps a I Guerra Mundial e da instabilidade poltica interna, em 1926, um golpe militar ps fim ao regime parlamentar (I Repblica). Em 1933, o regime ento em vigor deu origem ao Estado Novo, que governou o Pas at 1974.

O sculo XV marca o incio dos Descobrimentos, durante os quais Portugal vive um perodo de grande expanso atravs dos oceanos. descoberto oficialmente o arquiplago da Madeira (1419), o dos Aores (1425) e so conquistadas algumas cidades no actual Reino de Marrocos. Das numerosas personagens relacionadas com esta poca, destacam-se: Diogo Co, pela descoberta do litoral africano, Bartolomeu Dias, que em 1488 dobrou o Cabo da Boa Esperana e abriu o caminho descoberta da ndia por Vasco da Gama (1498) e, por ltimo, Pedro lvares Cabral que descobriu o Brasil em 1500. Fechado o ciclo do imprio (com a descolonizao em meados da dcada de 70 de Angola, Cabo Verde, Guin Bissau, Moambique e S. Tom e Prncipe), Portugal aderiu Comunidade Econmica Europeia em 1986 e posteriormente O sonho de um novo Brasil (desta vez em frica, ligando Angola e Moambique atravs de territrios regularmente Zona Euro, mas sem deixar de procurar manter uma ligao estreita quer com os outros sete pases que falam portugus 4 Em 25 de Abril de 1974 o Movimento das Foras Armadas derrubou o regime poltico que vigorava em Portugal, tendo sido instaurado o regime democrtico. Com a democracia veio o desenvolvimento econmico e social, o florescimento cultural e cientfico e, cada vez mais, a afirmao do Pas em matria de inovao.

Rui Morais de Sousa

1. Histria

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011) (o que levou criao da CPLP - Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa), quer com as comunidades portuguesas espalhadas por todo o mundo. Em muitos se v na pedra a nossa relao com o mar, que se mantm em alguma da contempornea arquitectura portuguesa onde sobressaem nomes como lvaro Siza Vieira ou Eduardo Souto de Moura, nomeadamente no Presentemente, Portugal um pas com estabilidade social e politica e que se afirma cada vez mais pela sua capacidade de dilogo e de entendimento da diferena e pela sua cultura e modo de vida, resultado de sculos de estreita convivncia com outros povos.
Rui Morais de Sousa

Parque das Naes, palco da ltima exposio mundial do Sculo XX, subordinada ao tema dos Oceanos.

2. Cultura
A cultura portuguesa baseada num passado e em marcas deixadas pelos povos que ocuparam este territrio de que so exemplos emblemticos: do perodo romano o Templo de Diana em vora, e da arquitectura mourisca as tpicas cidades do Sul de Portugal, como Olho e Tavira. Tambm a arte portuguesa foi enriquecida pelas vrias influncias externas ao longo dos sculos. Os descobrimentos portugueses contriburam para que o pas ficasse mais receptivo s influncias orientais, assim como o perodo quinhentista com a descoberta do Brasil e das suas riquezas influenciou a utilizao do estilo barroco. Na arquitectura, as influncias romanas e gticas deram ao pas algumas das suas mais imponentes catedrais. No sculo XV nasceu mesmo um estilo nacional estilo Manuelino que veio juntar vrias formas num conjunto luxuoso e ornamentado. Vrios exemplos de grandes obras arquitectnicas podem ser citados: o Mosteiro dos Jernimos em Lisboa; a S (catedral) de Lisboa, onde na fachada podem ainda ser vistas runas da construo romana; o Palcio da Justia em Lisboa, um exemplo da austera arquitectura moderna; o castelo e a igreja do Convento de Cristo em Tomar; a abadia portuguesa de Santa Maria da Vitria na Batalha (estilo gtico); a Torre dos Clrigos, em granito, no Porto e a catedral romanesca de Braga. A escola de pintores do sculo XV foi precursora de um estilo ptrio por parte de artistas flamengos, que deixaram uma valiosa herana na arte religiosa decorando vrios palcios e conventos em Portugal. O perodo romntico do sculo XIX, embora tardio, fez renascer a arte nacional. Seguiu-se o perodo do realismo naturalista que veio abrir portas para novas experincias realizadas j no sculo XX, sendo de destacar a obra de Maria Helena Vieira da Silva na pintura abstracta e de Carlos Botelho nas cenas de ruas de Lisboa. 5 A escultura encontrou grande expresso nos magnficos tmulos dos sculos XII e XIII e nas esculturas barrocas do sculo XVIII, sendo de assinalar os infantrios de Joaquim Machado de Castro. As tradies clssicas e romnticas de Itlia e de Frana, para alm da influncia que exerceram na obra deixada por Machado de Castro, tambm foram determinantes na expresso plstica de Antnio Soares dos Reis, no sculo XIX.
Pavilho de Portugal - Parque das Naes

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011) A azulejaria igualmente bastante rica. Muitos dos edifcios dos sculos XVI e XVII tm aplicao de azulejos. So escolhidos igualmente para decorar paredes de quarto e hall de entrada de diversos palcios e manses senhoriais, que exibem painis de azulejos, onde as cores predominantes so o azul e o branco. A msica e a dana populares e o tradicional fado continuam a ser as formas fundamentais de expresso musical do pas. A mais famosa e internacional fadista portuguesa foi Amlia Rodrigues, mas hoje nomes como Carlos do Carmo ou Marisa mantm viva esta cano to associada a Portugal.

da Carranca, do Pao de Sintra, na igreja So Roque em Lisboa e na Quinta da Bacalhoa, na Vila Fresca de Azeito, perto de Setbal. Tambm o Metropolitano de Lisboa decorou algumas das suas estaes com azulejos assinados por artistas portugueses contemporneos.

A literatura distingue-se pela riqueza e variedade da sua poesia lrica, pela escrita que enaltece a sua histria e por uma subtileza nos dramas, biografias e ensaios. Os primeiros cancioneiros testemunham uma escola de poesia sobre o amor, estilo que ultrapassou fronteiras e influenciou os cancioneiros espanhis. J o estilo romanceiro bebeu influncias dos nossos vizinhos, apesar de no ter partilhado a predileco pelo herico. Finalmente, falar de cultura portuguesa falar do poder de disseminao da lngua. O portugus, a quinta lngua mais Os Lusadas de Lus de Cames so a grande obra pica do sculo XVI, o poema clssico de exaltao dos feitos dos portugueses alm-mar. o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, GuinExistem ainda outros nomes de grande relevo na poesia com o caso de Fernando Pessoa, Eugnio de Andrade, Florbela Espanca, Cesrio Verde, Antnio Ramos Rosa, Mrio Cesariny e Antero do Quental, entre outros. Bissau, Moambique, So Tom e Prncipe. tambm uma das lnguas oficiais da Guin Equatorial (com o castelhano e o francs), Timor-Leste (com o ttum) e Macau (com o cantons). ainda falada na antiga ndia portuguesa (Goa, Damo e Diu), Andorra, Luxemburgo e Nambia, alm de ter igualmente estatuto oficial na Unio Europeia, no Mercosul e na Unio Africana. falada no mundo e a terceira mais falada no Ocidente, falado por mais de 210 milhes de pessoas.
Centro Cultural de Belm (Lisboa)

Na prosa, Damio de Gis, o Padre Antnio Vieira, Almeida Garrett, Ea de Queiroz, Camilo Castelo Branco, Miguel Torga, Fernando Namora, Jos Cardoso Pires, Antnio Lobo Antunes e Jos Saramago (vencedor do prmio Nobel da Literatura em 1998).

No teatro, destaca-se a figura maior de Gil Vicente, Antnio Jos da Silva o Judeu e Bernardo Santareno. 6

Antnio Sacchetti

Exemplos excepcionalmente bons podem ser vistos no Ptio

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011)

3. Geografia e Caractersticas Socio-Econmicas


3.1 Geografia, clima
Portugal est geograficamente situado na costa Oeste da Europa, na Pennsula Ibrica. Faz fronteira a Norte e a Leste com a Espanha, a Ocidente e a Sul com o Oceano Atlntico. As suas fronteiras esto definidas desde o sculo XIII, incluindo para alm do territrio continental, as Regies Autnomas dos Aores e Madeira, arquiplagos situados no Oceano Atlntico.

se distingue das terras altas do interior. As maiores altitudes encontram-se num cordo de montanhas situado no centro do pas: a Serra da Estrela, com 1.991 metros de altitude, constitui o elemento culminante. Nos arquiplagos, a montanha do Pico (2.351 metros) o ponto mais alto dos Aores e o Pico Ruivo (1.862 metros) a maior elevao da Madeira.

No litoral do continente, geralmente pouco recortado, os principais acidentes correspondem a esturios (Tejo e Sado). Seguem-se pequenas baas (Peniche, Sines, Lagos) e estruturas de tipo lagunar (Vouga-Aveiro, bidos, Faro). As salincias costeiras so em pequeno nmero e de baixas amplitudes, mas de grande beleza: cabos

Com uma rea total de 92.207 km , Portugal beneficia de


2

Mondego, Carvoeiro, Roca, Espichel, Sines, S. Vicente e Santa Maria.

uma excelente localizao geogrfica, situando-se numa posio geo-estratgica entre a Europa, a Amrica e a frica.

O clima caracterizado por Invernos suaves e Veres amenos. Os meses mais chuvosos so os de Novembro e Dezembro enquanto o perodo de precipitao mais escassa decorre de Abril a Setembro.

3.2 Indicadores socio-econmicos


Na ltima dcada foram desencadeadas extensas reformas com resultados notveis ao nvel do desenvolvimento econmico e de coeso social (proteco e incluso social) de Portugal.

O combate pobreza extrema, as Penses Mnimas, o Rendimento Social de Insero e o Complemento Solidrio para Idosos, so medidas paradigmticas de proteco social. Quanto interveno a nvel da incluso social, destaca-se a cooperao no apoio s famlias no acesso a respostas sociais, o investimento em equipamentos, a rede de cuidados continuados para pessoas idosas e No territrio continental, o Tejo (o maior rio) divide o norte, mais montanhoso, do sul, mais plano e com menor relevo. Tambm o litoral, geralmente mais plano, dependentes e a interveno territorial de combate pobreza e excluso, tendo em conta a especificidade local e os pblico-alvo mais necessitados de interveno. 7

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011)

Indicadores socio-econmicos
Demografia Populao total (residente) Taxa de natalidade Milhares Permilagem 2005 10.570 10,4 2003/2005 Esperana de vida nascena Educao Educao pr-escolar Ensino bsico e secundrio Ensino superior Despesas pblicas em educao a Cultura Visitantes de museus, jardins zoolgicos, jardins botnicos e aqurios Exposies em galerias de arte Publicaes b Despesas municipais em actividades culturais Sade Mdicos Hospitais Camas de hospital Centros de sade Farmcias e postos farmacuticos mveis Despesa pblica corrente em sade a Sociedade da Informao Clientes do servio de acesso Internet Servio de acesso Internet Linhas telefnicas principais Assinantes do servio telefnico mvel Taxa de penetrao servio mvel terrestre Assinantes de televiso por cabo Taxa de penetrao da rede por cabo Peso do sector das comunicaes Milhares Tx. Penetrao Tx. Penetrao /100 Hab. N Assinantes (milhares) Assinantes/ 100 Hab. Milhares Assinantes/ % Populao Receitas/ % PIB N N N N N % do PIB Milhes N N 106 EUR Milhares Milhares Milhares % do PIB Anos 77,7 2004/2005 260 1.530 381 4,8 2005 9,7 6.449 2.052 913,8 2005 36.138 204 37.330 379 3.034 7,3 2005 1.436 13,6 40,1 11.368 108 1.400 13,2 5,6 2006 10.599 10,0 2004/2006 78,2 2005/2006 262 1.493 367 4,7 2006 10,3 6.463 2.054 802,9 2006 36.924 200 36.563 378 3.037 7,1 2006 1.580 14,9 40,0 12.236 115 1.421 13,4 5,4 2007 10.618 9,7 2005/2007 78,5 2006/2007 264 1.512 377 4,4 2007 10,0 6.609 1.994 802,8 2007 37.904 198 36.178 377 3.038 6,8 2007 1.612 15,2 39,6 13.477 127 1.489 14,0 5,2 2008 10.627 9,8 2006/2008 78,7 2007/2008 266 1.537 373 4,4 2008 11,6 6.859 1.896 863,8 2008 38.932 189 35.762 377 3.037 5,6 2008 1.676 15,8 38,7 14.953 140 1.475 13,9 5,1 2009 10.638 9,4 2007/2009 78,9 2008/2009 275 1.782 384 5,1 2009 12,9 7.235 1.910 997,7 2009 40.095 186 35.593 375 3.046 6,0 2009 1.898 17,9 40,0 15.929 150 1.452 13,7 5,1

Fontes: INE - Instituto Nacional de Estatstica; Autoridade Nacional de Comunicaes Notas: (a) Conta Geral do Estado Direco Geral do Oramento (b) De periodicidade diria, semanal, mensal e anual;

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011)

4. Organizao Poltica e Administrativa


4.1 Estrutura poltica
No que se refere estrutura poltica, a Repblica Portuguesa um Estado de direito democrtico, baseado na soberania popular, no pluralismo de expresso e organizao poltica democrtica, no respeito e na garantia dos direitos e liberdades fundamentais e na separao e interdependncia de poderes. Os rgos de soberania so o Presidente da Repblica, a Assembleia da Repblica, o Governo e os Tribunais.

Constituio, a aprovao dos estatutos polticoadministrativos das Regies Autnomas, a aprovao do Oramento de Estado, a apresentao de propostas ao Presidente da Repblica sobre a realizao de referendos, a apreciao do programa do Governo, a fiscalizao e apreciao da actividade do Governo e da Administrao.

A Assembleia da Repblica pode ser dissolvida pelo Presidente da Repblica, uma vez ouvidos os partidos nela representados e o Conselho de Estado. A actual Presidente da Assembleia da Repblica Assuno Esteves e a distribuio de mandatos a seguinte: Partido Social-Democrata (PPD/PSD) 108 deputados; Partido Socialista (PS) 74 deputados; ; Partido Popular (CDS/PP) 24

No sistema constitucional portugus, o Presidente da Repblica eleito por sufrgio directo e universal para um mandato de cinco anos, no podendo ser reeleito para um terceiro mandato consecutivo. O Presidente da Repblica o supremo representante da Repblica Portuguesa, garante a independncia nacional, a unidade do Estado e o regular funcionamento das instituies democrticas e , por inerncia, o Comandante Supremo das Foras Armadas.

deputados; Partido Comunista Portugus e Partido Ecologista os Verdes (PCP/PEV) 16 deputados e Bloco de Esquerda (BE) 8 deputados.

O Governo o rgo superior da Administrao Pblica, responsvel pela conduo da poltica geral do pas. constitudo pelo Primeiro-Ministro, pelos Ministros e pelos Secretrios de Estado. O Primeiro-Ministro, que preside ao Conselho de Ministros, nomeado pelo Presidente da Repblica. Os outros membros do Governo so nomeados pelo Presidente da Repblica sob proposta do PrimeiroMinistro. O actual Primeiro-Ministro o Dr. Pedro Passos Coelho.

Das competncias deste rgo de soberania destacam-se, entre outras, a dissoluo da Assembleia da Repblica, a nomeao do Primeiro-Ministro e restantes membros do Governo, a promulgao ou veto de leis e decretos-leis, a nomeao dos embaixadores sob proposta do Governo e a ratificao de tratados internacionais. O actual Presidente da Repblica Anbal Cavaco Silva, reeleito em 23 de Janeiro de 2011.

Ao Governo cabe, essencialmente, garantir o funcionamento da administrao pblica, promover a satisfao das necessidades colectivas e garantir a

O poder legislativo da competncia da Assembleia da Repblica que composta por 230 deputados, eleitos por sufrgio universal directo, por um perodo de quatro anos. As ltimas eleies realizaram-se a 5 de Junho de 2011.

adequada execuo das leis. Tem ainda competncias legislativas que, em alguns casos uma competncia prpria, e noutros compartilhada com a Assembleia da Repblica (competncia relativa).

A Assembleia da Repblica tem competncias ao nvel poltico, legislativo e de fiscalizao. So da competncia deste rgo, entre outras, a aprovao de alteraes

Os Tribunais so os rgos de soberania com competncia para administrar a justia, so independentes e apenas esto sujeitos lei. 9

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011) O sistema judicial portugus constitudo por vrias categorias ou ordens de tribunais, independentes entre si, com estrutura e regime prprios. Duas dessas categorias compreendem apenas um Tribunal (o Tribunal Constitucional e o Tribunal de Contas); as demais abrangem uma pluralidade de tribunais, estruturados hierarquicamente, com um tribunal superior no topo da hierarquia. Podem ainda existir Tribunais Martimos, Tribunais Arbitrais e Julgados de Paz. Neste ltimo caso, a sua competncia refere-se, em exclusivo, apreciao e julgamento de aces declarativas cujo valor no exceda a alada do Tribunal de 1 Instncia. Tribunal de Contas Este tribunal no tem apenas funes jurisdicionais (fiscalizao da legalidade de despesas pblicas e julgamento de contas pblicas), dando igualmente parecer sobre a Conta Geral do Estado, visando habilitar a Assembleia da Repblica a apreci-la e julg-la.

4.2 Organizao administrativa


Com a adeso Comunidade Europeia e no sentido de organizar o territrio de Portugal, so definidas Unidades Territoriais Administrativas para fins estatsticos, as NUT, equiparadas a unidades territoriais com objectivos idnticos nos outros pases da UE. Portugal NUT I, dividido em 7 NUT II equivalentes a regies- Regio Norte; Regio Centro; Tribunal Constitucional Ocupa um lugar especial e autnomo na ordenao constitucional dos tribunais. Distingue-o a especificidade do seu modo de formao e das suas funes. o tribunal de recurso das decises de todos os restantes tribunais em matria de constitucionalidade. composto por treze juzes, sendo dez designados pela Assembleia da Repblica e trs cooptados por estes. Os juzes, que elegem o Presidente do Tribunal Constitucional, tm um mandato de nove anos que no renovvel. Tribunais Judiciais So a primeira das categorias de Tribunais comuns e formam uma estrutura hierrquica prpria, com Tribunais judiciais de 1 e 2 Instncia, tendo como rgo superior o Supremo Tribunal de Justia. Tribunais Administrativos e Fiscais A estes Tribunais compete o julgamento de aces e recursos destinados a dirimir os litgios emergentes das relaes administrativas e fiscais. Estes tribunais formam uma estrutura hierrquica prpria tendo como tribunal superior o Supremo Tribunal Administrativo. O Alentejo e o Centro repartem, entre si, as maiores reas territoriais do pas, com 34% e 31% do total, respectivamente, enquanto que Regio Autnoma da Madeira cabe a rea mais reduzida. Regio de Lisboa; Regio do Alentejo; Regio do Algarve, Regio Autnoma da Madeira e Regio Autnoma dos Aores, divididas por sua vez em 30 NUT III, equivalentes a subregies (28 no Continente e as duas Regies Autnomas).

Regies (NUT II) ordenadas por reas


Regiesa Regio do Alentejo Regio Centro Regio Norte Regio do Algarve Regio de Lisboa Regio Autnoma dos Aores Regio Autnoma da Madeira Total
Fonte: INE Anurio Estatstico de Portugal 2010 Nota: (a) Inclui 362 km2 de guas interiores

reas (km2) 31.603 28.200 21.284 4.996 3.001 2.322 801 92.207

% total 34,3 30,6 23,1 5,4 3,2 2,5 0,9 100,0

10

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011)

Sub-Regies NUT III Regies do Continente


Norte Minho-Lima Cavado Ave Grande Porto Tmega Entre Douro e Vouga Douro Alto Trs-os-Montes Centro Baixo Vouga Baixo Mondego Pinhal Litoral Pinhal Interior Norte Do-Lafes Pinhal Interior Sul Serra da Estrela Beira Interior Norte Beira Interior Sul Cova da Beira Oeste Mdio Tejo Lisboa Grande Lisboa Pennsula de Setbal Alentejo Alentejo Litoral Alto Alentejo Alentejo Central Baixo Alentejo Lezria do Tejo Algarve Algarve

O novo regime jurdico do associativismo municipal1 determinou a constituio de associaes de municpios que podem ser de dois tipos: de fins mltiplos e de fins especficos.

As associaes de municpios de fins mltiplos, denominadas comunidades intermunicipais (CIM), so constitudas por municpios que correspondam a uma ou mais NUTS III e adoptam o nome destas.

As associaes de municpios de fins especficos foram criadas para a realizao em comum de fins especficos dos municpios que as integram, na defesa de direitos colectivos de natureza sectorial, regional ou local.

Foram ainda criadas duas reas metropolitanas (AM): Lisboa - que integra os municpios da Grande Lisboa e Pennsula de Setbal, e Porto - que integra os municpios do Grande Porto e de Entre-Douro e Vouga, regulados por diploma prprio.

Principais cidades
De sublinhar a importncia das cidades no contexto territorial e mesmo poltico. Existem actualmente (2010) 156 cidades em Portugal (144 no Continente e 12 nas Regies Autnomas), das quais 19 so Capitais de Distrito. Entre as mais antigas cidades portuguesas contam-se Lisboa, Porto, Viseu, Braga, Coimbra, vora, Guarda, Lamego, Silves, Faro, Lagos e Tavira com origens

Regies Autnomas
R. A. Aores R. A. Madeira R. A. Aores R. A. Madeira

pr-portucalenses e detentoras de uma histria urbana romana ou rabe, ou ambas, como no caso das cidades do Sul e mesmo de Lisboa.

Fonte: INE Instituto Nacional de Estatstica Nota: Esta diviso de regies e respectivas subdivises corresponde s NUTS (Nomenclatura das Unidades Territoriais)

A cidade de Lisboa (cerca de 480 mil habitantes 2 milhes na Grande Lisboa) a capital de Portugal desde o sculo XII, a maior cidade do pas, principal plo econmico, detendo um dos maiores portos martimos e o maior aeroporto. A cidade do Porto (cerca de 211 mil habitantes 1,3 milhes no Grande Porto) a segunda maior cidade.

A par das NUTS para fins estatsticos, Portugal encontrase dividido em 18 Distritos no Continente que so os seguintes: Aveiro, Beja, Braga, Bragana, Castelo Branco, Coimbra, vora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarm, Setbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu. Os Distritos e as Regies Autnomas subdividem-se em 308 Concelhos/Municpios e 4.260 Freguesias.

Lei n 45/2008 de 27 de Agosto

11

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011)

5. Populao
Portugal mantm a tendncia de envelhecimento demogrfico devido ao declnio da fecundidade e ao aumento da longevidade da sua populao. O rcio entre a populao com mais de 65 anos e a populao at 14 anos (ndice de envelhecimento) atingiu um ponto elevado em 2010: 118,2, quando em 2000 era de 102,2 e em 1990 se situara em 68,1. Por outro lado, a componente da populao com idade inferior a 24 anos perdeu peso em termos relativos, situando-se nos 26,1%, no mesmo ano.

As Projeces de populao residente em Portugal, 20082060 (a 31 de Dezembro), publicadas pelo INE, no seu cenrio central2 apontam para um crescimento continuado da populao residente em Portugal at 2035, ano em que atinge 10.897,6 milhares de indivduos. A partir desse ano, inverte-se a tendncia, chegando-se a 2060 com valores abaixo do ano de partida. Em 2060, a populao total chegar, apenas, aos 10.364,2 milhares de indivduos.

5.1 Repartio regional


A Regio Norte (que inclui a cidade do Porto) e a Regio de Lisboa concentram mais de trs quintos da populao portuguesa. O despovoamento das reas rurais do interior tem continuado a afectar parte da Regio Norte (excluindo o Porto), o Centro e sobretudo o Alentejo.

Para estas tendncias tm contribudo as mudanas de comportamentos sociais no pas, tais como, a reduo do nmero de casamentos, o crescimento dos divrcios e da idade mdia do casamento.

O ano de 2010 registou um decrscimo marginal da populao mdia residente em Portugal nesse ano (-0,02%), o que veio contrariar a tendncia de crescimento verificada no perodo 2005-2009.
2 As projeces do INE foram determinadas tendo por base 4 cenrios: o Cenrio Central, que tem como base a populao residente em Portugal em 01 de Janeiro de 2008 e conjuga um conjunto de hipteses consideradas como mais provveis face aos recentes desenvolvimentos demogrficos, o Cenrio Baixo, o Cenrio Elevado e o Cenrio sem Migraes, este ltimo com o objectivo de comparao com os restantes cenrios.

Populao Residente em Portugal - Evoluo 2005-2010


Unidade Populao media residente 0-14 anos 15-64 anos + 65 anos Relao de masculinidade Total de nados vivos em 31.12 Total de bitos em 31.12 Saldo natural em 31.12 Saldo migratrio em 31.12 Variao populacional media Crescimento natural em 31.12 Crescimento migratrio em 31.12 Crescimento mdio efectivo Milhares Milhares Milhares Milhares (%) N N N N Milhares (%) (%) (%) 2005 10.563,1 1.650,8 7.114,5 1.797,8 93,9 109.399 107.462 1.937 38.400 54,6 0,02 0,36 0,52 2006 10.585,9 1.640,4 7.115,8 1.829,7 93,8 105.351 101.948 3.403 26.100 22,8 0,03 0,25 0,22 2007 10.604,4 1.634,9 7.135,0 1.834,6 93,8 102.492 103.512 1.020 19.500 18,5 0,01 0,18 0,17 2008 10.622,7 1.624,6 7.145,1 1.853,0 93,8 104.594 104.280 314 9.361 18,3 0,00 0,09 0,17 2009 10.638,4 1.615,0 7.142,6 1.880,7 93,8 99.491 104.434 -4.943 15.408 15,7 -0,10 0,10 0,15 2010 10.635,8 1.614,4 7.113,7 1.907,7 93,8 n.d. n.d. n.d. n.d. -2,6 n.d. n.d. -0,02

Fonte: Instituto Nacional de Estatstica Indicadores Sociais, 2009 e Inqurito ao Emprego 2010

12

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011) A distribuio da populao pelo territrio do continente evidencia uma oposio entre o Litoral e o Interior. A sua evoluo nos ltimos anos tem vindo a originar uma maior concentrao da populao no Litoral e reduo do nmero de residentes nas regies do interior do pas. O contributo das migraes na dinmica do crescimento da populao depende do sentido, das caractersticas que revelam e da sua durao. Desde 1993 que o saldo migratrio a principal componente do acrscimo semelhana do que se verificou para o conjunto do pas, em 2010 registou-se um decrscimo populacional mdio da populao residente na maioria das regies, excepto no Algarve (1,39%), Aores (0,29%) e Lisboa (0,25%). O Alentejo (-0,57%), o Norte (-0,23%) e o Centro (-0,15%) mantiveram uma trajectria descendente, enquanto a Madeira sofreu apenas um ligeiro decrscimo (-0,04%). O nosso pas registou influxos de imigrao das antigas colnias portuguesas em frica, da Europa Central e Oriental, e mais recentemente do Brasil, existindo igualmente pequenos ncleos de imigrantes provenientes da ndia, China e Paquisto, assim como de outros pases da Amrica Latina e do Norte de frica. A imigrao econmica um fenmeno recente em Portugal e representa uma alterao radical face ao registado nos anos 60 e 70, quando muitos portugueses emigravam na procura de nveis de vida mais elevados. populacional em Portugal.

5.2 Migraes

Repartio regional Mdia Anual 2010


Regies (a) Regio Norte Regio de Lisboa Regio Centro Regio do Alentejo Regio do Algarve R. A. da Madeira R. A.dos Aores Total Populao Milhares 3.738,8 2.835,0 2.379,5 751,0 437,9 247,6 245,9 10.635,8 % do total 35,2 26,7 22,4 7,0 4,1 2,3 2,3 100,0 Densidade (hab./km2) 176,0 943,3 84,4 23,8 86,9 308,8 105,7 115,4

At aos anos 90, a maioria dos imigrantes em Portugal era proveniente dos pases lusfonos, principalmente Cabo Verde e Angola. A partir de 1999 Portugal passou a acolher uma imigrao diferente e em massa proveniente dos pases do Leste Europeu, dividida em dois grupos: os eslavos ucranianos, russos e blgaros; e os latinos de leste - romenos e moldavos.

Fonte: INE Instituto Nacional de Estatstica Inqurito ao Emprego 2010 Notas: (a) Regies NUTS (Nomenclatura das Unidades Territoriais para fins estatsticos)

Analisando agora a densidade demogrfica da populao portuguesa pelas vrias regies do pas, notria a liderana de Lisboa. Na segunda posio surge a Madeira com cerca de 1/3 da densidade populacional da primeira.

Em 2003 este tipo de imigrao abrandou, tendo sido substituda por brasileiros e, em menor escala, por asiticos de vrias origens (nomeadamente indianos, paquistaneses e chineses). Em 2009 residiam em Portugal, com estatuto legal de residente, 457.3063 cidados de nacionalidade estrangeira, o que traduz um acrscimo de 3,2%, face ao ano anterior. Destes, 39% eram provenientes da Europa, 25% da frica Lusfona, 25,6% de origem brasileira e finalmente, 3,3%

A maior distncia aparece a Regio Norte que, apesar de ter, em termos relativos, a maior proporo de populao residente, apresenta uma densidade populacional cerca de cinco vezes e meia inferior de Lisboa.

Seguem-se os Aores, Centro, Algarve (estas duas ltimas com valores quase idnticos) e, finalmente, o Alentejo, com o menor rcio habitantes/km2.

da China.

Valores disponveis em Julho 2010

13

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011) A populao estrangeira mais jovem do que a populao nacional e concentra-se na faixa da populao em idade activa. Predominam os homens na repartio por sexos, fruto provvel da sua maior representatividade no processo migratrio embora o reagrupamento familiar posterior tenda a um maior equilbrio. Por NUTS II registou-se um aumento da populao activa no Norte e no Alentejo. No Algarve e na Madeira Na emigrao portuguesa destaca-se o primeiro grande surto para o Brasil que se localiza no incio do sculo passado at finais dos anos 20, segue-se a que ocorre durante a guerra colonial com destino Europa nos anos 60, ambas com perodos longos de permanncia. A partir dos finais dos anos 80 prevalecem os fluxos de emigrao de carcter temporrio que se mantm at hoje. Cerca de 4,5 milhes de portugueses vivem fora do pas, o que equivalente a quase metade da populao domstica residente, existindo enormes comunidades de expatriados no Brasil, em Frana, na Alemanha, na Sua, no Luxemburgo, no Canad e na frica do Sul, entre outros pases. O n de activos com nvel de escolaridade correspondente ao ensino secundrio e ps-secundrio e ao ensino superior aumentou, sendo que, em 2010, 16% da populao activa tinha formao superior. permaneceu praticamente inalterada e diminuiu no Centro, Lisboa e Aores, face ao ano anterior. Por faixa etria, observou-se uma reduo da populao activa entre os 15-34 anos (-3,2%) e de mais de 65 anos (-1%), enquanto a faixa situada entre os 35 e os 64 anos aumentou quase 2%.

A populao empregada totalizou 4.978,2 mil indivduos em 2010, ou seja, menos 1,5% do que no ano anterior. A taxa de emprego (15 e mais anos) situou-se nos 55,2%, tendo sido inferior registada em 2009, devido ao facto de a populao empregada ter diminudo e da populao em idade activa se ter mantido praticamente inalterada. Por NUT II, apenas a regio da Madeira registou um aumento da populao empregada (0,9%).

5.3 Populao activa


Embora a imigrao esteja a ajudar a impulsionar a populao em idade activa, o seu ritmo de crescimento no tem conseguido compensar o gradual envelhecimento da populao e o aumento da esperana de vida (74 anos para o homem e 80,6 anos para as mulheres segundo a OCDE), factor que tem vindo a afectar, no s Portugal, mas igualmente a grande maioria dos pases da Europa Ocidental.

Em termos de curto/mdio prazo a distribuio da populao empregada por sectores de actividade est relativamente estabilizada. Tem havido um movimento, desde h cerca de 25 a 30 anos, no sentido de uma maior contribuio da populao empregada nos servios (61,4%

De acordo com o INE4 , a populao activa e a taxa de actividade (populao com 15 e mais anos) referentes a 2010 no sofreram grandes alteraes face a 2009. A populao activa totalizou 5.580,7 mil indivduos, o que significou um decrscimo de 0,04% em relao ao ano anterior e a taxa de actividade manteve-se nos 61,9%. Esta estabilidade relativa na oferta de mo-de-obra resultou do facto de a diminuio da populao empregada (75,9 mil indivduos) ter sido compensada por um crescimento semelhante dos desempregados (74,0 mil indivduos).
4 INE Estatsticas do Emprego-2010

do total em 2010), movimento que acompanha a evoluo registada nos outros parceiros europeus.

Evoluo da populao empregada por sector de actividade


1986 Agricultura, silvicultura e pescas Indstria, construo, energia e gua Servios 2008 (%) 21.9 33.7 44.3 11,2 29,3 59,5 11,2 28,2 60,6 10,9 27,7 61,4 2009 2010

Fonte: INE Estatsticas do Emprego, 2010

14

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011)

5.4 Nveis de escolaridade da populao activa


No quadro das exigncias da nova economia global, a qualificao das pessoas um factor preponderante para a competitividade, para o crescimento econmico, para o emprego e para a melhoria dos salrios.

de jovens e adultos, incluindo a requalificao de activos, verifica-se que em Janeiro de 2010 estavam registados 376 cursos, com predominncia para as instituies de Ensino Superior Pblico Politcnico (62% do total), sendo que mais de 37% se englobam na rea das tecnologias, com um total de alunos inscritos que, no ano lectivo 2008/2009, ultrapassou os 5.500.

Conforme j referido, Portugal apresenta ainda alguns indicadores menos positivos ao nvel da formao e qualificao da sua populao activa, que tm sido alvo de polticas pblicas de qualificao de recursos humanos.

De 2005 a Maro de 2010, o nmero de CET oferecidos em instituies do ensino superior registados em reas de TIC quase quadruplicou, o nmero de localidades onde so oferecidos quase triplicou, o nmero de instituies do ensino superior envolvidas mais do que duplicou e o nmero de temas dos cursos tambm aumentou significativamente.

O lanamento do Programa Novas Oportunidades em 2005, composto por dois eixos fundamentais: qualificar um milho de activos (eixo adultos) at 2010 e alargar a oferta de cursos profissionalizantes (eixo jovens) de nvel secundrio de modo a que representassem, na mesma meta temporal, metade do total de vagas ao nvel do ensino secundrio, surgiu como resposta necessidade de Portugal convergir ao nvel das qualificaes com a Europa e reforar a competitividade no mdio-longo prazos, investindo na melhoria contnua das condies de escolarizao dos seus jovens e adultos.

Para o aumento significativo da taxa de adeso contribuiu, de forma determinante, o alargamento da rede de Centros Novas Oportunidades.

Existem actualmente 448 Centros Novas Oportunidades em Portugal continental e 6 na Regio Autnoma da Madeira, promovidos por entidades pblicas e privadas, nomeadamente escolas da rede pblica do Ministrio da

No eixo jovens, entre 2005/2006 e 2009/2010 o n de alunos inscritos em cursos de Dupla Certificao mais do que duplicou: de 62.266 para 139.334. Este crescimento foi devido, em grande medida, ao aumento na procura de Cursos Profissionais pelos jovens. Estima-se que em 2010/2011 o n de alunos inscritos nestes cursos seja superior a 124.000.

Educao.

6. Infra-Estruturas
Ao longo dos ltimos anos e com o apoio dos Fundos Comunitrios, Portugal realizou um notvel esforo de investimento nas infra-estruturas de transporte, o que deu origem a modernas redes: virias, ferrovirias, aeroporturias e martimas. Embora o meio de transporte dominante nas trocas comerciais de Portugal com o exterior continue a ser o martimo, o transporte rodovirio tem vindo a assumir uma relevncia crescente, principalmente nas ligaes com os mercados europeus. 15

A adeso da populao adulta (populao activa empregada e desempregada) a esta iniciativa tem sido igualmente muito elevada. Desde 2006 e at 30 de Setembro de 2010 inscreveram-se mais de um milho de candidatos, dos quais 328.263 obtiveram uma certificao escolar.

No que diz respeito aos Cursos de Especializao Tecnolgica (CET) que tm como objectivo a qualificao

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011)

6.1 Rede viria


Portugal detm actualmente uma das redes mais desenvolvidas da Europa, composta de Auto-estradas (AE), Itinerrios Principais (IP), Itinerrios Complementares (IC), Estradas Nacionais (EN) e Estradas Regionais. Em 2009, a rede rodoviria nacional atingiu, no Continente, 13.112 km, repartidos pela rede fundamental (2.199 km de IP), pela rede complementar (6.482 km de IC e EN) e pelas estradas regionais (4.431 km). Com a tipologia de Auto-Estradas, contabilizaram-se 2.705 km, ou seja, mais de 1/5 do total da rede viria.
Jos Manuel

Em termos regionais, o Centro foi a origem de 33,2% do total das mercadorias carregadas. Os dados ainda provisrios referentes ao terceiro trimestre de 2010 apontam para uma variao homloga positiva de 13,3%, invertendo a tendncia negativa apresentada no transporte rodovirio de mercadorias, desde o incio do ano de 2008.

6.2 Rede ferroviria


O grande desafio que actualmente se coloca nesta rea o do reforo da integrao da rede ferroviria nacional no espao ibrico e europeu, com vista a assegurar a interoperacionalidade com as redes europeias e transeuropeias de transporte.

A rede ferroviria existente conta com cerca de 3.600 km, dos quais 2.842 km com trfego ferrovirio (cerca de metade electrificada), serve uma populao da ordem dos 8,5 milhes de habitantes e assegura a ligao Norte-Sul ao longo da faixa litoral do continente portugus e as ligaes transversais. A densidade da rede ferroviria tende a ser mais
Ponte Vasco da Gama - Rio Tejo

significativa nas regies de maior concentrao populacional.

Nos anos 90 houve um significativo desenvolvimento das infra-estruturas rodovirias em Portugal e um dos factores que contribuiu para esse desenvolvimento foi a realizao, em 1998, da Exposio Mundial em Lisboa. Este importante projecto serviu de catalizador da construo de grandes obras pblicas, salientando-se a segunda ponte sobre o Tejo Ponte Vasco da Gama - e a linha ferroviria na Ponte 25 de Abril, estabelecendo pela primeira vez, uma ligao ferroviria contnua entre o Norte e o Sul do pas. Estas infra-estruturas contriburam de forma significativa para melhorar a circulao Norte-Sul e criaram novas acessibilidades em vrias zonas da capital, principalmente na parte oriental da cidade de Lisboa.

Em 2009 foram transportadas quase 9 milhes de toneladas de mercadorias atravs da rede ferroviria, igualmente com predominncia para o trfego nacional (91,7%). Em termos regionais, o Alentejo (Porto de Sines) representou 41,3% do total de mercadorias transportadas por este meio.
Jos Manuel

Em 2009 foram transportadas mais de 259 milhes de toneladas de mercadorias atravs da rede rodoviria, com predominncia para o trfego nacional (91,6%).
Gare do Oriente - Parque das Naes

16

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011) Os dados ainda provisrios referentes ao ano de 2010 apontam para uma variao homloga positiva no transporte de mercadorias por ferrovia, de 12,3%. condies naturais mpares na costa portuguesa para acolher todos os tipos de navios. Dotado de modernos terminais, apresenta caractersticas nicas, sendo, por um lado, a principal porta de abastecimento energtico do pas

6.3 Rede porturia


A localizao geogrfica de Portugal, com uma extensa costa atlntica, oferece excelentes condies para potenciar e desenvolver as ligaes martimas.

(petrleo e derivados, carvo e gs natural) e, por outro, um importante porto de carga de contentores com elevado potencial de crescimento. Este Porto, com uma zona industrial e logstica de retaguarda, com mais de 2.000 hectares j uma plataforma logstica de mbito internacional multifacetada (sectores martimoporturio, industrial e logstico), que ir contar ainda com a plena integrao da plataforma urbana nacional do Poceiro e da plataforma transfronteiria de Elvas/Caia.

No continente existem nove portos: Viana do Castelo e Leixes, na regio Norte; Aveiro e Figueira da Foz, no Centro; Lisboa e Setbal, na regio da Grande Lisboa; Sines, no Alentejo; Faro e Portimo, no Algarve. A Regio Autnoma dos Aores conta com cinco portos e a regio Autnoma da Madeira com trs.

6.4 Rede aeroporturia


Portugal conta com uma rede aeroporturia composta por 15 aeroportos, 24 aerdromos, perfazendo 31 pistas, das quais 9 localizadas no Continente, 18 nos Aores e 4 na Madeira. No continente existem trs aeroportos internacionais em operao, todos situados na orla litoral e um aeroporto em Beja (interior do Alentejo) cuja operao comercial regular ir iniciar-se no 2 semestre de 2011. Est ainda prevista a construo de um novo aeroporto internacional para Lisboa, na margem sul da cidade, na zona de Alcochete. A condio de insularidade das regies autnomas explica a presena de um maior nmero de aeroportos, como se pode observar no quadro seguinte:

Os 5 principais portos nacionais situados no Continente (Leixes, Aveiro, Lisboa, Setbal e Sines) movimentaram cerca de 65 milhes de toneladas de mercadorias em 2010 (96,7% do total e um crescimento de 6,4% face ao ano anterior). A melhoria das infraestruturas e os ganhos de eficincia ocorridos nos ltimos anos tornaram o sistema porturio nacional mais competitivo, situao que permite estimar um aumento na movimentao de carga nos anos mais prximos. O Porto de Sines, de guas profundas, lder nacional na quantidade de mercadorias movimentadas (25,5 milhes de toneladas em 2010, ou seja 39% do total) e apresenta
Cmara Municipal de Sines

Principais aeroportos portugueses


Aeroportos Continente Nmero 4 Localizaes Lisboa, Porto, Faro e Beja Ponta Delgada, Santa Maria, Horta, Flores, Corvo, Graciosa, Pico, So Jorge, Terceira Funchal e Porto Santo

R. A. Aores

R. A. Madeira

A maioria das companhias areas internacionais serve os principais aeroportos do Pas, sendo a TAP Portugal a
Porto de Sines - Costa Alentejana

companhia area portuguesa de bandeira. 17

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011) Em 2010, o nmero de passageiros processados nos aeroportos nacionais aumentou 8% face ao perodo homlogo, situando-se nos 26 milhes. No mesmo ano, o trfego de carga area tambm registou um crescimento considervel (+11,3%, +14 mil toneladas) baseado na excelente performance dos Aeroportos de Lisboa e Porto. Tambm os Aores contriburam com cerca de mil toneladas para esta evoluo positiva. Analisando o trfego de carga desembarcada (importao) e embarcada (exportao), concluise que a carga exportada teve uma evoluo bem mais positiva e foi a maior responsvel pelo bom desempenho geral do transporte de carga area. Com o advento das redes mveis de 3 gerao, o acesso Internet em banda larga e a distribuio de TV passaram a O Aeroporto Francisco S Carneiro, no Porto, foi distinguido pelo ACI-Airports Council International como o 2 melhor aeroporto europeu em 2010 e o 5 melhor a nvel mundial na categoria de aeroportos com trfego de 2 a 5 milhes de passageiros. ser disponibilizados aos clientes das redes mveis. Portugal o 4 pas na Europa em termos do acesso em banda larga com mais de 10 Mbps e tem 3 maior taxa de penetrao de banda larga mvel da Europa. Actualmente, em Portugal as redes de satlite so sobretudo utilizadas para prestar servios de distribuio de TV. Tambm o Aeroporto Joo Paulo II, em Ponta Delgada (Aores), foi distinguido pelo ACI com o prmio de aeroporto europeu que registou a maior subida nos indicadores da Qualidade dos Servios entre 2008 e 2009. De acordo com a ANACOM5 , desde 2000 e at 2009, o n de meios fsicos utilizados pelos consumidores para aceder aos servios de comunicaes electrnicas tem crescido, em mdia, cerca de 6,2% ao ano, tendo atingido 21,7 milhes de acessos em 2009. Esta evoluo foi, sobretudo, determinada pelas redes mveis (crescimento de 10,5%/ As infra-estruturas ligadas ao sector das telecomunicaes foram, nos ltimos anos, substancialmente melhoradas e modernizadas permitindo a Portugal situar-se numa confortvel posio entre os seus parceiros europeus. ano). Ao contrrio, a rede fixa tradicional tem visto o seu peso diminuir entre 2000 e 2009 diminuiu, em mdia, cerca de 3,5%/ano e em 2009, a queda foi de 4%. A Portugal Telecom (PT), continua a ser o principal fornecedor de servios de telecomunicaes, sobretudo nas linhas fixas. O mercado de comunicaes mveis servido por trs operadores: TMN - Telecomunicaes Mveis Nacionais (Portugal Telecom), Vodafone Portugal (Vodafone - Reino Unido) e Optimus (Sonae e France Tlcoms Orange 20% do capital), que desde 2004 j disponibilizam servios de 3 gerao (3G). Em 2007 surgiu um novo servio mvel designado phone-ix lanado pelos CTT que usa, por acordo, a rede fsica da TMN.

6.5 Infra-estruturas tecnolgicas

Nesta rea existem trs tipos de servios: servio de voz (telefone fixo e mvel); servio de dados (acesso Internet) e servio de vdeo (sinal de TV) e trs tipos de redes: rede fixa tradicional, rede mvel e redes de distribuio de TV por satlite, cabo e outros meios radioelctricos.

Na rede de fibra ptica, no final de 2009 existiam em Portugal 1,1 milhes de acessos instalados e cerca de 35 mil clientes e as redes de TV por cabo eram utilizadas, no mesmo perodo, por 56 mil clientes. A maioria dos utilizadores que adquirem pacotes de servios em Portugal cliente de operadores de distribuio de TV por cabo. Alis, as modalidades de double e triple-play que combinam TV e Internet apresentam uma intensidade de utilizao superior mdia europeia.
5 Autoridade Nacional de Comunicaes

A liberalizao das redes fixa e mvel e a entrada no mercado portugus de novos operadores de telecomunicaes, aumentou a concorrncia, melhorou a qualidade e reduziu as tarifas cobradas.

18

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011) Em 2009 o n de adeses s ofertas em pacote aumentou cerca de 25%, atingindo os 899 mil assinantes. Esta evoluo foi, sobretudo, impulsionada pelas ofertas triple-play que cresceram 41%, representado actualmente 52% do total deste tipo de ofertas.

Entre a populao residencial os servios de comunicao mais utilizados so a combinao telefone mvel, telefone fixo, banda larga fixa e TV por subscrio (M+F+BLF+TV). Entre as PME, a conjugao mais usada a (M+F+BLF). medida que a empresa vai subindo em dimenso, o n de servios disponvel tende a aumentar: ou igual ou superior a 4 (M+F+BLF+BLM), predominando os servios telefnicos e Internet pelos acessos fixo e mvel. regies de Lisboa, Centro e Norte, o tipo de consumo registado nestas regies tende a ter um impacto significativo

Penetrao dos servios e combinaes de servios (%)


M+F+BLF+TV M M+F M+F+TV M+TV F M+BLF+TV M+BLM M+F+BLF M+BLM+TV F+TV Outras Nenhum
Base: Indivduos com 15 ou mais anos

em termos globais.

19,8 18,8 9,0 8,0 7,2 6,5 5,8 3,2 3,0 2,6 2,3 9,8 4,0

A partir de 2012 e por determinao da Comisso Europeia ser introduzida em todos os pases membros da UE uma nova tecnologia de teledifuso terrestre em sinal digital que ir substituir a actual teledifuso analgica terrestre. Entre Janeiro e Abril de 2012 a mudana obrigatria para todos aqueles que no possuam televiso paga.

Tem vindo a ser desenvolvida uma importante campanha de aproximao das populaes s novas tecnologias (incluindo Internet) e um esforo na disponibilizao por parte do sector pblico dos mais diversos tipos de servios por via electrnica, procurando assim contribuir para facilitar a actividade dos cidados e das empresas. Portugal ocupa hoje o 1 lugar no

Fonte: ICP-ANACOM, Inqurito ao Consumo das Comunicaes Electrnicas, Dezembro 2009

A nvel regional, o consumo de servios de comunicaes electrnicas distinto consoante a regio em que o indivduo se insere. No Alentejo, destaca-se uma maior utilizao exclusiva do servio telefnico mvel. No Algarve, so usados servios menos padronizados, ou seja, outras conjugaes de servios. Em Lisboa sobressai o conjunto integrado dos 4 servios (M+F+BLF+TV). Nas regies Centro e Norte, acentuada a utilizao exclusiva do servio telefnico mvel, embora no Centro se destaque a conjugao (M+F+BLF+TV). Por outro lado, como a maioria da populao reside nas

ranking europeu dos Servios Pblicos Online (segundo o Relatrio eGov Benchmark 2010), o que revela o sucesso da iniciativa Ligar Portugal6 . Por outro lado, o Governo em parceria com vrias entidades lanou o programa e-escola dirigida a alunos, professores e adultos em processos de requalificao, promovendo a difuso de Banda Larga mvel em Portugal e complementando a

6 Ligar Portugal visa a ampla mobilizao das pessoas e das organizaes para o uso generalizado das tecnologias de informao e comunicao e para o desenvolvimento em Portugal da sociedade de informao e da economia baseada no conhecimento.

19

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011) Nacional (PRN) e, no mbito do combate sinistralidade, a aprovao do Plano de Segurana Rodoviria 2011. Com a concluso de diversas vias na rede nacional, a adjudicao de concesses e lanamento de estudos de viabilidade, para vrios lanos na rede rodoviria nacional, na sua maioria com perfil de auto-estrada, ser atingida uma taxa de execuo do PRN de 73%.

No Sector do transporte areo sero prosseguidas polticas de modernizao (melhoria das condies de operao e de segurana) para uma maior optimizao das infra-estruturas existentes (aumento da capacidade e das receitas). Quanto a novas infra-estruturas, ser iniciada a explorao do aeroporto de Beja, para voos comerciais. No mbito da navegao area, prosseguir a preparao
Fibra ptica

do sistema de navegao area para fazer face implementao do Cu nico Europeu. No Sistema Martimo-Porturio, prosseguir a adaptao das infra-estruturas ao aumento da procura tirando partido do posicionamento geoestratgico de Portugal no espao atlntico, a concluso do processo de concesses dos terminais porturios e a promoo da sua articulao com as plataformas logsticas e redes rodovirias e ferrovirias,

aposta na Banda Larga Fixa e a iniciativa e-escolinha, que tem como objectivo fomentar a utilizao de computadores (Magalhes) e ligaes internet em banda larga aos alunos matriculados no 1 ciclo.

6.6 Polticas para o futuro


Segundo o Oramento de Estado para 2010, as linhas de aco poltica do Ministrio das Obras Pblicas, Transportes e Comunicaes procuram assegurar condies de mobilidade e comunicao como elementos essenciais para a melhoria da qualidade de vida dos cidados, a competitividade das regies e a coeso territorial e social.

de forma a alargar o hinterland porturio. No mbito da Rede Ferroviria convencional, ser continuado o programa de modernizao e melhoramento das condies de segurana e operao de toda a rede, bem como a ligao a sistemas de transportes urbanos e ser prosseguido o programa de reduo da sinistralidade

A actuao ir desenvolver-se em torno de quatro eixos prioritrios: melhoria e reforo de infra-estruturas e equipamentos de transporte; promoo da competitividade e da concorrncia do sector das comunicaes; promoo do sector da construo e imobilirio e desenvolvimento de uma poltica de transportes visando a sua integrao nas cadeias internacionais de transportes.

em passagens de nvel. No sector das Comunicaes ser garantido o funcionamento do sector num quadro de competitividade e concorrncia, garantindo o acesso da maioria da populao sociedade de informao, com a generalizao a todo o territrio da banda larga numa lgica de servio universal, impulsionando a construo de redes de nova gerao

No que se refere ao Sector rodovirio, as grandes metas passam pela prossecuo do Plano Rodovirio

(RNG) e concluindo o processo de operacionalizao da televiso digital terrestre (TDT). 20

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011)

7. Recursos e Estrutura Produtiva


Portugal, a exemplo dos seus parceiros europeus, desenvolveu nas ltimas dcadas uma economia cada vez mais baseada nos servios. Actualmente, este

sector representa 61,4% do emprego e 74,1% do valor acrescentado bruto (VAB), enquanto o sector agrcola absorve 10,9% do emprego e contribui apenas com 2,3% para o VAB. A indstria, construo, energia e gua representam 27,7% do emprego e 23,6% do VAB.

Sectores de Actividade - Distribuio do Valor Acrescentado Bruto

Sectores de Actividade - Distribuio do Emprego

2008 Agricultura, silvicultura e pesca Indstria, construo, energia Servios

2009

2010

2008 Agricultura, silvicultura e pesca

2009

2010

Indstria, construo, energia e gua Servios


Fonte: INE Contas Nacionais Trimestrais (preos correntes)

Fonte: INE Contas Nacionais Trimestrais (preos correntes)

Valor Acrescentado Bruto Regional por Sector de Actividade Ano 2009

Agricultura, produo animal, caa, floresta e pesca

Indstria; Energia; gua; Saneamento e gesto de resduos; Construo

Servios

Fonte: INE Instituto Nacional de Estatstica

21

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011) No que diz respeito distribuio do VAB por regies, o ano de 2009 (ltimo disponvel) revela o predomnio dos servios na actividade produtiva das sete regies portuguesas. O contributo destas actividades foi particularmente expressivo na Madeira, em Lisboa e no Algarve. O sector primrio continua a perder terreno, mantendo apenas algum peso no Alentejo e nos Aores. Tem sido objecto de alguns ajustes estruturais, nomeadamente o aumento da rea e do n de exploraes e o incremento da mecanizao que contriburam para o aumento da produtividade, apesar de continuarem a subsistir disparidades a nvel sectorial e regional. Por outro lado, os servios agrcolas e actividades secundrias aumentaram a sua importncia relativa, traduzindo uma maior profissionalizao e multifuncionalidade da agricultura nacional. No que se refere ao peso dos sectores de actividade econmica no PIB nacional, as estimativas do EIU Economist Intelligence Unit para 2010 atribuem aos servios um contributo de 74,1%, o que significa um crescimento de 18,8% face a 2000. A indstria, incluindo o sector energtico, tem vindo a diminuir o seu contributo para o PIB (mais de nos ltimos 10 anos). A agricultura, no mesmo perodo, viu o seu peso diminuir para menos de metade. A rea agrcola total corresponde a 50% do territrio nacional e a pequena dimenso continua a predominar, com cerca de das exploraes agrcolas a apresentarem reas inferiores a 5 hectares. As culturas agrcolas permanentes, vinha e olival, esto mais concentradas no interior de Norte a Sul do pas, enquanto que as espcies florestais se encontram na faixa que vai do Centro para

Estrutura Produtiva - Peso no PIB

o Litoral de Portugal continental. Nos Aores, cerca de 95% da superfcie agrcola utilizada (SAU) ocupada por pastagens, prados e forragens e na Madeira, 77% da SAU ocupada por culturas permanentes.

Entre 2000 e 2009 o sector agrcola registou uma taxa mdia de crescimento anual, em volume, de 0,7% e de 0,1% em valor. A produo vegetal a componente mais importante (55% contra 41% da produo animal).
Agricultura, silvicultura e pesca Indstria (inclui construo e energia) 2008 2009 Servios

Em 2009, a produo vegetal cresceu 1,3% e a animal


2010a

2000

1,5%, em volume. No conjunto de produtos que compem o primeiro grupo, importa destacar pela positiva a evoluo da produo de hortcolas frescos, em particular o tomate, o mais competitivo em termos

Fontes: EIU Economist Intelligence Unit Viewswire Notas: Clculo do PIB a custos de factor; a) Estimativas

7.1 Agricultura, silvicultura e pesca


Agricultura
Apesar da reduo da importncia da agricultura na economia do pas ao longo das ltimas dcadas (em 1980 o VAB agrcola representava, em termos nominais, 11% enquanto que em 2010 representou apenas 2,3%, incluindo silvicultura e pescas), este sector ainda um importante empregador em Portugal (10,9% do total).

agro-industriais; os frutos frescos (em 2009 a produo aumentou 15,9% em volume) e, em especial a ma (+ de 30% da produo) que cresceu 17,3% em volume e Pra Rocha que aumentou 27,7% em volume; a azeitona com um crescimento excepcional em volume (+32% face a 2008) devido a excelentes condies climatricas e entrada em produo de novos olivais. O azeite produzido por produtores individuais aumentou tambm significativamente, em volume (99%). Por fim a vinha/ 22

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011) vinho, com uma valorizao crescente nas ltimas dcadas, em grande parte justificada pelo aumento da produo de vinhos de qualidade em detrimento dos vinhos correntes de mesa. Os vinhos licorosos continuam a deter a maior fatia da produo de vinhos de qualidade (40%) e o maior crescimento foi registado nos vinhos do Alentejo (representam cerca de 10% do total). Em Portugal, desde o incio dos anos 90 que se tem assistido a um crescimento exponencial da agricultura biolgica, O pior comportamento coube aos cereais, (quebra em valor de 36% em 2009) em especial arroz e trigo, devido aos maus resultados da campanha cerealfera 2008/2009 afectada por condies climatricas adversas. tanto em rea de produo como em n de produtores que convertem as suas exploraes a este modo de produo. Entre 2000 e 2009 a rea de cultivo de produtos biolgicos vegetais aumentou de 50.000 ha para 157.179 ha e o n de produtores de 763 para 1651. Conforme j se referiu, a produo animal (animais e produtos animais) cresceu 1,5% em volume em 2009. Dentro das espcies animais destacam-se os bovinos e sunos pela sua importncia relativa em termos de valor, seguindo-se a produo de aves de capoeira. Nos produtos animais o leite foi o mais importante e o que mais aumentou em termos de produtividade do efectivo leiteiro devido ao seu melhoramento gentico. Em 2009 foi aprovado um projecto de agricultura biolgica que prev a converso e instalao de 5 mil hectares de olival em 24 concelhos da Beira Interior, at 2013. Esta regio actualmente a terceira maior produtora de azeite, com uma rea de olival de 52,6 mil hectares e 27,7 mil exploraes. Em 2009 foram recenseadas 1.300 unidades produtivas certificadas em modo de produo biolgica, 37% das quais dirigidas pecuria e que representam 3% da SAU nacional. Destas, 1% destinam-se produo hortcola e vinha, 2% a pomares e 3% a olival, com a Beira Interior a assumir a maior expresso em termos de distribuio regional. de produtos orgnicos concentra-se na Amrica do Norte e Europa (97% do total), enquanto que os principais produtores e exportadores mundiais se encontram na sia, Amrica Latina e Ocenia. Os pases com maior consumo per capita so a Dinamarca, Sua e ustria.

Esto em curso uma srie de medidas integradas dentro da denominada Poltica Agrcola Nacional, tendentes a dotar o pas de um sector agrcola desenvolvido, competitivo e com produtos de qualidade, tendo em considerao o peso da vertente social deste sector.

Agricultura biolgica
No mundo, de acordo com a IFOAM7, 37,2 milhes de hectares (ha) so utilizados na produo biolgica por pelo menos 1,8 milhes de produtores em 160 pases, representando perto de 0,9% do total de terras agrcolas. As regies com as maiores reas de produo biolgica so a Ocenia (12,2 milhes ha), Europa (9,3 milhes ha) e a Amrica Latina (8,6 milhes ha). Apenas 7 pases em todo o mundo concentram mais de 10% do total das reas de produo biolgica. Em termos mundiais, o consumo

A produo animal tambm tem apresentado um crescimento considervel, tanto em rea como em n. de produtores. Em termos de espcies, os ovinos, bovinos e aves dominam a produo animal biolgica (superior a 90%). Ovinos e bovinos predominam no Alentejo e Beira Interior e as aves de capoeira na Beira Litoral, Ribatejo e Oeste.

Apesar de se tratar de um fenmeno relativamente recente, so j vrios os produtos biolgicos nacionais premiados a nvel nacional e internacional, sendo de destacar o 1 prmio atribudo ao Azeite Risca Grande da Herdade

IFOAM International Federation of Organic Agriculture Movements The World

of Organic Agriculture, Statistics and Emerging Trends 2011 com dados relativos ao ano de 2009

com o mesmo nome em Serpa (Alentejo), no mbito do Concurso Mundial de Azeites Biolgicos que se realizou 23

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011) na Feira BIOFACH 2009 na Alemanha; e o Selo de Sabor do Ano de 2010 na categoria de carne biolgica, aos hambrgueres e almndegas da empresa Pasto Real.

No espao comunitrio, a partir de 1 de Julho de 2010 passou a ser obrigatria a colocao do logtipo Eurofolha, em todos os produtos biolgicos prembalados produzidos em qualquer dos Estados-Membros, que respeitem as normas aplicveis. Nos produtos importados, o seu uso facultativo.

Silvicultura
A importncia da floresta e do sector florestal em Portugal inquestionvel. Pela extenso territorial ocupada; pela relevncia das funes econmicas, ambientais, sociais e culturais a ela associadas; pela natureza da indstria transformadora que, baseada num recurso natural e renovvel assegura a existncia de produtos reciclveis e reutilizveis gerando emprego e riqueza, e ainda, pelo elevado nmero de agentes envolvidos na produo, transformao e comercializao de produtos florestais.

O eucalipto , tambm, uma componente importante da paisagem portuguesa. Para alm das excepcionais caractersticas para a produo de pasta de papel de qualidade, o seu ritmo de crescimento torna-o uma espcie muito interessante do ponto de vista econmico. Este facto, aliado ao desenvolvimento de um sector industrial dinmico, determinou um aumento rpido da sua rea nas ltimas trs dcadas, responsabilidade das indstrias de celulose e de produtores privados. Nos Aores, mais de 64% da floresta ocupada por incenso e vegetao natural, representando a criptomria mais de 60% da floresta de produo. Na Madeira, 32% do espao florestal ocupado por

A floresta ocupa cerca de 38,4% do territrio de Portugal continental (3,4 milhes de hectares), apresentando diferentes taxas de arborizao nas vrias regies do Pas.

Quanto composio da floresta por espcies, verifica-se que o pinheiro bravo (Pinus pinaster), o sobreiro (Quercus suber) e o eucalipto (Eucalyptus spp.) so as trs espcies mais representativas e, tambm, de maior interesse econmico. No seu conjunto, ocupam quase 62% da rea de floresta.

espcies da laurissilva e a restante rea ocupada por espcies exticas (eucalipto, pinheiro e outras).

Pesca
A preservao dos recursos existentes e a viabilidade econmica da actividade pesqueira so actualmente as

O pinheiro bravo a espcie florestal que ocupa maior rea (sobretudo na regio Centro e Norte Litoral do Pas) sendo o principal sustentculo da indstria de serrao e aglomerados. O sobreiro ocupa uma rea que corresponde a cerca de 25% da sua distribuio natural pelo mundo. O grande peso econmico desta espcie reflecte-se no facto de Portugal ser o maior transformador mundial de cortia, com especial destaque para a rolha.

principais prioridades deste sector.

Existem em Portugal 45 portos de registo (capitanias e delegaes martimas), dos quais 32 esto situados no Continente, 11 na Regio Autnoma dos Aores e 2 na Regio Autnoma da Madeira.

Em 2009 encontravam-se inscritos nas capitanias 17.339 pescadores, o que significa um aumento de 3%, face ao 24

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011) ano anterior, com predomnio da Regio Norte (quase 1/3 do total), seguida do Centro, Algarve e Aores. A frota de pesca nacional, tanto em n. de embarcaes (8.562) como na sua arqueao bruta e potncia tem-se mantido estvel. O nmero de licenas de pesca emitidas foi, em mdia, de cerca de 4 licenas por embarcao, num total de 21.386.

7.2 Indstria
Indstria Extractiva
A evoluo da Indstria Extractiva (minas, pedreiras e guas) evidencia a alterao provocada no subsector de minas, pelo arranque dos projectos de produo de concentrados de cobre e de estanho na mina Neves-

O ano de 2009 foi mau para o sector pesqueiro nacional. O rigor do Inverno, a imposio de quotas de pesca pela UE e a desacelerao da produtividade das embarcaes, so razes que podero justificar este recuo.

Corvo. Dado ser o projecto mineiro mais importante existente actualmente no Pas e de se localizar na Regio do Alentejo, faz com que esta regio detenha posio dominante relativamente s restantes, neste subsector. As minas Neves-Corvo representam igualmente o maior factor

Foram capturadas 144.792 toneladas de pescado, descarregado como fresco ou refrigerado em lota, o que representa, face ao ano anterior, um decrscimo de 15% no volume de capturas e de 14% no correspondente valor. Por tipo de pescado, os peixes marinhos (sardinha e cavala) contriburam de forma decisiva para esta queda assim como os Moluscos, sobretudo o polvo.

de emprego na regio de Castro-Verde-Almodvar (mais de 800 trabalhadores) e contribuem de forma significativa para o elevado valor do PIB regional. Esto ainda situadas nesta regio, as minas de Aljustrel, que foram reactivadas, estando prevista a produo anual de 80 mil tons. de zinco, 17 mil tons. de chumbo e 1,25 milhes de onas de prata.

Em termos de importncia relativa, segue-se a Regio O Centro e o Algarve mantiveram-se como as principais regies de descarga contribuindo, respectivamente com 25,6% e 24,1% do valor total descarregado em portos nacionais. Seguiram-se as regies de Lisboa, com 16,2%, o Norte (12,4%), os Aores (12,1%), a Madeira (5,5%) e o Alentejo (4,1%). Das minas que se encontram em funcionamento so extrados, entre outros, ferro-manganesio, estanho, titnio, volfrmio, cobre, urnio, quartzo, talco e caulino. Embora o Pas disponha de condies naturais favorveis ao desenvolvimento da aquicultura, a sua produo no tem aumentado de acordo com as expectativas, apresentando ainda um peso reduzido no total do sector. Os pontos fortes deste sector so o potencial geolgico do territrio portugus, a qualidade das matrias-primas, nomeadamente as destinadas indstria cermica, a existncia de empresas dinmicas, as adequadas infraestruturas tecnolgicas e uma boa base industrial para A produo em gua salgada e salobra mantm a tendncia de crescimento e as principais espcies so: dourada, robalo, e amijoa na aquicultura marinha e truta em guas doces. A conjuntura econmica desfavorvel, a reduzida aposta na diversificao e na certificao do produto e processo produtivo, podero estar na origem do fraco progresso que este sector ainda regista em Portugal. Relativamente ao subsector de pedreiras, onde se incluem as rochas ornamentais e as rochas industriais, tem-se registado um significativo ritmo de crescimento devido, no primeiro caso, ao aumento de competitividade das empresas, como consequncia da valorizao interna dos produtos comercializados, melhoria dos padres de qualidade e maior agressividade nos mercados externos. 25 desenvolver uma adequada internacionalizao. Centro onde se localiza o segundo centro de produo mineiro mais importante do pas - a mina da Panasqueira, produtora de minrios de volfrmio.

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011) Constata-se que a Regio do Alentejo o maior centro produtor de rochas ornamentais, onde se localiza a zona de mrmore e granito ornamental mais importante do Pas. incorporao tecnolgica, podendo ser apontados como exemplos disso os casos do sector automvel e componentes, moldes, maquinaria elctrica e electrnica, papel e matrias plsticas. Em contrapartida, perderam peso As rochas industriais tm tido forte incremento nos ltimos anos, reflectindo os acrscimos de consumo destas matrias-primas no sector de construo civil e obras pblicas, com as Regies Norte e Lisboa a destacarem-se em termos de valor de produo. Do ponto de vista geogrfico, as fortes assimetrias na No que respeita ao subsector de guas minerais e de nascente, Portugal dispe de um aprecivel potencial hidromineral, evidenciado pelo elevado nmero de ocorrncias e pela grande diversidade hidroqumica, decorrente de uma complexa e diversificada geologia do Pas. Constata-se que as Regies Norte e Centro detm cerca de 74% dos recursos hidrominerais e guas de nascente em consequncia das suas condies geolgico-estruturais. No Algarve, Centro e Lisboa predominam as indstrias da capital intensivo, enquanto no Norte a indstria de mo-deobra intensiva mantm um peso significativo na estrutura produtiva da regio devido, em grande medida, importncia das actividades ligadas ao sector txtil e calado. O Alentejo regista um predomnio das indstrias transformadoras baseadas na utilizao de recursos naturais (indstrias alimentares e bebidas). Da mesma forma, o sector alimentar e bebidas marca tambm a diferena na Madeira e Aores. distribuio das actividades industriais fazem com que se destaquem trs regies, Lisboa, Centro e Norte, que representam cerca de 90% do emprego e do VAB da indstria transformadora. relativo ao nvel da produo e do emprego, os sectores da metalomecnica pesada, maquinaria no elctrica, material de transporte e produtos qumicos no industriais (sectores em que Portugal fortemente importador).

Indstria Transformadora
A indstria transformadora largamente dominante no universo das empresas do sector industrial, concentrando 97,8% das empresas, 63% do emprego e 78,6% do VAB industrial.

Desde a adeso de Portugal UE, que a indstria transformadora nacional experimentou uma expanso considervel tanto ao nvel da produo como do valor acrescentado, principalmente a partir de 1991. Todavia, muito embora seja notrio uma reduo do contributo do sector industrial na economia, este no foi incompatvel com alteraes, embora lentas, na especializao produtiva, com o reforo de determinados segmentos de maior valor acrescentado e de maior incorporao tecnolgica.

Indstria txtil e vesturio


A indstria txtil e do vesturio (ITV) uma das indstrias com maior representatividade na estrutura industrial portuguesa e desde sempre assumiu um papel de relevo na economia nacional. Apesar da transformao por que tem vindo a passar este sector (deslocalizao e encerramento de unidades fabris) no deixa de ser um dos mais importantes do conjunto da indstria transformadora portuguesa, sendo responsvel por cerca de 10% das exportaes nacionais (em meados dos anos 90 esse valor ascendia aos 30%), 22% do emprego, 8% do volume de negcios, e 10,7% do VAB da indstria transformadora8. Trata-se de um sector maduro, fragmentado e sujeito a desajustamentos peridicos entre a oferta e a procura, cujo
8 Fonte: INE Sistema de Contas Integradas das Empresas Dados relativos ao ano de 2008

Muito embora os sectores tradicionais (txtil, vesturio, calado, cermica, rochas ornamentais, alimentao e bebidas) continuem a deter um peso significativo no conjunto das actividades transformadoras em Portugal, nomeadamente no que se refere ao emprego e s exportaes, a base industrial tem vindo a alargar-se para reas com maior

26

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011) desempenho se encontra fortemente condicionado pelas flutuaes da actividade econmica mundial. franchising, com especial destaque para a Petit Patapon (33 lojas), Origem (15) e Metro Kids (14) em cerca de 35 pases, a que se juntam as empresas de acessrios de moda como a O sector composto por duas indstrias que se organizam em fileira: a montante a indstria txtil que engloba a produo da fibra, a fiao, a tecelagem, as malhas e os acabamentos (tinturaria, estamparia e ultimao); a jusante - a indstria de vesturio, que compreende a confeco de artigos de vesturio e os acessrios. Convm salientar que nem toda a produo do sector txtil se destina indstria do vesturio, havendo uma parte que segue directamente para a distribuio (txteis-lar) e outra que utilizada por indstrias diversas (txteis tcnicos e artigos de revestimento). Para alm destas existem outras igualmente implantadas nos mercados internacionais: Lanidor, Dielmar, Diniz & Cruz, mpetus, Petit Patapon, Papo dAnjo, Zippy, Onara, Do Homem, Vicri, como empresas apostadas na inovao txtil como o caso da Domingos Almeida, produtores de lenis que regulam automaticamente a temperatura em contacto com o corpo e a Coltec especializada na laminagem especial de membranas capazes de conferir caractersticas nicas aos tecidos, tornando-os Nos ltimos anos este sector tem vindo a registar comportamentos dinmicos e competitivos, com investimentos elevados em modernizao tecnolgica e com uma mudana da estratgia de actuao das empresas que operam no sector, prosseguindo e desenvolvendo de uma cultura de qualidade e inovao, de resposta rpida, pequenas sries e domnio dos canais de distribuio. impermeveis, respirveis e isotrmicos. Temos tambm, tecidos inteligentes, anti-fogo, anti-bacterianos ou com propriedades teraputicas e hidratantes, tecidos com misturas de algodo orgnico, bambu ou poliester reciclado e tecidos 100% l para fato lavvel no chuveiro (Shower Clean Suit) da Paulo de Oliveira, inovao conseguida atravs de acabamentos especiais que incorporam propriedades anti-ruga, anti-encolhimento, vinco Do ponto de vista territorial encontra-se dispersa por todo o territrio nacional, embora existam dois importantes focos que se situam no Norte de Portugal (empresas do sector algodoeiro) e na Beira Interior (lanifcios). Sector formado por cerca de 4.000 empresas (txteis excluindo vesturio) e por cerca de 11.000 empresas de vesturio, que em conjunto representam cerca de 19% do total das unidades produtivas da Indstria Transformadora nacional e 1,4% das empresas a operar em Portugal. Apresenta actualmente um perfil muito mais capital intensivo e oferece produtos de marca e design, com expanso crescente em novos e exigentes mercados, como o caso de Espanha, dos EUA e at dos Emiratos rabes Unidos e Arbia Saudita. Tambm portugus o vesturio exterior e interior usado pelos astronautas das Agncias: Espacial Europeia (ESA) e Espacial Internacional, e o fato de banho o LZR Racer fabricado pela Petratex, que foi usado por Michael Phelps nos Jogos Olmpicos de Pequim (94% das provas de natao dos Jogos foram ganhas por atletas que usaram este fato de banho). permanente, repelncia sujidade e secagem rpida. Parfois (81 lojas) e a Lune Bleu (68).

Indstria do calado
A indstria portuguesa de calado atravessa actualmente uma fase de consolidao e preparao para novos desafios. Depois do processo de ajustamento s novas realidades competitivas e que envolveu a deslocalizao de algumas grandes unidades de produo de capital

Segundo o Instituto de Informao em Franchising, a rea do pronto-a-vestir representa j quase 20% do total das marcas portuguesas a operar no estrangeiro em sistema de

estrangeiro, a indstria do calado encontra-se agora num patamar mais estvel. Nos ltimos anos redimensionouse, reformulou o seu modelo de negcios, migrando a 27

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011) produo para segmentos de maior valor acrescentado e manteve uma aposta forte nos mercados externos, conseguindo afirmar-se internacionalmente como um produtor de calado de excelncia, com marcas reconhecidas, assente numa atitude comercial pro-activa. Constituda por PMEs vive fundamentalmente da procura externa (cerca de 90% da produo dirigida exportao) e mesmo enfrentando poderosos concorrentes que beneficiam de custos de produo muito favorveis, consegue manter um saldo comercial favorvel e contribuir positivamente para a balana comercial do pas. No conjunto da indstria transformadora este sector representa cerca de 3,2% das empresas, 5,4% do pessoal ao servio, 2,2% da produo e do volume de negcios, e 2,9% do VAB. Por outro lado, concentra 84% das empresas, 91,6% do emprego, 89,8% do VAB e 87,8% do volume de negcios da indstria do couro e dos produtos de couro. Apenas a ttulo de exemplo refira-se que a Mclaren escolheu Portugal para desenvolver e produzir uma coleco tecnicamente inovadora. O projecto Mclaren Shoes Team consiste na produo de uma linha de calado desportivo, que se destina a mais de 20 pases. uma posio de destaque escala europeia e mundial, ocupando o 5 lugar a nvel europeu e o 8 em termos mundiais (quota de 3,2%). Marcas portuguesas como a Fly London, Camport, Eject (marca da A.J.Sampaio que a primeira empresa de calado certificada em gesto de inovao), Mackjames, Prophecy, Softwaves (GoAir, Go Green), Lus Onofre, Paulo Brando, Miguel Vieira ou Carlos Santos, estas ltimas direccionadas para um segmento de luxo, continuam a crescer e a afirmar-se nos mercados internacionais.

Indstria vitivincola
Portugal possui a mais antiga Regio Demarcada do mundo - a regio do Douro - e mtodos seculares de produo

O sector do calado exportou, em 2010, 1.341 milhes de euros o que representou 3,7% do total das exportaes nacionais e um crescimento de 4,8% face ao ano anterior. Por outro lado, o calado portugus tem vindo a reforar a aposta em novos mercados, exportando j para mais de 132 pases, o que permite afirmar que h Portuguese Shoes em todos os continentes.

de vinhos, apesar da tecnologia moderna predominar nas adegas portuguesas. De forma a adaptar a produo procura de mercado tem sido desencadeada, ao longo dos ltimos anos, uma campanha de reconverso e reestruturao da vinha, com recurso a apoios comunitrios.

Actualmente so 11 as regies vitivincolas existentes em Portugal com uma cultura tpica, visvel em cada vinho

Outro aspecto a salientar prende-se com o facto de, em 2009, o calado de senhora ter ultrapassado pela 1 vez as exportaes de calado masculino e o calado de segurana ter crescido em quantidade e valor, factores que vm confirmar a evoluo na cadeia de valor, com a aposta em segmentos de mercado mais exigentes e mais valorizados, na inovao e em marcas prprias, enquanto factores fundamentais para diferenciar a oferta portuguesa.

produzido. A entrada de Portugal na Unio Europeia obrigou a certas alteraes na designao dos vinhos produzidos. Existem actualmente vrias designaes e conceitos atribudos aos vinhos produzidos, que podem ser consultados no seguinte endereo: http://www.ivv.min-agricultura.pt/np4/30.

Na campanha 2009/2010 a estrutura regional de produo vincola em volume apresentava caractersticas

O calado em couro, com quase 900 empresas exportadoras representou 84% das exportaes portuguesas de calado, em 2010 e cresceu 4,9% face ao ano anterior. Neste segmento, Portugal mantm

bastante diferenciadas. Enquanto as regies Tejo e Lisboa produziram cerca de 60% do total do Vinho de Mesa (sem DOP/IGP), Lisboa associada Pennsula de Setbal e ao Alentejo responderam por 74% do Vinho Regional (IGP) 28

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011) produzido em Portugal na mesma campanha. J no que diz respeito ao vinho DOP a situao foi a seguinte: as regies Minho, Douro (a regio mais representativa devido ao Vinho do Porto, com 39% do total do vinho DOP), Beiras e Alentejo foram responsveis por mais de 90% da produo total desta categoria. Na Madeira o vinho DOP representou 88% do total produzido e nos Aores o predomnio vai para o vinho de mesa com quase 60% do total produzido. Quinta da Aguieira, dos Buaco, do Periquita, do Pra Manca e outros, mas nos ltimos anos a qualidade foi alargada a um leque muito mais variado de vinhos produzidos com castas nacionais e internacionais. Para isso, foi fundamental a aplicao de novos processos de vinificao, novas tecnologias, a existncia de tcnicos mais bem preparados, a criao de muitas novas marcas, que vieram subir a fasquia da qualidade dos vinhos portugueses, colocando-os num plano de destaque a nvel internacional. Na sua globalidade a indstria do vinho representa 0,8% das empresas, 1% do emprego, 1,5% da produo e do volume de negcios e 1,6% do VAB da indstria transformadora. Predominam os vinhos comuns e licorosos que, juntos, representam 97,3% das empresas, 96,7% do emprego e do VAB e 97,8% da produo e do volume de negcios do sector. Prova disso so os inmeros prmios com que tm sido distinguidos os vinhos portugueses, atribudos pelas mais prestigiadas publicaes e revistas ligadas ao sector a nvel mundial, sempre que se realizam provas no estrangeiro. Recentemente, no concurso Berliner Wein Trophy 2011 foram premiados 59 vinhos portugueses, dos quais 2 com medalha de grande ouro, 43 com medalha de ouro e 15 Entre 2006 e 2010 as exportaes de vinhos cresceram a uma mdia anual de 2,3% impulsionadas pelo aumento das vendas de vinhos tranquilos (7,5% ao ano) e espumantes (24,9% em termos mdios anuais), j que as vendas de Vinho do Porto baixaram 2,7%, em mdia, ao ano. com prata. No concurso TOP Wines MundusVini Biofach 2011 foram atribudas 4 medalhas de ouro e 4 de prata a vinhos portugueses.

Indstrias da madeira e da cortia


Os subsectores da madeira, mobilirio e cortia caracterizam-se, salvo raras excepes, por um forte predomnio das PMES.

Em Portugal sempre se produziram bons vinhos, como so os casos dos Barca Velha, Porta de Cavaleiros e Caves So Joo, do Tinto Velho de Rosado Fernandes, dos Aliana, dos Montes Claros, do Quinta das Cerejeiras, do Collares, do

O sector florestal representa cerca de 5,3% do VAB nacional, 12% do PIB e 12% do emprego da indstria transformadora e cerca de 10% das exportaes portuguesas.

A indstria da madeira constituda essencialmente por trs reas: as serraes de madeira, os painis de madeira e a carpintaria. Segundo dados da Associao do sector das madeiras e mobilirio, este sub-sector formado por cerca de 2000 empresas, 20.500 trabalhadores e tem um volume de vendas anual que ultrapassa os 900 milhes de Euros.

Em termos de distribuio regional, o Norte e Centro concentram as serraes de madeira e as empresas produtoras de painis de madeira (90% do total), enquanto 29

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011) que as empresas de carpintaria esto espalhadas por todo o territrio do continente. Os aglomerados e contraplacados, liderados por grupos econmicos portugueses e estrangeiros bem dimensionados e equipados a nvel europeu, apresentam uma oferta de qualidade a preo competitivo, com especial destaque para os aglomerados de fibras, onde Portugal detm mais de 30% da capacidade instalada na Pennsula Ibrica. A indstria do mobilirio de madeira formada por mais de 6.000 empresas (inclui empresrios em nome individual), Em Portugal concentra-se cerca de 32% da floresta de sobro a nvel mundial. Seguem-se Espanha (22%), o Magrebe (37%) e Frana e Itlia com os restantes 8%. Com uma rea florestada de sobreiro de 730 mil hectares (23% da floresta nacional), Portugal tem vindo a enveredar por uma poltica de reflorestao, cujo ritmo, actualmente de 10 mil hectares/ano. 40.000 trabalhadores e com um volume de negcios anual que se aproxima dos 1,7 mil milhes de euros produz fundamentalmente atravs de unidades familiares, orientadas para o mercado nacional, embora j existam algumas de maior dimenso orientadas para a exportao. A regio Norte aquela que concentra o maior n de empresas deste sub-sector (65% do total). O mobilirio de reproduo ou de estilo goza de boa reputao nos Na cortia, Portugal assume a liderana mundial na produo e transformao da cortia, sendo responsvel por cerca de 53% da produo mundial, que se destina na sua quase totalidade (90% do total produzido) ao mercado externo. Este sector assume particular importncia para a economia nacional, representando 1,47% do VAB e 1,4% do emprego da indstria transformadora, 2,2% do total das exportaes nacionais e cerca de 30% do total das exportaes de produtos florestais. S a rolha representa mais de 70% do mercados internacionais, embora o seu peso no total das exportaes seja ainda pouco significativo. A indstria de transformao est distribuda por 12 distritos, com Aveiro e Setbal a serem os mais representativos em termos de emprego (58% e 28%, respectivamente). total exportado. O Alentejo concentra 72% do total da produo portuguesa de cortia.

Indstria do papel e pasta de papel


Integrada por um nmero reduzido de empresas, caracteriza-se pelo seu elevado nvel tecnolgico, alta produtividade e qualidade reconhecida internacionalmente. As excepcionais condies de plantao do eucalipto traduzem-se numa importante posio de Portugal enquanto produtor de pasta de eucalipto na UE. Por outro lado, existe uma fileira industrial bem implantada no subsector do papel, aglomerados e mobilirio em Portugal, com novas oportunidades a serem geradas entre as necessidades industriais e os compromissos ambientais como o caso da biomassa florestal.

O sector do papel e pasta de papel desempenha um papel muito importante na economia nacional representando 3,6% do VAB e 1,5% do emprego na indstria transformadora e cerca de 4% do total das exportaes portuguesas. Importa destacar o papel desempenhado pela Portucel Soporcel no s no sector da pasta e do papel onde se encontra entre os grandes produtores de papis finos 30

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011) no revestidos da Europa (UWF-Uncoated Woodfree Paper) e o maior produtor europeu e um dos maiores a nvel mundial de pasta branca de eucalipto (BEKPBleached Eucalyptus Kraft Pulp), mas igualmente no sector energtico, onde assume o estatuto de maior produtor portugus de energia a partir de biomassa (mais de metade da energia elctrica proveniente da biomassa florestal em Portugal). uma das justificaes para o crescimento da exportao nacional de medicamentos. Alemanha, Reino Unido e Angola so os mercados que mais tm absorvido os frmacos portugueses. As reas referentes aos sistemas cardiovascular e nervoso so as que mais contribuem para as exportaes. Os genricos representam j entre 20 a 30% do total exportado, quando h cinco/seis anos tinham um peso de apenas 10%.

O papel Navigator produzido por este grupo uma das marcas mais vendidas em todo o Mundo no segmento premium de papis de escritrio e o Navigator Kids e Navigator Eco-Logical tm sido premiados em vrios anos consecutivos.

A sua actividade est grandemente concentrada na Regio de Lisboa e mais de metade dedica-se produo de especialidades farmacuticas, condicionadas pela regulao dos preos dos medicamentos. O resto da actividade encontra-se repartido entre produtos farmacuticos noespecficos e fabricao de produtos biolgicos.

Indstria qumica
Esta indstria bastante diversificada e especializada agrega um conjunto de produtos bastante heterogneo, muitos deles no directamente visveis, mas utilizados no fabrico de muitos dos bens que so consumidos todos os dias, sendo de destacar os polietilenos, os fertilizantes, as resinas sintticas, as matrias plsticas e as fibras artificiais. Estes materiais constituem o ponto de partida de uma srie de reaces qumicas, snteses e transformaes que do origem a novos produtos a utilizar por muitas das principais indstrias de diferentes sectores de actividade. Empresas portuguesas como a Bial (responsvel pelo lanamento do primeiro frmaco investigado e desenvolvido em Portugal, designado Zebinix9) ou a AtralCipan, so sinnimo de desenvolvimento de novas solues farmacuticas. A Biotecnol, Alfama (prmio de melhor start up europeia de 2005), Crioestaminal, Medinfar/Cytothera, Biocant, ou IBET esto empenhadas em encontrar solues para vencer doenas incurveis ou preservar clulas estaminais para medicina regenerativa. A Bioalvo, empresa que actua na rea do desenvolvimento de novos medicamentos com aplicao s neurocincias detentora

Indstria farmacutica e biotecnologia


A indstria farmacutica um dos sectores que gera importante emprego qualificado, contribui significativamente para a investigao e conhecimento cientfico e tem tido, nos ltimos anos, um peso significativo na evoluo da economia de Portugal (2% do VAB e 0,6% do emprego na indstria transformadora e um peso nas exportaes nacionais de 1,4%).

de uma patente internacional sobre plataforma tecnolgica para descoberta de frmacos para doenas neurolgicas como a de Alzheimers ou de Parkinsons (Global Platform Screening for Drug Discovery, GPS D2).

So j muitos os investigadores portugueses com bolsas de investigao cientfica atribudas por Organizaes de renome internacional, nas mais diversas reas, podendo citar-se como exemplo mais recente a atribuda pelo

Em 2010, as exportaes de medicamentos renderam mais de 500 milhes de euros e entre 2006 e 2010 o crescimento mdio anual das exportaes foi de 9,2%. A aposta em projectos de internacionalizao por parte das empresas e das associaes do sector

European Research Council (ERC), em 2010, a um cientista da Fundao Champalimaud (Programa de Neurocincia),
9 Zebinix um novo bloqueador dos canais do clcio, capaz de diminuir a frequncia das crises epilpticas parciais, quando usado em combinao com outros medicamentos antiepilpticos

31

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011) no valor de 2,3 milhes de euros e com a durao de 5 anos e destinada a apoiar o estudo das funes biolgicas da serotonina, o neurotransmissor que permite a comunicao entre os neurnios - no controlo de comportamentos vitais, como comer ou respirar, e nas perturbaes psiquitricas associadas, como ansiedade ou depresso. o desenvolvimento de circuitos integrados transparentes utilizao do papel como suporte de transstores e de memria em vez do tradicional silcio, destinados a aplicaes diversas: ecrs, etiquetas de pacotes inteligentes, chips de identificao ou aplicaes mdicas na rea dos bio-sensores. Trata-se de electrnica verde, j que os transstores podem ser reciclados, voltando ao ciclo da celulose. Tambm a empresa de biofarmacutica belga Ablynx, especialista na rea das nanotecnologias aplicadas farmacutica instalou em Portugal um centro de investigao para, em parceria com o IBMC10, o desenvolvimento de uma tecnologia j patenteada e nica no mundo, que permite criar nanobodies (um novo tipo de protenas escala nano), destinadas a combater doenas como o cancro, inflamaes, tromboses ou Alzheimer, com cerca de 25 investigadores multinacionais, entre os quais portugueses, criando mais uma fonte de exportao de servios de base tecnolgica. Em Portugal, o desenvolvimento do sector automvel nas Ao nvel do ensino, o Instituto Gulbenkian da Cincia (IGC), foi classificado como uma das 10 melhores instituies (8 lugar no ranking) para ps-doutorados trabalharem, pela revista Scientist. O ranking Best Places to Work for Postdocs survey determinado pelos prprios psdoutorados que trabalham em grupos de investigao de institutos pelo Mundo. Esta indstria contribui com 1,4% para o VAB nacional e tem uma representatividade de cerca de 15% nas dcadas recentes, tem sido fortemente condicionado pela evoluo da poltica industrial e pelo papel do investimento estrangeiro, nomeadamente no que respeita instalao de unidades de montagem local, verdadeiras ncoras do desenvolvimento da indstria dos componentes. Descoberta de um novo material condutor, designado gelinico que resulta da combinao de liquido inico com biopolmero que a gelatina, que permitir desenvolver pilhas e clulas de combustvel mais baratas e amigas do ambiente.

Indstria automvel
A indstria automvel tributria de praticamente todos os sectores da indstria transformadora, desde a metalomecnica borracha, da electrnica ao txtil, do vidro aos plsticos.

Indstria elctrica e electrnica


Concentra-se especialmente nas regies de Lisboa, Setbal, Braga e Porto, estando localizadas no Norte as empresas de maior dimenso. Produz sobretudo mquinas e equipamentos e aparelhagem industrial, cablagens, fios e cabos, equipamento de telecomunicaes, informtica e electrnica profissional e componentes electrnicos. um subsector que tem vindo a desempenhar um papel importante no desenvolvimento do sector automvel. No campo da micro-electrnica, foram registados significativos avanos cientficos em Portugal. Podemos citar
10 IBMC Instituto de Biologia Molecular e Celular instalado no Parque de C&T da Universidade do Porto

exportaes. um sector com investimentos em I&D muito acima da mdia na indstria e d emprego em Portugal a mais de 43.000 trabalhadores (cerca de 4,7% do emprego da indstria transformadora).

A regio de Palmela um dos plos mais importantes da indstria automvel portuguesa, dada a localizao da Auto-Europa e de um leque alargado de fornecedores de componentes. Outros plos desta indstria situam-se em Cacia onde se encontra instalada a Renault e a nova fbrica de baterias para carros elctricos que resultou da parceria Renault/Nissan, que estar em funcionamento em 2012 e ir criar 200 empregos directos, em Ovar onde se encontra o Grupo Salvador Caetano, ambas no distrito de Aveiro, e 32

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011) ainda, em Mangualde (distrito de Viseu) onde se encontra a PSA Peugeot Citroen.

Portugal apresenta diversos pontos fortes neste sector: existncia de focos de cooperao entre empresas, universidades e centros de I&D; solues logsticas interessantes para mercados fora da UE, com destaque para o norte-americano; boa capacidade de adaptao da mo-de-obra; existncia de empresas certificadas; existncia de focos de cooperao / agrupamentos de empresas; e empresas inseridas em redes de fornecimento internacionais.

A indstria conta hoje com um sector de componentes, que assenta num conjunto de empresas com competitividade de nvel internacional, apostadas no desenvolvimento de novos factores de competitividade, nomeadamente nas reas de engenharia e investigao e desenvolvimento tecnolgico. Segundo a Associao do sector AFIA, o volume de negcios das 180 empresas que integram este subsector contribui com cerca de 3% para o PIB, 8,6% para as exportaes nacionais de bens e servios, e gera um volume de negcios da ordem dos 5 mil milhes de euros. Cada vez mais, grandes multinacionais (indstria automvel, embalagem, electrnica/telecomunicaes, electrodomsticos, etc.) seleccionam empresas nacionais para o fabrico dos seus moldes, destinados a alguns dos melhores produtos de grandes marcas internacionais. So exemplos disso a Samsonite, a Nokia, a Mercedes e a Porsche, que contam com o talento e engenharia das empresas de moldes A distribuio regional das empresas de componentes no homognea, concentrando-se na zona litoral entre a Pennsula de Setbal e Viana do Castelo. As zonas de Porto/ Braga, Aveiro e Lisboa/Setbal constituem trs grandes plos desta indstria a nvel nacional, a que acresce a zona de Leiria, onde as actividades de produo de moldes e injeco de plsticos assumem grande expresso. A produo de moldes representa cerca de 0,9% das empresas, 1,1% do emprego, 0,7% da produo e do volume de negcios e 1,3% do VAB da indstria transformadora. Os moldes para plsticos constituem a quase totalidade da portuguesas. A indstria automvel uma das principais indstrias servidas pelo sector de moldes (72%), seguida pelos electrodomsticos (6%) e embalagem (5%).

Indstria de moldes
A indstria portuguesa de moldes tem vindo a crescer e a ganhar projeco a nvel mundial, impulsionada pela procura externa e pela percia e experincia dos fabricantes de moldes portugueses, ao nvel da qualidade, prazos de entrega, preos competitivos, capacidade tecnolgica e assistncia tcnica, sendo actualmente um dos maiores fornecedores mundiais de moldes de preciso essencialmente para a indstria de plsticos (8 fornecedor mundial).

produo e exportao do sector (em 2010 representaram cerca de 80% do total exportado pelo sector).

De acordo com a CEFAMOL11, o sector dos moldes possui cerca de 515 empresas, com dimenso de PME, dedicadas ao fabrico de moldes e ferramentas especiais, e emprega cerca de 8.000 trabalhadores, com uma distribuio

11 Associao Nacional da Indstria de Moldes

33

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011) geogrfica bipolar, designadamente nas regies da Marinha Grande e Oliveira de Azemis. com uma quebra de 22% na produo, no mesmo ano. Os Edifcios No Residenciais tambm registaram uma diminuio de 10%, devido contraco da procura

Plos de competitividade e tecnologia e outros clusters


O importante papel desempenhado pelo sector industrial na actividade econmica portuguesa (a nvel europeu estima-se que represente cerca de 75% do PNB e 70% do emprego) e o seu valioso contributo para a melhoria da competitividade da economia, levou constatao da necessidade de definir uma estratgia de organizao em rede, com uma viso orientada para a afirmao internacional de um sector industrial portugus, moderno e inovador, com uma forte componente de I&D.

privada, que no foi compensada pela componente pblica. As obras pblicas tambm sofreram um travo, devido s medidas de reduo da despesa do Estado.

Na tentativa de contornar a crise no mercado interno e fazer esbater os seus efeitos, as construtoras portuguesas procuraram consolidar e reforar a sua actividade internacional, tendo sido atingido, em 2009, um volume de negcios superior a 3 mil milhes de euros, o que correspondeu a cerca de 18% da produo anual do sector.

Esta rede de actores, agregada em Plos de Competitividade e Tecnologia12 e em Outros Clusters tem por objectivo alavancar de forma sustentvel a competitividade nacional e empresarial, dinamizando e potenciando projectos colectivos, comuns e em cooperao entre os diversos intervenientes (empresas, universidades, unidades de I&D, associaes empresariais, etc.).

A actividade internacional das empresas de construo portuguesas cresceu a uma taxa mdia anual de 28% nos ltimos 10 anos, podendo afirmar-se que mais de 30% do volume de negcios das maiores empresas tem origem na actividade desenvolvida fora de Portugal, materializandose num nmero significativo de concursos ganhos em consrcio com parceiros locais ou mesmo a ttulo individual atravs da criao de empresas locais. As trs maiores empresas do sector em Portugal, Mota Engil, Teixeira Duarte e Soares da Costa, integram a lista das 100 maiores construtoras europeias. Face s perspectivas de evoluo da economia portuguesa, no se projectam grandes melhorias na actividade deste sector nos anos mais prximos. Por outro lado, existe a percepo, por parte dos principais players do sector, da necessidade de concentrao e de uma aposta cada vez maior na diversificao das reas de actividade, nomeadamente nos sectores da energia, do ambiente e turismo.

7.3 Construo
Condicionado pela situao econmica mundial, o sector da construo a nvel mundial continua a enfrentar os seus efeitos. No conjunto dos 19 pases europeus membros do Euroconstruct, a quebra na produo do sector rondou os 8,4% em 2009. Caracterizado por ser uma actividade cclica, nmada e dependente da evoluo da conjuntura econmica e do investimento, o sector da construo em Portugal tem sido tambm muito penalizado, nos ltimos anos. Em 2009 a quebra na produo cifrou-se nos 9%. O segmento mais afectado foi o dos Edifcios Residenciais

7.4 Servios
O sector dos servios, conforme j referido anteriormente, tem

12 So 11 os Plos de Competitividade j reconhecidos: Engineering & Tooling; Indstrias da Mobilidade; Indstrias de Refinao, Petroqumica e Qumica Industrial; Tecnologias de Produo PRODUTECH; Energia; Indstrias de Base Florestal; AgroIndustrial; Turismo; TICE; Moda; Sade e 8 os Clusters: Mobilirio; Habitat Sustentvel; Pedra Natural; Agro-Industrial do Centro; Agro-Industrial do Ribatejo; Vinhos da Regio Demarcada do Douro; Economia do Mar; Indstrias Criativas na Regio do Norte. Para mais informaes consultar (http://www.pofc.qren.pt/)

vindo a ganhar um peso crescente na economia portuguesa nas ltimas dcadas, sendo responsvel actualmente por cerca de 2/3 da actividade econmica e 61% do emprego em Portugal, comparados com os 69% da UE27. Para alm 34

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011) da sua enorme representatividade em termos econmicos, tambm uma das reas em que se registaram os maiores avanos tecnolgicos, sendo de destacar os exemplos das telecomunicaes redes fixa e mvel, acesso Internet, banda larga, etc., do sector da energia, dos servios financeiros e do sector das tecnologias de informao. Medidas destinadas a reduzir a burocracia para os cidados e para as empresas continuam a ser implementadas, medidas importantes concludas em anos anteriores e continua a dar especial ateno simplificao de procedimentos no sector da sade, bem como reduo de custos de contexto para as PME.

Servios pblicos
A nvel dos servios pblicos, a melhoria na qualidade, desempenho, acessibilidade e disponibilidade dos servios pblicos on-line dos exemplos a apontar, na medida que veio facilitar a vida dos cidados; favorecer a actividade das empresas; melhorar a disponibilidade e a qualidade dos servios prestados, aumentar a transparncia da administrao e o desenvolvimento da indstria e dos servios nacionais.

destacando-se por exemplo, a criao de uma Via Verde para os projectos das pequenas e mdias empresas cujo financiamento tenha sido aprovado pelo QREN e a simplificao dos reembolsos de IVA para as empresas exportadoras, que passa a ser validado de forma automtica.

As outras medidas aproveitam a Internet para simplificar a relao entre o Estado e as empresas, como o caso do Portal de Empresa 2.0, como ponto nico de contacto on

Este bom desempenho colocou Portugal na liderana do Ranking Europeu de Servios Pblicos Online ao nvel da Disponibilizao Completa Online, a par da ustria, Malta, Itlia e Sucia e da Sofisticao da Disponibilizao Online a par de Malta, Irlanda e ustria13.

line entre as empresas e a Administrao Pblica.

Energia
A promoo das energias renovveis e da eficincia energtica visa reduzir as emisses de carbono e diminuir a dependncia energtica de Portugal face ao exterior,

A eficcia da Administrao Pblica nesta rea deve-se ao impacto positivo que o Plano Tecnolgico e alguns dos seus pilares, como o Simplex e o Ligar Portugal, tm na melhoria dos servios prestados aos cidados e s empresas.

contribuindo para a reduo do peso excessivo dos combustveis fsseis e evitando a exposio progressiva volatilidade dos preos do petrleo e gs natural nos mercados internacionais. Todos estes factores, a que se juntam algumas

Os avanos registados, nomeadamente a criao de um ambiente favorvel aos negcios (ex: Empresa na Hora, reconhecida como boa prtica pela Comisso Europeia e top reformer pelo Banco Mundial, Marca na Hora, Casa Pronta), foram no s determinantes para atrair as melhores empresas tecnolgicas mundiais a investirem em Portugal, como a Microsoft, a Cisco e a Nokia-Siemens, como tambm contriburam para colocar Portugal entre os pases que mais apostaram no desenvolvimento do E-Government.

condicionantes ambientais, no s conduziram a uma interveno profunda neste sector como contriburam para aumentar por esta via a competitividade do pas.

Portugal est na linha da frente tendo o quinto objectivo mais ambicioso da Unio Europeia (UE) no que toca energia total consumida em 2020 e, no que respeita electricidade, a sua posio sobe para terceiro.

O aumento da capacidade de produo energtica O Programa Simplex tem vindo a prosseguir o esforo de agregao, consolidao e desenvolvimento de algumas
13 Estudo E-Gov-Benchmark 2010 elaborado pela CAPGEMINI para a Comisso

endgena com recurso ao fomento das energias renovveis e a melhoria da eficincia energtica e reduo das emisses de CO2 tm resultados j visveis, de que se destacam a maior central fotovoltaica do mundo em meio 35

Europeia em Dezembro 2010

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011) e capazes de explorar a relao com a rede elctrica nacional, desenvolvendo uma rede de carregamento que permita o abastecimento de veculos elctricos. A massificao do veculo elctrico poder ser uma realidade a partir de 2011, com a entrada no mercado dos primeiros modelos da NISSAN. Portugal foi pioneiro no lanamento da Rede Nacional de Mobilidade Elctrica, um modelo de mobilidade integrado, baseado nas energias renovveis.

A necessidade de novos modelos de gerao de energia e de maior fiabilidade e qualidade do fornecimento energtico levou criao do InovGrid, um projecto inovador que dota a rede elctrica de informao e equipamentos inteligentes capazes de automatizar a gesto da energia, melhorando assim a qualidade do servio - diminuem os custos, e a eficincia energtica e a sustentabilidade ambiental crescem. vora a cidade piloto deste projecto (30.000 contadores Energy Box instalados) e a meta a atingir a de instalar estes contadores inteligentes, em metade das habitaes urbano em Lisboa (Mercado Abastecedor) com 6MW de potncia instalada e o 2 maior parque elico14 da Europa. portuguesas, at 2020.

Tecnologias de Informao e Comunicao (TIC)


De acordo com o estudo da IDC15 - As 10 Principais Tendncias do Mercado Ibrico de Tecnologias de Informao e Comunicaes em 2011, em 2010 o valor do mercado portugus de TIC ascendeu aos 3.220,7 milhes de euros. Trata-se de uma quebra de 2,7% em relao a 2009, ano em que o mercado j tinha retrado 10,7%. Uma das previses do estudo que a tendncia do mercado permanecer negativa em Portugal, havendo uma quebra de 0,6% no seu valor global, durante 2011. Apenas em 2012 ser expectvel uma recuperao do mercado, com um crescimento de 3,4%. O mercado TIC em Portugal est marcado pela volatilidade financeira e pela difcil conjuntura econmica, que desincentivam o investimento das

O peso das energias renovveis na produo de electricidade em Portugal tem vindo a aumentar. At fim de Agosto de 2010, 56,7% do total de energia consumida foi de origem renovvel.

A Estratgia Nacional para a Energia que define as apostas energticas at 2020, tem como metas a reduo da dependncia energtica de Portugal face ao exterior para 74% (o equivalente a 31% do consumo final de energia) permitindo assim cumprir os acordos estabelecidos no contexto das polticas europeias de combate s alteraes climticas, de forma a que 60% da electricidade produzida tenha origem em fontes renovveis.

Uma das ideias fora desta Estratgia a adopo de novos modelos para a mobilidade, ambientalmente sustentveis

empresas e retraem o consumo. Esta rea e as suas empresas tm vindo a desempenhar um papel fundamental na modernizao de Portugal e

14

Parque elico do Alto Minho com 120 turbinas distribudas por 5 sub-parques 15 Empresa lder mundial na rea de market intelligence para os mercados das Tecnologias de Informao, Telecomunicaes e Electrnica de Consumo

com 240MW de capacidade instalada, produo de 600 GWh/ano, suficiente para abastecer 160 mil lares e evitar a emisso de 500 mil tn de CO2/ano.

36

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011) de muitas outras empresas dos mais diversos sectores da economia, tendo algumas delas alcanado protagonismo tanto a nvel nacional como alm fronteiras. Temos o exemplo recente da Critical Health Software, que com o produto RetmarkerAMD, foi galardoada em Londres com o prmio Europeu de Excelncia em Tecnologias de informao (European IT Excellence Award), ao qual haviam concorrido as principais organizaes do sector, oriundas de 26 pases Europeus. Podemos citar ainda os seguintes exemplos: a Critical Software, uma referncia global no desenvolvimento de software para sistemas de informao crticos; a SISCOG, que continua a ganhar os clientes mais exigentes do mundo; a Number Five que detm uma importante fatia do mercado mundial de auto-identificao; a Altitude Software que lder da tecnologia para Call Centers e CRM; a YDreams que desenvolve produtos e servios que utilizam tecnologia pioneira em reas como computao ubqua, media interactivos, realidade aumentada e sensores biomtricos; a Novabase que lder em solues de negcio baseadas em tecnologias de informao; a Active Space Technologies que oferece solues integradas de tecnologia provada e tecnologia de ponta para os sectores aeroespacial, automvel, defesa e energia e que trabalha, entre outros, para a Agncia Espacial Europeia e Galileo Avionica; a HPS Portugal que est a desenvolver tecnologia (material para a proteco trmica) para os veculos a serem utilizados na prxima misso da Agncia Espacial Europeia ao planeta vermelho, em 2020; a WeDo Technologies que lder mundial em Revenue e Business Assurance, aproveita a edio deste ano do Mobile World Congress 2010 (MWC) para lanar a mais recente verso do RAID a sua plataforma de Business Assurance; a Alert Life Sciences Computing, que lder na criao de ambientes clnicos sem papel, com o software ALERT ; a Edigma

dos meios mais fiveis de monitorizar a integridade de estruturas to complexas como pontes, barragens, tneis, caminhos de ferro, tanques de combustvel em aeronaves, cabos de alta tenso, poos de petrleo ou geradores de elevada potncia; a Bio-Devices que produz a t-shirt Vital Jacket que monitoriza batimentos cardacos, tecnologia desenvolvida pela Universidade de Aveiro; a Inosat que produz o localizador GPS My Locator que ao ser equipado nas malas de viagem, pode prevenir o desaparecimento de bagagens nos aeroportos.

Geograficamente, a rea metropolitana de Lisboa continua a apresentar a maior concentrao de servios com cerca de 1/3 dos estabelecimentos. No caso dos servios prestados s empresas, a percentagem aumenta para mais de metade, cabendo rea metropolitana do Porto apenas 18% do total.

que criou a tecnologia Displax Multi-touch Technology, que transforma qualquer superfcie num ecr multitoque; a Fibersensing lder global no desenvolvimento, produo e comercializao de sistemas avanados de monitorizao baseados em sensores de Bragg, um

Comrcio
Os indicadores macroeconmicos referentes estrutura e evoluo da actividade econmica ilustram a importncia do sector tercirio, e do comrcio em particular, no contexto da economia nacional, respondendo este sector 37

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011) por 20,3% do VAB nacional, 37,7% do volume de negcios, 24,3% do emprego e 12,9% do total da FBCF. Quanto ao tecido empresarial, este constitudo por quase 300 mil empresas, que se concentram nas regies de Lisboa, Norte e Centro. Os centros comerciais viram a sua superfcie bruta aumentar e encontram-se implantados no s nos principais centros urbanos, mas tambm em cidades de tipo mdio.

Servios financeiros
Num passado recente, o sistema bancrio, o sector dos seguros e o mercado de capitais em geral foram objecto de alteraes significativas. O sector bancrio portugus actualmente moderno e abrange a banca comercial, os bancos de investimento, fundos de investimento e empresas seguradoras. Est ao nvel dos restantes pases europeus tanto em termos de rentabilidade, como de solvncia e estrutura de custos.

Comparando as trs actividades que este sector agrega, verifica-se que o comrcio a retalho abrange 62% do total das empresas, mas apenas 34% do volume de negcios, enquanto o comrcio por grosso engloba apenas 26% das empresas, mas assegura 51% do volume de negcios. O comrcio automvel representa 12% das empresas e 15% da facturao.

Importa ainda destacar a relevncia da venda de combustveis e produtos alimentares (27% e 25% do volume de negcios), no comrcio por grosso, e do comrcio em estabelecimentos especializados, onde se incluem super e hipermercados (35% do volume de negcios), no comrcio a retalho.

A crise financeira global iniciada no mercado hipotecrio dos EUA em meados de 2007 e que comeou no sistema bancrio com o rebentamento de uma bolha imobiliria especulativa, com perdas em cascata no sector financeiro alastrou-se a uma velocidade extraordinria a todo o mundo financeiro internacional. Esta rpida contaminao deveuse, em grande medida, ao facto de se tratar de um sector que

O sector do comrcio tem vindo a aprofundar o conhecimento do cliente, a valorizar o servio, melhorando factores como a proximidade, comodidade, qualidade e logstica, tem-se assistido ao crescimento do comrcio de marcas, de produtos que garantam a sade e segurana dos clientes e a desenvolver o hard discount, os supermercados de mdia dimenso e das grandes superfcies especializadas.

opera globalmente e est fortemente interligado por redes de emprstimos e seguros dos riscos dos emprstimos, que levaram a desequilbrios e instabilidades que, em situaes extremas, provocaram a falncia de importantes instituies financeiras e a necessidade de interveno do Estado para estancar o seu alastramento.

Portugal tambm no conseguiu ficar imune a esta crise apesar de beneficiar de um sistema financeiro moderno

Nos ltimos anos Portugal assistiu a um aumento das grandes superfcies e centros comerciais (a Sonae Sierra um lder europeu na criao e gesto destes gigantes do consumo, com 49 centros comerciais na Europa, incluindo Portugal, Amrica do Sul e frica, tendo sido recentemente distinguida nos Sustainable Energy Europe Awards na categoria Market Transformation que reconhece a inovao da empresa na rea da sustentabilidade energtica, atravs da implementao do conceito centro verde no desenvolvimento e gesto dos seus centros comerciais).

e robusto, tendo havido a necessidade de interveno pblica na estabilizao do sistema de forma a evitar riscos acrescidos de insolvncia e a minorar os efeitos de um forte travo no acesso ao crdito.

Os cinco principais bancos so a Caixa Geral de Depsitos (pblico) e os privados: Millennium BCP, BES - Banco Esprito Santo, BPI - Banco Portugus de Investimento e Banco Santander-Totta.

38

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011)

8. Situao Econmica
8.1 Poltica econmica recente
Em 2008 e 2009, o desempenho da economia portuguesa foi fortemente condicionado por um enquadramento externo particularmente desfavorvel. A crise financeira nos EUA que teve incio na segunda metade de 2007 e que rapidamente se alastrou aos restantes pases do mundo, provocou restries ao financiamento, um aumento do clima de incerteza e um abrandamento das economias a nvel global.

o crescimento real do PIB em 0,5 p.p. (0,7 p.p. no ano anterior). Tambm a procura interna aumentou, com um contributo de 0,9 p.p. para o PIB, influenciada pelo crescimento das despesas de consumo final das famlias.

O comportamento positivo destes dois indicadores, mais do que compensaram a quebra registada no investimento (-5,6% em 2010).

Para a evoluo do consumo privado verificada em 2010 (crescimento de 2,0% do PIB), contribuiu o crescimento real de 10,4% das aquisies de bens duradouros. O aumento da taxa normal do IVA (Julho de 2010), e o anncio do fim dos incentivos fiscais ao abate de veculos em fim de vida tero conduzido ao aumento da aquisio deste tipo de bens. O consumo pblico registou um crescimento de 3,2%, associado importao de material militar e, portanto, sem impacto no PIB.

Este contexto desfavorvel determinou uma inverso na tendncia de retoma da economia portuguesa, assistindose desacelerao do crescimento do PIB em termos reais (variao nula em volume em 2008 e uma contraco de -2,6% em 2009), reflectindo um abrandamento da procura externa lquida, que resultou da diminuio das exportaes de bens e servios, uma desacelerao da procura interna e uma quebra do investimento.

Do lado da oferta, apesar da recuperao da indstria transformadora no 2. trimestre de 2009, a tendncia inverteu-se no ano seguinte, com o ndice de produo

Em 2010, j com a recuperao da economia mundial em marcha, especialmente nos mercados emergentes (crescimento mdio de 7,3% do PIB), pases asiticos (China com 10,3%, ndia com 10,4%), e principais economias mundiais (3% do PIB em mdia, com EUA a crescer 2,8% e Japo 3,9%), mas tambm no conjunto dos pases da UE27, devido sobretudo melhoria do desempenho da Alemanha, Reino Unido, Pases Baixos e Sucia, persistindo embora alguma disparidade nas condies econmicas do grupo de pases do Euro, a actividade econmica em Portugal voltou a crescer, com o PIB a registar uma variao homloga real de 1,4%.

industrial a registar uma quebra homloga de 0,1%. O sector da construo, tal como j referido em captulo prprio, continuou em forte desacelerao, enquanto, ao

Este bom desempenho da economia, com um crescimento superior ao inicialmente previsto, ficou a dever-se, em grande medida, significativa subida das exportaes (crescimento em volume de 12,7%, quando em 2009 a quebra se tinha cifrado nos15,3%), que se traduziu num contributo positivo da procura externa lquida para 39

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011) contrrio, o sector dos servios registou uma importante recuperao, com o ndice do volume de negcios a crescer 2,5%, depois de uma quebra de quase 12% no ano anterior. Ao nvel do mercado de trabalho, o crescimento econmico verificado no se traduziu numa criao lquida de emprego, verificando-se uma quebra de 1,5%. A taxa de desemprego fixou-se nos 10,8%, com o ritmo do crescimento do desemprego a abrandar. da dvida soberana elevando o risco de crdito e condicionando o acesso a financiamento no mercado interbancrio, o sistema financeiro conseguiu resistir e apresentar bons resultados nos testes de resistncia stress tests a que foram submetidos os 4 maiores bancos portugueses, juntamente com 87 instituies financeiras europeias, realizados em 2010.

O ano de 2010 foi ainda marcado por um aumento da inflao (1,4%), invertendo-se a evoluo ocorrida em 2009, ano em que se registou uma diminuio de 0,8%. Este aumento reflectiu sobretudo a evoluo do preo do petrleo e outras matrias-primas nos mercados internacionais.

8.2 Perspectivas de evoluo


Apesar de as perspectivas de evoluo da actividade econmica para 2011 e 2012, segundo o FMI16, serem bastante positivas, tanto a nvel mundial (4,4% do PIB e 4,5%, respectivamente), como na UE27 (1,8% e 2,1%,

Em matria de finanas pblicas, foi mantida uma trajectria de ajustamento oramental e de consolidao das contas pblicas, tendo em vista um crescimento econmico sustentado e a correco dos desequilbrios macroeconmicos. Foram adoptadas vrias medidas de carcter transversal, no apenas do lado da reduo da despesa, mas tambm do lado da receita, com o dfice pblico a situar-se nos 9,1% do PIB em 2010 (reduo de 1 p.p. face a 2009). Num contexto de elevada incerteza nos mercados financeiros, dos efeitos negativos da subida do risco

respectivamente), mantendo-se o crescimento da procura externa, a economia portuguesa no dever acompanhar, nos prximos anos, este ciclo de recuperao da actividade econmica, principalmente no contexto europeu, beneficiando apenas ao nvel da procura externa, uma vez que neste espao que se encontram os seus principais parceiros comerciais. As projeces do Banco de Portugal no seu Boletim da lPrimavera publicado em Maro 2011 apontam para uma contraco, em termos reais, de 1,4% na actividade
16 IMF - World Economic Outlook, April 2011

Principais indicadores econmicos (%)


2007 Produto interno bruto b Consumo privado b Consumo pblico b Formao bruta de capital fixo b Exportaes de bens e servios b Importaes de bens e servios Balana corrente (% do PIB) Saldo do sector pblico (% do PIB) Dvida pblica (% do PIB) Taxa de desemprego Taxa de inflao c
Notas: (a) Previses (b) Variao real
b

2008 0,0 1,8 -0,5 -1,8 2,8 7,8 -12,6 -2,9 71,6 7,6 2,7

2009 -2,5 -1,0 -14,0 -11,6 -15,3 -18,1 -10,9 -9,3 82,9 9,5 -0,9

2010 1,4 2,0 3,2 -4,8 12,7 9,2 -9,9 -7,3 92,4 11,0 1,4

2011a -1,5 -1,9 -6,6 -5,6 4,9 5,2 -8,7 -7,4 97,3 11,9 2,4

2012a -0,5 -1,0 -1,0 -1,3 2,0 3,0 -8,5 -6,5 93,4 12,4 1,4

2,4 2,5 2,0 2,6 9,9 6,7 -10,1 -2,8 68,3 7,2 2,4
(c) ndice harmonizado de preos no consumido

Fontes: Anos 2007-2010 - INE - Instituto Nacional de Estatstica , Banco de Portugal; Anos 2011 e 2012 Banco de Portugal; FMI- Fundo Monetrio Internacional e EIU Economist Intelligence Unit

40

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011) econmica portuguesa em 2011 a que se seguir uma recuperao de 0,3% em 2012. O FMI, no seu boletim de 11 de Abril de 2011, apresenta previses menos positivas para o crescimento econmico em Portugal em 2011 e 2012 (-1,5% e -0,5%, respectivamente). Perspectivando-se uma melhoria da procura externa, as exportaes de bens e servios so assim a componente do PIB que se destaca pela positiva, tanto em 2011 como em 2012, apesar de esse crescimento ser feito a um ritmo mais lento do que em 2010 (4,9 e 2,0%, respectivamente).

Taxa de Crescimento do PIB

expectvel uma reduo do dfice da balana de bens e servios, que dever beneficiar do aumento da procura externa e da queda da procura interna. Todavia, a volatilidade dos preos dos combustveis e o aumento do preo de outras matrias-primas tero seguramente impacto na factura das compras portuguesas ao exterior.

O fraco desempenho da actividade econmica ter efeitos no mercado de trabalho, implicando reduo do emprego,
2008 2009 2010 2011a 2012a

comum ao sector pblico e privado, prevendo-se que a taxa de desemprego se mantenha em redor dos 12%

Portugal

Zona Euro

UE27

em 2011 e 2012, ou seja, numa trajectria contrria evoluo prevista para a mdia da Zona Euro e UE27, no

Fonte: Fundo Monetrio Internacional, World Economic Outlook, April 2011 Nota: (a) Previses

mesmo perodo.

A necessidade de conteno oramental, imprescindvel ao reequilbrio das contas pblicas, assim como a aplicao de condies restritivas de acesso ao financiamento tero um forte impacto na reduo da procura interna, prevendo-se uma reduo do consumo privado e do investimento. O consumo privado dever contrair-se 1,9% em 2011 e 1% em 2012, fortemente condicionado pela reduo do rendimento disponvel das famlias, mantendo-se a situao instvel do mercado de trabalho, a que poder juntar-se uma evoluo moderada dos salrios no sector privado. O investimento ser a componente que apresenta um comportamento mais negativo estimando-se uma contraco de 5,6% em 2011 e de 1,3% em 2012, quebra influenciada pela evoluo da procura interna a que acrescem as dificuldades de acesso ao crdito por parte das empresas, devido aplicao de condies de financiamento mais restritivas por parte da banca.

Taxa de Desemprego1

2008 Portugal

2009

2010 Zona Euro

2011a

2012a UE27

Fontes: Eurostat, Comisso Europeia e Fundo Monetrio Internacional, World Economic Outlook, April 2011 Notas: (a) Previses; (1) Populao Desempregada/Populao Activa

O aumento da inflao estimado para 2011 reflecte tanto a subida dos preos dos combustveis como dos bens e servios no energticos. Neste ltimo caso, a subida est relacionada com o aumento da tributao indirecta

41

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011) (IVA) ocorrida em Julho de 2010 e Janeiro de 2011 e com a actualizao de preos de bens e servios sujeitos a regulao. No que diz respeito s matrias-primas energticas, a subida do ndice harmonizado dos preos ao consumidor (IHPC) est directamente ligada ao aumento do preo do barril de petrleo nos mercados internacionais, devido, em grande medida, instabilidade poltica e econmica em alguns dos pases produtores de petrleo. Das negociaes entre o Governo portugus e a Comisso Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetrio Internacional resultar a aprovao e implementao de um programa plurianual de medidas econmicas e financeiras, que vo permitir corrigir os desequilbrios macroeconmicos e encetar uma trajectria de crescimento sustentado. As estimativas apontam para um preo mdio a rondar os 110 USD/barril em 2011 e 2012. Para 2012, as projeces apontam para uma taxa de crescimento do IHPC de 1,4%, o que traduz uma desacelerao tanto da componente energtica como da no energtica. pedido de concesso de ajuda financeira ao FEEF - Fundo Europeu de Estabilizao Financeira.

8.3 Economia das regies


Em 200917 (ltimo ano disponvel), a evoluo regional do PIB, em termos reais, acompanhou a queda registada a nvel nacional (-2,4%), excepto nos Aores, onde a taxa de crescimento foi positiva (0,1%). Nas restantes regies, s o Norte e Centro, conseguiram registar quedas inferiores mdia nacional (-1,3% e -1,6%, respectivamente).

Taxa de Inflao

No PIB per capita a preos correntes, a mdia nacional (15,8 milhares de euros, ndice 100) superada apenas em Lisboa, Madeira e Algarve, com ndices de 138, 131 e 108, respectivamente.
2008 Portugal 2009 2010 Zona Euro 2011a UE27 2012a

Ao nvel das NUT III, verificam-se enormes assimetrias, com mxima expresso quando se compara a Grande Lisboa (163) com a Serra da Estrela (53) ou o Tmega (55), ndices mximo e mnimos face mdia nacional.

Fonte: Fundo Monetrio Internacional, World Economic Outlook, April 2011 Notas: (a) Previses Taxa de inflao ndice harmonizado de preos no consumidor

Em matria de finanas pblicas a grande prioridade vai para o reforo e forte acelerao do processo de consolidao oramental, no sentido de cumprir as metas de correco do dfice para -4,6% do PIB em 2011, -3% em 2012 e -2% em 2013 e reduo do peso da dvida pblica no PIB, com particular incidncia no corte da despesa, a par da defesa e estmulo ao emprego e medidas de apoio s PME e sector exportador. As perspectivas de evoluo da situao econmica em Portugal podero, todavia, sofrer alteraes, decorrentes do

Na produtividade aparente no trabalho (VAB/Emprego), apenas as regies Norte (25,3 milhares de euros) e Centro (24,3 milhares de euros) no superaram a mdia nacional (29,6 milhares de euros).

No que se refere repartio geogrfica do VAB e do Emprego, sobressai a regio de Lisboa, pelo maior peso em termos do VAB (36,6% do total nacional), e a regio Norte, pela relevncia no Emprego (33,3% do total).
17 Dados provisrios

42

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011)

Norte
uma das mais antigas regies de Portugal, mas aquela que concentra a populao mais jovem do Continente (36,4% do total). nesta regio que se situa a 2 maior cidade portuguesa Porto que, por sua vez, contribui para a boa posio que esta regio ocupa no PIB nacional (2 posio com 28,4% do total). Com uma taxa de crescimento do PIB entre os 3% e 6% nos ltimos 5 anos, em 2009, registou pela primeira vez, uma contraco de

1,3%. A taxa de actividade superior mdia nacional, mas embora assuma a liderana no emprego, apresenta a 2 mais alta taxa de desemprego a nvel nacional (12,6%), factor menos positivo mas compreensvel face s caractersticas da indstria desta regio e s alteraes que tem sofrido o seu tecido empresarial. Mantm, no entanto, uma importante vocao exportadora, sendo responsvel por 35% do total das exportaes portuguesas, sobretudo de bens de consumo e produtos industriais.

Dados Gerais
rea Populao mdia residente (2010) Capital Sub-regies 21.284 km2 (23,1% do Continente) 3.738,8 milhares habitantes Porto Alto Trs-os Montes, Ave, Cavado, Douro, Entre Douro e Vouga, Grande Porto, Minho-Lima e Tmega 86 (27% do total nacional) Plancie no litoral; colinas e serras no interior. Minho and Douro. Pinhais, incluindo o pinheiro martimo no litoral; Eucalipto, que tem vindo a substituir o carvalho.
Antonio Sacchetti

Concelhos Caractersticas geomorfolgicas Rios principais Flora

Rio Douro (cidade do Porto)

Sector agrcola (actividades agrcolas predominantes) Sector industrial (principais indstrias) N Empresas exportadoras (2009) Infraestruturas

Trigo, milho, legumes e vinha (1 regio demarcada do mundo - Douro), com particular destaque para o vinho do Porto. Criao de gado e actividade piscatria. Equipamento elctrico e electrnico, componentes auto, construo naval, txteis, calado, mobilirio, cutelaria e ferragens, madeira, cortia, lacticnios; indstria extractiva. 6.541 (36,9% do total) Porto de Leixes; Aeroporto Internacional do Porto; boas ligaes virias (auto-estradas, IP e IC); rede metropolitano na cidade do Porto

Principais Indicadores Econmicos


Unidade Produto interno bruto (PIB) (a) PIB per capita (a) Emprego Produtividade (VAB/Emprego) Exportaes de bens Importaes de bens
Notas: (a) Preos correntes

2005 42.746 11,5 1.798 20,6 12.998 11.953

2006 44.406 11,9 1.805 21,2 14.450 13.300

2007 47.200 12,6 1.801 22,6 15.348 13.910

2008 48.410 12,9 1.812 23,2 14.862 14.205

2009 47.762 12,8 1.754 24,1 11.897 10.433

Milhes Milhares Milhares indivduos Milhares Milhes Milhes

Fonte: INE Instituto Nacional de Estatstica Anurios Estatsticos Regionais

43

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011)

Centro
A Regio Centro, embora se coloque em 3 lugar na contribuio para o PIB nacional (18,7%), registou uma taxa de crescimento nominal do PIB negativa (-1,3%), acompanhando a quebra a nvel nacional. O PIB per capita (13.191) corresponde a 83,5% da mdia nacional. Embora seja a 3 regio do pas com maior n de populao com idade superior a 65 anos a que apresenta a taxa de actividade (15 e mais anos) mais alta (65,6%) e superior mdia nacional (61,9%) e a que tem

uma taxa de emprego de 61% da sua populao activa, com 15 e mais anos, que se distribui maioritariamente pelos sectores secundrio e dos servios. No perodo 2005-2009 a produtividade aparente do trabalho desta regio tem vindo a aumentar e no ltimo ano o crescimento rondou os 3%. Importa ainda destacar que a regio Centro apresenta uma balana comercial superavitria e foi responsvel por cerca de 20% das exportaes nacionais, com grande predomnio dos produtos industriais.

Dados Gerais
rea Populao mdia residente (2010) Principais cidades Sub-regies 28.200 km2 (30,6% do Continente) 2.379,5 milhares habitantes Coimbra e Aveiro Baixo Mondego, Baixo Vouga, Beira Interior Norte, Beira Interior Sul, Cova da Beira, Do-Lafes; Mdio Tejo, Oeste, Pinhal Interior Norte, Pinhal Interior Sul, Pinhal Litoral, Serra da Estrela 100 (25,2% do total) Relevo aplanado junto ao litoral; Relevo rochoso no interior (xisto, granito, volfrmio). uma das regies mais ricas em floresta, destacando-se a oliveira.
Antonio Sacchetti

Concelhos Caractersticas geomorfolgicas

FOTOGRAFIA DA REGIO

Flora

Vista parcial da Aldeia do Pido

Paisagem predominante

Paisagem diversificada e com contrastes entre as praias no litoral e as serras; uma das regies mais ricas em beleza arquitectnica Indstria qumica, componentes auto, moldes, celulose e papel, txteis (lanifcios), cermicas, agro-alimentares (lacticnios, azeite, carnes), vitivinicultura, indstrias extractivas (ouro, chumbo, volfrmio e estanho). 3.899 (22% do total)

Sector industrial (principais indstrias)

N de empresas exportadoras (2009)

Principais Indicadores Econmicos


Unidade Produto interno bruto (PIB) (a) PIB per capita (a) Emprego Produtividade (VAB/Emprego) Exportaes de bens Importaes de bens
Notas: (a) Preos correntes

2005 29.121 12,2 1.274 19,8 6.469 5.875

2006 30.255 12,7 1.287 20,2 7.249 6.427

2007 31.664 13,3 1.295 21,1 8.027 7.324

2008 31.947 13,4 1.293 21,5 7.896 7.515

2009 31.422 13,2 1.255 22,1 6.486 5.377

Milhes Milhares Milhares indivduos Milhares Milhes Milhes

Fonte: INE Instituto Nacional de Estatstica Anurios Estatsticos Regionais

44

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011)

Lisboa
A Regio de Lisboa, devido sobretudo importncia e peso econmico da sub-regio Grande Lisboa no cmputo nacional, assume a liderana em quase todos os indicadores econmicos regionais. Encontra-se em 1 lugar na repartio do PIB nacional (contributo de 37%) e na produtividade aparente do trabalho (42,3 milhares de euros face a 24,1 de mdia nacional). Tambm no que se refere ao rendimento per capita Lisboa, a par da Madeira, supera a mdia da UE27

(ndice 110) e responsvel por 25% do emprego e 37% do VAB nacional. igualmente uma regio com uma forte componente exportadora, tendo sido responsvel por 30% do total das exportaes portuguesas, com particular destaque para os produtos industriais e material de transporte. Apesar de ser a 2 regio em n de empresas exportadoras (s ultrapassada pelo Norte), aquela que concentra a mo-de-obra mais qualificada, assim como o maior nmero de empresas de alta tecnologia.

Dados Gerais
rea Populao mdia residente (2010) Capital Sub-regies 3.001 km2 (3,2% do Continente) 2.835,0 milhares habitantes Lisboa Grande Lisboa e Pennsula de Setbal 18 (5,8% do total nacional) Existncia de praias e muitas zonas verdes. Tejo e Sado
Praa do Comrcio e Terreiro do Pao - Arco da Rua Augusta
Jos Manuel

Concelhos Paisagem

Rios principais Sector agrcola (actividades agrcolas predominantes) Sector industrial (principais indstrias) N de empresas exportadoras (2009) Servios

Possui terrenos muito frteis nas reas circundantes aos rios. Principais culturas: cereais, fruta, vinha e produtos hortcolas. Esta regio congrega muitas empresas de dimenso mdia e grande na indstria transformadora. Por exemplo: petroqumica, estaleiros navais, siderurgia, automvel, txteis, extraco de sal, explorao de pedreiras, actividades ligadas pesca e vinho. 5.951 (33,6% do total) Nesta regio concentra-se grande parte das actividades de servios, sendo o sector do turismo uma actividade importante.

Principais Indicadores Econmicos


Unidade Produto interno bruto (PIB) (a) PIB per capita (a) Emprego Produtividade (VAB/Emprego) Exportaes de bens Importaes de bens
Notas: (a) Preos correntes

2005 57.020 20,6 1.290 38,2 8.652 29.748

2006 59.186 21,2 1.295 39,3 10.294 31.958

2007 62.384 22,3 1.306 41,3 11.118 33.624

2008 63.594 22,6 1.328 41,6 11.919 37.249

2009 61.486 21,8 1.286 42,3 9.437 29.321

Milhes Milhares Milhares indivduos Milhares Milhes Milhes

Fonte: INE Instituto Nacional de Estatstica Anurios Estatsticos Regionais

45

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011)

Alentejo
A Regio do Alentejo caracterizada pela existncia de ncleos distanciados, mas pouco populosos, apesar de haver um grande nmero de emigraes e migraes. O perfil econmico da regio tem vindo a alterar-se nos ltimos anos, muito por fora de dois grandes projectos com enormes implicaes na estrutura econmica do Alentejo: no interior o Alqueva e no litoral a zona industrial e o porto de Sines. Esta alterao tem vindo a contribuir para que esta regio, tanto em termos de PIB per capita como de produtividade, registe valores j

bastante prximos da mdia nacional no primeiro, e acima da mdia no segundo. Refira-se que o projecto multidisciplinar de Alqueva veio dar outra dinmica ao interior do Alentejo. Diversas infraestruturas do Sistema Global do Alqueva encontramse j construdas e muitas outras em fase avanada de projecto. Hoje, est a tornar-se num dos destinos tursticos de excelncia. A plataforma logstica de Sines e o seu Porto (lder nacional na quantidade de mercadorias movimentadas) assumem uma importncia fundamental na dinmica econmica e empresarial da regio.

Dados Gerais
rea Populao mdia residente (2010) Principais cidades Sub-regies Concelhos Caractersticas geomorfolgicas 31.603 km (34,3% do Continente) 751,0 milhares habitantes vora e Beja Alentejo Central, Alentejo Litoral, Alto Alentejo, Baixo Alentejo e Lezria do Tejo 58 (18,8% do total nacional) Existncia de plancies, excepo do norte e leste que constitudo por zonas montanhosas de pouca altitude (Serras de So Mamede e do Maro). Quente e seco (diferente do resto do territrio portugus), devido fraca precipitao.
EDIA,S.A.

Clima

Barragem do Alqueva

Flora Subsolo Sector agrcola (actividades agrcolas predominantes) Sector industrial (principais actividades industriais) N de empresas exportadoras (2009) Grandes projectos a nvel regional

Sobretudo oliveiras, sobreiros, azinheiras e pinheiros. Cobre, enxofre, mrmore e pirite. Trigo, cevada, aveia e girassol; Criao de sunos, ovinos e espcies equinas. Indstria petroqumica, componentes auto e componentes electrnicos, indstria de mrmores, vitivinicultura, agro-alimentares (carnes e azeites). 819 (4,6% do total) Barragem do Alqueva - maior barragem de Portugal e da Europa, situada no rio Guadiana, no Alentejo interior, perto da fronteira espanhola. Porto de Sines plataforma de conectividade porturia e industrial, de servios de logstica internacional e de energia; Aeroporto de Beja.

Principais Indicadores Econmicos


Unidade Produto interno bruto (PIB) (a) PIB per capita (a) Emprego Produtividade (VAB/Emprego) Exportaes de bens Importaes de bens
Notas: (a) Preos correntes

2005 10.326 13,5 344 25,9 2.450 2.606

2006 10.911 14,3 346 27,1 2.630 2.362

2007 11.294 14,8 343 28,4 2.421 2.237

2008 11.388 15,0 333 29,7 2.266 2.146

2009 11.092 14,7 329 29,8 1.680 1.668

Milhes Milhares Milhares indivduos Milhares Milhes Milhes

Fonte: INE Instituto Nacional de Estatstica Anurios Estatsticos Regionais

46

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011)

Algarve
O Algarve a regio mais meridional de Portugal Continental e conhecido como um dos principais destinos tursticos de Portugal, com uma oferta diversificada e de qualidade. Neste contexto, o sector dos servios (representa 83,5% do VAB e absorve 72,6 % do total da populao empregada) domina a economia da regio, com o turismo, a assumir-se como a componente estratgica da economia do Algarve.

Em 2010 o Algarve registou 13,2 milhes de dormidas totais (+2,6% do que em 2009) e foi a regio que em todo o pas gerou maiores proveitos totais - receitas no valor de 546 milhes de euros .Em 2010 chegaram ao Aeroporto de Faro, 5,3 milhes de passageiros (+5,7% do que em 2009). O relevo deste sub-sector tambm contribui para que esta regio, tanto em termos de PIB per capita (ndice 108,1) como de produtividade aparente do trabalho (32,6 milhares ), registe valores acima da mdia nacional.

Dados Gerais
rea Populao mdia residente (2010) Capital Municpios (16) 4.996 km (5,4% do Continente) 437,9 milhares habitantes Faro Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loul, Monchique, Olho, Portimo, S. Brs de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo Antnio. Plancie no litoral; relevo mais para o interior. O ponto mais alto situa-se na Serra de Monchique. Guadiana, que faz fronteira com Espanha.
Jos Manuel

Caractersticas geomorfolgicas

Rios principais

Praia de Lagos

Flora Sector agrcola (actividades predominantes) Sector industrial (principais actividades) N de empresas exportadoras (2009) Servios

Tipicamente caracterizada pelas amendoeiras, as figueiras da ndia, a flor de cardo, as flores de rosmaninho, as azinheiras, os sobreiros, as oliveiras e as alfarrobeiras. Milho e trigo. Os produtos agrcolas tradicionais, dignos de nota, so os frutos secos (figos, amndoas e alfarrobas), aguardente de medronho e cortia. Na pecuria predomina o gado asinino. Aquacultura, floresta (cortia e alfarroba), mrmores e brechas, cermica decorativa, artigos em cobre e madeira, agro-alimentares (produtos biolgicos), indstria pesqueira (conservas). 244 (1,4% do total) Turismo. A regio dispe de belssimas praias e paisagens naturais.

Principais Indicadores Econmicos


Unidade Produto interno bruto (PIB) (a) PIB per capita (a) Emprego Produtividade (VAB/Emprego) Exportaes de bens Importaes de bens
Notas: (a) Preos correntes

2005 6.741 16,3 194 30,0 108 246

2006 7.094 16,9 202 30,2 136 306

2007 7.534 17,8 202 32,1 135 336

2008 7.633 17,8 203 32,6 135 322

2009 7.380 17,1 200 32,6 88 214

Milhes Milhares Milhares indivduos Milhares Milhes Milhes

Fonte: INE Instituto Nacional de Estatstica Anurios Estatsticos Regionais

47

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011)

Aores
Regio Autnoma dos Aores considerada a fronteira ocidental da Unio Europeia. Com o PIB a atingir os 3,7 mil milhes de euros (+50% face a 2000, em termos nominais) e um PIB per capita prximo da mdia nacional, os Aores detm a maior percentagem de jovens entre 15-24 anos (14,4%) e a mais baixa de idosos (12,5%) a nvel nacional. Apesar da reduzida dimenso da sua economia (2,2% do VAB nacional), apresentam um ndice de produtividade (29,2 milhares euros) superior mdia do pas (24,1).

Numa ptica de diversificao do sector agrcola so hoje a 2 maior regio europeia na produo de prteas para exportao, planta ornamental cultivada em sete ilhas do arquiplago. Est repleto de belezas naturais que o tornam muito vocacionado para a actividade turstica (mais de um milho de dormidas em 2010, sendo 51% estrangeiros), considerada estratgica para o desenvolvimento da regio. O sector dos servios representa 72% do VAB e 65% do emprego da regio.

Dados Gerais
rea Populao mdia residente (2010) Capital Outras cidades importantes Composio do arquiplago 2.322 km2 245,9 milhares habitantes Ponta Delgada Horta e Angra do Herosmo Nove ilhas e alguns ilhus inabitados (as Formigas). Ilhas do Grupo Oriental: Sta. Maria e S. Miguel. Grupo Central: Terceira, Graciosa, S. Jorge, Pico e Faial. Grupo Ocidental: Flores e Corvo.
Associao de Turismo dos Aores

Ilha do Pico

Caractersticas geomorfolgicas Flora

Origem vulcnica, excepto Sta. Maria. Ainda se mantm o vulcanismo activo na ilha de S. Miguel. Composta por cerca de 56 espcies indgenas, a vegetao endmica dos Aores uma das mais interessantes da Europa. Destaca-se o cedro-do-mato, o azevinho, o folhado, as tpicas queir e urze, etc. Aves migratrias, co de fila de S. Miguel e espcies pisccolas com interesse para a pesca desportiva. Milho, batata-doce, trigo e inhame. Criao de gado. Actividade piscatria (com destaque para a pesca de tundeos) e a tradicional pesca baleia. Para alm das indstrias ligadas aos sectores agrcola (destacando-se os lacticnios e derivados) e pesca, existem algumas outras pequenas indstrias transformadoras. 79 Turismo

Fauna Sector agrcola e pesqueiro (principais actividades) Sector industrial (principais actividades) N de empresas exportadoras (2009) Servios

Principais Indicadores Econmicos


Unidade Produto interno bruto (PIB) (a) PIB per capita (a) Emprego Produtividade (VAB/Emprego) Exportaes de bens Importaes de bens Milhes Milhares Milhares indivduos Milhares Milhes Milhes 2005 3.234 13,4 105 26,5 43 96 2006 3.388 14,0 108 27,1 35 90 2007 3.547 14,6 107 28,5 44 108 2008 3.703 15,2 111 28,9 63 104 2009 3.706 15,1 112 29,2 84 125

Fonte: INE Instituto Nacional de Estatstica Anurios Estatsticos Regionais Notas: (a) Preos correntes

48

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011)

Madeira
A economia da Regio Autnoma da Madeira assenta fundamentalmente no sector tercirio, constituindo o turismo a maior fonte de receitas. No sector agrcola importa destacar a produo de banana para consumo regional e nacional, as flores e o conhecido Vinho da Madeira. No sector industrial, que contribui com cerca de 10% para o PIB regional, coexistem actividades de carcter artesanal viradas para a exportao como os bordados, tapearias e artigos de vime, com outras, sobretudo orientadas para o mercado regional como as moagens, produtos

de panificao e pastelaria, lacticnios, cerveja, tabaco e vinho. Nos ltimos anos assistiu-se a um desenvolvimento acelerado ao nvel das infra-estruturas, designadamente na rea das acessibilidades, da rede escolar e sade, que se traduz em melhores condies para agentes econmicos e populao em geral. Saliente-se ainda que o dinamismo que a economia regional revela (PIB per capita superior mdia nacional - ndice 131,4) tem permitido a absoro de grande parte da populao activa, factor que contribuiu para uma taxa de desemprego de 7,4%, a 2 mais baixa a seguir aos Aores.

Dados Gerais
rea Populao mdia residente (2010) Capital Situao geogrfica 801 km2 247,6 milhares habitantes Funchal Arquiplago no oceano Atlntico a 978 km a sudoeste de Lisboa e a cerca de 700 km da costa africana. Ilha da Madeira, ilha de Porto Santo, ilhas Desertas e ilhas Selvagens. Estas duas ltimas no so habitadas, constituindo reservas naturais. Origem vulcnica.
Vista da cidade do Funchal
Paulo Magalhes

Composio do arquiplago

Caractersticas geomorfolgicas Flora Sector agrcola (actividades predominantes)

A floresta indgena da Madeira, a Laurissilva, um patrimnio valioso, por ser uma das mais raras florestas do planeta. Existem ainda outras plantas e rvores e, de igual modo, as flores (orqudeas). Nas terras de baixa altitude, junto ao mar: banana, anona, manga, cana-de-acar e maracuj. No nvel intermdio: batata, feijo, trigo, milho e rvores de fruta mediterrnicas (figueira, nespereira). Nas altitudes mais elevadas: pastos, pinhais, e bosques. Na pecuria, salienta-se o gado ovino e caprino e menor presena do bovino. Na pesca recorre-se a mtodos artesanais: atum e peixe-espada. Actividades de carcter artesanal: bordados, tapearia e artigos de vime. Pequenas indstrias orientadas para consumo local: massas alimentcias, lacticnios, produo de cana-de-acar. 192 Turismo

Sector industrial (principais indstrias) N de empresas exportadoras (2009) Servios

Principais Indicadores Econmicos


Unidade Produto interno bruto (PIB) (a) PIB per capita (a) Emprego Produtividade (VAB/Emprego) Exportaes de bens Importaes de bens Milhes Milhares Milhares indivduos Milhares Milhes Milhes 2005 4.433 18,1 117 32,7 32 159 2006 4.942 20,1 117 36,2 38 156 2007 5.044 20,5 117 37,4 44 126 2008 5.287 21,4 119 38,7 68 140 2009 5.134 20,8 119 38,2 60 150

Fonte: INE Instituto Nacional de Estatstica Anurios Estatsticos Regionais Notas: (a) Preos correntes

49

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011)

9. Enquadramento Econmico Regional Portugal e a Unio Europeia


O percurso que Portugal foi fazendo, primeiro na EFTA, entre 1960 e 1985, e depois na Comunidade Europeia, a partir de 1986, foi influenciando naturalmente a sua performance econmica. Enquanto que o efeito EFTA se evidenciou num maior crescimento do comrcio de Portugal com os demais pases membros, o efeito CEE introduziu factos novos, com consequncias particularmente significativas a nvel econmico, como a entrada no mercado nico, a liberalizao do comrcio, a unio aduaneira e monetria e ainda e a abertura com Espanha, que se tornou, em poucos anos, o nosso principal parceiro comercial. Portugal tem ainda fortes laos culturais com os pases que integram a Comunidade de Lngua Portuguesa - CPLP e tem tentado ao longo dos anos transformar esses laos numa maior cooperao poltica e econmica com os vrios pases que a constituem, sendo de destacar pela importncia e peso da actual presena portuguesa, os mercados do Brasil, Angola e Moambique.

A poltica externa de Portugal continuar ainda a pautarse pela manuteno de um relacionamento estreito com os pases do Atlntico Norte, principalmente com os EUA, em grande medida fruto da sua presena na NATO, assim como pelo estreitamento do relacionamento econmico com os principais mercados emergentes como a Rssia, China e ndia.

No seio da Unio Europeia, Portugal pode caracterizarse como uma economia de mdia dimenso, e que nos ltimos anos desenvolveu todos os esforos no sentido da convergncia econmica com os pases da Unio.

Todavia, a crise internacional que se desencadeou em 2007, com impacto a nvel mundial, veio alterar as metas definidas e adiar a possibilidade de uma maior aproximao de Portugal aos pases do espao em que se insere.

Para podermos ter uma viso global da evoluo desse posicionamento nos dois ltimos anos, no contexto da UE e Zona Euro, apresentamos um grfico com um conjunto de variveis em termos econmicos, publicadas pelo Economist Intelligence Unit.

Evoluo de alguns Indicadores Econmicos no Espao Europeu

2010

2011

2010

2011

2010

2011

2010

2011

2010

2011

2010

2011

PIB (Var.)

Desemprego (%)

Inflao (%)

Export. Bens e Serv.(Var.) UE (Novos 12)

Import. Bens e Serv. (Var.) UE27

Saldo Balana Corrente (%PIB)

Portugal

Zona Euro

UE15

Fonte: EIU Viewswire Europe 5 Year Forecast Table (22 Maro 2011); Portugal 5 Year Forecast Table (21 Maro 2011) Notas: Ano 2010 Estimativas; Ano 2011 - Previses; Exportaes e Importaes de Bens e Servios incluem trocas intra-regionais; Zona Euro (13) inclui: Alemanha, ustria, Blgica, Eslovnia, Espanha, Finlndia, Frana, Grcia, Holanda, Irlanda, Itlia, Luxemburgo e Portugal; EU12 inclui Bulgria, Chipre, Estnia, Eslovquia, Eslovnia, Hungria, Letnia, Litunia, Polnia, R. Checa e Romnia (os dados de Malta no esto includos)

50

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011)

PIB per capita

10. Comrcio
Aps um perodo de forte crescimento do comrcio mundial nos ltimos anos, a crise econmica e financeira internacional veio inverter esta tendncia em 2009, assistindo-se, segundo a Organizao Mundial do Comrcio - OMC18 , a uma quebra de 12% nas exportaes e 12,8% nas importaes, em volume, a maior dos ltimos 50 anos.

Em 2010, ainda segundo a mesma fonte, assistiu-se mais forte e rpida recuperao do comrcio mundial, em
Portugal Zona Euro (13) 2010 UE15 2011 UE(N12) UE27

termos anuais desde 1950, com as estimativas a apontar para um crescimento recorde de 14,5% nas exportaes e 13,5%, nas importaes, em volume. Segundo os

Fonte: EIU Viewswire 5 Year Forecast Table (Maro 2011) Notas: PIB per capita a preos correntes; Cmbio USD/ - Ano 2010: 1,33; Ano 2011:1,27

analistas, este crescimento poderia ter sido superior, caso no tivesse havido necessidade, de aplicao de medidas de consolidao oramental de combate ao dfice excessivo

Portugal apresenta um PIB per capita que quase o dobro da mdia dos 12 Estados do Alargamento, mas que pouco mais de metade da mdia da Zona Euro e mesmo da UE27.

que provocaram uma desacelerao do crescimento econmico, nomeadamente na Europa, da subida dos preos do petrleo, que levou ao aumento do custo da energia e finalmente, o desemprego que se manteve em

Quanto aos restantes indicadores, os comportamentos so distintos: a taxa de crescimento do PIB da economia portuguesa, apesar de positiva em 2010 a mais baixa deste conjunto; a taxa de desemprego situa-se acima da mdia da Zona Euro e UE27, em 2010 e ultrapassa os pases do alargamento em 2011; depois de apresentar a mais baixa taxa de inflao deste conjunto em 2010, passa para o patamar oposto no ano seguinte, sendo s ultrapassado pelos Novos 12. No que diz respeito evoluo do crescimento do comrcio de bens e servios, mesmo considerando que nele esto includas as trocas intra-comunitrias, notria uma recuperao a nvel europeu no ano de 2010, incluindo Portugal, embora se estime uma desacelerao da procura externa em 2011. Por ltimo, o saldo da balana corrente no PIB, onde Portugal apresenta o desequilbrio mais acentuado, do conjunto dos pases em anlise.

nveis altos impedindo o crescimento da procura interna nos pases desenvolvidos.

Os pases asiticos foram os que mais contriburam para o bom desempenho do comrcio mundial em 2010, com um crescimento de 23,1% nas exportaes, liderados pela China e Japo (28% no total), enquanto os EUA e a UE27 viram as suas exportaes aumentar mais lentamente (15,4% e 11,4%, respectivamente). As importaes aumentaram 22,1% na China, 14,8% nos EUA, 10% no Japo e 9,2% na UE27.

O comrcio mundial continuar a recuperar nos prximos anos, embora os acontecimentos recentes, como o caso do terramoto no Japo e a instabilidade social nos pases do Mdio Oriente, possam vir a colocar alguma incerteza nas previses de crescimento de 6,5% nas exportaes em 2011.

18 World Trade Statistics

51

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011) O comrcio internacional portugus tambm beneficiou do bom comportamento das economias dos nossos principais parceiros comerciais em 2010, com as exportaes a contribuir com 2,5% para um crescimento global do PIB de 1,4%, aps 2 anos de influncia negativa. Nas importaes de bens e servios, a taxa mdia de crescimento anual em valor, no perodo 2006-2010, foi inferior (1,4%), e o ano de 2006 foi igualmente o que registou a melhor performance no quinqunio (+10,7%). Em 2010 as importaes aumentaram, em termos homlogos, 5,3% em volume (9,2% em valor) e

10.1 Evoluo da balana comercial


A balana comercial portuguesa de bens e servios19 tradicionalmente deficitria. No quinqunio em anlise, as exportaes de bens e servios, em termos nominais, registaram uma taxa mdia de crescimento anual de 2,5%, sendo que, em termos anuais, a maior variao positiva aconteceu no ano de 2006 (+16,4%).

contriburam com 2,1% para o crescimento global da economia. As importaes de bens tambm foram a componente que mais contribuiu para o seu crescimento (5,6% em volume e 10,1% em valor). As importaes de servios aumentaram, em termos homlogos, 3,6% em volume e 5,2% em valor. Da conjugao das duas componentes resultou uma contribuio positiva da procura externa lquida para o crescimento do PIB de 0,5% em 2010.

Em 2010, as exportaes aumentaram em termos homlogos, 8,7% em volume (12,7% em valor), com a componente de bens (73% das exportaes totais) a ser aquela que mais contribuiu para esse crescimento (9,6% em volume, 15,2% em valor). Com as estimativas da OMC a apontarem para a continuao do crescimento da procura a nvel mundial e a recuperao das economias dos nossos principais parceiros comerciais, as exportaes continuaro a ser nos prximos anos o grande impulsionador do crescimento da economia As exportaes de servios, por seu lado, observaram uma taxa de variao real de 6,3% (7,7% em valor).
19 Contas Nacionais - Balana de Pagamentos

portuguesa. Apesar de ser esperado um abrandamento no seu ritmo de crescimento, o Banco de Portugal estima um contributo lquido das exportaes para o PIB em 2011 e 2012 de 2,5% e 1,4%, respectivamente.

Balana Comercial Portuguesa (bens)


2006 Exportaes Importaes Saldo Coef. de cobertura (%)
Unidade: Fonte: Nota:

2007 38.525 57.731 -19.206 66,7%

2008 39.201 62.186 -22.985 63,0%

2009 32.021 49.815 -17.794 64,3%

2010 36.895 54.826 -17.931 67,3%

TMVA 1,54 1,08

35.837 54.243 -18.406 66,1%

Milhes de euros (preos correntes) Banco de Portugal (Balana de Pagamentos) TMVA Taxa mdia de variao anual

Balana Comercial Portuguesa (servios)


2006 Exportaes Importaes Saldo Coef. de cobertura (%)
Unidade: Fonte: Nota:

2007 16.961 10.428 6.533 162,6%

2008 17.865 11.263 6.602 158,6%

2009 16.318 10.333 5.985 157,9%

2010 17.575 10.866 6.709 161,7%

TMVA 5,02 3,27

14.658 9.640 5.018 152,1%

Milhes de euros (preos correntes) Banco de Portugal (Balana de Pagamentos) TMVA Taxa mdia de variao anual

52

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011)

10.2 Principais parceiros comerciais


Os pases da UE continuam a ter um peso bastante significativo enquanto parceiros comerciais de Portugal. Em 2010, este agrupamento representou 74% das exportaes e 76% das importaes portuguesas. Consequentemente, os principais clientes e fornecedores de Portugal so parceiros da UE, destacando-se, no mesmo ano, enquanto clientes, a Espanha (26,6%), a Alemanha (13,0%), a Frana (11,8%) e o Reino Unido (5,5%), e enquanto fornecedores a Espanha (31,1%), a Alemanha (13,9%), a Frana (7,2%) e a Itlia (5,7%). Verifica-se, contudo, uma diminuio gradual do peso da UE nas exportaes (em 2006 representava 78% das exportaes), que j se reflecte na lista dos principais mercados clientes de Portugal, com Angola na 5 posio, os EUA em 8 e o Brasil em 10, em 2010.

fornecedor. Nas importaes de Portugal o peso dos PALOP ainda pouco significativo (1,1% do total), embora tenha quase triplicado face a 2009, devido ao contributo das compras a Angola (subida de 273% em 2010). A quota dos pases NAFTA traduziu-se em 5,2% das exportaes (crescimento de 42% face a 2009) e 2,2% das importaes em 2010. Apesar de terem mantido o 8 lugar no ranking de clientes de Portugal, as vendas para os EUA registaram um aumento de 32% em 2010. Os pases do MAGREBE20 tambm tm aumentado a sua participao no comrcio portugus, principalmente merc da influncia de dois pases: Marrocos no que respeita s exportaes (15 cliente) e Arglia nos dois fluxos (22 cliente e 28 fornecedor devido, neste caso, ao peso das compras de gs natural. Nos ltimos 5 anos, as vendas portuguesas para o MAGREBE registaram uma taxa mdia

A frica Lusfona mantm-se um importante parceiro para Portugal, sendo notrio o aumento do interesse das empresas portuguesas por aqueles mercados. Os PALOP representaram 6,6% do total exportado por Portugal em 2010, o que corresponde a nveis significativos nas importaes desses pases, com especial destaque para Angola (5 cliente), onde Portugal assume a liderana como

de crescimento anual de 25%.

As exportaes para a Amrica Latina, em particular para os pases parceiros e associados do MERCOSUL, tambm tm vindo a subir gradualmente de interesse

20

Marrocos, Arglia, Tunsia, Lbia e Mauritnia

Distribuio Geogrfica do Comrcio Internacional Portugus - Ano 2010 Exportaes


1,7% 1,9% 5,2% 6,6% 10,6% 1,1% 2,2% 2,2% 2,6%

Importaes
16,3%

74,0%

75,6%

UE 27 PALOP

NAFTA MAGREBE (a)

Mercosul (b) Outros

UE 27 Mercosul (a)

NAFTA MAGREBE (b)

PALOP Outros

Fonte: INE Instituto Nacional de Estatstica (1 apuramento) Nota: (a) Inclui: Arglia, Lbia, Marrocos, Mauritnia e Tunsia (b) Inclui membros associados

Fonte: INE Instituto Nacional de Estatstica (1 apuramento) Nota: (a) Inclui membros associados; (b) Inclui: Arglia, Lbia, Marrocos, Mauritnia e Tunsia

53

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011) para Portugal correspondendo j a 1,9% das exportaes globais portuguesas e 2,6% das importaes, com o Brasil a assumir-se como principal parceiro, embora mais representativo enquanto pas de origem das compras portuguesas por fora do peso dos produtos petrolferos. Analisando a evoluo por pases e fazendo uma comparao com a situao poca da adeso de Portugal UE, destacam-se dois aspectos: aumento do peso de Espanha enquanto parceiro comercial de Portugal (de 6,6% para 26,6% enquanto cliente e de 10,9% para 31,1%, enquanto fornecedor) e evoluo no sentido de uma maior diversificao de mercados, principalmente no que diz respeito s vendas ao exterior, surgindo no ranking dos 10 principais clientes de Portugal pases como Angola e Brasil, que no apareciam nesta lista em 1986, para alm dos EUA que se tm mantido naquele grupo. As maiores variaes positivas em valor verificaram-se nas vendas para Espanha, Alemanha, Frana e EUA, que em conjunto representaram 50% da subida global verificada nas exportaes em 2010.

Principais Parceiros Comerciais de Portugal 1986-2010 Clientes - 1986 Clientes - 2010

26,6% 34,1%

3,8% 5,2% 5,5% 11,8%

13,0%

Frana Alemanha R. Unido EUA

Pases Baixos Espanha Outros

Espanha
Alemanha Frana R. Unido

Angola Pases Baixos Outros

Fornecedores - 1986

Fornecedores - 2010
31,1%

33,1%

3,8% 5,2% 5,7% 7,2%


Alemanha Espanha Frana Itlia R. Unido EUA Outros Espanha Alemanha Frana Itlia Pases Baixos R. Unido Outros

13,9%

Fonte: INE Instituto Nacional de Estatstica (1 apuramento)

54

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011)

10.3 Principais produtos transaccionados


Quanto composio por grupos de produtos, nas exportaes nota-se que o seu crescimento presentemente impulsionado mais por novos sectores do que pelos tradicionais, reflectindo os efeitos estruturais do investimento estrangeiro e o dinamismo de sectores com maior incorporao tecnolgica e de maior valor acrescentado.

Repartio por Grupos de Produtos do Comrcio Internacional Portugus 2010

Peles e couros Instrumentos de ptica e preciso Madeira e cortia

Calado

Os principais grupos de produtos exportados, em 2010 foram as Mquinas e Aparelhos, os Veculos e outro Material de Transporte, Metais Comuns, Plsticos e Borracha, Combustveis Minerais e Vesturio, que no conjunto representaram cerca de 55% do total das vendas portuguesas ao exterior. A generalidade dos produtos registou um crescimento em 2010, mas o maior contributo para a evoluo positiva das exportaes foi determinado pelos Combustveis, Veculos, Pasta e Papel e Plsticos e Borracha. As mquinas e aparelhos mecnicos e elctricos (14,9% do total) constituem o grupo mais significativo nas vendas ao exterior, em que empresas modernas e produtos certificados e de tecnologias avanadas tm crescente preponderncia, destacando-se, entre outros, os moldes para a indstria de plsticos e as mquinas e aparelhos elctricos, bem como fios e cabos elctricos, transformadores e os circuitos integrados e microconjuntos electrnicos. Em conjunto, os txteis, o vesturio e o calado (13,7% do total) so as exportaes portuguesas mais relevantes do conjunto dos produtos designados tradicionais, embora apresentem uma clara tendncia de aumento do valor acrescentado, fruto do investimento prosseguido em tecnologia e qualidade e design.

Matrias txteis

Qumicos

Alimentares

Agrcolas

Minerais e minrios

Outros produtos

Pastas celulsicas e papel Vesturio

Combustveis minerais

Plsticos e borracha

Metais comuns Veculos e outro material de transporte Mquinas e aparelhos

Exportaes

Importaes

Fonte: INE Instituto Nacional de Estatstica (1 apuramento)

O grupo da madeira, cortia, pasta de papel e papel foi Seguem-se os veculos e outro material de transporte com 12,4% do total (11,7% no ano anterior), reflectindo a tendncia de retoma na indstria automvel, que se repercutiu nos subsectores subsidirios (componentes e acessrios para veculos). responsvel por 9,2% das exportaes totais, com ligeiro aumento em termos de peso, mas significativo em valor no caso da pasta e papel (+41%), face a 2009. Portugal mantm a liderana no mercado da cortia, com uma quota superior a 60% das exportaes mundiais daquele produto. 55

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011) Nas importaes lideram igualmente as Mquinas e Aparelhos (16,3%), seguindo-se os Combustveis Minerais (14,7%), Veculos e Material de Transporte (14,1%), Produtos Qumicos (10,0%) e Produtos Agrcolas (9,5%), que no conjunto foram responsveis por 65% do total das compras de Portugal ao exterior. e registaram quebras nas exportaes (-15,5% e -10%, respectivamente). No que se refere aos principais parceiros comerciais22 , a UE domina em todas as regies do Continente tanto enquanto destino das exportaes, como enquanto regio de origem das importaes portuguesas.

Mantm-se a dependncia dos produtos energticos. Em 2010, o aumento em valor foi de 29%, acompanhando a subida do preo do petrleo e gs natural, nos mercados internacionais.

Nas exportaes do Algarve, Norte e Alentejo o peso dos pases da UE foi superior a 80% do total.

Nas restantes regies, embora o seu peso tenha sido menor, foi sempre superior a metade do total exportado, excepto no

No que refere balana de produtos industriais transformados por grau de intensidade tecnolgica, refira-se que a alta e a mdia alta tecnologia representaram, em 2010, 38,4% das exportaes portuguesas deste tipo de produtos.

caso da Madeira, onde absorveu apenas 45% do total.

Nas importaes o predomnio da UE superior. Apenas Lisboa e Aores a apresentaram maior diversificao nos mercados de origem das suas compras ao exterior.

10.4 O comrcio internacional21 e as regies


Em 2010 (dados preliminares), o Centro, Norte e Alentejo foram as nicas regies a apresentar balanas comerciais superavitrias (taxa de cobertura de 125,1%, 122,4%, e 108,6% respectivamente).

De entre os pases da UE, Espanha lidera enquanto cliente e fornecedor em todas as regies do Continente, mas com maior representatividade no Algarve. Fora da UE, Angola assume a 1 posio enquanto cliente em todas as regies, excepto nos Aores.

Nos fornecedores fora da UE temos a China em 1 lugar nas regies do Norte, Centro, Alentejo e Algarve, a Nigria em Lisboa, o Brasil na Madeira e a Rssia nos Aores.

Das trs regies que mais contriburam para o comrcio internacional (Norte, Lisboa e Centro), Lisboa registou o maior saldo negativo, com o valor das exportaes a atingir cerca de 1/3 das importaes, justificado pela variedade do comrcio, pela importncia do Porto de Lisboa enquanto receptor de mercadorias importadas e pela grande concentrao de novas tecnologias, caractersticas que contribuem para o maior peso das importaes.

No que se refere aos produtos exportados, a maquinaria e material de transporte lidera nas regies de Lisboa e do Centro, seguindo-se a indstria alimentar em Lisboa e pasta e papel no Centro.

As matrias txteis, calado e maquinaria esto em lugares cimeiros no Norte, minerais e minrios, produtos alimentares e cortia no Alentejo, produtos agrcolas e indstria alimentar no Algarve, pecuria e indstria alimentar nos Aores e Madeira.

Todavia, das trs regies assinaladas foi a que, em 2010, apresentou, em termos homlogos, o maior crescimento das vendas ao exterior (15,9%). A Madeira e os Aores, continuam a manter uma forte dependncia do exterior

21

Valores declarados

22

Dados referentes ao ano de 2009

56

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011)

11. Investimento
Depois de dois anos em queda, mais acentuada no ano de 2009 e no caso dos fluxos de investimento dirigidos ao exterior (sadas) com uma reduo de 43% - nas entradas de IDE os montantes investidos apresentaram uma reduo de 37% em 2009 - a UNCTAD estima uma recuperao dos fluxos mundiais j em 2010. Nesse ano, as entradas de IDE devero ter atingido os 1.200 mil milhes de USD, prevendo-se para os dois anos seguintes, valores a rondar os 1.300 - 1.500 mil milhes em 2011 e 1.600 - 2.000 mil milhes em 2012, embora se mantenha algum risco de incerteza dada a ainda frgil recuperao da economia mundial.

Em 2010, o investimento directo estrangeiro (IDE) registou um crescimento de quase 10%, em termos brutos, depois de se ter observado uma queda de 9,3% no ano anterior, acompanhando assim a tendncia de recuperao a nvel mundial nos fluxos de IDE (crescimento estimado de cerca de 8%). O investimento directo portugus no estrangeiro (IDPE) voltou a contrair-se (-25,7%), embora menos do que em 2009 (-31,7%).

11.1 Evoluo do investimento directo estrangeiro em Portugal


O investimento directo estrangeiro (IDE) em Portugal no quinqunio em anlise situou-se entre os 32 e os 35 mil milhes de euros em termos brutos, com 2006 a absorver a maior fatia no perodo.

Os lderes da recuperao dos fluxos do investimento mundial so as economias em transio (Europa de Leste e CIS) e em desenvolvimento, que atraram metade do IDE global e investiram cerca de do total das sadas de IDE.

Em termos lquidos, 2006 foi igualmente o ano em que se atingiu o valor mais alto do quinqunio (mais de 8,5 mil

Em Portugal, em valores acumulados, Espanha e Alemanha lideram, com o primeiro a concentrar os seus investimentos na rea financeira e o segundo no sector industrial, nomeadamente o sector automvel e componentes e mquinas e equipamentos mas, nos ltimos anos, tem existido um esforo de diversificao dos mercados de origem, como o caso de Angola (Sonangol), do Brasil (Embraer) e mesmo dos EUA (Cisco e Microsoft), pases onde j existem importantes investimentos de empresas portuguesas. Tambm ao nvel dos sectores de aposta se tm observado alteraes nos fluxos do investimento internacional. Indstrias como a elctrica e electrnica, mquinas e equipamentos, qumica e componentes para o sector automvel tm vindo a demonstrar menor capacidade de captao de investimento estrangeiro, ao contrrio de reas como a energia, os servios em geral e, nomeadamente, as TIC e I&D. Com estas novas opes surgem igualmente mudanas na estrutura e impacto dos mesmos: so projectos de menor dimenso e geradores de poucos postos de trabalho.

milhes de euros), que os anos seguintes no confirmaram.

No que respeita ao stock de IDE, em 2010 atingia os 82,5 mil milhes de euros e um crescimento de 3,6% face ao ano anterior.

Evoluo do Investimento Directo Estrangeiro em Portugal

2006

2007

2008

2009

2010

Investimento bruto

Investimento lquido

Fonte: Banco de Portugal, Fevereiro de 2011 Unidade: Milhes de Euros

57

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011)

11.1.1 Principais pases investidores


A UE mantm-se como principal origem de capital estrangeiro, com 86,6% do total do IDE bruto em 2010.

Investimento Directo Estrangeiro em Portugal por Sectores - 2010


1,0% 1,2% 3,1% 5,6% 0,6% 6,6% 39,3%

Nos ltimos anos, os cinco principais investidores foram, a Alemanha, Frana, Reino Unido, Espanha, e Pases Baixos, alternando posies entre si.

18,2%

Em 2010 representaram, em conjunto, 72,7% do total de IDE bruto. Fora da UE surgem o Brasil (5,5%) e a Sua (5,2%), na 7 e 8 posies do ranking, respectivamente.
Comrcio por grosso e a retalho

24,4%
Actividades de consultoria, cintificas e tcnicas Actividades imobilirias Construo Electricidade, gs, gua Outros
Notas: (a) Investimento bruto

Investimento Directo Estrangeiro em Portugal por Pases de Origem - 2010


1,8% 2,4% 5,2% 5,5% 7,0% 18,3% 5,4%

Indstria transformadora Actividades financeiras e de Seguros Actividades de informao e comunicao


Fonte: Banco de Portugal (Fevereiro 2011);

11.1.3 Projectos recentes de investimento em Portugal


Nos ltimos anos, os sectores mais procurados pelos

10,3% 13,8%

16,7% 13,6%

investidores estrangeiros, tm sido: o automvel e componentes, o energtico, a biotecnologia, o sector elctrico e a electrnica, o qumico, as tecnologias de

Alemanha Frana Reino Unido Espanha

Pases Baixos Luxemburgo Brasil Sua

Blgica Irlanda Outros

informao e comunicao (TIC) e o turismo. Ao nvel dos projectos de investimento mais recentes e de maior impacto na economia portuguesa, importa destacar, os seguintes:

Fonte: Banco de Portugal (Fevereiro 2011);

Notas: (a) Investimento bruto

A fbrica de Palmela da Auto-Europa, mantm-se na liderana do sector automvel nacional. A entrada no

11.1.2 Principais sectores


Na distribuio por sectores, o Comrcio e a Indstria Transformadora so as principais actividades econmicas alvo do investimento directo estrangeiro tendo contribudo com 63,7% para o crescimento global do IDE bruto. Com menor representatividade surgem as Actividades financeiras e de seguros e de informao e comunicao, com 18,2% e 5,6%, respectivamente.

mercado chins do modelo Sharan e o aumento das encomendas por parte da Volkswagen fizeram com que tivesse que aumentar a sua produo de veculos em 2011, de 120.000 para 130.000 unidades e contratar mais 300 trabalhadores temporrios. Em 2010 saram da linha de produo da fbrica de Palmela 101.284 veculos Sharan, Alhambra, Eos e Scirocco.

Outro projecto de significativo impacto na economia nacional e de forte componente tecnolgica o da 58

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011) Embraer, o terceiro maior construtor mundial de avies e lder mundial na fabricao de jactos comerciais at 120 lugares, com um investimento de cerca de 148 milhes de euros na construo de duas fbricas (fabrico de estruturas metlicas e de materiais compsitos) em Portugal, num perodo de 6 anos, que iro gerar cerca de 450 empregos directos, na cidade de vora (Alentejo). Foi j iniciada a construo da unidade de materiais compsitos, com concluso prevista para finais de 2011, e incio da produo em 2013. Portugal j o maior centro de operaes da norte-americana CISCO na Europa. Com um investimento global de mais de 50 milhes de euros, a multinacional Cisco Systems j instalou em Portugal cinco centros de operaes: Hrcules, Liberty, Inside Sale Super Center, o Centro de Recrutamento e mais recentemente, um novo centro de operaes de suporte de vendas, no seu complexo em Oeiras. A Nokia Siemens tem cinco centros de Pesquisa & Desenvolvimento em Portugal, com 1.500 engenheiros altamente qualificados, estando prevista a contratao de mais de 100 engenheiros pela Nokia Systems Networks, para responder ao aumento da procura dos servios prestados pela empresa que inaugurou no incio de 2010 o Global Network Solutions (GNSC) Center em Lisboa. A Greencyber investe mais de 92 milhes de euros na maior fbrica de biodiesel em Portugal, localizada em Sines. Esta unidade, que dever comear a produzir em 2012, ter uma capacidade de produo de 250 mil ton./ano e ir criar 52 postos de trabalho directos.

A Renault aumentou a produo de componentes mecnicos na fbrica de C.A.C.I.A. em Aveiro (um investimento a rondar os 28,8 milhes de euros), situao que levou criao de mais 100 postos de trabalho. Em 2010 o volume de negcios gerado dever ter atingido os 230 milhes de euros, o que significou um aumento de cerca de 19% face ao ano anterior.

Ainda no mbito da aliana Renault-Nissan, a Nissan investe 156 milhes de euros na construo da fbrica que ir produzir 50 mil baterias avanadas de ies de ltio/ano no complexo de C.A.C.I.A., suficiente para satisfazer 25% das necessidades do mercado europeu de veculos elctricos, com incio de produo agendado para 2012, estando prevista a criao de 200 postos de trabalho directos. Tambm a unidade portuguesa da COFICAB, multinacional especializada em fios e cabos para o ramo automvel, sedeada na Guarda, vai desenvolver uma nova tecnologia para cabos destinados a carros elctricos, num investimento global de 6 milhes de euros. A Iberdrola, uma das 4 maiores empresas mundiais a operar no sector energtico, vai construir em Portugal o Complexo Hidroelctrico do Alto Tmega, o maior projecto hdrico dos ltimos 25 anos na Pennsula Ibrica, que consiste na explorao, durante 65 anos, das barragens de Gouves, Padroselos, Alto Tmega e Daives e vai contribuir para o desenvolvimento hidroelctrico da Bacia do Douro prevendo-se a criao de 3.500 postos de trabalho directos e 10.000 indirectos.

O Grupo IKEA vai continuar a apostar fortemente no mercado portugus, com um projecto multifases, que se estende at 2015, estando previsto um investimento global de mais de 660 milhes de euros. O projecto IKEA em Portugal inclui a instalao de unidades industriais para produo de madeira e derivados, cuja produo ser destinada a exportao para a Europa e EUA, a construo de novas lojas IKEA, para alm das j existentes em Alfragide, Matosinhos e Loures, e a abertura de centros comerciais Inter IKEA Centre Group.

O grupo francs Leroy Merlin, especializado em bricolage, construo, decorao e jardim prev investir 150 milhes de euros em Portugal, at 2013, na abertura de lojas de grande dimenso, a um ritmo de uma por cada ano. A estratgia da empresa em Portugal j reflecte a criao de cerca de 1.300 novos postos de trabalho.

Na rea do turismo destaque para o recente investimento de 82 milhes de euros no complexo turstico Martinhal 59

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011) Resort na Costa Vicentina (Algarve), dos empresrios Chitra e Roman Stern (suo), criadores das marcas Luxury Family Hotels e Alias Hotels.

Evoluo do Investimento Directo Portugus no Estrangeiro

Finalmente, refiram-se alguns exemplos de empresas que encontraram em Portugal um lugar muito atractivo para investir em centros de servios partilhados. Esses exemplos so a Microsoft, a Siemens, a IBM, a Fujitsu, o Santander e a Solvay. Esta escolha foi devida a vrios factores, entre os quais se salientam os seguintes: fortes qualificaes no conhecimento de lnguas em todas as cidades-chave em Portugal; fortes qualificaes da fora de trabalho em finanas e tecnologias de informao; razoveis custos laborais; instalaes cosmopolitas em tempos livre e cultura; clima agradvel (Primavera quase todo o ano).
2006 2007 2008 2009 2010

Investimento bruto
Fonte: Banco de Portugal, Fevereiro de 2011 Unidade: Milhes de Euros

Investimento lquido

11.2.1 Principais pases de destino


Fazendo uma anlise da evoluo verificada no ltimo quinqunio, notria a diversificao de mercados de destino do IDPE nacional. Assim, se em 2004 se registava um claro domnio de trs pases comunitrios, Dinamarca, Holanda e Espanha, nos anos seguintes outros fora deste espao viram a sua representatividade aumentar, como o caso do Brasil, alguns pases da Europa de Leste (Romnia, Polnia e Hungria) e tambm os EUA. Mais recentemente surgem Angola e Moambique. Deste conjunto importa destacar o caso de Angola que de apenas 1% de quota em 2004 passou para 4% em 2010, o que em valor correspondeu a um aumento de 103 milhes para 227 milhes de euros.

11.2 Evoluo do investimento directo portugus no estrangeiro


O investimento directo portugus no exterior (IDPE), em termos brutos, aumentou substancialmente na dcada de 90, reflectindo o clima econmico global, resultando esse processo num envolvimento crescente das empresas portuguesas nos mercados internacionais. At 2000, os acrscimos de IDPE foram significativos, transformando-se Portugal num exportador lquido de capital, uma inverso do seu papel tradicional.

No quinqunio em anlise, o ano de 2007 foi o que registou maior sada de capital para o exterior, em termos brutos, com valores a rondar os 11 mil milhes de euros.

Em termos lquidos, o IDPE tem seguido uma trajectria varivel, com 2006 a apresentar o valor mais volumoso (quase 6 mil milhes de euros) e 2010 a ser o nico ano do quinqunio em que o valor foi negativo.

De referir, ainda, que o stock de IDPE ascendia a 48,1 mil milhes de euros no final de 2010, o que representou um crescimento de 1,2% face ao acumulado no final de 2009. 60

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011)

Investimento Directo de Portugal no Estrangeiro por Pases de Destino - 2010

11.2.3 Projectos recentes de internacionalizao das empresas portuguesas


Nas ltimas duas dcadas assistiu-se internacionalizao de um nmero significativo de empresas portuguesas,

19,7%

22,0%

1,5% 1,8% 2,3% 3,2% 3,8% 3,9% 16,1% 14,4%


Luxemburgo Espanha Pases Baixos Brasil Angola Polnia EUA RU
Nota: (a) Investimento bruto

com experincias bem sucedidas em grandes projectos internacionais. Este importante passo na consolidao de uma presena fsica em mercados externos, catapultou Portugal para uma posio assinalvel entre os pases exportadores de capitais. Este processo de internacionalizao pode caracterizar-se
Romnia Frana Outros

11,3%

como um processo sustentado (particularmente desde a adeso de Portugal UE), marcado pela proliferao de actores (grandes empresas e PME) e pela diversificao progressiva de mercados, estando as empresas portuguesas

Fonte: Banco de Portugal (Fevereiro 2011);

presentes em quase todo o mundo. Depois de uma primeira fase de domnio das grandes empresas, as PME adquiriram

11.2.2 Principais sectores


Por sector de actividade, as Actividades financeiras e de seguros (representam mais de metade das sadas de capital portugus para o estrangeiro), seguidas das Actividades de consultoria e do Comrcio tm sido as reas preferenciais de aposta dos empresrios portugueses no exterior.

um papel de protagonismo, ajustando-se assim mais ao perfil empresarial de Portugal, e os destinos foram igualmente alargados originando uma maior diversificao geogrfica dos investimentos, com a escolha de novos mercados, mais distantes e de maior complexidade na abordagem.

No conjunto das grandes empresas portuguesas importa destacar as seguintes: Grupo EDP; Grupo Cimpor; Galp

Investimento Directo de Portugal no Estrangeiro por Sectores - 2010


0,7% 0,8% 5,7% 6,6% 8,6% 0,5% 5,8%

Energia; Grupo Sonae; Grupo Amorim; Banca em geral; PT; as principais empresas de construo civil e obras pblicas (Mota Engil, Teixeira Duarte, Soares da Costa, etc.); Grupo Efacec; Grupo Pestana; Grupo Visabeira; Grupo Sogrape; Portucel/Soporcel; Iberomoldes; Simoldes; Martifer.

So vrios os sectores escolhidos pela empresas portuguesas que decidiram apostar numa estratgia de internacionalizao,

12,0%

59,3%

mas h uns que pela sua dimenso, reconhecimento, knowhow e impacto do investimento nos mercados de destino, vale a pena salientar. So eles, o sector imobilirio, a construo

Actividades financeiras e seguros Actividades de consultoria, cintificas e tcnicas Comrcio por grosso e a retalho Construo
Fonte: Banco de Portugal (Fevereiro 2011);

Indstria transformadora Electricidade, gs, gua Actividades de informao e comunicao Actividades imobilirias Outros
Nota: (a) Investimento bruto

civil e obras pblicas, as telecomunicaes, os cimentos, o sector energtico e o turismo.

No sector das telecomunicaes a PT - Portugal Telecom assume-se como a entidade portuguesa com maior 61

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011) projeco nacional e internacional e dispe de um portfolio de negcios diversificado em que a qualidade e inovao constituem aspectos determinantes, estando ao nvel das mais avanadas empresas internacionais do sector. A actividade da empresa abarca todos os segmentos do sector das telecomunicaes: negcio fixo, mvel, multimdia, dados e solues empresariais. A sua presena internacional estende-se a pases como Cabo Verde, Moambique, Timor, Angola, Qunia, China, Brasil, S. Tom e Prncipe e Nambia. Mas no sector energtico e principalmente na rea das energias renovveis que tem havido maior dinmica de internacionalizao das empresas portuguesas ligadas a esta rea nos ltimos anos, com o objectivo no s de tomar posies no mercado energtico internacional, mas fundamentalmente para aumentar a capacidade instalada de produo de energia com recurso a fontes limpas. Podemos destacar os casos da EDP Renovveis e Martifer Solar. Na rea da construo civil e obras pblicas so muitos os casos de sucesso de empresas portuguesas deste sector, que sozinhas, ou integradas em consrcios tm vindo a ganhar importantes projectos nesta rea, onde a diversificao de mercados tambm um dado adquirido. No sendo possvel referir todos, dado o nmero considervel de concursos internacionais ganhos por empresas portuguesas nos ltimos anos, envolvendo valores significativos, evita-se o risco de uma seleco que deixe de fora casos emblemticos, quer pelas caractersticas que os projectos revestem, quer pelos mercados de actuao. Importa, no entanto, voltar a destacar dois factos relevantes: o volume de negcios internacional atingiu, s em 2009, um valor superior a 3 mil milhes de euros, e as trs maiores empresas do sector, Mota & Engil, Teixeira Duarte e Soares da Costa, integram a lista das 100 maiores construtoras europeias. A EDP Renovveis lder mundial no sector das energias renovveis e o 4 maior produtor de energia elica do mundo. Com Sede em Portugal e escritrios em Espanha (Madrid), opera ainda em mais 9 pases: Frana, Blgica, Polnia, Romnia, Reino Unido, Itlia, EUA, Canad e Brasil. Em 2010, tinham j uma potncia elica instalada de 6,7 GW, que produziu 14,4 TWh de electricidade 100% limpa e suficiente para abastecer 1,8 milhes de lares num ano. A Martifer Solar est j em 10 pases: na Europa (Blgica, Espanha, Frana, Grcia, R.Unido, Itlia (onde se coloca entre as maiores empresas de instalao solar fotovoltaica no pas transalpino); na Europa de Leste (R. Checa e Eslovquia) e ainda, nos EUA a desenvolver parques elicos no Sul do Texas (a meta atingir os 800 megawatts em 2012), e em Cabo Verde nas ilhas do Sal e Santiago com as duas maiores centrais fotovoltaicas do continente africano. A Galp Energia que, graas s incessantes descobertas de petrleo no litoral brasileiro pelo consrcio em que est integrada formado pela Petrobrs e pela BG Group ir ter ganhos mais significativos a mdio prazo. O consrcio explora as guas profundas da Bacia de Santos e recentemente anunciou a descoberta de uma quantidade relevante de petrleo no bloco BM-S-11. No poo Iara detido em 10% pela Galp foi identificado um potencial entre trs e quatro mil milhes de barris de petrleo e gs natural, acima do esperado. (China) assim como os relativos ao aumento de capacidade no Brasil (Cezarina, Cajati e Joo Pessoa).

Na rea dos cimentos, a CIMPOR est presente em vrios mercados internacionais: frica do Sul, Brasil, Cabo Verde, China, Egipto, Espanha, ndia, Marrocos, Moambique, Peru, Tunsia, Turquia, com fbricas de cimento, moagens de cimento, centrais de beto, exploraes de agregados e unidades fabris de argamassas secas. Em termos anuais, o Brasil, Turquia, China, Tunsia e Moambique, em consequncia dos aumentos de vendas e preos, contriburam positivamente para o crescimento do Volume de Negcios da Cimpor, em 2010. De entre os investimentos realizados destacam-se, pelo seu valor, os novos moinhos de cimento em Cezarina (Brasil) e Matola (Moambique), a concluso da fbrica de Zaozhuang

Em 2010 a Efacec obtm novo contrato de 5,3 milhes de euros na rea das Energias Renovveis, na Europa Central

62

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011) (R. Checa), que inclui o fornecimento de equipamento (inversores, transformadores e aparelhagem de mdia tenso) empresa checa NC Services, para uma central fotovoltaica de 1,85 MW, e na Grcia ganha um contrato de fornecimento de equipamento para trs subestaes de Alta Tenso de 150 kV, para a empresa grega Public Power Corporation SA (PPC), no valor de 11,2 milhes de euros. O Grupo Portucel/Soporcel vai investir 2,3 mil milhes de euros em Moambique, at 2025, na construo de uma fbrica de pasta de papel, no seguimento do direito de uso e aproveitamento de terra destinada a silvicultura na provncia da Zambzia, que lhe foi atribudo pelo governo moambicano, e que tornar Moambique num dos maiores fornecedores africanos de pasta de papel. Na rea das infra-estruturas tursticas so igualmente muitos os exemplos a referir, com empresas portuguesas a realizar investimentos em vrios pases. S no Brasil, o pipeline de investimentos tursticos portugueses est em franca expanso: para alm do Grupo Pestana e Vila Gal, empresas portuguesas como o Grupo Esprito Santo, Dorisol, Osis Atlntico, Joo Vaz Guedes, Reta Atlntico, Grupo Enotel, entre outros, tm projectos de investimento em curso. O Grupo Pestana, um dos maiores players do turismo portugus e uma das TOP 100 cadeias hoteleiras do mundo tem presena consolidada em 9 pases: Brasil, Argentina, So Tom e Prncipe, Moambique, frica do Sul, Cabo Verde, Venezuela, Reino Unido e Alemanha. Para 20122013 esto programados novos investimentos nos EUA (Miami), Uruguai (Montevideu) e Marrocos (Casablanca). Para alm dos hotis o Grupo Pestana gere ainda a rede das Pousadas de Portugal com projectos de desenvolvimento e de novas unidades no estrangeiro a somar que se encontra situada no Convento do Carmo na Bahia (Brasil). O Grupo Vila Gal, igualmente um dos principais grupos hoteleiros nacionais e que integra o ranking das 250 empresas hoteleiras mundiais, soma s 17 unidades em territrio nacional, 6 unidades no Brasil, com um total de 11.918 camas. 63 Em sectores no tradicionais ou de tecnologia de ponta destacam-se algumas empresas portuguesas com forte crescimento internacional, tais como WeDo Technologies (escritrios no Brasil, Austrlia, Chile, Egipto, Frana, Irlanda, Malsia, Mxico, Panam, Polnia, Espanha, Singapura e Reino Unido), Primavera Software (escritrios em Espanha, Brasil, Angola, Moambique, So Tom e Prncipe, Cabo Verde e Guin-Bissau), Mobicomp (subsidiria da multinacional Microsoft), Critical Software (escritrios nos EUA, R.Unido, Romnia, Moambique e Brasil), Altitude Software (escritrios em mais de 15 pases) e a Alert Life Sciences Computing que se dedica ao desenvolvimento, distribuio e implementao do software de sade ALERT, concebido para criar ambientes clnicos sem papel, que j se encontra disponvel em unidades hospitalares espalhadas por vrios pases do mundo. Para alm dos exemplos referidos, tambm possvel destacar projectos de internacionalizao bem sucedidos por parte de PME portuguesas, como a Kyaia (Fly London), Silva & Fontela (Pablo Fuster); Armando Silva (Gino Bianchi e Yucca) e Calzeus (Swear) (calado); Cin e Euronavy (tintas); Sumol-Compal (alimentar); Impetus (Throttleman), Lanidor Dielmar, Diniz & Cruz (vesturio); Coelima e Lameirinho (txteis lar); Renova (papel para uso domstico); Parfois e Lune Bleu (acessrios de moda); Dot One (marketing e publicidade).

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011)

12. Turismo
Depois de dois anos em que o sector do turismo enfrentou uma srie de obstculos (crise econmica e financeira mundial, volatilidade do preo do petrleo, perturbaes climticas, pandemia - Gripe H1N1), que provocaram uma contraco nos fluxos tursticos mundiais (-4% em 2009), podendo mesmo ser considerado um dos perodos mais difceis da sua histria recente, em 2010 o sector voltou a recuperar, mais depressa do que era esperado. Segundo a Organizao Mundial do Turismo, as chegadas de turistas aumentaram 6,7%, com os mercados emergentes a serem os motores dessa recuperao (+8%). Para este crescimento tambm contriburam alguns mega-eventos realizados ao longo do ano de 2010, nomeadamente os Jogos Olmpicos de Inverno no Canad, a Exposio Mundial em Xangai, o Campeonato do Mundo de Futebol na frica do Sul e os Jogos da Commonwealth na ndia, capazes de atrair visitantes e contribuir para a promoo dos pases anfitries, enquanto destinos tursticos. No estudo Tourism 2020 Vision, publicado pela mesma entidade, prev-se que o crescimento mdio anual nos primeiros vinte anos deste novo milnio ser de 4,1% e que o nmero de entradas de turistas em 2020 dever atingir os 1,6 mil milhes, sendo que 1,2 mil milhes correspondero a deslocaes intra-regionais e 378 milhes a viajantes de longo-curso. A Europa (717 milhes de turistas), sia e No que se refere s receitas tursticas, as estimativas apontam igualmente para um crescimento, embora inferior ao das chegadas de turistas, tendncia que tpica em fases de recuperao, em que aumenta a concorrncia entre operadores, esmagam-se os preos para captar mais clientes e em que estes escolhem destinos mais prximos do pas de residncia e perodos de frias mais curtos. Segundo o World Travel and Tourism Council WTTC, em 2011 a actividade turstica (directa e indirecta) dever representar 9,1% do PIB, 8,8% do emprego, 5,8% das exportaes e 4,5% do investimento mundial. Pacfico (397 milhes) e as Amricas (282 milhes) sero as trs maiores regies receptoras de turistas. De acordo com o WTTC o sector do turismo ter contribudo, em 2010, com 8,7 mil milhes de euros para a economia portuguesa, ou seja, aproximadamente 5% do PIB nacional, em termos directos. No mesmo ano, criou 328 mil postos de trabalho, o que correspondeu a 6,6% do total do emprego directo. Para 2011, as previses apontam para que o sector turstico represente 5,3% do PIB, 7% do emprego, 18,6% das receitas e 10,5% do investimento total. Para alm do contributo positivo para a balana de pagamentos, este sector um dos mais importantes da As projeces apontam para a manuteno da tendncia de crescimento do sector do turismo a nvel mundial em 2011, embora a um ritmo mais lento, ou seja, entre 4% e 5%. Na regio da Europa o aumento dever situar-se entre os 2% e 4%, com os principais destinos tursticos, como a Frana e Espanha, a poderem apresentar maior margem de crescimento. economia portuguesa, no s em termos de contributo lquido para o PIB nacional tanto directo como indirecto, mas sobretudo no que diz respeito sua importncia estratgica traduzida nas receitas que proporciona, na mode-obra que ocupa e no efeito multiplicador que induz em vrias reas, contribuindo positivamente para o reforo da imagem de Portugal no exterior. 64

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011) O nosso pas apresenta vantagens comparativas a vrios nveis: clima, segurana, proximidade costa, qualidade das praias, campos de golfe de reconhecida qualidade internacional, oferta diversificada (paisagstica, casinos, marinas, cultura, tradio, gastronomia) e boas ligaes areas, regulares, charter e low-cost internacionais. So inmeros os locais a visitar em Portugal, sem esquecer que na lista do Patrimnio Mundial da UNESCO se encontram os centros histricos do Porto, Angra do Herosmo, Guimares, vora e Sintra, bem como monumentos em Lisboa, Alcobaa, Batalha e Tomar, as gravuras paleolticas de Foz Ca, a floresta laurissilva na Ilha da Madeira e as paisagens vitivincolas do Rio Douro e da Ilha do Pico no arquiplago dos Aores.
2006 2007 2008 2009 2010P

Dormidasa b

Depois do 2 lugar obtido pelos Aores, numa seleco de 111 ilhas ou arquiplagos, numa iniciativa da National Geografic Traveler, da Ilha do Pico ter sido classificada a 4 melhor ilha do mundo para viver ou ter uma moradia turstica, pela revista Islands, da Madeira aparecer em 6 lugar no conjunto das 10 melhores ilhas europeias pela revista Cond Nast Traveller, tambm a hotelaria portuguesa tem sido premiada internacionalmente: o Reids Palace da Madeira consta do 25 Top Europe Resorts; o Hotel Britania, unidade de charme dos Hotis Heritage Lisboa um dos Top 10 Best Service e Luxury Mundo e, mais recentemente o Choupana Hills Resort & SPA, situado na Madeira foi distinguido com o The Readers Spa Awards 2011 da Cond Nast Traveller (9 lugar entre os melhores hotis de spa na Europa).

Fonte: INE Instituto Nacional de Estatstica Unidade: milhares Notas: (a) Permanncia de um indivduo num estabelecimento que fornece alojamento por um perodo compreendido entre as 12 horas de um dia e as 12 horas do dia seguinte. (b) Inclui Dormidas nas Estalagens + Hotis Apartamentos + Hotis + Motis + Penses + Pousadas (P) dados provisrios

Receitas

2006
Fontes: Banco de Portugal Unidade: milhes de euros Nota: (P) - Dados provisrios

2007

2008

2009

2010

os EUA a constiturem as nicas excepes no conjunto dos De acordo com os dados do INE, em 2010 a hotelaria registou 23,7 milhes de dormidas de turistas em Portugal, o que correspondeu a uma variao homloga positiva de 2,1%. No grupo dos principais mercados emissores, Reino Unido (-2,2%) e Alemanha (-1,8%) registaram quebras face a 2009, Espanha e Holanda cresceram 3% e 2,8%, respectivamente. As receitas tursticas acompanharam o crescimento das dormidas tendo atingido os 7,6 mil milhes de euros em 2010, ou seja, mais 10% do que no ano anterior. A maior parte dos turistas que visitam Portugal so oriundos da Europa, principalmente da Unio Europeia, com o Brasil e 10 maiores mercados emissores de turistas para o nosso pas. Em 2010, a repartio de dormidas de estrangeiros na hotelaria global colocou o Reino Unido no primeiro lugar com 23,4% do total, seguindo-se a Espanha (13,9%), Alemanha (13,8%); Pases Baixos (7,8%) e Frana (6,9%). Por regies, constata-se que o Algarve, Lisboa e Madeira concentraram 82,7% das dormidas de estrangeiros nos estabelecimentos hoteleiros. O Algarve registou 9,4 milhes de dormidas (+1,8% do que no mesmo perodo de 2009), Lisboa 6 milhes (+169 mil dormidas de estrangeiros) e a Madeira 4,1 milhes de dormidas (-10,4%). 65

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011)

Dormidas de Estrangeiros por Pases de Origem (%)

Reino Unido 2008

Espanha

Alemanha 2009

Pases Baixos

Frana 2010P

Itlia

Brasil

Irlanda

EUA

Blgica

Fontes: INE Instituto Nacional de Estatstica Nota: (P) - Dados provisrios

13. Relaes Internacionais e Regionais


Portugal integra hoje um nmero significativo de organizaes financeiras internacionais, entre as quais assumem particular significado os Bancos Multilaterais de Desenvolvimento (BMD), pelos objectivos que os norteiam, pela dimenso das suas intervenes e consequente impacto nos pases beneficirios, mas tambm pelo poder que alguns deles tm vindo a assumir no contexto internacional.

(BAfD) e do Banco Asitico de Desenvolvimento (BAsD). Data de 1960 a adeso de Portugal s organizaes de Bretton Woods Fundo Monetrio Internacional (FMI) e Banco Internacional de Reconstruo e Desenvolvimento (BIRD), seguida de sucessivas adeses a outras organizaes de carcter universal e regional24, as ltimas das quais se verificaram em 2002, com o Banco e o Fundo Asitico de Desenvolvimento (BAsD e FAsD) e a Coorporao Interamericana de Investimentos (CII), do Grupo BID. No caso particular do Banco Europeu de Investimento (BEI), a adeso de Portugal a este banco decorre,

Estas organizaes deram origem ao aparecimento de outras entidades com vocaes diferenciadas e com diferentes graus de autonomia. O primeiro grupo que se constituiu foi o do Banco Mundial (BM), que integra actualmente 5 organizaes23, sendo que uma no financeira, e que serviu de modelo aos restantes grupos que entretanto se foram constituindo, como o caso do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Banco Africano de Desenvolvimento

automaticamente, da entrada de Portugal para a ento Comunidade Econmica Europeia (CEE), constituindo os estatutos do BEI um anexo ao Tratado de Roma. Portugal ainda membro da Organizao de Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE), da Organizao das Naes Unidas (ONU) e suas agncias especializadas, da
24 Corporao Financeira Internacional (IFC- Grupo BM); Agncia Multilateral

de Garantia do Investimento (MIGA grupo BM); Associao Internacional para o Desenvolvimento (AID grupo BM), Banco Inter-Americano de Desenvolvimento (BID); 23 Banco Internacional para a Reconstruo e Desenvolvimento (BIRD); Associao Fundo de Operaes Especiais (FOE grupo BID); Fundo Multilateral de Investimentos (MIF grupo BID); Banco Africano de Desenvolvimento (BAfD); Fundo Africano de Desenvolvimento (FAfD grupo BAfD), Banco Europeu de Construo e Desenvolvimento (BERD). Internacional de Desenvolvimento (IDA); Corporao Financeira Internacional (IFC); Agncia Multilateral de Garantia de Investimentos (MIGA); Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimento (ICSID).

66

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011) Organizao Mundial do Comrcio (OMC) desde 1995 e da organizao Mundial do Turismo (WTO) desde 1976.

Em diversas organizaes financeiras multilaterais de que membro, Portugal intervm na dupla qualidade de Estado Membro (EM) doador e beneficirio. no caso do Banco Mundial que Portugal obtm o maior retorno do investimento, mas no BID Banco Inter-Americano de Desenvolvimento que se verifica o maior rcio entre a doao e o retorno, em grande medida devido sua reduzida participao financeira.

A nvel regional, Portugal membro da Unio Europeia desde 1 de Janeiro de 1986 e faz parte do Conselho da Europa, da Unio da Europa Ocidental (UEO) e da Agncia Espacial Europeia (AEE). Actualmente a UE composta por 27 membros, sendo que apenas 1725, entre os quais Portugal, adoptaram a moeda nica europeia (Zona Euro) e integram a Unio Econmica e Monetria.

14. Condies Legais de Acesso ao Mercado


O relacionamento comercial de Portugal, assim como dos restantes Estados Membros da UE, efectuado a dois nveis: o realizado no espao comunitrio, designado por trocas intracomunitrias; e o estabelecido com pases terceiros, regido atravs da Poltica Comercial Comum da UE.

goods/free_movement_goods_general_framework/index_ pt.htm), encontram-se isentas de controlo alfandegrio, sem prejuzo, porm, de uma fiscalizao no que respeita qualidade e caractersticas tcnicas.

Deste modo, os operadores econmicos comunitrios podem comprar e vender livremente, em qualquer ponto do espao comunitrio, sem haver lugar ao cumprimento de quaisquer formalidades no momento de passagem da mercadoria numa fronteira interna. A ausncia dos

14.1 Regime de trocas intracomunitrias


As mercadorias com origem na UE ou colocadas em livre prtica no territrio comunitrio (http://europa.eu/
26

controlos alfandegrios no implica, porm, a eliminao de regras relativas ao transporte, segurana, qualidade e especificaes tcnicas dos produtos. Tais regras existem e, na sua generalidade, so impostas pela prpria legislao comunitria j harmonizada, com vista defesa da sade e segurana dos consumidores. A circulao de mercadorias no interior da Unio deve ser acompanhada de todos os documentos usualmente exigidos pelas autoridades nacionais, designadamente: documentos de transporte, factura comercial, certificados de conformidade, de qualidade, sanitrios e fitossanitrios. 67

legislation_summaries/internal_market/single_market_for_

25

Zona Euro17 - Alemanha, ustria, Blgica, Chipre (2008), Eslovquia (2009),

Eslovnia (2007), Espanha, Estnia (2011), Finlndia, Frana, Grcia, Irlanda, Itlia, Luxemburgo, Malta (2008), Pases Baixos e Portugal 26 Mercadorias em livre prtica so aquelas que j cumpriram as formalidades de

importao (incluindo o pagamento de direitos aduaneiros e de outras taxas, quando devidas) num dos Estados-membros, passando a poder circular livremente por todo o espao comunitrio sem haver necessidade de cumprimento de formalidades adicionais.

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011) A fiscalizao poder ser efectuada a qualquer momento e em qualquer local, desde o lugar de expedio dos bens at ao de consumo final. aos direitos que incidem na importao de mercadorias seja qual for a respectiva origem, bem como sobre os regimes aduaneiros existentes. Alm dos direitos aduaneiros, os produtos importados Refira-se ainda que h um conjunto de transaces intracomunitrias27 (valores limiares definidos pelo INE) relativamente s quais as empresas so obrigadas a declarar os respectivos montantes (Declarao Intrastat). esto sujeitos ao pagamento do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) (http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/ apoio_contribuinte/guia_fiscal/iva/), cuja taxa normal em Portugal de 23%, sendo que alguns produtos beneficiam de uma taxa de 13% ou de uma taxa reduzida de 6%.

14.2 Regime geral de importao


Nas Regies Autnomas a Madeira e Aores as taxas A Unio Aduaneira implica, para alm da existncia de um territrio aduaneiro nico, a adopo da mesma legislao neste domnio Cdigo Aduaneiro Comunitrio (http:// europa.eu/legislation_summaries/other/l11010_pt.htm) bem como a aplicao de iguais imposies alfandegrias aos produtos provenientes de pases terceiros Pauta Exterior Comum (PEC)28. Contudo, a Comunidade concede vantagens aduaneiras s mercadorias originrias de determinados pases em desenvolvimento (beneficirios do Sistema de Preferncias Generalizadas SPG), ou de pases com os quais a UE celebrou acordos preferenciais), que se traduzem na aplicao de direitos aduaneiros mais favorveis (ou mesmo iseno) do que os estabelecidos no mbito da OMC, com excepo de produtos mais sensveis em termos dos interesses comunitrios. Refira-se, por ltimo, a existncia de uma Zona Franca da Madeira, legalmente entendida como o enclave territorial em que as mercadorias a existentes so, em regra, consideradas exteriores ao territrio aduaneiro para efeitos de aplicao de direitos aduaneiros, restries quantitativas ou medidas de efeito equivalente. Desde que devidamente autorizadas, podero ser exercidas na zona franca todas as actividades de natureza industrial, comercial ou financeira, embora as primeiras duas confinadas a uma rea delimitada (na medida em que implicam a movimentao fsica de mercadorias), situao que no sucede com os servios off shore, que podem instalar-se em qualquer ponto do territrio do arquiplago, Se o importador pretender beneficiar destes regimes ter que comprovar obrigatoriamente a origem das mercadorias. No caso das importaes provenientes de pases beneficirios do regime SPG, atravs do Certificado de Origem FORM A, nas importaes dos restantes pases atravs do Certificado de Circulao de Mercadorias EUR 1. Os referidos certificados podero ser obtidos junto da Direco-Geral das Alfndegas e Impostos Especiais de Consumo (http:// www.dgaiec.min-financas.pt/pt), entidade competente para prestar informaes relativas classificao dos produtos,
27 28 Disponvel em http://www.ine.pt A PEC baseia-se no Sistema Harmonizado de Designao e Codificao de

sofrem uma ligeira reduo: taxa normal 16%, taxa intermdia 9% e taxa reduzida 4%.

incluindo a cidade do Funchal.

As empresas a operar na Zona Franca da Madeira tm acesso a um conjunto significativo de benefcios de natureza aduaneira, fiscal, financeira e econmica.

Informao mais detalhada sobre as diferentes modalidades de regimes aduaneiros vigentes no espao comunitrio, assim como os documentos de importao necessrios, encontram-se no Anexo 1.

As mercadorias comunitrias ou originrias de pases terceiros introduzidas em qualquer um dos Estadosmembros, devero cumprir as exigncias tcnicas 68

Mercadorias, sendo os direitos de importao na sua maioria ad valorem, calculados sobre o valor CIF das mercadorias.

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011) estabelecidas na legislao comunitria e ser acompanhadas de toda a documentao exigida para a sua comercializao, nomeadamente certificados de conformidade, de qualidade, sanitrios, veterinrios e fitossanitrios.

Com vista proteco da sade e segurana dos consumidores, a Comunidade tem procurado harmonizar(http://europa.eu/legislation_summaries/ consumers/product_labelling_and_packaging/index_pt.htm) as regras da rotulagem, apresentao e publicidade de vrios produtos, nomeadamente alimentares, brinquedos, etc., por forma a minimizar os entraves livre circulao de mercadorias no territrio comunitrio.

Em Portugal a ASAE Autoridade de Segurana Alimentar e Econmica (http://www.asae.pt/) a autoridade administrativa nacional especializada no mbito da segurana alimentar e da fiscalizao econmica. Deste modo, responsvel pela avaliao e comunicao dos riscos na cadeia alimentar, bem como pela disciplina do exerccio das actividades econmicas nos sectores alimentar e no alimentar, mediante a fiscalizao e preveno do cumprimento da legislao reguladora das mesmas. Os pases comunitrios podem, ainda, prever processos de declarao dos movimentos de capitais para efeitos de informao administrativa ou estatstica e tomar outras medidas, justificadas por razes de ordem pblica ou segurana pblica. Todavia, todas estas medidas e estes procedimentos no devem constituir um meio de prpria legislao, nomeadamente em matria fiscal e em matria de superviso das instituies financeiras.

14.3 Regime de investimento estrangeiro


O Tratado da Unio Europeia consagra a livre circulao de capitais, da qual resulta um quadro geral do investimento estrangeiro no espao comunitrio, nos termos dos limites decorrentes do princpio da subsidiariedade, isto , sem prejuzo de instrumentos legislativos de alguns Estados-Membros.

discriminao arbitrria, nem uma restrio simulada livre circulao de capitais e de pagamentos.

Ao investidor estrangeiro conferido o mesmo tratamento que aos investidores nacionais, no existindo, de modo geral, restries no sector privado, podendo as empresas ser detidas na sua totalidade por capital externo.

No que se refere estrutura comercial de implantao, a No mbito da livre circulao de capitais, esto proibidas todas as restries aos movimentos de capitais investimento e, bem assim, todas as restries aos pagamentos pagamento de uma mercadoria ou de um servio. Informao mais detalhada sobre esta matria, Os Estados-Membros podem, no entanto, tomar medidas justificadas com o objectivo de impedir infraces sua nomeadamente no que diz respeito s vrias formas jurdicas de empresas, poder ser consultada nos Centros sua escolha depende do objectivo do investidor e, bem assim, do grau de autonomia que o mesmo pretende em relao sociedade-me.

69

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011) de Formalidade de Empresas (CFE) (http://www.cfe.iapmei. pt), servios de atendimento e de prestao de informaes aos utentes que tm por finalidade facilitar os processos de constituio, alterao ou extino de empresas e actos afins. anlise, negociao, contratualizao e acompanhamento dos grandes projectos de investimento (interlocutor nico), cabendo ao IAPMEI Instituto de Apoio s Pequenas e Mdias Empresas e Inovao (http://www.iapmei.pt/) a responsabilidade de assegurar o acompanhamento dos Em Portugal, no sentido de adequar o quadro normativo portugus s mais recentes orientaes da Unio Europeia e da OCDE, foi institudo um Regime Contratual nico que se rege pelo Decreto-Lei n 203/2003 de 10 de Setembro (consulta gratuita atravs do endereo (http:// www.dre.pt/). Este diploma veio revogar o regime de registo a posteriori das operaes de investimento em Portugal, pondo-se termo ao tratamento diferenciado do investimento estrangeiro face ao nacional.
29

projectos de investimento de valor inferior a 25 milhes de euros, excepto os relativos ao sector do Turismo.

No que se refere regulamentao referente aos incentivos atribudos pelo Estado Portugus ao abrigo do novo Quadro de Referncia Estratgico Nacional QREN 20072013, que enquadra a concretizao em Portugal de polticas de desenvolvimento econmico, social e territorial atravs dos fundos estruturais e de coeso associados poltica de coeso da Unio Europeia, sugere-se a consulta

Um promotor estrangeiro poder tambm ver os seus projectos de investimento reconhecidos como projectos PIN (Projectos de Potencial Interesse Nacional) ou PIN+ (Projectos de Potencial Interesse Nacional classificados como de importncia estratgica), desde que as operaes em causa sejam efectuadas por intermdio de filial constituda em Portugal e cumpram os requisitos previstos na respectiva legislao: - PIN Decreto-Lei n 174/2008 de 26 de Agosto e Despacho n 30850/2008 de 28 de Novembro. - PIN+ - Decreto-Lei n 285/2007, de 17 de Agosto.

ao endereo http://www.qren.pt/.

Os interessados podero obter mais informao acedendo ao seguinte link constantes do site da aicep Portugal Global: http://www.portugalglobal.pt/PT/InvestirPortugal/ InstrumentosRelevantes/pin/Paginas/PINPIN.aspx

A aicep Portugal Global (http://www.portugalglobal.pt/ ) assume o papel de entidade competente para a recepo,

29

Regime Contratual nico - aplicvel aos grandes projectos de investimento, quer

de origem nacional, quer estrangeira, que apresentem um valor superior a 25 milhes de Euros, a realizar de uma s vez ou faseadamente at 3 anos, ou que, embora no atinjam esse valor, sejam da iniciativa de uma empresa cuja facturao anual consolidada seja superior a 75 milhes de Euros, ou por uma entidade de natureza no empresarial cujo oramento anual seja superior a 40 milhes de Euros, independentemente do sector de actividade ou da nacionalidade do investidor.

70

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011)

ANEXOS
Anexo 1 - Regimes Aduaneiros
O Cdigo Aduaneiro Comunitrio veio harmonizar e simplificar as formalidades administrativas na circulao de bens entre os Estados-membros com pases terceiros, possibilitando a adopo de diferentes modalidades de regimes aduaneiros:

as submeter a operaes de aperfeioamento num pas terceiro, e de introduzir em livre prtica os produtos resultantes destas operaes beneficiando de iseno total ou parcial dos direitos de importao.

Transformao sob Controlo Aduaneiro implica a utilizao no territrio aduaneiro de mercadorias provenientes de pases terceiros, para a serem submetidas a operaes que lhes modifiquem a natureza ou o estado, sem que fiquem sujeitas a direitos de importao ou a medidas de poltica comercial, e respectiva introduo

Livre Prtica introduo de um produto originrio de um pas terceiro no espao da Unio conferindo-lhe o estatuto aduaneiro de mercadoria comunitria, depois de cumpridas as formalidades de importao (incluindo o pagamento de direitos aduaneiros e outras taxas, quando devidas) podendo, deste modo, circular livremente no espao da UE.

em livre prtica dos produtos resultantes destas operaes, aps o pagamento dos respectivos encargos. Estes produtos denominam-se produtos transformados.

Importao Temporria admisso temporria de produtos no comunitrios, destinados a posterior reexportao, com suspenso do pagamento de direitos

Entreposto Aduaneiro permite a armazenagem, entre outras, de mercadorias no comunitrias, sem que estas fiquem sujeitas a direitos de importao ou a medidas de poltica comercial.

aduaneiros e de outros encargos, por um determinado perodo de tempo, sem que tenham sofrido qualquer alterao para alm da depreciao normal resultante da utilizao que lhes tenha sido dada. Portugal signatrio da Conveno relativa ao Livrete ATA, ao abrigo do qual

Aperfeioamento Activo pressupe a transformao de mercadorias no comunitrias e de produtos introduzidos em livre prtica, permitindo a adopo de dois sistemas:

so admitidos temporariamente amostras comerciais, material/equipamento profissional destinado a feiras e exposies comerciais, espectculos, exibies ou similares (http://www.acl.org.pt/CmsPage.aspx?PageIndex=52).

Sistema Suspensivo utilizao de mercadorias no comunitrias destinadas a posterior reexportao sob a forma de produtos compensadores (produto final que resultou das operaes de aperfeioamento efectuadas), sem que sejam aplicadas imposies aduaneiras.

Sistema de Drawback transformao de bens introduzidos em livre prtica, com reembolso ou dispensa do pagamento dos direitos de importao ou outras taxas, caso sejam exportados sob a forma de produtos compensadores.

Aperfeioamento Passivo permite exportar temporariamente mercadorias comunitrias, a fim de 71

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011)

Anexo 2 - Documentos de Importao


Os documentos desempenham um papel fundamental em qualquer transaco comercial, mas so substancialmente diferentes consoante estejamos face a uma importao/ exportao de mercadorias (comrcio extracomunitrio), ou face a uma aquisio/venda (comrcio entre Estadosmembros da Unio Europeia).

proposta negocial ou, ainda, para efeitos de importao temporria. Quando exigida normalmente apresentada em duplicado.

Conhecimento de Embarque os elementos constantes neste documento devem estar de acordo com os que se encontram inscritos na Factura Comercial.

Lista de Embalagens no sendo obrigatria, facilita No caso das trocas extracomunitrias de bens, destacam-se pela sua importncia, as licenas (no caso de produtos objecto de restries), as declaraes (para as mercadorias submetidas ao regime de vigilncia estatstica prvia) e os certificados (sempre que a legislao o exija, como acontece com grande parte dos produtos agrcolas), o documento administrativo nico, a factura comercial e o certificado de origem. Certificado de Origem documento que atesta a provenincia da mercadoria. A sua apresentao obrigatria no caso de importao de mercadorias sujeitas a preferncias pautais, originrias de pases com os quais a UE celebrou acordos preferenciais (EUR 1) ou de pases beneficirios do Sistema de Preferncias Generalizadas (FORM A). O Relativamente documentao que dever acompanhar as aquisies ou vendas intracomunitrias de bens, referemse a factura comercial, certificados de diversa natureza (em conformidade com o tipo de bens) e a Declarao Intrastat. importador tambm pode solicitar este certificado por razes que no tm que ver com a aplicao de preferncias aduaneiras, caso em que exigida certificao por uma Cmara de Comrcio do pas de origem dos bens. o desembarao aduaneiro das mercadorias, quando provenientes de pases terceiros.

As operaes de importao ( semelhana das operaes de exportao) tero que ser realizadas com o apoio de um Despachante Oficial, que tem conhecimento da documentao envolvida.

Documento Administrativo nico formulrio utilizado em todo o territrio comunitrio no cumprimento das formalidades aduaneiras de importao e exportao.

Outros Documentos na medida em que a

Alguns exemplos:
Factura Comercial documento base de qualquer transaco comercial, cuja emisso , em regra, obrigatria, entregue pelo vendedor ao comprador, datado e numerado, e emitida na lngua do comprador. Deve ainda mencionar os seguintes elementos: nome, morada e n. contribuinte do exportador/expedidor e do importador/adquirente; descrio detalhada da mercadoria; cdigo pautal; quantidade; preo unitrio; valor global; taxa de IVA aplicvel. Factura-Pr-Forma pode ser solicitada pelo importador para mercadorias sujeitas a licenciamento ou como

regulamentao nacional ou comunitria o determinar, por razes de proteco da sade e segurana pblicas e de defesa dos consumidores e do meio ambiente, a importao na Comunidade de um nmero cada vez mais vasto de mercadorias est sujeita, no desalfandegamento, apresentao de certificados de ordem diversa, consoante os produtos em causa (ex: certificados sanitrios, fitossanitrios, de qualidade, conformidade, etc.).

72

aicep Portugal Global Portugal - Perfil (Junho 2011)

Anexo 3 - Endereos de Internet teis


INE Instituto Nacional de Estatstica www.ine.pt GEE Gabinete de Estratgia e Estudos http://www.gee.min-economia.pt/ GPEARI Gabinete de Planeamento, Estratgia, Avaliao e Relaes Internacionais - http://www.gpeari.min-financas.pt/ Dirio da Repblica www.dre.pt Portal do Governo Portugus www.portugal.gov.pt Ministrio da Economia e da Inovao www.min-economia.pt Ministrio das Finanas e da Administrao Pblica www.min-financas.pt CFE-IAPMEI Centro de Formalidade de Empresas www.cfe.iapmei.pt Direco Geral das Alfndegas www.dgaiec.min-financas.pt Cmara Portuguesa dos Despachantes Oficiais www.cdo.pt Associao dos Transitrios de Portugal http://www.apat.pt/ ASAE Autoridade de Segurana Alimentar e Econmica - www.asae.pt IPQ - Instituto Portugus da Qualidade www.ipq.pt CERTIF Associao para a Certificao de Produtos www.certif.pt Portal do Cidado www.portaldocidadao.pt Associao Nacional de Municpios www.anmp.pt AEP Associao Empresarial de Portugal www.aeportugal.pt AIP Associao Industrial Portuguesa www.aip.pt APB Associao Portuguesa de Bancos www.apb.pt APDC Associao Portuguesa para o desenvolvimento das Comunicaes www.apdc.pt ANACOM Autoridade Nacional de Comunicaes www.anacom.pt Turismo de Portugal, IP www.turismodeportugal.pt Portal Oficial do Turismo www.visitportugal.com

73

Potrebbero piacerti anche