Sei sulla pagina 1di 4

Os MEDOS.

A essncia da grandeza est na capacidade de escolher a realizao pessoal, em circunstncias nas quais os outros escolhem a loucura.
Dr. Wayne Deyer

MEDO uma emoo proveniente de factores externos em forma de experincias que atravs dos cinco sentidos vo deixando as suas marcas; cada pensamento, cada influncia molda-nos de certa forma a mente. Medo e preocupao so expresses negativas e foram-nos a dirigir a sua ateno para eles, afastando de si todo o pensamento construtivo minando o seu bem estar, assim tal emoo e sentimento de to fortes que so, penetram directamente no nosso subconsciente, uma vez que, como sabemos um pouco como funciona, o nosso subconsciente no sabe distinguir o positivo do negativo, aceitando simplesmente como recebe. Segundo kRISHNAMURTI O medo tempo psicolgico. No h medo quando no temos tempo psicolgico. Se no h amanh, para o qual nos estamos movendo, e no h lembranas do passado, o medo, em todas as suas forma deixa de existir. Nasce o temor quando o pensamento se projecta no futuro, ou se compara com o que ele prprio foi antes. Psicologicamente, o tempo pensamento, tanto consciente como inconsciente; e o pensamento que cria o temor. Temos toda a espcie de medo: medo da morte de adoecer da velhice, medo de perder um amor, medo da opinio pblica, de no nos preenchermos, de no termos xito, de sermos ningum. Como tememos buscamos os vrios meios de fuga, tanto exterior como interiormente; e, para a maioria de ns, a religio tornou-se um extraordinrio meio de fuga ao medo. Para compreender o medo, temos de compreender o processo de pensar, todo o mecanismo de pensamento. Estamos considerando factos no ideias, independentemente de serem agradveis ou desagradveis. Se somos capazes de considerar o facto que o medo, escutar-lhe todo o seu contedo, ver a sua estrutura, acredito que ento a mente se libertar do medo rapidamente. Mas ns no sabemos escutar, porque estamos sempre a procurar fugir ao medo; queremos dissolv-lo, descobrir uma maneira de nos livrarmos dele, descobrir a sua causa. Chamamos ao facto medo, e

a palavra torna-se ento da mxima importncia; por essa razo nunca escutamos o facto. A mente no pode estar ocupada com duas coisas ao mesmo tempo, isto , no pode ir para a frente e para trs ao mesmo tempo. Com muita investigao, muita anlise, possvel conhecermos a causa do medo; mas ao fim de tudo, continuamos a temer. E, se no estivermos realmente livres do temor, qualquer espcie de busca, qualquer espcie de investigao s produzir iluso ou desfigurao. Qualquer que seja a sua natureza, os medos s trazem inquietao e nunca podem servir como parte fundamental de uma vida muito rica. Confiar no medo para basearmos a nossa vida, como construir uma casa sobre areia; vem a trovoada, ruir e ser destruda. A maioria dos medos que possumos imaginria e impostos por ns mesmos. O medo e a preocupao surgem da ignorncia; a ignorncia gera medo e o medo gera doena fsica e psicolgica. Medo, preocupao, temor, sofrimento... muito tem que se lhe diga, mas como o tema Como combater os medos, o que procuramos aqui encontrar algumas pistas que nos possam levar at nos tornarmos num homem total, homem entenda-se ser humano, cuja mente seja tranquila, s, racional, lgica, criativa, e no de uma mente sentimental, emotiva, medrosa, enredada no seu condicionamento. A ideia, se possvel, examinar a questo do medo de maneira tal, que, no prprio acto de escutar, o ouvinte deixe de temer. Desejarmos ficar livres do medo para todo o sempre no existe, mas para compreendermos isto preciso compreender a continuidade. O que d continuidade a uma coisa o pensamento. O pensamento reaco da memria. A memria, no sentido comum, necessria, porque de contrrio podamos pr-nos frente a um combio em movimento. Mas, quando a memria cria o pensamento como reaco, ela torna-se um empecilho e gera medo. Isso um facto psicolgico. Por exemplo o medo da morte. A morte o desconhecido, e quando o dizemos, no estamos com medo do desconhecido, mas sim medo de deixar o conhecido, as coisas que experimentamos, que construmos. O pensamento essa memria do conhecido e respectiva reaco. S os inseguros lutam por segurana. E a podemos ser especialistas em segurana, um indivduo que evita o desconhecido, preferindo sempre saber onde vai e o que pode esperar ao chegar l. O treino que cedo recebemos da nossa sociedade tende a encorajar-nos na cautela a expensas da curiosidade; a segurana, a expensas da aventura. Evita o questionvel, fica-te pelas reas que conheces, nunca vagueies pelo desconhecido. Estas e muitas outras mensagens precoces podem transformar-se numa autntica barreira psicolgica,

que impede a prpria auto-realizao e a nossa felicidade actual de inmeras maneiras. Albert Einstein um homem que dedicou toda a sua vida explorao desconhecido, disse um dia num frum: A coisa mais bela que podemos experimentar o mistrio. Ele a verdadeira fonte de toda a arte e cincia. Se acreditamos em ns prprios profundamente, no h actividade que esteja para alm do nosso potencial. A essncia da grandeza est em pessoas iguais a ns que se destacaram apenas porque estiveram dispostas a atravessar as regies que outras no ousaram palmilhar. Ns devemo-nos olhar com novos olhos e abrirmo-nos a experincias que nunca consideramos como parte do nosso potencial, porque ns somos um pilar de fora que nunca vai desabar nem desintegrar ao defrontarmos uma coisa nova, se declararmos guerra rotina e monotonia da nossa vida. O tdio enfraquece e psicologicamente doentio. Franklim D. Roosevelt mudou o esprito inteiro de uma nao com o seu discurso inaugural, que comeava com a seguinte frase: No temos que Ter medo de nada, excepto do prprio medo. Assumir totalmente e com profundidade esta afirmao oferece uma felicidade e prosperidade que de outra forma no teria sido possvel. Por isso controlemos o medo e controlaremos o nosso destino. Temos de fazer isto j. A primeira mxima de todas as crenas, antigas e novas, : Deite fora todos os medos. Diz-se que o medo que nos mantm na vida que amaldioamos. Henry Ford disse numa ocasio: Tanto se pensa que pode fazer alguma coisa, como no, acertou. O que vais Ter, Confiana ou medo? Construamos a nossa confiana aqui e agora, faamo-nos fortes e viveis, preparando a nossa mente para crer. Desenvolvamos a conscincia do xito. Lauro Trevisam diz A imaginao tudo pode. Eric de la Parra afirma que o poder da imaginao seguido da respectiva dose de crena e aco determina o que vais Ser amanh. hora de tomar uma deciso. Outro dia procurava uma frase que se enquadrasse aqui neste pargrafo, que fizesse pensar que tipo de deciso tomar, e eis que numa parede desta cidade leio: O MEDO DE SER LIVRE PROVOCA O ORGULHO DE SER ESCRAVO. O destino nosso, podemos escolher viv-lo, e ignorando isso, corremos perigos constantes, nunca seremos donos de ns mesmos.

Termino com uma chamada de ateno para as palavras do credo da jovem Amrica, de Dean Alfange, fundada numa perspectiva mental positiva e numa f e confiana de grande intensidade. No me resigno a ser um homem vulgar. Estou no meu direito de ser algo fora do normal. Procuro a oportunidade de desenvolver o talento que Deus me deu, no a segurana. No desejo ser um cidado humilhado e sombrio a contar que o Estado tome conta de mim. Quero assumir o risco calculado; sonhar e construir, fracassar e triunfar. Nego-me a mudar o incentivo pelo subsdio. Prefiro os desafios da vida existncia garantida, da liberdade pela beneficncia nem a minha dignidade por uma esmola. No me encolherei nunca perante nenhum mestre mundano nem inclinarei perante nenhuma ameaa. A minha herana faz-me permanecer vertical, orgulhoso e sem medo: pensar e actuar por mim mesmo, gozar dos benefcios das minhas criaes e enfrentar-me ao mundo audazmente e dizer: Isto o que, com ajuda de Deus, constru. Isto o que significa ser algum. Preenchamos este momento com confiana. Cultivemos o poder da esperana. Se no gostas do lugar que ocupas ou que s, faz alguma coisa para o modificar.
Mrio Guerra

Potrebbero piacerti anche