Sei sulla pagina 1di 15

BIOCOMPATIBILIDADE DE BIOMATERIAIS: ESTUDO EXPLORATRIO SOBRE A APLICAO DA NORMA ISO 10.

993
Vanessa Borelli1,2, Fabiana Medeiros1,2, Midierson Maia2, Ricardo Medeiros2, Olga Zazuco Higa1
1 Centro de Biotecnologia, Instituto de Pesquisas Energticas e Nucleares, So Paulo (SP), Brasil 2 Laboratrio Biosintesis do Brasil Ltda, Pesquisa e Desenvolvimento, So Paulo (SP), Brasil E-mail: vanessa@biosintesis.com.br
Resumo. O termo biocompatibilidade pressupe que a aplicao clnica de um biomaterial no cause reaes adversas, txicas ou carcinognicas ao paciente. A norma ISO 10.993 orienta um modelo adequado de avaliao biolgica de forma a garantir a biocompatibilidade do biomaterial ou produto mdico. Este trabalho foi realizado por meio de pesquisa exploratria entre agosto de 2008 e dezembro 2009 com o intuito de reconhecer e analisar as aplicaes da norma ISO 10.993 no desenvolvimento de novos biomateriais para aplicaes biomdicas. A pesquisa de campo envolveu: 1. Acompanhamento de duas disciplinas de ps-graduao oferecidas no IPEN/SP: Introduo aos Biomateriais (TNM5782) e Biomateriais Propriedades e Avaliao (TNM 5783); 2. Participao nos eventos promovidos pelo INCT Biofabris; e, 3. Organizao de um Debate (Grupo Focal) com os grupos de pesquisa em biomateriais do IPEN. O debate e as aulas foram filmados, transcritos e analisados. A observao em sala de aula e a entrevista semi-estruturada realizada durante o debate funcionaram de maneira complementar com o objetivo de se avaliar a aplicao da norma nas prticas cientificas. O estudo demonstrou que os pesquisadores e ps-graduandos apresentaram preocupaes sobre a dificuldade de compreenso da ISO 10.993 para avaliao da biocompatibilidade. Foram indicadas evidncias que trabalhos publicados em revistas indexadas de alto impacto consideram um biomaterial biocompatvel apenas pelo ensaio de triagem de citotoxicidade in vitro. E, de acordo com os pesquisadores, apesar de ser um ensaio importante, no permite entender toda a interao do material com o organismo para a comprovao de sua biocompatibilidade. Outro aspecto evidenciado diz respeito s dificuldades de aplicao da norma diante do contexto interdisciplinar e regulatrio. consenso entre os pesquisadores que esse processo normativo tomado isoladamente tem se mostrado insuficiente diante da complexidade e interatividade envolvidas no processo de avaliao da biocompatibilidade que se inicia com um estudo cientfico de um material especifico e pode levar aplicao biomdica de um produto. Os resultados apontam a importncia na intensificao de discusses interdisciplinares, contextualizao e adequao das linguagens que emergem das interpretaes da norma ISO 10.993 no aspecto cientfico, industrial e regulatrio. Palavras-Chave: Biocompatibilidade, Biomateriais, Interdisciplinaridade, ISO 10.993, Normatizao.

1. INTRODUO

O termo biocompatibilidade pressupe que a aplicao clnica de um biomaterial no cause reaes adversas, txicas ou carcinognicas ao paciente. A norma ISO 10993-1: General Principles o ponto de partida mais recomendado para a avaliao da biocompatibilidade, a qual apresenta os princpios fundamentais que governam a avaliao biolgica de biomateriais e dispositivos biomdicos (ISO 10993-1, 2009). Em 1992, a International Standards Organization (ISO) publicou a norma que uma harmonizao das diretrizes anteriormente publicadas: Tripartite Agreement (Canada, Inglaterra e USA), American Society for Testing and Materials (ASTM), British Standards Institute e outros. A ISO 10993 Avaliao Biolgica de Dispositivos Mdicos uma srie de normas que continuamente atualizada, revisada e ampliada, e contm atualmente 20 partes atualizadas at 2009. Ela engloba as diretrizes desde a caracterizao de cada material ou dispositivo mdico, at seleo adequada de ensaios necessrios e requisitos tcnicos especficos para cada ensaio de biocompatibilidade. A parte 1 (Evaluation and testing within a risk management process) oferece a orientao na seleo dos testes, a parte 2 (Animal welfare requirements) aborda as exigncias relativas ao bem-estar animal, e as partes 3 20 esto os guias de procedimentos de ensaios especficos. As premissas que nortearam o desenvolvimento desse trabalho foram baseadas na identificao de elementos importantes na utilizao da norma ISO 10.993 no contexto de pesquisa, desenvolvimento e registro de biomateriais e dispositivos mdicos no Brasil, e podem ser elencadas como: A norma ISO 10.993 fonte bibliogrfica para pesquisadores de todas as disciplinas que compem a cincia dos biomateriais; A norma ISO 10.993 requisito normativo para a indstria ligada ao desenvolvimento de biomaterias e dispositivos mdicos de sade e para as agncias sanitrias responsveis pela regulamentao do setor; A cincia dos biomateriais interdisciplinar, envolvendo

conhecimentos bastante variados e profissionais de diferentes especializaes; A utilizao da norma ISO 10.993 requer um grau elevado de conhecimento e entendimento de detalhes tcnicos sobre os

mtodos mais adequados, e experincia do profissional para interpretao dos parmetros avaliados.

Assim, foram delineadas as etapas consecutivas desse estudo. A pesquisa exploratria foi realizada entre agosto de 2008 e dezembro 2009 com o intuito de reconhecer e analisar as aplicaes da norma ISO 10.993 no ensino, pesquisa e desenvolvimento de novos biomateriais para aplicaes biomdicas no Instituto de Pesquisas Energticas e Nucleares de So Paulo IPEN-SP e no Instituto Nacional em Cincia e Tecnologia em Biofabricao INCT Biofabris. A escolha desses dois centros de referncia se deu por representarem importantes grupos de atividade multidisciplinar na cincia dos biomateriais, e avanos significativos em relao ao desenvolvimento, caracterizao e aplicaes de biomateriais nas reas mdicas,

biotecnolgicas e das engenharias. A anlise buscou uma interpretao que integrasse os trs contextos primordiais de aplicao e utilizao da norma: cientfico, regulatrio e industrial, como demonstrado na Figura 1.

Figura 1. Contextos de Aplicao da Norma ISO 10993

2. OBJETIVO

Estudar, identificar e compreender os fatores e a relao existente entre os pesquisadores e a Norma ISO 10993.

3. METODOLOGIA 3.1Definio da amostra A pesquisa pode ser descrita como estudo de caso, pois constituiu o objeto da pesquisa dois grupos de pesquisadores: os pesquisadores integrantes do INCT e os grupos de pesquisa de biomateriais do IPEN. Estas amostras evidenciam caractersticas distintas das amostras probabilsticas presentes nas

investigaes de carter quantitativo (Guba & Lincoln, 1994; Yin, 1994): os processos de amostragem so dinmicos e sequenciais; a amostra ajustada automaticamente sempre que surjam novas hipteses de trabalho; e o processo de amostragem s est concludo quando se esgota a informao a extrair atravs do confronto das vrias fontes de evidncia.

3.2 Definio do Mtodo Nessa etapa da pesquisa, destacamos trs caractersticas principais: Pesquisa emprica: lida com processos de interao e face-a-face. Nesta modalidade da elaborao do conhecimento, o pesquisador precisa ir ao campo, isto , o pesquisador precisa inserir-se no espao social coberto pela pesquisa; necessita estar com pessoas e presenciar as relaes sociais que os sujeitos-pesquisados vivem. uma modalidade de pesquisa que se faz em presena.

Metodologia qualitativa: os pesquisadores qualitativistas ocupam-se com os processos, ou seja, querem saber como os fenmenos ocorrem naturalmente e como so as relaes estabelecidas entre esses fenmenos. "A curiosidade e o empenho do pesquisador esto voltados para o processo, definido como ato de proceder do objeto, quais so seus estados e mudanas e, sobretudo, qual a maneira pela qual o objeto opera" (Turato, 2003).

Estudo exploratrio. Estudo preliminar que tem como objetivo torna-se familiar com o fenmeno investigado. O estudo exploratrio permite que o investigador defina melhor seu problema de pesquisa, hipteses e na escolha de tcnicas para a etapa posterior. (Theodorson, 1970).

Os dados obtidos em campo foram confrontados com os dados obtidos no levantamento bibliogrfico sobre o problema de pesquisa. 3.3 Observao A estratgia da pesquisa envolveu a elaborao de dois eixos de investigao: 1. Acesso s informaes e conhecimento; 2. Interaes e requisitos interpretativos, que correlacionados aos parmetros de dimenses permitiram a anlise sobre a aplicao da norma ISO 10.993 (Tabela 2).

Tabela 2. Estratgia de Investigao


Dimenses Eixode investigao

Interdisciplinaridade

Histrico Institucional Resgataroincio daspesquisas com biomateriais no IPEN eas dificuldades impostasna transiodas pesquisascom materiaispara aspesquisas dos biomateriais.

Cooperao Universidade Empresa Identificar e reconhecer o acessoas informaes tcnicocientficas da biocompatibilidade debiomateriais e avaliara possibilidadede trabalhosem cooperao empresa universidade.

Interao Pesquisaparte clnica Verificaras possibilidadede acessos informaes tcnicocientficas erelativas qualidadedos produtosentre os profissionaisda sade(mdicos e dentistas).

Colaborao paraa Regulamentao Identificar e reconhecer oacesso asinformaes tcnicocientficas da biocompatibilidade debiomateriais e analisaras possibilidadesde integraodos pesquisadores nos esforosdaAnvisa paraa regulamentao.

Acesso informao e conhecimento

Resgatar adinmica interna(interao/ colaborao)paraa definiodosensaios aserem conduzidos.

Interaese requisitos interpretativos

Compreender como feitaaleiturada normaporgrupos noespecialistas na avaliaobiolgica.

Verificara dinmicade aproximaes e interaesentre grupose disciplinaspara odelineamento dessaavaliao.

Reconhecer as principais dificuldadesnoque serefere ao entendimentoda Normae direcionamentodos ensaiosbiolgicos.

Compreender a importncia, na perspectivados pesquisadores, da interaoentre pesquisae aplicaoclnica.

Reconhecer os problemase dificuldadesda Anvisa na compreenso da linguagemtcnico cientfica.

3.3.1. Observao Participante

A observao participante um processo no qual a presena do observador pesquisador numa situao social mantida para fins de investigao cientfica. O observador est em relao face a face com os observados, e, em participando com eles em seu ambiente natural de vida, coleta dados. O papel do observador participante pode ser tanto formal como informal, encoberto ou revelado, o observador pode dispensar muito ou pouco tempo na situao da pesquisa; o papel do observador participante pode ser uma parte integral da estrutura social ou ser simplesmente perifrica com relao a ela (Haguette, 1987). Por tratar-se de uma pesquisa exploratria, a utilizao da observao participante foi realizada na primeira fase da pesquisa junto ao acompanhento de disciplinas de ps-graduao do IPEN que trataram do tema em Biomaterias e de seminrios organizados pelo INCT Biofabris a fim de se traar a formulao de questes especficas que deveriam ser respondidas na fase subseqente. O objetivo inicial foi de aproximao com os grupos e participao conjunta das atividades propostas com alunos e demais pesquisadores. Nessa fase a observao foi informal e revelada, nela foram utilizados dispositivos de gravao e filmagem com o objetivo de levantamento de dados que propiciassem uma anlise posterior.

3.4. Grupo Focal O grupo focal, como tcnica de pesquisa, utiliza sesses grupais de discusso, centralizando um tpico especfico a ser debatido entre os participantes. O Grupo focal pode ser definido como uma tcnica de coletar dados diretamente das falas de um grupo, que relata suas experincias e percepes em torno de um tema de interesse coletivo. O GF permite que se obtenha, para anlise, um material que no surgiria em uma conversao casual, nem em resposta a perguntas previamente formuladas pelo investigador (Fern, 2001).

Nessa etapa, a pesquisa focalizou a temtica da Aplicao da Norma ISO 10993 em contextos diferenciados. O grupo focal abrangeu um debate realizado com os representantes dos grupos de pesquisas de biomateriais do IPEN-SP. As perguntas foram formuladas em decorrncia dos resultados das etapas de observao e os objetivos foram potencializar a interao entre os pesquisadores do IPEN-SP e, mais uma vez, levantar dados para anlise posterior. O diagrama indicando o estabelecimento dessas metodologias est representado na Figura 1. Figura 1. Fases e etapas metodolgicas

3.5. Registros O debate e as aulas foram filmados, transcritos e analisados. A observao em sala de aula e a entrevista semi-estruturada realizada durante o debate funcionaram de maneira complementar com o objetivo de se avaliar a aplicao da norma nas prticas cientificas.

Os registros em vdeo das discusses promovidas durante o debate entre os pesquisadores do IPEN e em sala de aula constituem uma situao comunicativa. A proposta foi o reconhecimento das vises da realidade, as assimetrias nas relaes sociais e os tipos de participao postos em cena pelos pesquisadores.

3.6.

Anlise Utilizamos o dilogo e os discursos dos pesquisadores como verdadeiro

objetivo da investigao cientfica. Com a anlise do dilogo/discurso pretendamos identificar as aplicaes da Norma ISO 10993 e relacionar a interao da linguagem tcnico-cientfica da avaliao biolgica com as condies de leitura, interpretao e aplicao da norma. A natureza deste tipo de pesquisa incorpora uma multiplicidade de vises, comentrios e crticas, conduzindo a mltiplas interpretaes e aes. Esta estrutura plural de investigao requer um texto plural para ser relatado. Isto significa que haver muitos apontamentos explcitos, com comentrios sobre cada contradio, e uma srie de sugestes a ser apresentada. Um relatrio, portanto, agir como um suporte contnua discusso entre os colaboradores, em oposio a uma concluso final de fato. (Winter, 1989, OBrien, 2001). 4. RESULTADOS E DISCUSSES

Dimenso Sntesedosdiscursos COLABORAO PARA De acordo com os pesquisadores, a ANVISA, embora REGULAMENTAO apresente falhas na regulamentao e fiscalizao, est em busca de informao que possibilite uma ao mais efetTiva. Nesse sentido, os pesquisadores acreditam na colaboraoeinteraoacadmicanesseprocessopara aregulamentaonoBrasil. Alguns pesquisadores que tiveram a oportunidade de aproximao com profissionais da ANVISA e reconhecem as dificuldades impostas para a regulamentao e organizao social de um projeto cientfico.

ComentrioPesquisador O governo assume papel difcil e passa por dificuldades paraacompreensoetraduodossistemaseseusjogos de linguagens. Innerarity utiliza a expresso de desconcerto comunicativo para indicar a dificuldade indicada na compreenso e traduo entre sistemas com critrioseconmicos,polticos,ticosousanitrios.

CONTEXTUALIZAO

A Norma ISO 10993 discutida por alguns pesquisadores, os quais tentam evidenciar uma linguagem que peca na cientificidade e utiliza um discurso industrial. No entanto, a Norma compreendida pela maioria dos pesquisadores como importante diretriz para a escolha dos mtodos de ensaios, embora muitas ressalvas sejam feitas no que tange a contextualizao, interpretao, cuidado e experinciadospesquisadoresnaaplicaodaNorma.

AutilizaoexclusivadanormaISO10.993nopodeser consideradacomoumaorientaointerdisciplinar. A linguagem, falando especificamente da Norma ISO 10993extremamentetcnica,enopermiteumaleitura simples e objetiva, o que quer dizer que a leitura e interpretaes devem ser contextualizadas, j que os mtodos de conduo disponibilizados pela norma so apenas instrutivos. Nesse caso, fazse presente a importncia da interdisciplinaridade to discutida e presente no desenvolvimento de biomateriais e dispositivosmdicos,aqualrepresentaarelaoentreas disciplinas, e um convite para o dilogo e trabalho coletivo.

PADRONIZAO ENSAIOS

DOS AISO10993orienta,masomodelo,muitasvezes,soos pesquisadores quem precisam determinar dentro do laboratrio.Oprotocolovariadematerialparamaterial, e uma srie de parmetros que esto relacionados durao do contato, do material ou dispositivo, a temperatura corprea e ambiente que ele est sendo utilizado.Ascondiesdeesterilidadedestematerial,as condiesdefluxoeexposioetudoissodevesimular as condies de contato do dispositivo mdico. Atualmente, existem muitas discusses sobre a utilizao dos modelos invivo como sendo uma integrao entre os modelos com cultura de clula e culturadetecidoparaquesebusqueaaplicaoclnica comomaiornveldeseguranaeeficciapossveis.

INTERDISCIPLINARIDADE

A compreenso do conceito de interdisciplinaridade parece no ser nica, para alguns pesquisadores a palavra reflete um sinnimo de interao, outros compreendemacomplexidadeeostrabalhosqueainda precisam ser desenvolvidos para a conquista de um conhecimento e linguagem interdisciplinar. De forma geral, a interdisciplinaridade entendida como uma compreenso mais ampla de todos os conhecimentos e disciplinas envolvidas na cincia dos biomateriais, a qual contempla a conquista de uma linguagem igualmente mais abrangente e que propicie todas as interaes envolvidas tanto no ambiente interno da

Com o debate, conclumos que existe um grande dificuldade na transio de uma linguagem tcnica especializada e a necessidade de uma linguagem interdisciplinar, mais abrangente e que permita uma integraomaisefetivaatodososgruposepesquisadores quetrabalhamnareadebiomateriais; A linguagem, falando especificamente dos manuais cientficos so extremamente especializadas, so regidas pelo princpio da triagem e no auxiliam nesse processodemisturaeinterdisciplinaridade.Arelaoda linguagem a interao, portanto, no se trata de um espao onde ao receptor seja concedido o trabalho de executar as normas de leitura enviadas pelo campo de emisso.Tratasederelaomaiscomplexa,poisoespao dasubjetividadenalinguagemtenso.Querdizer,noa mensagem em si, no ela que vai encerrar todo o smbolo,poisosmbolosexisteenquantotal,ouemsua totalidade, como um processo interativo, em seu momentodedecodificao,isto,comunicando. Os grupos de pesquisas estudados contemplaram pesquisadores de ambos os sexos, com experincia profissional entre 5 a 35 anos e atuantes na rea de pesquisaedesenvolvimentodebiomateriais. Partindo dos resultados colhidos na pesquisa, compreendesequeosprofissionaistrabalhamnointuito de alcanar objetivos em comum na pesquisa, desenvolvimentoeinovaotecnolgicacomafinalidade de se atingir melhores resultados no desenvolvimento tcnico dos materiais, especialmente no que diz respeito aosresultadosdesnteseeprocessamento.

academia e institutos quanto na utilizao desse conhecimento para o desenvolvimento e aplicao de dispositivosbiomdicos.

INTERAO PESQUISA Os pesquisadores tambm tm grande interesse nessa PARTECLNICA integrao e consideram esse um trabalho difcil, mas muitoimportante.Nessesentido,oobjetivomaiorseria a intensificao de trabalhos em conjunto para a conquista de uma linguagem comum que possibilite o equilbrio entre pesquisa e aplicao de tcnicas biomdicas. Precisamos chegar a um meio termo, no ficarvinteanosemumabancadanemterumabrilhante idiaeuslanomesmoinstanteemumpaciente.

A forma de trabalho realizada entre equipes multidisciplinares, sendo poucos ou ausentes os que atuam na forma individual. As formaes desses profissionais contemplam de uma forma geral as Engenharias (Materiais e Quimica), Farmacuticos e Bioqumicos,Qumicos,Bilogos,MdicoseDentistas. A interdisciplinaridade frisa a comunicao entre as disciplinas,buscandoaintegraodoconhecimentonum todosignificativo.Contudo,precisohaverumelemento dialogante entre as disciplinas para que o saber se construa a linguagem. Uma linguagem comum a todos os campos do saber, para que haja compreenso e possibilite a viso da totalidade do conhecimento ao ultrapassar as fronteiras das disciplinas e estabelecer links. Interdisciplinaridade, nesse sentido, vista como ao entre as disciplinas, onde h um enriquecimento mtuo, produzindo um conhecimento mais completo, ou at mesmo um conhecimento novo. A interdisciplinaridade permite a construo conjunta de novas significaes, onde todos os saberes so agentes dessaproduo. Diante dos desafios da interdisciplinaridade e da aplicao tcnicocentfica, os pesquisadores parecem estar revendo seu posicionamento e interaes, e reconhecem aimportnciadodilogoedaintensificao dasdiscussesentregruposdepesquisa,assimcomocom outras esferas (Indstria, ANVISA, Profissionais responsveispelaaplicaoclinca).

COOPERAO UNIVERSIDADEEMPRESA

As empresas nacionais criam parcerias com universidadesestrangeiraspararealizartesteseensaios quesooferecidosnosinstitutosnacionais.OIPENtem infraestrutura e conhecimento para realizar todos os ensaios de caracterizao fsicoqumica e biocompatibilidade. Por isso, algumas iniciativas isoladas de alguns pesquisadores de apresentar os institutos s empresas parecem ser importantes e interessantesparaodesenvolvimentodebiomateriaise dispositivosmdicosnoBrasil. Historicamente, a transio das pesquisas de materiais para as pesquisas com bioamateriais aparecem um trabalho contnuo e com muitos obstculos que vo culminar no esforo existente para a conquista de uma linguagemcomumeinterdisciplinar. Resultados exatos obtidos pelos grupos de sntese, processamento e prototipagem dos materiais formados pelo Laboratrio de Biomateriais da UNIFEI; CCTM do IPEN; FEQ, FEM e FCM da UNICAMP, Escola de Engenharia da USP/ So Carlos, entre outros, seguem orientaes tcnicas e normas muito anteriores ISO. 10993 e, geralmente, especificas ao grupo de material utilizado seja ele polimrico, cermico, metlico ou compsito, e essas orientaes so geralmente obtidas poroutrasnormasISOenormasASTM. Os resultados biolgicos obtidos pelos grupos clnicos, de biofuncionalidade e biocompatibilidade formados pelosLaboratriodeBiocompatibilidadedoCBdoIPEN; Diviso de Bioengenharia do INCOR, IOT e Banco de Tecidos do HC/ FMUSP; e CINTERGEN da UNIFESP

Os jogos de linguagem configuram as suas prprias regras,prefernciasedesenvolvimentosdeacordocomo princpiointernoeciosamenteprotegidodeintervenes exteriores.Cadaumadessasesferastendeporsiprpriaa considerar a realidade do ponto de vista que lhe mais habitual e custalhes entender que entra em jogo outros critrios: que a economia tenha dvidas sociais, que a poltica deva atender a princpios ticos, que a bondade moraltenhaforterelaocomaperciaprofissional.

HISTRICO

As duas disciplinas de Biomateriais oferecidas pela ps graduao do IPEN demonstram o intuito de que a linguagem interdisciplinar seja transmitida aos pesquisadores de mestrado e doutorado em formao, assimcomotodososencontroseprojetosemcomumque o INCT promove, o que se reflete como uma conquista para a rea, cuja proposta de integrao se iniciou com organizaes de reunies tcnicas coordenadas pelos representantes de alguns desses grupos nos anos 90, e culminou com a organizao do I CONGRESSO LATINO AMERICANODERGOSARTIFICIAISEBIOMATERAISI COLAOBeorganizaodaSLABOem1998. Apoiandonos nas teses de Mikhail Bakhtin sobre a interaoverbal,podemoscompreenderaimportnciada expresso dos pesquisadores e da incorporao de seu contexto sociocultural nos processos de interdisciplinaridade e a comunicao com as outras esferassociais.ApoiandoseemBakhtin,compreendemos que o verdadeiro dilogo ou interao verbal no espao

tambm seguem orientaes tcnicas normativas anteriores publicao da ISO no que se refere aos ensaiosinvivo,emanimaisdelaboratrio,einvitro,em modelos de culturas de clulas com linhagens estabelecida e cultura de tecidos, e aos ensaios clnicos emhumanos,obtidaspornormasOECDeFDA.

acadmico, estimular a expresso das pessoas, intensificar a interao entre as disciplinas e grupos acadmicos, assim como possibilitar a comunicao com outras esferas sociais (ANVISA, Indstrias, profissionais responsveispelaaplicaoclnica).Oesforoemfazerse entenderporumgrupomaisheterogneoumexerccio da linguagem, o qual transforma a comunidade cientfica emumlugardemanifestaoessencialmentepolifnica

Concluses Ressalta-se a importncia da equipe multidisciplinar e interdisciplinar, e do vnculo profissional onde cada um exerce um papel e ambos so de extrema importncia para o desenvolvimento de Biomateriais, em especifico nos grupos estudados para esse estudo de caso, e de forma mais abrangente na pesquisa, desenvolvimento e inovao de biomateriais no Brasil, por ser uma rea estratgica da Poltica de

Desenvolvimento do Brasil e de fundamental importncia ao Sistema nico de Sade.

5. REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS
BAKHTIN, MIKHAIL M. & VOLOSHINOV, VALENTIN N. (1989). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do mtodo sociolgico nas cincias da linguagem.So Paulo: Hucitec. BAKHTINE, MIKHAIL (1984). Esthtique de La cration verbale. Paris: Gallimard. Belli, V.C. Novas Perspectivas nos produtos para sade no Brasil, a viso do setor regulador e do setor regulado, So Paulo, Universidade de So Paulo, Faculdade de Sade Pblica, 2006. 311 pg. Tese, Programa de Ps-Graduao em Sade Pblica, So Paulo, 2006 BOURDIEU, PIERRE. Ofcio de socilogo: metodologia da pesquisa na sociologia. 5. ed. Petrpolis:Vozes, 2004. BUBER, MARTIN. Do Dilogo ao Dialgico. So Paulo, Perspectiva, 1982. CITELLI, ADILSON. Comunicao e linguagem: dilogos, trnsitos e interditos. Matrizes Ano 2 n 1 segundo semestre de 2008. Fern, E.F. (2001). Advanced focus group research. California: Thousand Oaks. FIORIN, JOS LUIZ. Introduo ao pensamento de Bakhtin. So Paulo, tica, 2008. GUBA, Egon ; LINCOLN, Yvonna (1994). Competing paradigms in qualitative research In DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna (Ed) (1994) Handbook of Qualitative Research. Thousand Oaks, CA: SAGE Publications. HAGUETTE, T.M.F. (1987) Metodologias Qualitativas na Sociologia. Petrpolis: Vozes. Higa, O.Z., Rogero, S.O., Machado, L.D.B., Mathor, M.B., Lugo, A.B. (1999) Biocompatibility study for PVP wound dressing obtained in different conditions. Rad.Phys.Chem 55, 705-709. INNERARITY, DANIEL. A Transformao da Poltica. Lisboa, Editorial Teorema, 2002. INTERNATIONAL CONFERENCE ON HARMONISATION ICH. History and Future of ICH. Geneva: [1999]. Disponvel em: <http://www.ich.org/cache/compo/276-254-1.html>. Acesso em 01 abr. 2006. INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 10993. Partes 1 a 20. Vrias datas. Klinkmann, H., Wolf, H. & Schmitt, E. (1984). Definition of biocompatibility. Contributions in Neprology 37,70-77. KUHN, THOMAS. A Estrutura das Revolues Cientficas. So Paulo, Perspectiva, 1987. http://www.eca.usp.br/nucleos/nce/perfil_nadia.html. Acesso em: 30/07/2009. LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Estratgias metodolgicas da pesquisa de recepo. In: Intercom. Revista Brasileira de Comunicao. So Paulo, v. XVI, n 2, jul-dez 1993. p. 7886. MATTELART, Armand; MATTELART, Michle. Histria das teorias da comunicao. 7. ed. So Paulo: Edies Loyola, 2004. MEDINA, CREMILDA. A Arte de Tecer o Presente, Narrativa e Cotidiano. So Paulo, Summus Editorial, 2003. _______________ Entrevista, o Dilogo Possvel. So Paulo, tica, 2008. MERTON, ROBERT K. Sociologia, Teoria e Estrutura. So Paulo, Mestre Jou, 1970. MORIN, EDGAR. Introduo ao Pensamento Complexo. Lisboa, Publicaes Instituto Piaget, 1991.

O'Brien, R. (2001). Um exame da abordagem metodolgica da pesquisa ao [An Overview of the Methodological Approach of Action Research]. In Roberto Richardson (Ed.), Teoria e Prtica da Pesquisa Ao [Theory and Practice of Action Research]. Joo Pessoa, Brazil: Universidade Federal da Paraba. OPAS/ OMS. Dispositivos Mdicos. 42 CONSELHO DIRETOR: 52 SESSO DO COMIT REGIONAL. Washington, 2000. Disponvel em: <http://www.opsoms.org/portuguese/gov/cd/cd42_12-p.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2007. Required Biocompatibility Training and Toxicology Profiles for Evaluation of Medical Devices. FDA: CDHR: Office of Device Evaluation (ODE). May 1, 1995. Disponvel em:< http://www.fda.gov/cdrh/g951 >. Resoluo RDC 185/01. ANVISA. Braslia, 2001. Disponvel em: http://www.saude.inf.br/legisl/rdc56_01.htm . Acesso em: 5/11/2007. Resoluo RDC 56/01. ANVISA. Braslia, 2001. http://elegis.anvisa.gov.br/leisref/public/showAct.php?mode=PRINT_VERSION&id=.... Acesso em: 6/11/2007. Resoluo RDC 59/00. ANVISA. Braslia, 2000. Disponvel em: < http://elegis.anvisa.gov.br/leisref/public/showAct.php?mode=PRINT_VERSION&id...>. Acesso em: 22/11/2007 RESTREPO, LUS CARLOS. O Direito Ternura. Petroplis. Rio de Janeiro, Vozes, 1998. SANTOS, BOAVENTURA DE SOUZA. Introduo uma Cincia Ps-Moderna. Rio de Janeiro, Graal, 1989. Silva, L. F. Uma anlise sobre a regulao do mercado de produtos correlatos para a sade. SEAE/MF Documento de Trabalho n 39. Srie Documentos de Trabalho Publicados pela SEAE-Secretaria de Acompanhamento Econmico/MF. Braslia, 2006. THEODORSON, G. A. & THEODORSON, A. G. A modern dictionary of sociology. London, Methuen, 1970. THIOLLENT, Michel. Crtica metodolgica, investigao social e enquete operria. So Paulo: Polis, 1980. TURATO, E .R. Tratado da metodologia da pesquisa clnico-qualitativa. Petrpolis RJ.: Editora Vozes, 2003. Universitria. Williams, D.F. (1986). Definitions in biomaterials. In Proceedings of a Consensus Conference of the European Society for Biomaterials, pp. 3-5, Amsterdam: Elsevier. Wolf, H., Kaarwath, R. & Groth T. (1988). Interaction of blood with biomedical polymers - some basic aspects. In Advances in Biomedical Measurements (ed.E.R.Carson, P.Kneppo & I.Krekule), pp.133-142. New York& London: Plenum Press. YIN, Robert (1994). Case Study Research: Design and Methods (2 Ed) Thousand Oaks, CA: SAGE Publications.

Potrebbero piacerti anche