Sei sulla pagina 1di 3

EFEITOS DAS CORES

FICHA DE LEITURA DA OBRA DE CONSULTA PESSOAL


(Tratam-se apenas de anotaes didticas de uso pessoal que compartilho, mas no substitui o conhecimento da integralidade da obra desse consagrado autor para qualquer fim. Luileny)

Fonte: WAUTERS, Ambika. THOMPSON, Gerry. Fundamentos de Cromoterapia. Traduo: Henrique A R Monteiro. So Paulo: Avatar, 1998. p. 56-63.

COR

EFEITOS FSICOS Abastece o corpo fsico com energia e vitalidade, especialmente as funes restauradoras do corpo. Prende-nos vida e nos ajuda a sobreviver. O tratamento com o vermelho aquece o corpo e estimula a circulao e a produo de adrenalina. bom contra a anemia, presso baixa, perda de vitalidade; intestino preguioso, baixa libido; dissipa a letargia, a inrcia e o cansao, assim como gripe e resfriados crnicos. (Por ser to atuante, o vermelho a cor mais poderosa de todas e precisa ser usado com parcimnia no processo teraputico, sendo evitado em casos de presso alta.) Tem ao expansiva. Controla o bao e, portanto, pode ser usado para tratar as infeces e outros distrbios desse rgo, assim como de infeces nos rins, bronquites e outros problemas com os pulmes, problemas na base das costas, dores menstruais, tratamento no ps-parto e clculos biliares. bom para estimular o apetite. Auxilia nos processos de assimilao, distribuio e circulao do corpo. Estimula a procriao e a sensualidade. (Tendo um componente vermelho, o laranja tambm precisa ser usado com certa cautela. No deve ser usado em casos de presso alta.) Um centro importante de todo o sistema nervoso, bom contra a exausto

EFEITOS EMOCIONAIS / PSICOLGICOS Anima, d confiana, fora de vontade, coragem e presteza para tomar iniciativa e superar a depresso, o medo e as preocupaes.

VERMELHO

LARANJA

AMARELO

Pode proporcionar um estmulo fsico e mental e uma liberao de energia situando-se, ao que parece, num meio-termo entre o raio vermelho do fsico e o raio amarelo do intelecto. Reduz a represso e faz superar as inibies, alargando a mente e abrindo-se para as novas ideias, Induz a compreenso e intolerncia. Aumenta a vitalidade e ajuda-nos a lidar com a depresso. Eleva o nimo e tambm ajuda a fornecer a vitalidade e o vigor fsico para lidar com a vida quando esta parece esmagadora e incontrolvel. Bastante conhecido como estimulante das faculdades intelectuais, da mente

VERDE

nervosa. Tambm controla o processo digestivo; isso significa que tem influncia sobre as funes eliminadoras do fgado e dos intestinos; portanto, um excelente purificador de todo o organismo e especialmente da pele. Assim como problemas de pele, indigesto, constipao e problemas no fgado, o amarelo bom contra diabetes. Tambm pode ser usa em casos de hrnia, reumatismo e artrite. Diz-se tambm que ajuda a restaurar o nvel de clcio e ajuda nas absores. O verde usado em muitas questes de sade relacionadas ao seu rgo correspondente, o corao, incluindo-se os problemas de presso. tambm bom contra lceras, para aliviar dores de cabea e sintomas de resfriado, e ainda acalmar o sistema nervoso. largamente recomendado para o tratamento de cncer, um estado de desequilbrio extremo das clulas. til na drenagem dos tecidos. Finalmente, o verde pode ser usado mais geralmente para purificar e desintoxicar o sangue e realustar ou reequilibrar o corpo como um todo.

lgica e da faculdade da razo, o amarelo , pois, associado com o poder e o autocontrole. Depois do branco, o amarelo a cor mais prxima dos raios solares, em brilho e matiz, assim, quase sempre, tem um efeito estimulante sobre o nosso humor, proporcionando uma atitude harmoniosa em relao vida, com senso de equilbrio e otimismo.

AZUL

Exerce um efeito predominantemente constritor, refrescante, restritivo ou redutor, em contraste com o efeito estimulante e dilatador do vermelho. muito indicado para acalmar os processos e atenuar as questes do corpo e da mente. Anti-sptico e adstringente; bom no tratamento de qualquer tipo de infeco que tenha febre, inflamao ou aumento de temperatura. A se incluem a maioria das doenas infantis, como sarampo e caxumba. O azul tambm bom contra espasmos, picadas, coceiras, dores de cabea, dores menstruais e insnia, alm de tratamento de choque. Por fim, pode ser usado para todos os problemas de garganta, aos quais est especialmente relacionado. Combina fortemente os atributos do azul- Pode influir principalmente sobre a

O verde, claro, a cor da natureza e do nascimento da vida, da renovao e do frescor e do vio da primavera. tambm a cor do equilbrio, estando localizado no ponto mediano do espectro das cores. A clorofila o que produz o verdor das plantas. Muitas pessoas que trabalham com as cores acreditam que a relativa falta de verde nas reas urbanas seja um dos principais fatores causadores da degenerao do esprito humano e dos crimes e privaes que acontecem nas reas centrais das cidades. Bom para o tratamento das condies emocionais e psicolgicas que envolvem o estresse ou a represso das emoes, o verde no ao mesmo tempo indicado contra determinados tipos de medo: me de se dar, medo de envolvimento ou de ser magoado. O azul a cor clssica na ajuda de todo o tipo de expresso pessoal, incluindo-se os problemas de fala. extremamente poderoso para restaurar a paz e a tranquilidade onde haja excesso de excitao, estresse ou histeria.

NDIGO

VIOLETA

escuro e a influncia do vermelho. Ao nvel fsico, o ndigo semelhante ao azul e assim tambm um bom refrescante, calmante e suavizante, baixando a presso e estancando a hemorragia. muito associado ao sistema nervoso, especialmente com os rgos da vista e da audio, que esto intimamente relacionados ao chacra frontal, algumas vezes conhecido como terceiro olho. Assim, pode ser usado no tratamento de problemas com os olhos e orelhas e tambm do nariz. Pode ser usado contra asma e dispepsia. O ndigo tambm pode produzir insensibilidade dor e assim pode ter caractersticas anestsicas. Pode ser usado em casos de concusso, reumatismo, tumores, distrbios nos rins e bexiga, inflamaes crebro-espinhais e doenas fsicas do sistema nervoso. Apresenta a vibrao mais alta dos sete raios principais.

glndula pineal, ndigo afeta mais fortemente os aspectos nervos, mental e fsico, relativos ao nosso bem-estar e a nossas qualidades potenciais. Pode acalmar a raiva, acessos de clera ou histeria. considerado til mesmo contra graves doenas mentais, incluindo-se obsesses e psicoses, assim como no trato de dificuldades psquicas.

Est associado glndula pituitria e ao chacra coronrio, o centro do entendimento espiritual. O violeta vai at mesmo alm do ndigo no trato de distrbios mentais e psicolgicos. especialmente til para pessoas que so, por natureza, extremamente tensas ou nervosas, ou sofrem de neuroses, sendo geralmente utilizado para tratar da turbulncia e irascibilidade de um temperamento artstico exacerbado. til na restaurao da confiana e tambm uma ajuda pondervel no desenvolvimento das faculdades psquicas e espirituais.

Potrebbero piacerti anche