Sei sulla pagina 1di 41

UNIVERSIDADE TIRADENTES CURSO DE TECNOLOGIA EM PETRLEO E GS

AMANDA MARINHO MARCELO DE SOUZA RAUF PIERRE

COLUNA DE PRODUO

Aracaju 2011

AMANDA MARINHO MARCELO DE SOUZA RAUF PIERRE

COLUNA DE PRODUO

Pesquisa

ao

curso

de

Tecnlogo de Petrleo e Gs, sob orientao do prof Ana Paula, como um dos pr-

requisitos para avaliao da disciplina de Completao.

Aracaju 2011
1

SUMRIO

1. INTRODUO 2. FILOSOFIA DA COMPLETAO 2.1. Segurana do poo 2.2. Aspecto Tcnico/Operacional 2.3. Aspectos Econmicos 3. EQUIPAGEM DO POO 3.1 Bombeio Centrifugo Submerso (BCS) 3.2. Descida da coluna de Produo 3.3. Gravel Pack 3.4. Produo de Gs 4. COLOCAO DE UM POO DE PRODUO 5. PRINCIPAIS COMPONENTES DA COLUNA DE PRODUO 5.1 Tubo de produo 5.2 Shear-out 5.3 Hydro-trip 5.4 Niples de assentamento 5.5 Camisa deslizante (sliding sleeve) 5.6 Check Valve 5.7 Packer de produo 5.7.1 O packer recupervel 5.7.2 O packer permanente 5.8 Unidade Selante 5.8.1 ncora 5.8.2 5.8.3 Trava Batente 16 17 18 19 19 19 19 20 21 21 8 9 9 9 10 10 11 12 13 14 15 15

4 10 10 10 10 11 11

5.9 Junta telescopia (TSR) 5.10.Mandril de gas-lift 5.10.1 VGL de Orifcio 5.10.2 VGL de Presso

5.10.3 VGL Cega 5.11 Vlvula de segurana de subsuperfcie (DHSV) 5.11.1 Tipos de DHSV 5.11.1.1Enroscadas na Coluna ou insertaveis 5.11.1.2 Controlvel ou No Controlvel da Superfcie 5.11.1.3 Auto-Equalizvel ou no Auto-Equalizvel 6. EQUIPAMENTOS DE SUPERFCIE 6.1. Equipamento de superfcie -Cabea de produo 6.3 Equipamento de superficie rvore de Natal Molhada (ANM) 6.3.1 ANM-DO
6.3.2 ANM-DA

22 22 23 23 23 23 23 24

6.2. Equipamento de superfcie - rvore de natal convencional (ANC) 24 25 26


26

6.3.3 ANM-DL 6.3.4 ANM-DLL 6.3.5 ANM GLL 7. CONCLUSO 8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

27 27 28 31 32

1. INTRODUO A coluna de produo constituda basicamente por tubulao metlica removvel, onde fica conectada outros componentes que cumprem funo especfica durante a produo do poo, a tubulao de menos dimetro descida pelo interior do revestimento de produo, com as seguintes objetivos: Conduzir o fludo produzido pelo reservatrio; Permitir circulao de fluidos; Permitir a instalao de equipamentos para elevao artificial; Proteger o revestimento de presses mais elevadas; Proteger o revestimento de fluidos corrosivos. Possibilitar a circulao de fluidos para o amortecimento do poo, em intervenes futuras. Na concepo de uma coluna sempre devem ser considerados trs fatores: Segurana; Operacionalidade; Econmico. Para decidir sobre um projeto de coluna de produo, vrios fatores so levados em considerao, entre eles esto: Situao (onshore ou offshore); Sistema de elevao dos fludos (surgente ou artificial); Caractersticas do fludo a ser produzido; Conteno de areia; Vazo; Nmero de zonas de produo (no qual a depender, ter completao simples, dupla ou seletiva), etc. Alm desses aspectos, devem otimizar questes de segurana, econmico, e tcnico/operacional.

(a)

(b)

(c)

Figura 1 Tipos de Completao (a) Simples (b) Seletiva (c) Dupla

2. FILOSOFIA DA COMPLETAO 2.1. SEGURANA DO POO Durante toda a vida de um poo (perfurao, avaliao, completao, produo & workover) dever haver, necessariamente, equipamentos de superfcie e subsuperfcie que permitam total segurana.

2.2. ASPECTO TCNICO/OPERACIONAL Deve-se buscar uma completao de forma a: No danificar o Reservatrio; Maximizar a produo (ou injeo); Minimizar os custos; Torn-la a mais permanente possvel, de forma que, idealmente, no sejam necessrias intervenes, por problemas mecnicos, durante toda a vida produtiva do poo; Execut-la da forma mais simples possvel.

2.3. ASPECTOS ECONMICOS O investimento necessrio depende de: Localizao do poo (mar/terra); Infra-estrutura para o escoamento da produo; Tipo de poo (vertical, direcional, horizontal, multilateral); Finalidade [produo - (gs, leo); injeo - (gs, gua)] Potencial de Produo/Injeo; Nmero de zonas produtoras; Mecanismo de produo do reservatrio; Necessidade de estimulao; Controle/excluso da produo de areia; Mtodo de elevao (surgente, gs lift, BCS, bombeio mecnico, etc).

3. EQUIPAGEM DO POO Uma coluna de produo pode ter uma cauda permanente que permite, numa futura interveno, retirar apenas a parte superior e manter isolados os intervalos canhoneados. A cauda permanente consiste de ferramentas instaladas abaixo do TSR (Tubing Seal Receptacle), ou Junta telescopia. O projeto de uma coluna de produo funo de uma serie de fatores, tais como: - localizao do poo (terra ou mar); - Sistema de elevao (surgente ou com elevao artificial); - Caractersticas corrosivas ou abrasivas do fluido a ser produzido; - Necessidade de conteno da produo de areia; - Vazo de produo; - Nmero de zonas produtoras (completao simples, dupla ou seletiva), etc. Uma composio tima de coluna deve levar em conta os aspectos de segurana, tcnico/operacional e econmico. 3.1 Bombeio Centrifugo Submerso (BCS) um mtodo de elevao artificial que consiste fundamentos no incremento de presso de fundo dado por uma bomba centrifuga de mltiplos estgios que acionada por um motor eltrico trifsico acoplado a bomba atravs de um selo protetor. O conjunto BCS deve ser dimensionado de acordo com o ndice de produtividade em que a suco da bomba fique sempre submergida. O BCS montado na extremidade da coluna de produo e nela so instalados equipamentos que tem finalidade de drenar o leo de tubo para o anular (sliding sleeve) nas operaes de retirada evitando assim o banho de leo na superfcie. Quando se deseja medir e ou registrar os valores de presso e temperatura no fundo, descido com o motor, um sensor que emite sinais para a superfcie, utilizando o mesmo cabo que conduz energia para o motor. Estes sinais so decodificados e mostrados os valores de forma digital num monitor na superfcie. Pode-se utilizar uma impressora para registro desses valores.

Figura 2 - Sistema BCS completo montado em um poo. Fonte: Thomas, 2004.

3.2 Descida da coluna de Produo De uma maneira geral a seleo da tubulao leva em considerao quatro fatores: - Mxima vazo esperada, determinar o dimetro nominal da coluna;

- Fluido que ser produzido: escolher tipo de ao (grau) da coluna bem como de suas conexes; - Esforos Mecnicos: a coluna vai estar solicitada (trao, presso interna e externa) e o tipo de ao, onde determina a espessura da parede do tubo de produo (peso). - Dimetro interno do revestimento de produo 5 ou 7.

Figura 3 - Descida do revestimento de produo Fonte: Filho, Gelson; 2007

3.3 Gravel Pack O Gravel Pack uma tcnica para controle da produo de areia de formaes com problemas de consolidao. A extrao do leo em arenitos friveis tem apresentado constantes desafios indstria do petrleo, nem tanto pela necessidade da conteno da produo de areia propriamente dita, mas pelas altas perdas de carga impostas pelo processo, que podem abreviar em alguns anos, a vida produtiva de um poo.

Figura 4 Gravel Pack sendo utilizado em uma recompletao Fonte: Revista JPT Online, 2004 3.4. Produo de Gs Em poos produtores de gs ou com presso anormalmente alta, empregase o conjunto packer permanente com presso diferencial de trabalho superior do conjunto packer hidrulico.

4. COLOCAO DE UM POO DE PRODUO A surgncia dos fluidos na superfcie pode ser induzida por vlvulas de gaslift pelo flexitubo, pela substituio do fluido da coluna por outro mais leve ou por pistoneio, que so formas de aliviar a presso hidrosttica do fluido existente na coluna de produo. Os dois primeiros mtodos trabalham com a gaseificao do fluido do interior da coluna como a forma de diminuir sua hidrosttica. No primeiro, o gs injetado inicialmente no espao anular, passando posteriormente para o interior

da coluna, de forma controlada, atravs de vlvulas especiais (vlvulas de gaslift). O segundo mtodo o gs injetado por um tubo flexvel descido pelo interior da coluna de produo. O pistoneio consiste na retirada gradativa do fluido do poo, atravs de um pisto descido a cabo. Quando o poo no tem condies de produzir por surgncia, d-se a partida no equipamento de elevao artificial e efetuam-se testes para verificar a eficincia dos equipamentos. Um teste inicial de produo sempre realizado para medir a vazo de produo e avaliar o desempenho do poo, para quem se possam realizar os ajustes necessrios.

5. PRINCIPAIS COMPONENTES DA COLUNA DE PRODUO 5.1. Tubo de produo o componente de maior consumo e custo em uma coluna de produo. Usado para conduzir a produo desde formao at superfcie ou para conduzir o gas-lift no sentido contrrio A seleo da tubulao a ser empregada num determinado poo leva em conta o dimetro interno do revestimento de produo, a vazo de produo esperada, o tipo de fluido a ser produzido e os esforos mecnicos a serem suportados. Em razo dos esforos que a coluna ser submetida durante sua vida til (tenses de trao, de colapso e presso interna), definida o grau do ao, a espessura de parede requerida e, conseqentemente, seu peso por metro. A estanqueidade da coluna de produo muito importante, e normalmente se utilizam conexes com roscas finas que promovem a vedao metal-metal. Os principais tipos de rocas:

Figura 5 - Tabela de produo mais usuais. Fonte: Apostila da Petrobras 2.7/8 EU Grau do ao Peso (Ib/p) Dimetro interno (pol) Dimetro externo (pol) Resistncia ao colapso (psi) Presso interna (psi) Resistncia a trao (psi) Torque (lb.p) 10570 144960 2800 10160 202220 3200 8430 288040 4000 N-80 6,5 2,441 3,668 11160 3.1/2 EU N-80 9,3 2,992 4,500 10530 4.1/2 EU N-80 12,75 3,958 5,563 7500

Tabela 1 Propriedades dos dutos

4.2. Shear-out um equipamento instalado na extremidade inferior da coluna de produo que permite o tamponamento temporrio desta. Tambm conhecido por sub de pressurizao. Possui trs sedes, duas superiores que so vedadas com o lanamento de esferas de dimetros diferentes, e a inferior tamponada. A sede tamponada utilizada para o assentamento de packers, cujo mecanismo de assentamento demanda presso (packer hidrulico e hidrosttico), e o nmero de parafusos de cisalhamento dimensionado de acordo com a presso necessria para o assentamento do packer. Ao se pressurizar a coluna, a fora atuante na sede faz com que os parafusos cisalhem, caindo sede no fundo do poo e liberando a passagem pela coluna. Caso haja necessidade de tamponar novamente a shearout, esferas compatveis com cada uma das sedes so lanadas no poo, promovendo a vedao da coluna de cima para baixo. Para abrir ao fluxo novamente, basta pressurizar a coluna. Uma vez rompida sede inferior, a shear-out passa a funcionar como uma boca de sino, pois tem a sua extremidade inferior biselada para facilitar a reentrada de ferramentas na coluna de produo.

Figura 6 - Esquema de sheart-out tripla. Fonte: Apostila da Petrobrs

4.3. Hydro-trip Tambm serve para o tamponamento temporrio da coluna, podendo ser instalada em qualquer ponto desta. A sede no cai para o fundo do poo, pois tem uma reentrncia apropriada para isto, e apresenta a desvantagem de no permitir a passagem plena na coluna aps o rompimento da sede. O dimensionamento dos parafusos de cisalhamento e a operao so semelhantes da shear-out.

Figura 7 Hydro trip dupla. Fonte: Apostila da Petrobrs

4.4. Niples de assentamento Servem para alojar tampes mecnicos, vlvulas de reteno ou registradores de presso. Normalmente so instalados na cauda da coluna de produo, abaixo de todas as outras ferramentas, mas podem tambm ser instalados, tantos quantos necessrios, em vrios pontos da coluna.

Figura 8 Nipples para assentamento de tampes mecnicos. Fonte: Apostila da Petrobrs

H dois tipos principais de nipples de assentamento: no-seletivo (R) e seletivo (F). O nipple no-seletivo possui um batente na parte inferior, com dimetro interno menor que o dimetro interno da rea polida. Normalmente, utilizado quando a coluna requer um nico nipple ou como o ltimo (mais
1

profundo) de uma srie de nipples do mesmo tamanho. O nipple seletivo no possui batente, isto , a prpria rea selante serve de batente localizador. Podem ser instalados vrios nipples seletivos de mesmo tamanho numa mesma coluna e, nesse caso, o assentamento feito pela ferramenta de descida ou pelo tipo de trava do equipamento a ser instalado. 4.5. Camisa deslizante (sliding sleeve) Possui uma camisa interna que pode ser aberta ou fechada, quando necessrio, atravs operaes com cabo. A rea de fluxo normalmente equivalente seo da coluna de produo e destina-se a promover a comunicao anular-coluna ou coluna anular. As camisas deslizantes podem ser utilizadas em completaes seletivas, possibilitando colocar em produo ou isolar zona(s) empacotada(s) por dois packers.

Figura 9 Camisa deslizante (sliding sleeve). Fonte: Apostila da Petrobrs

4.6. Check Valve uma vlvula que serve para impedir o fluxo no sentido descendente. composta de uma sede, com uma vlvula de reteno que se abre quando pressurizada de baixo para cima e veda quando pressurizada de cima para baixo. 4.7. Packer de produo O obturador, ou packer, tem a funo bsica de promover a vedao do espao anular entre o revestimento e a coluna de produo, numa determinada profundidade, com os seguintes objetivos: - proteger o revestimento (acima dele) contra presses da formao e fluidos corrosivos; - possibilitar a injeo controlada de gs, pelo anular, nos casos de elevao artificial por gas-lift; - permitir a produo seletiva de vrias zonas por uma nica coluna de produo (com mais de um packer).

- Os packers so constitudos por borrachas de vedao, cunhas, pinos de cisalhamento para assentamento e pinos (ou anel) de cisalhamento para desassentamento. - Os packers podem ser dos tipos recupervel ou permanente.

Figura 10 - Packer de Produo Fonte: De Paula, J. L;

4.7.1. O packer recupervel: Pode ser assentado e recuperado muitas vezes. - descido na prpria coluna de produo. - o assentamento pode ser mecnico, hidrosttico ou hidrulico, dependendo do modelo de packer utilizado. Os modelos de assentamento mecnico so assentados por rotao da coluna, seguida de aplicao de peso ou trao, dependendo do mecanismo de assentamento (compresso ou trao). Os packers hidrostticos so assentados por pressurizao da coluna e o desassentamento realizado tracionando-se a coluna.

Figura 11 Esquema do packer de produo recupervel. Fonte: Apostila da Petrobrs

4.7.2 O packer permanente O assentamento, no pode mais ser recuperado. Pode apenas ser cortado, deslocando-se a carcaa para o fundo do poo. Geralmente descido a cabo, conectado a uma ferramenta de assentamento. Aps ser posicionado na

profundidade desejada, aciona-se eletricamente a ferramenta de assentamento e ocorre a detonao de um explosivo que cria um movimento da camisa
1

superior para baixo, comprimindo todo o conjunto at a camisa retentora. Este movimento expande o elemento de vedao e as cunhas contra o revestimento.

Figura 12 Exemplo de pcker permanente. Fonte: Apostila da Petrobrs 4.8. Unidade Selante o equipamento descido na extremidade da coluna que pode ser apoiado ou travado no packer permanente, promovendo a vedao na rea polida do packer. Divide-se em trs tipos principais.

Figura 13 Unidades Selantes. Fonte: Apostila da Petrobrs

4.8.1 ncora uma unidade selante que travada na rosca do packer permanente atravs de garra, que conectada com a liberao de peso sobre a ferramenta e desconectada com rotao direita. Os dentes da garra tm perfil horizontal na parte superior, o que garante a impossibilidade de liberao por trao. 4.8.2 Trava uma unidade selante que travada na rosca do packer permanente atravs de garra, que conectada com a liberao de peso sobre a ferramenta e desconectada com trao, pois no tem um dispositivo anti-rotacional que permita seu giro para liberao. 4.8.3 Batente Este tipo de unidade selante no trava, pois no possui rosca. Para retir-Ia basta tracionar a coluna. 4.9 Junta telescopia (TSR) O TSR (tubing seal receptacle), ou junta telescpica, usado para absorver a expanso ou contrao da coluna de produo, causada pelas variaes de

temperatura sofridas quando da produo (ou injeo) de fluidos. Permite tambm a retirada da coluna sem haver necessidade de retirar o packer e a cauda. composto basicamente de duas partes independentes: a camisa externa e o mandril. A camisa externa solidria com a parte superior da coluna e composta de dois conjuntos de barreiras de detritos, quatro conjuntos de unidades selantes e a sapata-guia. O mandril solidrio com a parte inferior da coluna e possui um perfil F no topo, seguido de mandril polido e duas sedes para parafusos de cisalhamento.

Figura 14 Junta Telescpia (TSR) Fonte: Apostila da Petrobrs

A vedao entre os dois conjuntos (camisa externa e mandril) feita pelo conjunto de unidades selantes sobre o mandril polido. O travamento entre os dois conjuntos, para descida ou retirada, feito atravs da sapata-guia que se encaixa no mandril e por parafusos de cisalhamento, que tanto podem ser instalados para ruptura por trao ou compresso.

O perfil F no topo do mandril tem a finalidade de possibilitar o isolamento da coluna atravs do tampo mecnico e tambm possibilitar a limpeza dos detritos, por circulao, que porventura se acumulem acima do tampo. 4.10 Mandril de gas-lift Os mandris de gas-lift so os componentes da coluna de produo que servem para alojar as vlvulas que permitiro a circulao de gs do espao anular para a coluna de produo. Estas vlvulas podem ser assentadas e retiradas atravs de operaes a cabo e destinam-se elevao artificial por gaslift.

Figura 15 Madril de gs-lift. Fonte: Apostila da Petrobrs

Os mandris so excntricos, isto , as bolsas de assentamento das vlvulas so localizadas na lateral do mandril, s sendo acessveis com a utilizao de

ferramentas especiais (desviadores) atravs de operaes com cabo. Assim, os mandris mantm um dimetro interno igual ao dos tubos de produo. 4.10.1 VGL de Orifcio Serve para injeo de gs em coluna de elevao artificial por gs lift. Sempre esta aberta no sentido anular-coluna, e no permite passagem no sentido coluna-anular. 4.10.2 VGL de Presso Serve para ajudar a aliviar o peso da coluna hidrosttica durante a induo de surgncia. Na coluna de produo a vlvula de alivio fica posicionada acima da vlvula operadora (de orifcio) calibrada para fechar a presso no anular.

4.10.3 VGL Cega Serve para reservar uma posio estratgica na coluna para comunicao coluna-anular. 4.11 Vlvula de segurana de subsuperfcie (DHSV) Existem dois principais de DHSV (Down Hole Safety Valve): as enroscadas na coluna, conhecidas como tubing mounted, que so conhecidas diretamente na coluna de produo; e as insertveis, ou wireline retrievable que so instaladas aps a descida da coluna atravs de operao com cabo.

Figura 16 Desenho esquemtico da DHSV tubing mounted. Fonte: Apostila da Petrobrs

um equipamento posicionado cerca de 30 m abaixo da superfcie, ou fundo do mar, que tem a funo de fechar o poo em casos de emergncia. Como fica instalada dentro do poo, no pode ser danificada por fogo ou coliso, o que garante a sua operacionalidade nas situaes de emergncia, quando efetivamente necessria. A DHSV contem uma mola que tende a fech-la, sendo mantida na posio aberta atravs de uma linha de controle conectada superfcie,

permanentemente pressurizada. Havendo despressurizao dessa linha a vlvula se fecha. 4.11.1 Tipos de DHSV 4.11.1.1Enroscadas na Coluna ou insertaveis

So conectadas diretamente na coluna de produo, so confiveis, apresentam restries ao fluxo e so mais caras que as insertveis. A principal desvantagem reside no mau funcionamento, ou problema que necessite remov-la, ter-se que retirar a rvore de natal e coluna de produo. 4.11.1.2 Controlvel ou No Controlvel da Superfcie As controlveis da superfcie so normalmente fechadas no dependem das caractersticas de fluxo do poo, elas podem ser enroscadas na coluna ou insertveis. A no Controlvel da superfcie afetada pela variao de fluxo do poo. Um fluxo superior ao utilizado na calibrao atua a vlvula provocando seu fechamento. 4.11.1.3 Auto-Equalizvel ou no Auto-Equalizvel A auto-equalizvel no necessita de fonte externa de presso para equalizar as presses acima e abaixo do dispositivo de vedao para a abertura da vlvula. Na no auto-equalizvel o despositivo de vedao (flapper ou esfera) s acionado para abertura aps equalizar as presses acima e abaixo da vlvula. 5. EQUIPAMENTOS DE SUPERFCIE So os equipamentos responsveis pela ancoragem da coluna de produo, pela vedao entre a coluna e o revestimento de produo e pelo controle do fluxo de fluidos na superfcie. Existe uma srie de equipamentos padronizados que constituem os diversos sistemas de cabea de poo, para a completao de poos terrestres e martimos. So os seguintes os principais equipamentos de cabea de poo: - Cabea de produo - rvore de natal convencional (ANC) - rvore de natal molhada (ANM).

5.1. Equipamento de superfcie -Cabea de produo um carretel com dois flanges e duas sadas laterais. O flange inferior fica apoiado na cabea do revestimento de produo e o flange superior recebe a rvore de natal com seu adaptador. Em uma das sadas laterais geralmente conectada a linha de injeo de gs (em poos equipados com gas-lift) e na outra a linha de matar (kill line), para um eventual amortecimento do poo.

Figura 17 Cabea de produo com adaptador. Fonte: Apostila da Petrobrs

5.2. Equipamento de superfcie - rvore de natal convencional (ANC) o equipamento de superfcie constitudo por um conjunto de vlvulas tipo gaveta, com a finalidade de permitir, de forma controlada, o fluxo de leo do poo. Normalmente a ANM equipada com duas vlvulas mestras (uma

inferior manual e uma superior com acionamento hidrulico), duas laterais (uma normal e outra com acionamento pneumtico), alm de uma vlvula manual de pistoneio. As vlvulas mestras tm a funo principal de fechamento do poo. As laterais tm o objetivo de controlar o fluxo do poo, direcionando a produo para a linha de surgncia. J a vlvula de pistoneio tem a funo de, quando aberta, permitir a descida de ferramentas dentro da coluna de produo.

Figura 18 rvore de Natal convencional (ANC). Fonte: Machado, J.

5.3 Equipamento de superficie rvore de Natal Molhada (ANM) A rvore de natal molhada (ANM) um equipamento instalado no fundo do mar, constitudo basicamente por um conjunto de vlvulas tipo gaveta, um conjunto de linhas de fluxo e um sistema de controle interligado a um painel localizado na plataforma de produo. As ANMs podem ser classificadas, quanto ao modo de instalao e de conexo das linhas de produo e controle:
1

diver operated (DO) - operadas por mergulhador; diver assisted (DA) - assistida por mergulhador; diverless (DL) - operada sem mergulhador; diverless lay-away (DLL) - operada sem mergulhador; diverless guidelineless (GLL) - operada sem mergulhador e sem cabosguia. 5.3.1 ANM-DO As ANMs do tipo DO, de baixo custo de aquisio, foram introduzidas para viabilizar a produo de campos ou poos marginais em guas de at 200 metros de profundidade. Mergulhadores podem operar vlvulas manuais e realizar conexes das linhas de fluxo e controle.

Figura 19 - NA tipo DO. Fonte: Machado, J.

Um inconveniente caracterstico a necessidade de usar mergulhadores para desconectar as linhas de produo e controle da ANM para retirar a rvore toda vez que for necessrio intervir no poo.

5.3.2 ANM-DA So ANMs instaladas em poos localizados em profundidade de at 300 metros, onde o nico trabalho previsto para mergulhadores a conexo das linhas de fluxo e controle. No existem vlvulas de acionamento manual. Um inconveniente

caracterstico a necessidade de usar mergulhadores para desconectar as linhas de produo e controle da ANM para retirar a rvore toda vez que for necessrio intervir no poo.

Figura 20 ANM tipo DA. Fonte: Machado, J.

5.3.3 ANM-DL So ANMs destinadas a poos de at 400 metros de lmina d gua. Todas as conexes e/ou acoplamentos so feitos atravs de ferramentas ou conectores hidrulicos, inclusive linhas de fluxo de controle. Podem ser considerados as precursoras das atuais ANMs DLL e GLL, pois os conceitos utilizados nestas ultimas foram evolues decorrentes das muitas dificuldades enfrentadas na instalao das ANMs DL. Como as primeiras ANMs

DL foram instaladas em lmina d gua inferiores a 300 metros, onde possivel utilizar mergulho saturado, varias dificuldades foram solucionadas com o auxilio de mergulho, o que no mais seria possivel em profundidades maiores. Os sistemas de conexo das linhas de produo e controle da ANM ream de dimenses bastante elevadas e pouco operacionais. 5.3.4 ANM-DLL Estas ANMs solucionaram o maior problema das ANMs do tipo DL, ou seja, a dificuldade de conexes das linhas de fluxo e controle da ANM. Estas ANMs j descem com as linhas de fluxo e controle conectadas diretamente ANM, ou, como outra opo, conectadas a uma base adaptadora de produo (BAP), descida antes da prpria ANM. Possuem tambm interface para operaes com ROV (Remote Operated Vehicle). A descida de ANM, ou da BAP, feita em conjunto com as linhas de fluxo e controle lanadas pelo barco de lanamento de linhas, de onde provem a classificao lay-away. Quando as linhas so descidas em conjunto com a ANM, possvel testar todas as interfaces antes do lanamento, verificando e corrigindo qualquer tipo de vazamento, o mesmo no ocorrendo quando as linhas so lanadas com a base adaptadora de produo (BAP). Este tipo de ANM, com lanamento de linhas do tipo lay-away, possui o inconveniente de se necessitar a coordenao de programao do barco de lanamento com a sonda de completao, prejudicando o cronograma de lanamento de linhas do barco, pois as operaes de completao geralmente apresentam atrasos decorrentes das anormalidades enfrentadas. A grande vantagem deste sistema se refere existncia de um bero na base adaptadora de produo, onde o mandril das linhas de fluxo vai se apoiar. Caso seja necessria a retirada da ANM, durante uma interveno, as linhas de fluxo e controle permanecero intocadas, tornando a reconexo automtica, quando do retorno da ANM sua posio.

5.3.5 ANM GLL Estas ANMs utilizam tambm uma base adaptadora de produo (BAP), com funes idnticas quelas das ANMs DLL. Como o sistema de cabea de poo submarino no utiliza cabos-guia, todas as orientaes nos acoplamentos so feitas atravs de grandes funis, utilizando sistemas com rasgos e chavetas.

Figura 21 ANM tipo GLL Fonte: Machado, J.

Em junho de 1997 foi completado o poo MLS-3, numa lmina d'gua de 1.700 metros, com ANM GLL, um novo recorde mundial. Este tipo de rvore era o mais avanado modelo existente naquela poca. Um novo conceito de lanamento de linhas de produo e controle vem sendo empregado com este tipo de ANM, o antigo conceito lay-away, em que as linhas de fluxo so lanadas conjuntamente com a ANM, est sendo substitudo pela conexo vertical (CV), com uso de tren. Neste tipo de

conexo o mandril das linhas de fluxo lanado com o tren, ao lado da cabea do poo, independentemente da descida da base adaptadora de produo ou da ANM. Este procedimento melhora a produtividade de lanamento de linhas do navio, j que no mais necessita de sua coordenao simultnea com a descida da ANM ou da BAP. O conceito de conexo vertical (CV) foi estendido, originando o conceito de conexo vertical direta (CVD), que ao invs de fazer uso do tren para abandonar o mandril das linhas de fluxo ao lado do poo, posiciona-o diretamente em seu bero localizado na BAP. Um fato novo tem se verificado nas completaes mais recentes. Anteriormente, as bases adaptadoras de produo eram compradas sempre em conjunto com a ANM, possibilitando que os testes de estanqueidade das conexes das linhas de controle e fluxo ANM fossem realizados na fbrica e na sonda, antes de sua instalao. Atualmente, em funo dos cronogramas

de completao existentes e visando minimizar o estoque de ANMs, as bases esto sendo compradas e entregues descasadas das ANMs.

Figura 22 Conceito da conexo vertical (CV). Fonte: Machado, J.


1

Com esta nova sistemtica, os poos esto sendo completados at a instalao de suspensor de coluna na base adaptadora de produo, e abandonados temporariamente. Isto se deve ao fato de que o tempo de fabricao de uma ANM (em tomo de 18 meses) muito maior que o tempo de fabricao das bases (trs meses), e desta forma, quando as ANMs forem entregues e a unidade estacionria puder receber a produo dos poos, a finalizao das completaes se dar de forma bastante rpida, antecipando a produo.

6. CONCLUSO A coluna de produo tem como objetivo colocar o poo em contato com a superfcie, proporcionando segurana e controle do fluido que venha a ser produzido. Tambm resulta em grandes facilidades mecnicas, qumicas e fsico-qumicas que permitem a produo ou injeo de fluidos, sejam eles leo, gs, gua, vapor, misturas e fluidos especiais. uma etapa da

completao de um poo e importante pro resto da vida produtiva do poo at o seu abandono definitivo, que pode durar vrias dcadas .

7. GLOSSRIO ANM: rvore de natal molhada.

Assentamento: Ao de assentar; assento. Registro, nota, averbamento. Ajustamento das peas de uma construo ou aparelho. Aplicao das cores na tela, tbua etc.

Canhoneio: Troca ou srie de tiros de canho.

Cimentao: Fase da diagnese caracterizada pelo preenchimento entre os detritos por substncias minerais.

Cisalhamento: Fazer corte em; cortar as bordas de (em matria dura ou metlica).

Colapso: Medicina Diminuio sbita e geral da energia do sistema nervoso e de todas as funes que dele dependem. Estado de prostrao e depresso extremas. Medicina Achatamento anormal das paredes de uma parte ou rgo. Medicina Colapso cardaco, debilidade repentina das contraes cardacas; adinamia cardaca.

Completao Molhada: Neste caso os poos de completao molhada esto completamente submergidos, e a cabea de poo e sua rvore de natal esto localizadas no fundo do mar. Este tipo de poo normalmente perfurado e completado por uma sonda flutuante utilizando-se de tcnicas de perfurao e completao submarina.

Completao Seca: Diz-se que um poo de completao seca se a cabea de poo e a rvore de natal esto acima da superfcie do mar, estes tipos de poos permitem que sua interveno seja feita por meio de uma sonda de superfcie instalada na prpria plataforma produtora. Esta tecnologia durante anos foi a nica que permitia a produo de poos de petrleo localizados no mar.

Contrao: Aperto; encolhimento. Compresso devido aco de uma fora conjunta que age em determinado sentido ou de foras disjuntas que se exercem em sentidos diferentes, mas num mesmo alvo.

Corrosivos: Que, ou aquilo que corri. Que, ou aquilo que destri, ou desorganiza. Custico.

Dimetro: Comprimento de uma linha reta que passa pelo centro de um crculo ou de uma esfera e que toca seus limites. A prpria linha. O raio liga o centro de um crculo ou de uma esfera aos seus limites. Sua medida a metade do comprimento do dimetro. Quando um microscpio ou telescpio amplia o tamanho de um objeto, o grau de ampliao expresso em dimetros.

Flange: Flange um disco em forma de aro, adaptado na extremidade de um tubo, ou fundido com este, que serve para a ligao com outro tubo nas mesmas condies.

Fluido: Substncia que se deforma continuamente, quando submetida a um esforo tangencial, no dependendo o quanto a intensidade desta fora.

Gaseificao: Ato ou efeito de gaseificar; transformar em gs. Transformao de slido para gasoso.

Gas-Lift: Mtodo de produo baseado numa controlada (profundidade, vazo, intervalo, durao etc.) injeo de gs na coluna de produo.

Mandril de gs lift: um componente da coluna de produo que serve para alojaras vlvulas, as quais atravs de operaes cabo podem ser assentadas eretiradas; essas vlvulas propiciam a injeo de gs do espao anular para o interiorda coluna de produo.

Perfurao: Ato ou efeito de perfurar.


1

Presso: Grandeza normalmente definida como fora por unidade de rea. Em fsica, aplica-se o conceito geralmente aos fluidos. Quando um fluido submetido a foras, exerce-se uma presso sobre ele. Quanto maior a fora, maior a presso. A presso expressa no Sistema Internacional de Unidades em newton por metro quadrado, unidade tambm denominada pascal.

Pressurizao: a forma de igualar presses, no meio lquido ou gasoso.

Reservatrio: O que prprio para reservar; Lugar destinado a reservar coisas.

Rotacionar: Quando alguma coisa gira ao redor de seu prprio eixo.

Tamponamento: Obstruir com tampo: tamponar um buraco. / Introduzir tampo em, a fim de estancar o sangue ou qualquer secreo. / Qumica Manter constante o pH de (uma soluo), mediante o emprego de tampo adequado.

Trao: Ao ou efeito de tracionar, de puxar. Ao exercida pelas rodas motrizes e transmitida a todo o veculo, levando-o a deslocar-se. Mecnica Situao de um corpo submetido ao de uma fora que tende a along-lo. Trao direta, sistema de trao das locomotivas em que os induzidos dos motores so montados diretamente sobre os eixos das rodas. Medicina Mtodo ortopdico aplicado para correo de fraturas. Trao rtmica da lngua, recurso de emergncia, realizado para excitar a respirao dos afogados e asfixiados.

Tubulao: Conjunto de tubos por onde se transporta diversos produtos como gua, gs, etc. Vazo: o volume de determinado fluido que passa por uma determinada seo de um conduto que pode ser livre ou forado por uma unidade de tempo. Ou seja, vazo a rapidez com a qual um volume escoa.

Vedao: Ato ou efeito de vedar. / Aquilo que serve para vedar. / Tapume, sebe.

8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

- THOMAS, J. E. - Fundamentos de Engenharia de Petrleo, Petrobras 1992. - MIURA, K.; GARCIA, J. E. L.; CALDAS Manual de Completao da Petrobrs, E&P-BC, Maca,RJ, 1988. ROSSI, N. C. M. Bombeio Centrifugo Submerso,

Petrobrs/Serec/Salvador, 1981. - NETO, A. B. C. Apostila sobre Coluna de Produo, Maio, 2005. - ROSSI, N. C. M. Fundamentos de Produo, Petrobrs, Salvador, 1989. - ROSSI, N. C. M. al. Apostila de DHSV, Maio, 1998. - LANDMARK, Tubular Design Training Manual, Maro, 2000. - CUNHA, NILSON. - Engenharia de Produo 1, 1998. - JPT ONLINE; http://www.jptonline.org/ Acesso em: 10/11/2011, s 16:15hr. - ENERGEN, Completao de Poos, 2008.

Potrebbero piacerti anche