Sei sulla pagina 1di 12

3

KAROL KELLY DA SILVA

EDUCAO AMBIENTAL NA ESCOLA JOO PAULO II

Projeto de Educao Ambiental na Escola Joo Paulo II, apresentado Universidade Norte do Paran - UNOPAR, como requisito parcial para a obteno de mdia bimestral na disciplina de Estgio Curricular Obrigatrio. Orientador: Prof. Sra Costa.

Palmas 2010

UMRIO 1 INTRODUO ....................................................................................................... 04 2 JUSTIFICATIVA..................................................................................................... 05 3 REFERENCIAL TERICO..................................................................................... 06 3.1 CONSERVAO DA BIODIVERSIDADE ........................................................... 06 3.2 HISTRIA DA EDUCAO INFANTIL ............................................................... 07 3.3 EDUCAO AMBIENTAL ................................................................................... 07 3.4 LEI DE DIRETRIZES E BASES .......................................................................... 08 3.5 EDUCAO AMBIENTAL NAS ESCOLAS INFANTIS ....................................... 08 4 OBJETIVOS ........................................................................................................... 10 4.1 OBJETIVO GERAL ............................................................................................. 10 4.2 OBJETIVO ESPECFICO .................................................................................... 10 5 MATERIAL E MTODOS ........................................... Erro! Indicador no definido.1 5.1 REA DE ESTUDO .............................................. Erro! Indicador no definido.1 5.2 MTODOS ........................................................... Erro! Indicador no definido.1 5.3 RECURSOS MATERIAIS ..................................... Erro! Indicador no definido.1 5.4 RECURSOS HUMANOS ...................................... Erro! Indicador no definido.1 6 CRONOGRAMA DE EXECUO .............................. Erro! Indicador no definido.2 7 REFERNCIAS ........................................................... Erro! Indicador no definido.3

1. INTRODUO Atualmente, h em todos os segmentos de nossa sociedade a preocupao com o meio ambiente e com a sade pblica, por que a cada dia que passa temos visto que nosso planeta est ameaado pela poluio, e o pior de tudo isso, ns, seres humanos, somos os responsveis por esse grande mal. O homem, de forma inconseqente, tem provocado diariamente a destruio de seu habitat natural, o que tem colocado em risco a sua prpria existncia nesse planeta (SALERA, 2009). Na dcada de 60 j se falava sobre as aes da humanidade contra o meio ambiente, como o uso de produtos pesticidas. Isso retrata que a preocupao com meio ambiente vem desde muitos anos, e trazendo ainda mais uma certeza que a educao ambiental surge nas entrelinhas dos artigos da poca. A educao ambiental surgiu nos anos 70 para sensibilizao da populao contra a degradao do meio ambiente, poluio do ar, solo, gua e preocupao da escassez dos recursos naturais. Conforme a Lei n 9.795, de 27 de Abril de 1999 o artigo 2 diz: A educao ambiental um componente essencial e permanente da educao nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os nveis e modalidades do processo educativo, em carter formal e no-formal. Portanto, atravs da implantao do Projeto de Educao Ambiental na Escola Joo Paulo II, que apresentar as reflexes sobre as questes ambientais que encontramos em nosso cotidiano. Pois a educao ambiental vai despertar aos alunos uma maior preocupao com o meio ambiente. Sendo este uma nova cultura na conservao da biodiversidade para as geraes futuras.

2. JUSTIFICATIVA Hoje a educao ambiental nas escolas essencial para o conhecimento, aprendizado e socializao das crianas, pois trabalham as questes ambientais atravs dinmicas, prticas e aes para a preservao do meio ambiente; visando uma melhor responsabilidade das novas geraes. O projeto tem como finalidade levar a sensibilizao das crianas na Escola Joo Paulo II, buscando um melhor aprendizado e interao das crianas com o meio ambiente, recursos naturais, movendo aes em que as crianas venham distinguir o certo e o errado sobre as questes ambientais que hoje vivenciamos.

3. REFERENCIAL TERICO 3.1 CONSERVAO DA BIODIVERSIDADE

A conservao da biodiversidade tem sido um tema muito discutido em congressos, seminrios, fruns estudantis e entre os ambientalistas, por se trata de nossa fauna e flora terrestre, no podemos deixar de falar que a preservao desses recursos de suma importncia para a nossa sobrevivncia. Para Lima (2007, apud IBAMA, 2007), o Brasil abriga 07 biomas, o pas com a maior biodiversidade existente do mundo, rene 70% das espcies vegetais e animais do planeta e possui a flora mais rica do mundo, com at 56.000 espcies de plantas, j descritas abrigando tambm, acima de 3.000 espcies de peixes de gua doce, 517 espcies de anfbios, 1.677 espcies de aves, 518 espcies de mamferos, e pode ter at 10 milhes de insetos. O desenvolvimento sustentvel que evoluiu nas ltimas dcadas, caracterizando que o desenvolvimento de um pas no se consiste apenas no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), mas envolve as questo social, e individual da realizao e ser humano para melhoria de qualidade de vida da sociedade. Por isso que importante ressaltar que:
A fauna e a flora, assim como os demais recursos ambientais, exercem uma funo no ecossistema, e so indispensveis para o seu equilbrio. dizer que cada um dos elementos do ecossistema tem uma misso a cumprir para mant-lo estruturado e em harmonia. Nesse sentido, se todas as espcies so insubstituveis nesse complexo, a ausncia de qualquer uma delas altera toda a dinmica do sistema. (LIMA, 2007. p.135).

Tm-se vrias definies sobra biodiversidade e um dos conceitos mais simples: Biodiversidade a variabilidade dos organismos vivos com diferentes nveis, desde espcies, seus habitats e ecossistemas, os complexos ecolgicos dos quais fazem parte, at mesmo sua capacidade de reproduo. (LIMA, 2007, apud ALBAGLI, 2001, p. 6-19). Em suma no podemos deixar de falar sobre a significncia da palavra biodiversidade (bio=vida) diversidade (grande variedade), pois a

diversidades de vidas essencial para um equilbrio ambiental que propicia condies para o meio ambiente e sociedade. Se no tem um equilbrio ambiental, conseqentemente no haver equilbrio na qualidade de vida na populao. 3.2 HISTRIA DA EDUCAO INFANTIL

Entende-se criana como um ser diferente do adulto, diferenciando na idade, na maturidade, alm de ter certos comportamentos tpicos. Porm, tirando a idade, o limite entre criana e adulto complexo, pois este limite est associado cultura, ao momento histrico e aos papis determinados pela sociedade. Estes papis dependem da classe social-econmica em que est inserida a criana e sua famlia. No tem como tratar a criana analisando somente sua natureza infantil, desvinculando-a das relaes sociais de produo existente na realidade. A valorizao e o sentimento atribudos infncia nem sempre existiram da forma como hoje so concebidas e difundidas, tendo sido modificadas a partir de mudanas econmicas e polticas da estrutura social. Percebem-se essas transformaes em pinturas, dirios de famlia, testamentos, igrejas e tmulos, o que demonstram que famlia e escola nem sempre existiram da mesma forma.

3.3 EDUCAO AMBIENTAL

A educao ambiental se constitui numa forma abrangente de educao, que se prope atingir todos os cidados, atravs de um processo pedaggico participativo permanente que procura incutir no educando uma conscincia crtica sobre a problemtica ambiental, compreendendo-se como crtica a capacidade de captar a gnese e a evoluo de problemas ambientais. Com a educao ambiental enfatiza tambm as regularidades, e busca manter o respeito pelos diferentes ecossistemas e culturas humanas da Terra. O dever de reconhecer as similaridades globais, enquanto se interagem efetivamente com as especificidades locais, resumido no seguinte lema: Pensar globalmente, agir localmente. A Educao Ambiental busca abrir os nossos olhos, mostrando que o ser humano apenas mais uma parte do meio ambiente. Ela se contrape s

idias antropocntricas, que fazem com que o homem se coloque egoisticamente como o centro do universo, esquecendo, muitas vezes, da importncia dos demais componentes da natureza (SALERA, 2009).

3.4 LEI DE DIRETRIZES E BASES

A educao infantil foi conceituada, no art. 29 da L.D.B., como sendo destinada s crianas de at 6 anos de idade, com a finalidade de complementar a ao da famlia e da comunidade, objetivando o desenvolvimento integral da criana nos aspectos fsicos, psicolgicos, intelectuais e scias. Aos sistemas municipais de ensino compete o cuidado necessrio para a institucionalizao da educao infantil em seus respectivos territrios, para que as creches e escolas se enquadrem, no prazo mximo de 3 anos (art. 89), nas normas da L.D.B, isto , componham o 1 nvel da educao bsica (exigncia do inciso I, art. 21), providenciando sua autorizao e exigindo de seus professores a habilitao legal em curso normal mdio ou de nvel superior (art. 62). Pelo art. 30 da L.D.B., ficaram claras a diviso da educao infantil em duas etapas. A primeira destinada a crianas de at 3 anos de idade, poder ser oferecida em creches ou entidades equivalentes. A 2, para as crianas de 4 a 6 anos de idade, a ser desenvolvida em pr-escolas. A lei, em seu art. 31, determinou que, na fase de educao infantil, a avaliao dever ser feita apenas mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento da criana e sem qualquer objetivo de promoo ou de classificao para acesso ao ensino fundamental.

3.5 EDUCAO AMBIENTAL NAS ESCOLAS INFANTIS.

A educao ambiental ela deve ser aplicada em todas as escolas de ensino infantil, pois as crianas o principal pblico alvo da nova gerao e cultura da sociedade. Segundo a Lei n 9.795, de 27 de abril de 1999, que dispe sobre a Educao Ambiental, no Art. 9 fala que: Entende-se por educao ambiental na educao escolar a desenvolvida no mbito dos currculos das instituies de ensino pblicas e privada, englobando: I - educao bsica: a) educao infantil;

10

O planeta necessita de procedimentos como esse, ao ensinar uma criana como plantar uma pequena semente, fechar a torneira quando for fazer sua higiene bucal; isso facilita e ajuda o meio em que vivemos, para que no futuro no venha desaparecer os recursos naturais. Como Salera (2007), diz:
Praticar Educao Ambiental , antes de mais nada, gostar de si, do seu prximo e da natureza nossa volta. Ter conscincia ambiental reconhecer o papel que cada um de ns em na proteo de todos os lugares onde a vida nasce e se organiza. querer auxiliar as pessoas ao nosso redor. reconhecer a necessidade de vivermos em harmonia com a terra, as guas, as plantas, os animais e todas as demais formas de vida. querer ser feliz sem causar danos a ningum.

A educao ambiental infantil traz consigo uma maneira clara e objetiva de ensinar as crianas de forma que os nossos antepassados desconhecem. Por isso sempre bom ressaltar que as crianas so as melhores pessoas para adquirir novos conhecimentos para uma nova cultura e gerao que est por vim.

11

4. OBJETIVOS 4.1 GERAL Sensibilizar as crianas da Escola Joo Paulo II sobre a importncia da preservao do meio ambiente, destinao dos resduos slidos, racionamento do uso da gua, poluio do solo, gua, ar e crimes ambientais. Despertando-as com o interesse em colaborar no processo de conservao.

4.2 ESPECFICOS

Implantar o projeto de Educao Ambiental na Escola Joo Paulo II; Ministrar palestras ambientais e interativas com os alunos; Incentivar prticas como plantios de mudas, e hbitos de preservao do meio ambiente, seja na escola, em casa, por onde eles forem;

Desenvolver prticas de educao ambiental, atravs de atividades artsticas (pinturas, colagens, etc.); Realizar oficinas de reciclagem; Fazer teatro sobre a conservao da biodiversidade.

12

5. MATERIAL E MTODOS

5.1 REA DE ESTUDO

O projeto de Educao Ambiental ser realizado na Escola Joo Paulo II que fica localizado 405 Norte, Alameda 07, Conjunto HM 02, Lote 02 na cidade de Palmas TO.

5.2 MTODOS

A Escola Joo Paulo II tem aproximadamente 180 alunos; onde projeto abranger turmas de 25 alunos em mdia. As crianas que iro participar do projeto e das atividades so de 4 e 5 anos. As atividades sero realizadas no perodo da manh e tarde uma vez por semana. Trabalhando-se com dinmicas (msicas, vdeos, desenhos e brincadeiras) de fcil entendimento e aprendizado para os alunos.

5.3 RECURSOS MATERIAIS

Material didtico: papis variados, lpis de cor, pincel, tinta guache, cartolina, TNT, cola branca, fita adesiva, tesoura, cola gliter, etc.

Materiais reciclveis diversos (garrafas peti, papel, latinhas, etc.); Aparelho de data show e computador porttil; Aparelho de DVD e televiso; Equipamento de som, com caixas e microfone.

5.4 RECUSOS HUMANOS

Equipe pedaggica da Escola; Equipe administrativa da Escola; Acadmicos de Gesto Ambiental da UNOPAR, Tutores da UNOPAR.

13

6. CRONOGRAMA DE EXECUO

Meses Etapas
Elaborao do projeto Entrega do projeto Pesquisa bibliogrfica Desenvolvimento das aes e atividades Apresentao e discusso dos dados Consideraes Finais Entrega do TCC

Ago/ 2010
X

Set/ 2010
X

Out/ 2010
X

Nov/ 2010
X X

Dez/ 2010

Fev/ 2011

Mar/ Abr/ 2011 2011

Mai/11 Jun/11

X X

X X

X X

X X

X X X

14

7. REFERNCIAS

<http://www.apromac.org.br/ea005.htm/>. Acesso em: 14 de setembro de 2010. MUKAI, Toshio. Direito Ambiental Sistematizado. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Univeristria, 2005. BRAGA, Benedito et al. Introduo a Engenharia Ambiental: O desafio do desenvolvimento sustentvel. 2 ed. Prentice Hall. <http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1112201>. Acesso em: 14 de setembro de 2010. MILHER JR, G. Tyler. Cincia Ambiental: Traduo da 11 edio norte-americana. So Paulo: Cengage Learning, 2007. PHILIPPI JR, Arlindo et al. Curso Gesto Ambiental. Barueri, SP: Manole 2004.

Potrebbero piacerti anche