Sei sulla pagina 1di 28

Latitudes e Longitudes

este caderno continuam-se as experincias e actividades introduzidas em Onde ests? Materiais para Observar e Experimentar, dirigindo-se a crianas a partir dos dez anos de idade. As experincias aqui apresentadas, juntamente com os instrumentos propostos no primeiro caderno, podero servir para a realizao de actividades experimentais e de observao ao nvel do ensino bsico. Recomenda-se a leitura prvia do primeiro caderno, assim como a realizao das actividades e experincias a propostas.
A Unidade Cincia Viva agradece ao Prof. Rui Dilo a concepo deste trabalho. Ao Prof. Maurice Bazin e Dr Elisa Figueira que seguiram, testaram e discutiram, desde a primeira hora, as vrias verses, os nossos maiores agradecimentos.

Ficha Tcnica Texto: Rui Dilo Reviso e Sugestes: Maurice Bazin, Elisa Figueira, Helena Fonseca, Carlos Rodrigues e equipa da Unidade Cincia Viva. Comentrios ao texto: Ana Teodoro, Dulce Marcelino, Suzana Andrade e Maria Joo Mora. Arranjo Grfico: FPGB design Teste de actividades em escolas: E. S. Lusa de Gusmo (Lisboa), E. S. Rainha D. Amlia (Lisboa), E. S. Jos Rgio (Vila do Conde), EB2,3 D. Manuel I (Alcochete) e Colgio de Quiaios. Aos professores e alunos que colaboraram neste teste os nossos agradecimentos. Agradecimentos: As figuras das pginas 2, 3 e 19 foram obtidas no arquivo fotogrfico da NASA. As figuras do astrolbio, do sextante e da carta de 1502 foram cedidas pelo Museu da Marinha. Algumas das figuras da Terra foram cedidas por John Walker. O mapa da pgina 18 foi construdo a partir dos dados 88-MGG-02, Digital Relief of the Surface of the Earth, NOAA, National Geographic Data Center, Boulder, Colorado, 1988. A estas entidades os nossos agradecimentos. Impresso: Eurodois, Lda Tiragem: 5.000 exemplares Depsito legal: 135929/99 ISBN: 972-97805-2-8 Ministrio da Cincia e da Tecnologia, 1999 http://www.ucv.mct.pt

A Terra gira volta do Sol!

A rotao da Terra. Os dias, as noites e as estaes do ano.

A Estrela Polar.

Como viajar na Terra sem nos perdermos. Latitude e longitude.

A eclptica.

O GPS.

O mapa da Terra.

Medir a latitude e a longitude.


1

A Terra gira volta do Sol!


Cedo, habitumo-nos a observar que o dia se sucede noite e que a noite se sucede ao dia. Porqu? Porque vemos o Sol nascer, percorrer o cu e iluminar-nos. Mas ao fim do dia ele desaparece por detrs dos montes ou no mar. Ento, surgem as estrelas e a Lua, nascendo e desaparecendo para de novo dar lugar ao Sol. As pessoas que viveram h muitos, muitos anos, pensavam que o Sol se movia em torno da Terra. Mas, h cerca de 450 anos, Nicolau Coprnico mostrou que a Terra se move em torno do Sol, e os dias se sucedem s noites e as noites aos dias, porque a Terra gira sobre si prpria.

A Terra, no seu movimento em volta do Sol, percorre uma trajectria aproximadamente circular. A Lua roda em volta da Terra e acompanha-a no seu movimento em torno do Sol.

O que pensas ?
Ser que durante o dia no conseguimos ver as estrelas apenas porque a luz do Sol muito intensa?

Observao
Observa o cu com ateno durante o lusco-fusco e v as estrelas a ficarem cada vez mais ntidas.

Nicolau Coprnico nasceu no ano de 1473 na Polnia, na altura em que os Portugueses acabavam de descobrir a costa Africana at ao golfo da Guin. Coprnico dedicou-se ao estudo da medicina, das leis e da astronomia. Foi Coprnico quem pela primeira vez apresentou provas convincentes de que a Terra gira em torno do Sol. Escreveu as suas ideias no livro Sobre a Revoluo dos Corpos Celestes, publicado no ano de 1543, em Nuremberga, na Alemanha. Neste ano, reinava em Portugal D. Joo III e os Portugueses comeavam a aventurar-se para o Japo.

Hoje, com os foguetes e as naves espaciais, podemo-nos afastar muito da Terra e observar que ela se desloca em torno do Sol, dando uma volta completa em aproximadamente 365 dias e 6 horas. Das naves espaciais podemos ainda fotografar a Terra e olhar para mais longe no universo.

Estao espacial orbitando em torno da Terra. O movimento desta estao orbital em torno da Terra muito semelhante ao movimento da Lua em torno da Terra. A Lua est apenas mais longe.

Assim como da Terra se v a Lua, da Lua tambm se v a Terra. Esta fotografia da Terra foi tirada da nave espacial Clementine quando esta se encontrava perto da Lua.

Terra vista do espao, a 1000 km de altitude, na vertical de Lisboa.

O ano tem 365 dias e 6 horas, que aproximadamente o tempo que a Terra demora a dar uma volta em torno do Sol. Por isso, no nosso calendrio existem anos com 365 dias e anos com 366 dias. Os anos com 366 dias designam-se por anos bissextos. Sabendo que o ano de 1996 teve 366 dias e 1997 teve 365 dias, sublinha na lista seguinte os anos com 366 dias. 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008

A rotao da Terra. Os dias, as noites e as estaes do ano


A Terra roda em torno de um eixo imaginrio que liga o Plo Norte ao Plo Sul, e ao fim de 24 horas d uma volta completa sobre si mesma. Assim, de 24 em 24 horas h um dia e uma noite.

Plo Norte

A rotao da Terra em torno do eixo Plo Norte-Plo Sul, faz a sucesso dos dias e das noites.

Noite Dia

Plo Sul

Durante o movimento de rotao da Terra em torno do Sol, o eixo Plo Norte-Plo Sul mantm-se a apontar na mesma direco. Se fizesses uma viagem espacial para longe da Terra, do Sol e da Lua, verias, ao longo de um ano, a Terra a movimentar-se da seguinte maneira:
Equincio de 21 de Maro. Incio da Primavera no hemisfrio Norte e incio do Outono no hemisfrio Sul.

Solstcio de 21 ou 22 de Dezembro. Incio do Inverno no hemisfrio Norte e incio do Vero no hemisfrio Sul.

Solstcio de 21 de Junho. Incio do Vero no hemisfrio Norte e incio do Inverno no hemisfrio Sul.

Equincio de 22 ou 23 de Setembro. Incio do Outono no hemisfrio Norte e incio da Primavera no hemisfrio Sul.

rbita da Terra: caminho percorrido pela Terra no seu movimento em torno do Sol.

Se imaginares que a rbita da Terra est num plano o plano da rbita da Terra ento o eixo norte-sul est inclinado 23 e 30 minutos em relao a esse plano e aponta sempre na mesma direco. Como se v na figura anterior, existe uma regio ao longo da rbita da Terra em que o Plo Norte no est iluminado pela luz do Sol, enquanto que o Plo Sul recebe luz. Nessas alturas Inverno no hemisfrio Norte e Vero no hemisfrio Sul. Quando o Plo Norte fica mais inclinado na direco do Sol comea o Vero no hemisfrio Norte: o solstcio de Junho, o dia com mais horas de luz no hemisfrio Norte. A Terra roda em torno do Sol e o seu eixo est inclinado em relao ao plano da rbita da Terra. So estes factos que fazem com que haja Vero e Inverno nas regies acima e abaixo dos trpicos de Cncer e Capricrnio. Na regio equatorial, as diferenas entre Vero e Inverno so menos acentuadas. Se nos solstcios olhasses para a Terra e para o Sol de uma nave espacial, ao nvel do plano da rbita da Terra, verias o seguinte:

Solstcio de Junho

Solstcio de Dezembro

A trajectria do movimento da Terra em torno do Sol s aproximadamente circular. De facto, existe uma altura do ano em que a Terra est mais prxima do Sol. no dia 4 de Janeiro, em pleno Inverno no hemisfrio Norte!

Actividade
Coloca um candeeiro em cima de uma mesa de modo a iluminar o teu globo terrestre. Roda o globo lentamente em torno do eixo imaginrio que passa pelo Plo Norte e pelo Plo Sul. Em que regies do globo terrestre dia e em que regies noite? Tenta determinar aproximadamente as horas em vrios stios das regies iluminadas e escuras do teu globo. Anda volta da mesa com o globo terrestre e tenta imitar o movimento da Terra em volta do Sol,mantendo o eixo norte-sul sempre na mesma direco. Quando que Vero ou Inverno em Lisboa? Qual a posio da Terra (globo) em relao ao Sol (candeeiro) quando meio dia em Lisboa nos dias: 21 de Dezembro, 21 de Maro, 21 de Junho e 22 de Setembro.

A Estrela Polar
Mas vamos agora olhar para mais longe no Universo! No hemisfrio Norte, se olharmos para o cu durante a noite, a intervalos espaados, vemos que as estrelas se movem lentamente em torno da Estrela Polar. No hemisfrio Sul, as estrelas movem-se todas em torno de uma regio muito escura, que se designa por Saco de Carvo. A Estrela Polar indica sempre a direco do norte e s visvel no hemisfrio Norte. O Saco de Carvo est na direco do sul e s visvel do hemisfrio Sul.

O que pensas ?
Em que sentido roda a Terra em torno do seu eixo norte-sul? Porque que vemos as estrelas a moverem-se no cu em torno da Estrela Polar?

Observao
As constelaes so grupos de estrelas que formam figuras imaginrias que mantm aparentemente a mesma posio umas em relao s outras. A Estrela Polar uma das estrelas da cauda da constelao da Ursa Menor. No cu de Portugal podes encontrar a Ursa Maior, a Cassiopeia e a Ursa Menor, entre outras. Se observares o cu a partir de um stio escuro poders v-las facilmente. A mais difcil de encontrar a Ursa Menor pois a luz das suas estrelas mais fraca. Comea por encontrar a Ursa Maior e a Cassiopeia. Em seguida, tenta encontrar a Ursa Menor, sabendo que a posio relativa das trs constelaes aparece como na figura. Se tiveres o teu nocturlbio contigo, podes medir a hora. Se voltares a olhar para estas constelaes uma hora mais tarde, vers que elas rodaram em torno da Estrela Polar. Agora, podes medir a hora outra vez com o teu nocturlbio e vers que de facto passou uma hora.
Ursa Menor

Cassiopeia

Ursa Maior

Estrela Polar

Como viajar na Terra sem nos perdermos. Latitude e longitude


Olhando para o horizonte, sabendo a direco do nascer e do pr do Sol possvel saber em que direco caminhamos. Para voltar para trs basta dar meia volta e seguir na direco contrria. Quando andamos em terra, isto simples. Basta fixar um ou vrios pormenores no horizonte e fazer o caminho inverso, mudando os pontos de referncia da direita para a esquerda e da esquerda para a direita. Claro est que se tiveres uma bssola podes saber a direco do norte e do sul, e dos outros pontos cardeais. Mas tambm possvel orientarmo-nos sem bssola, pois, por exemplo, em Portugal, o Sol do meio-dia solar indica-nos sempre o sul. Posio do Sol ao longo do dia

Posio do Sol ao meio-dia solar no hemisfrio Norte, acima do trpico de Cncer.

Nascente ou Este Poente ou Oeste

Orientarmo-nos de noite, no deserto ou no mar mais difcil, pois no vemos pontos de referncia no horizonte. No hemisfrio Norte, a Estrela Polar, visvel noite, indica-nos sempre a direco do norte. Isto , quando nos viramos para a Estrela Polar, o Sol vai nascer sempre nossa direita e pr-se nossa esquerda. Quem habite em Cabo Verde, que fica entre o trpico de Cncer e o equador, continua a ver a Estrela Polar para norte. Mas, dependendo da estao do ano, o Sol do meio-dia pode estar para norte ou para sul do stio onde estamos. Se fizermos uma viagem ao hemisfrio Sul da Terra, como fizeram os navegadores portugueses a partir do sculo XV, j no vemos a Estrela Polar. Mas, o Saco de Carvo, indica-nos sempre a direco do sul.

Actividade
Localiza Cabo Verde no globo terrestre. Porque que os habitantes de Cabo Verde vm umas vezes o Sol do meio-dia a norte e outras vezes a sul? Encontra no globo terrestre o equador e o eixo norte-sul. Ilumina com um candeeiro o globo terrestre e inclina ligeiramente o eixo norte-sul para a luz de maneira a que a regio em torno do Plo Norte, delimitada pelo crculo polar rctico, fique iluminada. Coloca um lpis encostado ao globo e f-lo andar sobre o balo, na vertical. Como vs, existe um ponto em que o lpis no tem sombra. Procura agora o trpico de Cncer no globo e coloca a o lpis. Inclina o eixo norte-sul de modo a que no exista sombra quando o lpis est sobre o trpico de Cncer. O eixo do teu balo est agora inclinado 23 e 30 minutos em relao vertical. Para quem esteja no ponto da Terra onde o lpis encontra o globo e veja o Sol na posio do candeeiro meio-dia do dia 21 de Junho! Se andares com o lpis para norte, a sua sombra indica a direco do norte, estando o Sol para sul. Se andares com o lpis para sul, a sua sombra indica a direco do sul, porque o Sol do meio-dia est para norte.
Plo Norte Trpico de Cncer

Vero

Equador Trpico de Capricrnio

Inverno
Plo Sul

Mas se a inclinao do eixo do globo terrestre for no sentido contrrio, de modo a ser Inverno no hemisfrio Norte, a sombra do lpis ainda indica o norte, em Cabo Verde e em Lisboa. Assim, quem veja o Sol do meio-dia para norte ou para sul, em diferentes pocas do ano, habita entre o trpico de Cncer e o trpico de Capricrnio. A resposta nossa pergunta simples: como o eixo norte-sul da Terra est inclinado em relao ao plano da rbita da Terra, no primeiro dia do Vero, a sul do trpico de Cncer, o Sol do meio-dia aponta para norte. Mas no Outono, entre o equador e o trpico de Cncer, o Sol do meio-dia aponta para Sul.
Eratstenes nasceu h 2274 anos na cidade de Cirene, na actual Lbia. Enquanto dirigia a famosa Biblioteca de Alexandria no Egipto, descobriu que no solstcio de Junho, no hemisfrio Norte, um pau colocado na vertical na cidade de Siena, 800 km a sul de Alexandria, no tinha sombra ao meio-dia. Foi ele que conseguiu determinar, com base em experincias com a sombra de paus, o comprimento do equador da Terra e comeou a incluir os anos bissextos no calendrio grego.

Foi a observao da regularidade do movimento da Terra em volta do Sol que permitiu aos astrnomos e gegrafos encontrar mtodos prticos para determinar a nossa posio sobre a Terra.

50N Paralelos 25N Equador 0N

Os pontos mais a norte e mais a sul do equador so referenciados ao longo de linhas circulares paralelas desenhadas sobre a Terra. Essas linhas so os paralelos e a sua posio medida em graus: o equador a linha de zero graus, o Plo Norte est a 90 N em relao ao equador, e o Plo Sul a 90 S em relao ao equador. A medida da posio norte-sul chama-se latitude. A latitude do trpico de Cncer de 23 30, precisamente igual inclinao do eixo da Terra em relao ao plano da sua rbita em torno do Sol!

25S

Latitudes

Para determinar a latitude de um lugar durante o dia, necessrio saber, para alm do ngulo que o Sol ao meio do dia faz com o horizonte, a data e a nossa posio aproximada sobre a Terra: preciso saber se estamos no hemisfrio Norte ou no hemisfrio Sul e qual a nossa posio em relao aos trpicos. No hemisfrio Norte a inclinao da Estrela Polar a latitude de um lugar.
Estrela Polar
A latitude de um lugar a medida do ngulo que se percorre quando se vai do equador at ao paralelo que passa por esse lugar, perpendicularmente ao equador. Esse ngulo igual ao ngulo que a Estrela Polar faz com o horizonte, a qualquer hora. Medir a latitude simples, pois no cu nocturno do hemisfrio Norte da Terra, a Estrela Polar est sempre presente.

30

Linha do horizonte Latitude: 30N

30

Equador

Ex perincia
Com o teu quadrante mede o ngulo que a Estrela Polar faz com o horizonte. Esse ngulo a latitude do lugar onde te encontras. Com o teu transferidor, mede o ngulo que a palhinha do teu relgio de sol faz com a horizontal. Esse ngulo dever ser aproximadamente igual latitude do lugar.

Foi com base em experincias com a sombra de paus e com muitas observaes da posio do Sol e da Estrela Polar que se inventaram instrumentos para medir a nossa posio superfcie da Terra. Com o astrolbio ou o quadrante pode saber-se se est mais a norte ou mais a sul, medindo o ngulo que a Estrela Polar faz com o horizonte, ou medindo a inclinao do Sol em relao ao horizonte. Foram estes instrumentos que permitiram, a partir do sculo XV, o incio das grandes aventuras pelos mares, possibilitando o regresso ao porto de partida, assim como a repetio das mesmas viagens. Foi durante o sculo XVI que o matemtico portugus Pedro Nunes desenvolveu instrumentos que permitiram aos navegadores traar com preciso os mapas das rotas ocenicas.

Astrolbio portugus do sculo XVII.

Ex perincia
Com o teu quadrante e o teu transferidor, mede a altura do Sol ao meio-dia solar. Compara os valores dos ngulos obtidos. Podes determinar o meio-dia solar com a ajuda do teu relgio de sol.

A verso moderna do astrolbio e do quadrante o sextante, ainda hoje utilizado por todos os barcos que percorrem os mares.

Pedro Nunes nasceu em Alccer do Sal, no ano de 1502. Viveu em pleno apogeu dos Descobrimentos Portugueses e, em 1529, foi nomeado cosmgrafo real por D. Joo III. Pedro Nunes inventou vrios instrumentos astronmicos para a resoluo de alguns problemas da navegao, como o anel nutico, o instrumento de sombras e o nnio. Os dois primeiros permitem determinar a altura do Sol, e o terceiro, quando adaptado ao quadrante, permite medir fraces do grau e d com grande rigor a altura de uma estrela. Alguns destes instrumentos foram experimentados com xito por D. Joo de Castro, nas suas viagens a Goa e ao mar Vermelho. O nnio foi utilizado e adaptado na construo de dois quadrantes pelo astrnomo Tycho Brahe, cujas observaes astronmicas esto na base da descrio moderna do movimento dos planetas, a partir do final do sculo XVI.

10

J sabemos determinar posies mais a norte ou mais a sul sobre a Terra, isto , sabemos determinar a latitude de um lugar. Para determinar completamente a nossa posio sobre a Terra necessrio saber se estamos mais a este ou a oeste, isto , precisamos de saber a longitude. Agora, o Sol e as estrelas no nos podem ajudar. A ideia de determinar a nossa posio este-oeste veio do Egipto, do astrnomo grego Ptolomeu, que nasceu h cerca de 2170 anos. Ptolomeu lembrou-se de passar pelo Plo Norte e pelo Plo Sul crculos verticais a que chamou meridianos. A posio destes meridianos era medida em relao ao meridiano dos Zero Graus que passava num ponto escolhido sobre o equador. Para Ptolomeu o meridiano zero passava pelas ilhas Canrias. Mas como esta deciso arbitrria, ao longo da histria, reis e ministros foram fazendo passar o meridiano dos Zero Graus pelos Aores, Cabo Verde, Roma, Paris, Pisa, Filadlfia e Londres. Hoje passa pelo Observatrio de Greenwich, a este de Londres. Para se determinar a longitude de um lugar, no basta definir os meridianos, so necessrios instrumentos para o fazer. Uma possibilidade atravs da medio do tempo, ou seja, com a ajuda de um relgio.

A determinao da longitude de um lugar baseia-se no facto de a Terra dar uma volta completa em torno do seu eixo norte-sul em aproximadamente 24 horas. Para isso necessrio saber a diferena horria entre o meio-dia solar do local e de um ponto de referncia, determinado pela altura mxima do Sol nos dois locais. Como a Terra faz uma rotao completa sobre si mesma (360 graus) em 24 horas, por cada hora de diferena entre o meio-dia do ponto onde estamos e do ponto de referncia, foram percorridos 15 graus para este ou para oeste. Por exemplo, para determinar a longitude no mar basta sair do porto com um relgio que no se desacerte e, ao meio-dia local, determinar a hora no porto de partida. Com a ajuda das tbuas de navegar que tm as horas do meio-dia no porto de partida, para todos os dias do ano, os pilotos podem calcular a diferena horria entre o meio-dia solar do ponto em que esto e o do porto de partida. Por cada hora de diferena horria, esto mais ou menos 15 graus para este ou oeste em relao ao porto de partida. Como podemos saber a latitude, pelo ngulo que o

Sol faz com o horizonte ao meio-dia ou, durante a noite, pelo ngulo que a Estrela Polar faz com o horizonte, sabemos o paralelo em que nos encontramos. Assim, sabendo o paralelo e o meridiano, podemos marcar sobre o globo terrestre a nossa posio.

Meridiano de Greenwich ou dos Zero Graus de longitude

40W 20W 0

Equador
20E
A escala das longitudes traada sobre a linha do Equador!

Meridianos

11

Mas transportar um relgio num barco era uma tarefa complicada. Suportar os balanos dos navios, a humidade e as diferenas de temperatura, no era coisa fcil para os relgios dos sculos XV, XVI, XVII e XVIII. Dos finais do sculo XV, altura em que Colombo chegou Amrica, at aos finais do sculo XVIII, o transporte de um relgio a bordo foi considerado como o problema mais difcil das cincias nuticas. As dificuldades encontradas por perda de rumo e por naufrgios foram tantas que, em 1598, o rei Filipe III de Espanha ofereceu um prmio para quem descobrisse um processo prtico de determinar a longitude. Mais tarde, em 1714, o rei George III de Inglaterra, a pedido de navegadores e comerciantes, instituiu o prmio do Acto da Longitude para quem encontrasse a soluo do problema da longitude. A inveno do relgio que no se desacertava nos navios foi feita pelo arteso ingls John Harrison, em meados do sculo XVIII, e o primeiro teste nutico foi efectuado em 1736, numa viagem para Lisboa. A inveno de John Harrison s foi reconhecida em 1773, quando recebeu o prmio do Acto das Longitudes. S depois de 1773 que se tornou possvel determinar com preciso longitudes no mar. At l, a navegao era feita com grande risco, tendo ficado na histria vrios relatos de acidentes por perda de orientao. Muitas vezes, por segurana, os navegadores seguiam rotas ao longo de paralelos, mantendo sempre a mesma altura do Sol ao meio-dia. Foi o caso de Cristvo Colombo que, em 1492, chegou Amrica navegando sempre ao longo de um paralelo.

Algumas latitudes e longitudes: Lisboa: 38 44 N, 9 8 W Porto: 41 8 N, 8 22 W Faro: 37 1 N, 9 5 W Bragana: 41 49 N, 6 45 W Aores: 38 N, 25 W Madeira: 33 N, 17 W

John Harrison nasceu em 1693, num ambiente rural, e aos 18 anos construiu um relgio de madeira. Em 1730, muda-se da sua aldeia natal para Londres e apresenta os planos para o seu relgio nutico a Edmond Halley, um dos mais famosos astrnomos da poca. Os seus planos so acolhidos com cepticismo por Halley. Nos cinco anos seguintes Harrison dedica-se a construir o primeiro prottipo do relgio nutico. Este relgio, que ainda funciona perfeitamente no Museu de Greenwich, tinha cerca de 35 kg e quatro mostradores que indicavam o dia, as horas, os minutos e os segundos. Foi experimentado com sucesso pela primeira vez numa viagem do H. M. S Centurion para Lisboa, apresentando variaes de alguns segundos por dia. Dos resultados da viagem a Lisboa, John Harrison esteve quase a ganhar o prmio do Acto das Longitudes, mas, para surpresa de todos, pediu que lhe fosse dado tempo para poder aperfeioar o seu prottipo. Harrison no estava contente com a preciso nem com as dimenses do seu relgio. Nos vinte e cinco anos que se seguiram, construiu mais trs prottipos. Durante este tempo, Harrison foi apoiado pela Sociedade Real Inglesa e desenvolveu todos os mecanismos que esto na base dos relgios modernos. O quarto relgio s foi acabado em 1759, pesando cerca de 1,5 kg. Depois dos testes de navegao ndia, John Harrison recebeu em 1773 o prmio do Acto das Longitudes, morrendo trs anos depois. Actualmente, o seu relgio de madeira e os quatro relgios nuticos ainda funcionam, prevendo-se que o ltimo comece a apresentar problemas mecnicos daqui a quatrocentos anos!

12

Durante a poca dos Descobrimentos os navegadores portugueses conseguiram fazer mapas das regies descobertas apenas com o astrolbio, a bssola, um compasso, um globo terrestre e uma ampulheta. Um desses mapas o planisfrio de Alberto Cantino, de 1502.

Planisfrio Cantino de 1502, com os meridianos e paralelos traados.

Meridiano de Greenwich Latitude

Trpico de Cncer

23 30N

Equador

Trpico de Capricrnio Longitude 0


Mapa actual com a mesma regio do planisfrio Cantino.

23 30 S

Comparando os dois mapas, facilmente se conclui que, no planisfrio Cantino, as latitudes, ou seja as posies dos trpicos e do equador, esto bem determinadas. As longitudes no esto bem determinadas devido inexistncia de bons relgios. Estes mapas, que forneciam uma ideia aproximada da forma dos mares e continentes, foram uma ajuda preciosa para os navegadores e comerciantes.

13

A determinao da latitude e da longitude por um navegador


Um navegador sai de Lisboa com um relgio que no se desacerta em relao a outro que fica no ponto de partida. Passados uns dias, quando o Sol est na sua posio mais elevada no cu (meio-dia solar), v que horas so em Lisboa e determina, com o seu astrolbio, quadrante ou sextante, o ngulo que o Sol faz com o horizonte. O navegador determina, com a ajuda da bssola, se o Sol ao meio-dia est para norte ou para sul. Ento, escreve num papel os seguintes dados, relativos ao meio dia solar do local onde se encontra: Altura e direco do Sol ao meio-dia solar: 62, na direco do sul. Valor marcado pelo relgio com a hora de Lisboa: 13 h 28 min. Data: 22 de Julho. Latitude e longitude em Lisboa (porto de sada): 38 44 N, 9 8 W. A partir destes dados, para saber a sua posio, o navegador vai pensar da seguinte maneira: Calcular a latitude seria muito simples se estivesse num dos equincios, em que o Sol ao meio-dia est na vertical do equador: como a direco da Estrela Polar faz um ngulo de 90 em relao ao equador, a latitude seria dada directamente por 90 menos o ngulo que o Sol faz com o horizonte. Por outro lado, desde que sa de Lisboa, h j alguns dias, que o Sol do meio-dia esteve sempre para sul e portanto tenho de estar a norte do equador. Vejamos ento qual ser a posio do Sol no equincio quando vejo o Sol do meio-dia para sul:

Como no equincio o Sol ao meio-dia est na vertical do equador, e o equador est a 90 em relao Estrela Polar, a latitude, medida pela inclinao do Sol ao meio-dia, igual a 90 menos o ngulo que o Sol faz com o horizonte.

Polar Linha do horizonte

Lat. Altura do Sol Lat.

Cncer Equador

Sol no equincio S

14

Se estivesse no solstcio, a posio do Sol seria assim:

Polar

Linha do horizonte Lat. N Sol no solstcio 23 30 Lat. 23 30


Se hoje fosse dia 21 de Junho, o Sol ao meio-dia estaria na vertical do trpico de Cncer e j no fazia um ngulo de 90 com a Estrela Polar. Mas como a latitude do trpico de Cncer de 23 30 N, para calcular a altura do Sol em relao a um ponto na vertical do equador, tinha que subtrair 23 30 altura do Sol no local onde me encontro. Com este novo ngulo, podia calcular a latitude como no dia do equincio!

Altura do Sol Cncer Equador

Como do solstcio ao equincio decorrem 92 dias, a altura do Sol ao meio-dia, em relao ao equador, varia 15 20 por dia, que obtive dividindo 23 e 30 por 92 dias. Ora, no dia 22 de Julho, 61 dias antes do equincio, o Sol est entre o equador e o trpico, pelo que a altura do Sol em relao ao equador 15 20 vezes 61, ou seja, 15 35. Ento, para calcular a latitude do lugar, tenho de descontar este ngulo ao que medi, como fiz para o dia do solstcio. Assim, o ngulo para o clculo da latitude 62 menos 15 35, isto , 46 25. Finalmente, posso calcular a latitude como no dia do equincio: 90 - 46 25 = 43 35 N. Para calcular a longitude tenho de saber a que horas foi o meio-dia solar em Lisboa e comparar com as horas a que ocorreu o meio-dia solar no ponto onde me encontro. Com a ajuda das tabelas nuticas que os astrnomos do meu porto de sada fizeram, sei que o meio-dia solar em Lisboa se deu s 12h e 43 min. Assim, no ponto onde me encontro o meio-dia solar deu-se 45 minutos mais tarde que em Lisboa. Como a Terra roda 15 por hora, a uma diferena horria de 45 minutos corresponde um ngulo de 11 15. Assim, como a Terra roda de Oeste para Este, estou a oeste do ponto de partida, na longitude 9 8 + 11 15 = 20 23 W. A posio do navegador sobre a Terra 43 35 N, 20 23 W. Se marcares estas coordenadadas no teu globo terrestre vers que o navegador est no oceano Atlntico Norte, a noroeste de Lisboa e a nordeste dos Aores.

Actividade
Localiza no globo terrestre o stio onde vives e determina aproximadamente a sua latitude e longitude.

15

A eclptica
H mais de 2000 anos, os astrnomos egpcios e gregos, ao observarem o cu nocturno, aperceberam-se de que havia conjuntos de estrelas, as constelaes, que mantinham aproximadamente as mesmas posies relativas. Ento imaginaram que o Universo era uma esfera enorme com estrelas fixas. Chamaram-lhe Esfera Celeste e firmamento ao conjunto de todas as estrelas fixas. Hoje sabemos que no assim. As estrelas do firmamento movem-se, mas esto to longe que muito difcil observar o seu movimento, mesmo com os telescpios mais poderosos. Como a Terra se encontra no centro da Esfera Celeste, de 24 em 24 horas, aproximadamente, vm-se as estrelas na mesma posio do firmamento. E o que se passa em relao ao Sol? Se marcarmos sobre a Esfera Celeste a posio do Sol ao meio-dia durante um ano, ele vai descrever uma circunferncia, inclinada 23 30 em relao ao equador da Esfera Celeste. Esta rbita aparente do Sol na Esfera Celeste chama-se eclptica. A inclinao da eclptica igual inclinao do eixo Plo Norte-Plo Sul em relao ao plano da rbita da Terra.
Esfera Celeste

Eclptica

Solstcio de Vero 23 30

23 30 Solstcio de Inverno

Equador celeste

no dia 21 de Maro aproximadamente ao meio-dia, no ponto em que o equador cruza o meridiano de Greenwich, que o Sol, no seu movimento aparente em torno da Terra, cruza o equador Celeste. a partir desse instante que os relgios so acertados, que se contam os dias, as noites e as pocas do ano. Para manter esta regularidade do movimento aparente do Sol em torno da Terra necessrio acertar o calendrio de quatro em quatro anos, nos anos bissextos e, menos frequentemente, atrasar ou adiantar os relgios de alguns segundos. Por exemplo, por decreto papal do ano de 1582, o dia 5 de Outubro passou a ser 15 de Outubro. Na passagem do ano de 1999 para o ano 2000, os segundos finais do ano de 1999 devero ser contados da seguinte maneira: , 5, 4, 3, 2, 1, 1, 0, ano 2000! o acerto da hora com as regularidades aproximadas do movimento dos corpos celestes que permite determinar latitudes e longitudes. Periodicamente, a Unio Astronmica Internacional rene, apresentando os valores medidos da inclinao da eclptica e da durao do ano. Com estes valores, pode-se prever aproximadamente o meio-dia solar em vrios pontos da Terra. Por exemplo, para o ano 2000, a eclptica faz um ngulo de 23 26 21 com o equador celeste, a Terra roda em mdia 15 2 28 por hora e o ano tem uma durao aproximada de 365d 5h 58m 54s.

16

com a informao sobre o movimento aparente do Sol na esfera celeste que os astrnomos preparam tabelas naticas para os navegadores. Por exemplo, para determinar a latitude de um lugar em qualquer dia do ano, um navegador tem que saber a altura do Sol ao meio-dia ao longo da eclptica. Assim, os astrnomos constroiem tabelas da inclinao do Sol ao longo dos dias do ano, como a que est representada na figura. Por exemplo, de acordo com a tabela, no dia 22 de Maio, o Sol ao meio-dia est na vertical do paralelo dos 16 N. No dia 7 de Novembro, o Sol ao meio-dia est na vertical do paralelo dos 12 S. Na tabela, os valores negativos referem-se a latitudes para Sul do equador. ngulo de correco para a determinao da latitude
20
2330

20

15

O LH

15
JU N H O
MA

10

JU

10

IO

OS

TO

AB

AG

RIL

S E TE M BR O

M A R O

B TU

RO

FE

-5

-5

VE R

OU

EI R
O

10

-1

JA

NE

IR O

- 20

-2330

D E ZE M B R O

- 2 0

NO

VE M

BR

-15

-1
0

17

Para a determinao de longitudes, a hora do meio-dia solar num lugar da Terra pode ser representada numa tabela. Por exemplo, no Pavilho do Conhecimento, em Lisboa, o meio dia solar lido no relgio obtido adicionando a 12 horas os valores em minutos lidos na tabela.

32
32

32

33

33

35 34

3 9 40 4 2 4 4 4 36 37 5 4 7

48

49

50

A BRI

M AR

50

O
FE
VE

5 1
51

33

34

IO

50

RE
IR

50

2 41 40 39 38 37 36 42 4 35 34

Hora do meio-dia solar no Pavilho do Conhecimento (Lisboa, 9 5 42 W)


Correces: Porto: cerca de 3 min mais cedo Bragana: cerca de 10 min mais cedo Faro: mesma hora Aores: cerca de 1h e 3 min mais tarde Madeira: cerca de 31 min mais tarde

42 40 38 35 33 46 44 31 47 29 49 27

JA N

JUN H

EIRO
D EZ EM

42 42

Em Portugal continental e Madeira, acrescer 1 hora no perodo compreendido entre o ltimo domingo de Maro e o ltimo domingo de Outubro. Para os Aores, diminuir uma hora entre o ltimo domingo de Outubro e o ltimo domingo de Maro.

J UL H

BR O
NO

ST

VE

42

41

40

Com estas tabelas, um quadrante, uma bssola e um relgio com a hora de um local de referncia, sempre possvel saber onde estamos sobre a Terra!

18

21

20

20

BR

20 20

1 23 24 26 27 29 3 21 2 1

OU

TUBR

SE TE M

BR O

33 35

AG

25
23

36

38

39

O GPS
Actualmente, a determinao da longitude e da latitude pode ser feita por mtodos electrnicos com base em satlites artificiais, ajudando navios e avies a orientarem-se na Terra. Com os satlites artificiais, possvel sabermos a nossa posio sobre a Terra, a hora e a altitude acima do nvel mdio do mar. So ao todo 24 satlites, a 20 200 km de altitude, que do uma volta completa Terra em 12 horas. Estes satlites esto constantemente a enviar para a Terra ondas de rdio que podem ser captadas por uma antena. Com um aparelho especialmente construdo para captar esses sinais de rdio, sabemos imediatamente a latitude, a longitude e a altitude sobre a Terra. Em qualquer ponto da Terra podem sempre receber-se os sinais de cinco a oito desses satlites. Este processo designa-se por GPS que so as iniciais em ingls da designao Sistema de Posicionamento Global.

Constelao de satlites GPS na sua rbita em torno da Terra. Cada satlite da constelao GPS est sempre a enviar para a Terra um sinal de rdio com a sua posio, latitude, longitude e hora. Umas ondas de rdio chegam primeiro, outras chegam mais tarde, dependendo da distncia de cada satlite antena. Recebendo os sinais de pelo menos quatro satlites, o aparelho GPS tem uma calculadora que foi programada para determinar a latitude e a longitude do local onde se encontra.

Actualmente, os avies e os navios esto equipados com receptores GPS. No entanto, como a recepo de sinais GPS depende das condies atmosfricas, por razes de segurana, os navios tm sempre um sextante a bordo.

19

O mapa da Terra
Um mapa uma representao simplificada de povoaes, relevo, caminhos, rios, continentes e oceanos. Assim como existem mapas da Terra ou dos pases, tambm existem plantas de cidades e cartas topogrficas. So todos mapas. Foram feitos no passado com a ajuda da bssola, do astrolbio e do quadrante, e com uma fita mtrica. Actualmente so feitos por fotografia area e com a ajuda do GPS. Os mapas servem para vrias coisas. O mapa-mundo d-nos a descrio dos pases, dos grandes rios e montanhas, a posio dos oceanos e dos desertos, etc. O mapa de um pas d-nos a indicao das cidades e vilas mais importantes, das estradas, etc. A carta topogrfica tem informao sobre o relevo, os caminhos, as casas, as florestas, etc. A planta de uma cidade diz-nos onde so as ruas, os monumentos, os jardins, etc. Em todos os mapas esto indicadas as direces cardeais, assim como a escala.

Mapa da Terra com a indicao do relevo nos continentes e no fundo dos oceanos. A azul esto indicados os mares. O azul-escuro representa as regies ocenicas mais profundas e o azul-claro as zonas menos profundas. Os continentes esto representados a amarelo e as regies mais escuras referem-se ao relevo. Marcmos no mapa a posio do equador, do meridiano de Greenwich, dos trpicos de Cncer e Capricrnio, e dos crculos polares rctico e antrctico.

Actividade
Observa o mapa ou o teu globo terrestre. Encontra as montanhas que existem no fundo dos oceanos. Encontra as ilhas do arquiplago dos Aores e repara que elas so picos de uma cordilheira que se ergue do fundo do mar e que atravessa a Terra de norte a sul. Indica no planisfrio quais as escalas da latitude e da longitude.

20

Actividade
Tens aqui a fotografia area da regio de Lisboa e Setbal. Com um papel vegetal copia a fotografia, fazendo um mapa desta regio e identifica os aspectos que consideras relevantes. Por exemplo, rios, pontes, estradas, etc. Tenta orientar o teu mapa. Os mapas modernos so feitos assim!

21

Medir a latitude e a longitude

Actividade
Um pouco antes do meio dia solar e com a ajuda da bssola, aponta o relgio de Sol para Sul. Como a agulha da bssola s indica aproximadamente a direco do plo Norte, para que o relgio de Sol fique bem orientado, em Portugal continental, necessrio rod-lo de cerca de 5 para Este. Nos Aores o ngulo de rotao de 11 e na Madeira de 8. Estes ngulos tm uma variao muito pequena, pelo que, at ao ano 2007, estes ngulos decrescem de apenas 1. Ao meio-dia solar, isto , quando a sombra da palhinha do relgio de Sol estiver sobre as doze horas da escala marcada na cartolina, com o quadrante, mede o ngulo que o Sol faz com o horizonte. ngulo que o Sol faz com o horizonte ao meio-dia solar ______________ Para determinar a latitude a partir deste dado temos de recorrer a uma tabela como as utilizadas pelos navegadores nos sculos XV e XVI. L na tabela circular da pgina 17 a correco a fazer para obter a latitude do lugar onde feita a medio: Latitude = 90 - (ngulo medido) + (ngulo de correco) = ______________ Nota que o ngulo de correco pode ser positivo ou negativo.

possvel determinar a hora do meio-dia solar usando apenas a sombra de um pau. Para isso, perto do meio-dia do teu relgio, coloca um pau na vertical e vai marcando com um giz a extremidade da sombra do pau e anota a hora. A hora em que a sombra menor a hora do meio-dia solar. Por outro lado, a direco da sombra do Sol ao meio-dia indica precisamente a direco do Norte geogrfico. Assim, podes realizar a tua experincia alinhando o relgio de Sol pela sombra, no sendo necessrio recorrer bssola. Podes, por exemplo, determinar a direco do eixo Norte-Sul num dia e medir a latitude no dia seguinte.

22

Para determinar a longitude de um lugar necessrio determinar a hora local do meio-dia solar, conhecer a longitude de um ponto de referncia e a hora a que a ocorre o meio-dia solar. Vamos utilizar como referncia o Pavilho do Conhecimento, em Lisboa, cuja longitude 9 5' 42'' W. Um pouco antes do meio dia solar deves ter o relgio de Sol apontado para Sul, como na actividade anterior. Ao meio-dia solar, isto , quando a sombra da palhinha do relgio de Sol estiver sobre as doze horas da escala marcada na cartolina, l as horas no teu relgio de pulso, que deve estar acertado pela hora de Lisboa: Hora do meio-dia solar no lugar onde me encontro: ______________________ Consulta a tabela circular da pgina 18 para saber a que horas o meio dia solar no ponto de referncia, que o Pavilho do Conhecimento: Hora do meio-dia solar no Pavilho do Conhecimento: ______________________ Determina agora a diferena entre a hora a que ocorreu o meio-dia solar no lugar onde te encontras e no Pavilho do Conhecimento: Diferena de tempo = Hora do meio-dia solar no lugar onde me encontro - hora do meio-dia solar no Pavilho do Conhecimento = ______________________ Este nmero pode ser positivo ou negativo e deve ser calculado em minutos. Por exemplo: 12h 30min - 12h 25min = 5min; 12h 30min -12h 35min= -5min; 12h 25min - 13h 35min = -70min. Como em cada minuto, a Terra roda 15 de arco, a esta diferena de tempo corresponde uma diferena de longitude: Diferena de longitude = Diferena de tempo em min x 15'/min = ______________________ Como a Terra roda de Oeste para Este, a longitude do lugar onde te encontras : Longitude = 9 5' 42'' W + Diferena de longitude

23

1. Quantos dias tem o ano? 2. Quantos dias tm os anos bissextos e com que periodicidade ocorrem? 3. a Terra que gira em torno do Sol ou o Sol que gira em torno da Terra? 4. Em que direco o norte, o sul, o nascente e o poente no lugar onde moras? 5. Em que dias do ano ocorrem os solstcios e os equincios? 6. Consegues encontrar no cu a Ursa Menor, a Cassiopeia e a Via Lctea? 7. Qual a latitude e a longitude do stio onde moras? 8. O crculo polar rctico o paralelo que delimita as regies da Terra em que no h noite no dia 21 de Junho. Podes descobrir qual a latitude deste paralelo? 9. Desenha o mapa das ruas e caminhos do stio onde moras. No te esqueas de fazer uma escala e da rosa-dos-ventos com o norte a apontar na direco do Plo Norte. 10. Com o teu globo terrestre podes fazer imensas actividades. Por exemplo, desenhar as fronteiras dos pases, os rios e os desertos mais extensos da Terra, as rotas dos navegadores portugueses dos sculos XV e XVI, etc.

24

Co-financiamento FEDER - Programa PRAXIS XXI Unidade Cincia Viva Av. dos Combatentes, 43 A 10B 1600 Lisboa . Portugal Tel.: (351) (01) 727 02 28 Fax: (351) (01) 722 02 65 E-mail: ciencia@ucv.mct.pt h t t p : / / w w w. u c v. m c t . p t

Potrebbero piacerti anche