Sei sulla pagina 1di 23

Circuitos elctricos

Prof Helena Lana

Cincias Fsico-Qumica 9ano

Circuitos elctricos
Um circuito elctrico um caminho por onde passa a corrente elctrica.
constitudo obrigatoriamente por um gerador e um receptor, podendo-se tambm intercalar outros componentes como interruptores, motores e aparelhos de medida (normalmente, multmetros), todos ligados por fios condutores.
Em geral, um circuito elctrico constitudo por um conjunto de componentes ligados uns aos outros e ligados aos plos de um gerador. Uma bateria de carro ou uma pilha, pode funcionar como gerador.

Circuitos elctricos
Corrente Elctrica
A corrente elctrica um movimento orientado de partculas portadoras de cargas elctricas. Essas partculas podem ser:
Electres
(negativos) Nos metais e na grafite

Ies
(positivos e negativos) Nas solues condutoras

Circuitos elctricos
Nos circuitos elctricos, geralmente usa-se fio de cobre para efectuar as ligaes entre os diversos componentes; a corrente elctrica formada por electres livres em movimento organizado.
A energia elctrica transportada pela corrente nada mais do que a energia cintica dos electres. Assim, nos circuitos elctricos, a energia cintica dos electres livres pode transformar-se em energia luminosa ou em energia cintica dos motores, por exemplo.

Circuitos elctricos
Ao percorrer o circuito, do plo negativo da pilha at o plo positivo, os electres livres perdem totalmente a energia que transportavam. E sem a reposio dessa energia no seria possvel a permanncia de uma corrente elctrica. A funo de uma pilha , portanto, fornecer a energia necessria aos electres livres do fio, para que eles permaneam em movimento. Dentro da pilha, os electres adquirem energia ao serem levados do plo positivo ao negativo. Ao chegarem ao plo negativo, movimentam-se novamente pela parte externa do circuito at alcanarem o plo positivo, e assim sucessivamente.

Circuitos elctricos
Sentido convencional da corrente do plo positivo para o plo negativo Sentido real da corrente do plo negativo para o plo positivo

Sentido convencional

Sentido real

Circuitos elctricos
A corrente elctrica pode ser

Contnua DC ou =
(que no muda de sentido)

Alternada

AC ou

(que muda periodicamente de sentido)

Ex: Pilhas e baterias

Ex: Centrais elctricas

Circuitos elctricos
A figura 1 representa um circuito elctrico simples. A pilha um gerador de corrente elctrica. A pilha, que tem dois plos elctricos (um positivo, e outro negativo; fornece energia elctrica lmpada permitindo que ela se acenda. Essa energia transportada pela corrente. A lmpada um receptor de energia elctrica. Na figura representam-se ainda fios condutores e um interruptor, que se encontra fechado (ligado). Com o interruptor fechado, h passagem de corrente pela lmpada e o circuito diz-se fechado.

Figura 1 - Circuito elctrico simples fechado. H passagem de corrente.

Circuitos elctricos
O mesmo circuito pode ter o interruptor aberto (desligado). Neste caso no h passagem de corrente, a lmpada no acende e o circuito dizse aberto. A figura 2 mostra, de forma Figura 2 - Esquema do circuito elctrico esquemtica, o circuito da figura da figura anterior (agora aberto). 1 mas com o interruptor aberto. No h passagem de corrente.

O que ento necessrio para que um circuito elctrico funcione?

Circuitos elctricos
Para que num circuito elctrico haja passagem de corrente tem que existir um caminho fechado de modo que os electres percorram os fios.
A linguagem que utilizamos no dia-a-dia nem sempre est de acordo com a linguagem cientfica: quando dizemos "fechar a luz" estamos a querer dizer "abrir o circuito".

Circuitos elctricos
Esquemas de circuitos elctricos
A representao esquemtica de circuitos elctricos tem grandes vantagens: simples de desenhar e universal, isto , pessoas de todo o mundo, ainda que falem diferentes lnguas, podem entender o seu significado. Para garantir esta universalidade, estabeleceram-se normas para os smbolos usados na representao de circuitos elctricos.

Circuitos elctricos

Circuitos elctricos

Circuitos elctricos
Exerccio
Considere o circuito elctrico correspondente a uma lanterna de bolso, como a representada na figura. a) Identifique os componentes deste circuito, indique qual a sua representao simblica e qual a sua funo no circuito. b) Represente esquematicamente este circuito elctrico.

Circuitos elctricos
Circuitos em srie e em paralelo
possvel instalar num circuito elctrico mais do que um receptor. A instalao pode fazer-se de duas maneiras: em srie , havendo no circuito um s caminho para a corrente elctrica; em paralelo, permitindo no circuito mais do que um caminho para a corrente elctrica.
1-interruptor 2-pilha 3-lmpada 4-n 5- circuito principal 6-ramal

Circuitos elctricos
Exerccio
Considera os esquemas dos circuitos elctricos A e B: a) Identifica os diversos componentes presentes nos circuitos. b) Completa as frases:
Em A, o circuito est ____________ porque o interruptor est __________ e as lmpadas _______________. Em B, o circuito est ____________ porque o interruptor est __________ e as lmpadas _______________. Em A as lmpadas esto instaladas em ______________ e em B as lmpadas esto instaladas em ______________. A

Circuitos elctricos
Condutores elctricos
Bons condutores elctricos so materiais atravs dos quais a corrente elctrica passa. Exemplos: Metais e grafite
Maus condutores ou isoladores elctricos so materiais atravs dos quais a corrente elctrica no passa. Exemplos: Borracha, plstico, madeira

Circuitos elctricos
Diferena de potencial
Grandeza fsica relacionada com a energia fornecida pela fonte de energia s cargas do circuito.

Circuitos elctricos
Intensidade de corrente Grandeza fsica relacionada com o nmero de cargas elctricas que passam numa seco recta do circuito por unidade de tempo.

Circuitos elctricos
Circuitos com receptores instalados em srie
A diferena de potencial nos terminais do conjunto de receptores igual soma das diferenas de potencial nos terminais de cada receptor.

Usrie = U1 + U2 +
A intensidade da corrente igual em todos os receptores.

I1 = I2 =

Circuitos elctricos
Circuitos com receptores instalados em paralelo
A diferena de potencial igual nos terminais de todos os receptores.

Uparalelo = U1 = U2 =
A intensidade da corrente no ramo principal igual soma das intensidades da corrente que percorre as vrias ramificaes.

Iramo principal = I1 + I2 +

Circuitos elctricos
Exerccio
Analise o seguinte circuito:

Complete o quadro, dizendo se acende (S) ou no (N) cada uma das lmpadas:

Circuitos elctricos
Resistncia elctrica Grandeza fsica relacionada com a dificuldade de passagem da corrente elctrica num condutor.

Potrebbero piacerti anche