Sei sulla pagina 1di 16

HORTO FLORESTAL CAGEPA CAMPINA GRANDE JULHO DE 2011.

HORTO FLORESTAL CAGEPA CAMPINA GRANDE

JULHO DE 2011.

HORTO FLORESTAL CAGEPA CAMPINA GRANDE JULHO DE 2011.

Mesmo diante da sujeira e do abandono em que se encontrava o HORTO, havia vrias mudas que poderiam ser distribudas populao. Entretanto, vejamos o que aconteceu na ultima sexta-feira (30 de setembro).

HORTO FLORESTAL CAGEPA CAMPINA GRANDE SETEMBRO DE 2011.

HORTO FLORESTAL CAGEPA CAMPINA GRANDE SETEMBRO DE 2011.

HORTO FLORESTAL CAGEPA CAMPINA GRANDE SETEMBRO DE 2011.

HORTO FLORESTAL CAGEPA CAMPINA GRANDE SETEMBRO DE 2011.

Com as fotos expostas, podemos perceber a postura anti-ambiental , promovida na CAGEPA em Campina GRANDE.

HORTO CAGEPA

HORTO CAGEPA

sabido que grande problema mundial, da atualidade, diz respeito aos crimes praticados contra o meio ambiente, que se tornam cada dia mais freqentes, e mais danosos e impactantes ao meio ambiente como um todo, e, conseqentemente, a toda coletividade, que a titular do bem ambiental. No Brasil, esse panorama ensejou a edio da Lei federal n 9.605, de 12 de fevereiro de 1.998, o chamado Cdigo Penal Ambiental, que sistematizou as leis extravagantes que existiam, sem, contudo, no que seria a melhor tcnica, revog-las expressamente, para apenas revogar disposies em contrrio. Tal diploma, apesar de em alguns pontos se revelar omisso, revela grande relevncia para o direito ambiental brasileiro, na medida em que prev diversas hipteses criminosas, com aplicao de penas restritivas de direito, ou de prestao de servios comunidade, ou de multa, dependendo do potencial ofensivo do crime praticado.
2. O que crime ambiental?

Damsio E. de Jesus conceitua crime nos seguintes termos: crime um fato tpico e antijurdico. ([1]) O crime ambiental, portanto, pode ser conceituado como um fato tpico e antijurdico que cause danos ao meio ambiente. De tal sorte, e partindo do pressuposto constitucional que reza no h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal (art. 5, inc. XXXIX, da CF/88), para uma conduta ser enquadrada como crime ambiental, deve estar expressamente prevista na Lei dos Crimes Ambientais. Dessa forma, e exemplificativamente, o ato de exportar peles e couros, por mais danosa e perniciosa que possa ser ao meio ambiente, no constitui crime se praticada com autorizao da autoridade ambiental competente. Conclui-se, portanto, que nem toda atividade que causa danos ao meio ambiente ser, forosamente, crime ambiental, uma vez que tal qualificao depende do enquadramento aos termos da legislao ambiental. Analisemos, portanto, a chamada Lei dos Crimes Ambientais, artigo por artigo.

3. Os sujeitos ativo e passivo nos crimes ambientais O art. 1, da Lei, conforme sabido, foi vetado. O art. 2, por sua vez, reza que quem, de qualquer forma, concorre para a prtica dos crimes previstos na Lei, incide nas penas cominadas, na medida de sua culpabilidade.

O sujeito ativo dos crimes ambientais, de tal sorte, pode ser qualquer pessoa fsica ou jurdica. Dentre os sujeitos ativos esto o diretor, o administrador, o membro de conselho e de rgo tcnico, o auditor, o gerente, o preposto ou mandatrio de pessoa jurdica, conforme se l do art. 2, da Lei n 9.605/98. A culpabilidade destes ltimos caracterizada por omisso, uma vez que o art. 2 cristalino ao dispor que so eles culpados se deixarem de impedir a prtica de crimes, quando podiam agir para evit-la. Toda a disposio contida neste art. 2 tem inspirao no art. 29, do Cdigo Penal, ao rezar que quem, de qualquer modo, concorre para a prtica de crime, incide nas penas e ele cominadas, na medida de sua culpabilidade. O sujeito passivo dos crimes ambientais sempre a coletividade, conforme se depreende do art. 225, da Constituio Federal, ao rezar que o meio ambiente bem de uso comum do povo. De tal sorte, todos ns somos sujeitos passivos do crime ambiental. 4. As pessoas jurdicas nos crimes ambientais art. 3 Reza o art. 3, da Lei federal n 9.605/98, que as pessoas jurdicas sero responsabilizadas administrativa, civil e penalmente, nos casos em que a infrao seja cometida por deciso de seu representante legal ou contratual, ou de rgo colegiado, no interesse ou benefcio da pessoa jurdica. Conforme se l do dispositivo legal, portanto, as pessoas jurdicas so tambm responsveis por crimes praticados contra o meio ambiente. Tal determinao surgiu com o advento da Constituio de 1.988, que, em seu art. 225, 3, disps no sentido de que as pessoas jurdicas passaram a ser responsveis, na seara penal, por danos causados ao meio ambiente. Tal disposio constitucional foi posteriormente confirmada pela Lei n 9.605/98. Reza o indigitado dispositivo constitucional: Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. (....) 3. As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados. (Grifamos)

A condenao das pessoas jurdicas por dano ambiental, de tal sorte, resta perfeitamente constitucional e, assim, plenamente aplicvel. Sobre o tema da responsabilidade penal das pessoas jurdicas por crime ambiental, Svio Renato Bittencourt Silva, Coordenador do 4 CREADIN- Centro Regional de Apoio Administrativo e Institucional do Ministrio Pblico, ensina, com absoluta propriedade, que O Direito Penal vem sendo cada vez menos encarcerador e mais restritivo de direitos e pecunirio. (....) No , portanto, o fato de no ser possvel o encarceramento da pessoa jurdica bice a construo de sua criminalidade, com a cominao de penas compatveis com sua natureza. ([2]) A nica ilao possvel at aqui, portanto, a no sentido de que as pessoas jurdicas podem perfeitamente ser condenadas por crime ambiental, conforme expressamente determinado por norma de eficcia plena contida na Constituio Federal, que fora, por fim, confirmada expressamente por lei especfica que, de forma sistemtica, regulou a matria. A nica ressalva que se faz, entretanto, no sentido de que a responsabilidade penal das pessoas jurdicas est sempre condicionada a dois fatores ditados pelo supracitado art. 3, da Lei n 9.605/98, que so: a) que a infrao seja cometida por deciso do representante legal ou contratual da pessoal jurdica, ou de seu colegiado, e b) que a infrao tenha sido cometida no interesse ou em benefcio da pessoa jurdica. De tal sorte, preenchidos esses dois requisitos, a pessoa jurdica pode perfeitamente ser responsabilidade por crime ambiental. de imprio ressaltar que a responsabilidade das pessoas jurdicas no exclui a das pessoas fsicas, autoras, co-autoras ou partcipes do mesmo fato, conforme se l do pargrafo nico, do art. 3, da Lei n 9.605/98. A grande celeuma, entretanto, e conforme j tivemos ensejo de dizer ([3]), se refere a responsabilidade das pessoas jurdicas de direito pblico, porque existe uma corrente majoritria no sentido de que a responsabilidade da pessoa jurdica de direito pblico objetiva, em entendimento do qual perfilhamos, e outra corrente existente, por sua vez, entende que a responsabilidade dessas pessoas jurdicas baseada exclusivamente na culpa. O fundamento constitucional para nossa ilao est contido no 6, do art. 37, da Constituio Federal, ao rezar que as pessoas jurdicas de direito pblico respondem diretamente pelos danos causados a terceiros, facultando-lhes o direito de ao regressiva contra os responsveis pelo dano causado ao meio ambiente.

Revela-se evidente, portanto, a responsabilidade objetiva das pessoas jurdicas de direito pblico. O pargrafo nico, do art. 22, do Cdigo de Defesa do Consumidor, que a Lei federal n 8.078, de 11 de setembro de 1.990, confirma o texto constitucional, ao rezar que sero as pessoas jurdicas compelidas a cumpri-las e a reparar os danos causados, na forma prevista neste Cdigo. (Grifamos) 5. A desconsiderao da personalidade da pessoa jurdica art. 4 O art. 4, da Lei dos Crimes Ambientais, possibilita a aplicao da penalidade de desconsiderao da pessoa jurdica sempre que sua personalidade constituir obstculo ao ressarcimento de prejuzos causados qualidade do meio ambiente. Tal disposio tem alicerce no disposto no art. 28, da Lei federal n 8.078, de 11 de setembro de 1.990, que o Cdigo de Defesa do Consumidor, ao rezar que Art. 28. O juiz poder desconsiderar a personalidade jurdica da sociedade quando, em detrimento do consumidor, houver abuso de direito, excesso de poder, infrao da lei, fato ou ato ilcito ou violao dos estatutos ou contrato social. A desconsiderao tambm ser efetivada quando houver falncia, estado de insolvncia, encerramento ou inatividade da pessoa jurdica provocados por m administrao. (Grifamos). Esse dispositivo foi repetido pelo art. 18, da Lei federal n 8.884, de 11 de junho de 1.994, que transforma o Conselho Administrativo de Defesa Econmica (CADE) em Autarquia, dispe sobre a preveno e a represso s infraes contra a ordem econmica e d outras providncias. Sobre o tema, ensina dis Milar que Assim, as entidades jurdicas continuam a ser distintas e separadas de seus membros, mas tal distino e separao podem ser desconsideradas sempre que a personalidade jurdica for utilizada como anteparo da fraude e abuso de direito. ([4]) O art. 5, da Lei n 9.605/98, por sua vez, foi vetado.

Potrebbero piacerti anche