Sei sulla pagina 1di 8

PISCINAS Conselhos teis

TRATAMENTO DA GUA
Como calculo a capacidade de gua da minha piscina? Antes de iniciar qualquer tratamento na piscina, deve conhecer qual a sua capacidade (volume). Desta forma, poder calcular exactamente as dosagens dos produtos qumicos que dever adicionar na gua: 1 ppm <=> 1 mg/l <=> 1 g/m3 Volume Piscina Circular (m ) = Comprimento (m) x Largura (m) x Profundidade Mdia (m) x 0,78 Volume Piscina Rectangular ou Quadrada (m3) = Comprimento (m) x Largura (m) x Profundidade Mdia (m) Volume Piscina Oval (m3) = Comprimento (m) x Largura (m) x Profundidade Mdia (m) x 0,89
Mergulhar a tira na gua ou Medir os valores
3

Como posso medir o valor pH da gua da piscina? Para a medio e a anlise da gua pode ser utilizado um estojo analisador de nveis de pH, cloro livre e alcalinidade total. Numa s imerso as tiras indicam os resultados da gua da sua piscina.
Medir os valores da gua

O que o pH da gua? O pH da gua um conceito utilizado para expressar o seu grau de acidez ou basicidade. Existe uma escala de pH que vai de 0 a 14 unidades. pH = 7 corresponde a guas com carcter neutro pH < 7 corresponde a guas com carcter cido pH > 7 corresponde a guas com carcter bsico
Mergulhar o estojo na gua Medir os valores

Qual o pH ideal para a gua da piscina? Para que haja uma boa desinfeco da gua da piscina necessrio ter o valor ajustado do pH entre 7,2 e 7,6 unidades. Entre esses valores de pHs obtm-se uma boa desinfeco da gua e favorece-se o bem-estar dos banhistas. Desajustes no pH leva a um maior consumo de desinfectantes, turvao da gua, irritaes nos olhos e mucosas dos banhistas podendo ser prejudicial para a sade.

Visite as nossas lojas de rega para adquirir o produto indicado.

No dispensa a consulta da marca e as indicaes nas embalagens dos produtos.

O U T D O O R S O L U T I O N S 2011

www.cudell.pt

Siga-nos

Qual a frequncia com que devo medir a alcalinidade da gua da piscina? Em piscinas com grande concentrao de pessoas o correcto medir quinzenalmente, quando houver mudana de gua ou chuva muito intensa. Em piscinas residenciais deve ser feita mensalmente.

O que a alcalinidade total da gua? A alcalinidade total a capacidade que a gua tem em resistir modificao de pH. Se a alcalinidade total baixa, o pH flutuar e ser difcil de manter. Quando a alcalinidade total alta, o pH pode ser difcil de modificar e podem aparecer formaes de sarro na gua e depsitos de calcrio nas superfcies. O valor ideal de alcalinidade deve estar entre 80 e 120 ppm.

Que produtos devo utilizar para um tratamento inicial? Para ter uma gua cristalina e desinfectada um tratamento inicial aconselhado. Este tratamento consiste na realizao de uma clorao de choque com 15 g/m 3 de CTX-200/GR Dicloro Granulado ou com CTX-250 Pastilhas de Cloro Rpido (1 ou 2 pastilhas/m 3 ), aplicando o produto directamente na gua ou atravs dos skimmers. Esta clorao deve ser completada com um algicida CTX-500/S Algicida Concentrado ou CTX-530 Algicida Extra com uma dosagem de 1 I/100 m 3 de gua.

Aplicar produto de tratamento da gua

Como devo proceder se a gua da minha piscina tem um valor de pH inferior ou superior aos valores 7,2 e 7,6 unidades respectivamente? No caso do valor ser inferior a 7,2 unidades adiciona-se um produto incrementador de pH. No caso do valor ser superior a 7,6 unidades adiciona-se um produto minorador de pH para ajuste do valor.
Visite as nossas lojas de rega para adquirir os produtos indicados.

No pr-filtro da bomba

Directamente na gua

No skimmer

Visite as nossas lojas de rega para adquirir os produtos indicados.

No dispensa a consulta da marca e as indicaes nas embalagens dos produtos.

O U T D O O R S O L U T I O N S 2011

Conselhos teis
2

PISCINAS

Qual a importncia de ter um pH ajustado entre 7,2 e 7,6 unidades? O cloro s desinfectar correctamente se o pH da gua da piscina estiver ajustado entre 7,2 e os 7,6. Um valor desajustado pode ser prejudicial para a sade.

Que tipos de tratamento da gua da piscina so os mais indicados e usuais? O produto mais utilizado na desinfeco de guas o cloro, devido sua alta eficincia, controlo facilitado e custos relativamente baixos. A gama de produtos clorados que comercializamos ampla e cobre todas as necessidades existentes. Visite as nossas lojas de rega.

PISCINAS Conselhos teis

TRATAMENTO DA GUA
Que procedimentos devo ter para fazer a manuteno da minha piscina durante o ano? Um programa de manuteno envolve procedimentos dirios e semanais durante a poca de banhos. Durante o Inverno faz-se a invernao da piscina. Diariamente: 1. Analise o pH da gua e ajuste-o entre 7,2 e 7,6 se necessrio. 2. Analise o nvel de Cloro Residual Livre, mantendo-o entre 0,5 2 ppm. Se utilizar um doseador, regule-o de forma a manter-se este residual de cloro. 3. Retire da gua as folhas e insectos existentes.
Fazer contra-lavagem do filtro Esvaziar o cesto

2. Faa uma contra-lavagem do filtro, limpe o pr-filtro da bomba e esvazie o cesto. Reponha as pastilhas CTX-370 Pastilhas de Tricloro dos skimmers ou do doseador.

3. Adicione a dosagem correcta de manuteno de algicida.

Medir os valores da gua

Fazer a limpeza da gua

Semanalmente: 1. Limpe os skimmers e escove as paredes da piscina. De seguida, passe o aspirador.

Deve ter ainda em ateno: 1. Mantenha o nvel da gua correcto. 2. Quando fizer renovaes de gua na piscina, analise o nvel de cloro e pH e, se necessrio, ajuste-os. 3. Perante qualquer ameaa de chuva, aumente o nvel de cloro e algicida.

Com chuva aumentar os nveis de cloro e algicida

Limpar os skimmers

Escovar as paredes da piscina

4. Verifique e mantenha correcto o funcionamento do doseador de cloro.


Visite as nossas lojas de rega para adquirir os produtos indicados.

No dispensa a consulta da marca e as indicaes nas embalagens dos produtos.

O U T D O O R S O L U T I O N S 2011

www.cudell.pt

Siga-nos

Algas verdes So as mais comuns. So de rpido crescimento e consomem grande quantidade de cloro. Algas mostarda (Amarelas) Aparecem geralmente no lado sombrio das piscinas e podem resistir a valores de 3 a 5 ppm de cloro livre. Algas negras Formam manchas escuras e possuem uma estrutura por estratos onde a primeira camada protege as camadas de baixo, tornando muito difcil a sua eliminao. So extremamente resistentes ao cloro. Os algicidas, atravs da quantidade empregue na gua da piscina, possuem uma aco destruidora e/ou inibidora do crescimento das algas. Com a adio deste tipo de produtos evitaremos o aparecimento de coloraes verdes e depsitos sobre as paredes, escadas e fundos de piscinas.

Que produto poderei utilizar para eliminar as manchas negras na parede da minha piscina? Esvaziar a piscina e limpar as manchas com CTX-51 Desincrustante de Superfcies Extra.
Visite as nossas lojas de rega para adquirir o produto indicado.

Como manter uma piscina limpa durante todo o ano? Com os procedimentos correctos de tratamento da gua e seguindo o programa de manuteno correctamente, mesmo durante o Inverno, a gua da piscina pode ser conservada at 3 estaes (3 anos) em perfeitas condies.

No dispensa a consulta da marca e as indicaes nas embalagens dos produtos.

O U T D O O R S O L U T I O N S 2011

Conselhos teis
4

Qual a importncia do anti-algas? As algas so organismos vegetais unicelulares que podem desenvolver-se e multiplicar-se rapidamente na gua, sobretudo quando a temperatura temperada. Os esporos de algas podem introduzir-se na gua da piscina pelo vento ou pela chuva j que esto presentes na atmosfera. Existem 30.000 variedades de algas divididas em 3 categorias:

PISCINAS

O que se deve fazer para evitar a formao de algas? Alm de um desinfectante tem de se juntar algicida nas doses indicadas para cada caso.

Posso ir piscina aps ter colocado os produtos de tratamento da gua? No aconselhado ir para a gua logo aps a colocao dos produtos na piscina. A melhor altura para aplicar os produtos noite, ou em alternativa, ao fim do dia, quando j no for novamente utilizada. O cloro perde eficcia com temperaturas altas, e como tal, ser mais indicado deix-lo actuar ao longo da noite, para que a piscina esteja devidamente tratada na manh seguinte. Desta forma assegura tambm que se cumpre um certo perodo de repouso.

PISCINAS Conselhos teis

Que produtos devo usar como tratamento da gua no Inverno e qual a periodicidade do tratamento? Quando termina a temporada de banhos e de utilizao da piscina, mantenha o programa de manuteno da piscina at que a temperatura da gua seja inferior a 15 C. Quando a gua chegar a esta temperatura realize a Invernao da piscina realizando os passos seguintes: 1. Limpe bem a piscina esfregando as paredes e utilizando o aspirador.

MANUTENO E REPARAO DOS EQUIPAMENTOS


Que cuidados se deve ter com o filtro? O filtro um componente fundamental para a qualidade da gua da piscina, pois procede sua limpeza retendo as impurezas em suspenso, que alm do mau aspecto, reduzem a aco dos produtos qumicos e podem potenciar a infeco da gua. Para que cumpra a sua funo correctamente deve estar em perfeito estado de conservao e limpeza. A limpeza do filtro dever realizar-se quando o manmetro acusar uma presso de 1,3 Kg/cm 2 . A limpeza consiste numa sequncia de procedimentos que devem ser feitas sempre que a presso estiver abaixo do valor indicado.

Esfregar as paredes da piscina

Aspirar a piscina

2. Faa uma clorao de choque com CTX-200/GR Dicloro Granulado (15 g/m 3 de gua). 3. Analise o pH da gua e faa os ajustes necessrios para ter um pH entre 7,2 e 7,6. 4. Deixe o filtro em funcionamento. 5. No dia seguinte, adicione CTX-550 Invernador (5 l/100m 3 de gua). 6. Deixe em funcionamento o filtro durante cerca de 8 horas para conseguir uma perfeita distribuio do produto na gua. 7. No dia seguinte limpe o filtro com CTX-55 Desincrustante para Filtros de Areia, no esquecendo de fazer uma contra-lavagem aps limpar o filtro. 8. No caso de climas frios o nvel da gua deve estar abaixo dos skimmers, deve-se esvaziar as tubagens e filtros e colocar um objecto flutuante na superfcie da piscina, como precauo contra o gelo. Em climas temperados, deve-se fazer funcionar o filtro periodicamente e sempre que for possvel. 9. aconselhvel cobrir a piscina com uma cobertura prpria. 10. importante repetir a adio de CTX-550 Invernador a meio da estao de Inverno (por exemplo em Dezembro).

A minha piscina precisa de reparao. A V/ empresa faz este tipo de trabalho? A nossa empresa no presta este tipo de servio, no entanto podemos indicar profissionais deste sector. Visite as nossas lojas de rega.

Visite as nossas lojas de rega para adquirir os produtos indicados.

No dispensa a consulta da marca e as indicaes nas embalagens dos produtos.

O U T D O O R S O L U T I O N S 2011

www.cudell.pt

Siga-nos

CONSELHOS
Quais as condies (temperatura e humidade) ptimas para guardar os produtos de piscina sem correr o risco de se estragarem? Os produtos de piscina que tm a durao de vrios anos, devem se conservados fechados, em local seco, protegidos do calor e da incidncia da luz.

Que outro tipo de cuidados devo ter com os produtos qumicos que utilizo na minha piscina? Como acontece com todos os produtos qumicos, devem ser sempre colocados fora do alcance das crianas. Seguir sempre as instrues dos rtulos das embalagens. No misturar produtos, pois no produz o efeito desejado. Adicione gua da piscina, primeiro um produto e depois o outro para evitar possveis reaces entre eles. Ao diluir o produto nunca adicione a gua ao produto, mas sim o produto gua. Os produtos de piscina no devem ser acondicionados juntamente com outros produtos qumicos. Antes de proceder a qualquer ajuste deve conhecer a capacidade da sua piscina e ler atentamente sempre as instrues do fornecedor relativamente ao modo de funcionamento dos equipamentos que esto instalados. Manter sempre a gua da piscina ao mesmo nvel atravs do enchimento com gua caso seja necessrio. Regra geral, no deve deitar gua sobre o produto concentrado, mas sim dissolver o produto num regador com gua ou coloc-lo no skimmer. Procure sempre especialistas para o tratamento da gua da piscina. Em caso de contacto dos produtos com os olhos, lave imediatamente com gua abundante e recorra a ajuda mdica.

gua verde Causa: Formao de algas. Soluo: Realize uma clorao de choque com 15 g de CTX-200 / GR Dicloro Granulado por cada m 3 de gua. Adicione 3,5 l de CTX-590 Algicida Plus por cada 100 m3 de gua. Ajuste o pH. gua castanha Causa: Presena de ferro ou mangans. Soluo: Ajuste o pH entre 7,2 e 7,4. Adicione 15 g CTX-200 / GR Dicloro Granulado por cada m 3 de gua. A seguir adicione 1 l de CTX-41 Floculante Lquido por cada 100 m 3 de gua. Manchas nas paredes Causa: Presena de ies metlicos. Soluo: Esvazie a piscina e limpe as manchas com CTX-51 Desincrustance de Superfcies Extra. Incrustaes Causa: Precipitao de sais clcicos na gua. Soluo: Ajustar o pH entre 7,2 e 7,4. Adicionar uma vez por semana CTX-700 Anticalcrio Extra. Irritao nos olhos e pele / Maus odores Causa: pH desajustado Excesso de resduos orgnicos. Soluo: Analise o pH e ajuste-o entre os 7,2 e 7,4 Realize uma clorao com 15 g de CTX-200 / GR Dicloro Granulado por cada m 3 de gua.

No dispensa a consulta da marca e as indicaes nas embalagens dos produtos.

O U T D O O R S O L U T I O N S 2011

Conselhos teis
6

gua turva Causa: Filtrao pobre pH alto Excesso de resduos orgnicos. Soluo: Realize uma contra-lavagem do filtro. Adicione 1 l de CTX-41 Floculante Lquido por cada 100 m 3 de gua. Analise o pH e ajuste-o entre 7,2 e 7,4. Adicione 15 g de CTX-200 / GR Dicloro Granulado por cada m 3 de gua.

PISCINAS

PROBLEMAS E SOLUES

Potrebbero piacerti anche