Sei sulla pagina 1di 5

Ano lectivo 2008/2009

Prova de Exame de Equivalncia Frequncia do 3 Ciclo do Ensino Bsico de Educao Fsica


Durao da Prova: 45 minutos, com tolerncia de 15 minutos

1 FASE

PROVA PRTICA DE EDUCAO FSICA

O aluno deve estar no pavilho gimnodesportivo vinte minutos antes da realizao da prova;

O aluno dispe de cinco minutos para se equipar;

O aluno opta por um dos jogos desportivos colectivos (basquetebol, futebol e voleibol) e por uma modalidade individual (ginstica ou atletismo) sendo a avaliao da Aptido Fsica obrigatria.

O aluno comunica aos professores avaliadores a sua opo relativa ao Jogo Desportivo Colectivo e Modalidade Individual, 15 minutos antes da hora de realizao da prova.

No espao compreendido entre a comunicao da deciso do aluno e os dez ltimos minutos antes do incio da prova o aluno tem a obrigao de ajudar os professores a dispor adequadamente os materiais necessrios ( Ex.: a rede de voleibol, as caixas e a cabea do plinto, o reuther, os colches de ginstica).

Antes do incio da prova o aluno dispe de 10 (dez) minutos para a realizao de aquecimento geral e especfico;

V.S.S.F.

Grupo I

Contedo basquetebol .

prova consiste num jogo 2X2 com a utilizao das tabelas e

do

campo de mini basquetebol. O jogo ter a durao de 10 minutos. Contedo futebol

prova consiste num jogo 2X2 com a utilizao de balizas reduzidas,

sem guarda-redes, As regras devero ser simplificadas e aproximadas ao futsal. O lanamento de baliza, pode ser feito por qualquer jogador. Aps o golo a bola vai ao centro. No h pontap de canto: O lanamento lateral feito com o p. Contedo voleibol

Consiste num jogo disputado no campo de voleibol lateral, com a rede a


2,20 m e de dimenses 6m X 4,5m. As regras sero o mais prximo possvel do jogo. O jogador ter sempre direito a conquistar dois pontos, no mximo, na sequncia do seu servio se falhar o primeiro ter direito a uma 2 tentativa.

V.S.S.F.

Grupo II Desportos individuais

Contedo ginstica

Realiza uma sequncia gmnica com as seguintes habilidades: 1. Apoio facial invertido 2. Rolamento frente engrupado; 3. Rolamento atrs engrupado; 4. Elemento de equilbrio; 5. Elemento de flexibilidade; 6. Roda rodada ou Roda a uma mo.

A sequncia deve ser composta por cinco habilidades. O aluno constri a sua prova seleccionando as habilidades gmnicas, integrando-as num conjunto coerente com elementos de ligao. Apresenta-a depois de pedir autorizao e termina na posio final dos esquemas gmnicos. Os elementos estticos so pontuados aps a imobilizao de trs segundos.

Realiza trs dos seguintes saltos, com chamada a ps juntos e recepo


equilibrada; 1. Com plinto longitudinal salto de coelho (entrada) e de eixo (sada); 2. Com plinto longitudinal rolamento frente; 3. Com plinto longitudinal/ transversal salto entre mos; 4. Com plinto transversal salto de cabea. Cada habilidade pode ser repetida duas vezes; O plinto colocado sobre 4 caixas

V.S.S.F.

Contedo atletismo

Realiza

um lanamento com um peso de 2 Kg (raparigas)/ 4 Kg

(rapazes) ; Realiza uma corrida de velocidade de 60 metros com partida alta; uma corrida de 40 m barreiras, com partida alta. As barreiras

Efectua

tero uma altura de 0,67, a distncia primeira barreira de 12 m e o espao entre cada um das 3 barreiras de 7m nas raparigas e de 7,5 m nos rapazes e a corrida final respectivamente de 13 e 14 metros. O tempo mnimo para as raparigas deve ser inferior a 11,5 e o dos rapazes 10. As provas de atletismo so realizadas atravs de dois ensaios. Grupo III Avaliao da aptido fsica

Flexibilidade do tronco e das pernas, avalia

a flexibilidade dos msculos

posteriores da coxa. Pretende-se que o aluno alcance a distncia especificada na Zona Saudvel da Aptido Fsica, para tal ela -lhe comunicada antes de iniciar a prova, (para tal consultar tabela em anexo). O teste efectuado um lado de cada vez(o aluno estende as pernas alternadamente. O aluno deve descalar-se e sentar-se. Deve estender uma perna, com a planta em contacto com a caza enquanto o outro joelho fica flectido com a planta do p assente no solo. Tentativa deve ser repetida se as mos no esto juntas ou se o joelho flectir. Mximo de 30 cm

Flexibilidade dos ombros. Tocar com as pontas dos dedos de ambas as


mos por trs das costas. Para avaliar o meio das costas com a mo direita, por cima do ombro, como se tentasse puxar um fecho e a mo esquerda por baixo, repetindo para o lado contrrio.

Resistncia, completar o maior nmero de percursos de vinte metros, a


uma cadncia especificada.

V.S.S.F.

Fora

resistente abdominal, completar o maior nmero possvel de

abdominais at 75 a uma cadncia especificada. Decbito dorsal; joelhos flectidos (140); ps totalmente apoiados, braos estendidos com as mos para baixo. A referncia (faixa de 7cm) colocada na ponta dos dedos. Realizar flexo do tronco fazendo deslizar os dedos em contacto com a faixa at extremidade mais distante da referncia; regressar cabea s mos do colega, sincronizadamente com a cadncia do teste. Os testes so realizados segundo o protocolo do Fitnessgram. Os resultados so decorrentes das tabelas de referncia para a Zona Saudvel do Fitnessgram.

V.S.S.F.

Potrebbero piacerti anche