Sei sulla pagina 1di 13

CAPTULO I

INTRODUO

1.1. Contexto do estudo

H umas dcadas atrs, o insucesso escolar era reduzido, ou nem se ouvia mesmo falar de tal problema, pois, como o ensino no era obrigatrio, era escassa a quantidade de crianas e jovens estudantes (Mart e Guerra (dir.), 1997, p.72), inerente a esta situao natural que houvesse reduzido insucesso escolar, uma vez que existia j entrada um filtro muito claro (Mart e Guerra (dir.), 1997, p.72). A generalizao e a massificao da educao levou ao disparar das estatsticas de insucesso escolar e mesmo de abandono. Quando um aluno chega escola ele vem do seio de uma famlia, tem uma origem social, um nvel scio-econmico e cultural demarcados, o que constitui uma desigualdade logo entrada da escola. Muitas vezes, o desejo de igualdade de oportunidades uma utopia, porm devem propor-se medidas para a tornar possvel. Na realidade estes alunos com caractersticas muito prprias, que revelam carncias a determinados nveis, so os que em muitos casos sentem maiores dificuldades em cumprir a escolaridade obrigatria e os que revelam mais insucesso escolar e, mesmo, abandono. Este quadro de maior diversidade de alunos coloca novos desafios escola, e em particular aos professores, pois para assegurar uma eficaz numeracia e literacia, a par de uma aquisio de novos hbitos e atitudes de respeito, exige-se um acto de ensinar complexo e pluriforme. O insucesso escolar uma preocupao de todos, pais, alunos, professores, sistema de ensino e sociedade, levando a questionar o trabalho e desempenho de cada um no

sentido de o minorar, a este respeito Corteso e Torres (1990, p.33) referem-se ao insucesso escolar como sendo um fenmeno muito complexo que tem manifestaes a nvel da escola e da sociedade. No campo da matemtica, o problema do insucesso escolar tem sido alvo de estudos, de inmeras reflexes e discusses. Porm, os resultados verificados no tm sido animadores, destacando-se frequentemente o insucesso em relao ao sucesso. No entanto, a sociedade pretende que as escolas garantam que todos os estudantes tenham a oportunidade de se tornar matematicamente alfabetizados, sejam capazes de prolongar a sua aprendizagem, tenham iguais oportunidades de aprender e se tornem cidados aptos a compreender as questes em aberto numa sociedade tecnolgica (NCTM, 1994, p.5). Neste sentido e face aos desafios do futuro, num mundo onde a rapidez das mudanas se conjuga com o fenmeno da globalizao, cabe escola saber fazer com que cada um dos seus alunos saiba conduzir o seu destino. O que significa, grosso modo, prepar-los para a vida activa, levando-os a tomar conscincia de si prprios e do meio que os envolve e a desempenhar o papel social que lhes cabe na comunidade. O saber, o saber-fazer, o saber viver juntos e o saber-ser constituem aspectos, intimamente ligados, duma mesma realidade. Caminhando num sentido de mudana, realidade que invade o nosso quotidiano escolar, incumbe ao professor um acompanhamento dessas mutaes, uma adeso reflexiva sobre a sua prtica e na prtica, pois sendo o professor um elo forte para garantir uma educao com qualidade no pode colocar as mudanas decorrentes na escola em risco de fracasso. Nesta perspectiva, o empenhamento do professor fulcral para uma aco pedaggica que visa o sucesso escolar dos educandos, mas no h duvida que em simultneo tem de haver um empenhamento do aluno. Como tal, o presente estudo assenta numa problemtica do ensino da matemtica, o insucesso escolar, pois concordamos com Mouro, Barros, Almeida e Fernandes (1993) quando referem que o insucesso na matemtica afecta a formao global do aluno, e por

conseguinte a do cidado, onde os efeitos excedem as fronteiras da disciplina, acrescentando que a formao nesta disciplina se pode considerar bsica aprendizagem noutras disciplinas, contribui para a formao cultural de qualquer cidado e para o seu desenvolvimento cognitivo mais amplo (p.64). Em virtude desta situao, revela-se urgente encontrar estratgias para minorar o insucesso escolar em Matemtica. Esta investigao assume, de igual modo, relevncia no campo do desenvolvimento profissional de professores de Matemtica. A implementao deste trabalho decorreu no 2 ciclo do Ensino Bsico, pois acreditamos que nesta fase da escolaridade que a questo do insucesso escolar a Matemtica comea a tomar mais relevo. Naturalmente que esta situao decorrente desde o nvel de escolaridade mais baixo. Contudo, como indicam Mouro, Barros, Almeida e Fernandes (1993) as lacunas vo-se acentuando e a desmotivao transforma-se em completo alheamento. As consequncias, nefastas a vrios nveis, reflectem-se mesmo na escolaridade bsica (p.64). Consideramos tambm que a passagem de um ensino de monodocncia para um ensino organizado por diferentes disciplinas, com uma grande especificidade na organizao do programa, parece ressaltar o baixo rendimento na Matemtica.

1.2. Apresentao do problema

A Matemtica uma disciplina aceite pela sociedade como muito importante para qualquer currculo do ensino obrigatrio. Para alguns reveste-se de um carcter importante para o futuro profissional e vista por outros como promotora do desenvolvimento do raciocnio e da resoluo de problemas. No entanto, a Matemtica motivo de preocupao para muitos alunos. Alguns consideram que j no vale a pena esforarem-se mais, pois no se sentem capazes de conseguir bons resultados a Matemtica. Esta ideia, muitas vezes cimentada pela

sociedade, de certo modo iliba-os de responsabilidades. Outros consideram a matemtica demasiado difcil para a compreenderem. Muitas outras concepes so tidas por alunos e sociedade em geral, que fazem da Matemtica uma disciplina s para alguns, desculpabilizando, no fundo, o elevado insucesso escolar registado nesta rea. Perante este panorama, exige-se ao professor de Matemtica uma dupla funo: para alm de ter de desempenhar o seu papel de docente, tem igualmente de procurar combater a ideia negativa que muitos alunos tm da matemtica. neste mbito que surge a problemtica desta investigao, a qual se prende com dois aspectos essenciais: o desenvolvimento profissional dos professores de Matemtica e o insucesso escolar em Matemtica dos alunos do 2 ciclo. Assim, acreditamos que podemos ditar o problema do presente estudo do seguinte modo: Compreender o insucesso escolar em Matemtica a partir dos professores, dos alunos e dos pais e identificar aces sucedidas dos professores para minimizar o insucesso. Atendendo a que se vive numa poca em que as igualdades se questionam, isto porque os alunos chegam escola em patamares de conhecimentos bastantes dspares, esta situao acarreta um esforo do professor no sentido de conseguir o maior nmero possvel de resultados positivos. Porm, este desejo s ser concretizado se o aluno tambm desejar explorar a matemtica com empenho e perseverana.

1.3. Questes de investigao

A inquietao principal deste estudo : Compreender a ligao entre o desenvolvimento profissional dos professores de Matemtica, o insucesso escolar dos alunos do 2 ciclo nesta disciplina e as aces e preocupaes dos pais a este nvel; Identificar aces para minimizar o insucesso. Neste sentido a problemtica deste estudo centra-se em torno das seguintes questes de investigao:

Quais as razes do insucesso escolar dos alunos do 2 ciclo na disciplina de Matemtica segundo a perspectiva dos professores?

Quais as razes do insucesso escolar dos alunos do 2 ciclo na disciplina de Matemtica segundo a perspectiva dos alunos?

Quais os obstculos que o professor de Matemtica reconhece sua interveno para reduzir o insucesso em Matemtica?

Que aces se podem desenvolver para minorar o insucesso escolar em Matemtica?

Que estratgias de desenvolvimento profissional se devem desenvolver para favorecer o sucesso escolar de alunos do 2 ciclo na disciplina de Matemtica?

Ser que o empenho dos pais para com os filhos um meio para alcanar melhores resultados escolares a Matemtica?

1.4. Descrio sumria da investigao

O tema foco deste trabalho o desenvolvimento profissional de professores de Matemtica do 2 ciclo do Ensino Bsico, o insucesso escolar e estratgias para o minorar. A metodologia utilizada neste estudo incluiu procedimentos qualitativos e quantitativos. Quantitativos quando se realizaram dois questionrios, um dirigido a professores de Matemtica e outro a alunos do 2 ciclo, que permitiram evidenciar as concepes, vivncias e sugestes dos professores e alunos relativamente problemtica da investigao. No domnio qualitativo, realizaram-se entrevistas aos pais de alguns alunos, o que possibilitou comparar o seu desempenho a Matemtica com o do seu educando e indagar sobre os cuidados e preocupaes destes para com o seu educando.

Em paralelo, fez-se uma reviso de literatura procurando dar uma perspectiva do que , qual a origem e o que se tem feito no mbito do insucesso escolar e fornecer uma viso de tudo o que pode estar relacionado com o desenvolvimento profissional dos professores de Matemtica. Os objectivos que se pretendem atingir com este estudo prendem-se com compreender a relao entre o desenvolvimento profissional dos professores de Matemtica e o sucesso/insucesso escolar dos alunos nesta disciplina e aprofundar a relao entre os pais e os filhos no que concerne ao desempenho em matemtica. O facto de muitos alunos ficarem marcados com o sinal negativo do insucesso escolar em Matemtica remete para a necessidade de comear a conhecer, atravs dos alunos, pais e professores a realidade que o problema do insucesso compreende e quais as estratgias possveis a desenvolver pelos professores para o colmatar. Deste modo, definiram-se os seguintes objectivos : Conhecer as concepes de alunos do 2 ciclo sobre a Matemtica; Conhecer as razes de alunos do 2 ciclo que impedem o seu sucesso na disciplina de Matemtica; Conhecer algumas sugestes de alunos do 2 ciclo para minorar o seu insucesso na disciplina de Matemtica; Conhecer as concepes dos professores de Matemtica do 2 ciclo sobre o insucesso escolar nesta disciplina; Saber que obstculos encontram os professores de Matemtica do 2 ciclo na sua prtica pedaggica promoo do sucesso escolar nesta disciplina; Descobrir algumas estratgias de desenvolvimento profissional dos professores que visem o sucesso escolar na disciplina de Matemtica; Relacionar a ateno e condies que os pais do aos seus educandos com os resultados escolares destes a Matemtica.

1.5. Importncia da investigao

A partir de uma reviso das investigaes realizadas no campo da educao matemtica, pareceu-nos que no domnio da problemtica que nos propusemos estudar ainda h muitas concepes a descobrir e a investigar. De acordo com Mialaret (1975, p.7), para se saber como se deve proceder no campo da educao e do ensino, preciso estudar a fundo o sujeito dessa educao e desse ensino. Sem leviandade da nossa parte, com o presente estudo pretendemos, pois, evidenciar o patamar desejado no que respeita a alunos e professores e, at de certo modo, enaltecer a importncia dos pais no mbito do desempenho escolar a matemtica dos seus educandos. Sem descurar outros, julgamos serem estes importantes intervenientes do processo de ensino-aprendizagem. Revela-se, de igual modo, pertinente enaltecer a importncia da matemtica. De acordo com Mialaret (1975, p.24), os objectivos do ensino da Aritmtica e da Matemtica Elementar so, pois, numerosos e complexos; esquecer alguns deles mutilar a formao que deve ser equilibrada, acrescentando ainda que reduzir o ensino da Matemtica unicamente a uma tcnica e conduzi-lo independentemente de todas as outras formas e modalidades de educao no garantir todas as suas potencialidades e toda a sua eficcia (p.24). A acrescentar a tudo isto, tem-se que a matemtica uma cincia que desempenha um papel importante em todas as outras cincias. Relativamente importncia da matemtica para o desenvolvimento dos alunos, Mialaret (1975, p.24) refere que iniciar o nosso jovem nos mistrios da matemtica prepar-lo intelectualmente para participar na vida da cidade, dar-lhe possibilidade de desempenhar correctamente o seu papel de cidado. Aqui Mialaret parece referir-se cidade como o mundo moderno, pois avanando um pouco no pensamento do autor, ele diz: revelar aos nossos alunos os novos domnios da matemtica e as potencialidades

de pensamento e de aco desta disciplina coloc-los ao nvel das exigncias do mundo moderno (1975, p.24). Perante tal contribuio da matemtica para o desenvolvimento integral dos alunos, preocupante o insucesso escolar que se verifica nesta disciplina. Acrescentamos, ainda, que no decorrer do processo de ensino-aprendizagem, muitos so os factores que nele intervm e que o condicionam, nomeadamente o espao fsicosocial onde decorre, a predisposio dos alunos para a disciplina propriamente dita e a actuao do professor. O professor pode ser um excelente matemtico, mas tal pode no ser o suficiente para ser um bom professor de Matemtica. O professor tem um papel crucial no ambiente da sala de aula, sendo necessrio que este promova uma aprendizagem significativa da Matemtica para todos (Abrantes, Serrazina e Oliveira. 1999, p.28), complementando, ainda, que o trabalho do professor muito exigente, ele algum de quem se espera no s trabalho como tambm criatividade (p.29). Aqui surgem-nos algumas questes, como por exemplo: Ser que um bom desempenho do papel de professor de Matemtica reflecte-se num bom desempenho dos alunos a matemtica? Neste quadro, o conhecimento das convices e aces dos professores e alunos, relativamente ao insucesso escolar e ao desenvolvimento profissional dos professores de Matemtica, de extrema importncia, no sentido que s com a tomada de conscincia do que se faz e do que necessrio mudar que se consegue melhorar. Alm disso, este tema revela-se igualmente importante dado que as situaes de insucesso so ainda muito confusas, e podero atingir grandes dimenses e srias consequncias. Este facto vem ilustrar a importncia deste estudo, j que poder constituir mais um instrumento de reflexo sobre as dimenses educativas afectadas e consequncias provocadas pelo insucesso dos alunos. Tal significa que conhecendo as causas que esto na base do insucesso dos alunos a Matemtica e as medidas que o permitem combater, ser mais fcil para os professores actuarem no decorrer do

processo de ensino-aprendizagem, por forma a diminuir o insucesso dos alunos nesta disciplina. A escolha da problemtica deve-se essencialmente a duas razes: a primeira razo prende-se com o facto do insucesso escolar em matemtica afectar diariamente muitos dos intervenientes no processo de ensino-aprendizagem e da consequente necessidade de promover o sucesso nesta disciplina, tanto mais pertinente quanto se trata de um conhecimento fundamental para o desenvolvimento dos alunos; a segunda razo, resultado da minha prtica, consiste em considerar que algo deve mudar nos professores por vontade e iniciativa prprias, revelando-se necessria uma reflexo da e na prtica pedaggica de modo a aproveitar o que existe de positivo e alterar o que se considera menos benfico para o sucesso escolar e educativo dos nossos alunos. Este estudo poder, tambm, contribuir para que no desenvolvimento profissional dos professores de Matemtica venham a ser discutidos e analisados aspectos importantes relacionados com o insucesso dos alunos a Matemtica. Por ltimo, poder ainda ser um documento com interesse para os pais. Deste modo, foi nossa inteno reunir dados que possibilitem a compreenso fundamentada da problemtica em questo. Seguidamente, em funo desses mesmos dados, procurmos extrair resultados e tirar concluses que permitam aos professores de Matemtica, e aos professores em geral, repensarem e reflectirem sobre as suas (nossas) prticas com vista promoo do sucesso escolar.

1.6. Limitaes da investigao

Tudo na vida alvo de limitaes por motivos diversos, internos ou externos a cada situao. Naturalmente surgiram contratempos na concretizao deste trabalho, uns superados com menos dificuldade e outros com maior dificuldade.

10

A maior limitao para a efectivao desta investigao foi o pouco tempo disponvel para a sua execuo. O meu beb de tenra idade foi motivo de mxima ateno e concentrao porque a me indispensvel para um desenvolvimento harmonioso, no permitindo concentrar a minha ateno e dedicao inteiramente no estudo. Em virtude de ter estado de licena de maternidade, apenas entrei ao servio em Fevereiro, o que fez com que tivesse de adiar a aplicao dos questionrios aos alunos. Outro factor considervel foi a dificuldade em aceder aos pais para a realizao das entrevistas. Como no era Directora de Turma e a minha disponibilidade de horrio era incompatvel com a hora de atendimento aos pais desses alunos, isso dificultou muito a realizao das entrevistas. A pouca motivao e disponibilidade dos professores em responderem ao questionrio, constituiu igualmente um entrave. Assim, para ultrapassar esta dificuldade, teve-se de prolongar por mais tempo a recolha de dados. Alm deste facto, pensa-se igualmente que deveria ter existido uma outra forma de recolher informao. Tal significa que a informao recolhida atravs dos questionrios deveria ter sido complementada e comparada com outras informaes recolhidas atravs da observao das prticas dos professores. Este facto extremamente relevante, visto que seria possvel verificar se existia relao entre as concepes por eles expressas e os procedimentos demonstrados no decorrer das suas prticas. No que concerne s entrevistas realizadas aos pais, segundo Ldke e Andr (1986, p.37), a gravao [directa] tem a vantagem de registar todas as expresses orais, imediatamente, deixando de lado as expresses faciais, os gestos, as mudanas de postura e pode representar para alguns entrevistados um factor constrangedor. Neste quadro, pensa-se que o facto da entrevista ter sido gravada em fita magntica de udio poder: (i) constituir um factor constrangedor para o entrevistado e, consequentemente, (ii) poder levar os entrevistados a no revelarem informaes importantes para o estudo e (iii) poder levar os entrevistados a fornecerem respostas padro, que

11

provavelmente no so as suas verdadeiras concepes. A partir do que foi mencionado anteriormente, pensa-se que existem aspectos que levam a estabelecer alguma prudncia na gravao da entrevista. Contudo, devido ao tempo disponvel dos pais, foi muito pertinente a gravao da entrevista.

1.7. Definio de termos

O presente ponto deste captulo tem como objectivo principal a apresentao da definio do conceito de insucesso escolar e desenvolvimento profissional adoptada pela investigadora. O conceito de insucesso escolar extremamente complexo, j que, dependendo dos intervenientes educativos, o significado que lhe atribudo diverso. Deste modo, pensar em encontrar uma definio exacta e objectiva para insucesso escolar enganador, pois de acordo com Pires (1987, p.11) no existe esta definio porque no pode existir!, argumentando ainda que no existe um, mas vrios insucessos escolares. Depende tudo da perspectiva em que nos colocarmos: insucesso em relao a qu? em relao ao aluno ou em relao escola?. Pode-se dizer que os alunos esto numa situao de insucesso escolar quando as notas so ms, isto , inferiores a um dado valor crtico, o qual no lhe permite o normal prosseguimento dos estudos ou lhe limita o leque de opes possveis; quando h casos de repetio, porm por vezes a repetio, longe de constituir indcio de insucesso, visa antes preveni-lo (Avanzini, s.d., p.21); tambm o atraso muitas vezes encarado como reconhecimento de insucesso. Temos numa outra perspectiva o insucesso pela insuficincia intelectual, que se reflecte, de acordo com Avanzini (s.d.), numa debilidade de intuio, em atitudes mais empricas que reflexivas, atrasos de linguagem, volume de conhecimentos e ritmo da sua distribuio, debilidade mental, etc. Outro aspecto focado pelo mesmo autor a preguia dos alunos. Neste caso, muito embora

12

tudo aponte para que os seus resultados poderiam ser melhores, contudo, no ultrapassam a mediania ou at se revelam francamente fracos. interessante observar a origem etimolgica da palavra insucesso. Nesta ptica, no Novo Dicionrio Etimolgico de Lngua Portuguesa, este termo deriva do latim Insucessu(m) e significa: malogro; mau xito; falta de sucesso que se desejava, enquanto o mesmo termo no dicionrio de Lngua Portuguesa (Costa e Melo, 1999) tem por sinnimo: mau resultado, mau xito, falta de xito, fracasso, desastre. Para Medeiros (1990, p.45) igualmente tarefa inglria procurar uma definio que reuna unidireccionalidade consensual. Muitas vezes, a definio do conceito oscila entre a parte e o todo, a(s) causa(s), consequncia(s), o sndroma com diferenas de graus. Neste quadro, pretendeu-se estabelecer uma definio geral e que englobasse os aspectos abordados neste estudo. Considerou-se, assim, adequado interpretar o insucesso escolar em funo do aluno, incluindo desinteresse patente por toda a actividade escolar, comportamentos inadaptados, incapacidade na utilizao de competncias exigidas pela escola (Mart e Guerra (dir.), 1997, p.73). Optou-se por esta definio por se considerar bastante abrangente e por permitir compreender o insucesso escolar a partir das suas causas. Relativamente ao desenvolvimento profissional, que uma formao ao longo da carreira, enquadradora de uma nova forma de conceber as relaes entre a educao, a escola e a sociedade, se, por um lado, radica em necessidades pragmticas das sociedades a que urge responder mais adequadamente, por outro implica a reconceptualizao do papel da instituio escolar e, consequentemente, o reexame das grandes metas da educao escolar no mundo actual (Roldo, 1996, p.211). A definio que adoptada particularmente rica no sentido desta investigao pretender deixar algo para orientao do professor de Matemtica e que seja benfico para os seus alunos. Assim, pareceu-nos pertinente e adequado assumir como referncia a seguinte definio de Ponte (1998, p.41):

13 o desenvolvimento profissional visa tornar os professores mais aptos a conduzir um ensino da Matemtica adaptado s necessidades e interesses de cada aluno e a contribuir para melhorar as instituies educativas, realizando-se pessoal e profissionalmente. neste quadro de um desenvolvimento profissional que melhore a aco pedaggica do professor e, por conseguinte, melhore a qualidade da educao, que esta investigao assenta essencialmente.

Potrebbero piacerti anche