Sei sulla pagina 1di 3

Zang-Fu rgos e Vsceras A MTC (medicina Tradicional Chinesa) possui caractersticas diferenciadas de observaes da rea fisiolgica e patolgica no Ser

r Humano. O diagnstico, o tratamento e o prprio conceito de doena so extremamente diferenciados da medicina ocidental. A MTC entende do Homem/Organismo enquanto um Todo, inseparvel, influenciando e sendo influencivel pelos fenmenos da natureza. Entende tambm que existe uma unidade dentro do corpo. Esta unidade, que o Corpo Humano, constituda de: rgos Zang; Vsceras Fu; Tecidos; Outros rgos. E a respeito de uma parte desta unidade que trataremos neste trabalho. Na MTC os rgos internos esto divididos da seguinte maneira: Seis rgos Zang, Seis vsceras Fu; rgos extraordinrios. Os seis rgos Zang esto inclusos: O Corao, Bao/Pncreas, Fgado, Pulmo, Rim e Pericrdio (Circulao Sexualidade). As seis vsceras Fu esto inclusos: Estmago, Intestino Grosso, Intestino Delgado, Bexiga, Vescula Biliar e o Triplo Aquecedor. Nos rgos extraordinrios esto inclusos: Crebro, Medula ssea e Espinhal, os Vasos Sanguneos e tero. Necessita-se antes da continuao do trabalho enfatizar que os nomes dos rgos internos na MTC so os mesmos que na medicina ocidental. Entretanto os conceitos a respeito do funcionamento, etc., no so os mesmos. Isto se tornar mais claro no decorrer do trabalho.

Seis rgos Zang 1. Corao: Segundo a MTC, o C (corao) o mais importante dos rgos. O corao o monarca de todos os rgos. (Nei-Jing).

2. Pulmo: O P (pulmo) responsvel pelo Chi (Sopro Vital), tem a funo de controlar o Chi do corpo, sendo que esta funo acontece de duas formas: O pulmo responsvel de trocar o velho pelo novo.

3. Bao/Pncreas: O BP (Bao/Pncreas) responsvel por transportar, distribuir e transformar os nutrientes, dos alimentos e da gua.

4. Fgado: O F (Fgado) o maior filtro do corpo, sendo o responsvel por grande parte da limpeza do organismo. Uma das funes fisiolgicas do F de suavizar e regular o fluxo de CHI (energia vital) e do sangue.

5. Rim: O R (rim) o rgo de armazenamento e tambm de controle da Energia Ancestral.

6. Pericrdio (Mestre do Corao): O Pericrdio tambm conhecido como Mestre do Corao ou Invlucro do Corao. O Pericrdio o tecido perifrico do corao, que executa parte da proteo.

Seis Vsceras Fu

1. Vescula Biliar: A VB (Vescula Biliar) anexa ao fgado. responsvel pela liberao e armazenamento da bile.

2. Estmago: responsvel por receber, digerir e transforma a gua e o

alimento.

3. Intestino Delgado: O ID (intestino delgado) recebe, transforma e assimila o contedo alimentar. Ele responsvel por separar o Limpo do Turvo.

4. Intestino Grosso: O IG (intestino grosso) responsvel pela passagem e eliminao de resduos

5. Bexiga: A principal funo da B (bexiga) armazenar e eliminar lquidos.

6. Triplo Aquecedor (San Jiao): O TA (Triplo Aquecedor) refere-se aos trs aquecedores, foges ou partes, existentes no corpo, segundo a MTC.

rgos Extraordinrios Entre os rgos extraordinrios da MTC encontram-se o crebro (NO), a medula espinhal (SUI), os ossos (GU), os vasos sanguneos (MAI) e o tero (NU ZI BAO). Sero tratados aqui somente o crebro e o tero.

1. Crebro: O crebro o rgo mais Yin do corpo. O crebro possui a funo de controlar as atividades mentais e o raciocnio, pois segundo a MTC A cabea a fonte das atividades mentais(Su-Wen Nei-Ching).

2. tero: Possui a funo de produzir a menstruao e de produzir a gravidez.

Texto produzido por Maykon Bernardo (recorte de: Psicologia e Medicina Tradicional Chinesa: Pontos de Convergncia.

Potrebbero piacerti anche