Sei sulla pagina 1di 3

Razes

Mais uma vez o pastor da sua comunidade fez um longo e repetitivo sermo falando acerca da necessidade de evangelizar, de falar de Jesus para as pessoas por que o Senhor est prximo e bl bl bl. Como voc poderia at mesmo adivinhar para onde o curso da conversa ia, preferiu trocar umas mensagens com os colegas para decidir aonde ir depois da reunio. Ainda essa semana, na faculdade, voc estava l, na sua, quando um cara, tipo, daqueles que voc tem uma relao mega superficial, comeou a desabafar com voc e mais alguns na mesa do refeitrio durante o intervalo. Ele falou sobre problemas pessoais, vcios e um grande vazio dentro dele. Mesmo sentindo aquele empurro do Esprito de Deus no seu corao para compartilhar brevemente e com clareza a mensagem da cruz... Voc simplesmente ficou envergonhado e se calou. Um pouco depois, pensando sobre o fato, chegou concluso que afinal voc no tem obrigao nenhuma por que no missionrio ou pastor e tals. Ok, caso resolvido, deixa eu pensar no que realmente interessa que a faculdade, provas e por que no lazer deste final de semana. Nas Escrituras Sagradas vemos homens para os quais compartilhar o evangelho de Jesus no era algo opcional ou imposto, mas sim um estilo de vida. Sabe aquela parada, um hobby ou mania, que voc faz na boa, sem nenhuma crise? Ento, da mesma forma que to natural pra voc fazer o login no seu e-mail era natural para esses discpulos aplicar a mensagem da cruz diante de diversos contextos e para diversas pessoas. Mas cara, como assim? Eles curtiam mesmo esse lance de falar de Jesus para outras pessoas? E no tinham vergonha, ou sei l, alguma coisa melhor para fazer? Como esses caras podiam simplesmente sair por a, falando do evangelho mesmo sob o perigo de serem presos ou espancados? Freqentemente lidamos com a apatia missionria de nossas comunidades (incluindo ns mesmos) apenas na perspectiva de reforar o estmulo para a evangelizao e muitas ferramentas podem ser utilizadas: sermes que infundem culpa, remorso, estratgias para obrigar as pessoas a se engajar em eventos evangelsticos e todo um aparato de coisas que na

minha opinio podem at funcionar, mas acabam sendo meios desleais e por vezes srdidos de promover o evangelho do Reino. Pensando assim, estamos tentando resolver um problema que na minha opinio no est precisamente no fato de no evangelizarmos, mas est bem antes. Isso por que creio que evangelizar no a causa da vida crist, mas um produto, uma conseqncia, um efeito. No somos cristos por que evangelizamos, mas anunciamos as boas novas por que somos cristos, por que fomos transformados por essa notcia. Certa vez, quando Jesus j tinha ressuscitado e enviado seus discpulos em misso, Pedro e Joo iam indo bem tranqilos ao templo orar e ao se aproximarem de uma das entradas um homem que possua uma deformidade fsica que o impedia de andar pediu dinheiro a eles. Naquele momento aqueles discpulos estavam passando por srias restries oramentrias, ento Pedro disse para aquele homem: No temos nada aqui com a gente, s o carto mesmo (mas acho que ele estava blefando), mas o que eu tenho de real valor isso eu vou te dar: em nome de Jesus, o Nazareno, anda! (Atos 3.1-10 ). O homem repentinamente colocou-se de p e entrou no templo andando e isso atraiu a ateno de muitas pessoas. Pode se dizer, numa linguagem facebookianam, que muitos curtiram aquilo e logo muitas pessoas estavam reunidas. O que Pedro fez? Com muita naturalidade, proclamou o evangelho do Reino (Atos 3.11-26). Pedro ainda estava nos finalmente de seu sermo evangelstico quando chegaram os lderes religiosos e guardas e a maior confuso se estabeleceu naquele lugar. Resultado: Pedro e Joo dormindo no xilindr (Atos 4.1-3). No dia seguinte, tiraram os dois meliantes da cadeia para coloc-los diante das autoridades religiosas que comearam ento a inquirir com que ordem eles tinham entrado no templo e pregado a Jesus ressurreto dentre os mortos. Pedro deu uma limpada sinistra na garganta e adivinha... Comeou a pregar o evangelho do Reino, de novo! (Atos 4.8-12) As autoridades, aps ouvirem a proclamao de Pedro, se reuniram e por fim promulgaram deciso: Vocs esto proibidos de falar ou ensinar ou mesmo de gesticular a respeito de Jesus, entenderam? (Atos 4.18). Pedro e Joo se entreolharam, e disseram muito naturalmente: Vocs acham mesmo que devemos obedecer a vocs ao invs de obedecer a Deus?
2

Ns no podemos deixar de falar das coisas que vimos Jesus fazer ouvimos Jesus dizer. Simplesmente no tem jeito, a gente precisa falar! (Atos 4.19,20). Atos o relato que nos mostra o resultado de uma longa caminhada. O Evangelho de Lucas e o livro de Atos so como uma obra em dois volumes, e enquanto o Evangelho nos mostra Jesus mergulhando seus discpulos no Reino mediante seu ensino e seus milagres, Atos nos mostra os resultados poderosos do discipulado na vida de toda uma comunidade de discpulos: comunho, proclamao, expanso do Reino! Atos no acontece no vcuo, do nada. Atos tem suas razes profundas no Evangelho, no relacionamento que Jesus desenvolveu com seus discpulos ao longo dos 3 anos que estiveram juntos. O discipulado precede a proclamao. O relacionamento com Jesus e o conhecimento pessoal do Salvador so a causa da incontrolvel vontade de proclamar o Evangelho. Voc no ver grande rvores sem razes. Voc no ver grandes construes sem bases profundas. Voc no ver uma igreja sem razes no relacionamento com Jesus cumprindo a misso. A misso no a causa do nosso relacionamento com Jesus, mas o resultado mais bvio dele.

Jeferson Carvalho Alvarenga

Potrebbero piacerti anche