Sei sulla pagina 1di 3

1. OBRIGATORIEDADE Desde 01.01.

1992, tornou-se obrigatria, para as pessoas jurdicas tributadas com base no lucro real, a escriturao e a manuteno do Livro Razo ou fichas utilizados para resumir e totalizar, por conta ou subconta, os lanamentos efetuados no Dirio, mantidas as demais exigncias e condies previstas na legislao. A escriturao dever ser individualizada, obedecendo-se a ordem cronolgica das operaes (RIR/1999, art. 259, que incorporou as Leis ns 8.218/1991, art. 14, e 8.383/1991, art. 62). 2. AUTENTICAO - DISPENSA O Livro Razo ou as respectivas fichas esto dispensados de registro ou autenticao em qualquer rgo. Entretanto, na escriturao devero ser obedecidas as regras da legislao comercial e fiscal aplicveis aos lanamentos em geral (RIR/1999, art. 259, 3). 3. FALTA DE ESCRITURAO A no manuteno do Livro Razo ou fichas, nas condies determinadas na legislao, implicar no arbitramento do lucro da pessoa jurdica (RIR/1999, art. 530, inciso VI; art. 259, 2). Sobre o dirio e outros livros ESCRITURAO MERCANTIL 1. INTRODUO O artigo 1.179 do Cdigo Civil estabelece que o empresrio e a sociedade empresria so obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou no, com base na escriturao uniforme de seus livros, atendendo aos requisitos fixados pela legislao. Cada lanamento efetuado na Escriturao Mercantil dever encontrar correspondncia com um documento que comprove a existncia do fato contbil. Ao trmino de cada exerccio, os registros devem ser apurados e consolidados em um balano patrimonial, acompanhado de demonstrativo econmico. Para que sejam realizados corretamente os procedimentos, acompanheremos nos itens a seguir a anlise dos dispositivos legais que os regulamentam.

2. MICROEMPRESA E EMPRESA DE PEQUENO PORTE A Lei n 9.317/1996 estabelece que as microempresas e empresas de pequeno porte podero adotar contabilidade simplificada, desde que mantenham escriturao organizada e lanamentos no Livro Caixa e no livro Registro de Inventrio.

3. LIVRO DIRIO O artigo 1.180 do Cdigo Civil estabelece que, obrigatoriamente, todo empresrio e sociedade empresria devero manter e escriturar o Livro Dirio. Nele sero lanadas, diariamente, as operaes da atividade mercantil, que tenham efeito sobre a situao patrimonial da empresa, com estrita observncia da ordem cronolgica em que ocorreram. Havendo movimentos em grande quantidade em contas especficas do balano patrimonial, a empresa poder adotar um Livro Dirio auxiliar para cada uma dessas contas, escriturando no Livro Dirio o resumo destas operaes, com totais que no excedam o perodo de 30 (trinta) dias. Sero lanados, ainda, no Livro Dirio, o balano patrimonial e o de resultado econmico, devendo ambos ser assinados por tcnicos em Cincias Contbeis legalmente habilitado e pelo empresrio ou administrador da sociedade empresria.

4. BALANCETES DIRIOS E BALANOS

O artigo 1.185 do Cdigo Civil estabelece que o empresrio ou sociedade empresria que adotar sistema de fichas de lanamentos poder substituir o Livro Dirio pelo livro Balancetes Dirios e Balanos. Sendo assim, o Livro Dirio poder ser substitudo por balancetes dirios que, computados e totalizados, expres-sariam o resultado patrimonial da empresa em tempo real.

4.1 - Forma de Escriturao O livro Balancetes Dirios e Balanos ser escriturado de modo que registre: a) a posio diria de cada uma das contas ou ttulos contbeis, pelo respectivo saldo, em forma de balancetes dirios; b) o balano patrimonial e o de resultado econmico, no encerramento do exerccio.

5. FORMA DE PROCESSAMENTO DAS OPERAES CONTBEIS Os registros e lanamentos contbeis podero ser efetuados: a) por meio manual em livro encadernado ou em sistema de fichas soltas, quando for adotada escriturao mecanizada; b) atravs de processamento de dados por computador, com impresso dos relatrios sob a forma contbil. Observao: O balano patrimonial anual e o relatrio de resultado econmico tambm podero ser escriturados na forma prevista pelas letras acima mencionadas, devendo, ao final, ser encadernados em livros impressos.

6. AUTENTICAO DOS LIVROS OBRIGATRIOS O artigo 1.181 do Cdigo Civil estabelece que os livros obrigatrios adotados pelas empresas devem ser levados para autenticao no Registro Pblico de Empresas Mercantis. O pargrafo nico do referido artigo, por sua vez, impe que somente podero levar os livros e fichas para autenticao aquelas empresas que estiverem regularmente inscritas nas Juntas Comerciais.

7. PROFISSIONAL HABILITADO O legislador determinou que a escriturao empresarial ficar sob a responsabilidade de contabilista legalmente habilitado, salvo se no houver na localidade em que se situar a sede da empresa, hiptese que consideramos bastante remota. O ato de designao do contabilista responsvel pela escriturao empresarial dever ser levado para arquivamento na Junta Comercial.

8. REQUISITOS FORMAIS DA ESCRITURAO A escriturao ser feita em idioma e moeda corrente nacionais e em forma contbil, por ordem cronolgica de dia, ms e ano, sem intervalos em branco, nem entrelinhas, borres, rasuras, emendas ou transportes para as margens. Ser permitido o uso de cdigo de nmeros ou abreviaturas, que constem de livro prprio, regularmente autenticado.

9. INVENTRIO Para fins de elaborao do balano patrimonial, a empresa deve realizar, anualmente, o inventrio de seus bens, procedendo sua avaliao segundo os seguintes critrios: a) os bens destinados explorao da atividade sero avaliados pelo custo de aquisio, devendo, na avaliao dos que se desgastam ou depreciam com o uso, pela ao do tempo ou outros fatores, atender-se desvalorizao respectiva, criando-se fundos de amortizao para assegurar-lhes a substituio ou a conservao do valor; b) os valores mobilirios, matria-prima, bens destinados alienao, ou que constituem

produtos ou artigos da indstria ou comrcio da empresa, podem ser estimados pelo custo de aquisio ou de fabricao, ou pelo preo corrente, sempre que este for inferior ao preo de custo, e quando o preo corrente ou venal estiver acima do valor do custo de aquisio, ou fabricao, e os bens forem avaliados pelo preo corrente, a diferena entre este e o preo de custo no ser levada em conta para a distribuio de lucros, nem para as percentagens referentes a fundos de reserva; c) o valor das aes e dos ttulos de renda fixa pode ser determinado com base na respectiva cotao da Bolsa de Valores; os no cotados e as participaes no acionrias sero considerados pelo seu valor de aquisio; d) os crditos sero considerados de conformidade com o presumvel valor de realizao, no se levando em conta os prescritos ou de difcil liquidao, salvo se houver, quanto aos ltimos, previso equivalente. Entre os valores do ativo podem figurar, desde que se proceda, anualmente, sua amortizao: a) as despesas de instalao da sociedade, at o limite correspondente a 10% (dez por cento) do capital social; b) os juros pagos aos acionistas da sociedade annima, no perodo antecedente ao incio das operaes sociais, taxa no superior a 12% (doze por cento) ao ano, fixada no estatuto; c) a quantia efetivamente paga a ttulo de aviamento de estabelecimento adquirido pelo empresrio ou sociedade.

10. BALANO PATRIMONIAL O balano patrimonial compreende o fechamento, no exerccio anual, de todas as contas do ativo e do passivo da empresa, devendo exprimir com clareza a situao patrimonial da mesma. A apresentao de relatrios e informaes, que devem acompanhar o balano patrimonial das sociedades coligadas, ser regida pelas disposies da Lei das S.A - n 6.404/1976.

11. BALANO DE RESULTADO ECONMICO Segundo disposto no artigo 1.189 do Cdigo Civil, o balano de resultado econmico ou demonstrao de lucros e perdas acompanhar o balano patrimonial e dele constaro crdito e dbito na forma da lei especial. Tendo em vista a inexistncia de lei especial sobre esta matria, recorremos ao artigo 176 da Lei n 6.404/1976 para esclarecer quais demonstraes financeiras devem acompanhar o balano: a) demonstraes dos lucros ou prejuzos acumulados; b) demonstrao do resultado do exerccio; c) demonstrao das origens e aplicao dos recursos.

12. SIGILO DOS LIVROS MERCANTIS Para assegurar o sigilo dos livros mercantis, o legislador, na redao do artigo 1.190 do Cdigo Civil, assim disps: "Ressalvados os casos previstos em lei, nenhuma autoridade, juiz ou tribunal, sob qualquer pretexto, poder fazer ou ordenar diligncia para verificar se o empresrio ou a sociedade empresria observam, ou no, em seus livros e fichas, as formalidades prescritas em lei". O juiz s poder autorizar a exibio integral dos livros e papis de escriturao quando necessria para resolver questes relativas sucesso, comunho ou sociedade, administrao ou gesto conta de outrem, ou em caso de falncia. Leis ns 6.404/1976, 9.317/1996 e 10.406/2001.

Potrebbero piacerti anche