Sei sulla pagina 1di 10

23

Termografia Infravermelha: aplicaes em defesa

Infrared Thermography: the defense applications

Silvio Manea1 Silvio Manea Koshun Iha2 F. Rocco Jos A. F. F. Rocco 2


**

1 Doutorando em Engenharia Aeronutica e Mecnica na rea de Fsica e Qumica -- ITA Aeronutica e Mecnica na rea de Fsica e Qumica ITA 2 Professor Doutor do Departamento de Qumica - ITA

RESUMO
A tecnologia de imageamento trmico, aplicada no mapeamento e na identificao de assinaturas por radiao infravermelha uma rea que continua em grande desenvolvimento. A tecnologia possui dois campos de aplicao: civil e militar. Ambos utilizam os mesmos sensores e processamento de dados. Na rea civil, esta tecnologia usada na agricultura, no controle ambiental, na medicina em outros setores. A rea militar utiliza a mesma tecnologia nos sistemas de defesa, tais como auto-diretores de mssil ar-ar, ar-superfcie e superfcie-ar; deteco de atividade hostil biolgica e qumica e viso noturna. Pesquisa e desenvolvimento de sensores de radiao infraver melha, resfriados criogenicamente ou no, permitem aos pases produzir msseis com caractersticas avanadas. Essa tecnologia no comercializada, assim se algum deseja ter seu domnio deve reforar as reas tecnolgica e industrial. A produo dos sensores como hetero-estruturas semicondutoras j uma tecnologia conhecida e disponvel em nvel de pesquisa em alguns laboratrios brasileiros de Instituies de Pesquisa e Universidades. O desafio transformar essas hetero-estruturas semicondutoras em componentes prontos para o emprego em projetos sujeitos a condies ambientais severas de uso. O objetivo deste trabalho apresentar as bases tericas da deteco da radiao infravermelha, os tipos de detectores mais utilizados e a evoluo advinda do uso de estruturas de detectores e cmeras de infravermelho para determinao e identificao de alvos emitindo energia na faixa do infravermelho. Palavras-chave: Infravermelho. Detectores. Imageadores. Mssil.

Recebido: 10/04/2008

Revisado: 10/07/2008

Aceito: 17/07/2008

*Autor: *Autor Professor Slvio Manea, Pesquisador do Instituto Tecnolgico da Aeronutica (ITA), Mestrado em Engenharia Aeronutica e Mecnica na rea de Fsica e Qumica de Materiais Aeroespaciais (ITA-2007) e Doutorando em Engenharia Aeronutica e Mecnica na rea de Fsica e Qumica de Materiais Aeroespaciais subrea de Propelentes Slidos, Lquidos e Hbridos (ITA). Contatos Rua Elmano F. Veloso 57 - So Jos dos Campos - SP; Contatos: CEP 12232-050; tel.: (12) 3936-1914; cel.: (12) 9757-4799; e-mail: maneabr@yahoo.com.
Rev. UNIFA, Rio de Janeiro, 20(23): 23 - 32 nov 2008

24

ABSTRACT
Thermographic imagery technology applied to search and identification of infrared radiation signatures is an area which follows in a high development. The technology has two application fields: military and civilian. Both of them use the same sensors and data processing. In the civilian area this technology is used in agriculture, environmental control, health and others. The military area uses the same technology in the Defense systems like as air-air, surfaceair and air-surface missile seekers, biological and chemical warning systems and night vision. Research and development of cryogenic and no-criogenic infrared sensors give to the countries a know-how to make an advanced and superiority missile. This technology is not sold and therefore if someone wants to have the same technology needs to reinforce the technological and industrial areas. The production of sensors in the semiconductor detector form is already a known technology and it is available in some research labs form Brazilian Research Institutes or Universities. The great challenge is to transform those semiconductor detector in final components for assemblies that will be used under severe environmental conditions. The aim of this paper is to show the theoretical bases on the IR detection, the more widely used sensor types and the evolution brought with the use of new detection devices and IR cameras for detection and identification of targets that emit infrared energy.

Keywords: Infrared. Detector. Imagery. Missile.

INTRODUO

O espectro eletromagntico conhecido compreende os raios gama com comprimento de onda de 0,1 (10-10 metros) at as VLF (Very Low Frequency) com comprimento de onda de 100 km. O nvel de energia de uma onda eletromagntica est relacionado ao seu comprimento de onda (l), onde comprimentos de onda mais curtos possuem mais energia. Na regio da luz visvel, a cor violeta possui mais energia e o vermelho menos energia. A lei de Deslocamento de Wien eq 1- comprova esta caracterstica: o comprimento de onda no qual a mxima quantidade de energia emitida tornase mais curto conforme a temperatura aumenta. Observa-se ento que o nvel de energia dentro do espectro de infravermelho varia entre a regio do infrav ermelho prximo at e a regio do infravermelho longo. lmax = 2,89 x 103 mm K/T (1)

O espectro infravermelho localiza-se prximo do espectro da luz visvel e ocupa freqncias entre a luz visvel e ondas de radio (figura 1). Todos os materiais conhecidos emitem energia infravermelha em temperatura acima de -273,15 o C. Esta caracterstica se deve ao fato que os tomos esto em constante movimento e em diferentes estados de excitao. Porm para efeitos prticos consideramos que em um corpo h uma diferena entre as regies de Infravermelho Prximo e Mdio e a regio do Infravermelho Trmico (Carrano et al, 2004; Kaplan et al Boulder, 2002; Hudson, 1969). Os dois primeiros so refletidos pelo corpo, e o Infravermelho Trmico emitido pelo corpo. Ao consumir energia, o calor gerado estimula tomos a liberar ftons no espectro infrav ermelho trmico. Com o aumento da temperatura, o corpo tambm ir liberar ftons no espectro visvel.

Figura 1 Espectro Eletromagntico


Rev. UNIFA, Rio de Janeiro, 20(23): 23 - 32 nov 2008

25

Dentro da largura de banda do infravermelho, somente freqncias de 0,7 a 20 micrometros so usadas para medidas prticas de temperaturas. Nesta regio existem janelas operacionais em que o perfil de absoro pela atmosfera da radiao infravermelha limita as faixas no espectro em que so utilizadas atualmente. A limitao diretamente ligada aos detectores, pois os sensores de Infravermelho disponveis no mercado no so sensveis o suficiente para detectar uma poro muito pequena de energia dos comprimentos de onda que so atenuados, porque essas freqncias esto dentro das reas de maior absoro da atmosfera (figura 2). Apesar de a radiao infravermelha no ser visvel ao olho humano, ela valiosa para gerar imagens, que so visveis por meio de tratamento adequado por equipamentos, porque, em muitos aspectos, ela comporta da mesma forma que a luz visvel. Energia infravermelha viaja em linhas estreitas da fonte e pode ser refletida e absorvida por superfcies de materiais no caminho. No caso de muitos objetos slidos, que so opacos para o olho humano, parte da energia infravermelha que atinge a superfcie do objeto pode ser absorvida, e a parte restante ser refletida.
Da energia absorvida pelo objeto, uma parte ser reemitida, e parte ser refletida internamente. Isto tambm se aplica para materiais que so transparentes para os olhos como vidro, gases e pelculas, plsticos transparentes. Porm alguma

parte da energia infravermelha tambm passar atravs do objeto. Este fenmeno coletivamente contribui para o que conhecido como Emissividade do objeto ou material (MANEA, 2004).

1 INFRAVERMELHO

Espectro Infravermelho A parte de radiao infravermelha do espectro compreende comprimentos de ondas de 0,7 m at 1000 m. A regio do infravermelho pode ser descrita em trs regies mais definidas de acordo com o comprimento de onda: Infravermelho: Prximo: Prximo luz visvel, possui comprimento de onda na faixa de 0,7 m a 1,3 m. Infravermelho-Mdio: Com comprimento de onda na faixa de 1,3 m a 3 m. Infravermelho Trmico: Ocupa a ltima parte do espectr o infravermelho e possui comprimentos de onda na faixa de 3 m a 30 m. (Hudson, 1969; Manea, TCC- CEEAA, 2004) Fontes de Radiao Infravermelha Toda matria cuja temperatura esteja acima de 273,15 o C (zero absoluto) emite radiao infravermelha, e esta quantidade de radiao emitida funo do calor. Teoricamente, um emissor perfeito um corpo negro com uma emissividade de 1. Para a utilizao em clculos, a melhor emissividade algo em torno de 0,98. A emissividade de vrios objetos medida em uma escala de 0 a 1.

Figura 2 Transmitncia atmosfrica da radiao infravermelha. Fonte: HUDSON, 1969.


Rev. UNIFA, Rio de Janeiro, 20(23): 23 - 32 nov 2008

26

Detectores de Infravermelho Um detector de infravermelho simplesmente um transdutor de energia radiante, convertendo energia radiante infravermelha em uma for ma mensurvel. Detectores de infravermelho podem ser utilizados em uma variedade de aplicaes na rea militar, cientfica, industrial, mdica, de segurana e automotiva. A radiao infravermelha no visvel, porm ela oferece a possibilidade de ver no escuro ou atravs de condies de obscuridade pela deteco da energia infravermelha emitida pelo objeto. A energia detectada transladada para uma imagem que apresenta as diferenas de energia entre objetos e ou ao longo da superfcie do objeto. (HOBBS, 2001). Mtodos de deteco H dois mtodos fundamentais de deteco infravermelha: deteco de energia e fotnica. Detectores de energia respondem a mudanas de temperatura geradas pela radiao infravermelha incidente por meio de mudanas nas propriedades do material. Os primeiros detectores termais eram termopares e bolmetros que ainda hoje so utilizados. Detectores trmicos geralmente so sensveis a todos os comprimentos de onda de infravermelho e operam na temperatura ambiente. Sob estas condies eles tm relativamente baixa sensibilidade e resposta lenta. Detectores Fotnicos geram portadores eltricos livres por meio da interao de ftons e eltrons limites. Detectores de ftons ou fotnicos foram desenvolvidos para aumentar a sensibilidade e o tempo de resposta. Este tipo de detector tem sido extensivamente desenvolvido desde 1940. PbS (Sulfeto de Chumbo) foi o primeiro detector de infrav ermelho prtico, ele sensvel ao infravermelho de aproximadamente 2 m at 2,5 m. Uma larga variedade de novos materiais foi desenvolvida para sensores de Infravermelho. PbSe(Seleneto de Chumbo), PbTe (Telureto de Chumbo), e InSb (Antimoneto de Chumbo) estenderam a regio espectral alm do PbS, disponibilizando sensibilidade na janela atmosfrica com comprimentos de onda de infraver melho mdio de 3 a 5 m.
Rev. UNIFA, Rio de Janeiro, 20(23): 23 - 32 nov 2008

No fim dos anos 50, foram introduzidas as ligas semicondutoras na tabela qumica materiais dos grupos III-V, IV-VI, e II-VI as quais permitiram controlar a banda de energia proibida (bandgap) dos semicondutores. Com estas ligas, foi possvel definir a resposta espectral para aplicaes especficas. A liga Mercrio Cdmio Telrio (MCT) ou HgCdTe, um material do grupo II-VI, tornouse o mais largamente usado dos materiais de bandgap sintonizvel.
2 DETECTORES DE INFRAVERMELHO

Detector de infravermelho o componente mais importante de um sistema de imageamento Infravermelho. H muitos tipos de detectores, cada um tendo um conjunto de caractersticas de operao. Os detectores podem ser caracterizados pela sua configurao ptica ou pelo processo de interao da sua energia interna. Configurao ptica apresenta dois tipos de configurao ptica: elementar e imageamento. Detectores elementares mostram a poro da imagem da cena externa, aparecendo no detector como um sinal nico. Para detectar a existncia de um sinal no campo de visada, o detector constri a figura pela varredura seqencial da cena. Os detectores elementares necessitam de tempo para apresentar a imagem, pois precisa fazer a varredura na cena inteira. Detectores imageadores produzem a imagem diretamente. Um detector de imageamento considerado uma mirade de pontos detectores. Cada um dos detectores responde para um ponto discreto na imagem. Assim, o detector de imageamento produz uma imagem inteira instantaneamente.
2.1 TIPOS DE DETECTORES E MATERIAIS EMPREGADOS

Originalmente os msseis usavam detectores no resfriados do tipo sulfureto de chumbo (PbS) que operavam no espectro de IV entre 2 m a 2,5 m. Esse tipo de mssil sofria uma considervel interferncia solar e severas restries tticas ar-ar. Os buscadores modernos usam sensores de seleneto de chumbo (PbSe), Telureto de cdmio e mercrio (HgCdTe) e outros materiais que operam

27

nas bandas mdia e longa. Para aumentar a sensibilidade, a maioria destes detectores necessita de resfriamento criognico em torno de 77K usando nitrognio expandido. Atualmente, os trs principais materiais utilizados em sensores de infravermelho so o Sulfureto de Chumbo (PbS), Antimoneto de ndio (InSb) e Telureto de Mercrio e Cdmio (HgCdTe), substituindo antigos sensores que usam o PbS. O desempenho de sensores de InSb, HgCdTe e PbSe so melhores quando resfriados. O resfriamento reduz o rudo interno tornando-os mais sensveis a detectar objetos com baixa emisso de infravermelho. A topologia e a tcnica da construo dos sensores desenvolvem tambm uma importante parte na sensibilidade dos sensores permitindo uma maior eficincia de converso e minimizao das perdas intrnseca do componente. A quadro 1 apresenta os tipos principais de detectores e os materiais empregados. A maioria dos detectores utiliza materiais de processamento complexo. Para definir a utilizao de um determinado tipo ou tecnologia para a obteno do detector, h a necessidade de definir a resposta espectral desejada. A resposta espectral e a sensibilidade prevista iro definir qual tipo de detector dever ser utilizado no projeto. As restries devidas absoro pela atmosfera restringem a faixa de freqncias teis para a utilizao de alguns tipos de detectores em msseis e sistemas de defesa conforme se pode observar

na figura 2 (HOBBS, 2001; NAHUM ET AL, 1997; WILKENING, 2004).


3 SISTEMAS DE IMAGEAMENTO EM INFRAVERMELHO

Um sistema de imageamento infravermelho possui os seguintes componentes: detectores, um sistema de particionamento da cena, ptica de entrada, um sistema de refrigerao e um sistema de processamento de sinal. Os detectores convertem o sinal da radiao infravermelha em um sinal eltrico que processado para obter a informao usada pelo operador. Os detectores podem ser montados em muitas diferentes configuraes para a sua utilizao em sistemas de imageamento infravermelho (EPPELDAUER et al, 1991).
4 APLICAES DE DEFESA

Geralmente alvos quentes emitem a maior parte da energia na regio do Infrav ermelho (IV) prximo. Observando a traseira da turbina de um jato, obtemos uma emisso de IV prximo muito alta a maior parte da emisso IV do sol tambm na regio prxima. As partes de metal externas e aquecidas da turbina e a pluma do motor emitem a maior parte da energia no IV mdio. A fuselagem da aeronave, nuvens e a superfcie da terra, que esto na regio normal de temperatura, emitem no IV longo (WILKENING, 2004; EPPELDAUER AND HARDIS, 1991).

1Quadro 1 Tipos de detectores Fonte: Manea (TCC- CEEAA, 2004)


Rev. UNIFA, Rio de Janeiro, 20(23): 23 - 32 nov 2008

28

Os detectores de infravermelho tem sido utilizados em cabeas auto-diretoras de msseis para procurar e rastrear alvos tais como aeronaves, mirando a sada da turbina que o ponto mais quente. Observa-se que o desafio dos projetistas de aeronaves tem sido reduzir ao mnimo a emisso infravermelha e o desafio dos projetistas de msseis aumentar a sensibilidade dos detectores. Alm destas aes, tem sido desenvolvidas contramedidas para tornar ineficazes a procura e o rastreio dos detectores atravs de despistadores que induzem o auto-diretor a perder o verdadeiro alvo. Logo se torna necessria uma contra-contra-medida e assim, o crculo continuo como na figura 3.

3Figura. 3 Circulo contnuo de desenvolvimento

Auto-diretores A primeira gerao de cabeas diretoras de msseis utiliza um detector chamado de uma cor, pois detecta em uma nica banda. O detector rastreia um centride total da energia IV dentro do campo de visada do auto-diretor. Como contramedida utilizado um despistador que gera um ponto quente na banda de deteco do autodiretor com um nvel de energia maior que a aeronave fazendo-o perder o alvo real. A primeira verso de detectores de uma cor apresentou um problema denominado de fratricida. O lampejo de um impacto era rastreado pelos sensores dos outros msseis lanados no mesmo momento e guiavam o mssil para o mesmo ponto. Os projetos foram melhorados, e o processamento das informaes dos detectores evoluiu e permitiram a construo de msseis que no apresentavam este comportamento. Porm a
Rev. UNIFA, Rio de Janeiro, 20(23): 23 - 32 nov 2008

sensibilidade aos despistadores continuou, pois foram desenvolvidos novos compostos para despistadores que permitiam ao alvo despistar o mssil. Para responder a esta contramedida foi projetado o detector de duas cores, isto , o autodiretor utiliza dois detectores sintonizados em bandas espectrais diferentes utilizando a relao entre os sinais dos dois detectores para evitar os despistadores. Um dos detectores est sintonizado no comprimento de onda perto da luz visvel e o outro na banda infravermelha termal. Como os despistadores geram calor na banda termal e tambm geram energia prxima do visvel, o desbalanceamento abrupto da relao entre os dois detectores, que ocorre nesse instante, considerado como sinal de despistador e ignorado pelo autodiretor e o rastreio continua no alvo anterior. A pesquisa para reduzir o nvel da assinatura infravermelha dos diversos equipamentos (navios, veculos, aeronaves) e os resultados obtidos tornam necessria a obteno de detectores mais sensveis. Tambm a evoluo na rea de despistadores tem levado a necessidade de nova forma de deteco, pois os novos despistadores produzem muito pouca energia na banda prxima do visvel, dificultando os detectores de duas cores.
Um dos maiores desafios na deteco de alvos um alvo estacionrio, em um ambiente saturado de interferncias, em um cenrio onde a relao entre o sinal e o rudo pequeno, comparado com a flutuao do rudo de fundo do ambiente. Esta a caracterstica de um alvo bem camuflado em um cenrio de infravermelho longo ( 8 a 12 m) (EPPELDAUER AND MARTIN, 1989; SHIRKEY et al, TAWS, Army Research Laboratory).

Sensores de imagem trmica tipo FLIR (Forward-Looking-IR) utilizam FPAs (Focal Plane Arrays), de alta resoluo espacial, para tentar sobrepor a interferncia do rudo ambiente. A eficincia limitada em virtude de os detectores, que operam na banda de infravermelho mdio e mesmo infravermelho longo, no possurem uma sensibilidade adequada caractersticas construtivas - para detectar alvos camuflados na presena de interferncia em um ambiente com rudo de fundo alto. Outro mtodo utilizado para detectar e identificar alvos em ambiente com interferncia

29

alta: o de imageadores multiespectrais ou hiperespectrais, que capturam os dados espectrais em varias bandas com largura estreita no comprimento de onda infravermelho. Esses imageadores utilizam algoritmos de deteco estatstica que exploram caractersticas espectrais nicas do alvo para aumentar a relao entre o sinal e o rudo ambiente, permitindo um reconhecimento automtico do alvo no campo de batalha. Hoje o objetivo combinar a deteco espectral com os sensores FLIR tradicionais, obtendo uma grande performance, por meio de melhores atributos de um FLIR banda larga e um tradicional imageador multiespectral em um nico microcircuito FPA. A unificao de um FLIR com um sistema multiespectral, permitir a utilizao de vrios sensores dentro da mesma estrutura. O grande limitante dos sistemas multiespectrais a necessidade de uma computao massiva para a reduo dos dados, dificultando o processamento e a comunicao dos dados em tempo real em situaes tticas. Tambm se o tempo necessrio para adquirir todo o espectro sintonizado e o processamento preditivo for maior que a resposta cinemtica do alvo, o sistema poder falhar em detectar alvos que se movem rapidamente em relao plataforma onde est instalado.
Um dos caminhos para solucionar estas limitaes na utilizao de auto-diretores pode ser a utilizao de uma estrutura de sensores de imagem onde cada pixel possa ser sintonizado eletricamente como se fosse um micro-espectrometro programvel. Este conceito poder permitir que o detector seja programado em tempo real para a aquisio do alvo na banda critica de acordo com a misso definida. Isto tambm permitir maximizar a converso espectral ou a resoluo espacial (SHEPHERD et al, Proc. SPIE, p. 90-101).

A integrao de vrias tecnologias de componentes para uma estr utura focal plana adaptativa envolve vrias reas tais como microeletrnica e micromecnica, tecnologia de revestimento ptico, micro lentes, modelagem de sistemas pticos, etc. Atualmente o desenvolvimento para obter estes novos sensores, concorre paralelamente com a obteno de detectores no refrigerados em infravermelho longo com alta sensibilidade.
As condies atmosfricas adversas, contrastes termais no significativos, camuflagem e uma variedade de condies ambientais, dificultam os sensores de banda nica a conseguir uma deteco confivel. Com a discriminao multiespectral a capacidade de obter dados em mltiplas bandas do espectro mesmo em ambiente difcil e condies adversas garante que os alvos no sero perdidos (WILKENING, 2004).

5 MSSIL

A rea de sistemas para msseis pode ser dividida em duas vertentes: msseis e sistemas de defesa contra msseis. Para msseis busca-se obter sensores multiespectrais de alta resoluo com processamento rpido e de alta sensibilidade, que permitam as cabeas diretoras serem mais eficientes na busca do alvo. Para os sistemas antimsseis os sensores so utilizados em conjunto com outros meios de deteco.

Naturalmente contramedidas so projetadas para cegar temporariamente ou de forma permanente os msseis guiados por infravermelho. Os projetos de msseis modernos utilizam o auto-diretor inteligente. O propsito deste tipo de sensor explorar a imagem espectral para uma aplicao em tempo real em um auto-diretor de mssil ar-ar ou superfciear. Como as contramedidas em infravermelho e os despistadores (decoy) evoluram mais efetivamente, autodiretores ar-ar ou superfcie-ar precisam adquirir mais inteligncia para discriminar entre os seus alvos e os despistadores. Com o decorrer dos anos, em uma tentativa de despistar a eficincia das contra medidas, os autodiretores de msseis evoluram de um simples detector buscador de ponto quente para um autodiretor de duas bandas, auto-diretor de trs bandas, e finalmente auto-diretor por imageamento. Os dispositivos auto-diretores detectores de calor originais, utilizavam assinaturas radiomtricas do alvo em uma banda espectral pr-selecionada para detectar e rastrear um alvo enquanto que posteriormente, os buscadores de duas ou trs bandas utilizam anlises espectroradiomtricas mais sofisticadas para este fim.
5.1 APLICAES

Os msseis ar-ar convencionais de 1a e 2 a geraes vem o alvo como um ponto, e so mais eficazes em detectar as emisses de dixido de
Rev. UNIFA, Rio de Janeiro, 20(23): 23 - 32 nov 2008

30

carbono (4,2 m) da turbina de um jato com emisso na banda de 3 a 5 m. So conhecidos tambm como detectores de uma cor. Os msseis de 3a gerao utilizam sensores com duas bandas espectrais com um afastamento suficiente para dificultar contra-medidas simples. Eles operam na regio de 3 a 5 m e tambm na regio de 8 a 13 m e por isso so conhecidos como sistemas de duas cores. Os msseis de 4a gerao e 5a gerao utilizam nova tecnologia de sensores do tipo matrizes de detectores, possuindo uma cabea eletro-ptica que permite um imageamento do alvo e do cenrio de fundo. Os mesmos podem tambm utilizar uma cabea diretora montada em um suporte pivotado (gimbal) que permite o sensor apontar para o alvo enquanto o mssil ainda no obtm velocidade suficiente para controle da direo. O uso atual dos detectores de duas cores ainda tecnologia aplicvel, porque a integrao do sensor com o sistema criognico de refrigerao, em um mesmo dispositivo, tem simplificado o projeto. Funes de processamento individual de pixel e a melhoria da relao sinal/rudo dos detectores, em conjunto com um processamento de sinal mais poderoso, permitem que possa ser integrada na cabea auto-diretora sensores complementares na regio do ultravioleta. O rastreio por imageamento em infravermelho utilizado em msseis modernos (5a Gerao). Nesta abordagem, a rea prxima ao alvo imageada por uma matriz de duas dimenses de detectores de infravermelho longo. A matriz obtm informao do contraste da temperatura da aeronave e do ambiente. Para o processamento, que
Tabela 1 Exemplos de Aeronaves e sensores utilizados

em tempo real e necessita ser muito rpido, basta um nmero mnimo de pontos para gerar um perfil ou uma forma do alvo.
A pesquisa de sensores no refrigerados ou refrigerao termoeltrico (Peltier) com baixo rudo e alta sensibilidade uma rea que tem avanado. A disponibilidade dos novos sensores abre um leque muito grande de novas aplicaes (MANEA et al, 2004 e 2005).

O desenvolvimento de sistemas baseados em infravermelho mdio busca obter sensores com um campo de visada de 90 o. Porm o custo destes sensores ainda tem um valor alto (da ordem de US$50.000,00/unid.) e as aplicaes devero ser para sistemas nos quais o custo no o fator preponderante. Tal fato gera o deslocamento das pesquisas para faixa do infravermelho prximo ao local em que a tecnologia do silcio pode ser aplicada. O processamento do sinal obtido tambm evolui com novos algoritmos e capacidades de extrao do r udo de fundo permitindo uma melhor identificao do alvo. No estgio atual, as aplicaes de detectores trmicos so variadas no campo da defesa: Auto-diretores de mssil ar-ar, ar-superficie, superficie-ar Levantamento de assinatura infravermelha de objetos. Munies inteligentes. Detectores de minas terrestres. Sistemas de viso Infravermelha para aeronaves. Sistemas de viso noturna para combatente. Atualmente, as aeronaves necessitam de sistemas de deteco em infravermelho para poderem cumprir a misso de modo efetivo tanto

*FLIR Forward Looking Infrared **LANTIR Low Altitude Navigation Targeting Infrared
Rev. UNIFA, Rio de Janeiro, 20(23): 23 - 32 nov 2008

31

em ataque como em defesa. A tabela 1 apresenta exemplos de algumas aeronaves e os sensores que so utilizados nas mesmas.
6 EVOLUO TECNOLGICA

A tecnologia de termografia infravermelha est em constante evoluo com a pesquisa e a fabricao de novos sensores. As trs categorias de imageadores tm usos especficos: Imageador termal infravermelho prximo no refrigerado: msseis de curto alcance, detectores de quadrante, monitorao e manuteno preditiva em equipamentos, etc. Imageador termal infravermelho mdio refrigerado: sensoriamento espectral seletivo, testes no destrutivos, diagnsticos estruturais. Imageador termal infravermelho Quantum Well refrigerado: assinatura infravermelha de alvos, pesquisa aeroespacial, mapa termal de alta resoluo, estudos biomdicos, etc. A rea de defesa busca meio tecnolgico para evitar a deteco de seus veculos atravs de suas emisses. O fluxo de gases de exausto dos motores em veculos militares tornou-se uma preocupao dos projetistas, pois uma fonte de emisso de infravermelho. Por exemplo, um tanque M1 norteamericano produz mais de quatro kilogramas de gases de exausto por segundo, e gera tambm um calor intenso (649 o C), facilitando a deteco do mesmo.
A tecnologia de imageamento termal possibilita o levantamento da assinatura infravermelha de veculos terrestres, areos e navais que podem ser alvos potenciais, e permitindo que sejam realizadas pesquisas para a reduo da emisso infravermelha (MANEA, 2004).

As assinaturas infravermelhas das aeronaves e msseis so informaes altamente sigilosas. O perfil infravermelho conhecido possibilita gerar padres de alvos para serem memorizados por sistemas de identificao de alvos em tempo real e a modificao nos algoritmos de identificao e rastreio ir ampliar a eficcia do buscador de emisso infravermelha. A assinatura obtida tambm utilizada para a pesquisa de novos sistemas de contramedidas tanto para a aeronave como para os novos msseis.

Com as novas contramedidas disponveis, os msseis de 1a e 2a geraes esto obsoletos na maioria dos teatros operacionais. Mas ainda so passiveis de uso como dissuaso, em situaes em que o oponente no possui tecnologia de despistamento ou destruio do mssil. Os msseis de 3a gerao no so considerados obsoletos at a presente data. Ainda so utilizados pelos pases produtores e em vrias foras areas pelo globo. Os exemplos de msseis de 3a gerao ainda utilizados so: AIM-9L, ALASCA-BGT verso do AIM-9H, Magic II, Python 3, V-3C e AAM-3. Msseis de 4 a e 5 a geraes exigiram o desenvolvimento de novas tticas de emprego e mudana na doutrina de projetos dos avies. Esses msseis so chamados de msseis de superagilidade. Exemplos de msseis de 4a gerao so: Vympel R73, Python 4. Os msseis de 5a gerao que j esto em processo de operacionalizao: Python 5, AIM-9X, IRIS-T, ASRAAM. Essa gerao de msseis baseados nos novos sensores tipo matriz e com melhorias na rea propulsiva no permite manobras evasivas da aeronave. O meio de defesa contra esta nova gerao de msseis utilizar contramedidas que permitam danificar o sensor de busca e ou destruir o mesmo com um mssil antimssil. Hoje como projeto nacional h um mssil do tipo Sidewinder, projeto iniciado em 1976 no IAE/ CTA com objetivo de obter um mssil de 2a gerao (Piranha). Porm, devido a atrasos no projeto, foram realizadas atualizaes na especificao para torn-lo um mssil de 3a gerao. Recentemente foi iniciado um projeto em conjunto com a frica do Sul para desenvolver um mssil de 4a/5a gerao tipo A-Darter.
CONCLUSO

O desafio tecnolgico atualmente consiste em desenvolver um processo industrial, para a fabricao de sensores infravermelhos resfriados criogenicamente ou por efeito Peltier. Para a confeco do produto integrado sensorresfriamento-encapsulamento necessrio
Rev. UNIFA, Rio de Janeiro, 20(23): 23 - 32 nov 2008

32

investimento em pesquisa e desenvolvimento, visando obter um produto confivel e permitindo a independncia tecnolgica nesta rea sensvel. A rea de desenvolvimento de sensores no resfriados do tipo bolmetros tambm passvel

de grande evoluo, com a melhoria da sensibilidade e ampliao da freqncia espectral dos mesmos, devido aos novos materiais que esto sendo pesquisados e com aplicaes na rea de defesa.

REFERNCIAS

KAPLAN, Herbert; SCALON, Thomas. A thermographers guide to infrared detectors, honeyhill. Technical Comp any, Norwalk and FLIR Systems , Inc. Boston. M A N E A , S i l v i o . Termografia em Infravermelho T C CEEAA 2004 IT A CTA/ITA-IEF/TC-003, 2004. MANEA, Silvio e IHA, Koshun. Te r m o g r a f i a infravermelha e aplicaes . VI SIGE-ITA, 2004. _____________. Aplicao de bolometros no resfriados como detectores em sistemas de designadores de alvos a laser . - VII SIGE-ITA, 2005. SPECTRAL imaging: technology and application. Hyperspectrum News Letter, vol. 3, n. 1, February 1997. SHEPHERD, Freeman D.; MURGUIA, James E. A comparison of infrared detection mechanisms in thermal-emissive vs. photo-emissive silicon Schottky barrier arrays. Proc. SPIE vol. 4028, p. 90-101. S H I R K E Y, R i c h a r d C . e t a l . Verification of the Target Acquisition W eather Sof tware (TAWS). Army research aboratory Battlefield Environment Division WSMR, NM, Army Research Laboratory technical report. WILKENING, Dean A. Airborne Boost-Phase Ballistic. Missile Defense Science and Global Security , 12:167, 2004 DOI: 10.1080/08929880490464649.

CARRANO, John et al. Tuning in to detections. SPIE- OE magazine, vol. 4, p. 20-22, April 2004. E P P E L D A U E R G. ; H A R D I S , J . E . F o u r t e e n d e c a d e photocurrent measurements with large-area silicon photodiodes at room temperature. Applied optics, vol. 30, n.22. p. 3091-3099, 1991. EPPELDAUER G.; NOVAK, L. Linear HgCdTe radiometer. SPIE Proceedings, vol. 11 10, p. 267-273, 1989. EPPELDAUER G.; MARTIN, R. J. Photocurrent measurement of PC and PV HgCdTe detectors. J. Res. Natl. Inst. Stand. Technol. n. 106, p. 577587, 2001. HANDBOOK for Organic Chemistry Lab . Colorado : University of Colorado 2002, p. 155-166. HOBBS, Philip C. D. Thermal infrared imager. IBM T. J. Watson research center from sensors and controls for intelligent manufacturing II, Proc. SPIE. vol. 4563, p. 42-51, [2001]. HUDSON JR., Richard D. Infrared system engineering . John Wiley and Sons Inc., 1969.

Rev. UNIFA, Rio de Janeiro, 20(23): 23 - 32

nov 2008

Potrebbero piacerti anche