Sei sulla pagina 1di 9

Escola Secundria de Vila Real de Sto Antnio

CEF Instalao e Operao de Sistemas Informticos

Instalao e Manuteno de Computadores

Docente: Manuel Jos Rodrigues Esteves

VRSA, 7 de Novembro de 2011

Equipamentos Informticos
Hardware e Software, Conceitos

INFOR MTICA
Informao Automtica

Informtica, nasce da juno das palavras informao e automtica. Reporta-se ao tratamento automtico da informao. Sistema Informtico Entrada Dados Informao S. I. Sada

Um sistema informtico tem como entradas dados, processa esses mesmos dados obtendo como sada informao. Um sistema informtico constitudo por dois elementos bsicos: Software e Hardware. Software Domnio dos programas e de um modo geral de todos os processos lgicos relacionados com a representao e processamento de dados. Hardware Constitui o suporte fsico de um sistema informtico.

SW HW

Estes dois elementos (Software e Hardware) esto interrelacionados, pois no possvel conceber um sistema informtico sem o Hardware e por sua vez este intil sem o Software.

Existem vrios tipos de Computador: PC (Personal Computer) Concebido para resolver as necessidades de uma s pessoa. Macintosh igual ao PC, concebido para resolver as necessidades de uma s pessoa. Mainframe um computador que processa e armazena grandes quantidades de informao e suporta muitos utilizadores em simultneo (Os utilizadores acedem mainframe atravs de terminais Estpidos, por estes no efectuarem processamento).

Arquitectura de um Computador

Perifricos de Entrada Perifricos de Sada

Bus

US
Bus

Unidade Central

Perifricos Auxiliares de Armazenamento

US
CPU

Controlador
Unidade Aritmtica e Lgica Bus

US Memria Principal

Perifricos de Entrada Dispositivo electrnico que permite a entrada de informao no Sistema Informao. Ex: Teclado, rato, joystick, placa de sintonizao de rdio e TV, scanner, touchpad, trackball, etc. Perifricos de Sada Dispositivo electrnico que permite a sada de informao no Sistema Informtico. Ex: Monitor + placa grfica, Impressora, Plotter, Placa de som + colunas, etc.

Perifricos Mistos Dispositivos electrnicos que permite a entrada e a sada de informao no Sistema Informtico. Ex: Modem, Placa de Rede, Monitor TouchScreem, etc. Perifricos Auxiliares de Armazenamento Dispositivos electrnicos que permite armazenar informao proveniente do Sistema Informtico. Ex: Disco rgido, Drives de disquetes, Drives de CD/DVD, Drives removvel (PEN, DAT, ZIP), etc. CPU Unidade Central de Processamento O CPU a parte do computador que controla e executa todas as instrues contidas nos programas. Algumas das principias funes do CPU so: Realiza clculos; Recebe dados do exterior; Envia informao para o exterior; Controla operaes.

O CPU constitudo por Controlador e a Unidade Aritmtica e Lgica. Controlador coordena todos os passos necessrios para que as instrues contidas nos programas possam ser executadas. Unidade Aritmtica e Lgica (UAL) efectua clculos aritmticos (soma, multiplicao, diviso e subtraco) e lgicos (E, OU, NEGAO) sobre os dados. Memrias Centrais ou Memrias Principais A memria central armazena informao necessria ao funcionamento do computador. Existem dois tipos de memria centrais: RAM (Random Access Memory) e a ROM (Read Only Memory) Bus o canal de comunicao atravs do qual o CPU comunica com os perifricos e com a memria. Desta forma todos os componentes esto ligados atravs de Bus.

Anlise do Software
O software pode ser estruturado usando o modelo em cebola. chamado o modelo em cebola porque feito de camadas de diferentes tipos de software que se sobrepem. As mais exteriores necessitam das interiores para poderem existir. No interior do modelo cebola est o hardware, que a parte fsica do sistema, a seguir vem o sistema operativo que responsvel por gerir todo o hardware. Em seguida temos as linguagens de programao que permitem construir programas (aplicaes) e por fim as aplicaes (programas que permitem realizar algo).

Hardware Sistema Operativo

Linguagem de Programao

Aplicaes

Modelo Cebola Sistema Operativo um conjunto de programas e rotinas que tm como objectivo transformar um conjunto diversificado de circuitos electrnicos e perifricos (Hardware) numa mquina simples de utilizar. Existem muitos tipos de sistemas operativos, como por exemplo: MS-DOS, Windows 95, 98, Me, 2000, XP, Vista; Linux; Mac. As principais tarefas de um Sistema Operativo so: Receber e interpretar os comandos do utilizador; Gerir e organizar a memria central; Gerir e organizar a informao nos perifricos auxiliares de armazenamento; Troca de informao (I/O) com os perifricos; Executar programas.

Linguagens de Programao Linguagem = Meio de Comunicao Para que um computador produza resultados teis necessrio indicar as ordens a que ele dever obedecer. Estas ordens so uma sequncia de instrues, escritas numa linguagem de programao que o computador entenda. Uma linguagem de programao constituda por um conjunto de palavras que colocadas segundo determinadas regras, que significam aces a realizar pelo computador (Programa). As linguagens de programao podem ser classificadas em trs tipos/nveis de abstraco, estes so: Linguagens Mquina; Linguagens de Baixo Nvel; Linguagens de Alto Nvel.

Linguagem Mquina Linguagem mais prxima do modo de funcionamento interno do computador. Esta a nica linguagem que o computador entende. constituda por cdigos binrios (sequncia de 0s e 1s). Linguagem de Baixo Nvel A codificao binria substituda por cdigos para cada operao (linguagem ASSEMBLY). Em relao anterior apresenta a vantagem de as instrues serem escritas de forma legvel para o ser humano. Linguagem de Alto Nvel uma linguagem de programao prxima da linguagem humana e dos nossos processos mentais, esta a grande vantagem deste tipo de linguagens. Exemplo, C++, JAVA, C#, PASCAL, etc. Aplicao Apresentamos de seguida alguns exemplos de tipos de software aplicacional mais comum no mercado informtico.

Processador de texto Permite elaborar e alterar documentos de texto de forma simples e rpida. Estes tipos de aplicaes permitem alterar e criar formataes de documentos de texto. Veio substituir a mquina de escrever. Exemplo: Microsoft Word, etc. Folha de Clculo Aplicao utilizada para efectuar clculos complexos onde o nmero de elementos a processar elevado. Permite a criao de grficos com base na informao que est a ser manipulada. Exemplo: Microsoft Excel, Ltus, etc. Base de Dados Aplicao utilizada para armazenar, de forma organizada, grandes quantidades de informao. Exemplo: Microsoft Access, Oracel, Microsoft SQL, etc. Editor Grfico Permitem construir e manipular grficos/imagens. Exemplo: Paint, Photoshop, Macromedia Flash, Corel Draw, etc. Ferramentas de Internet Aplicaes utilizadas para aceder e utilizar recursos disponibilizados pela Rede Global de informao INTERNET. Deste conjunto de aplicaes destaca-se os Browsers, que permitem consultar pginas web disponibilizadas por computadores ligados Internet. Exemplo: Internet Explorer, Mozila Firefox, Opera, etc. Programas de correio electrnico, exemplo: Microsoft Outlook, etc. Conversao em directo, exemplo: MSN, MIRC, etc. Transferncia de Ficheiros, exemplos: LogMeIn, etc. Fruns de Discusso, exemplo: Newsxpress, etc.

Tratamento e Representao da Informao Bit Unidade bsica de informao de um sistema informtico. Tem dois estados possveis designados por 0 e 1. Qualquer tipo de informao representado no computador por uma sequncia de bits. Por exemplo, a sequncia 10111001 pode representar no computador a letra A, a sequncia 10111010 a letra B e por a fora at letra Z. No entanto, o computador no trata os bits de forma individualmente, mas sim agrupados em Bytes. Byte Grupo de 8 bits. Tabela com capacidades de armazenamento de informao (em informtica). 8 bits 1024 Bytes 1024 KByte 1024 Mbyte 1024 GByte 1024 TByte 1024 PByte Clculos: 100 Bytes = ? bits 100*8 = 800 bits 100 Bytes = ? KBytes 100/1024 = 0,10 KBytes 10 Gbytes = ? Bytes 10(G)*1024(M)*1024(K)*1024(B) = 10737418240 Bytes 1 Byte 1 KiloByte ou KByte 1 MegaByte ou Mbyte 1 GigaByte ou Gbyte 1 TeraByte ou TByte 1 PetaByte ou PByte 1 ExaByte ou EByte

1008 Kbytes = ? Mbytes 1008/1024 = 0,98 Mbytes 80 Mbytes = ? bits 80(M)*1024(K)*1024(B)*8(b) = 671088640

Os principais Componentes de um Sistema Informtico


Placa principal, Placa Me ou MotherBoard A MotherBoard, uma placa de suporte, onde se encaixam e articulam todos os componentes fundamentais de um computador, como por exemplo: Processador, RAM, BUS, ROM. A Motherboard uma placa de circuitos impresso, na qual se encontra o CPU, ROM e qual se vo ligar os perifricos atravs de conectores e placas de expanso.
(conectores) Portas PS2 (conectores) Portas USB (conector) Porta Paralela (conector) Porta Srie Slots para a placa Grfica Pilha Slots de Expanso Memria ROM Socket do Processador

Slots para a RAM Conector para a fonte de Alimentao Conectores IDE

Potrebbero piacerti anche