Sei sulla pagina 1di 2

FICHAMENTO

TEMA: Cincias Educacionais SUBTEMA: Educao e mudana REFERNCIA FREIRE, Paulo. Educao e mudana. Trad. Moacir Gadotti e Lillian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. Coleo Educao e Comunicao vol. 1.

EDUCAO LIBERTADORA CITAO: H igualmente limites para o dilogo. Porque numa sociedade de classes no h
dilogo, h apenas um pseudodilogo, utopia romntica quando par te do oprimido e ardil astuto quando parte do opressor. GADOTTI in FREIRE (p. 12, 1979)

CITAO: Para a sociedade O dilogo pode estabelecer-se talvez no interior da escola, da sala de aula, em pequenos grupos, mas nunca na sociedade global.
GADOTTI in FREIRE (p. 12, 1979)

CITAO: Dentro de uma viso macro-educacional, onde a ao pedaggica no se limita


escola, a organizao da sociedade tambm tarefa do educador. E, para isso, o seu mtodo, a sua estratgia muito mais a desobedincia, o conflito, a suspeita do que o dilogo. A transparncia do dilogo substituda pela suspeita crtica. GADOTTI in FREIRE (p. 12, 1979)

CITAO: Se a possibilidade de reflexo sobre si, sobre seu estar no mundo, associada
indissoluvelmente sua ao sobre o mundo, no existe no ser, seu estar no mundo se reduz a um no poder transpor os limites que lhe so impostos pelo prprio mundo, do que resulta que este ser no capaz de compromisso. FREIRE (p. 16, 1979)

CITAO: O compromisso, prprio da existncia humana, s existe no engajamento com a


realidade, de cujas "guas os homens verdadeiramente comprometidos ficam molhados, ensopados. Somente assim o compromisso verdadeiro. Ao experienci-lo, num ato que necessariamente corajoso, decidido e consciente, os homens j no se dizem neutros. FREIRE (p. 19, 1979)

CITAO: se nos interessa analisar o compromisso do profissional com a sociedade, teremos que reconhecer que ele, antes de ser profissional, homem.
FREIRE (p. 19, 1979)

CITAO: Quanto mais me capacito como profissional, quanto mais sistematizo minhas
experincias, quanto mais me utilizo do patrimnio cultural, que patrimnio de todos e ao qual todos devem servir, mais aumenta minha responsabilidade com os homens. FREIRE (p. 20, 1979)

CITAO: No posso reduzir o homem a um simples objeto da tcnica, a um autmato manipulvel.

FREIRE (p. 23, 1979)

CITAO: Seu compromisso se desfaz na medida em que o instrumento para sua ao um instrumento estranho, s vezes antagnico, sua cultura.
FREIRE (p. 24, 1979)

CITAO: Todas estas manifestaes da alienao e outras mais, cuja anlise detalhada no nos
cabe aqui fazer, explicam a inibio da criatividade no perodo da alienao. Esta, geralmente, produz uma timidez, uma insegurana, um medo de correr o risco da aventura de criar, sem o qual no h criao. No lugar deste risco que deve ser corrido (a existncia humana risco) e que tambm caracteriza a coragem do compromisso, a alienao estimula o formalismo, que funciona como uma espcie de cinto de segurana. FREIRE (p. 25, 1979)

CITAO: Da o homem alienado, inseguro e frustrado, ficar mais na forma que no contedo; ver as coisas mais na superfcie que em seu interior.
FREIRE (p. 25, 1979)

CITAO: Seu pensamento no tem fora instrumental porque nasce de seu contexto para voltar
a ele. Constitui- se na nostalgia de mundos alheios e distantes. Seu pensamento, finalmente, no tem fora, nem para o seu mundo, porque dele no nasceu, nem para o outro, o mundo imaginrio da sua nostalgia. FREIRE (p. 25, 1979)

CITAO: No momento em que a sociedade se volta sobre si mesma e se inscreve na difcil busca
De sua autenticidade, comea a dar evidentes sinais de preocupao pelo seu projeto histrico. Quanto mais cresce esta preocupao, mais desfavorvel se torna o clima para o compromisso . FREIRE (p. 25, 1979)

Potrebbero piacerti anche