Sei sulla pagina 1di 5

Como transferir suas fitas K7 para o computador

http://www.tecmundo.com.br/2624-como-transferir-suas-fitas-k7-p...

Como transferir suas fitas K7 para o computador


Vira a fita! De ltima moda as fitas K7 foram deixadas de lado e hoje so consideradas cones POP. Aprenda a digitalizar suas relquias musicais salvando seus K7 em CD.
Por Camila Camargo 20 de Agosto de 2009 28.980 visualizaes compartilhe este link

Bons tempos aqueles, em que as fitas K7 passavam de mo em mo para que todos pudessem ter as msicas mais tocadas do momento e playlists exclusivos. . H quem sinta falta das histricas K7 ou cassete, contudo h quem agradea todos os dias o fato de a msica digital chegar e acabar com os perrengues relacionados s antecessoras do CD. Assim como nas fitas VHS, muitas pessoas guardam relquias em fitas K7, mas que com o tempo vo se apagando ou se perdendo. Hoje voc vai aprender a transferir o udio das suas fitas antigas para o computador e digitalizar as msicas que embalaram grandes momentos da sua vida ou que guardam ocasies que no podem se apagar.

O que voc vai precisar


Basicamente, voc vai precisar de:

Um cabo P2/P2 ou; Um RCA/P2; Uma fita cassete; Um tocador de fitas cassete; Um software para gravao de udio; Placa de som; Gravador de CD (opcional); Espao em disco. O grande diferencial ser o tipo de sada que seu tocador de fitas possui, j que ele pode ter sadas RCA (fig. 1) ou P2 (fig. 2), sendo assim, o tipo de cabo que voc vai precisar vai depender do tipo de sada do player. Alm disso, vale lembrar que ter um tocador e fitas em bom estado de conservao so fundamentais para o sucesso da transferncia de udio. No nosso caso, usamos um cabo P2/P2, desta forma ligamos uma das sadas no plugue do fone de ouvido do nosso toca fitas.

Trabalhando com o que voc tem


H vrias maneiras de realizar esta tarefa, com os cabos RCA, P2 e at aparelhos que fazem esta converso quase que automaticamente como o Ion Cassete Deck (na ThinkGeek por US$129) ou o ION uRecord Vinyl & Cassete Ripper (na ThinkGeek por US$ 49) que transformam o K7 em MP3 em instantes. claro que invivel adquirir produtos assim, a no ser que voc tenha milhares de fitas para digitalizar. Do contrrio, os cabos corretos, fitas e tocador de qualidade j bastam.

1 de 5

20/10/2011 17:15

Como transferir suas fitas K7 para o computador

http://www.tecmundo.com.br/2624-como-transferir-suas-fitas-k7-p...

Como comear
Para comear a digitalizar suas fitas, importante frisar que seu tocador precisa ter uma sada de udio (Line Out), j que o som sair do tocador e entrar no seu computador por intermdio da placa de som. Se voc for usar cabos RCA, preste ateno para ligar as cores entre os conectores corretamente, se for um usar um cabo P2, lembre-se de colocar na sada de udio (sada dos fones de ouvido) ou se voc tiver uma sada AUX, tambm pode usar.

No computador
A maioria dos computadores, especialmente os mais atuais, possuem placas de som com vrios tipos de entradas, porm para transferir o udio das fitas para ela voc vai precisar da Entrada Analgica (conector azul). Depois de conectar seu tocador placa, hora de ajustar as configuraes de volume. Para isso, clique no atalho para os controles de volume localizado ao lado do relgio e verifique se est tudo funcionando corretamente, caso contrrio, clique em configurar para acertar o que estiver errado.

Convertendo o analgico em digital


Se voc conseguiu fazer com que o som do seu toca fitas fosse reproduzido, hora de utilizar um software para gravar o som analgico da sua K7 e transform-lo em digital no seu HD. Para isso, voc vai precisar de um aplicativo que grave udio. Sendo assim, vamos usar o Audacity, pois ele oferece a opo de gravar o udio executado no seu computador, alm de oferecer diversas alternativas para edio e, o melhor, gratuito. Desta maneira, faa o download do Audacity e instale-o no seu computador.

Est gravando?
Assim que conectar o tocador na placa de som e se certificar que ela reconheceu a conexo, basta abrir o Audacity e clicar em Gravar (crculo vermelho). Obviamente, voc vai precisar ajustar o volume da gravao, pois certamente haver distores. Para saber se o volume o adequado para que o som saia ntido na gravao, preste ateno nos nveis de volume, pois eles indicam se o som est adequado, muito alto ou muito baixo.

2 de 5

20/10/2011 17:15

Como transferir suas fitas K7 para o computador

http://www.tecmundo.com.br/2624-como-transferir-suas-fitas-k7-p...

Na figura acima, possvel observar as variaes volume. Inicialmente, a gravao estava muito alta, o que ocasiona a distoro no udio. Em seguida, o volume foi diminudo e os nveis foram se encaixando dentro das linhas cinza, e posteriormente, a msica foi desligada e as linhas de volume ficaram estveis. Voc pode controlar estas variaes de volume no seu tocador de fitas ou com os controles de volume do Windows na barra Line In. Se voc quiser saber mais sobre o funcionamento do Audacity, consulte o artigo Audacity:como gravar sons. Depois de acertar todos os detalhes, voc pode editar suas faixas com o prprio Audacity. Inserir efeitos, criar mais faixas, separ-las, extrair o som dos vocais e muito mais. Se voc acha que est tudo perfeito, hora de salvar seus arquivos. Para isso, v at o menu Arquivo/Exportar. Voc pode inserir o nome do artista e da faixa, criar categorias para suas msicas e muito mais em uma janela como esta.

Depois de catalogar o udio, hora de salvar. H vrios formatos disponveis no Audacity, mas os mais comuns so o WAV e o MP3. Vale lembrar que para salvar em MP3, voc vai precisar baixar uma DLL. Isso simples, pois assim que voc solicitar que a faixa seja salva em MP3, uma pequena janela ser aberta, desta forma clique em baixar para ser direcionado ao site de downloads.

Obviamente, h vrias opes de aplicativos para realizar a mesma tarefa do Audacity. Alm dele, voc pode usar o MAGIX Audio Cleaning Lab (pago), Sony Sound Forge (pago), Wavosaur (gratuito) e o GTS Studio Recorder Pro (gratuito). Vale lembrar que o Windows disponibiliza uma ferramenta para captura de som chamada Gravador de Som, mas ela muito bsica e no custa nada baixar um aplicativo mais completo. Contudo, se voc no quer complicao ele ideal.

3 de 5

20/10/2011 17:15

Como transferir suas fitas K7 para o computador

http://www.tecmundo.com.br/2624-como-transferir-suas-fitas-k7-p...

Espao em disco
importante frisar que alm destes componentes, voc tambm precisa ter espao disponvel no seu HD para gravar o udio das fitas. Dependendo do formato de gravao voc vai precisar de mais ou menos espao, por exemplo, se voc gravar no formato WAV cada um minuto de udio equivale a 10 MB, j em MP3 um minuto corresponde a 1 MB. O prprio Audacity informa quanto tempo de gravao ele consegue armazenar de acordo com o espao disponvel. Estes valores eficam visveis na parte inferior da janela do aplicativo.

Tudo digitalizado
Finalmente voc digitalizou todas as suas fitas K7 e est com vrios arquivos no PC ou todo o contedo de uma fita em um arquivo nico. Se voc preferir gravar as faixas em um arquivo s, sem problemas, mas se por acaso voc esqueceu-se deste detalhe no se preocupe, voc pode usar vrios aplicativos que dividem arquivos de udio. O prprio Audacity faz isso, mas h opes mais simples como o Slice Audio File Splitter, DJ Audio Editor e o MP3 Cutter, todos gratuitos. claro que voc precisa verificar se o formato de arquivo que voc gravou (MP3, WAV, OGG) suportado pelo programa escolhido. No Audacity o recorte de udio pode ser feito da seguinte maneira: selecione o trecho da msica que voc quer cortar. Agora, v at o menu Editar/Separar e criar novo. Pronto, voc ter duas faixas na tela do Audacity, agora basta selecionar uma delas e Exportar com o nome correspondente.

O que fazer?
Depois de digitalizar sua coleo de fitas do Patinho Feio, a coletnea do Roberto Carlos que sua me tanto ama ou o som da sua banda, possvel utilizar os arquivos de udio das mais diferentes formas. Uma delas a gravao das faixas em um CD. Para isso voc vai precisar de um gravador de CDs e um aplicativo que realize esta funo. Alm disso, voc pode incluir as faixas como trilha sonora em menus de DVDs, usar as msicas para criar e editar filmes no Movie Maker ou outro editor, alm de ouvir em seu Player MP3, iPod ou DVD. Confira abaixo um trecho de uma fita K7 digitalizada. Ao longo da gravao, o volume da msica sofreu variaes.

Morte e vida do K7

4 de 5

20/10/2011 17:15

Como transferir suas fitas K7 para o computador

http://www.tecmundo.com.br/2624-como-transferir-suas-fitas-k7-p...

Depois de digitalizar suas K7 voc acha que ser fcil se livrar delas? Com certeza a tecnologia usada na gravao das fitas j foi superada h muito tempo, mas h quem afirme que elas j fazem parte da histria das pessoas e que, assim como os discos de vinil, se tornaram objetos de coleo e saudosismo. Pelo o que parece, as fitas ainda despertam a criatividade e interesse dos designers, Geeks e antenados na moda, tendo em vista que o nmero de objetos que usam o tema fita K7 ainda muito popular e considerado como venda garantida. Confira abaixo alguns objetos inspirados nos cassetes e tire suas concluses sobre a morte e vida delas.

Se voc se interessou pelo assunto, aproveite enquanto as msicas esto gravando e confira mais alguns artigos relacionados ao tema e fique sempre atualizado.

5 de 5

20/10/2011 17:15

Potrebbero piacerti anche