Sei sulla pagina 1di 22

Nao e Civilizao nos Trpicos: O Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro e o Projeto de uma Histria Nacional Manoel Lus Salgado

Guimares* ==============================================================
O pensar a histria uma das marcas caractersticas do sculo XIX, ao longo do qual so formulados os parmetros para um moderno tratamento do tema. O discurso historiogrfico ganha foros de cientificidade num processo em que a "disciplina" histria conquista definitivamente os espaos da universidade.1 Neste processo, o historiador perde o carter de hommes de lettres e adquire o estatuto de pesquisador, de igual entre seus pares no mundo da produo cientfica. No palco europeu, onde desde o incio do sculo este desenvolvimento observvel, percebe-se claramente que o pensar a histria articula-se num quadro mais amplo, no qual a discusso da questo nacional ocupa uma posio de destaque. Assim, a tarefa de disciplinarizao da histria guarda ntimas relaes com os temas que permeiam o debate em torno do nacional. Em termos exemplares, a historiografia romntica nos permitiria um campo frtil para detectar e analisar tais relaes. O caso brasileiro no escapar, neste sentido, ao modelo europeu - e isto certamente trar conseqncias cruciais para o trabalho do historiador em nosso pas -, ainda que deste lado do Atlntico outro ser o espao da produo historiogrfica. No o espao sujeito competio acadmica prpria das universidades europias, mas o espao da academia de escolhidos e eleitos a partir de relaes sociais, nos moldes das academias ilustradas que conheceram seu auge na Europa nos fins do sculo XVII e no sculo XVIII. 0 lugar privilegiado da produo historiogrfica no Brasil permanecer at um perodo bastante avanado do sculo XIX vincado por uma profunda marca elitista, herdeira muito prxima de unia tradio iluminista.2 E este lugar, de onde o discurso historiogrfico, produzido, para seguirmos as colocaes de Michel de Certeau3, desempenhar um papel decisivo na construo de uma certa historiografia e das vises e interpretaes que ela propor na discusso da questo nacional.
*

Manoel Lus Lima Salgado Guimares, doutor em histria pela Universidade Livre de Berlim, autor da tese A escrita da histria e a questo nacional no Brasil - 1838-1857 (mimeo). Atualmente professor na Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ).

Sobre este processo no quadro europeu, ver artigo de: WEBER, Wolfgang. Wissenschaftssoziologische Aspekte des Strukturwandels der Geschichtswissenschaft von der Aufklrung zum Historismus. In. BLANKE, Horst Walter & RSEN, Jrn. Org. Von der Aufklrung zum Historismus. Zum Strukturwandel des historischen Denkens. Padeborn, Mnchen, Wien, Zrich, Schningh, 1984. p. 73-90. A obra fornece importantes subsdios para a discusso relativa sistematizao do pensamento historiogrfico.

A respeito das academias ilustradas, ver o importante trabalho de: ROCHE, Daniel. Le sicle des lumires en province. Acadmies et acadmiciens provinciaux, 1680-1789. 2 t. Paris. 1978. (Civilisations et Societs, 62).

CERTEAU, Michel de. A operao histrica. In: LE GOFF, Jacques & NORA, Pierre. Histria: Novos Problemas. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1976. P. 17-48.

Estudos Histricos, Rio de Janeiro, n. 1, 1988. P.5-27

Assim, no bojo do processo de consolidao do Estado Nacional que se viabiliza um projeto de pensar a histria brasileira de forma sistematizada. A criao, em 1838, do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro (IHGB) vem apontar em direo materializao deste empreendimento, que mantm profundas, relaes com a proposta ideolgica em curso. Uma vez implantado o Estado Nacional, impunha-se como tarefa o delineamento de um perfil para a "Nao brasileira", capaz de lhe garantir uma identidade prpria no conjunto mais amplo das "Naes", de acordo com os novos princpios organizadores da vida social do sculo XIX. Entretanto, a gestao de um projeto nacional para urna sociedade marcada pelo trabalho escravo e pela existncia de populaes indgenas envolvia dificuldades especficas, para as quais j alertava Jos Bonifcio em 1813: " ... amalgamao muito difcil ser a liga de tanto metal heterogneo, como brancos, mulatos, pretos livres e escravos, ndios etc. etc. etc., em um corpo slido e poltico".4 , portanto, tarefa de pensar o Brasil segundo os postulados prprios de uma histria comprometida com o desvendamento do processo de gnese da Nao que se entregam os letrados reunidos em torno do IHGB. A fisionomia esboada para a Nao brasileira e que a historiografia do IHGB cuidar de reforar visa a produzir uma homogeneizao da viso de Brasil no interior ds elites brasileiras. de novo uma certa postura iluminista - o esclarecimento, em primeiro lugar, daqueles que ocupam o topo da pirmide social, que por sua vez encarregar-se-o do esclarecimento do resto da sociedade - que preside o pensar a questo da Nao no espao brasileiro. E aqui tocamos em um ponto que nos parece central para a discusso da questo nacional no Brasil e do papel que a escrita da histria desempenha neste processo: trata-se de precisar com clareza como esta historiografia definir a Nao brasileira, dando-lhe uma identidade prpria capaz de atuar tanto externa quanto internamente. No movimento de definir-se o Brasil, define-se tambm o "outro" em relao a esse Brasil. Num processo muito prprio ao caso brasileiro, a construo da idia de Nao no se assenta sobre uma oposio antiga metrpole portuguesa; muito ao contrrio, a nova Nao brasileira se reconhece enquanto continuadora de uma certa tarefa civilizadora iniciada pela colonizao portuguesa. Nao, Estado e Coroa aparecem enquanto uma unidade no interior da discusso historiogrfica relativa ao problema nacional. Quadro bastante diverso, portanto, do exemplo europeu, em que Nao e Estado so pensados em esferas distintas. Francisco Adolfo Varnhagen que, em carta ao imperador dom Pedro II, explicitaria os fundamentos definidores da identidade nacional brasileira enquanto herana da colonizao europia. Diz ele a propsito do posicionamento de sua obra Histria geral do Brasil frente discusso do problema nacional: "Em geral busquei inspiraes de patriotismo sem ser no dio a portugueses, ou estrangeira Europa, que nos beneficia com ilustrao; tratei de pr um dique
4

Citado por DIAS, Maria Odila Silva. A interiorizao da metrpole (1808-1853). In: MOTA, Carlos Guilherme (org.) 1822 Dimenses. So Paulo, Perspectiva, 1972. p. 174.

Estudos Histricos, Rio de Janeiro, n. 1, 1988. P.5-27

tanta declamao e servilismo democracia; e procurei ir disciplinando produtivamente certas idias soltas de nacionalidade. . . " 5 Como afirmamos anteriormente, no mesmo movimento de definio da Nao brasileira que se est definindo tambm o "outro" em relao a ela. Movimento de dupla face, tanto para dentro quanto para fora. Cabe-nos, aqui, perguntar quem definido como o "outro" desta Nao, seja no plano interno, seja no plano externo. Ao definir a Nao brasileira enquanto representante da idia de civilizao no Novo Mundo, esta mesma historiografia estar definindo aqueles que internamente ficaro excludos deste projeto por no serem portadores da noo de civilizao: ndios e negros. 0 conceito de Nao operado eminentemente restrito aos brancos, sem ter, portanto, aquela abrangncia a que o conceito se propunha no espao europeu. Construda no campo limitado da academia de letrados, a Nao brasileira traz consigo forte marca excludente, carregada de imagens depreciativas do "outro", cujo poder de reproduo e ao extrapola o momento histrico preciso de sua construo. Na medida em que Estado, Monarquia e Nao configuram uma totalidade para a discusso do problema nacional brasileiro, externamente define-se o "outro" desta Nao a partir do critrio poltico das diferenas quanto s formas de organizao do Estado. Assim, os grandes inimigos externos do Brasil sero as repblicas latino-americanas, corporificando a forma republicana de governo, ao mesmo tempo, a representao da barbrie. Assegurava-se desta forma, a possibilidade de continuidade com Portugal e da construo das metforas de parentesco para caracterizar as relaes entre o Brasil e a antiga metrpole.6 Por outro lado, esta definio do nacional brasileiro em oposio s repblicas do continente trouxe conseqncias polticas visveis, por exemplo, na formulao da poltica externa do Segundo Reinado e nos desdobramentos futuros da histria da regio. sobre o pano de fundo mais amplo desta discusso que o IHGB encaminhar suas reflexes acerca do Brasil, realizando a tarefa de sistematizar uma produo historiogrfica capaz de contribuir para o desenho dos contornos que se quer definir para a Nao brasileira.

II Ao reconstruirmos os passos que levaram fundao do IHGB em 1838, interessa-nos recoloc-lo na tessitura social que permite entender a criao de uma instituio cultural nos moldes de uma academia, como aquelas prprias do iluminismo7, tendo contudo como projeto o traar a gnese da nacionalidade brasileira preocupao particular historiografia do sculo XIX. Curiosa permanncia a se observar ao longo da histria brasileira essa tentativa de integrar o "velho" e o "novo",
5

Carta de Francisco Adolfo Varnhagen ao imperador datada de 14 de julho de 1857. Arquivo do Museu Imperial Cdigo: Doc. 6234. Ver a este respeito o artigo sobre Brasil publicado no jornal O Panorama de 30 de dezembro de 1837. Ver nota 2.

Estudos Histricos, Rio de Janeiro, n. 1, 1988. P.5-27

de forma a que as rupturas sejam evitadas. Herdeiro de uma tradio marcadamente iluminista e vivenciado como tal por seus membros8, o instituto prope-se a levar a cabo um projeto dos novos tempos, cuja marca a soberania do princpio nacional enquanto critrio fundamental definidor de uma identidade social. Mas como conciliar o ideal iluminista supranacional da repblica das letras com a necessidade de fundamentar historicamente um projeto nacional, construindo seus mitos e representaes, porm dando-lhes um estatuto de objetividade e evidncia fundados na prpria histria? A leitura da histria empreendida pelo IHGB est, assim, marcada por um duplo projeto: dar conta de uma gnese da Nao brasileira, inserindo-a contudo numa tradio de civilizao e progresso, idias to caras ao iluminismo. A Nao, cujo retrato o instituto se prope traar, deve, portanto, surgir como o desdobramento, nos trpicos, de uma civilizao branca e europia. Tarefa sem dvida a exigir esforos imensos, devido realidade social brasileira, muito diversa daquela que se tem como modelo. A idia de criao de um instituto histrico veiculada no interior da Sociedade Auxiliadora da Indstria Nacional (SAIN), criada em 1827 com a marca do esprito iluminista presente em instituies semelhantes que brotaram no continente europeu durante os sculos XVII e XVIII, e que se propunha a incentivar o progresso e desenvolvimento brasileiros.9 Da mesma forma que aquelas sociedades europias que, segundo a anlise de IM HOF10, devem ser vistas como parte do processo de centralizao do Estado, e portanto com funes de poder muito especficas, tambm a SAIN e posteriormente o IHGB pensam em projetos de natureza global, de forma a integrar as diferentes regies do Brasil, ou melhor, de forma a viabilizar efetivamente a existncia de uma totalidade "Brasil". No interior da SAIN so o militar Raimundo Jos da Cunha Matos, na ocasio seu primeiro-secretrio, e o cnego Janurio da Cunha Barbosa que iro empreender os primeiros passos no sentido da viabilizao de um instituto histrico, atravs de proposta que apresentam ao conselho da Sociedade Auxiliadora em 18 de agosto de 1838, e que vem a ser aprovada em assemblia geral a 19 de outubro do mesmo ano. A instalao definitiva do IHGB se d a 21 de outubro de 1838, ocupando provisoriamente as instalaes cedidas pela Sociedade Auxiliadora.
8

Ver PINHEIRO, Jos Feliciano Fernandes. O Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro o representante das idias de ilustrao, que em diferentes pocas se manifestaram em nosso continente. In: Revista do IHGB. Rio de Janeiro, 1(2): 77-86. Abr./Jun. 1839. No artigo, Jos Feliciano Fernandes Pinheiro (1774-1847), primeiro presidente do IHGB, alinha o instituto a uma tradio iluminista que j no sculo XVIII teria dado vida a instituies culturais como as deferentes academias que existiram no Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais.

Sobre a SAIN ver SILVA, Jos Luiz Werneck da. Isto o que me parece. A Sociedade Auxiliadora da Indstria Nacional (1827-1904) na formao social brasileira. A conjuntura de 1871 at 1877 Niteri, 1979. Tese de mestrado, Instituto de Cincias Humanas e Filosofia, UFF. Ver tambm CARONE, Edgard. O Centro Industrial do Rio de janeiro e sua importante participao na economia nacional (1827-1977). Rio de Janeiro, Ctedra, 1978. 196 p. Sobre as diferentes formas de sociabilidade prprias do iluminismo, ver trabalho de IM HOF, Ulrich. Das gesellige Jahrliundert. Gesellschaft und Gcsellschaften im Zeitalter der Aufklrung. Mnchen C. H. Beck, 1982. 263 p. Estudos Histricos, Rio de Janeiro, n. 1, 1988. P.5-27

10

Em 25 de novembro do mesmo ano, Janurio da Cunha Barbosa, na qualidade de primeiro-secretrio do IHGB, apresenta em discurso de carter programtico os estatutos da recm-criada instituio, ento aprovados11, que definem as diretrizes centrais para o desenvolvimento dos trabalhos: a coleta e publicao de documentos relevantes para a histria do Brasil e o incentivo, ao ensino pblico, de estudos de natureza histrica. Estes primeiros estatutos estabelecem tambm as pretenses do IHGB em manter relaes com instituies congneres, quer nacionais, quer internacionais, e em constituir-se numa central, na capital do Imprio, que, incentivando a criao de institutos histricos provinciais, canalizasse de volta para o Rio de Janeiro as informaes sobre as diferentes regies do Brasil. As semelhanas com o modelo francs parecem bastante evidentes: da mesma forma que as academias literrias e cientficas provinciais francesas do sculo XVIII articulavam-se na teia mais ampla do processo de centralizao levado a cabo pelo Estado, sediado em Paris, do Rio de janeiro as luzes deveriam expandir-se para as provncias, integrando-as ao projeto de centralizao do Estado e criando os suportes necessrios para a construo da Nao brasileira.12 Embora criado por iniciativa da Sociedade Auxiliadora da Indstria Nacional, o Instituto Histrico organiza-se administrativamente independente daquela instituio. Os estatutos definem um nmero de cinqenta membros ordinrios (25 na Seo de Histria e 25 na Seo de Geografia), um nmero ilimitado de scios correspondentes nacionais e estrangeiros, alm de scios de honra. l por ocasio da sua reunio de constituio, a 1o de dezembro de 1938, o Instituto Histrico colocava-se sob a proteo do imperador, proteo esta que ter como expresso uma ajuda financeira, que a cada ano signif . icar uma parcela maior do oramento da instituio. Cinco anos aps a sua fundao, as verbas do Estado Imperial j representavam 75% do oramento do IHGB, porcentagem que tendeu a se manter constante ao longo do sculo XIX. Tendo em vista que, para a realizao de seus projetos especiais, tais como viagens exploratrias, pesquisas e coletas de material em arquivos estrangeiros, o IHGB se via obrigado a recorrer ao Estado com o pedido de verbas extras, pode-se avaliar como decisiva a ajuda do Estado para sua existncia material. Tais injunes tm de ser necessariamente pesadas quando se pensa o Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro enquanto produtor de uma certa historiografia, cujos limites so dados pelo lugar onde ela produzida, lugar este que traz as marcas e as fronteiras do Estado Nacional. Numa perspectiva inaugurada pelos trabalhos de Foucault, pode-se pensar que este saber articulado pelo IHGB, ao produzir uma certa individualidade - Brasil, marca-a de sinais especficos e particulares, historicamente datveis. interessante observar a este respeito a preocupao de alguns de seus mais destacados membros em no definir a instituio como oficial, mas fundamentalmente
11

Ver o discurso de Janurio da Cunha Barbosa publicado na Revista do IHGB, Rio de Janeiro, 1(1): 10-21. jan./Mar 1839. Interessante observar-se o comentrio que a este respeito tece o jornal Correio Oficial, de 26 de outubro de 1838, expressando um voto de esperana de que o IHGB seja um primeiro passo para a constituio de uma academia brasileira, segundo o modelo francs. l em edio do dia anterior, o mesmo jornal realava a decisiva importncia da histria e de um instituto histrico para um pas civilizado.

12

Estudos Histricos, Rio de Janeiro, n. 1, 1988. P.5-27

como uma instituio cientfico-cultural, e por isso mesmo neutra em relao a disputas de natureza poltica-partidria.13 O recrutamento, segundo as normas estabelecidas pelos primeiros estatutos, dava-se fundamentalmente pela via das relaes sociais, sem que o candidato tivesse que provar como os estatutos de 1851 definiram - uma produo intelectual na rea de atuao e do instituto. Deste modo, um outro elemento importante se agrega fisionomia do IHGB, conformando o tipo de produo historiogrfica e - mais do que isso - o prprio retrato da Nao em processo de esboo. Marcada pelos critrios que presidem e organizam um tipo de sociabilizao, prpria de uma sociedade de corte14, esta produo historiogrfica escapa, assim, s regras e injunes especficas do mundo acadmico, cujo critrio de recrutamento bsico apoia-se no domnio de um certo saber especfico. Enquanto na Europa o processo de escrita e disciplinarizao da histria estava-se efetuando fundamentalmente no espao universitrio, entre ns esta tarefa ficar ainda zelosamente preservada dentro dos muros da academia de tipo ilustrado, de acesso restrito, regulamentado por critrios que passam necessariamente pela teia das relaes sociais e pessoais. Como traos marcantes desta histria nacional em construo, teremos o papel do Estado Nacional como o eixo central a partir do qual se l a histria do Brasil, produzida nos crculos restritos da elite letrada imperial. Um exame da lista dos 27 fundadores do IHGB nos fornece uma amostra significativa do perfil do intelectual atuante naquela instituio. A maioria deles desempenha funes no aparelho de Estado, sejam aqueles que seguem a carreira da magistratura, aps os estudos jurdicos, sejam os militares e burocratas que, mesmo sem os estudos universitrios, profissionalizavam-se e percorriam uma carreira na mdia burocracia. Parte significativa destes 27 fundadores pertencia a uma gerao nascida ainda em Portugal, vinda para o Brasil na esteira das transformaes produzidas na Europa em virtude da invaso napolenica Pennsula Ibrica. Tal experincia marcar certamente a socializao desta gerao, criada nos princpios de recusa ao iderio e prticas da Revoluo Francesa e de fidelidade casa reinante de Bragana. Se tomarmos o critrio da origem social desses fundadores do IHGB, podemos constatar
13

A este respeito extremamente rica a polmica desenvolvida nas pginas do Revista do Instituto Histrico em torno de um artigo de Jos Joaquim Machado de Oliveira (1790-1867), produzido em 1852, tratando da problemtica de demarcao de fronteiras entre o Brasil e o Uruguai. Machado de Oliveira criticara severamente a postura e a poltica do governo imperial, tentando provar, atravs de uma argumentao histrica, o erro das fronteiras demarcadas e os riscos de uma tal poltica para a tarefa de construo de uma nacionalidade brasileira. A crtica ao artigo, feita pela pena de Duarte da Ponte Ribeiro (1794-1878), aparece tambm nas pginas da Revista e acusa Machado de Oliveira de falsa interpretao dos fatos histricos e de julgamento incorreto da poltica imperial. Em torno destes dois artigos polmicos, outros membros do instituto comparecem ao debate, como por exemplo Cndido Batista de Oliveira, Gonalves Dias e Pedro de Alcntara Belegarde, exatamente com o fim de advertir sobre os riscos de uma "politizao" do debate, que poderia comprometer a objetividade visada por uma instituio cultural como o IHGB. O debate encerrado com a publicao integral da polmica, sem que o instituto, contudo, houvesse se posicionado por qualquer dos lados em questo. Ver o debate na ntegra em: Revista do IHGB. Rio de Janeiro, 16(12): 385-560. Out./Dez. 1853. Estamos utilizando uma traduo livre do conceito trabalhado por Norbert Elias em sua obra Die hfische Gesellschaft. Frankfurt/M. Suhrkamp, 1983. 456 p.

14

Estudos Histricos, Rio de Janeiro, n. 1, 1988. P.5-27

fenmeno semelhante ao j estudado por Jos Murilo de Carvalho15 em seu trabalho acerca da elite poltica imperial. A diversidade de origem social - o que nos leva a question-la como critrio nico definidor de uma prtica tanto poltica quanto intelectual - , contudo, nivelada por um processo de educao segundo a tradio jurdica de Coimbra, seguida de treinamento e carreira no aparelho de Estado. a partir desta perspectiva que a leitura da histria brasileira ser encaminhada pelo Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro. Se uma inter-relao entre Estado e produo do discurso historiogrfico no Brasil no sculo XIX j se fazia sentir desde a fundao do IHGB, tal dinmica tender a assumir formas mais claras e diretas a partir de 1849-50, coincidindo com a estabilizao do poder central monrquico e de seu projeto poltico centralizador. Escrever a histria brasileira enquanto palco de atuao de um Estado iluminado, esclarecido e civilizador, eis o empenho para o qual se concentram os esforos do Instituto Histrico. A inaugurao, a 15 de dezembro de 1849, de suas novas instalaes, no Pao da Cidade, simbolizam um novo comeo para a vida da entidade e marcam nitidamente um aprofundamento de suas relaes com o Estado Imperial. A partir daquela data, o imperador, cuja presena nos trabalhos do IHGB limitava-se at aquele momento s reunies anuais comemorativas de sua fundao, passa a ter uma presena assdua e participante, contribuindo desta forma para a construo da imagem de um monarca esclarecido e amigo das letras. Sua interveno se faz sentir na sugesto de temas para discusso e reflexo dos membros, no estabelecimento de prmios para trabalhos de natureza cientfica e no apoio financeiro que assegura o processo de expanso da instituio. A data de 15 de dezembro passou a ser anualmente comemorada como aniversrio do IHGB, ao invs da data inicial de fundao, marcando desta forma simbolicamente o sentido assumido por suas novas instalaes materiais. Paralelamente, o instituto passa a dar prioridade produo de trabalhos inditos nos campos da histria, da geografia e da etnologia, relegando a segundo plano a tarefa at ento prioritria de coleta e armazenamento de documentos. Os critrios de admisso, ainda que no deixassem de considerar as relaes sociais e pessoais, passaram a se pautar por parmetros mais objetivos, ligados ao trabalho em uma das reas de atuao do instituto. O discurso pronunciado pelo imperador quando da inaugurao das novas instalaes no Pao Imperial carregado de sentido programtico, marcando a maior aproximao entre os intelectuais - empenhados na tarefa de escrita da histria nacional o Estado e a Monarquia. Tradio portuguesa, mantida deste lado do Atlntico, de intensas relaes entre o Estado e o intelectual: so os cargos pblicos e as bolsas concedidas pelo prprio imperador que freqentemente viabilizam. materialmente o trabalho intelectual. Assim expressava-se o monarca em seu discurso de 15 de dezembro de 1849, ao inaugurar as novas instalaes do IHGB: "Sem dvida, Senhores, que a vossa publicao trimestral tem prestado valiosos servios, mostrando ao velho mundo o apreo, que tambm no novo merecem as aplicaes da inteligncia; mas para que esse alvo se atinja perfeitamente, de mister que no s reunais os trabalhos das geraes passadas, ao que vos tendes
CARVALHO, Jos Murilo de. A construo da ordem. A elite poltica imperial. Rio de janeiro, Campus, 1980. 202 p. Estudos Histricos, Rio de Janeiro, n. 1, 1988. P.5-27
15

dedicado quase que unicamente, como tambm, pelos vossos prprios, torneis aquela a que perteno digna realmente dos elogios da posteridade: no dividi pois as vossas foras, o amor da cincia exclusivo, e concorrendo todos unidos para to nobre, til, e j difcil empresa, erijamos assim um padro de glria civilizao da nossa ptria." (...) "Congratulando-me desde j convosco pelas felizes conseqncias do empenho, que contras, reunindo-vos em meu palcio, recomendo ao vosso presidente que me informe sempre da marcha das comisses, assim como me apresente, quando lhe ordenar, uma lista, que espero ser a geral, dos scios que bem cumprem com os seus deveres; comprazendo-me alis em verificar por mim prprio os vossos esforos todas s vezes que tiver a satisfao de tomar parte em vossas lucubraes."16 As mudanas em curso se materializaram nos novos estatutos promulgados em 1851 , espelhando o processo de alargamento, consolidao e profissionalizao do IHGB. A perspectiva de englobar na instituio estudos de natureza etnogrfica, arqueolgica e relativos s lnguas dos indgenas brasileiros pode ser explicada a partir da prpria concepo de escrita da histria partilhada pelos intelectuais que a integravam. Presos ainda concepo herdada do iluminismo, de tratar a histria enquanto um processo linear e marcado pela noo de progresso, nossos historiadores do IHGB empenhavam-se na tarefa de explicitar para o caso brasileiro essa linha evolutiva, pressupondo certamente o momento que definiam como o coroamento do processo. Neste sentido, lanar mo dos conhecimentos arqueolgicos, lingsticos e etnogrficos seria a forma de se ter acesso a uma cultura estranha - a dos indgenas existentes no territrio -, cuja inferioridade em relao "civilizao branca" poderia ser, atravs de uma argumentao cientfica, como pretendiam, explicitada. Por outro lado, este mesmo instrumental capacitaria o investigador da histria brasileira a recuperar a cadeia civilizadora, demonstrando a inevitabilidade da presena branca como forma de assegurar a plena civilizao. Ser, portanto, em torno da temtica indgena que, no interior do IHGB, e tambm fora dele, travar-se- um acirrado debate em que literatura, de um lado, e histria, de outro, argumentaro sobre a viabilidade da nacionalidade brasileira estar representada pelo indgena. Enquanto Varnhagen, em carta dirigida ao imperador com data de 18 de julho de 185218 a propsito do indianismo, de Gonalves Dias o adverte para "no deixar para mais tarde a soluo de uma questo importante acerca da qual convm muito ao pas e ao trono que a opinio se no extravie, com idias que acabam por ser subversivas"19, a literatura veicula a imagem do indgena como portador da "brasilidade".
17
16

Revista do IHGB. Rio de Janeiro, 12(16): 551 Out./Dez. 1849.

17

Ver Novos estatutos do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro. Rio de janeiro, Tipografia de. F. de Paula Brito, 1851. 12 p. Carta de Varnhagen ao imperador datada de 18 de julho de 1852. In: LESSA, Clado Ribeiro de (org.) Francisco Adolfo Varnhagen. Correspondncia ativa. Rio de Janeiro, INL, 1961. p. 187. Op. cit. p. 18. Estudos Histricos, Rio de Janeiro, n. 1, 1988. P.5-27

18

19

Os estatutos de 1851 deixam ainda mais visveis as relaes entre a instituio e a monarquia: se at ento a agremiao estivera sob a proteo da Sociedade Auxiliadora da Indstria Nacional, os novos estatutos definem diretamente o imperador como seu novo protetor.20 A vitaliciedade dos cargos de presidente e primeiro-secretrio -os dois mais importantes extinta, embora, na prtica, os ocupantes de cargos no instituto sejam a cada nova eleio confirmados em suas funes. J nos referimos a que tradio o Instituto Histrico pode ser vinculado, no s em termos de sua concepo historiogrfica, como tambm em termos da forma especfica de socialidade que ele representa, particular s sociedades estamentais. Cabe aqui, entretanto, apontar uma herana mais prxima, oriunda do espao intelectual francs, mais especificamente do Institut Hisrorique de Paris, fundado em 1834, que manter com o IHGB durante seus primeiros anos de vida um intenso contato. A leitura dos princpios norteadores do trabalho da instituio francesa, escritos em 1834 por Casimir Broussais, nos permite entrever semelhanas entre as duas instituies no que concerne ao trabalho historiogrfico e viso de histria: "Le besoin de l'histoire nous poursuit partout et tout moment. Voulons - nous faire des lois? Sachons d'abord quelles sont celles qui manquent, et dmandons l'histoire quel est le caractre des lois qui ont servi la cause de l'humanit, quel est le caractre de celles qui en ont combattu le progrs.21 Em suma: com a histria possvel aprender de forma a no se comprometer a marcha do progresso social, Histria vista segundo sua instrumentalidade para a compreenso do presente e encaminhamento do futuro, princpios to caros tambm queles que no Brasil se lanaram tarefa de escrever uma histria nacional. J no incio do empreendimento intelectual parisiense encontram-se outros brasileiros, cuja atuao no futuro IHGB, e de forma mais ampla na vida intelectual brasileira do sculo XIX, foi central: Manuel de Arajo Porto Alegre, ardoroso defensor das estreitas relaes entre monarquia e intelectuais22, Domingos Jos Gonalves de Magalhes e Francisco Sales Torres Homem. Os trs editaram a revista cientfico-literria Nicteroy, aberta a uma temtica variada, e integraram o Institut Historique de Paris entre os 46 membros brasileiros arrolados por Maria Alice de Oliveira Faria para o perodo de 1834-185023 dos quais 26 tambm faziam parte do IHGB. Os contatos entre as duas instituies estendiam-se ainda troca de publicaes e correspondncia, e abertura de espao na revista do instituto parisiense para tratamento de temas e veiculao de notcias relativas ao Brasil.
20

Sobre a relao entre as duas instituies ver FARIA, Maria Alice de Oliveira. Os brasileiros no Instituto Histrico de Paris. In: Revista do IHGB. Rio de Janeiro, (266). 64-148. 1965. Journal de L'Institut Historique, Paris, 1(1): 1. Ago. 1834. Ver o artigo de sua autoria publicado na Revista Guanabara a respeito da inaugurao das novas instalaes do IHGB, em 15 de dezembro de 1849, transcrito em Revista do IHGB. Rio de janeiro, 12(16): 555-7. Out./Dez. 1849. Op. cit. nota 20. Estudos Histricos, Rio de Janeiro, n. 1, 1988. P.5-27

21 22

23

O carter que a agremiao francesa deveria desempenhar enquanto instncia legitimadora do trabalho daqueles comprometidos com o projeto do Instituto Histrico deve ser tambm apontado para um melhor entendimento da intensidade das relaes estabelecidas entre as duas instituies no perodo inicial de vida do IHGB. Na verdade, relaes que ganham sentido se remetidas ao quadro mais amplo em que a Frana e o seu papel "civilizador" fornecem os modelos da vida social e do trabalho intelectual. Construir a imagem de um Brasil como frente avanada da civilizao francesa Dos trpicos , sem dvida, o projeto subjacente ao intenso contato que as duas instituies iro incentivar. Debret, ao falar aos membros do instituto francs sobre sua experincia brasileira, assim se expressava com relao ao imprio: "La mode, cette magicienne franaise, a de bonne heure fait irruption au Brsil. L'empire de D. Pedro est devenu un des ses plus brillans domaines: l elle rgne en despote, ses caprices sont des lois: dans les villes, toilettes, rpas, danse, musique, spetacles, tout est calqu sur l'exemple de Paris, et, sous ce rapport comme sous quelques autres, certains dpartements de Ia France sont encore bien en arrire des provinces du Brsil." ( ... ) "Tel est au resum, le peuple qui a parcouru en trois sicles toutes les phases de la civilisation europenne et qui, instruit par nos leons, nous offrira bientt peut-tre des rivaux dignes de nous, comme l'Amrican du Nord lui en ofire dans ce moment lui-mme. 24 Quando da fundao do IHGB, Janurio da Cunha Barbosa explicitaria de forma clara ao Institut Historique de Paris a influncia que a instituio parisiense poderia exercer sobre a brasileira.25 Guardadas as especificidades histricas de cada uma, prprias da natureza da discusso da "questo nacional" em seus respectivos espaos de origem, podemos pensar o Institut Historique de Paris como fornecedor dos parmetros de trabalho historiogrfico ao IHGB, e instncia legitimadora, cuja chancela poderia dar um peso relevante e destaque a uma histria nacional em construo, como a brasileira. As implicaes de natureza poltica imbricadas neste projeto parecem-nos tambm claras e no menos significativas; articulada ao projeto de construo da Nao, a escrita da histria nacional tem assim os seus destinatrios, no apenas no plano interno, como tambm no externo. E nessas duas frentes que ela se constri. Embora no claramente explicitado nos primeiros estatutos do IHGB, o objetivo de escrever uma histria do Brasil esteve sempre presente. 0 instituto seria, nas palavras de Janurio da Cunha Barbosa, a luz a retirar a histria brasileira de seu escuro caos26, superando uma poca percebida e vivida como necessitada de "Luz e Ordem". O uso desta curiosa metfora nos discursos do IHGB indica tradies intelectuais muito precisas e aponta no sentido da definio de uma identidade, tarefa para a qual estava
24

Journal de L'Institut Historique. Paris 1(3): 171. Out. 1834.

Carta de Janurio da Cunha Barbosa e Eugne de Monglave datada de 10 de janeiro de 1839. Journal de L'Institut Hstorique. Paris, 10(57): Abr. 1839.
26

25

Ver a este respeito o relatrio do primeiro secretrio do IHGB, Janurio da Cunha Barbosa, por ocasio das comemoraes do segundo aniversrio do instituto. In: Revista do IHGB. Rio de janeiro, 2(8): 557-89. Out./Dez. 1840. Estudos Histricos, Rio de Janeiro, n. 1, 1988. P.5-27

reservado um papel central e diretor a instituio. Tratava-se de desvendar o "nosso verdadeiro carter nacional27, e para este fim o IHGB deveria realizar a sua parte. preciso lembrar que tambm os polticos comprometidos com o processo de consolidao da monarquia constitucional e do Estado centralizado partilhavam desta percepo da necessidade de uma "ordem" que se contrapusesse, no caso, ao "caos" das repblicas vizinhas. Portanto, nada havia de estranho no fato de que aqueles diretamente comprometidos com o projeto do IHGB definissem para a instituio o papel de nica e legtima instancia para escrever a histria do Brasil e para trazer luz o verdadeiro carter da Nao brasileira. Pode-se mesmo pensar no Instituto Histrico como o locus privilegiado, naquele momento, a partir de onde se "fala" sobre o Brasil. Mais interessante , contudo, a constatao de que esse papel legitimado no interior da elite letrada imperial, o que contribuir para uma progressiva difuso e homogeneizao do "projeto nacional" no seio deste grupo social. Assim se expressava o jornal Minerva Brasiliense em sua edio de novembro de 1843: "Estranhas umas s outras, falta s nossas provncias a fora do lao moral, o nexo da nacionalidade espontnea que poderia prender estreitamente os habitadores desta imensa pea, que a natureza abarcou com os dois maiores rios do universo. A histria do pas ou depositada em antigos e fastidiosos volumes e geralmente ignorada, ou escrita at certo ponto por mos menos aptas, por estrangeiros que, como Beauchamp, trataram s de compor um romance, que excitasse a curiosidade de seus leitores na Europa, no pode despertar no esprito de nossa juventude o nobre sentimento de amor de ptria, que torna o cidado capaz dos maiores sacrifcios, e o eleva acima dos clculos mesquinhos do interesse individual." (...) "Uma histria geral e completa do Brasil resta a compor, e se at aqui nem nos era permitido a esperana de que to cedo fosse satisfeito este desideratum, hoje assim no acontece, depois da fundao do Instituto Histrico, cujas importantssimas pesquisas no nosso passado deixam esperar, que esta ilustre corporao se d tarefa de escrever a histria nacional, resultado final, para que devem convergir todos os seus trabalhos."28 A histria , assim, o meio indispensvel para forjar a nacionalidade J pela adjetivao presente em seu nome Histrico e Geogrfico, fica claro o projeto da instituio de trabalhar com o instrumentrio da histria e da geografia. Na verdade, cada uma dessas matrias forneceria os dados imprescindveis para a definio do quadro nacional em vias de esboo; histria e geografia enquanto dois momentos de um mesmo processo, ao final do qual o quadro da Nao, na sua integralidade, em seus aspectos fsicos e sociais, estaria delineado.
27

Op. cit. p. 570. Minerva Brasiliense. Rio de Janeiro, 1(2): 51-3. Nov. 1843.

28

Estudos Histricos, Rio de Janeiro, n. 1, 1988. P.5-27

Ao longo deste artigo j nos referimos diversas vezes presena da tradio historiogrfica iluminista na concepo de histria do IHGB29, tanto pelo tratamento linear dado ao desenvolvimento da histria, quanto por sua instrumentalizao como "mestra da vida". a tradio particular do iluminismo portugus, marcadamente catlico e conservador, que deixar suas marcas na gerao fundadora do Instituto Histrico. J o nmero de lanamento da Revista do IHGB traz luz um artigo do primeiro presidente da instituio, Jos Feliciano Fernandes Pinheiro, visconde de So Leopoldo, definindo-a como presa tradio iluminista, retomando uma linha de continuidade em relao ao sculo XVIII e s academias iluministas criadas no Brasil quela altura30. 0 mesmo artigo explicita ainda com clareza o papel reservado ao Brasil como Nao no quadro geral das Naes em formao, papel este que estar subjacente leitura da histria brasileira a ser empreendida pelo IHGB. " ... tudo enfim pressagia que o Brasil destinado a ser, no acidentalmente, mas de necessidade, um centro de luzes e de civilizao, e o rbitro da poltica do Novo Mundo"31. Herdeiro de uma concepo antiga de histria, lana-se o Instituto Histrico tarefa de escrever a gnese da Nao brasileira, preocupao, neste sentido, moderna da historiografia europia do sculo XIX. Momento mesmo de passagem, esta historiografia abriga aspectos de uma viso antiga e de uma viso moderna de se pensar a histria. Utilizando-se categorias prprias da histria iluminista, vai-se tentar dar conta da especificidade nacional brasileira em termos da sua identidade e do papel que lhe caber no conjunto de Naes. Projeto no s ideolgico, mas tambm poltico, este encaminhado pelo IHGB na sua tarefa de contribuir para a construo da Nao brasileira. Da histria, enquanto palco de experincias passadas, poderiam ser filtrados exemplos e modelos para o presente e o futuro, e sobre ela deveriam os polticos se debruar como forma de melhor desempenharem suas funes. A histria percebida, portanto, enquanto marcha linear e progressiva que articula futuro, presente e passado; s partilhando uma tal concepo, como nos indica Koselleck32, pode-se pretender aprender com a histria, dando-lhe um carter pragmtico. J no segundo nmero da Revista, Janurio da Cunha Barbosa afirmava a importncia da histria para o homem de Estado; "A Histria, tornando-lhe presente a experincia dos sculos passados, ministra-lhe conselhos to seguros como desinteressados, que lhe aclaram os caminhos que deve seguir, os escolhos que deve evitar, e o seguro porto, a que uma slida manobra pode felizmente fazer chegar a nau do Estado.33
29

O primeiro presidente do IHGB, Jos Feliciano Fernandes Pinheiro, admirava particularmente o historiador iluminista ingls Gibbon. Op. cit. nota 8. Idem. p. 78.

30

31

32

KOSELLECK, Reinhart. Historia magistra vitae. Iri: --- Org. Vergangene Zukunft. Frankfurt/M., Suhrkamp, 1984. p. 38-66. Revista do IHGB. Rio de janeiro, 2(8): 573. Out./Dez. 1840. Estudos Histricos, Rio de Janeiro, n. 1, 1988. P.5-27

33

Outra no era alis a prtica de muitos daqueles intelectuais que iro se ocupar do trabalho historiogrfico no Brasil, como por exemplo Varnhagen, que no se furtava a prestar consultas e a elaborar pareceres para rgos do Estado Imperial, na qualidade de historiador. O conhecimento da histria adquiriu um sentido garantidor e legitimador para decises de natureza poltica, mormente aquelas ligadas s questes de limites e fronteiras, vale dizer, aquelas ligadas identidade e singularidade fsica da Nao em construo. O domnio de um saber especfico parece neste caso estar intimamente ligado viabilizao de um certo poder em vias de definio. A Revista do IHGB, penetrada da concepo exemplar da histria, abre uma rubrica em seu interior dedicada s biografias, capazes de fornecerem exemplos s geraes vindouras, contribuindo desta forma tambm para a construo da galeria dos heris nacionais. Mas no apenas uma viso pragmtica e exemplar da histria que se abriga no projeto historiogrfico do IHGB. A concepo de histria partilhada pela instituio guarda um ntido sentido teleolgico, conferindo ao historiador, atravs de seu ofcio, um papel central na conduo dos rumos deste fim ltimo da histria. A este respeito exprimia-se a Revista em seu nmero de abril a junho de 1847: "Deve o historiador, se no quiser que sobre ele carregue grave e dolorosa responsabilidade, pr a mira em satisfazer aos fins polticos e moral da histria. Com os sucessos do passado ensinara gerao presente em que consiste a sua verdadeira felicidade, chamando-a a um nexo comum, inspirando-lhe o mais nobre patriotismo, o amor s instituies monrquico-constitucionais, o sentimento religioso, e a inclinao aos bons costumes.34 A leitura da histria enquanto legitimao do presente, carregada, portanto, de sentido poltico, sem dvida um aspecto importante do projeto historiogrfico do IHGB. O historiador, na qualidade de esclarecido, deveria indicar o caminho da felicidade e realizao aos seus contemporneos: fiis sditos da monarquia constitucional e da religio catlica. Como foi referido anteriormente este aspecto poltico do projeto historiogrfico pode ser vislumbrado j quando do desenho de um instituto histrico com sede no Rio de janeiro, a partir do qual seriam criadas instituies semelhantes nas provncias, diretamente subordinadas aos princpios formulados na capital do Imprio, onde deve-ser-ia, em ltima instncia, concentrar a soma de conhecimentos acumulados sobre o Brasil. Esta concepo articula-se na verdade ao projeto mais amplo de centralizao poltica, vitorioso em meados do sculo XIX. idia de transformar o IHGB em centro autorizado para a produo de um discurso sobre o Brasil, articulam-se inmeras medidas tomadas no interior da instituio, tais como a sugesto feita em reunio realizada em 1842 de transformar sua biblioteca em depsito central obrigatrio das obras publicadas no Brasil; o pedido aos presidentes de provncia do envio de seus relatrios anuais, interferindo assim na esfera de competncia do Arquivo Nacional, criado no mesmo ano de 1838; ou ainda o plano de Janurio da Cunha Barbosa de transformar o IHGB numa central de dados de natureza estatstica, levantados nas
34

Revista do IHGB. Rio de Janeiro. 9(6): 286. Abr./Jun. 1847. Estudos Histricos, Rio de Janeiro, n. 1, 1988. P.5-27

diferentes provncias. Concebido de forma ampla, projeto de histria nacional deveria dar conta da totalidade, construindo a Nao em sua diversidade e multiplicidade de aspectos. Os primeiros passos concretizados no sentido da elaborao de uma histria do Brasil, que viria a ser publicada anos mais tarde por um homem ligado ao IHGB Francisco Adolfo Varnhagen -, so dados por Janurio da Cunha Barbosa em 1840, ao definir um prmio para o trabalho que melhor elaborasse um plano para se escrever a histria do Brasil. 0 texto, premiado em 1847, do alemo von Martius, cientista ocupado das coisas brasileiras, j fora publicado na Revista em 184435 e se revestia de um carter pragmtico, corno alis o prprio ttulo sugere. No artigo, von Martius define as linhas mestras de um projeto historiogrfico capaz de garantir uma identidade especificidade Nao em processo de construo. Esta identidade estaria assegurada, no seu entender, se o historiador fosse capaz de mostrar a misso especfica reservada ao Brasil enquanto Nao: realizar a idia da mescla das trs raas, lanando os alicerces para a construo do nosso mito da democracia racial. "Portanto devia ser um ponto capital para o historiador reflexivo mostrar como no desenvolvimento sucessivo do Brasil se acham, estabelecidas as condies para o aperfeioamento de trs raas humanas, que nesse pas so coloca das uma ao lado da outra, de uma maneira desconhecida na histria antiga. . . "36 O texto de von Martius prope uma forma de tratar cada um dos trs grupos tnicos formadores, a seu ver, da nacionalidade brasileira, e inicia valorizando os estudos relativos aos indgenas, com a perspectiva de integrar histria nacional os conhecimentos por eles veiculados. Certamente a atuao do elemento branco, atravs de seu papel civilizador, ser particularmente sublinhada, resgatando especialmente a importncia dos bandeirantes e das ordens religiosas nesta tarefa desbravadora e civilizatria. Em seu projeto de leitura da histria brasileira, von Martius curiosamente vai apontando caminhos e destacando aspectos que posteriormente encontraro eco nas interpretaes, por exemplo, de um Varnhagen. Do seu ponto de vista, o indgena merecia um estudo cuidadoso da histria, at mesmo pela possibilidade de tais investigaes contriburem para a produo de mitos da nacionalidade - neste ponto o autor toma o exemplo dos mitos sobre os cavaleiros medievais no espao europeu. O branco, a seu ver, deveria ser alvo de igual interesse por seu sentido claramente civilizador. o negro obtm pouca ateno de von Martius, reflexo de uma tendncia que se solidificaria neste modelo de produo da histria nacional: a viso do elemento negro como fator de impedimento ao processo de civilizao. , contudo, ao final do artigo que a proposta de von Martius de leitura da histria se explicita em seu carter poltico. A premiao outorgada ao trabalho expressa a concordncia do IHGB com este projeto, que estar tambm presente no sentido dado por Varnhagen sua obra histrica. Ou seja: a idia da histria nacional como forma de unir, de transmitir um conjunto nico e articulado de interpretaes do
35

MARTIUS, Karl Friedrich Philipp von. Como se deve escrever a Histria do Brasil. In: Revista do IHGB. Rio de janeiro, 6(24): 381-403. Jan. 1845. Op. cit. p. 384.

36

Estudos Histricos, Rio de Janeiro, n. 1, 1988. P.5-27

passado, como possibilidade de atuar sobre o presente e o futuro. A Nao como unidade homognea e como resultado de uma interpretao orgnica entre as diversas provncias, este o quadro a ser desenhado pelo historiador. E quantos no so os pontos de interseo com o projeto poltico centralizador em andamento! "Por fim devo ainda ajuntar uma observao sobre a posio do historiador do Brasil para com a sua ptria. A histria uma mestra, no somente do futuro, como tambm do presente. Ele pode difundir entre os contemporneos sentimentos e pensamentos do mais nobre patriotismo. Uma obra histrica sobre o Brasil deve, segundo a minha opinio, ter igualmente a tendncia de despertar e reanimar em seus leitores brasileiros amor da ptria, coragem, constncia, indstria, fidelidade, prudncia, em uma palavra, todas as virtudes cvicas. O Brasil est afeto em muitos membros de sua populao, de idias polticas imaturas. Ali vemos republicanos de todas as cores, idelogos de todas as qualidades. E justamente entre estes que se acharo muitas pessoas que estudaro com interesse uma histria de seu pas natal; para eles, pois, dever ser calculado o livro, para convenc-los por uma maneira destra da inexigidade de seus projetos utpicos, da inconvenincia de discusses licenciosas dos negcios pblicos "por uma imprensa desenfreada, e da necessidade de uma monarquia em um pas onde h um to grande nmero de escravos. S agora principia o Brasil a sentir-se como um Todo Unido."37 O exame da correspondncia trocada entre von Martius e o IHGB nos permite supor que era inteno do instituto encarreg-lo de executar o projeto historiogrfico contido em seu trabalho. Von Martius, no entanto, recusa a tarefa. importante, observar, todavia, que o seu "programa" para a histria do Brasil ser, em linhas gerais, aquele que se corporificar com a publicao de Histria nacional, de Francisco Adolfo Varnhagen. Este assim define em carta ao imperador, j anteriormente citada, o sentido de seu trabalho de historiador: " . . era para ir assim enfeixando-as / as provncias / todas e fazendo bater os coraes dos de umas provncias em favor dos das outras, infiltrando a todos nobres sentimentos de patriotismo de nao, nico sentimento que capaz de desterrar o provincialismo excessivo, do modo que desterra o egosmo, levando-nos a morrer pela ptria ou pelo soberano que personifica seus interesses, sua honra e sua glria. " ( ... ) "Em geral busquei inspiraes de patriotismo sem ser no dio a portugueses, ou estrangeira Europa, que nos beneficia com ilustraes; tratei de pr um dique tanta declamao e servilismo democracia; e procurei ir disciplinando produtivamente certas idias soltas de nacionalidade."38
37

Idem. p. 401. Op. cit. nota 5.

38

Estudos Histricos, Rio de Janeiro, n. 1, 1988. P.5-27

Respaldados nos princpios da moderna historiografia, segundo os quais as fontes primrias desempenhariam para o trabalho do historiador um papel central, os integrantes do IHGB discutem os meios de localizao de fontes imprescindveis histria do Brasil. Desde a sugesto inicial veiculada no interior da instituio, ainda em 1839, a respeito da importncia da coleta de fontes em Portugal Espanha, tarefa para a qual, segundo Varnhagen, era necessria a interveno do governo que, "devendo alimentar o esprito de nacionalidade, de ter presente que so a primeira base talvez desta, a histria e o conhecimento do pas natal"39, a preocupao com o trabalho de localizao de fontes no Brasil e no exterior acompanhar o percurso do IHGB. Em 1841 publicado na Revista o artigo de Rodrigo de Souza da Silva Pontes40 contendo as linhas mestras que deveriam orientar o trabalho da instituio na localizao de fontes. Interessante notar a representatividade da documentao passvel de ser utilizada por uma histria diplomtica, assim como o engajamento desses especialistas na tarefa de escrita da histria nacional, caractersticas compreensveis tendo-se em vista o momento de tentativa de uma definio nacional especfica para o Brasil, capaz de apresent-lo enquanto Nao singular no conjunto de Naes em definio. Ser fundamentalmente atravs de premiaes e concursos que o IHGB e o prprio imperador, pela via do instituto, incentivaro uma produo de natureza historiogrfica, entendida, bem verdade, num sentido ampliado do que seja o trabalho historiogrfico. Domingos Jos Gonalves de Magalhes, expoente do romantismo literrio, futuro visconde de Araguaia, viria a ser premiado pelo trabalho sobre a Balaiada, resultado de observaes por ele realizadas quando de sua viagem provncia do Maranho na qualidade de secretrio de Governo do presidente nomeado para a provncia, Luiz Alves de Lima. A idia de escrever um trabalho acerca do movimento contra o Estado Imperial justificava-se, segundo seu autor, pelo sentido de "ensinamento" de que pode se revestir uma dada experincia histrica, repetindo assim o princpio to caro ao IHGB e sua historiografia da "histria como mestra da vida".41 Trabalhos voltados para a problemtica indgena - alis um tema particularmente tratado nas pginas da revista do IHGB - obtero tambm premiao42, numa clara demonstrao de que a reflexo sobre a "questo indgena" era parte substancial da discusso mais ampla relativa questo nacional. Novamente uma perspectiva pragmtica do trabalho intelectual expressa-se nas colaboraes premiadas;
39

Carta de Francisco Adolfo Varnhagen a Janurio da Cunha Barbosa datada de 5 de outubro de 1839. In: Revista do IHGB. Rio de janeiro, 1(4): 376. Out./ Dez. 1839.

PONTES, Rodrigo de Souza da Silva. Quais os meios de que se deve lanar mo para obter o maior nmero possvel de documentos relativos histria e geografia do Brasil? In: Revista do IHGB. Rio de Janeiro, 3(10): 149-57. Jul./Set. 1841.
41

40

Ver o artigo premiado de Domingos Jos Gonalves de Magalhes. In: Revista do IHGB. Rio de Janeiro, 10(11): 263-354. Jul./Set. 1848.

Ver particularmente os trabalhos de: OLIVEIRA, Jos Joaquim Machado de. Notcia raciocinada sobre as aldeias de ndios da provncia de So Paulo, desde o seu comeo at atualidade. In: Revista do IHGB. Rio de janeiro, 8(2): 204-50. Abr./Jun. 1846; SILVA, Joaquim Norberto de Souza e. Memria histrica e documentada das aldeias de ndios da provncia do Rio de janeiro. In: Revista do IHGB. Rio de Janeiro, 17(14-5): 109-552. Abr./Set. 1854.

42

Estudos Histricos, Rio de Janeiro, n. 1, 1988. P.5-27

o prmio geogrfico concedido pela primeira vez a Conrado Jacob Niemeyer por sua carta geogrfica do Imprio, retrato fsico a Nao em construo. Coerente com o objetivo a que se props, de esboar o quadro na Nao, o IHGB incentivar ainda viagens e excurses pelo interior do Brasil, na expectativa de que venha a ser coletado material que subsidie a escrita da histria nacional particularmente material referente aos diversos grupos indgenas - e que possibilite o avano no caminho da identificao do Brasil. Segundo justificava o prprio Janurio da Cunha Barbosa, ainda que material relevante no fosse apurado, mesmo assim "a descoberta de terrenos, que podem ser vantajosos ao Estado, compensar de certo os esforos que se fizerem com este fito".43 Quando no a cincia e o saber possam delas retirar proveito que pelo menos o Estado delas usufrua vantagens. Na verdade, uma argumentao recorrente para sublinhar a importncia de tais empreendimentos e justificar os financiamentos a serem requeridos pelo IHGB ao Estado, como no caso da expedio organizada pelo cnego baiano Benigno Jos de Carvalho e Cunha. Em petio dirigida ao imperador e datada de 7 de novembro de 184144, empenha-se o IHGB pelo projeto do religioso baiano, ressaltando os aspectos culturais do empreendimento, sem descuidar contudo daqueles de natureza prtica: economicamente, a viabilidade de integrao de novas terras para o cultivo agrcola e a descoberta de eventuais riquezas minerais; politicamente, um tal projeto poderia contribuir para que o documento caracterizava como "interiorizao da civilizao"45 e reconhecimento das fronteiras ocidentais do Imprio como forma de melhor proteg-las. Sem esquecer, conforme argumentao da petio, o fato de que o apoio a uma tal empresa reforaria para geraes futuras a imagem de um monarca amigo "das cincias e letras". Vrios so os exemplos de empreendimentos de natureza semelhante, tanto nacionais quanto estrangeiros, que recebem o apoio do Instituto Histrico e seu empenho junto ao Estado. Na verdade, a diversidade de interesses possveis de serem atendidos por expedies cientficas desta natureza, poderiam explicar por que num momento especfico de construo de um projeto nacional, tais viagens obtiveram apoio de uma instituio cultural como o IHGB e, em ltima anlise, do prprio Estado, que termina por financi-las46.
43

Revista do IHGB. Rio de janeiro, 3(12): 528. Out./Dez. 1841.

44

Petio do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro sua majestade imperial de 7 de novembro de 1841. Arquivo Nacional. Rio de janeiro. Cdigo: AN IE7 8. Tomando-se o conceito de "processo de civilizao" trabalhado por Norbert Elias, pode-se tambm pensar essa interiorizao proposta em seus aspectos polticos de extenso do poder pblico do Estado e de sua centralizao. Ver o importante trabalho de ELIAS, Norbert. "Uber den Prozeb der zivilisation." Sziogenetische und psychogenetische Untersuchungen. Frankfurt/M., Suhrkamp, 1976 (2. v.). Ver Relatrio anual do Instituto para o ano de 1843, no qual so assinalados vrios viajantes estrangeiros recebidos pelo IHGB. Revista do IHGB. Rio de janeiro, 5(Suplemento): 7-10. Dez. 1843. Pode-se citar tambm o exemplo de Gonalves Dias, membro do IHGB, e que em 1851 viaja pelas provncias do Norte com a tarefa de coletar documentao histrica e elaborar relatrio sobre a educao naquela regio brasileira. O relato com os resultados da viagem so entregues ao IHGB. Ver tambm o empenho do instituto pela organizao da Comisso Cientfica de 1856, que deveria produzir um retrato detalhado do Brasil. Estudos Histricos, Rio de Janeiro, n. 1, 1988. P.5-27

45

46

A concesso de prmios e a organizao e o apoio a expedies cientficas nas quais o IHGB se engaja visava coleta de abundante material e produo de um saber sobre o Brasil, capazes de fornecer as bases seguras de um projeto de escrita da histria nacional, compreendida em seus aspectos mais amplos. Muito alm do que apenas os fatos de natureza poltica, o que esta histria pretende registrar e memorizar uma dada imagem da Nao brasileira em todos os seus contornos.

III Foro privilegiado para se rastrear este projeto ambicioso a revista trimestral publicada com regularidade pelo IHGB desde sua fundao. Alm de registrar as atividades da instituio atravs de seus relatrios, divulgar cerimnias e atos comemorativos diversos, as pginas da Revista se abrem publicao de fontes primrias como forma de preservar a informao nelas contida - alis, parte substancial de seu contedo nos primeiros tempos -, de artigos, biografias e resenhas de obras. Seu papel destacado pelo primeiro-secretrio Joaquim Manoel de Macedo: "No um arrojo de orgulho, uma verdade incontestvel: a coleo de nossas revistas se tm tornado em um cofre precioso, onde se guardam em depsito tesouros importantssimos; e a leitura delas ser muitas vezes frutuosa para o ministro, e legislador e o diplomata, e em uma palavra para todos aqueles que no olham com indiferena para as coisas da ptria.47 Uma anlise do contedo da Revista nos revela a incidncia de trs temas fundamentais, que chegam a absorver 73% do volume de publicaes, quer em termos de fontes, quer em termos de artigos e trabalhos, o que atesta o peso deste complexo temtico no projeto de escrita da histria nacional. So eles a problemtica indgena, as viagens e exploraes cientficas e o debate da histria regional. A classificao por ns empreendida visa to-somente a facilitar a compreenso dos ncleos centrais de interesse da Revista, observando-se que em muitos artigos os temas se, entrecruzam, particularmente os dois primeiros.48 Trabalhos e fontes relativos questo indgena ocupam indiscutivelmente o maior espao da Revista, abordando os diferentes grupos, seus usos, costumes, sua lngua, assim como das diferentes experincias de catequese empreendidas e o aproveitamento do ndio como fora de trabalho. Neste, ltimo ponto sero freqentes
47

Relatrio do primeiro-secretrio do IHGB, Joaquim Manoel de Macedo, por ocasio das comemoraes do aniversrio da instituio em 15 de dezembro 1852. In: Revista do IHGB. Rio de Janeiro, 15(8): 480-512. Out./Dez. 1851

Ver POPPINO, Rollie E. A century of the Revista do Instituto Histrico Geogrfico Brasileiro. In: The Hispanic American Historical Review. Durham 33(2): 307-23. Maio 1953. Poppino publicou em 1953 uma anlise da Revista IHGB, pautando-se por critrios cronolgicos de periodizao da histria do Brasil. Na medida em que nosso foco anlise est centrado no exame da produo intelectual da instituio e em relao com as questes mais gerais batidas naquela altura pela sociedade brasileira, o critrio temtico aquele capaz de melhor possibilitar uma tal anlise discusso.

48

Estudos Histricos, Rio de Janeiro, n. 1, 1988. P.5-27

as referncias escravido negra, comparando-se os resultados advindos da utilizao desses dois tipos de mo-de-obra. Podemos vislumbrar alguns caminhos para explicar como esta temtica encontrou especial ressonncia, no s no interior da Revista, como nos meios letrados brasileiros daquela quadra histrica, na teia de relaes polticas, econmicas e sociais em que tais discusses sobre a questo indgena estavam sendo produzidas. Para os crculos intelectuais, ocupar-se deste tema ganhava sentido exatamente no momento em que a tarefa de construo da Nao colocava-se como prioritria, envolvendo o processo de integrao fsica do territrio e a discusso relativa s origens da Nao. Significava pensar o lugar as populaes indgenas no projeto em construo, definindo um saber sobre estes grupos, para ser tornado memria, a fixar e transmitir. Os estudos sobre as experincias jesuticas no trabalho com os indgenas ganharo prioridade na Revista com o objetivo de valer-se dessa experincia histrica para a alimentao de um "processo de civilizao" capaz de englobar tambm as referidas populaes. As reflexes contidas no j citado trabalho de von Martius49 relativo forma de tratar a questo indgena, assim como em um artigo de Varnhagen50, que viria a se posicionar radicalmente contra o projeto do romantismo literrio de transformar o indgena em representante da nacionalidade brasileira, lanam as bases metodolgicas que encaminharam a discusso deste tpico. A perspectiva predominante, apontando na direo de um possvel projeto de poltica indigenista para o Estado, aparece j no segundo nmero da Revista em um artigo de Janurio da Cunha Barbosa discorrendo sobre o melhor sistema de colonizar os ndios".51 Em sua opinio, a catequese seria a forma mais adequada de encaminhar este processo, apoiando-se em trs pressupostos bsicos: em primeiro lugar, na criao, entre as populaes indgenas, de necessidades cuja satisfao exigiria um contato permanente com os brancos; em segundo lugar, na educao dos filhos dessas populaes segundo os princpios da educao branca; e, finalmente, no incentivo miscigenao como forma de branqueamento desses grupos indgenas. O que se pode perceber no tocante formulao das bases de uma poltica indigenista a recuperao, por parte dos intelectuais empenhados neste projeto de construo da Nao brasileira, de uma tradio ensaiada anteriormente pela Coroa portuguesa com relao a esta problemtica. A publicao de um artigo de Domingos Alves Branco Moniz Barreto sobre o tema deixa entrever tal objetivo.52 A questo fundamental colocada no texto dizia respeito relao entre Estado e ordens religiosas na tarefa de integrao" das populaes indgenas, lembrando-se os riscos da autonomia jesutica - novamente a experincia histrica fornecendo exemplos e lies 49

Op. cit. nota 35.

50

VARNHAGEN, Francisco Adolfo Memria acerca da importncia do estudo e ensino das lnguas indgenas do Br In. Revista do IHGB. Rio de Janeiro, 3(9): 53-61. Jan./Mar. 1841.

51

BARBOSA, Janurio da Cunha. Qual seria o melhor sistema de colonizar os ndios entranhados em nossos sertes conviria seguir o sistema dos jesutas fundado principalmente na propagao cristianismo, ou se outro do qual se esperam melhores resultados do que os atuais? In: Revista do IHGB. Rio de Janeiro 2(1). 3-18. Mar. 1840. BARRETO, Domingos Alves Branco Moniz. Plano sobre a civilizao ndios do Brasil. In: Revista do IHGB. Rio de Janeiro, 19(21). 33-91. Jan./M 1856. Estudos Histricos, Rio de Janeiro, n. 1, 1988. P.5-27

52

para justificar uma maior participao do Estado neste empreendimento. de se compreender que, num momento de estruturao do Estado Nacional, formas de poder que pudessem se chocar com este projeto fossem analisadas criticamente, em particular por aqueles to diretamente envolvidos em seu processo de legitimao. Aspectos de natureza poltico-estratgica devem ser tambm considerados para a melhor compreenso dos elementos que podem explicar o tratamento intensivo da questo indgena por parte da historiografia nacional em elaborao. Para a jovem monarquia, que constri sua identidade a partir da oposio s formas republicanas de governo, assegurar o controle sobre as populaes indgenas fronteirias significava garantir o poder do Estado Nacional sobre este espao. A produo de um discurso sobre a questo indgena articula-se tambm a um quadro de referncia no qual a problemtica econmica tem de ser levada em conta. Fundamentalmente a partir da dcada de 40 do sculo XIX, os aspectos de natureza econmica relativos ao problema da mo-de-obra do um especial reforo ao debate da questo indgena, debate este articulado discusso da escravido negra nos seus variados aspectos: a fora de trabalho escrava e a grande propriedade e a questo negra frente ao projeto de construo nacional. Num momento em que a abolio do trfico escravo coloca-se como inadivel, a Revista do Instituto Histrico oferece um forum privilegiado para os debates e discusses, visando busca de alternativas para a questo do trabalho no Brasil frente ao projeto de construo nacional ento em curso. Neste sentido, exemplar o artigo publicado por Januro da Cunha Barbosa no primeiro nmero da Revista53 enfocando a relao entre escravido negra e civilizao do pas. Sua argumentao - alis, uma posio cada vez mais presente no interior da instituio - aponta no sentido de imputar escravido negra a responsabilidade pelo atraso do pas na corrida da civilizao, procurando ao mesmo tempo resgatar a figura do indgena como possvel soluo para a questo da mo-de-obra no pas - sensibilizao lenta de uma certa opinio pblica para a problemtica da escravido negra e dos seus "riscos" para o projeto nacional. Janurio da Cunha Barbosa enfatiza a importncia da temtica indgena, desvendando suas relaes com a questo da escravido negra: "Lembramos este fato para provarmos que eles no so to avessos ao trabalho, como os pretendem pintar os patronos da escravido africana, e para que se veja que se forem removidas certas causas de seu horror e desconfiana, se forem bem-tratados cumprindo-se fielmente as convenes, que com eles fizerem, se forem docemente chamados a um comrcio vantajoso e a uma comunicao civilizadora, teremos, seno nos que hoje existem habituados sua vida nmade, ao menos em seus filhos e em seus netos, uma classe trabalhadora, que nos dispense a dos Africanos".54
53

BARBOSA, Janurio da Cunha. Se a introduo do trabalho africano em raa a civilizao dos nossos indgenas In: Revista do IHGB. Rio de Janeiro (3): 159-66. Jun./Set. 1939. Op. cit. p. 165.

54

Estudos Histricos, Rio de Janeiro, n. 1, 1988. P.5-27

A reunio de material voltado temtica indgena instrumentalizaria a produo de um saber sobre estes grupos, de forma a orientar uma prtica visando a solucionar o problema da mo-de-obra. A histria mantm-se ainda como magistra vitae. Na medida em que a questo trabalho adquire uma importncia central nos debates incentivados pelo IHGB, no s a temtica indgena tratada tendo em vista este eixo orientador, como as pginas da Revista se abrem a publicaes que levantam e investigam alternativas capazes de encaminhar uma soluo para a questo da escravido - consequentemente, para o problema de mo-de-obra do pas -, alternativas essas que contemplam desde a hiptese da imigrao estrangeira, at recusa deste caminho com a priorizao do elemento "nacional" para a colonizao. Operando sempre com um par de categorias - "civilizao e estado social para caracterizar o mundo dos brancos, e "natureza e barbrie" para caracterizar o mundo dos indgenas esses textos que discutem a questo indgena deixam entrever uma certa coincidncia de vises no tocante a alguns aspectos centrais, que pode. riam ser assim resumidos: 1) Unanimidade quanto necessidade de integrao dos grupos indgenas, particularmente no momento em que a questo nacional prioritria, e na medida em que o problema racial coloca srias questes a um projeto que se pretenda minimamente integrador. 2) Defesa do comrcio e da educao como meios a serem priorizados no contato com as populaes indgenas. 3) Destinao de um papel central ao Estado que, embora no alijando as ordens religiosas desta empresa, deveria preservar seu espao de controle sobre o desenvolvimento do trabalho. Um segundo corpo temtico amplamente tratado na Revista diz respeito a publicaes relativas s viagens e exploraes do territrio brasileiro, abordando questes de fronteiras e limites, as riquezas naturais do pas e novamente a questo indgena. Se pensarmos que, num momento de constituio da Nao, tambm a definio de sua identidade fsico-geogrfica parte do projeto mais amplo, podemos entender o porqu de o instituto reservar espao to amplo ao tratamento do assunto. Na verdade, trata-se de definir com preciso os contornos fsicos dessa Nao, integrando na imagem em elaborao os elementos continentalidade e riquezas inumerveis, capazes de viabilizarem num futuro no-definido a realizao plena de sua identidade. Uma leitura desses relatos de viagens exploratrias e de reconhecimento nos permite acompanhar a atividade cuidadosa de olhos atentos a registrarem conhecimentos sobre as diferentes regies do pas. No s o tamanho dos rios e a altura das montanhas sero medidos e precisados, como tambm ser avaliada a possibilidade de integrao econmica das diferentes regies. Plano cuidadoso de esquadrinhamento e registro, diante do qual a realizao de uma leitura apenas superficial no daria conta de revelar as profundas relaes que ele encerra com o projeto de Nao que se quer criar. Se, a princpio, todas as regies do pas so definidas como igualmente importantes, o material publicado revela uma clara orientao em direo s regies de fronteira, devido necessidade de integrao dessas mesmas regies ao poder do Estado Nacional, sediado no Rio de janeiro. No por acaso so as regies como a Colnia de Sacramento, a fronteira com a Guiaria Francesa, ao Norte, e a fronteira de Mato Grosso, nas quais os conflitos de limites datavam do perodo colonial, as reas mais tratadas nas
Estudos Histricos, Rio de Janeiro, n. 1, 1988. P.5-27

pginas da Revista. preciso ter em conta que ser o governo de dom Pedro II aquele a encaminhar a soluo poltica da problemtica de fronteiras atravs da definio de uma poltica externa cuja formulao contou com a assessoria do historiador-diplomata Francisco Adolfo Varnhagen, que viria a ser considerado o "pai da histria brasileira".55 Identidade fsica da Nao, possibilidades de explorao econmica do territrio e integrao das regies mais distantes ao eixo de poder do Estado Nacional so alguns aspectos desses relatos de viagens e exploraes que podem indicar possveis relaes desse tema com a histria da Nao em elaborao. Particularmente esclarecedores neste sentido so os trabalhos de Joo da Silva Machado, futuro baro de Antonina, amplamente veiculados pela Revista do Instituto Histrico. Grande proprietrio na regio da futura provncia do Paran, dedicava-se Joo da Silva Machado a experincias de colonizao em suas terras, de contatos com grupos indgenas e desbravamento de regies atravs de expedies que financiava. Em suma, tocava naqueles pontos mais cruciais para a elite poltica e intelectual relativos ao encaminhamento da soluo da questo nacional. Neste sentido, suas experincias poderiam trazer novas luzes para a discusso, tendo em vista a perspectiva de se aprender com o passado.56 Finalmente, so os temas que se ocupam do que genericamente denominamos histria regional que ganham tambm espao na Revista. No tratamento da questo, privilegiada a perspectiva de considerar as regies no nas suas especificidades descartando com isso a polmica do regionalismo - mas na sua intrnseca organicidade ao conjunto nacional. O fato de que a partir do IHGB no Rio de janeiro que a leitura dessas histrias regionais ser empreendida, reunindo, assim, na capital da monarquia todos os conhecimentos relativos s pronvncias, expresso evidente da existncia, no interior da instituio, de um projeto intelectual claramente centralista. Projeto este bem-articulado a um conjunto de interesses e questes de natureza poltica, econmica e social, que explicam o porqu de certas tematizaes de uma historiografia nacional em elaborao, visando a uma soma de conhecimentos, e por que no a produo de um saber sobre o "Brasil" capaz de viabilizar uma determinada ordem.

55

Ver a este respeito o texto produzido por Varnhagen em 1851, quando ocupava o cargo de primeiro-secretrio IHGB, a pedido do ministro dos Negcios Estrangeiros, com observaes relativas importncia da questo de limito e fronteiras para o Estado, e uma listagem do material considerado indispensvel para possveis negociaes sobre limites e fronteiras. As experincias acumuladas em negociaes anteriores e registradas pela "histria" nestes documentos poderiam ensinar o caminho para as negociaes do presente. VARNHAGEN, Francisco Adolfo. Memria sobre os trabalhos que se podem consultar nas negociaes de limites do Imprio, com algumas lembranas para a demarcao destes. Arquivo do IHGB. Rio de janeiro. Cdigo: Lata 340 Pasta 6. Ver Revista do IHGB. Rio de janeiro. 10(3): 260. Abr./Jun. 1848. Estudos Histricos, Rio de Janeiro, n. 1, 1988. P.5-27

56

Potrebbero piacerti anche