Sei sulla pagina 1di 3

Crise do Feudalismo As causas que levaram a crise do feudalismo na Europa, a decadncia do sistema feudal

O contato comercial com o oriente contribuu para a crise do feudalismo Causas da crise do feudalismo A partir do sculo XII, ocorreram vrias transformaes na Europa que contriburam para a crise do sistema feudal: - O renascimento comercial impulsionado, principalmente, pelas Cruzadas; - O aumento da circulao das moedas, principalmente nas cidades. Este fator desarticulou o sistema de trocas de mercadorias, caracterstica principal do feudalismo; - Desenvolvimento dos centros urbanos, provocando o xodo rural (sada de pessoas da zona rural em direo s cidades). Muitos servos passaram a comprar sua liberdade ou fugir, atrados por oportunidades de trabalho nos centros urbanos; - As Cruzadas proporcionaram a volta do contato da Europa com o Oriente, quebrando o isolamento do sistema feudal; - O surgimento da burguesia, nova classe social que dominava o comrcio e que possuia alto poder econmico. Esta classe social foi, aos poucos, tirando o poder dos senhores feudais; - Com o aumento dos impostos, proporcionados pelo desenvolvimento comercial, os reis passaram a contratar exrcitos profissionais. Este fato desarticulou o sistema de vassalagem, tpico do feudalismo; - No final do sculo XV, o feudalismo encontrava-se desarticulado e enfraquecido. Os senhores feudais perderam poder econmico e poltico. Comeava a surgir as bases de um novo sistema, o capitalismo.

resumo sobre Decadncia do Sistema Feudal=No sculo XIV, na Europa Ocidental, a populao vivia dentro de determinadas caractersticas, que vinham sondo construdas desde o sculo III, e s quais denominamos Feudalismo. As relaes de produo se baseavam no trabalho servil prestado fundamentalmente nas terras dos senhores feudais: os nobres e os elementos da alta hierarquia da Igreja Catlica. O crescimento da populao, verificado entre os sculos XI e XIV, foi extraordinrio. Os nobres aumentaram em nmero e tornaram-se mais exigentes com relao aos seus hbitos de consumo: isso determinava a necessidade de aumentar suas rendas e para consegui-lo, aumentou-se grandemente o grau de explorao da massa camponesa. Esta superexplorao produziu protestos dos servos, consubstanciados em numerosas revoltas e fugas para as

cidades. A represso a esses movimentos foi enorme, mas a nobreza e o alto clero tiveram razes para temer por sua sobrevivncia. Paralelamente, importantes alteraes do quadro natural provocaram srias conseqncias. Durante o sculo XIII ocorrera uma expanso das reas agrcolas, devido ao aproveitamento das reas de pastagens e derrubada de florestas. O desmatamento provocou alteraes climticas e chuvas torrenciais e contnuas, enquanto o aproveitamento da rea de pastagens levou a uma diminuio do adubo animal, o que se refletir na baixa produtividade agrcola. Com as pssimas colheitas que se verificaram, ocorreu uma alta de preos dos produtos agrcolas. Os europeus passaram a conviver com a fome.Os ndices de mortalidade aumentaram sensivelmente e, no sculo XIV, uma populao debilitada pela fome teve que enfrentar uma epidemia de extrema gravidade: a Peste Negra, que chegou a dizimar cerca de 1/3 dos habitantes da Europa.

Dificuldades econmicas de toda ordem assolavam a Europa, que passou a conviver com um outro problema: o esgotamento das fontes de minrios preciosos, necessrios para a cunhagem de moedas, levando os reis a constantes desvalorizaes da moeda. Isso s fazia agravar a crise. No plano social, ao lado dos problemas j levantados, importa verificar o crescimento de um novo grupo: a burguesia comercial, residente em cidades que tendiam para uma expanso cada vez maior, pois passaram a atrair os camponeses e os elementos marginais da sociedade feudal. Politicamente, a crise se traduz pelo fortalecimento da autoridade real, considerado necessrio pela nobreza, temerosa do alcance das revoltas camponesas. A unificao poltica, ou surgimento dos Estados Nacionais, aparece, desta forma, como uma soluo poltica para a nobreza manter sua dominao. Finalmente, a crise se manifesta tambm no plano espiritualreligioso. Tantas desgraas afetaram profundamente as mentes dos homens europeus, traduzindo-se em novas necessidades espirituais (uma nova concepo do homem e do mundo) e religiosas (a igreja Catlica no conseguia atingir to facilmente os fiis, necessitados de uma teologia mais dinmica). Esta crise o ponto de partida para se compreender o processo de transio do Feudalismo ao Capitalismo. Para melhor compreenda-la, selecionamos alguns documentos que permitiro um entendimento das questes provocadas pela Peste Negra, no que se refere demografia e s modificaes na mentalidade da sociedade europeia A partir do sculo XI h um renascimento do comrcio e um aumento da circulao monetria, o que valoriza a importncia social das cidades e suas comunas. E, com as Cruzadas, esboa-se uma abertura para o mundo, quebrando-se o isolamento do feudo. Com o restabelecimento do comrcio com o Oriente prximo e o desenvolvimento das grandes cidades, comeam a ser minadas as bases da organizao feudal, na medida em que aumenta a demanda de produtos agrcolas para o abastecimento da populao urbana. Isso eleva o preo dessas mercadorias,

permitindo aos camponeses maiores fundos para a compra de sua liberdade. Ao mesmo tempo, a expanso do comrcio cria novas oportunidades de trabalho, atraindo os camponeses para as cidades.

Esses acontecimentos, aliados formao dos exrcitos profissionais, insurreio camponesa, contriburam para o declnio do feudalismo europeu. Na Frana, nos Pases Baixos e na Itlia, seu desaparecimento comea a se manifestar no final do sculo XIII. Na Alemanha e na Inglaterra, entretanto, ele ainda permanece mais tempo, extinguindo-se totalmente na Europa ocidental por volta de 1500. Em partes da Europa central e oriental, porm, alguns remanescentes resistem at meados do sculo XIX.

Potrebbero piacerti anche