Sei sulla pagina 1di 10

A REVOLUO FRANCESA LUZ DO DIREITO Maxuel Batista de Araujo

No caminhar da humanidade existem alguns parmetros que norteiam os passos seguintes, como por exemplo, a inveno da escrita, da roda, a descoberta do fogo, o viver em sociedade, as regras de convivncias, as Leis e Cdigos dentre outros, tudo marca profundamente a humanidade como um todo, contudo, fatos histricos especficos de uma sociedade e de um dado tempo histrico tambm marca a humanidade, uma vez que ultrapassa as fronteiras geogrficas Revoluo Francesa. Um dos marcos da Histria da humanidade a revolta iniciada na Frana em 1789 que trouxe ao mundo moderno uma enorme contribuio ao modo de viver e de seus ordenamentos jurdicos de muitas sociedades atualmente. Conforme afirma o historiado Eric Hobsbawn:
Este evento no foi um fenmeno isolado, mas, sim, o mais importante se comparado a outras revolues, pois ocorreu em um dos pases mais populosos e poderosos da poca e foi uma revoluo social de massa que teve seus ideais repercutidos pelo mundo todo. (HOBSBAWM, 2003, p 44).

ideolgicas,

como

caso

da

Ressalta-se que os eventos revolucionrios no eclodiram de uma hora para outra, vrios fatores contriburam para esta mudana radical que afligiu inicialmente a Frana e depois o mundo ocidental, principalmente. Mas, o clima da Frana em fins do sculo XVIII estava marcado por um forte descontentamento do Terceiro Estado (restante da populao francesa que no usufrua das benesses geradas pela economia, fazia parte dessa camada social os camponeses, a burguesia e os sansculottes). Lembrando que a Frana tinha aproximadamente 23 milhes de habitantes, onde apenas 400 mil faziam parte da elite (Nobreza e Clero). O Clero (Igreja Catlica baixo e alto clero) por sua vez no pagavam tarifas ou impostos e tinha sua receita, advinda principalmente dos dzimos, alm dos

imveis e

Discente do 1 ano do Curso de Direito da Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte FARN 2011.1

propriedades rurais que possua, no obstante, ainda recebiam verbas do Estado. A Nobreza era outra classe parasita do Estado Francs, uma vez que os nobres eram impedidos de exercer qualquer profisso pois no era de bom tom um legtimo nobre trabalhar. Os nobres exerciam funes burocrticas, ostentavam ttulos de duques, condes, bares etc., mas de maneira geral eram pssimos administradores e viviam das ajudas financeiras do Rei, oriundas dos impostos e contribuies pagas pelo Terceiro Estado.

Charges ilustrando os Estados Franceses na poca.

A Frana na segunda metade do sculo XVIII possua um cenrio paradoxo: de um lado um pas prspero, uma latente industrializao e um crescimento econmico gradual das cidades, surgindo verdadeiros conglomerados capitalistas, como a existia de uma espcie de bolsa de valores como a Caixa de Descontos (com um capital de cem milhes de francos), um rico comrcio exterior. Por outro lado, a Frana tinha uma Monarquia Absolutista, cercada de uma camada de privilegiados que viviam no todo luxo e riqueza em detrimento a misria dos 97% restantes dos franceses que tinham que pagar pesados impostos para sustentar os 3% dos ricos da frana, observa-se que o meio rural ainda conservava caractersticas feudais e a forte opresso dos camponeses. Os anos que antecederam a Revoluo, a economia francesa estava debilitada, no acompanha a concorrncia da Inglaterra, muitas empresas fecharam, desemprego, aliado as pssimas safras, fatos que aumentaram as tenses no campo e nas cidades.

Ao mesmo tempo, esse mesmo cenrio ainda reunia grandes pensadores, expoentes do Iluminismo como Montesquieu (1689-1755), D'Alembert (1717-1783), Voltaire (1694-1778) e Rousseau (1712-1778). Essa corrente de pensamento abriu caminho para uma busca por liberdades. Fato que trouxe srias consequncias para a monarquia e o sistema social at ento vigentes. Assim estava montado o cenrio: crises econmicas, sociais, polticas e as novas ideias filosficas, tornaram possvel a Revoluo e aos 14 dias do ms de julho do ano de 1789, quando os revolucionrios tomaram a antiga priso e smbolo da tirania dos reis absolutistas franceses, a Bastilha.

Tomada da Bastilha ("Prise de la Bastille") - Jean-Pierre Louis Laurent Houel Biblioteca Nacional Francesa.

O pas ficou polvoroso e, com isso, a revoluo se espalhou por todo o territrio. Sobre a queda da Bastilha Hobsbawn, 2003, p. 46 diz: Em tempos de revoluo nada mais poderoso que a queda de smbolos. Cerca de trs semanas aps o evento, tanto o Estado quanto a estrutura social do feudalismo sucumbiram. importante destacar que uma vez instaurada a revoluo surge uma briga pelo poder, que agora era formado pelos girondinos; burgueses proprietrios de grandes negcios, e os jacobinos; representantes da pequena burguesia, provincial e pobre.

Mas mesmo com conflitos, que permearam o pas durante toda a revoluo, foram elaboradas leis, declaraes e constituies que repercutiram pelo mundo. A revoluo termina com a ascenso de Napoleo Bonaparte no poder em 1799, com o golpe de do 18 Brumrio.

2. Luz do Direito Em 26 de agosto de 1789, foi criada a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, que colocou fim hierarquia da sociedade e dos privilgios dos nobres. Isso no quer dizer que a burguesia era totalmente a favor da trplice elaborada por Jean-Jacques Rousseau (Liberdade, Igualdade e Fraternidade). Hobsbawm afirma que o burgus liberal clssico (1789 - 1848) no era um democrata, mas, sim, um indivduo a favor de uma constituio que desse uma liberdade civil, garantias e um governo de contribuintes e proprietrios. O ato que demonstra a preservao da nova ordem em detrimento a outras foi a Lei de Chapelier em 1791. Alm das medidas citadas acima, possvel arrolar a Constituio Francesa de 1791, que instituiu o modelo econmico capitalista e uma nova sociedade: a burguesia, e a Constituio de 1793 que trazia em seu bojo a liberdade poltica e o sufrgio universal masculino, tendo grande influncia os ideais formulados por Rousseau. Sob o lema libert, galit, fraternit! (liberdade, igualdade,

fraternidade!), iniciou-se a revoluo burguesa, que em nome de um Estado mais democrtico, preocupados em por um fim ao antigo regime opressor e absolutista monrquico. Fortemente influenciados pela base terica do pensador suo JeanJacques Rousseau, onde concebia o homem como um ser livre, igual a seus semelhantes, com os quais deveria conviver fraternalmente. O Estado, segundo essa corrente, no deveria ser um elemento de dominao, como era prtica da poca, mas um ente a servio do cidado.

Perpassa tambm como pano de fundo, a discusso do Direito Divino,

o Jusnaturalismo Racional e o Jusnaturalismo Contratualista de Locke, Hobbes e Rosseau.

Alm desses fatores, vrios outros exerceram influncia sobre a Revoluo Francesa. Entre eles esto: a independncia dos Estados Unidos da Amrica, declarada em 1776, e a j centenria evoluo dos direitos sociais na Inglaterra (Bill Rights) da sua monarquia parlamentarista. Luz do Direito, a Revoluo Francesa deu uma enorme contribuio a vrios entendimentos jurdicos das sociedades modernas, em especial o que se convencionou como Direitos bsicos e universais do ser humano. Princpios

presentes em muitas constituies de pases democrticos, exemplo a Constituio Federal (CF) brasileira de 1988, que absorveu um extenso rol de direitos e garantias individuais e coletivas, limitando a interferncia do poder estatal na vida e dignidade do cidado, como por exemplo, as disposies sobre a cobrana de tributos (arts. 145 a 162). Desde os princpios fundamentais que consagram a separao dos poderes (art. 1 ao 4) passando pelos direitos e garantias dos cidados no mbito social, poltico e econmico (arts. 5 ao 17), at chegarmos proteo do meio ambiente e de nossas crianas e adolescentes, que so o futuro do pas (arts. 225 a 230), se nota a presena da centelha revolucionria. Mesmo a Frana pr-revolucionria ter experimentado uma evoluo considervel em alguns direitos sociais como: no havia censura, a tortura fora proibida em 1788, e a representao do Terceiro Estado nos Estados Gerais (Assembleia Nacional) acabara de ser duplicada para contrariar a nobreza e o clero, que no queriam uma reforma tributria. Entretanto, no foram suficientes para conter a fria por mudanas do Terceiro Estado, principalmente da Burguesia. No ordenamento jurdico, a Revoluo contribuiu para a implantao na prtica dos ideais iluministas, com maior singularidade, os avanos em termos de direitos humanos, e nisto a Frana se distingue claramente da Inglaterra, que havia progredido mais em termos de direitos polticos e sociais. Por fim, pode-se concluir que aps marchas e contramarchas entre girondinos (classes favorecidas) e jacobinos (povo) e a execuo em praa pblica, na guilhotina, de adversrios do regime posteriormente, tambm de lderes da Revoluo e, at, do rei Luiz XVI e de sua famlia , acabaram emergindo deste movimento revolucionrio e transformador, importantes legados a humanidade como:

A abolio da escravatura nas colnias francesas; Reforma agrria, com o confisco das terras da nobreza emigrada e da Igreja, que foram divididas em lotes menores e vendidos a baixo preo aos camponeses pobres; Lei do Mximo ou Lei do Preo Mximo, estabelecendo um teto para preos e salrios; Entrega de penses anuais e assistncia mdica gratuita a crianas, velhos, enfermos, mes e vivas; Auxlios a indigentes; Elaborao da Constituio do Ano I (1793), que pregava uma ampla liberdade poltica e o sufrgio universal masculino (anda no o direito de voto da mulher). Essa Carta, inspirada nas ideais de Rousseau, era uma das mais democrticas da histria; A Elaborao de outra Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, escrita por Robespierre (um dos idelogos da Revoluo), em que se afirmava que a finalidade da sociedade era o bem comum e que os governos s existem para garantir ao homem seus direitos naturais: a liberdade, a igualdade, a segurana e a propriedade; Criao do ensino pblico gratuito; A elaborao do sistema decimal, at hoje praticado em grande parte do mundo.

REFERNCIAS: ALVES, Ricardo Luiz. A Revoluo Francesa: um breve enfoque crtico, in Consulex, Ano XVII n 10. COMPARATO, Fbio Konder. A Afirmao Histrica dos Direitos Humanos. 3 edio, editora Saraiva. GAZOTO, Lus Wanderley. Direito, Linguagem e Revoluo Francesa, in Revista de Doutrina e Jurisprudncia do TJ-DFT (jan-abr de 2000) HOBSBAWM, ERIC J. A Revoluo Francesa. 5 ed. So Paulo: Paz e Terra, 1996. MAGALHES, Jos Luiz Quadros de. As diversas correntes do pensamento jurdico, in Revista de Informao Legislativa, Senado Federal (1989/1990). OLIVEIRA, Adriana Vidal. Repensando os Valores da Revoluo Francesa nas Sociedades Plurais: um debate entre Erhard Denninger e Jrgen Habermas, in Teoria Constitucional Contempornea e seus impasses. PUC-Rio, Ano XI, n 1, 2005. VAREJO, Marcela. Sobre o Direito Natural na Revoluo Francesa, in Revista de Informao Legislativa, Senado Federal (1989/1990).

ANEXOS

Anexo 1:

Esquema Reumtico

Anexo 2:

Declarao de direitos do homem e do cidado - 1789


Frana, 26 de agosto de 1789.

Os representantes do povo francs, reunidos em Assemblia Nacional, tendo em vista que a ignorncia, o esquecimento ou o desprezo dos direitos do homem so as nicas causas dos males pblicos e da corrupo dos Governos, resolveram declarar solenemente os direitos naturais, inalienveis e sagrados do homem, a fim de que esta declarao, sempre presente em todos os membros do corpo social, lhes lembre permanentemente seus direitos e seus deveres; a fim de que os atos do Poder Legislativo e do Poder Executivo, podendo ser a qualquer momento comparados com a finalidade de toda a instituio poltica, sejam por isso mais respeitados; a fim de que as reivindicaes dos cidados, doravante fundadas em princpios simples e incontestveis, se dirijam sempre conservao da Constituio e felicidade geral. Em razo disto, a Assemblia Nacional reconhece e declara, na presena e sob a gide do Ser Supremo, os seguintes direitos do homem e do cidado: Art.1. Os homens nascem e so livres e iguais em direitos. As distines sociais s podem fundamentar-se na utilidade comum. Art. 2. A finalidade de toda associao poltica a conservao dos direitos naturais e imprescritveis do homem. Esses direitos so a liberdade, a propriedade a segurana e a resistncia opresso. Art. 3. O princpio de toda a soberania reside, essencialmente, na nao. Nenhuma operao, nenhum indivduo pode exercer autoridade que dela no emane expressamente. Art. 4. A liberdade consiste em poder fazer tudo que no prejudique o prximo. Assim, o exerccio dos direitos naturais de cada homem no tem por limites seno aqueles que asseguram aos outros membros da sociedade o gozo dos mesmos direitos. Estes limites apenas podem ser determinados pela lei. Art. 5. A lei no probe seno as aes nocivas sociedade. Tudo que no vedado pela lei no pode ser obstado e ningum pode ser constrangido a fazer o que ela no ordene. Art. 6. A lei a expresso da vontade geral. Todos os cidados tm o direito de concorrer, pessoalmente ou atravs de mandatrios, para a sua formao. Ela deve ser a mesma para todos, seja para proteger, seja para punir. Todos os cidados so iguais a seus olhos e igualmente admissveis a todas as dignidades, lugares e empregos pblicos, segundo a sua capacidade e sem outra distino que no seja a das suas virtudes e dos seus talentos.

Art. 7. Ningum pode ser acusado, preso ou detido seno nos casos determinados pela lei e de acordo com as formas por esta prescritas. Os que solicitam, expedem, executam ou mandam executar ordens arbitrrias devem ser punidos; mas qualquer cidado convocado ou detido em virtude da lei deve obedecer imediatamente, caso contrrio torna-se culpado de resistncia. Art. 8. A lei apenas deve estabelecer penas estrita e evidentemente necessrias e ningum pode ser punido seno por fora de uma lei estabelecida e promulgada antes do delito e legalmente aplicada. Art. 9. Todo acusado considerado inocente at ser declarado culpado e, se julgar indispensvel prend-lo, todo o rigor desnecessrio guarda da sua pessoa dever ser severamente reprimido pela lei. Art. 10. Ningum pode ser molestado por suas opinies, incluindo opinies religiosas, desde que sua manifestao no perturbe a ordem pblica estabelecida pela lei. Art. 11. A livre comunicao das idias e das opinies um dos mais preciosos direitos do homem. Todo cidado pode, portanto, falar, escrever, imprimir livremente, respondendo, todavia, pelos abusos desta liberdade nos termos previstos na lei. Art. 12. A garantia dos direitos do homem e do cidado necessita de uma fora pblica. Esta fora , pois, instituda para fruio por todos, e no para utilidade particular daqueles a quem confiada. Art. 13. Para a manuteno da fora pblica e para as despesas de administrao indispensvel uma contribuio comum que deve ser dividida entre os cidados de acordo com suas possibilidades. Art. 14. Todos os cidados tm direito de verificar, por si ou pelos seus representantes, da necessidade da contribuio pblica, de consenti-la livremente, de observar o seu emprego e de lhe fixar a repartio, a coleta, a cobrana e a durao. Art. 15. A sociedade tem o direito de pedir contas a todo agente pblico pela sua administrao. Art. 16. A sociedade em que no esteja assegurada a garantia dos direitos nem estabelecida a separao dos poderes no tem Constituio. Art. 17. Como a propriedade um direito inviolvel e sagrado, ningum dela pode ser privado, a no ser quando a necessidade pblica legalmente comprovada o exigir e sob condio de justa e prvia indenizao.

Potrebbero piacerti anche