Sei sulla pagina 1di 7

Internato de psiquiatria na Universidade So Francisco PAULIN & POAS

Artigo original

Repercusses do transtorno disfrico pr-menstrual entre universitrias


Effects of premenstrual dysphoric disorder among college students
Valria Conceio Passos de Carvalho1, Amaury Cantilino2, Nathlia Machado Porto Carreiro3, Luciene Fontes de S3, Everton Botelho Sougey4
Doutoranda, Programa de Ps-Graduao em Neuropsiquiatria e Cincias do Comportamento, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE. Professora assistente, Universidade Catlica de Pernambuco (UNICAP), Recife, PE. Professora assistente, Faculdade Integrada do Recife (FIR), Recife, PE. 2 Doutor, Neuropsiquiatria e Cincias do Comportamento. Coordenador, Programa de Sade Mental da Mulher, Ncleo de Pesquisa em Transtornos Afetivos, Hospital das Clnicas, UFPE. 3 Especializao, Fisioterapeuta, FIR. 4 Ps-Doutor, Universidade Livre de Bruxelas, Bruxelas, Blgica. Coordenador, Ps-Graduao em Neuropsiquiatria e Cincias do Comportamento, UFPE. Este estudo foi realizado no Programa de Ps-Graduao, Neuropsiquiatria e Cincias do Comportamento, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE.
1

Resumo
Introduo: O transtorno disfrico pr-menstrual (TDPM) uma variante mais grave da sndrome pr-menstrual que apresenta a oscilao do humor como fator mais perturbador e debilitante, repercutindo na qualidade de vida das mulheres em idade reprodutiva. O objetivo deste estudo foi identicar as principais repercusses fsicas e emocionais causadas pela TDPM entre universitrias de Fisioterapia. Mtodo: Estudo do tipo corte transversal, descritivo e analtico, realizado no perodo de agosto a dezembro de 2008 em 259 universitrias. Os instrumentos utilizados para a realizao desta pesquisa foram: um questionrio contendo questes socioeconmicas, o Questionrio de Sintomas Menstruais (Menstrual Symptom Questionnaire, MSQ), a escala de autoavaliao de sndrome de transtorno pr-menstrual de Steiner e o Questionrio de Autoavaliao da Escala de Hamilton para Depresso. A anlise estatstica foi descritiva e analtica, sendo utilizado o teste qui-quadrado ou o teste exato de Fisher, sendo que todas as concluses foram tomadas ao nvel de signicncia de 5%. Resultados: Encontramos alta prevalncia de repercusses somticas e emocionais. Atravs dos sinais e sintomas pesquisados pelo MSQ entre as portadoras de TDPM, observou-se uma associao do transtorno com os sintomas depressivos (p = 0,048). Os demais sintomas como ansiedade, labilidade de humor, sintomas somticos, habilidade para realizar tarefas e dor no apresentaram correlao. Concluso: O TDPM provocou desconforto fsico e emocional e revelou uma correlao signicativa com os sintomas depressivos, sugerindo tratar-se de uma expresso clnica de transtorno de humor. Descritores: Transtorno disfrico pr-menstrual, ciclo menstrual, sade da mulher.

Abstract
Background: Maternal premenstrual dysphoric disorder (PMDD) is a severe variant of premenstrual syndrome in which mood swings are the most disturbing and debilitating, affecting the quality of life of women of reproductive age. The objective of this study was to identify the main physical and emotional manifestations of PMDD among undergraduate students of Physical Therapy. Methods: A cross-sectional, descriptive, analytical study was carried between August and December 2008, with 259 undergraduate students. The following instruments were used: a questionnaire covering social and economic data; the Menstrual Symptom Questionnaire (MSQ); Steiners selfrated premenstrual syndrome questionnaire; and the Hamilton Self-Rating Depression Questionnaire. Descriptive and analytical statistical analysis was performed using the chi-square test or Fishers exact test. Signicance was set at 5%. Results: A high prevalence of physical and emotional symptoms was found. Among the signs and symptoms assessed by MSQ, only depression showed a signicant correlation with PMDD (p = 0.048). Other symptoms, such as anxiety, mood lability, physical symptoms, the ability to perform daily tasks, and pain, were not correlated with PMDD. Conclusion: PMDD caused physical and emotional distress among the women assessed and was signicantly correlated with depression. These ndings suggest that PMDD should be classied as a clinical manifestation of mood disorders. Keywords: Premenstrual dysphoric disorder, menstrual cycle, womens health.

Correspondncia: Valria Conceio Passos de Carvalho, Rua Guedes Pereira, 77/401, CEP 52060-150, Bairro Casa Amarela, Recife, PE. E-mail: valeriapassos@gmail.com No h conitos de interesse associados publicao deste artigo. Copyright Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul APRS Recebido em 28/04/2009. Aceito em 22/05/2009. Rev Psiquiatr RS. 2009;31(2):105-111

Transtorno disfrico pr-menstrual em universitrias CARVALHO ET AL.

Introduo
O ciclo menstrual (CM) dura, em mdia, 28 dias, podendo ser dividido em trs fases distintas: folicular, ovulatria e ltea. A fase folicular inicia-se no primeiro dia da menstruao e dura entre 9 e 23 dias, a fase ovulatria pode durar at 3 dias e a fase ltea vai do m da ovulao at o incio do uxo menstrual. Estas fases so caracterizadas por um perl especco de concentrao srica dos hormnios sexuais1. Desta forma, o perodo pr-menstrual um perodo de vulnerabilidade para o aparecimento de sintomas fsicos e psquicos que tipicamente se apresentam 1 semana antes da menstruao e aliviam com o incio do uxo menstrual. Segundo a estimativa de pesquisas epidemiolgicas, 75% das mulheres em idade reprodutiva experimentam alguns sintomas atribudos fase pr-menstrual do ciclo. Mais de 100 sintomas fsicos e psicolgicos vm sendo reportados, mas muitas mulheres so capazes de administr-los atravs de mudanas no estilo de vida e de terapias conservadoras2. A sndrome disfrica pr-menstrual ou transtorno disfrico pr-menstrual (TDPM) uma variante da sndrome prmenstrual, mais grave, que apresenta oscilao intensa de humor como fator mais perturbador e debilitante no complexo de sintomas existentes. Sua etiologia no bem denida, pois ela inuenciada por fatores hormonais, familiares, ambientais e socioculturais, no apresentando necessariamente a sintomatologia fsica. Esse quadro, entretanto, inuencia de forma importante as atividades rotineiras e de trabalho das mulheres2-4. Os sintomas do TDPM podem aparecer desde a menarca at a menopausa e encontram-se presentes na vida das mulheres ao longo de todo o perodo reprodutivo, sendo muitas vezes interpretados como sintomas de um transtorno imaginrio e resultantes da cada vez mais estressante vida moderna. Por outro lado, inmeras mulheres relatam apresentar um aumento da gravidade e da durao dos sintomas com a proximidade da menopausa, o que repercute na sua qualidade de vida3. A indenio sobre o conceito de TDPM explica a multiplicidade de escalas e critrios diagnsticos existentes para esse transtorno, no havendo ainda uma metodologia padro para sua avaliao. A validao de escalas dessa sndrome mal delimitada est incompleta, e as escalas existentes tentam estabelecer um ou mais padres de mudana e de intensidade dos sintomas ao longo do ciclo menstrual5. O diagnstico diferencial entre a sndrome da tenso prmenstrual (TPM) e o TDPM pode ser difcil, pois no existe nenhum exame laboratorial que possa servir como marcador biolgico de uma ou outra sndrome. Entretanto, a maioria dos ginecologistas ou psiquiatras elabora o seu diagnstico atravs da avaliao dos sintomas exacerbados no perodo menstrual, sejam eles sintomas fsicos ou sintomas depressivos6. A identicao precoce e o tratamento adequado do TDPM reduzem a probabilidade de que ele se torne crnico e recorrente. Ainda h uma controvrsia quanto s formas de intervir neste transtorno, porm a reeducao alimentar, a administrao de medicamentos (psicofrmacos e contra106 Rev Psiquiatr RS. 2009;31(2)

ceptivos) e a atividade fsica tm demonstrado uma contribuio positiva para as portadoras do TDPM1,4. O TDPM apresenta como principal caracterstica sua recorrncia clnica durante a fase ltea e sintomas de humor e comportamentais, dentre os quais a depresso, ansiedade, labilidade afetiva, tenso, irritabilidade e distrbios do sono so os mais frequentes. Alm disso, causa um forte comprometimento do funcionamento social e ocupacional do indivduo, que geralmente pioram com a aproximao da menstruao e usualmente cessam de forma imediata com o incio do uxo menstrual7. O presente projeto tem como objetivo identicar as principais repercusses psicossomticas causadas pelo TDPM entre as universitrias, descrevendo a sua prevalncia e investigando sua associao com fatores socioeconmicos, demogrcos e comportamentais.

Materiais e mtodo
Estudo de corte transversal, descritivo e analtico. Foi desenvolvido na Faculdade Integrada do Recife (FIR), Recife (PE), no perodo de agosto a dezembro de 2008. Aprovado pelo Comit de tica em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife (PE) (CAAE: 0001.0.100.172-08). A amostra foi composta por 259 acadmicas devidamente matriculadas no curso de Fisioterapia da FIR mediante a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. Foram excludas mulheres com amenorreia (no menstruam, incluindo gravidez) e mulheres que apresentavam ciclos irregulares (menor que 25 dias ou maior que 35 dias). A coleta de dados foi realizada atravs de uma abordagem das universitrias na sala de aula, onde, primeiramente, foram explicados os objetivos da pesquisa e, depois, distribudos os instrumentos do estudo. Foi garantido o sigilo das informaes contidas, de forma que as universitrias no fossem identicadas. Os instrumentos utilizados para a realizao desta pesquisa foram: um questionrio que abordava questes socioeconmicas, histria clnica, hbitos de vida e escalas especcas para o m da pesquisa, contendo questes fechadas e estruturadas em tpicos para facilitar o ordenamento lgico das idias; o Questionrio de Sintomas Menstruais (Menstrual Symptom Questionnaire, MSQ), contendo 23 questes; a escala de autoavaliao de sndrome de transtorno pr-menstrual de Steiner, que dene o diagnstico de TDPM, contendo 36 itens; e o Questionrio de Autoavaliao da Escala de Hamilton para Depresso (QAEH-D), que foi validado para a verso brasileira, sendo composto por 18 itens5,8,9. Para a denio da presena ou ausncia de TDPM na escala de Steiner, foram seguidos os critrios listados no Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders Fourth Edition (DSM IV), de acordo com o qual obrigatria a presena de cinco ou mais sintomas nos dois ltimos ciclos menstruais e necessria a presena de pelo menos um dos sintomas relatados nos itens 1, 2, 3 e 4 (Tabela 1)5.

Transtorno disfrico pr-menstrual em universitrias CARVALHO ET AL.

Tabela 1 Critrios da DSM IV para o diagnstico do TDPM 1. Humor deprimido, sentimento de desesperana ou pensamentos de autodepreciao. 2. Ansiedade marcante, tenso, ou sentimento de estar no limite. 3. Instabilidade afetiva marcante. 4. Raiva ou irritabilidade pronunciada, ou aumento signicativo de conitos pessoais. 5. Interesse diminudo nas atividades usuais. 6. Diculdade de concentrao. 7. Letargia, cansao pronunciado, falta de energia habitual. 8. Mudana signicativa no apetite, seja no sentido de diminuio ou de aumento. 9. Aumento ou diminuio importante no sono. 10. Sentimento de estar fora de controle. 11. Sintomas fsicos, como dor mamria, dor de cabea, dor muscular ou articular, ganho de peso.
DSM IV = Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders Fourth Edition; TDPM = transtorno disfrico pr-menstrual. Fonte: Steiner1.

Os sintomas de humor, depressivos e fsicos do MSQ foram investigados separadamente. Para indicar a presena dos sintomas, considerou-se a marcao das alternativas de nmero 2 a 6 (2 - mnimo; 3 - suave; 4 - moderado; 5 - severo; e 6 - extremo), de modo que a marcao da alternativa n-

mero 1 (no aplicvel, ausente, sem alteraes) indicava que a entrevistada no apresentava os sintomas. Desta forma, foi possvel classicar a voluntria como apresentando os sintomas se as respostas entre a categoria 2 e 6 correspondessem a 50% ou mais das respostas em cada categoria (Tabela 2)8.

Tabela 2 Critrios de classificao na Escala de Sintomas Menstruais (MSQ)

Item
5, 9, 11, 17, 19, 20 e 22

Categoria

Caractersticas
Riso; choro; estresse, irritabilidade; diculdade de concentrar-se; e esquecimento.

1, 3, 4, 6, 13, 14, 15, 18 e 21 Humor e cognio

Sintomas depressivos Sente-se s; deprimida; mais sensvel; intolerante; isolamento no prprio trabalho; pouca vontade de falar ou locomover-se; ponto de vista pessimista; diculdade para dormir; perda do interesse por atividades habituais. Sintomas fsicos Mastalgia; desconforto abdominal; edema generalizado, cansao fsico; susceptvel a mudanas de temperatura; e dor.

2, 7, 8, 10, 12, 16 e 23

E para a classicao de presena ou ausncia de sintomas depressivos utilizada no QAEH-D, estabeleceu-se como ponto de corte o valor de 10, indicando a presena de sintomas depressivos9. Foi realizada uma anlise descritiva e analtica para expor os resultados obtidos. A apresentao das variveis mensuradas foi feita atravs de tabelas ou grcos. E para anlise das variveis quantitativas foi aplicado o teste qui-quadrado ou o teste exato de Fisher quando o qui-quadrado no pudesse ser aplicado. Todas as concluses foram tomadas ao nvel de signicncia de 5%. Os software utilizados foram o Excel 2000 e o SPSS verso 8.010.

Resultados
O perl da amostra revela que a idade mdia foi de 22,43,8, sendo que a maioria, 75,7% (n = 196), tinha idade entre 20 e 25 anos; 85,3% (n = 221) das acadmicas eram solteiras e 64,1%, (n = 166) naturais da regio Metropolitana de Recife. Boa parte da amostra, 80,3% (n = 208), relatou ter algum tipo de ocupao; destas, apenas 17,0% (n = 44) recebiam remunerao de R$ 683,05736,41. Com relao etnia, observou-se uma predominncia de brancas, 58,7% (n = 152) das respondentes, e a maioria, 72,6% (n = 188), declarou ser catlica (Tabela 3).
Rev Psiquiatr RS. 2009;31(2) 107

Transtorno disfrico pr-menstrual em universitrias CARVALHO ET AL. Tabela 3 Distribuio das acadmicas do curso de Fisioterapia da Faculdade Integrada do Recife (PE) quanto aos dados sociobiodemogrficos

Dados sociobiodemogrcos
Idade (22,43,8) < 20 20 a 22 23 a 25 > 25 Perodo que est cursando 1 ao 3 perodo 4 ao 7 perodo Situao conjugal Casada/Unio consensual Solteira Outros Naturalidade Regio metropolitana de Recife Outras cidades Possui ocupao Sim No No responderam Tem rendimento Sim No No informou/No sabe Cor Branca Negra Parda Amarela Indgena Outros Religio Catlica Esprita Evanglica Outras

n
41 116 80 22 50 146 21 221 17 166 93 208 50 1 44 203 12 152 17 63 21 4 2 188 20 37 14

%
15,8 44,8 30,9 8,5 19,3 56,4 8,1 85,3 6,6 64,1 35,9 80,3 19,3 0,4 17,0 78,4 4,6 58,7 6,6 24,3 8,1 1,5 0,8 72,6 7,7 14,3 5,4

Em relao menarca, encontrou-se que em 62,9% (n = 163) dos casos ela ocorreu at os 12 anos de idade. A menstruao habitualmente tinha uxo moderado em 71,4% (n = 185); 58,7% (n = 152) das acadmicas estavam no meio do ciclo. Quanto s atividades sexuais, 70,7% (n = 183) armaram ter vida sexual ativa, sendo que 59,6% (n = 109) ini-

ciaram a atividade antes de completarem 18 anos de idade; 94,5% (n = 173) utilizam mtodos contraceptivos, dentre os quais se sobressaiu a utilizao da plula 60,7% (n = 105). Foi observado no estudo que 74,6% (n = 106) das acadmicas apresentavam dor de coluna como a condio fsica associada mais prevalente (Figura 1). Dentre elas, 37,3%

80,0 70,0 60,0 50,0 40,0 30,0 20,0 10,0 0,0 Dor na coluna Hipotiroidismo Cardiopatias Outros

Condies fsicas Figura 1 Descrio das principais condies fsicas associadas ao transtorno disfrico pr-menstrual entre as acadmicas do curso de Fisioterapia da Faculdade Integrada do Recife, Recife (PE)
108 Rev Psiquiatr RS. 2009;31(2)

Transtorno disfrico pr-menstrual em universitrias CARVALHO ET AL.

(n = 53) preocupavam-se de forma relativamente discreta com essa dor ou desconforto, 47,9% (n = 68) das acadmicas descreveram sentir certa diculdade para lidar com essa sintomatologia, 43,7% (n = 62) conrmaram que a dor ou desconforto quase no as impedia de realizar as suas atividades cotidianas, e 34,5% (n = 49) cavam levemente cansadas devido a esse problema.

Ao serem pesquisados os principais sintomas fsicos descritos, observamos que a intensidade de dor predominante foi a moderada de acordo com os seguintes sintomas: 25,5% (n = 66) das acadmicas apresentaram a sensao de peso abdominal associada com desconforto ou dor; em 22,8% (n = 59) dos casos experimentaram dores intermitentes ou clicas abdominais; 26,3% (n = 68) sentem uma sensao de inchao; e 26,6% (n = 69) cam com as mamas trgidas e inchadas (Figura 2).

27,0 26,0 25,0 24,0 23,0 22,0 20,0 21,0 Peso abdominal Dor/clica Inchao Mamas trgidas

Figura 2 Descrio dos principais sintomas fsicos associados ao transtorno disfrico pr-menstrual entre as acadmicas do curso de Fisioterapia da Faculdade Integrada do Recife, Recife (PE)

Na amostra estudada foi encontrada a prevalncia de 6,2% (n = 16) de acadmicas portadoras de TDPM. Quando correlacionamos os antecedentes pessoais e as comorbidades, pode-se observar que o fato de as acadmicas j apresentar problemas emocionais esteve associa-

do presena de TDPM (p = 0,03); entretanto, as demais variveis pesquisadas, como utilizao de medicamentos, antecedente familiar e presena de comorbidades, no revelaram nenhum associao signicativa com o TDPM (Tabela 4).

Tabela 4 Distribuio das acadmicas do curso de Fisioterapia da Faculdade Integrada do Recife com transtorno disfrico pr-menstrual e a sua correlao com os antecedentes pessoais, antecedentes hereditrios e doenas

Antecedentes pessoais, antecedentes hereditrios e doenas


Usando algum medicamento prescrito por mdico Sim No Medicamento utilizado Anticoncepcional Psicofrmacos Outros Tratamento para problemas emocionais Sim No Na famlia algum fez ou faz tratamento por problemas emocionais Sim No Doenas Diabetes Hipertenso arterial Cardiopatias Hipotiroidismo Dor na coluna Outros No sabem informar
TDPM = transtorno disfrico pr-menstrual.

No, n (%)
78 (32,1) 165 (67,9) 49 (62,8) 14 (17,9) 17 (21,8) 27 (11,1) 216 (88,9) 83 (34,2) 160 (65,8) 1 (0,8) 2 (1,5) 2 (1,5) 4 (3,1) 94 (72,3) 25 (19,2) 2 (1,50)

TDPM Sim, n (%)


6 (37,5) 10 (62,5) 5 (83,3) 1 (16,7) 1 (16,7) 5 (31,3) 11 (68,8) 8 (50,0) 8 (50,0) 0 (0,0) 0 (0,0) 0 (0,0) 0 (0,0) 12 (100,0) 0 (0,0) 0 (0,0)

p
0,783

0,034 0,279

Rev Psiquiatr RS. 2009;31(2) 109

Transtorno disfrico pr-menstrual em universitrias CARVALHO ET AL.

Quando utilizamos os sintomas constantes no MSQ e os relacionamos com a presena de TDPM, revela-se uma associao estatisticamente significante desse transtorno com a depresso (p = 0,048). Os demais sintomas

como ansiedade, labilidade de humor, sintomas somticos, habilidades e dor no se apresentaram estatisticamente significantes quando correlacionados ao TDPM (Tabela 5).

Tabela 5 Distribuio das acadmicas do curso de Fisioterapia da Faculdade Integrada do Recife com transtorno disfrico pr-menstrual e a sua correlao com as escalas do Questionrio de Sintomas Menstruais

Escala do MSQ
Depresso Sim No Ansiedade Sim No Labilidade do humor Sim No Sintomas sintomticos Sim No Habilidades Sim No Dor Sim No

Sim, n (%)
16 (100,0) 0 (0,0) 16 (100,0) 0 (0,0) 16 (100,0) 0 (0,0) 16 (100,0) 0 (0,0) 15 (93,8) 1 (6,3) 16 (100,0) 0 (0,0)

TDPM No, n (%)


195 (80,2) 48 (19,8) 225 (92,6) 18 (7,4) 209 (86,0) 34 (14,0) 233 (95,9) 10 (4,1) 218 (89,7) 25 (10,39) 216 (88,99) 27 (11,1)

0,048

0,612

0,141

1,000

1,000

0,388

MSQ = Questionrio de Sintomas Menstruais; TDPM = transtorno disfrico pr-menstrual.

Discusso
Em outros estudos conduzidos no Brasil, foi possvel observar um perl das variveis socioeconmicas e demogrcas semelhante ao da presente pesquisa, na qual as acadmicas eram em sua maioria solteiras, encontravam-se em idade reprodutiva e tinham algum tipo de ocupao11-13. No presente estudo a menarca foi mais prevalente na faixa etria de 12 anos de idade, assim como o incio da vida sexual se localizou predominantemente na faixa etria abaixo dos 18 anos. Em um estudo realizado com adolescentes na cidade de Santo Andr (SP) por Azevedo et al.14, as jovens que menstruaram mais cedo tambm relataram o incio de sua atividade sexual de forma precoce. E de acordo com Veras & Nardi15, a precocidade na ocorrncia da menarca favorece a maior incidncia de sintomas depressivos entre as mulheres. importante lembrar que o TDPM se caracteriza como um transtorno de humor presente na fase ltea tardia do ciclo reprodutivo, fase em que as mulheres apresentam respostas imunolgicas e neuroendcrinas ao estresse. Isso sugere que as alteraes hormonais nesse momento do ciclo menstrual podem contribuir para o desenvolvimento de sintomas do TDPM, e na nossa amostra a maioria das acadmicas se encontravam em idade frtil15,16.
110 Rev Psiquiatr RS. 2009;31(2)

Para o controle da natalidade foi observado um elevado uso de metdos contraceptivos entre as acadmicas, sobressaindo-se a plula anticoncepcional. Sabe-se que os ciclos anovulatrios poderiam resultar na reduo dos sinais e sintomas prevalentes na sndrome da TPM, mas no acontece o mesmo com as pacientes diagnosticadas com TDPM. Antunes et al.17 concluram em seu estudo, realizado na Universidade Paulista em Bauru (SP), que os transtornos psiquitricos ligados variao pr-menstrual no parecem melhorar com o uso de plulas anticoncepcionais. J Bianco et al.18 sugerem que o uso de anticoncepcionais pode estar relacionado com os graus mais elevados da depresso em mulheres predispostas a este sintoma. A comorbidade mais relatada entre as acadmicas foi a dor lombar (lombalgia), e no estudo realizado por Muramatsu et al.11, observou-se que a presena de dores se encontra em primeiro lugar dentre os sintomas fsicos mais incidentes nas portadoras de TPM, sugerindo que os sintomas fsicos se apresentam como queixa clnica tanto em mulheres portadoras de TPM como naquelas com diagnstico de TDPM. Na amostra estudada foi encontrada a prevalncia de 6,2% de acadmicas portadoras de TDPM, assemelhando-se ao visto por da Silva19 em estudo de coorte de base populacional onde foram utilizados os mesmos critrios do DSM IV

Transtorno disfrico pr-menstrual em universitrias CARVALHO ET AL.

para a classicao da TDPM. Neste estudo, pode-se observar uma prevalncia de 5,8% para TDPM, sendo que, aps 20 meses de acompanhamento na mesma populao, a incidncia cumulativa foi de 7,4%. Um nmero cada vez maior de mulheres em idade reprodutiva vem verbalizando as repercusses fsicas e emocionais da TPM, mas os sintomas de ordem emocional tm sido referidos como de maior intensidade. Este fato tambm apontado em outros trabalhos que avaliaram os sintomas prmenstruais e suas repercusses no cotidiano das mulheres, enfatizando que os sintomas de alterao de humor podem provocar prejuzo ou mesmo necessidade de interrupo dos compromissos, gerando problemas no relacionamento familiar e social, bem como diculdades no desempenho acadmico e/ou prossional1,3,7,14. Uma hiptese que pode ser levantada a de que os quadros disfricos pr-menstruais representam uma sequela de um episdio depressivo anterior ou, alternativamente, uma forma precursora de um episdio depressivo que mais tarde ir se desenvolver20. As alteraes nos nveis de estrognio e progesterona explicam alguns sintomas de TDPM nos quais a falta de estrognio pode estar relacionada ao aparecimento da depresso, com diminuio da atividade psicomotora, e seus nveis elevados podem estar associados a estados disfricos como agitao, ansiedade e irritabilidade, os quais se mostraram presentes em todas as acadmicas que apresentam TDPM21. Atualmente, a depresso apresenta-se como uma doena que afeta muitas pessoas. Segundo Campos22, a estimativa de pessoas depressivas na populao varia de 10 a 15%; entre as mulheres, esse ndice sobe para 20%. No presente estudo, pode-se observar uma correlao positiva entre os sintomas depressivos e o TDPM. Esses dados sugerem que este possa ser um subtipo clnico de transtorno depressivo. Isto conrma os resultados obtidos no estudo de Veras & Nardi15, que demonstraram que a depresso uma varivel clnica consistentemente relacionada com o TDPM.

positiva com os critrios de diagnstico do TDPM utilizados na presente pesquisa. O TDPM revelou uma correlao signicativa com os sintomas depressivos, sugerindo tratar-se de uma expresso clnica de transtorno de humor.

Referncias
1. Steiner M. Premenstrual syndrome and premenstrual dysphoric disorder: guidelines for management. J Psychiatry Neurosci. 2000;25(5):459-68. 2. Valadares GC, Ferreira LV, Filho HC, Romano-Silva MA. Transtorno disfrico pr-menstrual reviso - conceito, histria, epidemiologia e etiologia. Rev Psiquiatr Clin. 2006;33(3):117-23. 3. de Andrade LH, Viana MC, Silveira CM. Epidemiologia dos transtornos psiquitricos na mulher. Rev Psiquiatr Clin. 2006;33(2):43-54. 4. Vieira Filho AH, Tung TC, Artes R. Escalas de avaliao de transtorno prmenstrual. Rev Psiquiatr Clin. 1998;25(5):273-8. 5. Freeman EW, Sondheimer SJ. Premenstrual dysphoric disorder: recognition and treatment. primary care companion. J Clin Psychiatry. 2003;5(1):30-9. 6. Braverman PK. Premenstrual syndrome and premenstrual dysphoric disorder. J Pediatr Adolesc Gynecol. 2007;20(1):3-12. 7. Pires ML, Calil HM. Associao entre transtorno disfrico pr-menstrual e transtornos depressivos. Rev Bras Psiquiatr.1999;21(2):118-27. 8. Webster SK, Martin HJ, Uchalik D,Gannon L. The Menstrual Symptom Questionnaire and spasmodic/congestive dysmenorrhea: measurement of an invalid construct. J Behav Med. 1979;2(1):1-19. 9. Moraes JL, Ximenes RC, dos Passos MP, Sougey EB. Validao da verso brasileira do Questionrio de Auto-Avaliao da Escala de Hamilton para Depresso (QAEHD) [tese]. Recife: Universidade Federal de Pernambuco; 2008. 10. Jerrold HZ. Biostatistical analysis. 3rd ed. New Jersey: Prentice Hall; 1996. 11. Muramatsu CH, Vieira OC, Simes CC, Katayama DA, Nakagawa FH. Conseqncias da sndrome da tenso pr-menstrual na vida da mulher. Rev Esc Enferm USP. 2001;35(3):205-13. 12. Rodrigues IC, de Oliveira E. Prevalncia e convivncia de mulheres com sndrome pr-menstrual. Arq Cienc Saude. 2006;13(3):146-52. 13. Wang YP, Teng CT, Vieira Filho AH, Gorenstein C, Andrade LH. Dimensionality of the premenstrual syndrome: conrmatory factor analysis of premenstrual dysphoric symptoms among college students. Braz J Med Biol Res. 2007;40(5):639-47. 14. de Azevedo MR, Saito MI, Berenstein E, Viegas D. Sndrome pr-menstrual em adolescentes: um estudo transversal dos fatores biopsicossociais. Arq Med ABC. 2006;31(1):12-7. 15. Veras AB, Nardi AE. Hormnios sexuais femininos e transtornos do humor. J Bras Psiquiatr. 2005;54(1):57-68. 16. Born L, Phillips SD, Steiner M, Soares CN. Trauma e o ciclo reprodutivo feminino. Rev Bras Psiquiatr. 2005;27(Supl II):S65-72. 17. Antunes G, Rico VV, Gouveira Junior A. Variaes da ansiedade relatada em funo do ciclo menstrual e do uso de plulas anticoncepcionais. Interacao Psicol. 2004;8(1):81-7. 18. Bianco SM, Barancelli L, Roveda AK, Santin JC. Inuncia do ciclo menstrual em episdios depressivos. Arq Cienc Saude UNIPAR. 2004;8(1):11-7. 19. da Silva CM. Sndrome pr-mestrual: prevalncia e fatores associados na populao urbana de Pelotas [dissertao]. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas; 2004. 20. Cheniaux E. Tratamento da disforia pr-menstrual com antidepressivos: reviso dos ensaios clnicos controlados. J Bras Psiquiatr. 2006;55(2):142-7. 21. Mendona Lima CA, Camus V. Sndrome pr-menstrual: um sofrimento ao feminino. Psiquiatr Biol. 1996; 4(3):137-46. 22. Campos R. Depresso, um estigma feminino. Rev Viver Psicol. 2002;10(112):24-9.

Concluso
No presente estudo, foi encontrada uma alta prevalncia de sintomas somticos associados ao TDPM, mas, como foi visto, eles no interferem de forma signicativa nas atividades cotidianas das acadmicas. No entanto, entre os sintomas emocionais, os sintomas depressivos mostraram uma correlao

Rev Psiquiatr RS. 2009;31(2) 111

Potrebbero piacerti anche