Sei sulla pagina 1di 44

Terras Quilombolas e m o r ix imin : presses e ameaas

Terras Quilombolas e m o r ix imin : presses e ameaas

Comisso pr-ndio de so paulo - 1 edio, so paulo, outubro de 2011

Autoria lcia mendona morato de andrade

Consultoria Tcnica rodolfo Gadelha

Fotos Carlos penteado

Projeto grfico irms de Criao

Apoio Publicao

Apoio Institucional

a Comisso pr-ndio de so paulo uma organizao no governamental fundada em 1978 que atua junto com ndios e quilombolas para garantir seus direitos territoriais, culturais e polticos, procurando contribuir com o fortalecimento da democracia, o reconhecimento dos direitos das minorias tnicas e o combate discriminao racial. a parceria da Cpi-sp com os quilombolas de oriximin iniciou-se em 1989 e se concretiza por meio da assessoria s organizaes quilombolas, da promoo de atividades de capacitao, do desenvolvimento de aes conjuntas de incidncia e da busca de alternativas de manejo sustentado dos territrios quilombolas. rua padre de Carvalho 175 - 05427-100 - so paulo - sp - brasil email: cpisp@cpisp.org.br - www.cpisp.org.br

ndice
apresentao .................................................................................................................. 07 nota Tcnica ................................................................................................................... 09 morosidade na regularizao Fundiria ................................................................... 13 Desmatamento ............................................................................................................... 19 explorao madeireira .................................................................................................. 27 interesses minerrios .................................................................................................... 33 Hidroeltricas .................................................................................................................. 39 bibliografia ....................................................................................................................... 41

Apresentao
os quilombolas em oriximin so descendentes de escravos que, no sculo 19, fugiram de fazendas e de propriedades dos senhores de bidos, santarm, alenquer e belm. na floresta, os negros fugitivos encontraram refgio e construram uma nova vida. Desde aquela poca, a floresta tem sido o suporte da vida e da liberdade desse povo. atualmente, os quilombolas em oriximin vivem em nove territrios tnicos nas margens dos rios Trombetas, erepecuru, acapu e Cumin. eles esto organizados em 35 comunidades cujos moradores esto ligados por uma extensa rede de parentesco que conecta todos os ncleos de moradia. o municpio de oriximin est situado na Calha norte do par, regio que abriga o maior mosaico de reas protegidas do mundo que incluem 12,8 milhes de hectares de unidades de conservao estaduais, 1,3 milho de hectares de unidades de conservao federais, 7,2 milhes de Terras indgenas1 (bandeira, et alli: 2010: 02). na Calha norte, esto situadas sete terras quilombolas j tituladas onde vivem 32 comunidades quilombolas: boa Vista, gua Fria, Trombetas, erepecuru e alto Trombetas (no municpio de oriximin), pacoval (no municpio de alenquer) e Cabeceiras (em bidos). outras 36 comunidades quilombolas, nos municpios de oriximin, bidos, santarm, alenquer e monte alegre, ainda aguardam pela regularizao de suas terras (Cpi-sp, stio eletrnico).
Terras Quilombolas em Oriximin: presses e ameaas

Quadro 1. Comunidades Quilombolas na Calha Norte do Par. AleNQuer


Comunidade pacoval (terra titulada).

MoNTe Alegre
Comunidades peafu, passagem, Curral Grande e miri Flexal (terras no tituladas).

bIdos
Comunidades so Jos, matar, Castanhanduba, apu Cuec e silncio (terra titulada). Comunidades nossa senhora das Graas, arapuc, patau do umirizal, muratubinha, mondongo, igarap dos lopes e mocambo (terras no tituladas).

orIxIMIN
Comunidades boa Vista, gua Fria, mussur, bacabal, arancuan de Cima, arancuan do meio, arancuan de baixo, serrinha, Terra preta ii, Jarauac, poo Fundo, acap, Varre Vento do erepecur, boa Vista Cumin, santa rita, Jauari, ara, esprito santo, so Joaquim e pancada (terras tituladas). Comunidades abu, paran do abu, Tapagem, sagrado Corao de Jesus e me Cu (terra parcialmente titulada). Comunidades Juquirizinho, Juquiri Grande, Jamari, Curu, palhal, ltimo Quilombo do erepec, nova esperana, moura, nova Jerusalm e Cachoeira porteira (terras no tituladas).

sANTArM
Comunidades arapem, saracura, bom Jardim, murumuru, murumurutuba, Tining, nova Vista do ituqui, so Jos do ituqui, so raimundo do ituqui e prola do maic (terras no tituladas).

na amaznia legal existem 77 terras quilombolas tituladas onde vivem 144 comunidades2. Tais territrios somam 633.178,2743 hectares distribudos pelos estados do par, amap, maranho e rondnia3. Dentre as reas protegidas, os territrios quilombolas encontram-se entre as mais suscetveis a presses e ameaas, uma vez que no existem polticas pblicas para apoiar as comunidades na proteo e na gesto de suas terras. em oriximin, durante dcadas o isolamento ajudou os quilombolas a manter suas terras protegidas. seus territrios apresentam grandes extenses de florestas com quase 100% de suas reas preservadas. mas o avano da ocupao dessa regio da amaznia torna os quilombolas e suas florestas cada vez mais vulnerveis a uma srie de ameaas, como a explorao madeireira e mineral, os planos de explorao do potencial hidroeltrico dos rios que cortam suas terras, ao de pescadores e garimpeiros, e ainda pelos impactos das mudanas climticas. o presente estudo identifica as principais vulnerabilidades dos territrios quilombolas em oriximin e tem por objetivo chamar a ateno do poder pblico e da sociedade para a necessidade de polticas pblicas que visem apoiar os quilombolas na proteo e gesto de suas terras.
1 estao ecolgica do Gro par, estao ecolgica Jari; reserva biolgica maicuru e reserva biolgica do rio Trombetas; Floresta nacional sarac-Taquera e Floresta nacional da mulata; Floresta estadual do paru, Floresta estadual Trombetas e Floresta estadual Faro; rea de proteo ambiental paytuna; parque estadual monte alegre; Terras indgenas Tumucumaque, Trombetas-mapuera, Zo, rio paru Deste e nhamund-mapuera. 2 essa contagem no inclui o ttulo concedido pela Fundao Cultural palmares para a Comunidade mata Cavalo (mT) no ano de 2000. esse ttulo faz parte da leva de ttulos concedidos no governo Fernando Henrique Cardoso sem a necessria desapropriao dos ttulos vlidos incidentes no territrio quilombola. novo processo aberto para titulao dessa rea foi aberto pelo incra em 2004 e encontra-se em andamento. 3 para saber mais, consulte: www.cpisp.org.br/terras

8 Terras Quilombolas em Oriximin: presses e ameaas

Nota Tcnica
a publicao tem como foco oito territrios quilombolas onde vivem as 34 comunidades filiadas associao das Comunidades remanescentes de Quilombos do municpio de oriximin (arQmo), organizao com a qual a Comisso pr-ndio de so paulo mantm parceria desde 1989. a pesquisa no abrange a comunidade quilombola da Vila nova de Cachoeira porteira, situada no mesmo municpio. o estudo apresentado nessa publicao foi realizado entre outubro de 2010 e agosto de 2011 no mbito do projeto os direitos das comunidades quilombolas e a proteo da floresta, implementado pela Cpi-sp com o apoio financeiro do programa in Their lifetime de Christian aid. a Cpi-sp contou com a consultoria tcnica do engenheiro ambiental rodolfo Gadelha, responsvel pela elaborao dos mapas e anlises de imagens de satlite.

Fontes dos Dados


para a montagem dos mapas e anlises do desmatamento, foram utilizados dados coletados junto ao instituto nacional de Colonizao e reforma agrria (incra), ao instituto de Terras do par (iterpa), ao instituto nacional de pesquisas espaciais (inpe) e ao acervo da Comisso pr-ndio de so paulo (Cpi-sp). Tabela 1. Fonte dos dados utilizados.
Dados
Desmatamento Terras Quilombolas tituladas Terras Quilombolas no regularizadas lotes individuais de posseiros

Formato

Vetorial shapefile Vetorial shapefile Vetorial shapefile

Fonte
inpe iterpa e incra arQmo, Cpi-sp, embrapa iterpa e incra

ano

2010 sem informao

2001 1998

JpG

Terras Quilombolas em Oriximin: presses e ameaas

o estudo utilizou imagens de satlite e dados de monitoramento via satlite do instituto nacional de pesquisas espaciais. os dados de desmatamento so disponibilizados pelo inpe, atravs do projeto de monitoramento do Desmatamento na amaznia legal (prodes) que disponibiliza dados anuais de desmatamento na amaznia legal. para calcular o desmatamento na amaznia, o prodes utiliza o satlite landsat. por apresentar uma melhor resoluo espacial comparada a outros sistemas de monitoramento de desmatamento e depender das condies climticas da estao seca para aquisio de imagens livres de nuvens, o prodes feito apenas uma vez por ano (inpe, 2010). as imagens de 2010 no puderam ser utilizadas na anlise porque as nuvens no permitiam a leitura.

Tabela 2. Fonte das imagens de satlite utilizadas.


sensor orbital Cena (rbita-ponto) 228/061 Data de imageamento 11/08/2000; 10/09/2005; 23/10/2009. 11/09/2000; 13/06/2005; 28/09/2009. Fonte

lanDsaT 5 Thematic Mapper (Tm)

inpe

229/061

inpe

o mapa processos minerrios incidentes nas Terras Quilombolas de oriximin foi elaborado utilizando como base de dados o sistema de projeo uTm, Datum saD 69, Zona 21.

Tabela 3. Fonte da pesquisa sobre processos minerrios.


Dado utilizado processos minerrios Terras Quilombolas Formato Vetorial shapefile Vetorial shapefile Fonte Dnpm (sigmine) iterpa e Cpi-sp ano 08/2011 -

para elaborao dos mapas foram utilizadas como fontes tambm ibama e sema/pa, 2011 (unidades de conservao); ibama, 2011 (terras indgenas) e a base cartogrfica ibGe, 2005. para o mapa dos projetos hidroeltricos foi utilizada a informao disponibilizada no plano nacional de energia 2030 do ministrio de minas e energia.

limites das terras quilombolas no tituladas


os dados referentes aos limites das terras quilombolas alto Trombetas, Jamari/ltimo Quilombo e moura (ainda no tituladas) foram levantados pela arQmo e Cpi-sp nos anos 1999 e 2000 atravs de mapeamento participativo. os dados obtidos em campo foram consolidados em mapa com o apoio da equipe do laboratrio de sensoriamento remoto da embrapa amaznia oriental em 2000. os limites da Terra Quilombola ariramba basearam-se em dados levantados pela equipe da superintendncia do incra em santarm no ano de 2005 e em edital publicado pelo iterpa no Dirio oficial do par, n 30.953 de 26/06/2007.

10 Terras Quilombolas em Oriximin: presses e ameaas

Anlise e Tratamento dos Dados


os dados sobre desmatamento, consolidados em um sistema de informao Geogrfica (siG), foram utilizados para elaborar informaes na forma tabular, grfica e cartogrfica. o software utilizado neste estudo como suporte para anlise espacial do desmatamento, como um banco de dados geogrficos, com funes de armazenamento e recuperao da informao espacial, bem como uma ferramenta para produo de mapas, foi o Quantum Gis (QGis), o qual um siG gratuito e de cdigo aberto desenvolvido como um projeto da open source Geospatial Foundation (osGeo) (www.qgis.org). para determinar a evoluo do desmatamento foi realizada uma anlise multitemporal, abrangendo trs perodos: at 2000, de 2001 a 2005 e de 2006 a 2009, para cada uma das terras quilombolas. a fim de evidenciar a presso externa s terras quilombolas, optou-se por analisar tambm uma rea do entorno dos territrios quilombolas, num raio externo de 10 quilmetros de distncia. no software QGis, os dados de desmatamento mapeados pelo inpe/prodes foram utilizados como base do desmatamento para o ano 2000. a partir das imagens de satlite landsat-Tm, realizouse o mapeamento do incremento anual das reas desmatadas nas terras quilombolas, ou seja, atravs da interpretao visual das imagens na escala de 1:50.000, foram vetorizadas (digitalizadas) as reas desmatadas que no foram mapeadas pelo inpe/prodes, haja vista principalmente o grande acmulo e a presena constante de nuvens nesta regio. Com esse procedimento foi possvel ter o quadro mais completo do desmatamento ocorrido nesses anos para os territrios quilombolas. Com as reas desmatadas nas reas quilombolas devidamente mapeadas, estas foram sobrepostas aos limites dos oito territrios e, assim, calcularamse as respectivas reas desmatadas (em hectare) para cada perodo de anlise. para a identificao de abertura de estradas, realizou-se uma anlise temporal das imagens associada interpretao visual da banda 5 da imagem landsat-Tm, e com isso, aps o procedimento de digitalizao vetorial na escala 1:50.000, contabilizou-se a extenso das estradas abertas nos territrios quilombolas e em seu entorno. e, finalmente, para a identificao de focos de calor que podem indicar ocorrncia de queimadas, utilizaram-se os dados disponibilizados no stio do inpe, considerando de forma complementar os satlites noaa 12 e 16 noite. as anlises espaciais realizadas no estudo processos minerrios incidentes nas Terras Quilombolas de oriximin foram executadas em um sistema de informaes Geogrficas (siG) com o software livre Quantum Gis (verso 1.7.0), a partir de cruzamento dos dados no formato vetorial, utilizando o complemento Ftools (0.6.1) e a ferramenta de clculo de rea da tabela de atributos dos vetores no Quantum Gis.

Terras Quilombolas em Oriximin: presses e ameaas

11

Morosidade na Regularizao Fundiria


a Constituio Federal garante aos quilombolas o direito propriedade de suas terras. no entanto, no brasil uma parcela mnima de comunidades quilombolas j conta com os ttulos de suas terras: 192 comunidades, o que representa 6% da totalidade que se estima existir no brasil4 (Cpi-sp). a titulao um procedimento importante, pois estabelece a extenso e os limites do territrio quilombola e dirime eventuais disputas sobre as terras ocupadas pelas comunidades. a indefinio quanto regularizao fundiria coloca os quilombolas em situao de vulnerabilidade; dificulta o seu acesso a programas e polticas pblicas e representa um entrave para a gesto sustentada dos territrios. oriximin representa um marco na luta dos quilombolas. Foi l que ocorreu a primeira titulao coletiva de terra de quilombo em cumprimento determinao Constitucional. o fato se deu em novembro de 1995, quando o incra entregou o ttulo de reconhecimento de domnio para a Comunidade boa Vista. atualmente, os quilombolas em oriximin detm a propriedade de 361.825,48 hectares distribudos por cinco territrios, onde vivem 25 comunidades (Quadro 1). esses cinco territrios representam 37,2% da dimenso total titulada no brasil em nome de comunidades quilombolas e 57,2% da rea titulada na amaznia legal.

Mapa 1. Comunidades Quilombolas em oriximin.

tas be ro m T rio

e rio
rep
pancada
ec

u ur

Cachoeira porteira

so Joaquim espirito santo nova Jerusalm boa Vista Cumin santa rita

abu paran do abu Tapagem sagrado Corao erepecu Juquirizinho


ar

poo Fundo nova esperana acapu Jarauac mussur

ara Jauari Varre Vento

Juquiri

de b

ar an

cu

an

se

rrin

aix

ha

e m

Cu

Curu

Ja m

moura boa Vista

palhal

bacabal

a Cim io de me an do ncu ara an cu an ar

Terra preta ii gua Fria

oriximin

Terras Quilombolas Tituladas

Terras Quilombolas em Regularizao Comunidades Quilombolas

Sede do Municpio

Terras Quilombolas em Oriximin: presses e ameaas

13

Quadro 2. Terras Quilombolas em oriximin. boA VIsTA


Titulada pelo incra em 1995. Dimenso: 1.125,0341 hectares. Comunidade: boa Vista

guA FrIA
Titulada pelo incra em 1996. Dimenso: 557,1355 hectares. Comunidade: gua Fria

TroMbeTAs
Titulada pelo incra e pelo iterpa em 1997. Dimenso: 80.887,0941 hectares. Comunidades: mussur, bacabal, arancuan de Cima, arancuan do meio, arancuan de baixo, serrinha, Terra preta ii e Jarauac.

erePeCuru
Titulada pelo incra e pelo iterpa em 1997. Dimenso: 218.044,2577 hectares. Comunidades: poo Fundo, acap, Jarauac, Varre Vento erepecur, boa Vista Cumin, santa rita, Jauari, ara, esprito santo, so Joaquim e pancada.

AlTo TroMbeTAs
parcialmente titulada pelo iterpa em 2003/Ttulo retificado pelo Termo de retificao iterpa, de 17/12/2010. Dimenso: 61.211,9600 hectares poro a ser titulada (processo incra n 54100.002189/2004-16). Dimenso estimada: 151.923 hectares. Comunidades: abu, paran do abu, Tapagem, sagrado Corao de Jesus e me Cu.

JAMArI/ lTIMo QuIloMbo


a ser titulada (processo incra n 54100.002185/2004-20). Dimenso estimada: 138.822 hectares. Comunidades: Juquirizinho, Juquiri Grande, Jamari, Curu, palhal, ltimo Quilombo do erepec e nova esperana.

MourA
a ser titulada (processo incra n 54100.002186/2004-74). Dimenso estimada: 18.491 hectares. Comunidade: moura.

ArIrAMbA
a ser titulada (processo incra n 54100.000755/2005-28; processo iterpa n 2005/315528). Dimenso estimada: 23.418 hectares. Comunidade: nova Jerusalm Observao: O processo de regularizao das terras da comunidade quilombola da Vila Nova de Cachoeira Porteira situada tambm no Municpio de Oriximin - que no alvo do presente estudo - foi aberto pelo Iterpa em 2004 (Processo 2004/125212).

14 Terras Quilombolas em Oriximin: presses e ameaas

no entanto, 15 comunidades quilombolas em oriximin ainda aguardam pela regularizao de suas terras5. os processos de titulao dos territrios alto Trombetas, Jamari/ltimo Quilombo, moura e ariramba foram abertos pelo incra e pelo iterpa em 2004 e 2005 e envolvem uma rea de dimenso estimada em 332.654 hectares. apesar de transcorridos seis anos desde a sua abertura, os processos no evoluram. nem mesmo a fase inicial dos estudos de identificao foi executada6. Tal paralisia se coaduna com um cenrio nacional: 87% dos mais de mil processos abertos no incra para regularizao de terras quilombolas no contam com relatrio de identificao e delimitao, etapa inicial dos procedimentos (Cpi-sp, stio eletrnico). em janeiro de 2009, a presidncia do incra encaminhou associao das Comunidades remanescentes de Quilombos do municpio de oriximin o ofcio n 1/2009-p comprometendose a concluir, no ano de 2009, o relatrio Tcnico de identificao e Delimitao do alto Trombetas, cujo laudo antropolgico j encontra finalizado e a concluir os relatrios Tcnicos de identificao e Delimitao dos territrios Jamari e moura em 2009 e a dar prosseguimento ao processo. no entanto, o compromisso no foi cumprido e os estudos no foram realizados at hoje.

conservao: reserva biolgica do rio Trombetas, Floresta nacional sarac-Taquera e Floresta estadual Trombetas (Tabela 4). a reivindicao dos quilombolas a reviso dos limites de tais unidades de forma a excluir a rea de ocupao quilombola e garantir a sua titulao em nome das comunidades.

Unidades de Conservao Federais


os processos de regularizao das terras quilombolas alto Trombetas, Jamari/ltimo Quilombo e moura encontram-se na Cmara de Conciliao e arbitragem da advocacia Geral da unio em funo de pleito do instituto Chico mendes, que tem resistncia titulao da rea em nome das comunidades, em razo da sobreposio s unidades de conservao (ofcio presidncia do incra 1/2009-p). essa instncia da advocacia Geral da unio (aGu) tem como misso solucionar controvrsias entre os rgos do governo. segundo informao divulgada no stio eletrnico da aGu, em 2009 encontravam-se na Cmara de Conciliao seis processos de regularizao de terras quilombolas incidentes em unidades de conservao, entre eles os de oriximin8. os quilombolas de oriximin no receberam qualquer comunicado da advocacia Geral da unio informando que seu processo encontra-se no mbito da Cmara de Conciliao. Tampouco foram chamados a participar ou receberam informaes sobre o andamento das discusses. esse procedimento contraria o direito consulta

Sobreposio com Unidades de Conservao


Todos os territrios quilombolas ainda no titulados esto sobrepostos a unidades de

Tabela 4. sobreposio terras quilombolas e unidades de conservao em oriximin7.


nome alto Trombetas* Jamari/ltimo Quilombo moura ariramba ToTAl *poro do territrio ainda no titulada

Terra Quilombola

Dimenso estimada (ha) 151.923 138.822 18.491 23.418 332.654

rebio rio Trombetas 98.057 97.037 195.094

rea de sobreposio com uCs (ha)


Flona sarac-Taquera 39.041 18.431 96.544 39.071

Flota Trombetas 10.046 10.046

Terras Quilombolas em Oriximin: presses e ameaas

15

Mapa 2. sobreposio Terras Quilombolas e unidades de Conservao.


Flota Trombetas

erepecuru rebio rio Trombetas

Flota Trombetas

ariramba

alto Trombetas

Jamari/ ltimo Quilombo moura

Trombetas

Flota Faro

boa Vista
rio Trombetas

gua Fria

Flona sacar - Taquera oriximin

Terras Quilombolas Tituladas Unidades de Conservao

Terras Quilombolas em Regularizao rea de Sobreposio

prvia, livre e informada, estabelecido na Conveno 169 sobre povos indgenas e Tribais da organizao internacional do Trabalho9, cada vez que sejam previstas medidas administrativas suscetveis de afetar tais grupos diretamente (Conveno 169, artigo 6). Vale observar que situao semelhante, envolvendo o processo de regularizao das terras da comunidade quilombola santo antnio do Guapor (sobreposta reserva biolgica do Guapor em rondnia), motivou a procuradoria da repblica em rondnia a ingressar com ao civil pblica que, entre outros pedidos, requeria que a unio viabilizasse a participao de representantes da comunidade quilombola nas discusses conduzidas na Cmara de Conciliao da aGu (procuradoria da repblica em rondnia, 10/2/2010).

Floresta Estadual Trombetas


Das trs unidades de conservao sobrepostas a terras quilombolas em oriximin, a Floresta estadual Trombetas aquela criada mais recentemente, em dezembro de 200610. Quando de sua criao, j tramitava no iterpa o processo para titulao das terras quilombolas de ariramba e Cachoeira porteira. apesar disso, a unidade foi instituda sem que a regularizao da rea de ocupao dos quilombolas fosse concluda. o Decreto n 2.607 de 04/12/2006 que criou a floresta estadual faz referncia presena de comunidades quilombolas e determina que onde sejam identificadas comunidades tradicionais quilombolas nos termos do plano de manejo da unidade de Conservao, sero objeto de

16 Terras Quilombolas em Oriximin: presses e ameaas

regularizao fundiria mediante concesso de direito real de uso (artigo 4). J no seu artigo 5, o decreto ressalva a opo das comunidades pelo exerccio do direito de reconhecimento de domnio previsto no art. 68 do aDCT e legislao estadual pertinente, e, neste caso, as tais reas sero excludas por lei do mbito da Floresta estadual Trombetas, como previsto no art. 22, 7, da lei n 9.985, 18 de junho de 2000. na prtica, porm, a comunidade ariramba tem encontrado grande dificuldade para fazer valer a sua opo pela titulao. a Cpi-sp tem acompanhado as negociaes dos quilombolas junto ao governo do par. em 2010, a posio do governo era de que os quilombolas deveriam eles prprios buscar a mudana dos limites da unidade

junto assembleia legislativa e que nada poderia ser feito pelo poder executivo. em agosto de 2011, foi aprovado e publicado o plano de manejo da Flota Trombetas (portaria sema 1.704/2011). no resumo executivo, mencionada a reivindicao para titulao da Terra Quilombola do ariramba na zona de interveno moderada . o plano de manejo prev um subprograma de ordenamento fundirio, que inclui, dentre suas aes estratgicas, promover discusses sobre a situao indgena e quilombola na Flota. espera-se que no mbito desse subprograma os encaminhamentos relativos ao processo de regularizao fundiria dessa terra quilombola possam ser retomados e o direito titulao garantido.

4 no foi realizado at hoje um censo da populao quilombola no brasil. estimativas do movimento social apontam a existncia de 3 mil a 5 mil comunidades quilombolas. Dados da secretaria de polticas de promoo da igualdade racial da presidncia da repblica identificam 3.524 comunidades quilombolas (seppir, 2010: 8). 5 nessa contagem est includa a Comunidade Vila nova de Cachoeira porteira. o processo para regularizao das terras dessa comunidade foi aberto pelo iterpa em 2004 (processo 2004/125212) e tambm se encontra paralisado. 6 para saber os procedimentos para a titulao de terras quilombolas, consulte o stio eletrnico da Cpi-sp: www.cpisp.org.br/terras 7 os problemas de sobreposio com essa floresta estadual envolvem tambm os quilombolas da Vila nova de Cachoeira porteira e povos indgenas. 8 alm do processo das comunidades de oriximin, encontravam-se na Cmara de Conciliao naquele ano os processos da Comunidade do Tambor, incidente na rea do parque nacional do Ja (am); da Comunidade santo antnio do Guapor, sobreposta reserva biolgica do Guapor (ro); da comunidade do Cunani, que vive no parque nacional do Cabo orange (ap); da Comunidade mumbuca, sobreposta reserva biolgica da mata escura (mG); e da Comunidade so roque, cujas terras incidem nos parques nacionais serra Geral e aparados da serra (rs). 9 a Conveno 169 da oiT tem fora de lei no brasil e se aplica s comunidades indgenas e quilombolas. 10 a reserva biolgica do rio Trombetas foi criada em 1979 (Decreto n 84.018 de 21 de setembro de 1979) e a Floresta nacional sarac Taquera em 1989 (Decreto n 98.704, em 27 de dezembro de 1989). 11 Zona de interveno moderada m2, com 178.400 hectares Zona de prioridade mdia a alta para conservao. as atividades nesta zona no devem modificar as caractersticas do ambiente e da paisagem. constituda em sua maior parte por reas conservadas, podendo apresentar reas com alteraes antrpicas (sema, 2011). Terras Quilombolas em Oriximin: presses e ameaas

17

Desmatamento
o desmatamento um dos mais graves problemas ambientais do brasil. De 2000 a 2009 a amaznia brasileira perdeu, em mdia, a cada ano, 17.600 quilmetros quadrados de floresta natural (WWF, 2010: 4). em 2010, o desmatamento acumulado na amaznia legal atingiu 18% da regio (in: Celentano et alli, 2010: 62). o desmatamento leva ao empobrecimento da biodiversidade, com impactos diretos no modo de vida de milhes de pessoas que dependem da floresta para sobreviver. alm disso, o desmatamento e a degradao florestal contribuem com as emisses de gases de efeito estufa so responsveis por 17% a 20% das emisses globais de gases de efeito estufa. o brasil est entre os maiores emissores de dixido de carbono do planeta, principal gs de efeito estufa que causa aquecimento global, e isso se deve principalmente ao desmatamento. estima-se que a mudana no uso da terra e das florestas corresponda a 61% das emisses brasileiras (idem: 65). em 2011, o desmatamento na amaznia voltou a crescer aps um perodo de queda iniciado em 2005. segundo o imazon, o desmatamento acumulado no perodo de agosto de 2010 a julho de 2011, correspondendo aos doze meses do calendrio atual de desmatamento, totalizou 1.628 quilmetros quadrados. Houve um aumento de 9% em relao ao ano anterior (agosto de 2009 a julho de 2010). em julho de 2011, o par liderou com 41% do desmatamento detectado (in Hayashi et alli : 1-3).

Desmatamento no Municpio de Oriximin


segundo dados do inpe/prodes, em 2009 o municpio de oriximin contava com 1,32% do seu territrio desmatado, o que representa uma rea de 1.428 quilmetros quadrados12. entre 2000 e 2009, a rea desmatada em oriximin foi de 271 quilmetros quadrados, o que representou um incremento de 19% frente a rea total desmatada naquele municpio.

Tabela 5. evoluo do desmatamento no municpio de oriximin.


ano
2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009

Desmatamento acumulado desde 2000 (km2)


1.157,0 1.196,6 1.255,0 1.292,4 1.318,9 1.341,8 1.355,6 1.380,7 1.410,3 1.428,0

porcentagem do Desmatamento acumulado frente rea total do municpio


1,07% 1,11% 1,16% 1,20% 1,22% 1,24% 1,26% 1,28% 1,31% 1,32%

Fonte: http://www.dpi.inpe.br/prodesdigital/prodesmunicipal.php
Terras Quilombolas em Oriximin: presses e ameaas

19

Mapa 3. Territrios Quilombolas - desmatamento at 2000.

s eta mb Tro rio


erepecuru

ariramba

Trombetas alto Trombetas Jamari ltimo Quilombo moura

boa Vista gua Fria

Imagem satlite Landsat 2000. Terras Quilombolas Tituladas reas de ocupao no quilombola (lotes individuais). Terras Quilombolas em Regularizao rea Desmatada

Desmatamento no Entorno das Terras Quilombolas


a fim de dimensionar a presso externa s terras quilombolas em oriximin, a Cpi-sp analisou o desmatamento na sua rea de entorno, considerando um raio externo de 10 quilmetros de distncia. a rea de entorno soma cerca de 6 mil quilmetros quadrados e incide parcialmente nas unidades de conservao rebio do rio Trombetas, Flona sarac-Taquera, Flota Trombetas e Flota de Faro. o estudo constatou que at 2009, o desmatamento na rea do entorno das terras quilombolas totalizou 272,54 quilmetros quadrados (Tabela 6) o que representa 19% de toda rea desmatada no municpio Tabela 6. desmatamento no entorno das terras quilombolas.
rea de entorno (km) 6.084,21 perodo at 2000 2001 a 2005 2006 a 2009 ToTAl rea desmatada (km) 211,77 39,67 21,10 272,54

20 Terras Quilombolas em Oriximin: presses e ameaas

Mapa 4. Territrios Quilombolas - desmatamento at 2009.

s eta mb Tro rio


erepecuru

ariramba

Trombetas alto Trombetas Jamari ltimo Quilombo moura

boa Vista gua Fria

Imagem satlite Landsat 2009. Terras Quilombolas Tituladas reas de ocupao no quilombola (lotes individuais). Terras Quilombolas em Regularizao rea Desmatada

de oriximin at aquele ano (1.428 quilmetros quadrados). a regio desmatada concentra-se em reas prximas aos rios e lagos e ao longo de uma estrada (conhecida como estrada do beC) que avana da cidade de oriximin at as proximidades das terras quilombolas ariramba e erepecuru. o estudo da Cpi-sp mapeou aproximadamente 90 quilmetros de estradas no entorno das terras quilombolas (Tabela 7). Como se observa nas imagens de satlite, as terras quilombolas tituladas erepecuru, Trombetas e gua Fria vm representando uma barreira ao desmatamento, mas avana na terra ariramba, ainda no regularizada. Tabela 7. estradas mapeadas no entorno das terras quilombolas.
perodo at 2000 2001 a 2005 2006 a 2009 ToTAl extenso das estradas (km) 49,0 10,2 25,5 84,7
Terras Quilombolas em Oriximin: presses e ameaas

21

Mapa 5. Territrios Quilombolas Trombetas, erepecuru, Ariramba e gua Fria desmatamento at 2000.

erepecuru

ariramba

Trombetas

gua Fria

oriximin

Imagem satlite Landsat 2000. Terras Quilombolas Tituladas reas de Ocupao no Quilombola (lotes individuais) Terras Quilombolas em Regularizao rea Desmatada Sede do Municpio

22 Terras Quilombolas em Oriximin: presses e ameaas

Mapa 6. Territrios Quilombolas Trombetas, erepecuru, Ariramba e gua Friadesmatamento at 2009.

erepecuru

ariramba

Trombetas

gua Fria

oriximin

Imagem satlite Landsat 2009. Terras Quilombolas Tituladas reas de Ocupao no Quilombola (lotes individuais) Terras Quilombolas em Regularizao rea Desmatada Sede do Municpio

Terras Quilombolas em Oriximin: presses e ameaas

23

a presso do desmatamento atinge tambm as unidades de conservao existentes no municpio de oriximin 13, muito embora no figurem entre as unidades sob maior risco de desmatamento conforme anlise do imazon (sales, 2011). a unidade com maior rea desmatada (em termos absolutos e proporcionalmente sua rea total) a Floresta nacional sarac-Taquera, com 3,3% de sua dimenso desmatada at 2009. no interior dessa unidade, a minerao rio do norte explora bauxita desde a dcada de 1970. Tabela 8. desmatamento em unidades de conservao no municpio de oriximin.
nome uC Floresta nacional sarac-Taquera reserva biolgica do rio Trombetas Floresta estadual do Trombetas
31.472,4 Floresta estadual uso sustentvel estadual 65,7 (0.2 %)

Floresta estadual de Faro


6.295,6 Floresta estadual uso sustentvel estadual 15,9 (0.3 %)

area km2 Categoria Grupo esfera Total Desmatado at 2009 km2

4.417,6

4.082,1

estao ecolgica do Gro par

42.095,8

Floresta nacional uso sustentvel Federal 145,4 (3.3 %)

reserva biolgica proteo integral Federal 20,6 (0.5 %)

estao ecolgica proteo integral estadual 9,8 (0.0 %)

Fonte: prodes - visita ao site em 20/07/2011

Desmatamento nas Terras Quilombolas


as terras quilombolas apresentam grandes extenses de reas de florestas preservadas. o desmatamento nos oito territrios quilombolas em oriximin em 2009 somava 8.269.22 hectares, o que corresponde a 1% da extenso total de tais reas. Dentre as terras j tituladas de maiores extenses, em 2009 aquela com maior proporo de rea desmatada era a Terra Quilombola Trombetas: 2,6% de desmatamento. nas terras quilombolas erepecuru e alto Trombetas (poro titulada) as reas de desmatamento correspondiam a 0,8% e 0,3% da dimenso total. nos territrios titulados com menor extenso, gua Fria e boa Vista, a proporo do territrio desmatada mais significativa. em 2009, representava 60,9% e 33,3%, respectivamente, da rea total da terra quilombola. J nas terras ainda no tituladas alto Trombetas e Jamari/ltimo Quilombo a rea desmatada correspondia em 2009, respectivamente, a 0,47% e 0,17% do territrio. na TQ moura a proporo era maior: 3,49% da extenso do territrio. e na Terra Quilombola ariramba a rea desmatada correspondia a 8,23% da extenso total pleiteada pela comunidade - o desmatamento ocorre principalmente na poro do territrio sobreposta a terras devolutas da unio e segundo denncias dos quilombolas decorreu principalmente da ao de ocupantes no quilombolas.

grfico 1: desmatamento acumulado at 2009, por terra quilombola (rea absoluta em hectares).

Trombetas ariramba erepecuru alto Trombetas moura boa Vista gua Fria Jamari 375 339 231 645 899

2.107 1.927 1.747

24 Terras Quilombolas em Oriximin: presses e ameaas

grfico 2. Proporo do desmatamento acumulado at 2009 por terra quilombola (em porcentagem de rea).
100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0%

rea Desmatada alto Trombetas Trombetas erepecuru boa Vista moura ariramba Jamari gua Fria rea no Desmatada

a anlise da evoluo temporal indicou que 78,2% do desmatamento nos territrios quilombolas ocorreu at o ano de 2000; 14,6% no perodo entre 2001 e 2005; e, 7,2% no perodo de 2006 a 2009 (Tabela 9). ou seja, considerando o conjunto dos territrios quilombolas em oriximin, o ritmo do desmatamento entre 2001 e 2009 diminuiu. mas a evoluo do desmatamento apresenta caractersticas diferenciadas em cada territrio. o territrio boa Vista (titulado em 1995) no apresentou desmatamento aps 2000. em seis territrios observou-se uma queda na rea desmatada, comparando-se o perodo 2001/2005 com 2006/2009: gua Fria, Trombetas e erepecuru (j titulados), Jamari, moura e ariramba (no titulados). Tabela 9. desmatamento nas terras quilombolas por perodo de anlise.
nome
boa Vista gua Fria Trombetas erepecuru alto Trombetas Jamari moura ariramba

Terra Quilombola situao Fundiria


Titulada em 1995 Titulada em 1996 Titulada em 1997 Titulada em 1998/2000 Titulada em 2003 em regularizao em regularizao em regularizao em regularizao ToTAl

rea TQ (ha)
1.125,03 557,14 80.887,09 218.044,26 61.212,96 151.923 138.822 18.491 23.418 694.479,01

at 2000
374,69 335,95 1.646,27 1.306,78 146,52 663,76 152,59 587,74 1.253,93 6.468,23

Desmatamento (ha) de 2001 de 2006 a 2005 a 2009


2,52 305,17 316,82 13,32 50,59 61,13 50,79 406,83 1.207,17

ToTal
374,69 339,32 2.106,95 1.746,94 184,67 714,35 230,54 645,22 1.926,54 8.269,22

0,85 155,51 123,34 24,83 16,82 6,69 265,78 593,82

no territrio Trombetas foram desmatados 305,17 hectares entre 2001 a 2005. J nos quatro anos seguintes (2006 a 2009), a rea desmatada caiu pela metade: 155,51 hectares. na Terra Quilombola erepecuru, tambm foi registrado um decrscimo no ritmo do desmatamento. entre 2001 e 2005 foram desmatados 316,82 hectares e no perodo seguinte (2006/2009) houve uma queda de 61%, tendo sido registrados 123,34 hectares de desmatamento.
Terras Quilombolas em Oriximin: presses e ameaas

25

na Terra Quilombola alto Trombetas observouse um acrscimo no ritmo do desmatamento na poro titulada em 2003: 13,32 hectares desmatados entre 2001 e 2005, e no perodo 2006/2009 a rea desmatada foi quase o dobro:

24,83 hectares. J na poro do territrio ainda no regularizada houve decrscimo: 50,58 hectares desmatados entre 2001 e 2005 e nenhum desmatamento no perodo subsequente (2006/2009).

12 a dimenso total do municpio de oriximin de 107.778 quilmetros quadrados. 13 no municpio de oriximin existem cinco unidades de conservao: estao ecolgica do Gro par, Florestal estadual de Faro, Floresta estadual do Trombetas, Floresta nacional de sarac-Taquera e reserva biolgica do rio Trombetas (ministrio do meio ambiente Cadastro nacional de unidades de Conservao).

26 Terras Quilombolas em Oriximin: presses e ameaas

Explorao madeireira
nos ltimos cinco anos, as comunidades quilombolas em oriximin receberam diversas ofertas de parceira por parte de empresas madeireiras para explorao florestal em seus territrios. os territrios quilombolas j titulados nessa regio apresentam-se como opo bastante atraente para as empresas, uma vez que so constitudos por extensas reas de floresta e tm sua situao fundiria regularizada. a comprovao da regularidade fundiria uma das exigncias da legislao ambiental brasileira para aprovar planos de manejo florestal. Tendo em vista a grande indefinio de direitos de propriedade na amaznia estimada em 53% pelo imazon (brito, 2009) tal exigncia tem representado um entrave para a explorao florestal. Diante dessa situao, o setor madeireiro tem buscado reas florestais com definio fundiria, como os territrios quilombolas titulados, terras indgenas e assentamentos de reforma agrria. at 2011, os quilombolas em oriximin vinham recusando as ofertas apresentadas pelas diversas empresas madeireiras. no entanto, em fevereiro de 2011, as associaes proprietrias dos territrios Trombetas (aCorQaT associao das Comunidades remanescentes de Quilombo bacabal, arancuan de Cima, arancuan do meio, arancuan de baixo, serrinha, Terra preta ii e Jarauac) e erepecuru (aCorQe associao das Comunidades remanescentes de Quilombo pancada, ara, esprito santo, Jauari, Varre Vento, Jarauac e acapu) firmaram acordos para explorao de madeira em seu territrio com a Construtora medeiros ambiental ltda., empresa que tem sede no estado de Tocantins e cuja atividade econmica principal, segundo o cadastro nacional de pessoa jurdica da receita Federal, servios de engenharia14. Conforme depoimentos dos quilombolas, a empresa apresentou como estimativa de renda mensal para cada famlia durante a vigncia do contrato em torno r$ 1.800,00 na TQ Trombetas e
Terras Quilombolas em Oriximin: presses e ameaas

27

de r$ 3.000,00 para as famlias da TQ erepecuru. Tambm segundo as informaes obtidas junto aos quilombolas, as negociaes com a Construtora medeiros previam o incio da extrao da madeira no ms de setembro de 2011. no perodo subsequente assinatura do contrato, a empresa realizou o inventrio florestal nas duas reas com vistas a obter o licenciamento ambiental para o projeto de manejo. em 16 de junho de 2011, foi protocolado junto secretaria do meio ambiente do estado do par o pedido de licena de atividade rural da associao da Terra Quilombola Trombetas. o pedido da associao da Terra Quilombola erepecuru foi protocolado em 18 de agosto. ambos os processos encontravam-se em tramitao quando da concluso desse livro.

os contratos estabelecem uma parceria para elaborao, explorao e execuo de projeto de manejo florestal sustentvel com aproveitamento de resduos (galhadas e troncos) e tem um prazo de vigncia de cinco anos. os contratos especificam que aps a concluso do inventrio 100% (cem por cento), as partes definiro as espcies madeireiras que no sero manejadas. os contratos de parceria preveem que na TQ Trombetas o projeto de manejo ser implantado em talhes anuais de 3.733 hectares e na TQ erepecuru em talhes anuais de 7.410 hectares. isso significa que em cinco anos a rea de extrao de madeira atingir 23% da TQ Trombetas e 17% da TQ erepecuru. segundo o acordo, a empresa arcar com os custos da operao: as despesas para obteno da documentao necessria junto aos rgos governamentais para aprovao do projeto de manejo florestal; as relativas contratao de tcnicos e encargos; e outras inerentes a elaborao, explorao, execuo do projeto de manejo florestal com exceo dos gastos com aproveitamento e transporte dos resduos. Com relao ao pagamento, os contratos de parceria determinam que 50% (cinquenta por cento) do volume, das espcies madeireiras autorizadas pela sema/pa, extrado no pmFs ser repassado para as associaes e os outros 50% para a empresa como remunerao pelos servios realizados. no caso do aproveitamento dos resduos florestais, o acordo prev que a meao ser feita aps as dedues das despesas para obteno dos produtos, exceto as despesas com instalao dos fornos de carvoarias que sero por conta da empresa.

Perfil dos Contratos Firmados


os contratos foram assinados por trs integrantes das coordenaes de cada associao quilombola e um representante da Construtora medeiros ambiental, cuja relao com a empresa no foi especificada no documento. os contratos no fazem referncia nem anexam documentos que demonstrem que os membros das associaes quilombolas tenham cincia e aprovaram os termos do contrato em assembleia. Cada associao firmou dois contratos diferentes com a empresa. um contrato denominado parceria para elaborao, explorao e execuo de projeto de manejo florestal sustentvel com aproveitamento de resduos e um segundo contrato de compra e venda. os termos dos contratos assinados pelas duas associaes so muitos semelhantes.

Tabela 10. rea de explorao de madeira nas terras quilombolas erepecuru e Trombetas.
Terra Quilombola
Trombetas erepecuru

Dimenso da TQ (ha)
80.887,09 218.044,26

rea de explorao em 5 anos (ha)

18.665 37.050

% da dimenso total do TQ

23% 17%

28 Terras Quilombolas em Oriximin: presses e ameaas

os contratos de compra e venda estabelecem o compromisso das associaes quilombolas venderem os seus 50% do volume de madeira extrada para a Construtora medeiros pelo valor de r$ 120,00 (cento e vinte reais), r$ 130,00 (cento e trinta reais), r$ 140,00 (cento e quarenta reais) e r$ 150,00 o /m3, a classificao ser feita aps o inventrio entre as partes. no h previso de ndice para reajuste desses valores ao longo dos cinco anos de vigncia da parceria. o acordo estipula ainda que o gerenciamento e a execuo do projeto de manejo sero de responsabilidade da Construtora medeiros, cabendo s associaes a fiscalizao e o acompanhamento. no entanto, frente aos rgos ambientais as associaes sero as responsveis pelo empreendimento, uma vez que o licenciamento solicitado exclusivamente em seu nome.

o monitoramento pela prpria comunidade ainda mais importante tendo em vista a ilegalidade que cerca esse setor e as dificuldades de fiscalizao por parte do governo. estimativas apontam que 33% de toda produo madeireira amaznica ilegal (adeodato et alli, 2011: 73). a anlise pelo imazon revelou que 73% dos hectares explorados no par entre agosto de 2008 e julho de 2009 no foram autorizados pela secretaria de meio ambiente. a explorao de madeira ilegal foi detectada em todas as regies do estado, sendo que a regio do baixo amazonas (onde est oriximin) respondeu por 4% do total identificado (monteiro et alli, 2010: 2). nesse mesmo perodo, foi diagnosticada a explorao no autorizada de madeira dentro da Floresta nacional sarac-Taquera, unidade de conservao vizinha aos territrios quilombolas (idem: ibidem). as irregularidades permeiam todo o caminho da madeira desde a floresta at o consumidor final: no apenas uma questo de falhas e deficincias. mediante corrupo, aprova-se explorao em locais indevidos, inclusive reas sem floresta. [...] alm da aprovao de planos fictcios, incluindo falsificao de documentos, explorao sem licena e venda ilegal de autorizao para madeira, o sistema de controle tem brechas para diversas fraudes na cadeia de beneficiamento (adeodato et alli, 2011: 73-75). e os problemas ocorrem mesmo na explorao legalizada: grande parte da explorao autorizada de madeira, embora legal, no tem qualidade, apresenta falhas de fiscalizao e praticada por mtodos que agridem a floresta (idem: 64). avaliao do imazon sobre os planos de manejo florestal operacionais entre 2008 e 2009 considerou que apenas 14% apresentaram boa qualidade; 64% apresentaram explorao de qualidade intermediria e 22% foram classificados como de baixa qualidade (explorao predatria) (monteiro et alli, 2010: 12-13). nesse cenrio, grande o risco da parceria no gerar os benefcios esperados pelas comunidades. essa parece ser a realidade em projetos de
Terras Quilombolas em Oriximin: presses e ameaas

Riscos Envolvidos
os acordos para explorao de madeira firmados em oriximin representam um srio fator de risco para a integridade dos territrios quilombolas, uma vez que as associaes no contam com os meios para realizar um monitoramento adequado do empreendimento e garantir que a explorao florestal seja realizada por meio de um manejo de baixo impacto. no processo de negociao e formalizao dos contratos, as associaes no contaram com assessoria jurdica ou tcnica que pudesse auxililas na definio dos termos do acordo. e o plano de manejo foi elaborado pela empresa sem acompanhamento ou avaliao de consultoria tcnica das prprias associaes. as associaes tambm no parecem preparadas para monitorar aspectos importantes da comercializao da madeira extrada como, por exemplo, o controle de crditos das guias florestais15 que sero emitidas em nome das associaes, uma vez que so elas que figuram como responsveis pelo empreendimento junto ao rgo ambiental.

29

explorao florestal j em execuo em terras quilombolas em outras regies do par16.

das guias de transporte de madeira, que fica sob a responsabilidade da empresa. outro aspecto controverso o fato de as empresas no figurarem no licenciamento ambiental como parte corresponsvel pelo empreendimento, embora sejam elas que realizem os inventrios e os planos de manejo, bem como executem a explorao e venda da madeira. ou seja, as associaes quilombolas tm assumido a inteira responsabilidade por um processo que no dominam completamente.

Explorao Madeireira em Terras Quilombolas no Par


a Comisso pr-ndio de so paulo identificou outras cinco associaes quilombolas no par envolvidas com projetos de explorao de madeira em suas terras, alm das duas de oriximin. essas sete associaes quilombolas representam 45 comunidades que detm a propriedade de 416.527,9438 hectares. Trs associaes j executam projetos de manejo e uma quarta conta com a licena aprovada pela secretaria do meio ambiente do par para incio da explorao em 2011 (confira Tabela 11). outras trs associaes tm pedido de licenciamento em tramitao na sema: as terras quilombolas Trombetas, erepecuru (em oriximin) e bailique (no municpio de baio). Todos os sete projetos identificados se desenvolvem por meio de parceria das associaes quilombolas com empresas. em abril de 2011, evento17 promovido pela Cpi-sp e a malungu reuniu lideranas dessas associaes para refletir sobre tais iniciativas. os depoimentos evidenciaram que tais parcerias no tm proporcionado os benefcios esperados, trazendo divises dentro das prprias comunidades. Foi possvel constatar que os termos dos acordos firmados no so plenamente conhecidos pelos quilombolas. algumas lideranas no dispunham sequer da cpia dos contratos. e nenhuma das associaes presentes no evento contou com uma assessoria jurdica prpria na definio dos termos dos contratos. os depoimentos apontaram que, de forma geral, as comunidades no esto conseguindo realizar um controle eficaz da explorao florestal. Foram relatadas dificuldades em acompanhar o processo de comercializao da madeira. nenhuma associao, por exemplo, est capacitada a trabalhar com o programa de controle

Concesso Florestal na Flona Sarac-Taquera


outro fator de potencial impacto sobre as terras quilombolas em oriximin relacionado explorao florestal so as concesses18 na Floresta nacional sarac Taquera, que foi selecionada pelo governo como uma das florestas pblicas prioritrias para a realizao de concesso florestal. a concesso abranger uma rea de 142.060 hectares que corresponde a 32% da dimenso total desta unidade de conservao onde j so realizadas atividades de extrao mineral. em 2009, ocorreu a licitao das duas primeiras unidades de manejo florestal. e em agosto de 2010 foram assinados os contratos com as duas empresas vencedoras: a ebata produtos Florestais que far a explorao de madeira, material lenhoso residual de explorao e produto no madeireiro numa rea de 30.063 hectares e a Golf indstria e Comrcio de madeiras, que manejar uma rea 18.794 hectares, com explorao de madeira, material lenhoso residual de explorao, produto no madeireiro e servios (stio eletrnico do servio Florestal brasileiro). em 2011, est prevista a segunda etapa da licitao que envolve mais duas unidades de manejo com extenso total de 93.203,39 hectares, localizadas em rea vizinha s Terras Quilombolas alto Trombetas, Jamari/ltimo Quilombo e moura. inicialmente, a rea de concesso estabelecida pelo servio Florestal brasileiro incidia nas terras quilombolas alto Trombetas, Jamari/

30 Terras Quilombolas em Oriximin: presses e ameaas

Tabela 11. Associaes quilombolas com licena para explorao florestal da seMA.
associao Comunidades licena lar - licena ambiental rural auTeF - autorizao para explorao Florestal lar n 359/2008 - autorizao para manejo florestal de 3.051,70 ha (validade at 2013). pacoval auTeF n 296/ 2008 - rea lquida autorizada: 1.016,4240 ha (validade at 19/08/2009) auTeF n 1306/2010 - rea lquida autorizada: 878, 8589 ha (validade at: 21/09/2011) lar n 592/2009 - autorizao para manejo florestal de 1.255,16 ha (validade at 11/08/2014). auTeF n 589/2009 -rea lquida autorizada: 1.123,3741 ha (validade 12/08/2010) lar n 1455/2010 - autorizao para manejo florestal de 2.953,4522 ha (validade at 29/09/2015). lar n 1425/2010- autorizao para manejo florestal de 2.953,4522 ha (validade at 22/09/2015). auTeF n 1377/2010 - rea lquida autorizada: 480 ha (validade at 30 /09/2011) auTeF n1347/2010 - rea lquida autorizada: 480 ha (validade at 23/09/2011) baio oeiras do par 17.357,0206 mocajuba bagre 7.472,8790 alenquer Dimenso TQ (ha) municpio

associao Comunitria de negros do Quilombo pacoval de alenquer (aConQuipal) associao dos remanescentes de Quilombos da Comunidade maria ribeira (arQmr)

maria ribeira

2.031,8727

Gurup

associao dos remanescentes de Quilombos de igarap-preto e baixinha (arQib)

igarap preto, baixinha, panpelnia, Tefilo, Varzinha, Campelo, Cupu, Frana, araquenbaua, Carar, Costeiro, igarapezinho

Jocoj, lar n 1322/2010 - autorizao para Flexinha, associao manejo florestal de 4.790,74 ha (validade at Carrazedo, das Comunidades 22/12/2015). Gurup-mirin, remanescentes de Camut do ipixuma, auTeF n 1261/2010 - rea lquida Quilombos de Gurup bac do ipixuna, autorizada: 3.886,3943 ha (validade (arQmG) alto ipixuma 23/12/2011). e alto pucuru

83.437,1287 Gurup

ltimo Quilombo e moura. aps o protesto da associao das Comunidades remanescentes de Quilombos do municpio de oriximin, apoiado pelo ministrio pblico Federal e pela Comisso pr-ndio de so paulo, a rea de concesso foi revista pelo governo e evitou-se a sobreposio nas terras pleiteadas19. at hoje, porm, no foi realizado um estudo para avaliar os eventuais impactos sobre o meio ambiente e o modo de vida das comunidades quilombolas de mais esse empreendimento na Floresta nacional, onde j ocorre a explorao de bauxita pela minerao rio do norte.

Tendo em vista os riscos aos direitos das comunidades quilombolas, a procuradoria da repblica no municpio de santarm ajuizou ao Civil pblica contra a unio Federal em novembro de 2009. na ao, o ministrio pblico Federal argumenta que no se pode permitir que a administrao pblica, atravs do servio Florestal brasileiro, possa causar danos de difcil ou impossvel reparao aos seus integrantes, mediante a concesso de floresta pblica sem que se estabelea (sic) com preciso os territrios a serem titulados (ao Civil pblica, processo 1516-09.2009.4.01390: 22-23).
Terras Quilombolas em Oriximin: presses e ameaas

31

assim, o mpF requereu na ao: a imediata suspenso da licitao para concesso florestal na Floresta nacional sarac-Taquera at que sejam publicados na imprensa oficial o relatrio Tcnico de identificao e Delimitao dos territrios quilombolas existentes no interior daquela unidade de conservao e o novo plano de manejo da Flona; e sucessivamente, que a unio Federal (atravs do servio Florestal brasileiro) seja condenada obrigao de fazer consistente em reajustar os termos do edital de licitao para

concesso florestal na Floresta nacional saracTaquera, amoldando-o ao relatrio Tcnico de identificao e Delimitao e ao plano de manejo da Flona publicados na imprensa oficial. em janeiro de 2010, foi concedida liminar determinando que a unio suspendesse todos os efeitos implementados e os atos subsequentes de procedimento licitatrio. mas em maro de 2010, a liminar foi cassada. o processo ainda tramita no Tribunal regional Federal da 1 regio.

14 receita Federal, Comprovante de inscrio e de situao Cadastral, emitido no dia 21/05/2011 s 20:11:55 (data e hora de braslia). 15 aprovados os plano de manejo e o plano de operao, so expedidas a licena de operao e a autorizao de explorao Florestal. a autorizao lanada nos sistemas eletrnicos oficiais que controlam produtos florestais, gerando crditos para oferta de madeira no mercado conforme a rea de origem, o destino, as espcies e as quantidades de madeira aprovadas. o produtor recebe uma senha de acesso com a qual emite a Guia Florestal, indispensveis para o transporte da madeira at o beneficiamento e o comprador final (adeodato et alli, 2011: 83). 16 os acordos com empresas para explorao florestal so observados tambm em reas de assentamentos rurais na amaznia. estudo realizado pelo instituto internacional de educao do brasil, com o patrocnio do servio Florestal brasileiro e a Cooperao Tcnica alem GiZ, oferece uma anlise de 15 casos envolvendo empresas e assentados para explorao, processamento e comercializao de produtos florestais no par (amaral neto, 2011). 17 oficina: Terras Quilombolas e explorao madeireira promovida pela malungu e a Cpi-sp nos dias 26 a 28 de abril em belm. 18 a concesso florestal uma das modalidades de gesto das florestas pblicas previstas na lei 11.284/2006 (lei de Gesto das Florestas pblicas). uma forma de gesto indireta na qual o governo concede a uma pessoa jurdica o direito de explorar, de forma sustentvel e mediante pagamento, produtos e servios florestais. segundo a legislao, a delegao do direito de praticar manejo florestal deve ser feita mediante licitao (artigo 3, inciso Vii). 19 os limites das terras quilombolas em questo no foram ainda identificados oficialmente pelo incra. Dessa forma, o servio Florestal brasileiro baseou-se nos indicativos de limites levantados pela arQmo e Cpi-sp por meio de mapeamento participativo e que ainda podem ser alvo de ajustes no processo de identificao a ser conduzido pelo incra.

32 Terras Quilombolas em Oriximin: presses e ameaas

Interesses Minerrios
outra forte presso sobre os territrios quilombolas so os interesses minerrios. Dados levantados junto ao Departamento nacional de produo mineral (Dnpm)20 em julho de 2011 indicam a existncia de 94 processos minerrios21 incidentes nas terras quilombolas em oriximin, sendo que 10 deles so concesso de lavra. os processos envolvem bauxita (26 processos), fosfato (33 processos) e ouro (35 processos). a Conveno 169 sobre povos indgenas e Tribais da organizao internacional do Trabalho que tem fora de lei no brasil e se aplica s comunidades quilombolas determina que os direitos aos recursos naturais existentes nas suas terras devero ser especialmente protegidos. Com relao especificamente explorao mineral, a Conveno especifica que, em caso de pertencer ao estado a propriedade dos minrios ou dos recursos do subsolo existentes nas terras, os governos devero estabelecer ou manter procedimentos com vistas a consultar os povos interessados, a fim de se determinar se os interesses desses povos seriam prejudicados, e em que medida, antes de se empreender ou autorizar qualquer programa de prospeco ou explorao dos recursos existentes nas suas terras (Conveno 169, artigo 15). e determina ainda que os povos interessados devero participar sempre que for possvel dos benefcios que essas atividades produzam, e receber indenizao equitativa por qualquer dano que possam sofrer como resultado dessas atividades (Conveno 169, artigo 15). apesar dessas determinaes legais, as concesses de lavra e autorizao de pesquisa esto sendo concedidas pelo governo sem consulta s comunidades quilombolas e sem estudos especficos sobre os impactos de tais empreendimentos para tal populao.

Terras Quilombolas em Oriximin: presses e ameaas

33

Mapa 7. Processos Minerrios em Territrios Quilombolas.

s eta mb Tro rio

erepecuru

ariramba

Trombetas alto Trombetas Jamari/ ltimo Quilombo

moura

boa Vista gua Fria

etapas dos Processos Minerrios Autorizao de pesquisa Requerimento de lavra Terras Quilombolas Tituladas Concesso de lavra Requerimento de lavra garimpeira Terras Quilombolas em Regularizao Disponibilidade Requerimento de pesquisa

Processos Minerrios nas Terras Quilombolas


os processos minerrios incidem em seis dos oito territrios quilombolas, atingindo 34,6% de sua dimenso total (Tabela 12). os territrios quilombolas com maior proporo de rea sob processo minerrio so: Trombetas (77%), ariramba (75,6%), gua Fria (72,4%) e erepecuru (64,3%). Tabela 12. Processos minerrios em terras quilombolas.
Terra Quilombola gua Fria alto Trombetas ariramba erepecuru Jamari/ ltimo Quilombo Trombetas ToTal Fonte: Dnpm/Cpi-sp n de processos 3 9 9 48 7 18 94 rea dos processos (ha) 403,20 7.858,07 17.692,96 140.093,94 12.002,26 62.264,58 240.315,00 % frente dimenso total da TQ 72,4% 3,7% 75,6% 64,3% 8,6% 77,0% 34,6%

34 Terras Quilombolas em Oriximin: presses e ameaas

Dentre os processos minerrios, 10 so concesses de lavra de bauxita e incidem nos territrios alto Trombetas e Jamari/ltimo Quilombo, que tambm so alvo de requerimento de lavra, um em cada territrio. Foram identificadas 10 autorizaes de pesquisa envolvendo cinco terras quilombolas (Tabela 13). Tabela 13. Processos minerrios incidentes em terras quilombolas por etapa.
Territrio Quilombola gua Fria alto Trombetas ariramba boa Vista erepecuru Jamari/ ltimo Quilombo moura Trombetas ToTal Fonte: Dnpm/Cpi-sp 10 2 4 10 9 37 5 23 12 18 94 6 1 7 Concesso requerimento de lavra 4 de lavra 1 autorizao de pesquisa 2 1 1 2 Disponibilidade 3 8 17 requerimento de pesquisa 1 17 requerimento de lavra Garimpeira 12 Total de processos 3 9 9 48

Empresas Envolvidas
os processos minerrios nas terras quilombolas em oriximin envolvem oito empresas bHp billiton metais s.a.; minerao rio do norte s.a.; Vale s.a.; amazonas explorao e minerao ltda.; rbs- redstone minerao do brasil ltda.; par metais nobres ltda.; brasmidia, administrao de bens, Ttulos e Valores imobilirios; e, posto novo progresso ltda. e quatro pessoas fsicas (Tabela 14).

Tabela 14. Titulares de processos minerrios incidentes em terras quilombolas.


Titular amazonas explorao e minerao ltda. minerao rio do norte s/a Vale s. a. par metais nobres ltda. bHp billiton metais s.a. brasmidia administrao de bens, ttulos e valores rbs - redstone minerao do brasil ltda. posto novo progresso ltda. pessoas Fsicas processos: fase e quantidade autorizao de pesquisa - 6 Concesso de lavra - 10 Disponibilidade - 33 autorizao de pesquisa - 1 requerimento de pesquisa - 13 Disponibilidade - 2 autorizao de pesquisa - 2 requerimento de pesquisa - 1 requerimento de pesquisa - 5 requerimento de pesquisa - 4 requerimento de lavra - 2 autorizao de pesquisa - 1 Disponibilidade - 2 requerimento de lavra garimpeira - 12
Terras Quilombolas em Oriximin: presses e ameaas

substncias bauxita bauxita Fosfato ouro bauxita ouro bauxita ouro bauxita ouro

35

apenas a minerao rio do norte (mrn) j desenvolve atividades de explorao mineral no municpio de oriximin no momento, em reas externas aos limites das terras quilombolas. as operaes da mrn, iniciadas na dcada de 1970, consistem na extrao, no beneficiamento e na venda de minrio de bauxita. a empresa a maior produtora de bauxita do brasil, respondendo por 68% da produo nacional (ibram, 2010: 8). a minerao rio do norte uma sociedade annima de capital fechado, cujos acionistas so a Vale do rio Doce (40%), bHp billiton (14,8%), rio Tinto alcan (12%), Companhia brasileira de alumnio (10%), alcoa alumnio sa (8,58%), alcoa World alumina (5%), norsk Hydro brasil ltda. (5%) e alcoa awa brasil participaes (4,62%). Dentre os diversos ttulos minerrios que a mrn detm naquela regio, 10 concesses de lavra incidem em terras quilombolas. a rea de sobreposio soma 15.925,15 hectares, sendo 4.225,45 hectares na TQ alto Trombetas (2% da rea quilombola) e 11.699,70 hectares na TQ Jamari/ltimo Quilombos (8,4%). o plano de lavra da minerao rio norte prev o incio da explorao dos plats incidentes em terras quilombolas a partir de 2019 (servio Florestal brasileiro, s.d.)

Sobreposio com a Flona Sarac-Taquera


as concesses da mrm (em explorao e as previstas) esto localizadas no interior da Floresta nacional sarac-Taquera. a Flona sarac-Taquera est entre as unidades de conservao na amaznia legal com maior proporo de rea sob processo minerrio22 (Verssimo, 2011: 75). o plano de manejo dessa unidade estabelece uma zona de minerao que compreende as reas sob as quais esto localizadas as jazidas minerais com explorao assegurada pelos Decretos/portarias de lavra, emitidos pelo Departamento nacional da produo mineral Dnpm e reas de servido, tais como: estradas, acessos, depsitos de estril

36 Terras Quilombolas em Oriximin: presses e ameaas

Mapa 8. sobreposio Zona de Minerao da Flona sarac-Taquera e Terras Quilombolas.

alto Trombetas

Jamari/ltimo Quilombo

moura

Zona de minerao

Imagem satlite Landsat 2009. Terras Quilombolas Tituladas rea Desmatada Terras Quilombolas em Regularizao Limite Zona de Minerao Limite Flona

e de rejeitos, oficinas, escritrios, plantas de beneficiamento de minrio, ptios de estocagem, acampamentos, refeitrios e outros (ministrio do meio ambiente/ibama, 2001: 5.2). a zona de minerao tem 142.095,47 hectares de dimenso, o que corresponde a 33% da dimenso da Flona (idem: 5.5.) e contempla a rea necessria s operaes da mrn. Desse total, 19.279,34 hectares esto sobrepostos s Terras Quilombolas alto Trombetas e Jamari/ltimo Quilombo.

de suas atividades. a nova rea a ser explorada denominada plat monte branco e possui 3.750 hectares. a abertura dessa mina est prevista para 2012 (ibama, 2010: 2). a explorao dessa rea implicar o desmatamento da floresta ali existente, a construo de uma estrada para transporte de equipamentos e pessoal e a instalao de uma correia transportadora do minrio (idem: ibidem). o plat monte branco est localizado em rea vizinha aos TQ moura e Jamari/ltimo Quilombo onde vivem oito comunidades quilombolas. Tais comunidades esto suscetveis aos impactos do empreendimento, entre eles, o risco de comprometimento da qualidade da gua dos igaraps que nascem no plat e correm em direo s terras quilombolas, como o igarap do
Terras Quilombolas em Oriximin: presses e ameaas

Plat Monte Branco


em dezembro de 2010, a mrn obteve junto ao ibama a licena de instalao23 para expanso

37

moura que desgua em um lago nas margens do qual esto situadas as residncias da comunidade quilombola moura. alm disso, parecer do ibama indica que a lavra desse plat ocasionar a perda da explorao extrativista da copaba24, e por essa razo demanda compensar as comunidades sobre os prejuzos ocasionados pela supresso florestal na serra do monte branco (idem: 44). apesar de a regio estar situada fora dos limites pleiteados pelos quilombolas para titulao, utilizada por eles para extrao da copaba. a importncia do produto para as comunidades da rea de influncia do empreendimento reconhecida em documento da prpria mineradora (idem: 45). a licena de instalao concedida pelo ibama estabelece uma srie de condicionantes, entre eles, o 2.13. apresentar, em at 60 dias, clculo especfico e metodologia de valorao econmica para a indenizao ou compensao das comunidades de extratores de leo de copaba. Tal condio indica que a licena foi outorgada antes que a questo fosse devidamente equacionada com as comunidades que tradicionalmente utilizam os recursos no madeireiros daquela rea.

as indefinies quanto aos produtos no madeireiros da regio a ser explorada pela mrn so alvo de questionamento judicial pelo ministrio pblico Federal (mpF). em ao Civil pblica (processo 0003080-52.2011.4.01.3902), que tm como rus o ibama e a mrn, o mpF sustenta que a autorizao para o desmatamento concedida pelo ibama ilegal, uma vez que a mineradora no apresentou o inventrio de produtos no madeireiros, uma exigncia para qualquer autorizao de desmatamento. apenas os produtos madeireiros foram inventariados. segundo o mpF, os dados sobre o valor total de mercado dos produtos madeireiros e no madeireiros da rea desmatada so relevantes porque a empresa mineradora obrigada a pagar sociedade pela supresso dos recursos florestais (mpF par, 2011). o inventrio tambm serve para orientar a recomposio da floresta, quando encerrada a explorao mineral. em 29 de julho de 2011, a Justia Federal em santarm concedeu liminar suspendendo a autorizao e proibiu a minerao rio do norte de desmatar o plat monte branco enquanto no completar o inventrio dos produtos florestais no madeireiros.

20 o Departamento nacional de produo mineral (Dnpm) uma autarquia federal vinculada ao ministrio de minas e energia que tem por finalidade promover o planejamento e o fomento da explorao mineral e do aproveitamento dos recursos minerais, bem como assegurar, controlar e fiscalizar o exerccio das atividades de minerao em todo o territrio nacional (Fonte: ministrio de minas e energia, stio eletrnico). 21 no brasil, os recursos minerais constituem propriedade distinta da do solo, para efeito de explorao ou aproveitamento, e pertencem unio. a pesquisa e a explorao de tais recursos dependem de concesso outorgada pelo governo federal. para obteno da concesso de lavra, o interessado dever requerer inicialmente autorizao para pesquisa para definio da jazida, sua avaliao e a determinao da exequibilidade do seu aproveitamento econmico. aprovado o requerimento, expedido o alvar de pesquisa pelo Dnpm. ao final dessa etapa, o interessado deve apresentar ao Dnpm para aprovao um relatrio circunstanciado dos trabalhos, contendo os estudos geolgicos e tecnolgicos quantificativos da jazida e demonstrativos da exequibilidade tcnico-econmica da lavra. posteriormente, o interessado que tiver o relatrio aprovado pode requer a concesso de lavra que concedida por meio de portaria de lavra do ministro de estado de minas e energia. Tal requisio deve ocorrer dentro de prazo determinado. Findo o prazo, sem que o titular haja requerido concesso de lavra, caducar seu direito, cabendo ao Dnpm, mediante edital publicado no Dirio oficial da unio, declarar a disponibilidade da jazida pesquisada, para fins de requerimento da concesso de lavra. J a autorizao de lavra garimpeira aplica-se s substncias minerais garimpveis como ouro, diamante aluvionar e pedras semipreciosas, e depende de portaria de permisso do Dnpm (Fontes: Constituio Federal - artigos 20 e 176; Cdigo de minerao Decreto-lei 227, de 28/02/67). a explorao depende tambm de licena ambiental. 22 estudo do imazon e isa indicava que, em setembro de 2010, mais de 30% das reas protegidas da amaznia legal estavam sob a incidncia de 11.691 processos minerrios, entre solicitaes de pesquisa e processos autorizados (Verssimo, 2011: 72). 23 licena ambiental 761/2010. o processo de licenciamento ambiental possui trs etapas distintas: licena prvia, deve ser solicitada ao ibama na fase de planejamento da implantao, alterao ou ampliao do empreendimento. essa licena no autoriza a instalao do projeto, e sim aprova a viabilidade ambiental do projeto e autoriza sua localizao e concepo tecnolgica; licena de instalao, autoriza o incio da obra ou instalao do empreendimento; e licena de operao, a licena que autoriza o incio do funcionamento da obra/empreendimento. o rgo responsvel pelo licenciamento o instituto brasileiro do meio ambiente e dos recursos naturais renovveis (ibama), rgo vinculado ao ministrio do meio ambiente. 24 essa planta se apresenta na classificao botnica, pertencente famlia Leguminosae, subfamlia Caesalpinoideae, gnero Copaifera. Da rvore da copaba se extrai um leo resina que utilizado na medicina tradicional popular, com uma grande diversidade de aplicaes. 25 stio do Tribunal regional Federal da 1 regio http://processual.trf1.jus.br

38 Terras Quilombolas em Oriximin: presses e ameaas

Hidroeltricas
o plano nacional de energia do governo federal prev a explorao dos rios Trombetas e erepecuru para fins de gerao de energia hidroeltrica. o ministrio de minas e energia estima que a sub-bacia do rio Trombetas tem um potencial hidreltrico de 6.236 mW, o que representa 8,1% do potencial da bacia do amazonas (mme, 2007:12). na bacia do rio Trombetas, os estudos j realizados projetam 15 empreendimentos hidroeltricos: 13 deles contam com estudos de inventrio; um com estudo de viabilidade e um com projeto bsico26 (idem: 188-190). segundo o plano nacional de energia 2030, a previso de rea total a ser inundada por tais hidroeltricas somaria 5.530 quilmetros quadrados. Com relao aos impactos de tais empreendimentos, o ministrio de minas e energia afirma que os empreendimentos encontram-se em apCb27 (bioma amaznia), estando dois inseridos em terras indgenas (Ti nhamunda/mapuera; Zo), dois dentro de reas de assentamento do inCra e dois dentro do raio de 10 km da zona de amortecimento da unidade de Conservao rb do rio Trombetas (idem: 188). as duas reas referidas como assentamento do incra no plano nacional de energia so na realidade as terras quilombolas Trombetas e erepecuru j tituladas. as demais terras quilombolas suscetveis tambm aos impactos dos empreendimentos no so referidas no plano. os estudos para o aproveitamento da bacia do rio Trombetas prosseguem. em julho de 2010, a empresa de pesquisa energtica (epe)28 contratou a empresa engefoto engenharia e aerolevantamentos s.a. para no prazo de 12 meses elaborar o mapeamento planialtimtrico para os estudos de inventrio da bacia Hidrogrfica dos rios Trombetas e erepecuru (Fonte: epe stio eletrnico, consulta em 7/07/2011). at o momento, os quilombolas no foram formalmente informados nem tampouco
Terras Quilombolas em Oriximin: presses e ameaas

39

consultados sobre os planos do ministrio de minas e energia. a associao proprietria da Terra Quilombola erepecuru foi procurada pela empresa de pesquisa energtica para autorizar estudos dentro de suas terras. no entanto,

os quilombolas afirmaram que no sabem exatamente que estudos seriam esses, quais os seus objetivos e desconhecem que se enquadram dentro de um plano maior de aproveitamento da bacia do rio Trombetas.

Mapa 9. Aproveitamento Hidroeltrico da bacia do rio Trombetas.

etapa de estudo Inventrio Projeto bsico Viabilidade

Treze Quedas

rio m Tro be tas

Unidades de conservao Terras Indgenas


ponta da ilha pacincia

Territrios Quilombolas

Turuna manoel Jos maniva

rio erep ecuru

Carona anana

armazm mel

Taja Cachoeira porteira 1

Cachoeira porteira 2 Cachoeira porteira 3

Carapan

oriximin

26 os estudos de inventrio hidreltrico do incio identificao e caracterizao das centrais hidreltricas. a etapa em que se determina o potencial hidreltrico de uma bacia hidrogrfica e se estabelece a melhor diviso de queda. essa anlise efetuada a partir de dados secundrios, complementados com informaes de campo. os estudos de viabilidade se sucedem aos estudos de inventrio e tm por objetivo determinar a concepo global de um aproveitamento identificado na etapa anterior. posteriormente, ocorrem os estudos de projeto bsico que visam definio final das estruturas e equipamentos no intuito de subsidiar a contratao dos empreiteiros e fornecedores de equipamentos, bens e servios. 27 reas prioritrias para Conservao da biodiversidade. 28 a empresa de pesquisa energtica uma empresa pblica vinculada ao ministrio de minas e energia que tem por finalidade prestar servios na rea de estudos e pesquisas destinados a subsidiar o planejamento do setor energtico.

40 Terras Quilombolas em Oriximin: presses e ameaas

Bibliografia
aDeoDaTo, srgio; monZoni, mario; beTiol, luciana stocco e Villela, malu: Madeira de ponta a ponta: o caminho desde a floresta at o consumo. so paulo, sp: FGV/rae, 2011. aDVoCaCia-Geral Da unio: aGu, incra e mDa querem acelerar acordos para titulao de reas quilombolas em unidades de conservao ambiental. stio eletrnico da advocacia Geral da unio - 28 de maio de 2009. amaral neTo, manuel; Carneiro, marcelo sampaio e miranDa, Katiuscia Fernandes: Anlise de acordos entre empresas e comunidades para a explorao de madeira em assentamentos rurais na regio da BR163 e entorno, no Estado do Par. belm: instituto internacional de educao do brasil - ieb, 2011. arQmo, Cpi-sp e embrapa amaZnia orienTal: mapa Coordenadas geogrficas dos limites das comunidades remanescentes de quilombos alto Trombetas, oriximin-pa, belm: arQmo, Cpi-sp e embrapa amaznia oriental, 1999. mapa Terras de remanescentes de quilombos e unidades de Conservao, oriximin - pa belm: arQmo, Cpi-sp e embrapa amaznia oriental, 2001. banDeira, r., CosloVsKY, s., pereira, J., QuinTella, r. e Verssimo, a.: Potencial Econmico nas Florestas Estaduais da Calha Norte. belm: imazon, 2010. brasil. minisTrio De minas e enerGia.: Plano Nacional de Energia 2030 / Ministrio de Minas e Energia. braslia : mme : epe, 2007. briTo, brenda e barreTo, paulo: Os riscos e os princpios para a regularizao fundiria na Amaznia. srie o estado da amaznia, v 10. imazon: belm, 2009. CelenTano, Danielle; sanTos, Daniel e Verssimo, adalberto: A Amaznia e os objetivos do Milnio 2010, belm, pa: imazon, 2010. GaDelHa, rodolfo: relatrio Final: Diagnstico do Desmatamento nas Terras Quilombolas, municpio de oriximin - par. Cpi-sp, maio de 2011. HaYasHi, sanae; souZa Jr.,Carlos, sales, mrcio e Verssimo, adalberto: Boletim Transparncia Florestal da Amaznia Legal. belm, pa: imazon, julho de 2011. insTiTuTo brasileiro Do meio ambienTe e Dos reCursos naTurais renoVVeis - ibama: parecer 115/2010/ComoC/CGTmo/DiliC - ibama, braslia, 21 de outubro de 2010. insTiTuTo brasileiro De minerao - ibram Informaes e Anlises da Economia Mineral Brasileira. 5 edio. braslia: ibram, 2010. minisTrio Do meio ambienTe/ibama: plano de manejo da Floresta nacional de sarac-Taquera, estado do par-brasil. Curitiba: mma/ibama: dezembro de 2001. minisTrio pbliCo FeDeral no par: Justia suspende desmatamento da minerao rio do norte em oriximin (pa). stio eletrnico do ministrio pblico Federal no par, 10/08/2011. monTeiro, a.; CarDoso, D.; ConraDo, D.; Verissimo, a. e souZa Jr, C. : Transparncia Manejo Florestal do Estado do Par (2008 e 2009). belm, pa: imazon, 2010. proCuraDoria Da repbliCa em ronDnia: mpF/ro quer impedir genocdio de comunidade quilombola no estado. stio eletrnico da procuradoria da repblica em rondnia, 10/2/2010. sales, mrcio; souZa Jr., Carlos e HaYasHi, sanae: risco de Desmatamento edio 02 - agosto de 2011 a Julho de 2012. boletim Transparncia Florestal da amaznia legal. belm, pa: imazon, julho de 2011. seCreTaria De esTaDo Do meio ambienTe Do par: Plano de manejo da Floresta Estadual do Trombetas - Resumo Executivo. belm, sema 2011 (portaria sema 1.704/2011). seCreTaria De polTiCas De promoo Da iGualDaDe raCial Da presiDnCia Da repbliCa - seppir: Comunidades Quilombolas Brasileiras Regularizao Fundiria e Polticas Pblicas. braslia, 2010. serVio FloresTal brasileiro Florestas do Brasil em resumo - 2010: dados de 20052010. Servio Florestal Brasileiro. braslia: sFb, 2010. serVio FloresTal brasileiro Mapa de Zoneamento e Unidades de Manejo Florestal Flona Sarac-Taquera. braslia, s.d.
Terras Quilombolas em Oriximin: presses e ameaas

41

Verssimo, adalberto; rolla, alicia; VeDoVeTo, mariana e FuTaDa, silvia de melo (organizadores) reas Protegidas na Amaznia brasileira: avanos e desafios. belm : imazon ; so paulo : instituto socioambiental, 2011. WWF-brasil Arpa um novo caminho para a conservao da Amaznia. Desmatamento e mudanas climticas, 2010.

sites consultados
Comisso pr-nDio De so paulo http://www.cpisp.org.br/terras/ http://www.cpisp.org.br/htm/leis/ http://www.quilombo.org.br/ DeparTamenTo naCional mineral - Dnpm http://www.dnpm.gov.br De proDuo

empresa De pesQuisa enerGTiCa (epe) http://www.epe.gov.br insTiTuTo naCional De pesQuisas espaCiais inpe /proDes http://www.obt.inpe.br/prodes/index.html insTiTuTo soCioambienTal unidades de Conservao na amaznia brasileira http://uc.socioambiental.org/ minerao rio Do norTe http://www.mrn.com.br/index_1024.htm minisTrio Do meio ambienTe Cadastro nacional de unidades de Conservao http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo. monta&idestrutura=119&idConteudo=9677&idme nu=11809 minisTrio Do meio ambienTe - ibama sistema informatizado de licenciamento ambiental Federal http://www.ibama.gov.br/licenciamento/index.php minisTrio Do meio ambienTe - serVio FloresTal brasileiro http://www.sfb.gov.br proCuraDoria Da repbliCa no par http://www.prpa.mpf.gov.br Tribunal reGional FeDeral Da primeira reGio http://processual.trf1.jus.br

42 Terras Quilombolas em Oriximin: presses e ameaas

Potrebbero piacerti anche