Sei sulla pagina 1di 15

EDUCAO INFANTIL 1 SEMESTRE

" A alegria do Senhor a nossa fora!"

EVOLUO DO (A) ALUNO ( A) NO CONTEXTO ESCOLAR

SARA PEREIRA MARTINS Seu processo de adaptao nova turma foi tranqilo uma vez que continuou com a mesma turma e a mesma professora. Seu convvio com os demais adultos presentes na escola excelente. Relaciona-se muito bem com todos os colegas . uma criana muito tranqila , independente e criativa sendo muito organizada com seu material individual e coletivo. Respeita as regras e combinados ( da escola e da sala de aula ). Tm um timo comportamento. Participa de todas as atividades propostas com prazer. Em alguns momentos apresenta timidez. assdua e pontual. Revela habilidades motoras, coordenao motora fina, sequncia lgica, percepo visual e capacidade de anlise sntese adequados sua idade. Quanto assimilao e fixao dos contedos excelente, independente e realiza todas as atividades. Apresenta ateno e concentrao em sala de aula e participativa. Faz leitura de palavras , frases e pequenos textos assim, como o registro dos mesmos , sem auxlio da professora.Seria e classifica objetos. Reconhece e registra os numerais fazendo o uso adequado dos mesmos no dia a dia . Participa com interesse dos projetos interdisciplinares, tm noo de si mesma , famlia, escola , alimentao e profisso.

Professora

Portflio: relatrio individual


Colgio Pimenta Malagueta Dados do Aluno:Victor de Mello Kerr Azevedo Relatrio Individual O Victor um menino inteligente, observador e perspicaz. Neste semestre ele se destacou ainda mais na rea das Artes. Gosta muito de desenhar e criar personagens para seus jogos; consegue entrar com facilidade no mundo do imaginrio, sem se ater a ele, pois distingue a diferena entre o mundo de seus sonhos e a realidade. Possui um bom desenvolvimento artstico e lgico. Tem aprimorado cada dia mais seu campo visual, dimenso, proporo, lateralidade, noes de perspectivas e estratgia. Elabora bem sua produo artstica usando todos os meios possveis para se expressar com clareza por meio dela. No gosta de colorir seus desenhos, pois j quer comear outro desenho aperfeioado. detalhista em suas produes artsticas, mas no me parece ser assim com as outras disciplinas, na maioria das vezes s faz o que gosta. Aps comeo do acompanhamento psicopedaggico, ele se sentiu mais seguro e capaz de interagir com seus colegas e sentindo-se capaz de realizar as atividades por meio das habilidades artsticas. Antes desse acompanhamento, apresentava srias dificuldades de interao com todos na escola, sempre calado e sozinho. Passou por um processo intermedirio, ora era calado e fechado, ora explodia em brincadeiras e chamava a ateno de todos os colegas, tornando quase impossvel a continuidade da aula. Suas atitudes nesses momentos foram muito prejudiciais ao seu desenvolvimento cognitivo, mas produtivo para sua inteligncia emocional. Como um aluno que gosta muito de artes, ele foi eleito junto com outro coleguinha, para ajudar a professora de artes a organizar e montar a exposio dos trabalhos artsticos de toda a classe para o Evento Cultural. Agora que encontrou o equilbrio ele voltou a desenvolver-se em sua totalidade. uma criana cmica que gosta de provocar seus colegas. Mas est aprendendo e respeitar as diferenas de cada e brincar com todos sem ferir

EDUCAO FSICA PARA AS SRIES INICIAIS TRABALHANDO ADJETIVOS

RELATRIO INDIVIDUAL SCIO AFETIVO

SCIO AFETIVO

Ao contemplar o processo educativo vivido pelo aluno, pude observar que . manteve um bom relacionamento com a professora e os colegas. Participa demonstrando interesse nos trabalhos trabalhos individuais e coletivos. O aluno colabora nas regras de convvio social auxiliando os colegas quando necessrio; Demonstra compreender a importncia do respeito e solidariedade do grupo; Apresentou uma grande quantidades de faltas no bimestre. Dem onstra iniciativa, autocrtica e capacidade para iniciar e manter contatos, participando do grupo e conseguindo ajustar-se a situao de conflito; uma aluna independente, raramente pede auxilio para concluir suas atividades, sendo cuidadosa com seu material, muito caprichosa com seu caderno e material. uma aluna assdua e participativa.

. continuou interagindo muito no grupo mostrando-se mais interessado e participativo nas realizaes das atividades. Possui conscincia dos valores que esto presentes na sociedade, porem necessita de ajuda para desenvolver hbitos e atitudes. Sua tarefa geralmente fica incompleta.

PORTUGUS

Expressa-se com clareza e constri argumentao .adquiriu autonomia nas atividades de interpretao de textos, respondendo as perguntas com coerncia . Produz textos contendo poucos erros ortogrficos e identifica a idia principal de um texto informativo. Tenta ler sem soletrar. Reconhece a funo social da lngua escrita .Reconhece grande parte das letras do alfabeto e para maioria j atribui valor sonoro ao escrever um texto ainda aglutina palavras e no escreve de forma que se possa ler. Realiza melhor sua atividade em grupo pois necessita de ajuda para realizar suas tarefas. Suas ilustraes so ricas em detalhes. Consegue copiar do quadro e realizar suas atividades sem auxilio.Arrisca a escrita individual, mas ainda atribui valor de silabas a uma s letra. Consegue recontar as historias e criar outro final. Possui grande interesse pelo mundo que a cerca. Discrimina sons em palavras, identificando sons iniciais e finais. Aprendeu a contar historias conseguindo prever resultados e refazer o final da historia. J realiza a leitura de textos com maior desenvoltura,

percebendo a pronuncia das palavras, o ritmo e entonao. Atribui sentido ao que escreve ,ainda que no utilize a escrita convencional. Encontra-se no inicio da fase silbica. Na leitura individual prefere livros de aventuras. L e escreve com letras legvel sua grafia quase ortogrfica , reconhece todos os fonemas mas s vezes confunde-se ao escrever o que normal neste processo . Necessita de um tempo maior para copiar do quadro e realizar suas tarefas. Reconhece o prprio erro quando questionado, conseguindo escrever sozinha com poucos erros ortogrficos, produz textos com coerncia Observa e descreve situaes, l e escreve com letra legvel,sua grafia quase ortogrfica e suas produes textuais apresentam maior clareza de idias e criatividade. Encontra-se na fase ortogrfica, produz escrita alfabtica compreensvel mesmo contendo erros ortogrficos. Tem leitura fluente com compreenso. Faz perfeitamente a relao fonema/grafema.Observa a escrita do adulto. Produz textos com coerncia, reconhecendo seus prprios erros quando questionada. Em ralao a leitura e escrita, conseguiu avanar j compreendendo a funo social de vrios tipos de textos, tais como bilhetes,convites,receitas e historias, contudo sua produo demonstra ainda precisar aprimorar sua leitura e escrita. Expe suas idias de forma clara e percebe as diferenas entre texto escrito e outras formas de registros.J realiza a leitura de textos com maior desenvoltura, percebendo a pronuncia das palavras,

o ritmo e a entonao.Suas produes textuais apresentam maior clareza de idias e criatividade. Ao escrever um texto ainda aglutina palavras e no escreve de forma que se possa ler. Ainda apresenta dificuldades para reconhecer, ler e escrever palavras necessitando de ajuda para construir. A aluna nomeia todas as letras do alfabeto, contudo na escrita ainda no estabelece relao entre letrafonema. O aluno nomeia todas as letras do alfabeto, na escrita utiliza uma letra para cada silaba oral, atribuindo valor sonoro. O aluno nomeia todas as letras do alfabeto,apresenta escrita alfabtica,l algumas frases ainda que envolva dgrafos e encontro consonantais. A aluna nomeia todas as letras do alfabeto, na escrita utiliza uma ou mais letras para cada silaba oral, atribuindo valor sonoro. Sua leitura e escrita evoluram significativamente e j questiona aspectos ortogrficos da lngua. Suas produes textuais ainda refletem suas dificuldades em expressar-se atravs da escrita, apresentando duvidas quanto a ortografia e a ortografia e a troca de fonemas. L com dificuldades buscando decodificar as palavras e frases. L palavras simples com bastante dificuldade, pois ainda confunde letras e ainda tem dificuldades em relao a grafemos e fonema.reconhece grande parte das letras do alfabeto e para maioria j atribui valor sonoro. Ainda continua no processo da construo da escrita, porem j iniciou o processo,arrisca a escrita individual, mas ainda atribui valor de silaba a uma s letra, ao escrever um texto ainda aglutina palavras e no a escreve de forma que se possa ler.

Apresentou desenvolvimento significativo em relao ao perodo anterior. Sua leitura tornou-se mais fluente e clara, porem seus registros ainda refletem suas dificuldades em expressar-se atravs da escrita. Sua leitura tornou-se mais fluente e clara, porem seus registros ainda refletem suas dificuldades em expressar-se atravs da escrita. Ainda apresenta dificuldade para reconhecer, ler e escrever palavras, necessitando de ajuda para constru-las.

MATEMTICA

Realiza clculos de adio e subtrao sem auxilio do professor solucionando problemas do cotidiano e busca resolve-los. Realiza clculos de adio , subtrao e multiplicao , sem o auxilio do professor. Classifica, seria e ordena objetos, compreende o sistema de numerao decimal e resolve situaes problemas envolvendo adio e subtrao simples. Compreende os enunciados dos problemas e busca resolve-los. Efetuou clculos de adio e multiplicao com reservas de forma independente j aplicando o algoritmo para efetua-los. Compreende os enunciados dos problemas e busca resolve-los. Em matemtica avanou significativamente, efetuando clculos de multiplicao com reservas e adies simples compreendendo conceitos de algoritmos , empregando na resoluo de problemas. Realizou a leitura de grficos buscando informaes com muita autonomia.

Em matemtica consegue realizar clculos simples de adio e subtrao.Conseguindo estabelecer relaes e representando os numerais e suas quantidades. Utiliza adequadamente os smbolos de linguagem matemtica, sendo capaz de realizar adies e subtraes com reservas e recursos. Identificou varias formas geomtricas reconhecendo-as em objetos do nosso cotidiano. Realizou a leitura de grficos buscando informaes com muita autonomia Em matemtica, realizou clculos de adio e subtrao. Ordenou, seriou e comparou os nmeros, empregando com adequao os smbolos matemticos apresentados. Realizou a leitura de grficos buscando informaes com muita autonomia. Identificou varias formas geomtricas reconhecendo-as em objetos do nosso cotidiano.

CINCIAS

Reconhece diferentes partes de um vegetal e seu ciclo de vida. Realizou pesquisas onde nomeou e classificou os vegetais. Aprendeu que existem ervas medicinais que auxiliam no tratamento de doenas e que beneficiam o homem.

Percebeu como as plantas podem beneficiar na sade dos seres humanos, atravs de ch.

Aprendeu que existem ervas medicinais que auxiliam no tratamento de doenas e que beneficiam o homem

SOCIAIS

Reconhece diferentes elementos que fazem parte da cultura popular. Identifica o bairro como parte de um tod0.

Comportamento social Relaciona-se com os colegas, professores e demais profissionais da escola nas diversas situaes do dia-a-dia; Realiza suas brincadeiras preferidas (quais so, como participa dessas brincadeiras, precisa de intervenes nesses momentos, respeita combinados do grupo...); Como soluciona conflitos (com autonomia, com insegurana...); Demonstra atitudes crticas diante de momentos conflitantes; Participao tmida durante as atividades em sala, embora tenha um bom relacionamento com todos os colegas; Coopera com colegas e professora; Apresenta cuidado com seus objetos pessoais; Manifesta hbitos sociais (cumprimenta, agradece, desculpa-se; pede licena...); Participa da roda da conversa;

Movimento Participa com alegria das atividades que envolvem movimento com o corpo, ampliando a confiana em sua capacidade motora. Movimenta-se bem durante as brincadeiras ao ar livre: corre, pula , arrasta-se, pendura-se, etc, ampliando gradualmente o controle sobre o prprio corpo. Valoriza suas conquistas corporais. Demonstra confiana em suas possibilidades de ao e movimento. Mantm o equilbrio ao transportar objetos com as mos. Caminha sobre uma linha sem cair. capaz de coordenar a sua ao com a dos colegas quando o jogo requer.

Matemtica Identifica semelhanas e diferenas entre objetos e figuras. Compara objetos e figuras de acordo com o tamanho. Identifica os nmeros. Separa objetos de acordo com o numeral em destaque. Identifica algumas formas geomtricas, como crculo, tringulo e quadrado. Interpreta o sentido dos termos: muito/pouco, dentro/fora. Consegue montar quebra-cabeas pequenos/grandes. Identifica conjunto como um agrupamento de elementos. Reconhece o zero como o numeral que corresponde ao conjunto vazio. Memoriza e discrimina sequncias, respeitando a ordem de sua apresentao. Discrimina semelhanas e diferenas em detalhes, destacando as figuras que formam pares.

Linguagem oral e escrita Aprecia ouvir histrias. Est desenvolvendo-se gradualmente no processo de aprendizagem da leitura e escrita; Interpreta o texto escrito, relacionando-o com o que o acompanha (fotografia/embalagem); No faz relao entre o que fala e escreve; Realiza as primeiras tentativas de interpretao e de registro da lngua escrita. Relata acontecimentos com riqueza de detalhes. Identifica o seu nome. Identifica o nome dos colegas.

Reconhece as letras do alfabeto. Identifica as vogais. Consegue formar algumas slabas, construindo palavras.

Artes plsticas e cnicas Apresenta iniciativa e originalidade em suas produes; Gosta de desenhar; Interessa-se por diversos recursos artsticos; Manuseia a massa de modelar com interesse; Participa de jogos dramticos assumindo diferentes papis. Aprecia brincadeiras de "faz de conta" com fantoches/fantasias. o o o o o

O registro sobretudo a imagem de um trabalho ao relatarmos um processo efetivamente vivido, naturalmente encontraremos as representaes que lhe dem verdadeiro sentido Jussara Hoffman

MODELO DE RELATRIO INDIVIDUAL DO ALUNO RELATRIO INDIVIDUAL PARA O Escola: _____________________________________________ Aluno:________________________________________Prof.:________________

ANO TURMA _______

LEGENDA: A.E (atende as expectativas) N.A.E. (no atende as expectativas) A.P.E (atende parcialmente as expectativas)

DESCRIO

HABILIDADES
O ALUNO SE ATENTA A ESCUTA DA LEITURA REALIZADA PELO PROFESSOR E/OU COLEGAS. O ALUNO FAZ COMENTRIOS SOBRE A TRAMA, PERSONAGENS E CENRIOS DAS HISTRIAS LIDAS PELO PROFESSOR

LEGENDA

APRECIAO DE TEXTOS LITERRIOS

RECONTA HISTRIAS OUVIDAS RECUPERANDO A LINGUAGEM ESCRITA UTILIZADA PELO AUTOR NA LEITURA COMPARTILHADA E NA ANLISE DE TEXTO, O ALUNO CAPAZ DE COMPREENDER O ASSUNTO, FAZENDO COMPARAES COM OUTROS TEXTOS LIDOS, SE APROPRIANDO DA LINGUAGEM ESCRITA, OBSERVANDO OS RECURSOS LINGSTICOS UTILIZADOS PELO AUTOR, ETC O ALUNO FAZ EMPRSTIMOS DE MATERIAIS DO ACERVO DE LEITURA ESPONTANEAMENTE FAZ O AJUSTE DA FALA COM A ESCRITA DE TEXTOS QUE SE SABE DE MEMRIA

LEITURA

UTILIZA-SE DAS ESTRATGIAS DE LEITURA PARA BUSCAR RESPOSTAS EM ATIVIDADES COM BANCO DE PALAVRAS, LISTAS, CIRCULA PALAVRAS DITADAS PELO PROFESSOR L COM AJUDA DO PROFESSOR, DIFERENTES GNEROS TEXTUAIS, DIFERENCIANDO SUAS CARACTERSTICAS L POR SI S, TEXTOS CONHECIDOS: PARLENDAS, TRAVA-

LNGUAS, QUADRINHOS, MANCHETES DE JORNAL,RTULOS, LISTAS, ETC FAZ LEITURA COM AUTONOMIA O ALUNO CAPAZ DE COMPREENDER O ASSUNTO, FAZENDO COMPARAES COM OUTROS TEXTOS LIDOS, COMPARTILHANDO SEUS PONTOS DE VISTA O ALUNO COMPREENDE OS DIFERENTES PROPSITOS DE LEITURA: LER PARA ESTUDAR, LER PARA SE DIVERTIR, LER PARA PESQUISAR, LER PARA COMPARTILHAR, ETC RECONHECE, USA E RECITA AS LETRAS DO ALFABETO UTILIZA A ORDEM ALFABTICA EM ALGUMAS DE SUAS APLICAES SOCIAIS (AGENDA TELEFNICA, DICIONRIO, LISTA DE NOMES, ETC) UTILIZA AS LETRAS MVEIS, JUSTIFICANDO PARA SI E PARA O OUTRO AS ESCOLHAS FEITAS, MESMO QUE AINDA NO SEJA DE FORMA CONVENCIONAL COMPREENDE O FUNCIONAMENTO ALFABTICO DO SISTEMA DE ESCRITA. ASSINALE SUA HIPTESE DE ESCRITA: ALFABETIZADO ALFABTICO ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) )

ESCRITA

SILBICO-ALFABTICO SILBICO COM VALOR SONORO SILBICO SEM VALOR SONORO PR-SILBICO

ESCREVE TEXTOS QUE SABE DE MEMRIA (O TEXTO FALADO E NO A SUA FORMA ESCRITA), CONFORME SUA HIPTESE DE ESCRITA FAZ REESCRITA DE PRPRIO PUNHO E/OU EM PARCERIA. REESCREVE HISTRIAS DITANDO PARA O PROFESSOR OU COLEGA, HISTRIAS CONHECIDAS, CONSIDERANDO ALGUMAS CARACTERSTICAS DA LINGUAGEM ESCRITA DO TEXTO. PRODUZ TEXTOS DE AUTORIA DE PRPRIO PUNHO PRODUZ TEXTOS DE AUTORIA NECESSITANDO DE ESCRIBA

ESCRITA

PRODUZ TEXTOS DIFERENCIANDO OS GNEROS TEXTUAIS FAZ REVISES DE TEXTOS INDIVIDUALMENTE FAZ REVISES DE TEXTOS MESMO QUE SEJA COLETIVAMENTE E/OU ORALMENTE O ALUNO FAZ REFLEXO DA ORTOGRAFIA REGULAR E

IRREGULAR EM PRODUES ESCRITAS, O ALUNO FAZ USO DO SISTEMA DE PONTUAO NAS PRODUES ESCRITAS O ALUNO FAZ USO DA SEGMENTAO O ALUNO PARTICIPA DE INTERCMBIO ORAL (RODA DE CONVERSA, RODA DE BIBLIOTECA, RODA DE CURIOSIDADE) O ALUNO CONSEGUE INDICAR LIVROS LIDOS, COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS EM RODAS DE CONVERSAS

ORALIDADE

CONSEGUE ESPERAR SUA VEZ DE FALAR PERMANECENDO DENTRO DO ASSUNTO DA CONVERSA CONSEGUE ELABORAR PERGUNTAS DENTRO DOS ASSUNTOS TRATADOS ELABORA SUA FALA ADEQUANDO-A DIFERENTES INTERLOCUTORES

AVALIAO
Concebemos a avaliao como algo absolutamente inerente ao nosso trabalho, na perspectiva de uma postura constante de observao, investigao e crtica construtiva em relao qualificao de nossa prtica e intervenes didticas, procurando conscientizar-nos dos aspectos que esto dando certo e que podemos ampliar, dos que tm de ser modificados, revistos, melhorados e aprofundados e do que ainda tem de ser buscado, inventado, criado em termos de novas alternativas, dentro da prpria equipe, em nossos momentos de estudo e trabalho coletivo, atravs de iniciativas individuais ou de cursos e seminrios que frequentamos ou promovemos. Essa avaliao inclui o professor e sua prpria prtica, a equipe pedaggica e a proposta da escola, passando pela relao com os pais e comunidade escolar geral, com os alunos e sua prpria aprendizagem.

Do desempenho da escola
A escola acompanha e analisa o desempenho de seu trabalho atravs de diferentes instrumentos. Cada instrumento constitudo a partir das demandas surgidas na prtica pedaggica diria e serve para caracterizar os pontos relativos a avanos, a metas j alcanadas ou a serem desenvolvidas. A avaliao uma prtica sistemtica que se desenvolve em diferentes momentos do ano letivo. A cada ano a escola procura adaptar sua metodologia de trabalho aos resultados obtidos atravs da anlise do conjunto de documentos e instrumentos montados para esse fim. A anlise do desempenho leva em conta o trabalho desenvolvido pelo corpo docente, o resultado obtido pelos alunos em termos de qualidade de ensino, o retorno da comunidade escolar e a avaliao da equipe diretiva. A equipe diretiva da escola mantm e desenvolve uma postura de total abertura s necessidades da comunidade que atende. Para isso est sempre atenta e em contato com os diferentes segmentos dessa comunidade, atravs de reunies sistemticas de avaliao de seu desempenho e planejamento de aes conjuntas, presena em reunies gerais e individuais com as famlias, contatos informais etc. Utiliza questionrios escritos para consultas, quando isso se faz necessrio, assim como faz encaminhamentos atravs de encontros entre os

membros da equipe diretiva e/ou com a equipe de professores. A escola realiza avaliaes semestrais do corpo docente e dos setores e estabelece metas para a superao dos pontos de resistncia no sentido de qualificar permanentemente a equipe pedaggico-administrativa.

Do rendimento escolar dos alunos


A escola escolheu como formas de avaliao a observao e o registro sistemticos do desenvolvimento dos alunos, tendo em vista o acompanhamento e a busca de melhores formas de interveno no sentido do seu desenvolvimento e aprendizagem. Essa prtica avaliativa exige do professor um aprofundamento em teorias do conhecimento, uma viso ampla e detalhada das diferentes reas e uma capacidade de descentrao - pensar como o aluno pensa e porque ele pensa dessa forma -, e tem a ver com concebermos a avaliao no como um momento terminal do processo educativo mas como uma busca de compreenso do processo do educando (suas reaes, manifestaes, dificuldades). A avaliao diagnstica acontece de forma intensa nos primeiros dias do ano letivo a fim de promover a aproximao do professor com o perfil de desenvolvimento dos alunos em cada grupo. As observaes dessa etapa fornecem aos educadores os elementos essenciais para a elaborao e reestruturao dos projetos de trabalho. Esse tipo de avaliao aparece tambm durante todo o perodo letivo na forma de registros semanais do desempenho do grupo e de cada aluno em especial. A avaliao semestral (educao infantil) ou trimestral (ensino fundamental - sries iniciais) a observao e o registro do desenvolvimento das crianas nas diferentes reas do conhecimento, a qual realizada sempre em duas i

Potrebbero piacerti anche