Sei sulla pagina 1di 5

BOLETO BANCRIO 1.

Conceito:

Segundo o Manual de Normas e Instrues do Banco Central (MNI), boleto bancrio ou bloqueto de cobrana utilizado para fins de registro de efeitos em cobrana nos bancos comerciais, mltiplos com carteira comercial e caixas econmicas, tais como duplicatas (inclusive de venda mercantil emitidas por empresas concessionrias de servios pblicos), notas promissrias, bilhetes e notas de seguro e outros efeitos da espcie, de forma a permitir o seu pagamento em banco distinto do depositrio. A doutrina tambm contribui com o conceito dos boletos bancrios, documento confeccionado pelas instituies financeiras, a partir de dados transmitidos pelos credores, para fins de cobrana junto ao sacado, permitindo o seu pagamento em banco distinto do depositrio. um formulrio padronizado pelo Banco Central, por intermdio do manual de Normas e Instrues (MNI). utilizado pelos bancos e por seus clientes, para recebimento de valores quando existe uma compra e venda a prazo. (FERNANDES, 2003, p.13). 2. Origem:

Os boletos bancrios surgiram diante da necessidade comercial de celeridade nas transaes mercantis e no sistema de cobrana e compensao de crdito por intermdio do BACEN que diante de seu poder normativo interno expediu Carta Circular determinando a sua criao. 3. Finalidade:

Os boletos foram criados como documentos de dvidas aptos a permitir a rpida compensao e o pronto pagamento em qualquer instituio financeira ou posto avanado de atendimento, tais como as casas lotricas. Diante da concretizao de um negcio jurdico, e mediante a extrao de uma Fatura ou emisso de uma Nota Fiscal, poder o comerciante (credor) emitir um boleto bancrio, que estar atrelado, vinculado fatura ou Nota Fiscal.

4.

Natureza Jurdica

Pela anlise dos normativos expedidos pelo Banco Central do Brasil, os boletos bancrios so, alm de documentos de compensao de valores, documentos representativos de dvida, dada a sua finalidade nos dias atuais. Portanto, seriam os boletos bancrios, documentos de dvidas, consubstanciados em uma crtula que obedece a requisitos especficos conforme regulamentao previamente definida pelo Banco Central do Brasil. Mamede tambm traz a idia de serem os boletos bancrios documentos de dvida, ao conceitu-los como guias de pagamento. (MAMEDE, 2005, p.415).

Em uma breve sntese, o boleto bancrio tem origem em uma compra e venda mercantil ou mesmo a prestao de um servio. Concretizado o negcio, o credor extrai a Fatura e emite a Nota Fiscal que d validade ao ato jurdico e repassa os dados de seu cliente ao banco conveniado atravs de fita magntica ou transmisso online. Recebidos os dados pelo banco, este confeccionar o boleto bancrio e o enviar ao devedor para cobrana, ali indicando, no nome de seu credor, o valor da dvida, a data do vencimento, o local de pagamento, dentre outros requisitos. Existe ainda uma segunda opo, quando o prprio credor emite atravs de um sistema autorizado pelo BACEN, o boleto bancrio e o envia a seu devedor, situao em que no constar o nome do sacador (Banco), mas sim o prprio credor. Note entretanto, que a emisso da Fatura e da Nota Fiscal representativa da compra e venda ou da prestao de servios indispensvel para conferir validade e legalidade ao documento de dvida, sob pena de ser considerado uma mera folha de papel emitida unilateralmente sem qualquer validade, eis que impossvel de ser comprovada a sua origem. O boleto bancrio um documento causal, uma vez que tem origem em uma dvida e a ela est atrelado. Mas, como no h assinatura (aceite) do devedor, somente com a comprovao da existncia do negcio originrio poder o boleto se revestir de legalidade e legitimidade.

5.

Boleto Bancrio X Ttulo de Crdito

O primeiro princpio a ser comparado a cartularidade que a materializao do ttulo atravs de uma crtula, de um papel. Os boletos bancrios consubstanciam suas obrigaes em um papel, enviado ao devedor para pagamento, nele inseridos todos os direitos e obrigaes constantes do documento. Assim, o boleto bancrio um documento literal eis que somente o que nele est lanado poder ser tido como contratado, ou seja, somente o que consta do boleto poder obrigar o devedor ou o prprio credor. Portanto, no poder o devedor efetuar o pagamento aps o prazo alegando dilao do vencimento nem o credor cobrar o documento antes de seu termo sustentando o vencimento antecipado da dvida sem que qualquer das hipteses conste do documento de dvida. Outro princpio a autonomia que est intimamente ligada ao instituto do endosso, eis que somente com a circulao do titulo que se ver a sua operao. Quem endossa o ttulo de crdito seu portador e o portador sempre o credor do ttulo, ao contrrio do que ocorre com os boletos bancrios que o portador do documento o devedor. Segundo Joo Eunpio Borges, o endosso a declarao cambial lanada na letra de cmbio (ou em qualquer ttulo ordem) pelo seu proprietrio, a fim de transferilo a terceiro. (BORGES, 1983, p.80/81). O endosso um instituto ligado diretamente ao credor. Desta feita, falta ao ttulo de crdito autonomia, no por ser um ttulo causal, mas sim pelo fato de no comportar a figura do endosso. Somente ser considerado ttulo de crdito, aqueles que estiverem previamente definidos em lei como tal, e importante: Em carter taxativo. Portanto, no seriam os boletos bancrios ttulos de crdito por faltar-lhe sustentculo legal (FERNADES, 2003, p.13), mas sim como verificado pela sua natureza jurdica, documentos representativos de dvida.

6.

O Protesto

Existe uma divergncia entre os doutrinadores quanto a legalidade ou no do protesto do boleto bancrio. Chegou-se a concluso de que o boleto bancrio um documento de dvida e como tal, no se adequa aos requisitos dos ttulos de crdito. Por estas razes, respeitvel parcela da doutrina, e talvez em quase sua unanimidade afirma que os boletos bancrios no podem ser levados a protesto por no se revestirem dos requisitos necessrios formao dos ttulos. Outra parcela da doutrina acredita na legalidade do protesto, uma vez que segundo no artigo 1 da lei 9.492/97 A lei de protestos que diz: Art. 1 - Protesto o ato formal e solene pelo qual se prova a inadimplncia e o descumprimento de obrigao originada em ttulos e outros documentos de dvida., que podem ser protestados alm dos ttulos de crditos, todos os outros documentos de dvida. Trata-se da chamada interpretao analgica, onde o legislador se vale de expresses genricas para que, sabendo que a legislao no acompanhar a evoluo tecnolgica e social, o aplicador tenha e possa utilizar a lei em questo. Diante desta interpretao analgica, o aplicador do direito buscar ampliar o conceito, complementar analogicamente esta forma de interpretao. A jurisprudncia vem se posicionando no sentido de permitir este tipo de protesto:
APELAO CVEL - AO ORDINRIA DE DECLARAO DE NULIDADE DE BOLETO BANCRIO E SUSTAO DE PROTESTO - INSTRUMENTO PARTICULAR DE CONFISSO DE DVIDA - DBITO INCONTESTE - PRINCPIO DA BOA-F ARTIGO 113 DO CDIGO CIVIL - POSSIBILIDADE DE PROTESTO DE "OUTROS DOCUMENTOS DE DVIDA" - ART. 1, LEI 9.492/97 - PROTESTO MANTIDO.
RECURSO DESPROVIDO - Tribunal de Justia do Estado do Paran. Apelao Cvel n 307464-8 da Comarca de LONDRINA, sendo Apelante Paulo Ferreira Muniz e Apelado: Indstria de Papis Sudeste Ltda. Presidiu o julgamento o Desembargador Silvio Dias (Relator) e dele participou o Desembargador Luiz Carlos Gabardo (Revisor).

EMENTA: DECLARAO DE INEXISTNCIA DE DBITO RESCISO DE CONTRATO - INDENIZAO POR DANO MORAL BOLETO BANCRIO PROTESTO POSSIBILIDADE DANO MORAL AUSNCIA DE CONFIGURAO. No ilegal a emisso de boleto bancrio lastreado por notas fiscais acompanhadas dos respectivos comprovantes de entrega de mercadoria. Encontra respaldo legal o protesto tirado com base em boleto bancrio, desde que esteja comprovada a relao de causalidade entre o documento e o negcio jurdico preexistente. O protesto de ttulo legitimamente emitido no configura ilcito nem gera dano moral. APELAO NO PROVIDA - Apelao Cvel N 1.0702.02.028866-9/001, da Comarca de UBERLNDIA, sendo Apelante: EMPRIO LARISSA LTDA. e Apelada: DIP

DISTRIBUIDORA ITACOLOMY DE PUBLICAES LTDA., Presidiu o julgamento o Desembargador ALBERTO VILAS BOAS (Revisor) e dele participaram os Desembargadores EVANGELINA CASTILHO DUARTE (Relatora) e ALBERTO ALUZIO PACHECO DE ANDRADE (Vogal). EMENTA CIVIL E PROCESSUAL. RECURSO ESPECIAL. PROTESTO DE BOLETOS BANCRIOS. IMPOSSIBILIDADE. PRECEDENTES. I. inadmissvel o protesto dos boletos bancrios, sem a emisso, o envio e a reteno injustificada da duplicata. Inteligncia do art. 13, 1 da Lei n 5.474/68. Precedentes. II. Recurso especial conhecido e provido. DECISO Vistos e relatados estes autos, em que so partes as acima indicadas, decide a Quarta Turma, por unanimidade, conhecer do recurso especial e dar-lhe provimento, nos termos do voto do Sr. Ministro Relator. Os Srs. Ministros Joo Otvio de Noronha, Luis Felipe Salomo, Raul Arajo e Maria Isabel Gallotti votaram com o Sr. Ministro Relator.

RECURSO PROVIDO Acrdo REsp 902017 / RS - RECURSO ESPECIAL 2006/0246546-0 do Superior Tribunal de Justia. EMENTA Direito Comercial. Duplicata mercantil. Protesto por indicao de boletos Bancrios. Inadmissibilidade. I - A reteno da duplicata remetida para aceite conditio sine qua non exigida pelo art. 13, 1 da Lei n 5.474/68 a fim de que haja protesto por indicao, no sendo admissvel protesto por indicao de boletos bancrios. II - Recurso no conhecido. DECISO Vistos, relatados e discutidos os autos em que so partes as acima indicadas, acordam os Ministros da QUARTA TURMA do Superior Tribunal de Justia, por unanimidade, no conhecer do recurso, nos termos do voto do Sr. Ministro Relator.

Os Srs. Ministros Fernando Gonalves, Aldir Passarinho Jnior, Hlio Quaglia Barbosa e Massami Uyeda votaram com o Sr. Ministro Relator.

RECURSO NO PROVIDO - REsp 827856 / SC - RECURSO ESPECIAL 2006/0055256-4 do Superior Tribunal de Justia.

7.

Finalidade do Protesto

Se ttulo de crdito no , no pode o pagamento do boleto bancrio ser garantido por aval, eis que trata-se de uma garantia tpica dos ttulos de crdito. Da mesma forma, no pode ser o boleto bancrio transferido por endosso e o motivo simples. O endosso ato cambirio que opera a transferncia do crdito representado por ttulo ordem (COELHO, 2005. p.250). Restando ainda a alienao do crdito condicionada tradio do ttulo em homenagem ao princpio da cartularidade. Ora, o endossante somente pode ser o credor visto que o endosso ato que transfere a titularidade do crdito e no do dbito como ocorre na assuno de dvida, figura do direito das obrigaes. Se o boleto bancrio no pode ser garantido por aval e se no pode ser endossado, foroso concluir que nunca haver qualquer coobrigado ao pagamento do ttulo. Se por outro lado o protesto possui dois efeitos e atinge duas finalidades: constituir o devedor em mora e garantir o direito de regresso aos devedores coobrigados e foi verificado que os boletos bancrios no comportam a figura do endosso, nem tampouco do aval, este segundo efeito garantia do direito de regresso no teria razo de ser eis que inexistem terceiros coobrigados na relao travada entre o emitente credor e devedor. Legalmente, sobraria ao boleto bancrio a funo de constituir em mora o devedor.

BIBLIOGRAFIA
BORGES, Joo Eunpio. Ttulos de Crdito. 2 edio, 9 tiragem. Forense. Rio de Janeiro. 1983. COELHO, Fbio Ulha. Curso de Direito Comercial. Volume 1. Saraiva. 9 edio. So Paulo. 2005. FERNANDES. Jean Carlos. Ilegitimidade do Boleto Bancrio Protesto, Execuo e Falncia. Del Rey. 1 edio. Belo Horizonte. 2003. MAMEDE, Gladston. Direito Empresarial Brasileiro Ttulos de Crdito. 2 edio. Atlas. So Paulo. 2005.

Aluna: Tatiana dos Santos Castro

Potrebbero piacerti anche