Sei sulla pagina 1di 6

Bblia Sagrada

Novo Testamento Segunda Epstola a Timteo

virtualbooks.com.br
1

Captulo 1 1 Paulo, apstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus para anunciar a promessa da vida que est em Jesus Cristo, 2 a Timteo, filho carssimo: graa, misericrdia, paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, nosso Senhor! 3 Dou graas a Deus, a quem sirvo com pureza de conscincia, tal como aprendi de meus pais, e me lembro de ti sem cessar nas minhas oraes, de noite e de dia. 4 Quando me vm ao pensamento as tuas lgrimas, sinto grande desejo de te ver para me encher de alegria. 5 Conservo a lembrana daquela tua f to sincera, que foi primeiro a de tua av Lide e de tua me Eunice e que, no tenho a menor dvida, habita em ti tambm. 6 Por esse motivo, eu te exorto a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposio das minhas mos. 7 Pois Deus no nos deu um esprito de timidez, mas de fortaleza, de amor e de sabedoria. 8 No te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus. 9 Deus nos salvou e chamou para a santidade, no em ateno s nossas obras, mas em virtude do seu desgnio, da graa que desde a eternidade nos destinou em Cristo Jesus, 10 e agora nos manifestou mediante a apario de nosso Salvador Jesus Cristo, que destruiu a morte e suscitou a vida e a imortalidade, pelo Evangelho, 11 do qual fui constitudo pregador, apstolo e mestre entre os gentios. 12 este o motivo por que estou sofrendo assim. Mas no me queixo, no. Sei em quem pus minha confiana, e estou certo de que assaz poderoso para guardar meu depsito at aquele dia. 13 Toma por modelo os ensinamentos salutares que recebeste de mim sobre a f e o amor a Jesus Cristo. 14 Guarda o precioso depsito, pela virtude do Esprito Santo que habita em ns. 15 Sabes que todos os da sia se apartaram de mim, entre eles Figelo e Hermgenes. 16 O Senhor conceda sua misericrdia casa de Onesforo, que muitas vezes me reconfortou e no se envergonhou das minhas cadeias! 17 Pelo contrrio, quando veio a Roma, procurou-me com solicitude e me encontrou.

18 O Senhor lhe conceda a graa de obter misericrdia junto do Senhor naquele dia. Sabes melhor que ningum quantos bons servios ele prestou em feso. Captulo 2 1 Tu, portanto, meu filho, procura progredir na graa de Jesus Cristo. 2 O que de mim ouviste em presena de muitas testemunhas, confia-o a homens fiis que, por sua vez, sejam capazes de instruir a outros. 3 Suporta comigo os trabalhos, como bom soldado de Jesus Cristo. 4 Nenhum soldado pode implicar-se em negcios da vida civil, se quer agradar ao que o alistou. 5 Nenhum atleta ser coroado, se no tiver lutado segundo as regras. 6 preciso que o lavrador trabalhe antes com afinco, se quer boa colheita. 7 Entende bem o que eu quero dizer. O Senhor h de dar-te inteligncia em tudo. 8 Lembra-te de Jesus Cristo, sado da estirpe de Davi e ressuscitado dos mortos, segundo o meu Evangelho, 9 pelo qual estou sofrendo at as cadeias como um malfeitor. Mas a palavra de Deus, esta no se deixa acorrentar. 10 Pelo que tudo suporto por amor dos escolhidos, para que tambm eles consigam a salvao em Jesus Cristo, com a glria eterna. 11 Eis uma verdade absolutamente certa: Se morrermos com ele, com ele viveremos. 12 Se soubermos perseverar, com ele reinaremos. 13 Se, porm, o renegarmos, ele nos renegar. Se formos infiis... ele continua fiel, e no pode desdizer-se. 14 Lembra-lhes estas coisas e conjura-os, por Deus, a evitarem discusses de palavras, que s servem para a perdio dos ouvintes. 15 Empenha-te em te apresentares diante de Deus como homem digno de aprovao, operrio que no tem de que se envergonhar, ntegro distribuidor da palavra da verdade. 16 Procura esquivar-te das conversas frvolas dos mundanos, que s contribuem para a impiedade. 17 As palavras dessa gente destroem como a gangrena. Entre eles esto Himeneu e Fileto, 18 que se desviaram da verdade dizendo que a ressurreio j aconteceu e transtornaram a f em alguns. 19 Contudo, o slido fundamento de Deus se mantm firme, porque vem selado com estas palavras: O Senhor conhece os que so seus (Nm 16,5); e: Renuncie iniqidade todo aquele que pronuncia o nome do Senhor (Is 26,13).

20 Numa grande casa no h somente utenslios de ouro e de prata, mas tambm de madeira e de barro. Aqueles para ocasies finas, estes para uso ordinrio. 21 Quem, portanto, se conservar puro e isento dessas doutrinas, ser um utenslio nobre, santificado, til ao seu possuidor, preparado para todo uso benfico. 22 Foge das paixes da mocidade, busca com empenho a justia, a f, a caridade, a paz, com aqueles que invocam o Senhor com pureza de corao. 23 Rejeita as discusses tolas e absurdas, visto que geram contendas. 24 No convm a um servo do Senhor altercar; bem ao contrrio, seja ele condescendente com todos, capaz de ensinar, paciente em suportar os males. 25 com brandura que deve corrigir os adversrios, na esperana de que Deus lhes conceda o arrependimento e o conhecimento da verdade, 26 e voltem a si, uma vez livres dos laos do demnio, que os mantm cativos e submetidos aos seus caprichos. Captulo 3 1 Nota bem o seguinte: nos ltimos dias haver um perodo difcil. 2 Os homens se tornaro egostas, avarentos, fanfarres, soberbos, rebeldes aos pais, ingratos, malvados, 3 desalmados, desleais, caluniadores, devassos, cruis, inimigos dos bons, 4 traidores, insolentes, cegos de orgulho, amigos dos prazeres e no de Deus, 5 ostentaro a aparncia de piedade, mas desdenharo a realidade. Dessa gente, afasta-te! 6 Deles fazem parte os que se insinuam jeitosamente pelas casas e enfeitiam mulherzinhas carregadas de pecados, atormentadas por toda espcie de paixes, 7 sempre a aprender sem nunca chegar ao conhecimento da verdade. 8 Como Janes e Jambres resistiram a Moiss, assim tambm estes homens de corao pervertido, reprovados na f, tentam resistir verdade. 9 Mas no iro longe, porque ser manifesta a todos a sua insensatez, como o foi a daqueles dois. 10 Tu, pelo contrrio, te aplicaste a seguir-me de perto na minha doutrina, no meu modo de vida, nos meus planos, na minha f, na minha pacincia, na minha caridade, na minha constncia, 11 nas minhas perseguies, nas provaes que me sobrevieram em Antioquia, em Icnio, em Listra. Que perseguies tive que sofrer! E de

todas me livrou o Senhor. 12 Pois todos os que quiserem viver piedosamente, em Jesus Cristo, tero de sofrer a perseguio. 13 Mas os homens perversos e impostores iro de mal a pior, sedutores e seduzidos. 14 Tu, porm, permanece firme naquilo que aprendeste e creste. Sabes de quem aprendeste. 15 E desde a infncia conheces as Sagradas Escrituras e sabes que elas tm o condo de te proporcionar a sabedoria que conduz salvao, pela f em Jesus Cristo. 16 Toda a Escritura inspirada por Deus, e til para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justia. 17 Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra. Captulo 4 1 Eu te conjuro em presena de Deus e de Jesus Cristo, que h de julgar os vivos e os mortos, por sua apario e por seu Reino: 2 prega a palavra, insiste oportuna e importunamente, repreende, ameaa, exorta com toda pacincia e empenho de instruir. 3 Porque vir tempo em que os homens j no suportaro a s doutrina da salvao. Levados pelas prprias paixes e pelo prurido de escutar novidades, ajustaro mestres para si. 4 Apartaro os ouvidos da verdade e se atiraro s fbulas. 5 Tu, porm, s prudente em tudo, paciente nos sofrimentos, cumpre a misso de pregador do Evangelho, consagra-te ao teu ministrio. 6 Quanto a mim, estou a ponto de ser imolado e o instante da minha libertao se aproxima. 7 Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a f. 8 Resta-me agora receber a coroa da justia, que o Senhor, justo Juiz, me dar naquele dia, e no somente a mim, mas a todos aqueles que aguardam com amor a sua apario. 9 Procura vir ter comigo quanto antes. 10 Demas me abandonou, por amor das coisas do sculo presente, e se foi para Tessalnica. Crescente, para a Galcia; Tito, para a Dalmcia. 11 S Lucas est comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, porque me bem til para o ministrio. 12 Tquico enviei-o para feso. 13 Quando vieres, traze contigo a capa que deixei em Trade na casa de Carpo, e tambm os livros, principalmente os pergaminhos. 14 Alexandre, o ferreiro, me tratou muito mal. O Senhor h de lhe pagar pela sua conduta.

15 Tu tambm guarda-te dele, porque fez oposio cerrada nossa pregao. 16 Em minha primeira defesa no houve quem me assistisse; todos me desampararam! (Que isto no seja imputado.) 17 Contudo, o Senhor me assistiu e me deu foras, para que, por meu intermdio, a boa mensagem fosse plenamente anunciada e chegasse aos ouvidos de todos os pagos. E fui salvo das fauces do leo. 18 O Senhor me salvar de todo mal e me preservar para o seu Reino celestial. A ele a glria por toda a eternidade! Amm. 19 Sada Prisca e quila, e a famlia de Onesforo. 20 Erasto ficou em Corinto. Deixei Trfimo doente em Mileto. 21 Apressa-te a vir antes do inverno. Sadam-te Eubulo, Pudente, Lino, Cludia e todos os irmos. 22 O Senhor esteja com o teu esprito! A graa esteja convosco!

Potrebbero piacerti anche