Sei sulla pagina 1di 3

Exerccios 1) Quase sempre, o humor das anedotas no est no texto em si, mas na falta de sintonia entre o texto e o contexto

discursivo. Leia esta anedota contada por Ziraldo: Dois garotos brigavam furiosamente na rua. Um senhor passa por eles e separa a briga. _ Voc no tem vergonha? Bater num menino bem menor que voc, seu covarde! E o menino: _ O senhor queria o qu? Que eu ficasse esperando ele crescer? (Mais anedotas do bichinho da ma. 10 ed. So Paulo, Melhoramentos, 1993.) a) Ao lembrar que um dos participantes da briga era maior do que o outro, o que o homem pretendia? Pela resposta do garoto, possvel extrair algumas concluses acerca da interao lingstica estabelecida entre eles. Indique-a (as):

b)

O garoto no ouviu bem o que o homem disse. O garoto pode ter ouvido e compreendido bem a fala de seu interlocutor, mas no ter concordado com a crtica. O garoto ouviu, mas no percebeu a inteno comunicativa da fala de seu interlocutor. Ao receber a mensagem, o garoto no levou em conta um dado cultural do mundo em que vivemos: numa briga deve haver igualdade de condies entre os participantes.

2)

A maneira como certos textos so escritos pode produzir efeitos de incoerncia, como no exemplo: "Zlia Cardoso de Mello decidiu amanh oficializar sua unio com Chico Anysio". o que ocorre no trecho a seguir: As Foras Armadas brasileiras j esto treinando 3 mil soldados para atuar no Haiti depois da retirada das tropas americanas. A Organizao das Naes Unidas (ONU) solicitou o envio de tropas ao Brasil e a mais quatro pases, disse ontem o presidente da Guatemala, Ramiro de Len. (O Estado de S. Paulo, 24 set. 1994) a) b) c) Qual o efeito de incoerncia presente nesse texto? Do ponto de vista sinttico, o que provoca esse efeito? Reescreva o trecho, introduzindo necessrias para resolver o problema. apenas as modificaes

3)

s vezes, quando um texto ambguo, o conhecimento que o leitor tem dos fatos que lhe permite fazer uma interpretao adequada do que l. Um bom exemplo o trecho que segue, no qual h duas ambiguidades, uma decorrente da ordem das palavras, e a outra, de uma elipse de sujeito. O presidente americano (...) produziu um espetculo cinematogrfico em novembro passado na Arbia Saudita, onde comeu peru fantasiado de marine no mesmo bandejo em que era servido aos soldados americanos. (Veja, 9 jan. 1991) a) b) Quais as interpretaes possveis das construes ambguas? Reescreva o trecho de modo a impedir interpretaes inadequadas. c) Que tipo de informao o leitor leva em conta para interpretar adequadamente esse trecho?

4)

O pior tipo de defeito que um texto pode ter significar o oposto do que o redator pretendia. A propsito disso, leia o trecho que segue: Crime racial - O olho da manchete de pgina do Dirio Catarinense dizia: "Maurcio Jos Lemos Freire, titular do primeiro rgo do mundo a tratar especificamente de casos de racismo, deu palestra em escola de Joinville". A o ttulo botou tudo a perder: DELEGACIA DEFENDE CRIME RACIAL. Meu secretrio ficou indignadssimo: "Considerado, que diabo de delegacia essa que defende o crime racial? Quer dizer que se um monstro qualquer espancar um doce crioulinho como aquele Kennedy da falecida novela Ptria minha, s correr para a delegacia que estar a salvo???" Parece que . Fascistas de todo o mundo, acorrei! (Revista Imprensa, 92 : 31, maio 1995.)

Essa incoerncia foi provocada por um problema de estruturao sinttica da frase. Qual ele? Qual seria a verso adequada desse ttulo?

Fonte: CEREJA, Willian Roberto. Gramtica reflexiva: texto, semntica e interao. SoPaulo, Atual, 1999. FIORIN, Jos Luiz e PLATO, Francisco. Lies de texto: leitura e redao. So Paulo, tica, 2006.

___________________________________. Para redao. 17a ed., So Paulo tica, 2008.

Entender o Texto:

leitura

Potrebbero piacerti anche