Sei sulla pagina 1di 3

1

CMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL LEI N 2.547, DE 12 DE JANEIRO DE 2000 (Autoria do Projeto: Deputado Wilson Lima) Altera a Lei n 2.529, de 21 de fevereiro de 2000, que Dispe sobre a obrigatoriedade das empresas, das reparties e dos hospitais pblicos do Distrito Federal, bem como dos cartrios, das agncias bancrias e das concessionrias de servio pblico, que operam em seu territrio, em atender aos usurios dos seus servios em tempo razovel. O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, Fao saber que a Cmara Legislativa do Distrito Federal decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1 D-se ementa da Lei n 2.529, de 21 de fevereiro de 2000, e a seus artigos a seguinte redao: I ementa: Dispe sobre a obrigatoriedade das empresas pblicas e privadas, reparties, hospitais pblicos e privados, ambulatrios, bem como cartrios, agncias bancrias, concessionrias e permissionrias de servio pblico do Distrito Federal, empresas de transportes areos e terrestres, nacionais e internacionais que atuam em seu territrio, eventos culturais e esportivos, shows artsticos, cinemas e teatros a atender aos usurios dos seus servios, em tempo razovel; II artigos: Art. 1 Ficam as empresas pblicas e privadas, reparties, hospitais pblicos e privados, ambulatrios, bem como cartrios, agncias bancrias, concessionrias e permissionrias de servio pblico do Distrito Federal, empresas de transportes areos e terrestres, nacionais e internacionais, que atuam em seu territrio, eventos culturais, shows artsticos, cinemas e teatros, obrigados a atender aos usurios dos seus servios, em tempo razovel. Pargrafo nico. Excetuam-se do caput desta Lei as Unidades de Terapia Intensivas UTIs e os Setores de Emergncias dos hospitais pblicos e privados. Art. 2 Para os efeitos desta Lei, entende-se como sendo de trinta minutos, no mximo, o tempo razovel de espera para o atendimento.

CMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL Art. 3 Tratando-se de agncias bancrias, o tempo razovel de atendimento ser de: I at vinte minutos em dias normais; II at trinta minutos nos dias de pagamento de pessoal, dia de vencimento de contas de concessionrias, de tributos e em vspera ou aps feriados prolongados. Pargrafo nico. O tempo mximo de atendimento a que se refere este artigo somente poder ser exigido se no houver interrupo no fornecimento de servios de telefonia, energia eltrica ou transmisso de dados. Art. 4 As empresas e entidades sujeitas ao regime desta Lei, no mencionadas no art. 3, ficam obrigadas a prestar o atendimento no prazo mximo de trinta minutos. 1 Para controle do prazo de atendimento desta Lei dever ser utilizada senha ou qualquer outro instrumento que possibilite a identificao de data e horrio de chegada e de atendimento final do usurio pelo estabelecimento. 2 Dever ser afixado, em local visvel ao pblico, cartaz indicativo ou informaes do tempo mximo para atendimento conforme o previsto nesta Lei, bem como seu nmero, e o telefone do PROCON. Art. 5 O no cumprimento das disposies desta Lei sujeitar o infrator s penalidades que sero estipuladas pela Subsecretaria de Defesa do Consumidor PROCON/DF, de conformidade com o que dispe a Lei n 8.078, de 11 de setembro de 1990, e o Decreto Federal n 2.181, de 1997. Pargrafo nico. No se consideram, para efeito de reincidncia, as infraes ocorridas em um mesmo dia. Art. 6 No caso de cartrios, reparties e hospitais pblicos e privados, a responsabilidade pelo atendimento de seu respectivo dirigente, a quem, se for o caso, ser imposta a penalidade correspondente. Art. 7 A denncia da infrao poder ser feita pelo usurio ou por procurador com poderes especiais, acompanhada de provas materiais ou outro qualquer indicador. Art. 8 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Art. 9 Revogam-se as disposies em contrrio. Art. 2 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Art. 3 Revogam-se as disposies em contrrio.

CMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL Braslia, 12 de maio de 2000 112 da Repblica e 41 de Braslia JOAQUIM DOMINGOS RORIZ
Este texto no substitui o publicado no Dirio Oficial do Distrito Federal, de 15/5/2000.

Potrebbero piacerti anche