Sei sulla pagina 1di 26

Falta capa, agradecimento, resumo,concluso, sumrio, numerar pgs,formatar, etc.... Corrigir escrita, se faltar coisa n trab. Complementar.

Digitar alguns pargrafos que foram colocados atravs do paint, pq esto como se fossem imagem. Introduo A maneira mais fcil de transmitir rotao motora de um eixo a outro atravs de dois cilindros. Eles podem se tocar tanto internamente como externamente.Se existir atrito suficiente entre os dois cilindros o mecanismo vai funcionar bem.Mas a partir do momento que o torque transferido for maior que o atrito ocorrer deslizamento. Com o objetivo de se aumentar o atrito entre os cilindros, fez-se necessrio a utilizao de dentes que possibilitam uma transmisso mais eficiente e com maior torque. nasce assim a engrenagem. As engrenagens operam aos pares, os dentes de uma encaixando nos dentes de outra. Se os dentes de um par de engrenagens se dispem em circulo, a razo entre as velocidades angulares e os torques do eixo ser constante. Se o arranjo dos dentes no for circular, variar a razo de velocidade. A maioria das engrenagens de forma circular. Para transmitir movimento uniforme e contnuo, as superfcies de contato da engrenagem devem ser cuidadosamente moldadas, de acordo com um perfil especfico. Se a roda menor do par (o pinho) est no eixo motor, o trem de engrenagem atua de maneira a reduzir a velocidade e aumentar o torque; se a roda maior est no eixo motor, o trem atua como um acelerador da velocidade e redutor do torque. Principios Basicos das Engrenagens Em qualquer engrenagem,a relao determinada pelas distancia que vo do centro das peas ate o ponto de contato.Por exemplo,em um dispositivo com duas engrenagens ,se uma delas tiver o dobro do dimetro da outra,a relao ser de 2:1 Um dos tipos de engrenagens mais primitivo que podemos ver seria uma roda com estacas de madeiras em sua extremidades. O problema desse tipo de engrenagens que a distancia do centro de cada engrenagem ate o ponto de conato muda de acordo com a rotao delas.O que significa que a relao de engrenagens se altera com o seu giro,fazendo com que a velocidade tambm mude.Se voc usasse engrenagens assim no seu carro,seria impossvel manter uma velocidade constante,haveria uma incessante acelerao e desacelerao. Muitas engrenagens modernas utilizam um perfil de dentes especial chamado de involuta.Esse perfil tem a propriedade extremamente importante de manter uma relao

de velocidade constante entre as duas engrenagens .Assim como a roda com estacas acima o ponto de conato se movimenta,mas a forma dos dentes da engrenagens involuta compensam esse movimento.

Tipos de engrenagem
As engrenagens no s apresentam tamanhos variados, mas tambm se diferenciam em formato e tipo de transmisso de movimento. Dessa forma, podemos classificar as engrenagens empregadas normalmente dentro dos seguintes tipos:

Cilndrica reta Engrenagens de dentes retos, como mostrado na figura, tm dentes paralelos ao eixo de rotao e usada para transmitir movimento de um eixo a outro. a engrenagem mais simples e do custo mais baixo.
usada em transmisso que requer mudana de posio das engrenagem em servio, pois fcil de engatar. mais empregada na transmisso de baixa rotao do que na de alta rotao , por causa do rudo que produz.

As engrenagens de dentes retos tm certas limitaes quanto s suas aplicaes, principalmente para grandes largura. Esta limitao devida dificuldade de contato uniforme ao longo de toda a largura do dente, em todos os dentes, requerendo dentes retificados e um perfeito alinhamento (paralelismo) dos eixos. A figura mostrada como o contato perfeito deve ocorrer, ao longo da linha AB, na face e no flanco do dente.

Deve-se observar que qualquer desalinhamento nos eixos ou impreciso na usinagem do perfil dos dentes, acarreta um contato no uniforme, ocasionando falha prematura dos dentes. O quadro a seguir mostra as relaes mais comuns para engrenagens de dentes retos.

12.1-Relao cinemtica Em uma transmisso a ao do dente do pinho sobre a coroa a vice-versa promove a transmisso de torque e potencia de um eixo para outro. A direo da fora e sua componentes esto mostradas a seguir:

Os valores das componentes so determinados pelas relaes: Wt=W.cos Wt=W.sen a componente tangencial Wt responsvel pela transmisso de torque e potencia. Cilndrica helicoidalh Engrenagens helicoidais tm dentes inclinados em relao ao eixo central. So as mais usadas, pois tem a vantagem de serem menos barulhentas devido a um engrenamento mais gradual e progressivo.

Podem transmitir movimento entre eixos que no esto paralelos entre si. Devido ao ngulo de hlice de seus dentes,as engrenagens helicoidais provocam uma fora axial,na direo do eixo,o que no acontece nas engrenagens de dentes retos.

O contato do dente reto acontece, como foi visto, instantaneamente ao longo de toda a linha AC. No dente helicoidal, o contato inicia em A, e medida que a

engrenagem vai girando, o contato vai se formando gradualmente at atingir a linha AP, diagonalizada em relao ao dente. Este contato gradual confere as engrenagens helicoidais uma transmisso silenciosa,com pouca vibrao,mesmo sem o acabamento de retifica dos dentes.Devido a este contato,estas engrenagens tem uma razo de contato bem maior que as de dentes retos,de 1.3 a 1.7,proporcionando ao conjunto transmisso de maior potencia. 13.1 Relaes cinemticas A figura mostra uma vista de topo,onde a inclinao do dente definida pelo ngulo de helice.A seo AA mostra uma vista transversal,onde o ngulo de presso t.Na vista normal ,seo BB,que corresponde olhar a engrenagem na direo do dente (direo de),o ngulo de presso definido como n(ngulo de presso normal). na direo perpendicular a esta,ao longo da linha de ao,que a fora W transmitida do pinho para a coroa.

Da figura podem-se deduzir as seguintes relaes geomtricas:

Outra relao a distancia ad, que define o passo axial:

Onde se tem que: pnpasso normal Ptpasso diametral transversal Pxpasso axial ptpasso transversal Mnmodulo normal Pnpasso diametral Mtmodulo transversal A tabela mostra as geometrias dos dentes das engrenagens helicoidais mais usados.

A transmisso de fora nas engrenagens helicoidais est mostrada na figura. Pode-se ver na figura que a fora W que incide normal face do dente e na direo da linha de ao, pode ser decomposta nas componentes:

Observe que,como nas engrenagens de dentes retos,a componente Wt a nica responsvel pela transmisso de torque e potencia.As componentes Wr e Wa no executam nenhum trabalho til.Estas duas componentes prejudicam,como no caso de Wa que provoca no eixo uma componente axial no mancal sendo necessrio o uso de mancais (rolamento) especiais,mais caros para suportar esta carga. As componentes podem ser calculadas pelas formulas:

- ngulo de hlice n- ngulo de presso normal t- ngulo de presso transversal W- carga normal total de dente sobre o outro A- Relao entre o ngulo de presso transversal t, o ngulo de presso normal n e o ngulo de hlice dado pela expresso:

Cnica reta

Engrenagens cnicas so usadas principalmente para a transmisso entre eixos que se cruzam, principalmente perpendicular. Os dentes podem apresentar a forma reta ou helicoidal.A figura mostra um conjunto pinho/coroa cnicas:

O conjunto da figura tem eixos perpendiculares. Os dentes so usinados na face do tronco,de tal forma que o dente tem geometria varivel,ou seja,como o dimetro varivel,o passo diametral ou modulo variam.Nas engrenagens cnicas de dentes retos ou helicoidais o vrtice dos cones so concorrentes,isto

,convergem para um mesmo ponto.Nestes tipos,engrenagens cnicas de dentes retos e dentes helicoidais,a interao dos dentes ocorre da mesma forma que j estudada para as engrenagens cilndricas de dentes retos e helicoidais.Isto quer dizer que os conjuntos cnicos de dentes helicoidais tem tambm transmisses mais suaves e silenciosas. Devido ao ngulo do cone, a configurao geomtrica destas engrenagens apresenta novos parmetros a serem definidos. A figura ilustra um conjunto pinho/coroa,mostrando estes novos parmetros.

14.1-Relao cinemtica

Observa-se que para eixos perpendiculares, os ngulos 1 e 2 somam 90: 1 + 2 = 90 Algumas relaes importantes para engrenagens cnicas de dentes retos e =20 (ngulo de presso), eixos a 90, so mostrado na tabela a seguir:

Nas engrenagens cnicas, mesmo de dentes retos, a fora normal W que o pinho faz sobre a coroa, e vice-versa, pode ser decomposta em trs componentes, como mostrado na figura.

Sendo: =ngulo de presso = ngulo do cone Nas engrenagens cnicas, o torque T calculado usando a raio mdio rm, ou seja:

Assim, pode-se escrever tambm:

Cnica helicoidal Estas engrenagens tm seus dentes usinados com uma ferramenta de corte circular de maneira que forma um ngulo de hlice. A figura mostra mais claramente:

Quando o ngulo de hlice igual a zero, a engrenagem cnica helicoidal chamada de zerol. Estas engrenagens tem apenas os dentes curvos(forma circular) e so similares as cnicas de dentes retos,mas no so mais precisa devido a facilidade de usinagem com preciso dos dentes circulares.Nas cnicas helicoidais,a carga Wt tambm determinada pela expresso:

onde T o torque e rm o raio mdio As componentes de fora Wr e Wa dependem se a hlice esquerda ou direita e a direo de rotao. Na figura a hlice esquerda.Assim,para hlice direita e rotao horria,tem-se que:

Para hlice esquerda e rotao horria, tem-se que:

Onde: - ngulo de hlice = ngulo do cone n- ngulo de presso normal

Cremalheira
Cremalheira uma barra provida de dentes, destinada a engrenar uma roda dentada. Com esse sistema, pode-se transformar movimento de rotao em movimento retilneo e vice-versa.

Parafuso sem-fim/coroa O conjunto parafuso sem-fim/coroa uma evoluo das engrenagens cnicas(espiroides),para o ngulo do cone do pinho =0. muito usado apesar

de sua eficincia ser relativamente baixa(n=80%),pode-se conseguir grandes redues com um s conjunto.A figura ilustra este conjunto.

Como pode ser visto,o parafuso sem-fim e coroa tem ngulo de hlice,que chamado de ngulo de avano designado por . A figura mostra a nomenclatura usado neste conjunto. As principais relaes geomtricas no sem-fim/coroa so:

Combinando sucessivamente estas expresses pode-se obter uma nica expresso, que relaciona os parmetros mais importantes para a definio do sem-fim/coroa:

O valor de K est compreendido em 1.7 e 3.0, sendo recomendado usar 2.2. Os ngulos de avano mais usados variam entre 4 e 25, para ngulo de presso normal n de 1430 e 20. mais recomendado usar:

possvel construir uma transmisso sem-fim/coroa com C (distncia entre centros) variando de 2 in a 64 in, dependendo da potncia desejada. Esta anlise permite identificar a possibilidade geomtrica do sem-fim/coroa, antes do dimensionamento final para uma dada potncia. Em um redutor sem-fim/coroa, o movimento ou potncia entra pelo sem-fim que solicita a coroa com fora W, que pode ser decomposta em trs componentes, conforme figura.

importante observar que, devido ao atrito na direo do dente ou da hlice do dente, aparecem componentes das foras de atrito.

Onde o coeficiente de atrito entre os materiais do sem-fim (ao) e da coroa (bronze) Observando a figura, tem-se:

Notar que Wg componente na coroa e, Ww componente do sem-fim. Os ndices Wt, Wr e Wa e referem-se as componentes tangenciais, axiais e radiais, respectivamente. Assim as componentes so:

Devido ao atrito provocado pelo deslizamento pelos dentes do sem-fim e da coroa , estas partes so construdas com materiais diferentes. Normalmente o sem-fim de ao liga e a coroa de bronze. Para estes materiais, o coeficiente de atrito , que depende da velocidade e do tipo de bronze usado, assume valores um pouco diferentes como mostrados na figura:

A velocidade que aparece no grfico, velocidade no ngulo de avano calculada por:

dw = dimetro do sem-fim nw = rotao do sem-fim

Definindo a eficincia do sem-fim de outra forma, pela relao das foras Wn sem atrito e Ww com atrito, obtem-se a relao:

Classificao das engrenagens

As engrenagens podem ser classificadas de acordo com a posio relativa dos eixos de revoluo. Esses eixos podem estar: Paralelos; Intersecionados; Nem paralelo nem intersecionados. a- Engrenagens para conexo de eixos paralelos: 1. Engrenagens de dentes retos Contato

2. Engrenagem helicoidal paralela

3. Engrenagem helicoidal dupla

4. Pinho e cremalheira de entes retos evolventes

5. Engrenagem cilndrica com dentes em V

b- Engrenagens para conexo de eixos intersecionados: 1. Engrenagem cnica de dente reto

2. Engrenagem cnica espiral

c- Eixos nem paralelos ou intersecionados: 1. Engrenagens helicoidais cruzadas

2. Par coroa e sem-fim

Nomenclatura/ Dimetro primitivo

Clculos Relao de Velocidade

ngulo de presso O ngulo de presso num engrenamento definido como o ngulo entre a linha de ao e a direo da velocidade angular, de modo que a linha de ao est rotacional a graus da direo de rotao da engrenagem movida. As engrenagens so fabricadas atualmente com ngulo de presso padronizados para diminuir o custo no processo de fabricao.Os ngulos de presso so 14.5,20 e 25, sendo o mais usado 20.

Materiais Utilizados na Fabricao / Tratamento Trmico

Todos os tipos de material so usados para engrenagens. Um doas mais utilizado o ferro fundido,ASTM 20,que um material relativamente barato e satisfatrio do ponto de vista de desgaste.Aos especiais no so usados a menos que sejam tratados termicamente.O ao fundido deve ser bem recozido e pode sofrer tratamento trmico. Para se escolher o ao leva-se em considerao o tratamento que se pretende fazer. Os dentes temperados(o.35% a 0,50% de carbono)so usados freqentemente.Os carbonetados cementados (0,15% a 0,20 de carbono) tem resistncia ao desgaste excelente com uma superfcie de 58 HC ou melhor.Os aos de 0.40% a 0.45% de carbono so endurecidos na superfcie para 50 HC ou mais,por tempera superficial por maarico, tempera por induo ou cianetao.Os aos especiais so melhores para o endurecimento superficial por possurem alta temperabilidade.O ao fundido pode ser tambm endurecido,internamente ou superficialmente. O tratamento de endurecimento produz certamente alguma distoro, porem, os e a aos-liga podem ser endurecida com muita menor distoro que ao carbono. Se a preciso do perfil necessria como no caso de altas velocidades, devem-se escolher um material que apresenta um mnimo de distoro, mesmo assim pode ser necessrio retificar ou polir os perfis, de modo a se obter a preciso necessria. A industria automobilstica,por processos cuidadosamente

controlado para manter a distoro mnima,usa ligas endurecidas superficialmente sem a operao de retificao final. Em situao severas de servios, pode ser usado a nitretao, um processo caro, somente justificvel Mem certos caos. No h muito problema de distoro,porque o processo conduzido em temperaturas relativamente baixas. (Alguns materiais no-metalicos so usados em engrenagens para transmitir potencias relativamente significantes como, por textolite, etc.) e nylon. Uma vantagem dos no-metalicos o baixo nvel de rudo.

Lubrificao / Temperatura

Excetuando-se engrenagens plsticas pouco exigidas, todo conjunto de engrenagens devem ser lubrificado para prevenir desgaste superficial. Controlar a temperatura na interface importante porque se muito altas,podem diminuir a vida til das engrenagens.Lubrificante removem calor e separam as superfcies de um contato direto,reduzindo atrito.Lubrificante suficiente deve ser utilizado para transferir o calor gerado por atrito para o meio ambiente sem permitir que o engrenamento se aquea em demasia. A maneira preferida para se lubrificar colocando as engrenagens em caixas, de modo que elas ficam parcialmente submergidas. A rotao da engrenagem leva o lubrificante para regies que no esto submergidas. O leo deve ser limpo de livre de contaminaes,sendo trocado periodicamente.Conjuntos de engrenagens que no podem ficar em caixas,devem ser sempre lubrificadas usando graxa,que recomendada somente para baixas velocidades e cargas.

Rendimento

Um par de engrenagens helicoidais ou de dentes retos usinados deve transmitir, no mnimo, 98% da potencia em velocidade comum, se as engrenagens e os mancais de apoio estiverem bem lubrificados. Para uma reduo dupla, o rendimento um pouco mais baixo, cerca de 97%, e para uma reduo tripla, ainda mais baixo, da ordem de 96%%. Freqentemente ele mais alto que estes valores. As perdas na partida,quanto os mancais so mancais de deslizamento,podem ser altas,da ordem de35% da carga sendo,assim,recomendvel dar partida em engrenagens em condies de pouca carga.Devem ser esperados menores valores do rendimento em velocidades muito elevados acima de 1500 m/min.

Referncias Livro: Elementos de Mquina vol.III, Niemann Livro Elemento de Mquina vol.I, Niemann Sites: ftp://www.demec.ufmg.br
Apostila Engrenagens Unicamp

Concluso

Potrebbero piacerti anche