Sei sulla pagina 1di 15

Neurnios morrem?

At 1984, acreditava-se que os neurnios morriam com o passar do tempo, no processo de envelhecimento. Hoje, no entanto, sabemos que a perda de neurnios s ocorre se estiver associada a processos patolgicos e degenerativos, como os quadros que caracterizam a doena de Alzheimer, cortes ou seces dos tecidos nervosos ou acidentes vasculares cerebrais, entre outros. Pesquisas mais recentes tambm demonstraram que pode ocorrer a renovao funcional de um neurnio lesado. A formao de um neurnio, denominada neurognese, um processo lento e, na maioria das vezes, a nova clula nervosa nasce em determinada regio cerebral para depois migrar em direo ao local onde outro neurnio foi destrudo. Em muitos casos, as redes de neurnios so rearranjadas e as sinapses (conexes entre eles) so reforadas graas a estimulaes. Esses conceitos ficam mais claros quando pensamos em uma leso cerebral, quando partes adjacentes regio danificada passam a assumir a funo da rea lesionada, possibilitando a recuperao das funes perdidas

Como os analgsicos atuam no corpo?

Os analgsicos bloqueiam as substncias (receptores sensoriais) do corpo que enviam a mensagem ao crebro dizendo que h um foco de inflamao ou algum outro problema. Quando o crebro deixa de receber esse aviso, a dor cessa. A origem da palavra analgsico j diz tudo: em grego, an significa "sem" e algs, dor.Um exemplo simples o da queimadura. Assim que colocamos a mo em um local quente, antes mesmo de sentirmos a dor j desencostamos dali. Isso acontece porque as clulas nervosas do local queimado emitem um sinal imediato ao crebro dizendo que h algo errado. S ento ele envia a sensao de dor. Os analgsicos comuns, desses comprados em comprimidos na farmcia, so chamados de perifricos, porque depois de ingeridos vo por todo o organismo pela circulao sangunea. O medicamento no detecta onde est a dor. Como ele est espalhado pelo sangue, o local que tem a dor absorve o remdio, explica o mdico e farmacologista Srgio Henrique Ferreira, da Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo (USP) de Ribeiro Preto (SP). O analgsico demora de 30 minutos a uma hora para comear a agir e cessa depois de trs ou quatro horas. Por isso, para dor crnica preciso um tratamento mais longo, diz o mdico. Outro tipo de analgsico o chamado central, utilizado em casos de dor intensa e contnua, em casos mais graves como infarto e cncer, por exemplo. Entre os analgsicos desse tipo est a morfina, que atua diretamente no sistema nervoso central (crebro e medula espinhal), alterando a percepo de dor para o corpo todo. importante salientar que dor sempre um sinal de que algo no est bem. Pode ser uma simples dor de cabea, um pequeno corte ou at um infarto. Por isso, tomar analgsicos sem saber a causa da dor perigoso, pois eles podem esconder sintomas de um problema srio. Na dvida, o correto sempre procurar um mdico.

Aula 1 - Qumica - Escalas Termomtricas Uma escala termomtrica um conjunto de valores numricos onde cada valor est associado certa temperatura. Uma escala termomtrica constituda por um conjunto de valores arbitrrios, um mesmo estado trmico pode ser representado em escalas termomtricas diversas (Celsius, Fahrenheit,...). Os valores numricos de uma escala termomtrica so obtidos a partir de dois valores atribudos previamente a dois estados trmicos de referncia (como exemplificado abaixo), bem definidos, denominados pontos fixos. Ponto fixo: estado trmico bem definido, utilizado como referncia na elaborao de uma escala termomtrica. So adotados como pontos fixos os estados trmicos correspondentes ao gelo, sob presso normal, e a gua em ebulio, sobre presso normal. Conhecidos como ponto de gelo e ponto de vapor, respectivamente, constituem os pontos fixos fundamentais.

Para fazer essa medio utilizamos outro corpo que sofre alteraes mensurveis em suas propriedades fsicas quando colocado em contato com o primeiro corpo. O instrumento que faz essa equiparao chamamos de termmetro. Questo: "... um dos aclamados clssicos da moderna fico cientfica do escritor Ray Bradbury, adaptado para o cinema e dirigido por Franois Truffaut. a histria de Montag, um bombeiro designado para queimar livros. A histria uma fbula extraordinria em que a prpria raa humana se transforma no terror mais assustador. Fahrenheit 451 a temperatura em que o papel de livros arde e se consome. Qual essa temperatura em graus Celsius?"

Estratgia de Soluo

Para iniciar a resoluo interessante montar a frmula que expressa a relao entre as duas escalas Celsius e Fahrenheit. (TC - 0)/100 = (TF - 32)/(212 - 32) Simplifica-se a frmula TC/5 = (TF -32)/9 Substitui TF pelo valor de temperatura dado no problema TC/5 = (451 - 32)/9 Operacionaliza a resoluo TC ~= 233 C

Extrao de DNA a partir da fruta (manga) Para a realizao desta atividade importante que os estudantes compreendam os

seguintes conceitos: O DNA est no ncleo da clula; As membranas celulares so formadas por uma dupla camada lipdica; Enzimas so catalisadores que aceleram as reaes qumicas; As clulas sero quebradas, liberando todo o contedo celular. O DNA ser separado da mistura contendo as organelas e protenas e poder se observado a olho nu. importante que o professor realize a atividade antes de realiz-la com os estudantes para que alguns detalhes como tamanho do pedao da fruta, quantidade de sal, de gua, de lcool sejam definidos. MATERIAL NECESSRIO Um pedao de fruta (manga madura) Um liquidificador domstico Sal Detergente de lavar loua (transparente) gua mineral Copos de vidro transparente Palitos lcool isopropanol (96) Um coador peneira fina PROCEDIMENTO Descasque e corte a fruta em pedaos e coloque no liquidificador; Adicione gua mineral (aproximadamente 300 ml); Sal (aproximadamente 5 pitadas); Bata no liquidificador (aproximadamente 10 segundos); Passe a mistura para um copo atravs do coador (aproximadamente at a metade do copo); Coloque no copo 2 a 3 colheres de ch de detergente e misture lentamente para no fazer bolhas; Adicione no copo o lcool, lentamente, at encher. No misture o lcool com a soluo, deixe-o permanecer como uma camada isolada no topo da soluo; Espere uns 5 minutos; O DNA dever surgir na superfcie da soluo Pesque o DNA com um palito! Funo de cada ingrediente na realizao do experimento: SAL: O sal proporciona um ambiente favorvel para o processo de extrao, pois contribui com ons positivos (NA+) que neutralizam a carga negativa do DNA LIQUIDIFICADOR: O liquidificador ajuda a quebrar mecanicamente as membranas da clula DETERGENTE: As enzimas presentes no detergente desestruturam as molculas de lipdios presentes nas membranas celulares LCOOL:

O DNA insolvel em lcool e deste modo se separa da soluo. O DNA tem tambm menor densidade que os outros constituintes celulares, por isso surgem na superfcie da soluo CONCLUSO: A estrutura de dupla hlice s pode ser visualizada de modo indireto e atravs de aparelhos sofisticados. O que voc est observando so milhares de fitas de DNA junta

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

Identificar som vibrao do ar, produzida por um elemento vibrador (uma corda, por exemplo); Identificar a propagao do som como propagao de uma onda em um meio; Relacionar frequncia de vibrao das ondas sonoras a nmeros de oscilaes numa unidade de tempo e a sons graves (frequncias mais baixas) e agudos (freqncias mais altas); Compreender os conceitos de frequncia, onda sonora, timbre e barulho; Relacionar altura dos sons frequncia de vibrao da onda sonora; Relacionar timbre de um som como uma caracterstica que permite diferenciar notas iguais em instrumentos diferentes; Construir instrumentos musicais; Relacionar os conceitos fsicos e biolgicos relativos ao som; Identificar as estruturas que constituem o ouvido humano; Compreender o que a poluio sonora e as conseqncias desta para a audio humana; Divulgar os conhecimentos construdos atravs de folders.

CONTEDOS: Onda sonora; Propagao do som; Caractersticas do Som: Altura, Intensidade e Timbre; Audio; Poluio sonora. Nmero de aulas: aproximadamente 10 aulas

Questes 1) Onda mecnica e longitudinal que se propaga com freqncia de oscilao entre 20 e 20.000Hz: som. 2) Onda mecnica e longitudinal que se propaga com freqncia de oscilao inferior a 20Hz: infra-som. 3) Aspecto subjetivo no qual um som pode ser classificado como barulho: indesejvel. 4) Onda sonora com freqncia entre 20 e 20.000Hz: audvel. 5) Instrumento de navegao martima cujo princpio de funcionamento bsico a emisso de ultra-sons: sonar. 6) Vibram graas ao ar proveniente dos pulmes emitindo assim, um som chamado de voz: cordas vocais. 7) Classificao que recebe um som, popularmente conhecido como voz fina: agudo. 8) Ondas que necessitam de um meio material pra se propagarem: mecnicas. 9) Membrana localizada no ouvido mdio e que vibram mediante estmulos sonoros: tmpano.

10) Caracterstica sonora que nos permite diferenciar dois sons de mesma nota produzidos por fontes sonoras conhecidas: timbre. 11) Qualidade do som que nos permite classific-lo como grave ou como agudo: altura. 12) Movimentos oscilatrios onde h transporte de energia sem transportar matria: ondas.

Os diferentes sistemas do corpo humano


Bloco de Contedo
Cincias Naturais

Contedo
Os Sistemas

Objetivos
Compreender como os diferentes sistemas nervoso, endcrino e sensorial se relacionam e como contribuem para a integrao de informaes no corpo humano.

Contedos
Sistemas: nervoso, endcrino e sensorial.

Ano
8 ano

Tempo estimado
Sete aulas

Material necessrio
Imagens dos diferentes sistemas a serem estudados. (As imagens podem ser do livro didtico utilizado ou da internet usando o Google imagens - www.google.com.br). Livros didticos de Cincias e de Biologia disponveis na escola. Cartolina, papel craft, papel sulfite A4, cola, tesoura, papel celofane e papis coloridos, rgua e lpis de cor. Se a escola possuir um laboratrio de informtica, os alunos podero pesquisar imagens e textos relacionados ao tema.

Desenvolvimento
Introduo O corpo humano funciona como uma mquina integrada, onde todos os sistemas e rgos se relacionam direta ou indiretamente, com atividades que se complementam. Para compreender melhor essas relaes estudaremos, nesta sequncia didtica, os sistemas: endcrino, sensorial e nervoso. 1 aula Comece a aula levantando informaes sobre o que os alunos sabem a respeito dos diferentes sistemas do corpo humano. Com as respostas, monte na lousa um quadro com as informaes

fornecidas pela turma. Pergunte se sabem quais rgos compe cada sistema, quais as suas funes e como esto relacionados entre si. Estimule os alunos a darem respostas s questes e a avaliarem as respostas dadas pelos colegas, complementado-as. Faa anotaes para usar como base da discusso na aula seguinte. Em seguida, apresente moada imagens dos sistemas endcrino, sensorial e nervoso para que os alunos confirmem os rgos que os compem e anotem no caderno. 2 aula Comece a aula com as imagens dos diferentes sistemas e pea que os alunos, divididos em grupos, pesquisem informaes sobre eles nos livros didticos de cincias e biologia disponveis na escola e nos sites relacionados ao final desta sequncia didtica. Pea que a turma responda as seguintes questes: - Quais os rgos que compem este sistema? - Onde ele se localiza no corpo humano? - Quais as suas principais funes? - Qual a relao entre os sistemas pesquisados? Pea que anotem as respostas em folha de sulfite e entreguem ao final da aula. 3 aula Converse com os alunos sobre as pesquisas que realizaram e suas respostas, e avalie com eles as informaes encontradas, sistematizando-as e relacionando-as com as imagens dos diferentes sistemas, e com as hipteses apresentadas na sondagem da 1 aula. A sistematizao pode ser na lousa colocando os diferentes sistemas, os rgos que os compem, suas funes e suas relaes. Se preferir, monte o quadro em papel craft, ao invs da lousa. Divida os alunos em grupos (trios ou quartetos) e proponha uma pesquisa mais aprofundada sobre uma parte de um dos sistemas. Sugira os temas abaixo e deixe os alunos escolham os que mais lhes interessam: Hipfise e tireide funes, disfunes e relaes, pncreas e supra renais - funes, disfunes e relaes, testculos e ovrios - funes, disfunes e relaes, tato funes, disfunes e relaes, audio - funes, disfunes e relaes, viso - funes, disfunes e relaes, paladar - funes, disfunes e relaes , olfato - funes, disfunes e relaes, sistema nervoso central - funes, disfunes e relaes, sistema nervoso perifrico funes, disfunes e relaes, nervos cranianos - funes, disfunes e relaes e sistema nervoso autnomo simptico e parassimptico - funes, disfunes e relaes. Pea aos alunos que faam uma pesquisa sobre o tema do grupo individualmente em casa, e explique que iro trabalhar a pesquisa na prxima aula, com o objetivo de montar um seminrio para apresentar para a classe. Pea que a moada traga as fontes da pesquisa por escrito. Caso

no exista a possibilidade da realizao da pesquisa em casa, o professor pode usar uma ou duas aulas para fazer essa pesquisa em classe. 4 aula Comece essa aula revendo com os alunos o que foi dado anteriormente. Voc pode usar a estratgia de fazer um quadro em papel craft ou na lousa. Depois dessa retomada, divida a sala nos grupos e verifique as pesquisas de cada um. Pea que leiam os trabalhos e comecem elaborar um texto para a apresentao. A partir das pesquisas individuais os alunos podem selecionar as informaes que consideram mais importante sobre o assunto, sublinhando-as na sua pesquisa. Em seguida devem trocar as pesquisas individuais e aps todos terem lido as informaes em todas as pesquisas podem comear a organizar um texto nico que contenha os pontos que consideraram importantes. 5 aula Essa aula ser dedicada finalizao dos textos sobre os diferentes temas. Os alunos devem, ao final da aula, ter seus trabalhos prontos e seus seminrios organizados. Eles podem usar imagens (computador e/ou xerox de livro para ajudar em suas explicaes durante a apresentao). Auxilie os grupos, observe como esto trabalhando e oriente-os conforme a necessidade. Reveja os textos mostrando a importncia de conectar uma informao outra de forma coerente. Trabalhe tambm a parte do seminrio, auxiliando os alunos a dividirem o contedo e prepararem a apresentao. 6 aula Nessa aula os alunos devem apresentar os seminrios separados e entregar ao professor um trabalho escrito sobre o tema que cada vai apresentar. Para comear a aula, converse com os alunos e repasse com o grupo a organizao geral do seminrio, ressaltando que todos iro falar. Para avaliar, leve em conta o contedo abordado e a forma de apresentao (usou ou no imagens, todos falaram, sabiam do que estavam falando, etc.). 7 aula Na ltima aula, faa uma avaliao geral das apresentaes e retome as relaes entre os sistemas de integrao do corpo humano. Procure levantar os pontos positivos das apresentaes e dar sugestes de como podem melhorar. A exposio em sala de aula no fcil para todos e o nervosismo dos alunos no deve ser avaliado pelo professor. Em seguida pea que escrevam qual a importncia desses sistemas para o ser humano e como eles se relacionam entre si e com o resto do corpo humano.

Avaliao
A avaliao deve ser processual. Observe o envolvimento e participao dos alunos durante as aulas, discusses e tarefas solicitadas. Avalie o seminrio (contedo e como foi elaborado), o trabalho apresentado por escrito (texto e contedo) e a ltima atividade escrita sobre a relao entre os sistemas e sua importncia para o ser humano (contedo e texto).

Termologia e dilatao trmica


Bloco de Contedo
Cincias Naturais

Contedo
Energia e Combustveis

Deficincia intelectual Flexibilizaes: Contedos - Tempo - Recursos Objetivos


- Conhecer como funciona um termmetro. - Construir e calibrar um termmetro simples. - Acompanhar a transferncia de energia trmica pela conduo.

Reconhecer que temperatura e calor so conceitos fsicos diferentes. Reconhecer que o calor uma forma de energia e que pode ser transferido de um corpo ou ambiente para outro. Diferenciar os termos quente e frio, de uso popular, do seu conceito fsico. Relacionar o conceito de temperatura ao sentido do tato. Observar que temperatura e calor so diretamente proporcionais. Relacionar um evento a uma consequncia. Explicar a ocorrncia de um evento. Considerar o mesmo evento em momentos diversos. Fazer reflexes e emitir opinies. Interagir com o grupo na resoluo de situaes do cotidiano. Relembrar conhecimentos adquiridos anteriormente Contedos
- Temperatura. - Escalas de temperatura. - Dilatao volumtrica

ESCALAS TERMOMTRICAS

HABILIDADES Reconhecer que o equilbrio trmico conseguido quando os corpos em contato atingem a mesma temperatura. Reconhecer que o termmetro o aparelho usado para medir a temperatura dos corpos ou do ambiente em que nos encontramos. Observar que os pontos fixos das escalas termomtricas tm como referncia os pontos de fuso e de vapor(ebulio) da gua. Reconhecer a existncia e a aplicabilidade das duas escalas termomtricas usadas: Celsius e Fahrenheit. Trabalhar com escalas termomtricas, fazendo a sua leitura corretamente. Transformar uma escala termomtrica em outra, com o auxlio de frmulas matemticas. Relacionar um evento a uma consequncia. Explicar a ocorrncia de um evento. Considerar o mesmo evento em momentos diversos. Fazer reflexes e emitir opinies. Interagir com o grupo na resoluo de situaes do cotidiano. Relembrar conhecimentos adquiridos anteriormente Ano
9.

Tempo estimado
Cinco aulas.

Materiais necessrios
lcool, becker, rolha, tubo capilar, gelo para resfriamento, gua aquecida, tubo de ensaio, rgua, caneta e corante e copos.

Desenvolvimento
1 etapa Prepare um copo com gua temperatura de 50 C (quente), outro a 35 C (morna) e o ltimo a 20 C (fria), utilizando o termmetro longe da turma. Mostre os copos e pergunte em qual deles est a gua mais quente e a mais fria. Eles podem propor colocar o dedo neles. Chame dois alunos e pea que um sinta a gua quente e o outro a fria e, em seguida, que ambos informem a temperatura dela. Um vai dizer que est quente e o outro fria. Pea que cada um ponha o mesmo dedo na gua morna e informe a temperatura. O que estava em contato com a quente deve dizer que ela est fria e o que tinha sentido a fria vai dizer que est quente. Concluso: o corpo humano no um bom instrumento para medir a temperatura da gua. Se ningum se lembrar

do termmetro, apresente-o e sugira que expliquem como ele funciona. 2 etapa Mostre que, no termmetro, a coluna do lquido sobe ao colocarmos a mo em contato com o bulbo, indicando o aumento de temperatura. Ao colocar o bulbo na gua gelada, a coluna desce. Pergunte se o lquido no interior do termmetro (substncia termomtrica) poderia ser gua. Lembre que abaixo de 0 C a gua congelaria. Forme grupos e pea que construam um termmetro com lcool como substncia termomtrica para que no congele. Eles devem encher o tubo de ensaio com o lquido e acrescentar corante para facilitar a visualizao. Depois, fechar o tubo com uma rolha transpassada com um capilar. Pergunte: por qu, ao colocar a mo em contato com o tubo de ensaio, o lcool sobe pelo capilar? Eles devem perceber que o volume do lcool aumenta quando aquecido, indicando a dilatao trmica.

Flexibilizao de contedos
Verifique se o aluno com deficincia tem dvidas, substituindo termos como dilatao, por expresses como aumenta. Ao eleger contedos, verifique o que pode ser funcional, prrequisito para outras aprendizagens, e, principalmente, o que atendem as competncias dele.

Flexibilizao de tempo
Proponha a repetio da atividade na sala de recursos 3 etapa Usando gua com gelo a temperatura prxima de 0 C, gua aquecida a 50 C e um termmetro, pea que todos coloquem o tubo na gua com gelo. O volume do lcool diminui e eles fazem uma marcao. Na gua aquecida, o volume do lcool aumenta e a marcao repetida. Com a rgua, eles estabelecem uma escala, chamada arbitrria, e a relacionam com a Celsius. Baseados na distncia medida entre as marcas e a diferena de temperatura entre as guas, deduzem matematicamente a relao entre a escala arbitrria e a Celsius. Por exemplo: se a distncia entre as marcas for de 12 centmetros, a temperatura da gua fria for 2 C e da quente 50 C (diferena de 48 C), cada centmetro na escala arbitrria equivale a 4 C (48:12).

Flexibilizao de contedos
Prefira atividades mais instrumentais e prticas. O aluno com deficincia intelectual pode fazer as marcaes no termmetro.

Flexibilizao de recursos
O trabalho em grupo facilita a aprendizagem de todos e, durante os exerccios de converso para escala Celsius, o aluno pode assistir a experimentos de dilatao em vdeos e relacionar com o que aprendeu. 4 etapa Misture diferentes quantidades de gua quente e fria em vrios copos. Pea que os jovens utilizem o termmetro construdo para medir a temperatura de cada um deles na mesma lgica apresentada acima.

Avaliao
Durante a aula, verifique se algum est com dvidas e se todos realizam os clculos corretamente. Depois, aplique uma prova escrita.

Flexibilizao de contedos
Para o aluno com deficincia, prepare uma prova mais curta e com linguagem cotidiana, inclua exemplos e abra a possibilidade de consulta. A avaliao deve estar de acordo com os objetivos e contedos.

Plano de aula

Disciplina/rea Curricular Hora Sala Ano Turma Contextualizao

Unidade didtica Objetivo principal da aula

. Sumrio
Contedo Programtico Competncia Desenvolvimento da aula Avaliao formal Assinatura do Professor______________________________________

Potrebbero piacerti anche