Sei sulla pagina 1di 10

1

AMRICA LATNDIA DE(ZERO)ICIZADA LATINDIA AMERICA DI(ZERO)ICIZED Marcos Hidemi de Lima 1 Andra Fleury Bertoncini2 RESUMO: Este artigo sobre o romance Zero (Igncio de Loyola Brando) apresenta a problematizao da poltica brasileira, no perodo compreendido entre 1960 e 1970, durante o auge da militarizao do Brasil, cuja situao catica de tenso poltica e fragmentao social contamina a prpria obra, ao nos apresentar um texto de montagem (aparentemente) desorganizada atada a uma narrativa de cunho fragmentado. PALAVRAS-CHAVE: Igncio de Loyola Brando; romance; narrativa fragmentada. ABSTRACT: This article about the novel Zero (Igncio de Loyola Brando), presents a set of problems of Brazilian politics, between the decades of 60s and 70s, during the military govern in Brazil, resulting in political tension and social fragmentation that contaminates this novel with a textual edition (apparently) built up in a disorganized structure, resulting in a fragmented narrative. KEYWORDS: Igncio de Loyola Brando, novel, fragmented narrative.

Apesar de ser um romance que tem mais de trinta anos, a disposio aleatria de elementos na pgina, a subverso lingstica e a linguagem catica operadas em Zero, de Igncio de Loyola Brando, ainda surpreende os leitores, acostumados ao velho formato dos romances divididos em captulos que ocupam ordeiramente cada pgina do livro. Obviamente, para o leitor acostumado linguagem da internet, a leitura desse livro talvez no cause tanta surpresa, entretanto, conveniente lembrar que quando o livro foi escrito, no se imaginava que haveria uma rede de informaes acessvel de qualquer microcomputador, com uma rapidez inimaginvel, como o caso deste mosaico chamado internet, disponvel nos dias atuais. Sob essa tica, o romance de Loyola antecipa este mosaico, guardando-se as devidas propores em relao ao tempo em que o livro foi escrito, isto , no fim da dcada de 1960 e incio da de 1970, quando os recursos tipogrficos quase tornaram a empreitada, se no impossvel, quase invivel. Desde 1960, Loyola buscava aprimorar uma idia surgida de um conto que tratava sobre um grupo de amigos que vai a uma vila em busca de um garoto que teria msica na
1

Doutorando em Letras (UEL/2007), Mestrado em Letras (UEL/2006) e Especializao em Literatura Brasileira (UEL/2002), email: marcos_hidemi@yahoo.com.br 2 Mestranda em Letras (UEL/2007), Especializao em Literatura Brasileira (UNESP/1994), email: andrea.fleury@bol.com.br.

Marcos Hidemi de LIMA e Andra Fleury Bertoncini revistatravessias@gmail.com

barriga escrito para uma antologia de histrias urbanas, organizada por Plnio Marcos para a Editora Senzala e que no chegaria a ser lanada. Escreveu, depois, diversas novelas que estabeleciam paralelos com o ncleo da histria sobre o menino com msica na barriga, ao mesmo tempo em que colecionava recortes de jornais, prospectos e anncios. Com isso, acabou reunindo material suficiente que lhe permitiu ter um retrato sem retoques do homem comum, vivendo numa cidade violenta e num clima ditatorial. Em 1974, o proto-romance tinha aproximadamente 800 pginas, sob o ttulo A inaugurao da morte. Aps a primeira reviso, restaram cerca de 150 pginas. O texto foi entregue ao amigo e escritor Dorian Jorge de Andrade, que sugeriu novos cortes acatados pelo autor. Andrade falou a respeito do romance com Luciana Stegagno Picchio, que lecionava Literaturas Portuguesa e Brasileira na Universidade de Roma. A professora interessou-se por Zero (ainda apenas um datiloscrito) e, aps l-lo, encaminhou-o para a editora Feltrinelli, de Milo, que o lanou numa srie intitulada "I Narratori", que at ento s havia publicado um brasileiro: Guimares Rosa. Portanto, antes da publicao no Brasil, Zero foi precedido por esta edio traduzida para o italiano por Antonio Tabucchi, em 1974. A primeira edio brasileira s saiu em 1975 para ser proibida no ano seguinte, graas tesoura da censura, que percebeu no livro a crtica acirrada aos anos de ditadura militar. Para que se possa ter pelo menos uma noo do formato de mosaico da obra de Loyola, j aludida alguns pargrafos acima, sero apresentadas anlises de algumas pginas de Zero, com o intuito de comprovar as antecipaes no uso de espao que o autor fez neste romance, desde sua estria. conveniente, antes de prosseguir o estudo sobre essa obra de Loyola, que a definio do vocbulo mosaico seja explicitada. Antonio Houaiss, em seu dicionrio, informa que a palavra possui mltiplos significados:
1 ART.PLST ARQ imagem ou padro visual criado pela incrustao de pequenas peas coloridas (de pedra, mrmore, vidro, esmalte ou cermica) sobre uma superfcie (p.ex., uma parede, um piso), aglomeradas e fixadas por um cimento 2 ART. PLS ARQ a superfcie decorada por esse processo 3 ART. PLS ARQ a arte ou processo de criar tais imagens; mosaicismo 4 CONSTR pavimento composto de ladrilhos ou pequenas peas coloridas e variadas 5 p.ext. ou fig. o que quer que lembre um mosaico (HOUAISS, 2001, p. 1965).

Celebrado por sua estrutura anormal, o livro, segundo o prprio escritor, estruturado em narrativas paralelas, no apresentando comeo, meio e fim delineados. Nessa atmosfera catica e desorganizada, a narrativa pode ser dividida em trs partes:
Marcos Hidemi de LIMA e Andra Fleury Bertoncini revistatravessias@gmail.com

1) Jos, o protagonista, trabalha como uma mata-ratos em um cinema; vive, depois, em um depsito de livros censurados e diverte-se visitando um faquir, num circo de monstruosidades e pregadores; 2) o no-heri apaixona-se por Rosa e arranja um novo emprego; casa-se e torna-se ladro; 3) junta-se com um grupo de guerrilheiros liderados por G; a esposa sacrificada em um ritual de origem africana; Jos acaba drogado em uma cela californiana. Malcolm Silverman observa que mesmo sendo Jos a principal figura de Zero, nunca vai alm de uma atitude tipicamente passiva frente aos acontecimentos pulsantes que o cercam (SILVERMAN, 1982, p. 214). O protagonista objetiva to-somente sobreviver em meio vida violenta e miservel desse pas da Amrica Latndia, amanh, expresso utilizada pelo narrador para determinar o lugar imaginrio em que se desenrolam os fatos. Mas tudo nesse presumido pas fictcio lembra o Brasil das dcadas de 1960 e 1970: assaltos a bancos, seqestros de embaixadores, cientistas tendo de abandonar o pas, estudantes presos, crianas morrendo na fila do INPS, tortura, sonho da casa prpria, fome, burocracia, machismo, rituais demonacos, etc. Ao denunciar este estado de coisas, o romance reafirma seu contato com a indstria cultural: o jornalismo impresso, o rdio e a televiso. Torna-se evidente, dessa forma, o aniquilamento da individualidade, a represso e o estmulo ao preconceito promovido pelo poder e pela mdia, e, dentro desse sistema opressivo e massificante, o personagem Jos representa o sujeito dilacerado por essa situao, procura de uma maneira de afirmar a sua individualidade. Ao elaborar esse romance, Loyola misturou com originalidade as peas de um grande quebra-cabea. No processo de leitura, o leitor precisa montar e desmontar constantemente a narrativa, marcada por mltiplos recursos tcnicos e grficos, entre os quais se destacam: 1) pontuao singular (ponto-final e ponto-de-interrogao postos no incio e no no final da frase); 2) captulos curtos e diviso irregular da pgina (em colunas, quadros, propagandas, imitando o jornal); 3) desenhos a mo, grficos, smbolos (tipografia variada);

Marcos Hidemi de LIMA e Andra Fleury Bertoncini revistatravessias@gmail.com

4) variao lingstica: gria, palavro, fala popular, frases em ingls e espanhol, invenes lexicais (mobilidade e fragmentao de palavras, enumerao catica, onomatopia, etc). De chofre, ao abrir o livro, o leitor depara-se com uma pgina dividida em duas colunas, correspondendo cada uma a um captulo do romance, nas quais so descritas as caractersticas do personagem central Jos Gonalves (coluna da esquerda) e ao lado a descrio do Cosmo (coluna da direita). Todavia, isso ainda se revela uma pequena subverso, pois medida que o leitor avana pela leitura/aventura de Zero, vai-se deparando com recursos inusitados na composio dos captulos: quadros, desenhos, esquemas, notas de rodap, anncios publicitrios, etc. Em O duplo signo de Zero, Erilde Melillo Reali observa que Zero surpreende, na leitura linear, pela colocao do ponto de interrogao no incio e no no final da frase (1976, p. 30), alm disso, observa-se que, como empregado na escrita do espanhol, esta pontuao facilita a entonao da frase, sendo sempre finalizada com ponto final. Nas frases afirmativas h a antecipao do ponto final que tambm est presente no fim da frase, sendo que s vezes aparece o ponto de exclamao no fim da frase. Em algumas situaes, no h ponto final. possvel observar tambm o uso da vrgula deslocada da sua posio, separando sujeito e predicado. Em sua grande maioria, os dilogos no so precedidos de aspas ou travesso e os pensamentos das personagens, como meio de destacarem-se dos dilogos, vm sempre dentro de parnteses. Se por um lado h a ousadia em relao pontuao, por outro lado no h neste livro de Loyola invenes lexicais como as que facilmente so observadas em Guimares Rosa. O mximo a que o escritor se permite fazer a transcrio literal do falar popular. H muitas onomatopias, mistura de portugus com espanhol o portunhol -, palavras, sobretudo do idioma ingls, como forma de denunciar a dependncia econmica e cultural dos amricolatndios em relao aos Estados Unidos, algumas palavras em nag, utilizados nos rituais da personagem Ig-sha, nada mais que isso. A subverso empreendida por Loyola d-se ao nvel da desconstruo da forma de narrar, na desordem narrativa que deixa a princpio o leitor desnorteado, sem saber qual fio seguir para poder apreender melhor a histria. Outro dado surpreendente desse romance refere-se ao tamanho dos captulos, que geralmente no ultrapassam uma pgina impressa, como a antecipar o desencontro e a desordem do cotidiano das personagens que o compem, aproximando este romance de outros
Marcos Hidemi de LIMA e Andra Fleury Bertoncini revistatravessias@gmail.com

dois que tm na brevidade dos captulos uma de suas peculiaridades: Serafim Ponte Grande e Memrias sentimentais de Joo Miramar, de Oswald de Andrade, obras consideradas vanguardistas no prprio modernismo. Alm disso, existe tambm uma aproximao entre esses pequenos captulos e as matrias jornalsticas, lembrando que Loyola sempre escreveu para jornais e revistas. Esses captulos caracterizam-se por freqentemente apresentar fontes diferentes, semelhantes ao que se faz nos peridicos, que contribuem para fornecer ao romance o aspecto tpico da imprensa periodstica em suas diversas especificaes (diverso, informao, suplemento mais ou menos comercializado) (REALI, 1976, p. 30). Muitos dos captulos de Zero so feitos dentro de pequenos quadros, com letras diversificadas, ora em corpo pequeno, ora em letras capitais ou ento a mistura de ambas os tipos de fontes. Constantemente recursos grficos estranhos numa obra ficcional de literatura esto presentes nesse romance, como, por exemplo, a utilizao de desenhos, s vezes enfeitados com bales iguais aos utilizados em histrias em quadrinhos, sem contar que h tambm o uso de onomatopias, outro recurso vindo das histrias em quadrinhos. Outros desenhos um deles ilustra o captulo Grfico do operrio Pedro (BRANDO, 1980, p. 62), outro est em A lua de mel uma coisa maravilhosa (BRANDO, 1980, p. 101) apresentam pequenas descries de rgos do corpo humano, sendo que o primeiro pauta-se por uma crtica contundente situao deplorvel do homem nordestino e o segundo apresenta a viso que Jos tem da mulher no primeiro dia de npcias, como o leitor percebe pela leitura do referido captulo. Existe tambm um desenho que ao longo do texto vai-se compondo pouco a pouco por meio de traos ou figuras geomtricas e que, quase nas ltimas pginas do livro (BRANDO, 1980, p. 283), acaba sendo unido num desenho nico, trazendo memria do leitor os traos infantis de uma prosaica casinha com antena de TV. E a apreenso de todos os acontecimentos nas pginas finais comprova que Jos tem pouca importncia no conjunto dos fatos ocorridos. Dos desenhos que havia visto ao longo de sua existncia, Jos constata que Ig-sha (a antena de TV), Rosa (a Enviada), simbolizada pelo tringulo, e o smbolo dos Comuns, comandado por G, formam uma prosaica casinha com antena, na qual ele no participante, apenas espectador, como bem salienta Reali:

Marcos Hidemi de LIMA e Andra Fleury Bertoncini revistatravessias@gmail.com

Uma haste cortada por quatro paralelas (a Negra) eleva-se acima do duplo tringulo de Rosa e a este prendem-se as quatro linhas verticais e a linha horizontal com as quais G e os Comuns firmam as aes de guerrilha: o resultado conjunto uma casinhola da qual desponta uma comum antena de televiso. [...] Rosa aparece definitivamente inserida entre a Negra e G, num ambguo papel de unio/separao entre os dois signos de revolta e de luta (REALI, 1976, p. 62).

As pginas de Zero podem ser consideradas uma espcie de mosaico, como j foi comentado, ao se observar que h numa nica pgina diversas informaes comprimidas que, ao longo do texto, vo sendo expandidas e retrabalhadas. Carlos Lopes, um dos personagens do romance que aparece at o fim do romance sob diversas formas, paralelamente histria de Jos e Rosa, serve como exemplo. Observa-se que ora ganha um captulo inteiro dedicado a ele, ora recebe apenas um comentrio, uma pequena chamada, ora informao dentro de um quadro, ora reinserido normalmente nas pginas do romance, o que comprova o quo fragmentrio vem a ser Carlos Lopes, apresentado como operrio txtil, como homem perdido no emaranhado da rede pblica de sade, como preso acusado injustamente da morte do filho, como testemunha de torturas e, enfim, como fiel partidrio de G, chefe dos Comuns. Em geral, os quadros no tm pleno valor expressivo, sem uma continuidade nos captulos, limitando-se manifestao de um aspecto de propaganda, de uma informao desconectada dos acontecimentos do romance, de uma notcia que no tem seqncia, de uma informao para o prprio leitor de que o assunto tratado ter continuidade ou uma intromisso do prprio narrador fazendo uma pergunta a respeito dos acontecimentos que se seguiro. Outra peculiaridade encontrada em Zero em relao s notas de rodap, que servem tanto para comentrios complementares da narrativa quanto para crtica ou ironia a respeito de algum fato da narrativa em si. Muitas vezes nesta srie de notas, acrescentativas ou supletivas, adquirem especial relevo as que dizem respeito prpria maneira de narrar, os seus limites e a sua credibilidade (REALI, 1976, p. 32), ou faz colocaes nas quais se denuncia as situaes apresentadas. Na anlise do romance feito por Reali, informado que existem 136 notas, nas quais os comentrios variam entre dados a respeito da forma como feita a narrativa, at informaes complementares que esclarecem ou confundem o leitor. Em O romance de resistncia nos anos 70, trabalho apresentado no XXI LASA CONGRESS 1998, em Chicago, nos Estados Unidos, Renato Franco adiciona mais dados a
Marcos Hidemi de LIMA e Andra Fleury Bertoncini revistatravessias@gmail.com

respeito de Zero, considerando-o paradigmtico para o perodo, juntamente com Confisses de Ralfo, de Srgio SantAnna. A respeito do romance de Loyola, ele afirma o seguinte:
Em Zero surpreende a subverso lingstica, a erupo de uma linguagem catica resultante do amlgama conflitante de diferentes modos expressivos ou estilsticos oriundos do jornalismo, da publicidade, da televiso e do cinema, da propaganda ideolgica do estado militar, entre outras. Mais surpreendente, no entanto, a viso desconexa que emana da narrativa, ela prpria desordenada, fruto de uma montagem quase sem critrios ou princpios organizativos, que, de certa maneira, a causa das sbitas fraturas e fraquezas da obra (FRANCO, 1988, p. 6).

O que, todavia, mais chama a ateno em Zero concerne construo da linguagem, na qual Loyola disps sua argcia e sua inventividade. Renato Franco observa que o romance preocupa-se em operar exaustivo trabalho com a linguagem. Muito de sua extraordinria rebeldia provm da insubmisso lingstica. gil e nervoso, comporta disposio aleatria de seus elementos no espao da pgina cuja interpretao ser uma tentativa (desesperada?) de resistir ao processo de desvalorizao social da palavra (FRANCO, 1998, p. 126). A disposio de quadros, as notas de rodap, os desenhos, os grficos formam em cada pgina que o leitor inicia a leitura um mosaico de informaes que remetem a outras informaes, numa espcie de emaranhado, cujas leituras levam o leitor a navegar pelas pginas do livro, tais quais as aes de uma pessoa que, hoje, navega na internet. Interessante destacar a trilha sonora que faz fundo ou d estimulo ao desenrolar da trama (REALI, 1976, p. 35), funcionando como um elemento antecipatrio. No se deve esquecer o quanto comum, atualmente, o fundo musical de muitas pginas da internet. No livro, cabe imaginao do leitor conhecer determinada cano para que ao percorrer as linhas v ouvindo a melodia ao fundo, sendo que a utilizao do ttulo ou do refro de uma cano colocada dentro do itinerrio narrativo, em contraste ou como apoio evoluo do acontecimento (REALI, 1976, p. 36). Loyola explora magistralmente a pgina para mostrar nela a simultaneidade de acontecimentos. Ao mesmo tempo em que as aes transcorrem, h a insero de outras informaes no mesmo corpo do captulo, como trechos de canes, propagandas de televiso e rdio, informaes de livros tcnicos, fala das personagens, manchetes de jornais, anncios comerciais, folhetos, placas, etc., separados por um espao simples na pgina ou divididos por vrgulas, hfens ou letras em itlico. Em outras ocasies, o autor apresenta uma informao
Marcos Hidemi de LIMA e Andra Fleury Bertoncini revistatravessias@gmail.com

simultnea com outro tipo de letra ou dentro de um quadro, causando no leitor a impresso de que assiste a um filme, graas aos recursos visuais que v na pgina. Entre os inmeros exemplos dessa utilizao diversificada da pgina do livro, um dos captulos ilustrativos da afirmao contida no pargrafo anterior vem a ser GRRRRRRRRR (somente a furiosa onomatopia do ttulo mereceria um comentrio parte). Encontramos aqui as personagens Heri e Malevil, ambas sob efeito de drogas, passando em alta velocidade por um quartel, atirando contra ele ao mesmo tempo em que so metralhados. Interessante que as placas de advertncia que alertam que carros em alta velocidade devem passar mais lentamente por ali sob pena de serem alvejados, escritas com letras maisculas, vo modificando medida que Heri e Malevil avanam em um carro em alta velocidade e o leitor, no processo de leitura, vai descendo os olhos pela pgina de cima para baixo, dando-lhe a impresso de movimento da cena. Na ltima, a onomatopia dos tiros interrompe os letreiros da placa ao meio, que so retomados na linha de baixo, a partir da letra seguinte do letreiro:
QUARTEL A 500 METROS DIMINUA A VELOCIDADE Mete o p QUARTEL A 200 METROS DIMINUA A VELOCIDADE . Manda, firme. QUARTEL PARE SERO METR praparaparaparaparaparaparaparapraparaprapraprapraprapraprapra ALHADOS OS CARROS EM ALTA VELOCIDADE (BRANDO, 1980, p. 275)

Concomitantemente, h na coluna lateral do captulo dois anncios de jornal: o primeiro anuncia um filme e o segundo uma espcie de manchete de jornal, como se houvesse um corte na cena que o narrador descreve e outra cmera fizesse a tomada parte dos anncios supracitados. H uma espcie de desacelerao operada na mente do leitor, embora a cena continue a se desenrolar enquanto o leitor distrai-se com informaes

Marcos Hidemi de LIMA e Andra Fleury Bertoncini revistatravessias@gmail.com

totalmente desconectadas da realidade apresentada, que ocorrem em outro espao diferente daquele na qual Heri e Malevil esto. Apesar da aparente desordem narrativa, alguns ttulos de captulos do romance repetem-se ao longo da narrativa e estabelecem um ordenamento no catico mosaico de Zero. Um dos exemplos, j citado acima, sobre a odissia de Carlos Lopes. Outros exemplos que podemos citar so os captulos intitulados Livre Associao que trataro sempre a respeito de lembranas da infncia e juventude de Jos e de Rosa, as Jaculatrias servem como comentrios a momentos-chave da aventura de Jos, os que se encontram sob a rubrica Pensamento do dia registram de forma explicativa ou irnica a reao das pessoas diante de determinadas situaes e geralmente resumem um captulo anterior, os que aparecem sob o nome de Hora oficial tratam a respeito das determinaes do governo ditatorial e os que levam o ttulo de Lar e de Viso abordam cenas de violncia, crueldade ou sofrimento, que tambm a temtica dos intitulados Usos e costumes. O leitor pode concluir que a desordem narrativa de Zero no se configura como um amontoado de fragmentos, desenhos, quadros e notas de rodap. Isso apenas o aspecto exterior do romance, e a que ele assemelha-se linguagem imagtica amplamente divulgada hoje pela internet. Percebe-se a inteno do autor em apresentar a prpria materializao da situao catica da Amrica Latndia, alegoria clara de um Brasil vivendo sob o terror da ditadura militar, nos aspectos grficos do livro nica forma de Loyola poder dar seu grito de liberdade e denunciar:
a perplexidade diante das sbitas transformaes sociais, a violncia da represso poltica e da vida urbana, o emaranhado burocrtico do estado e o desamparo do indivduo, a percepo fragmentada do caos da existncia, o impacto da tcnica no cotidiano, a imposio autoritria de alguns tipos de comportamentos, o medo diante do Estado militarizado, o aviltamento do sexo, da morte, do trabalhador. (FRANCO, 1988, p. 6).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BRANDO, Igncio de Loyola. Zero. 7. ed. Rio de Janeiro: Codecri, 1980. DE FRANCESCHI, Antonio Fernando (diretor editorial). Cadernos de literatura brasileira: Igncio de Loyola Brando. So Paulo: Instituto Moreira Sales, v.1, n. 11, jun. 2001.
Marcos Hidemi de LIMA e Andra Fleury Bertoncini revistatravessias@gmail.com

10

FRANCO, Renato. Itinerrio poltico do romance ps-64: A festa. So Paulo: Editora da Unesp, 1998. HOUAISS, Antnio. Dicionrio Houaiss de lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. ______.O romance de resistncia nos anos 70. XXI Congresso LASA 1998b, Chicago, EUA. Disponvel em: <http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/lasa98/Franco.pdf.>. Acesso em 12 nov. 2008. REALI, Erilde Melillo. O duplo signo de Zero. Trad. Vilma Puccinelli. Rio de Janeiro: Braslia/Rio, 1976. SILVERMAN, Malcolm. Moderna A fico de Igncio de Loyola Brando. In: ______. Moderna fico brasileira. 2. ed. Trad. Joo Guilherme Linke. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1982

Marcos Hidemi de LIMA e Andra Fleury Bertoncini revistatravessias@gmail.com

Potrebbero piacerti anche