Sei sulla pagina 1di 4

Iracema - Jos de Alencar - Romantismo Anlise feita por Carolina Bacelar. O foco narrativo em 3a. pessoa e o narrador onisciente.

e. O narrador participa da histria: "Uma histria que me contaram nas lindas vargem onde nasci". 01. O romance, na definio de Machado de Assis, uma "poema em prosa", um poema pico-lrico (para Machado de Assis, um poema essencialmente lrico). 1.1. Elementos picos Ver relao fatos-autor-narrador ( nas epopias e em Iracema - rever captulo I). Presena do "maravilhoso" nas epopias e em Iracema. Ver captulo XI - a nota 5 - a interveno do narrador "quebrando" o sentido mgico.

O texto pico por ser narrativo. Jos de Alencar narra os feitos hericos dos portugueses na figura de Martim. Iracema, tambm, transformada em herona. o vinho de Tup que permite a posse de Iracema (presena do "maravilhoso"). Alm disso, temos, tambm, a presena dos deuses indgenas representando as foras da natureza. 1.2. Elementos lricos O amor de Iracema por Martim: Iracema a herona tpica do romantismo, que padece de saudades do amante, que partiu, e da ptria que deixou. Ela se enquadra dentro de uma corrente luso-brasileira cujo incio data das cantigas medievais. 02. A narrativa se fundamenta em pesquisas histricas ou em lendas da tradio oral? Como o autor define o romance? Comparar fico propriamente dita e as "notas". Conclui-se que "Iracema" se fundamenta tanto na histria do Brasil quanto no relato oral. Segundo seu autor, uma lenda: "Quem no pode ilustrar a terra natal, canta as suas lendas" (em carta ao Dr. Jaguaribe, sobre "Iracema"). "Este livro irmo de Iracema. Chamo-lhe de lenda como ao outro" (Ubirajara). Martim Soares Moreno e Filipe Camaro so vultos da histria do Brasil. Ambos lutaram contra a invaso holandesa. Martim considerado, realmente, o fundador do Cear e Poti recebeu a comenda de Cristo e o cargo de capito-mor dos ndios pelos seus mritos. Alencar prefere acreditar no relato oral quando se refere tribo tabajara cruel e sanguinria que habitava o interior, quando a histria diz ser uma tribo litornea. 03. A narrativa se estrutura em "flash back". Comprove ( reveja o 1o. e o 32o. captulos). O texto se abre pelo fim. Iracema, no 1o. captulo, j est morta, e Martim, Moacir e o cachorrinho Japi vo embora na jangada. O 32o. captulo narra a morte de Iracema e o 33o. conta o retorno de Martim para fundar o Cear.

04. Anlise do enredo. 4.1. Ponto de partida. Fato Sentido Simblico

Fato: o encontro de Iracema e Martim. Sentido Simblico: o encontro do colonizador com o colonizado, ou seja, a relao portugus X terra brasileira. 4.2. Elementos da trama - os elementos geradores do conflito. O dilema de Martim: oscila entre a fidelidade a seu amigo pitigura (Poti) e seu amor por Iracema (tabajara). Iracema no poderia ser desvirginada, pois era uma espcie de sacerdotisa. Irapu, cacique da tribo, desejava Iracema e funciona como obstculo realizao de Martim. 4.3. Desfecho Ambigidade: primitivismo nacionalista X transplantao cultural. Viso preconceituosa do narrador - captulo final - referncia a Deus. Comparar batismo indgena de Martim (captulo 24) ao batismo catlico de Poti (captulo 33).

Martim volta terra selvagem para fundar a Mairi (refgio) dos Cristos (Cear). Com ele, vem o sacerdote da sua regio. Poti ajoelha-se ao p da cruz para receber o mesmo Deus de Martim. Alm de perder a sua religio, perde tambm a sua cultura e o seu prprio nome. Segundo Alencar, finalmente "germinou a palavra do Deus verdadeiro na terra selvagem". Para ele, a cultura do branco e o Deus do branco so colocados como superiores aos dos indgenas. A cerimnia do batismo de Martim episdica e superficial, no havendo nenhuma transformao bsica em Martim, o que no ocorre com Poti. 05. As tribos indgenas, suas alianas e conflitos. As tribos so os Tabajaras (habitantes do interior) e os Pitiguaras (habitantes do litoral). 06. Elementos romntico. Sentido da Natureza (paisagens, animais). 6.1. Na idealizao dos personagens. Captulo 2: a Natureza que serve para pintar Iracema, a virgem dos lbios de mel, que tinha os cabelos mais negros que as asas da grana, mais longos do que seu talhe de palmeira. O favo da jati no era doce como o seu sorriso, nem a baunilha

recendia no bosque como o seu hlito perfumado. Mais rpida que a ema selvagem... 6.2. Na idealizao da terra Captulo 1: Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaba. Verdes mares que brilhais como lquida esmeralda, afaga impetuosa, as brancas areias, a lua argentando os campos ( para idealizar a terra, usa a prpria Natureza). 07. Associe personagens aos sentimentos e/ou qualidades. 1. 2. 3. 4. 5. 6. Andira Araqum Iracema Irapu Poti ( Caubi ( 3 ) amor, abnegao, dedicao, sacrifcio pelo amado ( 2 ) sabedoria e pendncia da velhice ( 5 ) amizade ( 6 ) afeto familiar fraterno 1 ) impetuosidade do jovem ( 4 ) cime, oposio

08. Valores simblicos. 8.1. A palavra Iracema um anagrama de AMRICA. Comente. Seria o smbolo secreto do romance de Alencar, que o poema pico definidor de nossas origens histricas, tnicas (miscigenao, formao do povo brasileiro) e, sociologicamente, segundo Afrnio Peixoto. Iracema o smbolo da terra brasileira virgem e extica (Iracema morre assim como os ndios - mostra a docilidade dos ndios). Como Iracema se entrega a Martim e destruda, a terra brasileira, por permisso dos ndios ( que sofrero uma aculturao), passara a ser de posse portuguesa. 8.2. Iracema: objeto proibido do desejo: posse do objeto = transgresso. Comente: Postura de Martim O licor de Jurema Postura de Iracema

H proibio de se tocar o corpo de Iracema. O gesto transgressor seria punido com a morte. Martim s procura Iracema sobre os efeitos da droga. Martim no tem o corpo de Iracema em seus braos, tem apenas a sua imagem. A virgindade de Iracema justificada pela sua situao dentro da taba, onde ocupa o lugar de sacerdotisa de Tup. Qualquer atitude dela para unir-se a Martim transgride os valores tabajaras. Mas o amor se revela mais forte e a postura de Iracema , desde o incio, de desobedincia. O licor de Jurema a droga que servir como intermedirio, isto , que servir para derrubar as barreiras entre os dois, remetendo a relao para o nvel do inconsciente. 8.3. Valor simblico do personagem Moacir.

Moacir simboliza o 1o. brasileiro nascido da miscigenao ndio X portugus. Duas vezes filho da dor de Iracema: dela nascido e, tambm, dela nutrido. Tal mescla de vida e morte, de dor e de alegria, acha-se tematizada pelo leite branco, ainda rubro do sangue de que se formou. 9.0 Identifique caractersticas da linguagem de Alencar em "Iracema". Alencar tenta concretizar a proposta do Romantismo de construir uma linguagem brasileira. Tenta, ento, escrever um romance usando termos indgenas, o que revela uma linguagem autenticamente nacional. Obs.: a busca de uma linguagem brasileira era reflexo de uma lusofobia que invadiu o Brasil na poca do Romantismo. 10. Identifique exemplos da Linguagem no verbal (rever captulos II, X, XI, XXVI) Quebrar a flecha da paz no encontro de Martim e Iracema. A flecha atravessando o gaiamum (Iracema deveria permanecer na cabana esperando a volta de Martim, no deveria seguir em frente). O ramo do maracuj: a flor da lembrana. Iracema deveria guardar, com a flor, a lembrana de Martim at morrer. 11. Compare o indianismo de Alencar ao indianismo de Osvald de Andrade I. Relaes colonizador X nativo II. Valor simblico do ndio: nacionalismo X primitivismo I. Para Alencar, desta relao que se processou por permisso do ndio, provocou o surgimento do povo brasileiro. Para Osvald de Andrade, a relao foi de antropofagia e aculturao: o portugus aproveitou-se da fragilidade do ndio para a dominao. II. O ndio, para Alencar, era a possibilidade de despertar, no povo brasileiro recm-independente, o amor pela ptria (nacionalismo ufanista). Para Osvald de Andrade, a forma de criticar o absurdo da dominao portuguesa, a aculturao e a destruio de um povo (nacionalismo crtico).

Potrebbero piacerti anche