Sei sulla pagina 1di 3

O que Ao Carbono?

Ao uma liga metlica formada essencialmente por ferro e carbono, com percentagens deste ltimo variando entre 0,008 e 2,11%. Distingue-se do ferro fundido, que tambm uma liga de ferro e carbono, mas com teor de carbono entre 2,11% e 6,67%. A diferena fundamental entre ambos que o ao, pela sua ductibilidade, facilmente deformvel por forja, laminao e extruso, enquanto que uma pea em ferro fundido muito fragil. O ao pode ser classificado da seguinte maneira:

Quantidade de carbono Composio qumica Quanto constituio microestrutural Quanto sua aplicao A classificao mais comum de acordo com a composio qumica, dentre os sistemas de classificao qumica o SAE o mais utilizado, e adota a notao ABXX, em que AB se refere a elementos de liga adicionados intencionalmente, e XX ao percentual em peso de carbono multiplicado por cem. Alm dos componentes principais indicados, o ao incorpora outros elementos qumicos, alguns prejudiciais, provenientes da sucata, do mineral ou do combustvel empregue no processo de fabricao, como o enxofre e o fsforo. Outros so adicionados intencionalmente para melhorar algumas caractersticas do ao para aumentar a sua resistncia, ductibilidade, dureza ou outra, ou para facilitar algum processo de fabrico, como usinabilidade, o caso de elementos de liga como onquel, o cromo, o molibdnio e outros.Ao carbono a

composio da liga que confere ao ao o seu nvel de resistncia mecnica.O ferro gusa, primeira etapa de fabricao do ao, o mesmo para todos os produtos. Na fase seguinte, quando os elementos de liga so adicionados ou suprimidos no ferro gusa, que so determinadas as grandes famlias de ao, dos mais rgidos aos mais estampveis. O Carbono o principal elemento endurecedor em relao ao ferro. Outros elementos, como o mangans, o silcio e o fsforo, participam igualmente do ajuste do nvel de resistncia do ao. A quantidade de Carbono define sua classificao: o baixo carbono possui no mximo 0,30% do elemento; o mdio carbono apresenta de 0,30 a 0,60% e o alto carbono possui de 0,60 a 1,00%.

Sua funo
Os aos diferenciam-se entre si pela forma, tamanho e uniformidade dos gros que o compem e, claro, por sua composio qumica. Esta pode ser alterada em funo do interesse de sua aplicao final, obtendo-se atravs da adio de determinados elementos qumicos, aos com diferentes graus de resistncia mecnica, soldabilidade, ductilidade, resistncia corroso, entre outros. De maneira geral, os aos possuem excelentes propriedades mecnicas: resistem bem trao, compresso, flexo, e como um material homogneo, pode ser laminado, forjado, estampado, estriado ,soldado curvado,forjado,dobrado, trefilado e suas propriedades podem ainda ser modificadas por tratamentos trmicos ou qumicos.

Caractersticas e Aplicaes
Baixo carbono: possui baixa resistncia e dureza e alta tenacidade e ductilidade. usinvel e soldvel, alm de apresentar baixo custo de produo. Geralmente, este tipo de ao no tratado termicamente. Aplicaes: chapas automobilsticas, perfis estruturais, placas para produo de tubos, construo civil, pontes e latas de folhas de flandres. Mdio carbono: possui maior resistncia e dureza e menor tenacidade e ductilidade do que o baixo carbono. Apresentam quantidade de carbono suficiente para receber tratamento trmico de tmpera e revenimento, embora o tratamento, para ser efetivo, exija taxas de resfriamento elevadas e em sees finas. Aplicaes: rodas e equipamentos ferrovirios, engrenagens, virabrequins e outras peas de mquinas, que necessitem de elevadas resistncias mecnica e ao desgaste e tenacidade. Alto carbono: o de maior resistncia e dureza. Porm, apresentam menor ductilidade entre os aos carbono. Geralmente, so utilizados temperados ou revenidos, possuindo propriedades de manuteno de um bom fio de corte. Aplicaes: talhadeiras, folhas de serrote, martelos e facas.

Qualidade
O ao carbono segue uma diviso padronizada na indstria, o que permite que fornecedores e consumidores se comuniquem com eficincia. Os grupos de descrio de qualidade utilizados so os seguintes:

Semi-acabados para forjamento; Estrutural; Placas; Barras laminadas a quente; Barras acabadas a frio; Chapas finas laminadas a quente; Chapas finas laminadas a frio; Chapas com esmaltagem porcelnica; Chapas chumbadas compridas; Chapas galvanizadas; Chapas revestidas por zincagem eletroltica; Bobinas laminadas a quente; Bobinas laminadas a frio; Folhas-de-flandres; Arames; Arame achatado; Tubos; Tubos estrutural; Tubos para oleodutos; Produtos tubulares para campos petrolferos; Produtos tubulares especiais; Fios-mquina laminados a quente.

Classificao
Os aos so classificados em Grau, Tipo e Classe, por meio de letra, nmero, smbolo ou nome. O Grau identifica a faixa de composio qumica do produto. O Tipo se refere ao processo de desoxidao utilizado, enquanto a Classe descreve outros atributos, como nvel de resistncia e acabamento superficial. O sistema de classificao mais adotado na prtica o SAE-AISI. Nele, o ao carbono utiliza o grupo 1xxx, e classificado da seguinte forma:

10xx : Ao carbono comum (Mn : 1,00% mx.) 11xx : Ressulfurado 12xx : Ressulfurado e Refosforizado 15xx : Ao carbono comum (Mn : 1,00 a 1,65%) Os aos que possuem requisitos de temperabilidade adicionais recebem um H aps a sua classificao. Os ltimos dois dgitos, representados pelo xx, representam o contedo de carbono do ao.

Potrebbero piacerti anche