Sei sulla pagina 1di 5

PREPARAO PARA BANCA DO DAC

PILOTO DE LINHA AREA

AERODINMICA DE ALTA VELOCIDADE

NEWTON SOLER SAINTIVE

COMPRESSIBILIDADE

O ar, gases e os vapores so compressveis, pois variam de tamanho quando comprimidos. O leo incompressvel. No ponto de estagnao de uma asa podemos dizer que a velocidade zero e a presso mxima. Todos os filetes de ar acima e abaixo do ponto de estagnao possuem velocidades maiores que zero, e, portanto, presses menores que no ponto de estagnao.

Nas grandes velocidades o ar tem que ser considerado compressvel. No ar, a velocidade do som s depende da temperatura. Se o avio voa mais rpido que o som, o ar no avisado de sua chegada. Nesse caso, seu ajustamento essencialmente instantneo, provocando a chamada onda de choque. Neste caso os filetes de ar no modificam a direo frente do bordo de ataque. J se tornou evidente que os efeitos de compressibilidade dependem, basicamente, da relao entre as velocidades do corpo em movimento e a do som na mesma temperatura. Para produzir sustentao, os aeroflios aceleram os filetes de ar no extradorso, logo nessa regio, as velocidades locais so sempre maiores que a velocidade do avio. Se aumentarmos a velocidade do avio, chegaremos a um valor no qual, pela primeira vez, um ponto do avio, normalmente na asa, prximo fuselagem, atinge a velocidade do som. Esta velocidade denominada mach crtico. No regime transnico, a passagem do fluxo subsnico para supersnico suave, porm a transio do fluxo supersnico para o subsnico sempre acompanhada por uma onda de choque. O Mcrit a fronteira entre o vo subsnico e o transnico. Os problemas de compressibilidade s ocorrem acima deste. Camada Limite a regio onde ocorre a desacelerao dos filetes de ar na superfcie de um aeroflio. Onda de Proa quando o aeroflio est com mach > 1 com isso o avio no pode telegrafar para avisar a sua prxima chegada, fazendo com que as partculas se ajustem instantaneamente s formas da asa e da fuselagem.

A onda de choque s ocorre quando: 1. 2. 3. 4. 5. Um escoamento passa do regime transnico para subsnico; A direo dos filetes de ar no modificada ao passar por essa onda; Nessa onda ocorre aumento de temperatura, presso e densidade; Existir reduo de velocidade e do nmero de mach; Reduo da energia dos filetes de ar.

As conseqncias da onda de choque so: 1. Estol de compressibilidade: O estol de um aeroflio ocorre porque os filetes de ar, na camada limite, perdem energia cintica devido viscosidade. Verifica-se assim que a compressibilidade produz um grande aumento de arrasto e acentuada reduo de sustentao. 2. Aumento de arrasto: Ocorre com a elevao do nmero de mach, provocando deslocamento dos filetes. Estes efeitos produzem uma nova parcela de arrasto denominados arrasto de onda ou de compressibilidade. 3. Variao da posio do CP: As ondas de choque provocam uma variao na distribuio de presso nos aeroflios, deslocando o centro de presso da asa para trs (grandes velocidades). 4. Reduo do downwash: Devido ao downwash, o ngulo de ataque da superfcie horizontal negativo, e, portanto, a sustentao nela produzida para baixo. 5. Roll off: quando o rolamento ocorre para o lado errado, isso ocorre quando o avio acelerado acima do MMO. 6. Tuck under: Essa tendncia de picar ocorre devido ao deslocamento do centro de presso para trs e a reduo do downwash.

7. Vibraes 8. Comandos inoperantes 9. Problemas de mergulho


VO TRANSNICO

O emprego de uma asa enflechada aumenta o Mcrit com desvantagens de: 1. Menor capacidade de produo de sustentao; 2. Tendncia de estolar de ponta de asa e produzir pitch up; 3. Agravamento do tuck under nas grandes velocidades.

No aeroflio supercrtico h menor deslocamento da camada limite ao contrrio do aeroflio do tipo convencional. Os geradores de vrtices so utilizados para reduzir o deslocamento dos filetes e permitir maior MDIV. Os geradores produziro vrtices que cedero energia cintica aos filetes da camada limite. Abaixo do Mcrit no existe onda de choque. A tendncia de tuck under agravada com a asa enflechada. O Mach Trimer programado para atuar sobre o estabilizador horizontal de incidncia varivel ou sobre o profundor. Ele sensvel ao nmero de mach. Ele torna positiva a estabilidade do avio em qualquer velocidade.
CONSEQUNCIAS DO ENFLECHAMENTO

As conseqncias do enflechamento so: 1. Reduo de sustentao: A asa enflechada s sensvel componente do vento relativo perpendicular ao bordo de ataque. Por isso ela produzir menos sustentao que uma asa no enflechada. Os avies com asas enflechada voam com ngulos de ataque maiores que a dos outros avies.

2. Tendncia de Passeio dos Filetes de Ar: Este tipo de passeio provoca reduo de sustentao e aumento de arrasto, e para reduzi-lo so empregados wing fences ou piles do motor. 3. Tendncia de Estol de Ponta de Asa: A asa enflechada provoca a tendncia de pitch up. Se o avio estolar de ponta de asa, o CP se deslocar para frente, reduzindo o momento de picar do avio. 4. Dutch Roll: A soluo mais barata para o Dutch Roll o emprego do yaw damper que aumenta o efeito da deriva sem aumentar o peso e o arrasto.
PROPULSO

Os motores a hlice produzem pequena acelerao numa grande massa de ar, enquanto os turbojatos produzem grande acelerao numa pequena massa de ar. O ar que passa pelo compressor, cmara de combusto e turbina chamado ar primrio, e aquele que passa pelos fans, ar secundrio.
VO SUPERSNICO

A onda de expanso provoca uma reduo de presso do extradorso, enquanto a onda de choque provoca um aumento de presso no intradorso.

Potrebbero piacerti anche