Sei sulla pagina 1di 2

Clamando por Santificao

Introduo A filosofia do politicamente correto tem protegido as pessoas de serem confrontadas. Todas as atitudes so consideradas vlidas, afinal, o que certo e errado varia de indivduo para indivduo. Ningum tem o direito, ento, de apontar algo como pecado na vida de algum. Isso, entretanto, no o que a Bblia recomenda aos discpulos de Jesus. Davi, aceitando o fato de que havia erros em sua vida e consciente de que no os conhecia todos, clama ao Deus onisciente e poderoso que o santifique. Ele no tem uma postura reservada e na defensiva quanto a si mesmo, mas, sim, aberta crtica construtiva e ao auxlio de Deus e (com certeza) de outras pessoas. Em 2 Samuel 12, ao ser confrontado pelo profeta Nat, que falava em nome do SENHOR, Davi se humilhou e reconheceu que havia pecado. Ele, mais uma vez, um exemplo de vida para ns. Dinmica Leia todo o Salmo 139 com os presentes e estimule um bate-papo sobre quais so as caractersticas de Deus apresentadas nos versculos que antecedem o texto-base da lio (vv. 1-22). Elas nos mostram a conscincia que Davi tinha do carter de Deus ao clamar por santificao. Desenvolvimento do ensino Texto-base: Salmo 139.23,24 Este texto nos apresenta um clamor de Davi por santificao. Ele pode ser dividido em trs pedidos, os quais so etapas de um processo de santificao. A orao do salmista que ele seja submetido a um tratamento que o faa mais santo diante do seu Deus. Voc est disposto a, junto com Davi, clamar por um processo de santificao da parte de Deus em sua vida? Eis os pedidos: 1. SONDA-ME E CONHECE
Sonda-me, Deus, e conhece o meu corao (v.23).

O verbo hebraico traduzido por sondar tem diversos significados, dentre eles, examinar, investigar e explorar. Ele pode ser ilustrado por um cientista que examina detalhadamente um objeto procurando conhecer suas caractersticas e descrev-lo; por um detetive que investiga cuidadosamente as pistas de um caso buscando conhecer os fatos e solucion-lo; ou por uma pessoa que explora uma caverna procura de uma pedra ou metal precioso. Entretanto, a melhor ilustrao a de algum que submetido a um cateterismo. Esse um exame em que um cateter com uma micro-cmera na ponta introduzido em uma das veias do paciente at alcanar o corao. Esse rgo, ento, todo sondado procura de alguma irregularidade ou problema. A partir dessas imagens, podemos entender melhor o que Davi est clamando a Deus. O primeiro pedido por uma sondagem completa no corao, de modo que ele seja conhecido em seus detalhes por Deus. O salmista est disposto a se expor totalmente. Uma anlise externa no o satisfaz. Ele quer algo completo. No apenas as atitudes, mas tambm as intenes do corao.

1. Voc uma pessoa aberta e que se expe ou algum fechado e reservado? 2. Quanto a isso, qual tem sido a sua atitude para com Deus?
2. PROVA-ME E CONHECE
Prova-me e conhece os meus pensamentos (v.23).

A segunda etapa deste processo tem como resultado um conhecimento ainda mais profundo daquele que est clamando. Aps orar por uma sondagem completa no corao, o pedido agora por uma prova. O verbo hebraico traduzido por provar, tem o significado de aplicar um teste, de modo que o objeto seja minuciosamente conhecido. Retornando ilustrao do cateterismo, o cateter, alm da sonda, retira uma amostra de tecido do corao, a qual submetida a testes que traro um maior e melhor conhecimento do estado desse rgo. Davi pede a Deus provas que revelaro quais so seus pensamentos mais ntimos. De fato, as tribulaes trazem tona quem verdadeiramente
Igreja Batista Central de Belo Horizonte 1

somos. Nessas circunstncias, geralmente no conseguimos planejar nossas atitudes. Simplesmente reagimos ante a presso do momento. Os nossos pensamentos so expostos.

1. Voc est disposto a ser provado por Deus e ter o seu verdadeiro carter seja revelado? 2. Quem voc quando provado pela presso de uma tribulao?
3. V E GUIA-ME
V se h em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno (v.24).

A terceira e ltima etapa uma concluso e uma ao no sentido de ajustar as irregularidades encontradas. Feito o cateterismo, aguarda-se o resultado e, a partir dele, algumas medidas devem ser empreendidas. Dependendo do que for constatado, a pessoa ser confrontada com uma dura realidade. O resultado pode no agradar. O paciente pode no aceita-lo, fugir dele. Entretanto, o problema no deixar existir. Por outro lado, se o paciente receber o resultado e no empreender nenhuma medida para san-lo, o mal perdurar. Davi pede que, estando o resultado do exame pronto e averiguados os seus erros e pecados, suas atitudes sejam corrigidas. Ele deseja sair dos caminhos maus escolhidos por seu corao corrupto e ser guiado pelo SENHOR por caminhos eternos. Ele quer ter seu carter e sua conduta transformados. Como discpulos de Jesus devemos estar abertos para que Deus (e os irmos) nos mostre o que est errado em nossas vidas e, tambm, dispostos a agir na direo da mudana. Apenas a constatao dos erros e pecados no suficiente. Para o processo de santificao ser completo, devemos aceitar o resultado e converter nossas atitudes.

1. Voc est disposto a ouvir de Deus (e tambm de pessoas) qual o resultado do seu exame, ou seja, quais so os seus erros e pecados? Como voc reage quando confrontado? 2. Voc tem agido de modo a mudar sua vida naquilo que sabe no estar de acordo com Deus?
Concluso Deus onisciente. O clamor de Davi no foi para que Deus o conhecesse, mas para que Ele lhe revelasse os seus pecados e o ajudasse a fazer o que era certo. Assim, ele se tornaria mais santo no seu agir. No episdio de 2 Samuel 12, ele foi sondado e testado, aceitou o diagnstico e se arrependeu do seu pecado. O mesmo Jesus espera dos seus discpulos. Desafio 1. Busque atravs da leitura da Bblia e da orao quais so os pecados que voc tem cometido; aceite, com humildade e sabedoria, as crticas construtivas que outras pessoas lhe fazem; 2. Conserte em sua vida aquilo que voc tem conscincia de que est errado.

Igreja Batista Central de Belo Horizonte

Potrebbero piacerti anche