Sei sulla pagina 1di 15

INTRODUO

Teoria dos conjuntos o ramo da matemtica que estuda conjuntos, que so colees de objetos. Embora qualquer tipo de objeto possa ser reunido em um conjunto, a teoria dos conjuntos aplicada na maioria das vezes a objetos que so relevantes para a matemtica. O estudo moderno da teoria dos conjuntos foi iniciado por Georg Cantor e Richard Dedekind em 1870. Seus conceitos so integrados em praticamente todo currculo de Matemtica. Alm disso, fatos elementares sobre conjuntos e associao de conjuntos so frequentemente ensinados na escola primria, junto com diagramas de Venn, diagramas de Euler, e as operaes elementares, tais como unio e interseo de conjunto.

REPRESENTAO DOS CONJUNTOS Os conjuntos so representados por letras maisculas e os seus elementos so representados entre chaves. Assim, teramos: O conjunto das letras do nosso alfabeto; L= {a, b, c, d,..., z}. O conjunto dos dias da semana: S= {segunda, tera,... domingo}. A representao de conjuntos pode ser feita de trs maneiras:

1 - Por extenso

O conjunto pode pode ser descrito por extenso: aplicvel quando o nmero dos seus elementos for finito e suficientemente pequeno enumerando explicitamente todos os seus elementos colocados entre chaves e separados por vrgulas.

Exemplos: A = {Janeiro, Fevereiro, Maro, Abril,..., Novembro, Dezembro} - Conjunto dos meses do ano. V = {a, e, i, o, u} - Conjunto das vogais. P = {2, 4, 6, 8, 10, 12,} Conjunto dos nmeros pares positivos.

2 - Por compreenso:

Representado por compreenso quando: enunciada uma propriedade caracterstica dos seus elementos. Isto , uma propriedade que os seus e s os seus elementos possuam.

Exemplos: B(meses do ano) C= {letras do alfabeto} D= {os meus CDs de msica} P = {p N: p = 2q para algum q N} Q = {x N: x primo} R = {x: x um nmero natural par e positivo}

3 - Por diagramas

Atravs de estudos relacionados lgica, Jon Venn criou uma diagramao baseada em figuras no plano. Esse mtodo consiste basicamente em crculos que possuem a propriedade de representar relaes entre conjuntos numricos. Geralmente usamos os seguintes modelos de diagramas:

Representao de conjunto nico Nmeros Naturais (1, 2, 3, 4, 5, 6)

Relao entre dois conjuntos: A e B. A = (1, 2, 3, 4, 5, 6) B = (5, 6, 7, 8, 9, 10)

Smbolos U = unio = interseco

A U B = (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10) A B = (5, 6)

Relao entre trs conjuntos: A, B e C. A = (3, 4, 5, 6, 7, 8) B = (4, 6, 8, 10, 12)

C = (1, 2, 3, 4, 6, 10)

A U B = (3, 4, 5, 6, 7, 8, 10, 12) A U C = (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10) B U C = (1, 2, 3, 4, 6, 8, 10, 12) A B = (4, 6, 8) A C = (3, 4, 6) C B = (4, 6, 10)

Podemos observar atravs dos exemplos que os diagramas representam de uma forma prtica e eficiente as relaes de unio e de interseco entre os conjuntos numricos. Eles podem ser usados na representao de quaisquer conjuntos, no intuito de estabelecer uma melhor demonstrao e compreenso dos elementos pertencentes ao conjunto.

Conjunto unitrio o conjunto que possui um nico elemento. Assim, teramos:

A= {fevereiro}, B = {Nmero primo que par}.

Conjunto vazio

o conjunto que no possui elementos. representado por: {} ou Assim teramos: A= {} ou A =

RELAO DE INCLUSO SUBCONJUNTOS

Seja por exemplo, o conjunto das letras do nosso alfabeto: B = {a, b, c, d, e, f, g, h, i, j,..., z}

Vemos que B formado por um conjunto de vogais (V) e um conjunto de consoantes (C). Logo poderamos dizer que o conjunto das vogais faz parte do conjunto das letras do nosso alfabeto, e indica-se por:

V B ou B V Assim se l cada um dos dois smbolos: ..... Est contido em

..... Contm

Em caso contrrio indicaramos por: ..... No est contido em ..... No contm

A B ( x) (x A X B)

Observao importante: O conjunto vazio o nico conjunto que subconjunto de qualquer conjunto

RELAO DE IGUALDADE

Dois conjuntos, M e N, dizem-se iguais quando todo elemento de M pertence a N, e todo elemento de N pertence a M, ou seja, M subconjunto de N e N subconjunto de M. Logo: Se M N e M N M=N

Exemplificando teramos:

M = {Mrcia, Maria, Fbio} N = {Fbio, Maria, Mrcia}

Podemos ver que os elementos de M esto em N e que o mesmo acontece com os elementos de N, ento podemos dizer que M=N.

CONJUNTO UNIVERSO REPRESENTAO DE VENN

Seja por exemplo, o conjunto dos dias da semana que comeam com S. S={ segunda-feira, sexta-feira, sbado}

Podemos verificar que esse conjunto um subconjunto do conjunto D dos dias da semana. D={Tera-feira, quarta-feira, Quinta-feira, Domingo}

Um modo prtico e fcil de ilustrar este conjunto representando-o atravs da REPRESENTAO DE VENN, j tratada anteriormente.

Consiste em representar os elementos de um conjunto internamente a um retngulo (geralmente) e os elementos dos subconjuntos, limitados por uma linha fechada e no entrelaada.

Assim teramos:

OPERAES ENTRE CONJUNTOS

1) INTERSECO DE CONJUNTOS: a operao que permite determinar conjunto dos elementos comuns a dois ou mais conjuntos.

Indicao:

Sejam dados: A={ 1, 2, 3, 4} e B={0, 1, 3 , 5} Temos: A B = { 1, 2, 3, 4} {0, 1, 3 , 5} = {1, 3 }

A B = {x/ x A e x B}

2) UNI O DE CONJUNTOS: U a operao que permite determinar o conjunto de todos os elementos pertencentes a dois ou mais conjuntos.

Sejam dados: A = { 1, 2, 3, 4} e B = { 0, 1, 3, 5} temos: A U B = { 1, 2, 3, 4} U { 0, 1, 3, 5} = { 0, 1, 2, 3, 4, 5}

Esquematicamente teramos:

A U B = {x/ x A ou x B}

CONCLUSO

Pode-se concluir que a importncia do estudo dos conjuntos de fundamental importncia para o entendimento dos demais assuntos da Matemtica, devido ao processo de relao que apresenta. Outras cincias como a Economia e a Estatstica tambm dependem substancialmente desse conhecimento, de forma que seu aprendizado trar aos estudantes um maior horizonte de conhecimento, com trouxe a mim.

BIBLIOGRAFIA

Giovanni e Bonjorno. Matemtica Fundamental , Ed. Atual. So Paulo. 1993 http://matematica-na-veia.blogspot.com/2008/03/representao-de-conjuntos.html Wikipdia, a enciclopdia livre

ANEXO

TEORIA DOS CONJUNTOS Smbolos : pertence : no pertence : est contido : no est contido : contm : no contm / : tal que : implica que : se, e somente se : existe : no existe : para todo (ou qualquer que seja) : conjunto vazio N: conjunto dos nmeros naturais Z : conjunto dos nmeros inteiros Q: conjunto dos nmeros racionais Q'= I: conjunto dos nmeros irracionais R: conjunto dos nmeros reais

Potrebbero piacerti anche