Sei sulla pagina 1di 4

Tsunami

Uma tsunami (em japons: , lit. "Onda de porto") ou maremoto (do latim: mare, mar + motus, movimento) uma srie de ondas de gua causada pelo deslocamento de um grande volume de um corpo de gua, como um oceano ou um grande lago. Tsunamis so uma ocorrncia frequente no Oceano Pacfico; aproximadamente 195 eventos desse tipo foram registrados.[1] Devido aos imensos volumes de gua e energia envolvidos, tsunamis podem devastar regies costeiras. Terremotos, erupes vulcnicas e outras exploses submarinas (detonaes de artefatos nucleares no mar), deslizamentos de terra e outros movimentos de massa, impactos blidos, e outros distrbios acima ou abaixo da gua tm o potencial para gerar um tsunami. O historiador grego Tucdides foi o primeiro a relacionar tsunami a terremotos submarinos,[2][3] mas a compreenso da natureza do tsunami permaneceu escassa at o sculo XX e ainda objeto de pesquisa. Muitos textos antigos geolgicos, geogrficos e oceanogrficos referem-se a tsunamis como "ondas ssmicas do mar". Causas: Um tsunami pode ser gerado quando os limites de placas tectnicas convergentes ou destrutivas movem-se abruptamente e deslocam verticalmente a gua sobrejacente.

Maremoto
As ondas maiores ou Tsunami, so formadas no por correntes de mar, mas sim por causa de terremotos submarinos, causados pela movimentao das placas tectnicas. Essas ondas podem ser destruidoras quando ocorrem a beira-mar. Podendo destruir casas que estejam perto do mar, o maior maremoto que se tem notcia, o maremoto correspondente a erupo do vulco Krakatoa em 1883, este maremoto chegou a 45 metros e se deslocava a uma velocidade de 740 quilmetros por hora, se esta velocidade se mantivesse, ele poderia viajar de Porto Alegre Curitiba em um pouco mais de uma hora. Por outro lado, o maremoto mais rpido, se movia a velocidade de 1100 quilmetros por hora, porque motivo ele se formou eu no sei dizer. COMO OS MAREMOTOS SE FORMAM: Geralmente, os maremotos se formam por causa de movimentaes da terra, devido a os movimentos das placas tectnicas. E estes maremotos quase sempre ocorrem nas divisas entre uma placa e outra. Os maremotos tambm podem ocorrer se estiverem perto de um vulco, pois este fenmeno provoca tremores. Observao: Maremoto e Tsunami tem o mesmo significado, a origem da palavra tsunami japonesa, principalmente porque o Japo fica na divisa de duas placas tectnicas, ento ocorren muitos terremotos, e eventualmente maremotos.

Terremoto
O terremoto um abalo violento do solo que dura de 1 a 2 minutos. O cho comea a tremer e provoca o desmoronamento de casas, os mveis caem e os vidros das janelas quebram. Em casos mais violentos os prdios desmoronam e pontes so destrudas. Como ocorre o terremoto? A terra formada por camadas: a hidrosfera (de gua), a atmosfera (de gases) e a litosfera (de rochas). A litosfera a camada mais rgida da terra e divide-se em partes menores chamadas placas tectnicas. Essas placas tectnicas se movimentam lentamente, gerando um processo contnuo de esforo e deformao nas grandes massas da rocha. Quando esse esforo supera o limite de resistncia da rocha, faz com que ela se rompa liberando parte da energia acumulada que liberada sob forma de ondas elsticas, chamadas de ondas ssmicas. Essas ondas podem se espalhar em todas as direes, fazendo a terra vibrar intensamente, ocasionando os terremotos.

Placas tectonicas
Uma placa tectnica ou tectnica uma poro de litosfera limitada por zonas de convergncia, zonas de subduco e zonas conservativas. Atualmente, a Terra tem sete placas tectnicas principais e muitas mais sub-placas de menores dimenses. Segundo a teoria da tectnica de placas, as placas tectnicas so criadas nas zonas de divergncia, ou "zonas de rifte", e so consumidas em zonas de subduco. nas zonas de fronteira entre placas que se regista a grande maioria dos terramotos e erupes vulcnicas. So atualmente reconhecidas 52 placas tectnicas, 14 principais e 38 menores[1]. Limites das placas tectnicas: Podemos considerar trs tipos principais de limites entre as placas: convergentes, divergentes e transformantes.

Potrebbero piacerti anche